265kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Angola

Angola

FMI aprova fundos a programa de ajuste de Angola

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou esta quarta-feira a quinta revisão ao programa de ajustamento financeiro de Angola, permitindo o desembolso imediato de 772 milhões de dólares.
Angola

Angola retira-se de mercados e reavalia fundos

Ministra das Finanças de Angola garante que o Governo está a "trabalhar muito" para cumprir as metas do programa acordado com o FMI, e não descarta um novo programa no final do ano.
Luanda

Luanda. Doença desconhecida já matou 10 crianças 

A situação foi relatada pelos coordenadores de dois bairros afetados pela doença ainda desconhecida, que as autoridades suspeitam tratar-se de febre amarela. Pelo menos 10 crianças já morreram.
Coronavírus

Governo angolano renova situação de calamidade

As regras do novo decreto presidencial da situação de calamidade relativa à Covid-19 entram em vigor a 9 de junho, prolongando-se por mais 30 dias. A cerca sanitária vai manter-se em Luanda.
Angola

Benguela regista 2 mil casos de malária por dia

Devido ao surto de malária que está a assolar a província de Benguela, em Angola, as unidades sanitárias estão com uma taxa de ocupação três vezes acima da capacidade. Há um óbito em cada 400 casos.
Óbito

Morreu ex-chefe de Segurança Militar de Angola

Apolinário José Pereira, ex-chefe dos Serviços de Inteligência e Segurança Militar de Angola, faleceu no domingo "por morte súbita". O Governo salienta que se destacou "no cumprimento do seu dever".
Coronavírus

Angola com mais 178 casos e 3 mortes desde sábado

Angola acumula, desde o início da pandemia 35.772 casos, dos quais 28.880 recuperados, 797 óbitos e 6.095 ativos.
Petróleo

Sonangol adia início da venda de participações

A petrolífera estatal angolana adiantou em comunicado que adiou o lançamento da alienação parcial das suas participações em blocos petrolíferos para o dia 14 de junho.
Angola

Escritório Amaral Gourgel abandona IURD e TVRecord

"Vamos deixar de representar os interesses da IURD e da TV Record", afirmou João Amaral Gourgel, criticando os comentários ofensivos e depreciativos sobre primeira-dama que têm sido feitos na Record.
Angola

O que escondem as exonerações de João Lourenço? /premium

Presidente afastou chefe da Casa de Segurança, mas não o responsabilizou pelo desvio de milhões de kwanzas. Críticas sobem e aumentam dúvidas sobre compromisso de João Lourenço no combate à corrupção.
Angola

Angola entrega certidões de óbito de Nito e Saidy

O coordenador da comissão do Plano de Reconciliação disse que, com este processo, Angola vira uma página da sua história, frisando que o ambiente agora é de "irmãos e filhos da mesma pátria".
Coronavírus

Angola regista mais 180 novos casos positivos

Angola registou 180 novos casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, nas últimas 24 horas, período em que somou mais quatro óbitos e recuperou 382 pacientes.
Angola

Banco de Angola. UNITA pede demissão do governador

O grupo parlamentar da UNITA, maior partido da oposição, exigiu a demissão do governador do Banco Nacional de Angola devido ao escândalo financeiro com oficiais da Casa de Segurança do Presidente.
Angola

Lucros do banco BAI em Cabo Verde caem mais de 75%

Os lucros do Banco Angolano de Investimentos (BAI) Cabo Verde, participado pela petrolífera Sonangol, caíram 75,1% em 2020, face ao ano anterior, para 280 mil euros.
Angola

João Lourenço quer fim de oficiais "fantasmas"

João Lourenço afirma que todos aqueles que recebem salários do Estado têm necessariamente de responder presente, a não acontecer isto "devemos concluir" que estamos perante um efetivo "fantasma".
Angola

Dia de Portugal assinalado com doação de sangue

O dia de Portugal, em Angola, vai ser assinalado com uma campanha de doação de sangue, nos hospitais. Segundo a embaixada, esta ação vai demonstrar a "solidariedade dos portugueses".
Escravatura

