Nos 96 anos do seu nascimento, o legado de Nelson Mandela continua vivo, e as celebrações do seu aniversário acontecem um pouco por todo o mundo. Portugal não ficou de fora do Mandela Day e as comemorações acontecem hoje em Lisboa, no Porto e Setúbal. Há exposições, concertos e histórias da vida de Nelson Madela.

Em Lisboa, a celebração da vida de Nelson Mandela integra o programa do Intendente em Festa e traz a um dos sítios mais simbólicos da cidade, a história da vida do homem que mudou e reconciliou a África do Sul. A festa começa com uma exposição da Biblioteca Central de Estudos Africanos no Café Estúdio ás 19h, com títulos que explicam a história contemporânea da África do Sul. É seguida pelo visionamento do documentário “Plot for Peace” às 20h que conta a história do apartheid e da libertação de Nelson Mandela.

Segue-se uma conversa – transmitida em streaming – entre Sello Atang, diretor da Fundação Mandela, Carlos Agulló, realizador do documentário e Clara Carvalho do Instituto de Estudos Africanos do ISCTE. Também há uma instalação da autoria de Carlos Barretto – que está a fazer uma residência no Largo do Intendente – baseada no sul-africano. É composta por tampas de garrafas e apela à participação de todos. A noite de festa segue às 22:15 com um concerto de Lokomotiv, In Loko Band e convidados: Selma Uamusse, Melo D e General D.

No Porto, a homenagem celebra-se na Casa da Música com um concerto às 22h a favor a favor do Mandela Children’s Hospital, protagonizado por Luís Represas e os Mesa. Há ainda uma exposição de fotografias de África do fotógrafo português João Silva. Em Setúbal decorre uma conferência com o mote “Fundação Nelson Mandela – Diálogo para a Justiça: Perpetuando o Legado de Nelson Mandela com a Diáspora Africana em Portugal”, organizada pela Embaixada da África do Sul em Portugal, em colaboração com a Câmara Municipal de Setúbal, Centro Cultural Africano e Fundo de Apoio Social de Cabo-Verdianos em Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR