O FC Barcelona anunciou esta sexta-feira ter chegado a acordo com o Liverpool para a transferência do futebolista internacional uruguaio Luis Suárez, que deverá assinar um contrato válido por cinco épocas.

“O uruguaio viajará para Barcelona na próxima semana para realizar testes médicos, assinar um contrato de cinco anos e ser oficialmente apresentado à imprensa e aos adeptos como jogador do FC Barcelona”, diz o clube espanhol na sua página oficial.

Os catalães lembram que Suárez é um dos avançados mais produtivos na Europa e que, desde que é profissional (2005/06), marcou pelo menos dez golos por época, fosse no Groningen, no Ajax ou no Liverpool.

“Com 27 anos chega a Camp Nou como o detentor da bota de ouro [a par de Cristiano Ronaldo], depois de ter marcado 31 golos pelo Liverpool na última época, o que significa que atingiu o topo dos melhores marcadores tanto na Holanda, como em Inglaterra”, refere o “Barça”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Luis Suárez, que é o 15.º uruguaio a vestir a camisola do FC Barcelona, foi suspenso no Mundial2014 de futebol pela FIFA, que o castigou com nove jogos e quatro meses de suspensão, depois de ter mordido o italiano Giorgio Chiellini.

Suárez teve que deixar a concentração da seleção e falhou os oitavos de final da competição, nos quais o Uruguai viria a ser eliminado pela Colômbia, ao perder por 2-0.

O Liverpool também anunciou a saída do avançado, agradecendo ao jogador o seu contributo para com os “reds”, clube no qual esteve quatro anos.

Embora os números do negócio não tenham sido revelados, a imprensa espanhola avança que a transferência superará os 70 milhões de euros.

É a quarta contratação do FC Barcelona para a próxima época, depois de negociar os guarda-redes Marc Ter Stegen e Claudio Bravo, bem como o médio croata Ivan Rakitic.