Angola quer aproximação aos EUA para sarar passado

O ministro da Cultura angolano declarou que tudo indica que as relações diplomáticas entre Angola e EUA iniciadas em 1993 "ainda não exploraram aspetos histórico-culturais que unem estes povos".
Angola

João Lourenço exonera chefe da Casa de Segurança

É mais um efeito da "Operação Caranguejo". Agora, Presidente angolano demitiu não só o ministro de Estado Pedro Sebastião, como mais dois militares com lugares de topo na segurança e defesa do país.
Angola

Exportação de petróleo recua para níveis de 2008

As exportações de petróleo em Angola vão cair em junho para o valor mais baixo desde pelo menos 2008, com 991 mil barris diários, em resultado da falta de investimento no setor.
Angola

27 de maio. Famílias falam em desculpas "genuínas" /premium

Ao Observador, irmão de duas vítimas reconhece "importância histórica" do discurso de João Lourenço, em que pede desculpa pela execuções sumárias após o alegado golpe de Estado de 27 de maio de 1977.
Angola

Presidente pede desculpas por execuções sumárias

O Presidente angolano pediu publicamente desculpas e demonstrou um "sincero arrependimento" pelas execuções sumárias que decorreram após o alegado golpe de Estado em 27 de maio de 1977.
Angola

Oficiais detidos por tentar tirar milhões do país

Na ação "foram apreendidos valores monetários em dinheiro sonante, guardados em caixas e malas, na ordem de milhões em dólares norte-americanos, euros e kwanzas, bem como residências e viaturas".
Isabel dos Santos

"Estou a dedicar-me o mais possível só à família" /premium

453
Isabel dos Santos, investigada na sequência do escândalo “Luanda Leaks”, deu uma entrevista a dois influencers angolanos onde diz que mudou de vida e agora está dedicada à família.
Angola

A estrela empalidecida de João Lourenço

A corrupção é o mal dos males, de par com outros, como a burocracia e a limitada independência da justiça, reveladores de que as reformas pecaram por falta de profundidade ou não foram tomadas.
Isabel dos Santos

Refriango negoceia empresa de Isabel dos Santos

O objetivo do contrato que está a ser negociado entre a Refriango e a Sodiba, que pertence a Isabel dos Santos, "é preservar os postos de trabalho" e que a fábrica "não se torne insolvente".
Coronavírus

Angola com mais 283 casos e quatro mortes

Angola regista mais 283 casos de Covid-19 e quatro óbitos, bem como 12 pessoas recuperadas, segundo o boletim epidemiológico da Direção Nacional de Saúde Pública.
Angola

Lourenço em Paris em reunião de alto nível

Evento é iniciativa do Governo francês e pretende debater aspetos como a dívida dos países africanos, investimento privado, construção de infraestruturas e reformas económicas das nações africanas.
Primeiro-Ministro

Costa encontra-se com João Lourenço e Filipe Nyusi

Encontros serão à margem da reunião que servirá para discutir o financiamento da dívida africana e o futuro do setor privado no continente e que vai contar com a presença de 15 líderes africanos
Angola

Angola. Presidente vacinado deixa alerta 

"Reiteramos o nosso apelo para que os países desenvolvidos, que têm a capacidade de produzir vacinas, sejam mais sensíveis, e entendam que ninguém se vai salvar sozinho", alerta Presidente angolano.
Angola

Detidos 7 caçadores que abatiam elefantes 

137
Os sete caçadores furtivos tinham como preferência o abate de elefantes para comercializarem o marfim. A sua detenção deu-se “em flagrante delito”, disse o porta-voz da SIC na Huíla.
Coronavírus

Angola proíbe estrangeiros de Brasil e Índia

O Governo angolano decidiu interditar, temporariamente, a entrada no país de estrangeiros não residentes provenientes do Brasil e Índia.
Angola

IURD. Dirigentes acusados de associação crimonosa

Quatro dirigentes da ala brasileira da Igreja Universal do Reino de Deus, em Angola, são acusados dos crimes de branqueamento de capitais e associação criminosa.
Coronavírus

Angola. Passageiros indignados com cancelamentos

TAP voa à quinta-feira e sexta-feira e passageiros com bilhetes para outros dias veem viagens canceladas. TAP não garante reembolso do valor do teste PCR nos voos não realizados.
Angola

Agravamento da situação sanitária em Luanda

Para profissionais de saúde, as chuvas e enormes amontoados de lixo que se registam em quase toda a extensão da capital angolana estão a "concorrer negativamente para o deplorável" quadro sanitário.
Fome

Angola e Moçambique enfrentam crise alimentar

Um relatório da ONU alertou para o problema da emergência alimentar em Angola e Moçambique. Países concentram mais de três milhões de pessoas que apresentam múltiplas formas de desnutrição.
Angola

8 províncias angolanas sob alerta de mau tempo

O aviso é válido das 18h00 desta terça-feira até às 18h00 de quarta-feira e põe em alerta as províncias de Luanda, Bengo, Zaire, Uíje, Malanje, Cuanza Norte, Cuanza Sul e Benguela.
CPLP

Portugal "não tem agenda" nem lidera na CPLP

Na quarta-feira começa a primeira cimeira de negócios promovida pela organização e que contará com a presença de empresas e de chefes de Estado e ministros. Nenhum membro do Governo português vai.
Meteorologia

Luanda volta a ser fustigada pelas chuvas

Informações recolhidas dão conta de várias ruas alagadas na capital angolana, dificultando a circulação de pessoas e viaturas e aumento substancial de algumas bacias de retenção de águas pluviais.
Coronavírus

Angola regista 163 novos infetados 

Angola registou 163 novas infeções, quatro mortes e 37 recuperações, nas últimas 24 horas, informaram este sábado as autoridades sanitárias do país.
Angola

Luanda. Jovens querem soluções para a cidade

107
Cerca de 30 jovens participaram num protesto contra a falta de soluções para o lixo em Luanda, alertando para os riscos para a saúde pública e pedindo soluções sustentáveis e de longo prazo.
Resposta Pronta

UNITA admite "frente democrática" contra o MPLA

O líder do partido, Adalberto da Costa Júnior, admite uma coligação para tentar derrubar o partido do poder. Neste entrevista ao Observador fala ainda de corrupção e dos adiamentos das autárquicas. 
Angola

Angola. "Combate à corrupção não se verifica" /premium

Líder da UNITA diz que Angola já está em clima pré-eleitoral para as eleições gerais de 2022 e que o MPLA não quer realizar autárquicas por medo da derrota. Sobre a corrupção, fala em "duplo padrão".
Angola

Angola e UE preparam Fórum Empresarial 

O Presidente angolano disse que o país está seriamente apostado na diversificação da economia, com uma forte aposta no setor privado — através da criação de melhores condições de negócios.
Coronavírus

Covid. Angola com apoio do Banco Europeu

"Esperamos beneficiar de 50 milhões de dólares do Banco Europeu de Investimentos para aquisição de vacinas", informou João Lourenço, Presidente de Angola.
Conselho Europeu

Charles Michel visita Angola na sexta-feira

Charles Michel chega esta quinta-feira à noite a Luanda, vai visitar o centro de vacinação Paz Flor e será recebido pelo Presidente angolano. Os dois responsáveis irão falar sobre a iniciativa Covax.
Coronavírus

Angola. Presidente quer melhor acesso às vacinas

O presidente de Angola considera que "é urgente" corrigir a atual realidade do difícil acesso às vacinas por parte dos países africanos — que não têm capacidade própria de produção.
PALOP

PALOP reúne terça-feira chefes de Estado em Luanda

A reunião vai decorre em Luanda, em formato online e tem por objetivo apreciar a adesão de Timor-Leste e Guiné Equatorial à comunidade de países de língua portuguesa.
Angola

Bebida artesanal suspeita de mortes em Luanda

162
Caso envolve uma bebida a qual foi dado o nome de "caipirinha do azar", uma mistura de bebidas, nomeadamente "água do chefe", capassarinho, e combustível JET A1, para aviões.
Angola

Angola. Dois detidos por venda ilegal de vacinas 

De acordo com a polícia angolana, foram detidos em Luanda dois cidadãos acusados de venderem vacinas contra a Covid-19 a estrangeiros que não fazem parte do plano de vacinação do país.
Angola

Tchizé dos Santos diz ser vítima de perseguição 

A empresária considera ser vítima de uma "campanha de perseguição", mas deixa claro: "Se o presidente João Lourenço me quiser perseguir até à 'Cochinchina', que persiga".
Angola

Portugal entregou lista de fortunas angolanas

550
Documento detalha contas bancárias, aplicações financeiras em fundos de investimento e imóveis. Inclui Isabel dos Santos, mas deixa de fora Álvaro Sobrinho e Manuel Vicente.
Luanda

Associação alerta para efeitos do Lixo em luanda 

Para além das 24 vítimas mortais, dos três feridos e ainda das quase 12 mil pessoas que ficaram desalojadas, as chuvas torrenciais em Luanda agravaram o problema do lixo da cidade.
Novo Banco

BES. KPMG desconhecia problemas no BESA

Numa carta enviada à comissão de inquérito do Novo Banco, a KPMG Portugal afirma que desconhecia factos no BES Angola que pudessem levar a uma opinião com reservas às contas do BES.
Luanda

Angola. Estudantes avançam com queixa-crime

Devido às "agressões brutais" contra os estudantes nos protestos de sábado, em Luanda, o Movimento dos Estudantes Angolanos vai entregar uma queixa-crime na Procuradoria-Geral da República.
Luanda

Luanda. Vítimas mortais das chuvas sobe para 24 

O balanço das vítimas das chuvas torrenciais de segunda-feira em Luanda aumentou para 24 mortos — entre os quais nove são crianças. Há ainda a registar três feridos e vários danos materiais.
Luaty Beirão

Luaty Beirão diz que Luanda é "cidade sem solução"

O ativista diz que Luanda "foi concebida para 350 mil habitantes, e nela vivem 7 a 8 milhões" e considera que as infraestruturas estão sobrecarregadas, "Luanda é hoje uma cidade NTS, Não Tem Solução".
Luanda

Luanda. Desalojados dormem (de novo) nas ruas

As chuvas torrenciais que aconteceram em Luanda já fizeram pelo menos 14 mortes — incluindo três crianças. Para além das vítimas mortais, várias pessoas preparam-se para dormir (de novo) nas ruas.
Resposta Pronta

Luanda. "Desinteresse absoluto" nos deslocados

138
Oito mil desalojados nas cheias em Luanda que foram "quase incontroláveis". O jornalista Emídio Fernando critica a falta de medidas de prevenção e realojamento: "Há um desinteresse absoluto".
Angola

Luandeses pedem "resposta urgente" das autoridades

Munícipes de Luanda clamam por "resposta urgente" de autoridades para se verem livres das águas que circundam as suas casas e temem que o pior ainda não tenha acabado, face às previsões de mais chuva.
Luanda

Luanda. Chuvas fazem 14 mortos, 8.000 desalojados 

Há também a registar dois feridos e 1.617 casas inundadas. 16 residências desabaram, 15 arvores caíram, houve um incêndio numa cabine elétrica e a destruição de uma ponte.
Angola

Governo de Angola suspende TV Record

A empresa tem como diretor-executivo um cidadão não nacional e os quadros estrangeiros não se encontram acreditados nem credenciados no Centro de Imprensa Aníbal de Melo.
Angola

ONG recusam pronunciar-se sobre Constituição

Duas organizações não-governamentais angolanas foram convidadas para pronunciar-se sobre a proposta de revisão constitucional. Recusam fazê-lo porque a "decisão já está tomada".
Angola

Professores angolanos avançam para greve nacional

Greve visa exigir "melhores condições laborais e promoções" e contesta "não-promoção de categorias e a não fixação de um prazo para a atualização da tabela salarial".
Angola

Polícia angolana confirma detenção em manifestação

Os efetivos da polícia agiram para "repor os pressupostos acordados" com os organizadores sobre o percurso da marcha. alega porta-voz do Comando Provincial da Polícia em Luanda, inspetor-chefe Nestor.
Angola

Secretária de Estado inicia visita a Angola

Durante a viagem, a governante desloca-se a Lubango e Benguela, onde irá visitar empresas e consulados portugueses e terá encontros com as autoridades locais e representantes da comunidade portuguesa.
Relatório Costa Pinto

BES. O braço de ferro pela garantia angolana /premium

Como o relatório secreto do Banco de Portugal conta a história dos avanços, recuos e desconfianças do Banco de Portugal, que nunca aceitou uma garantia angolana para cobrir o risco do BES Angola.
CMVM

BES. Memorandos da KPMG não documentaram Angola

O diretor de supervisão da CMVM afirmou que os procedimentos de auditoria realizados no BES Angola teriam de estar explicitados nos memorandos da KPMG Portugal e não estão documentados.
Coronavírus

TAAG. Check-in na véspera de viagens para Lisboa

Os voos de Angola com destino a Lisboa são realizados semanalmente às quartas-feiras e passageiros vão fazer o check-in na véspera da viagem, até às 20h. A medida serve para controlar a Covid-19.
Angola

14 anos e meio de prisão para ex-ministro angolano

199
Manuel Rabelais, antigo ministro da Comunicação Social, estava arrolado no processo na qualidade de ex-diretor do já extinto Gabinete da Comunicação Social, por atos praticados entre 2016 e 2017.
Angola

IURD. Missionários notificados para sair de Angola

615
Meia centena de missionários brasileiros afetos à antiga liderança da Igreja Universal do Reino de Deus em Angola estão a ser notificados para abandonar o país no prazo de oito dias.
Espanha

Sánchez: Angola está "comprometida com a paz"

O chefe do Governo de Espanha considera que Angola está "comprometida com a paz" e que cada vez mais tem "peso, respeito e influência", para a resolução de conflitos na região".
Espanha

Chefes de governo de Espanha e Angola reúnem-se

"Queremos transformar esta década na década de Espanha em África", salientou o chefe espanhol na semana passada, acrescentando que "Espanha está cada vez mais próxima de África".
África

A aposta de Espanha em África

100
O primeiro-ministro espanhol apresentou em Madrid um plano de investimento em África, que vai esta semana explicar em Angola e no Senegal, realçando o interesse de Espanha neste continente.
Coronavírus

Covid-19. Angola já vacinou 181.578 pessoas

Desde que a 2 de março iniciou o processo de inoculação, Angola já vacinou mais de 181 mil pessoas contra a Covid-19, a maior parte delas na província de Luanda.
Angola

África. Espanha tem Angola como prioridade

Espanha está atenta a Africa e elegeu como prioritários um conjunto de cinco países entre os quais Angola. Pedro Sanchéz visita o país este mês.
Angola

Industriais angolanos querem espanhóis na economia

 A Associação Industrial Angolana (AIA) quer que o Governo angolano "encoraje" o Governo espanhol a "olhar para economia real" do país africano.
Coronavírus

Angola com duas mortes e mais 112 casos 

O país registou 22.579 casos positivos desde o início da pandemia e um total de 540 mortes. Atualmente existem 1168 casos ativos em Angola.
Angola

Angola está em paz, mas tem de resolver Cabinda

O ex-chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas considera que Angola está em paz, mas ainda é preciso "solucionar" Cabinda. Furtado apela ainda à uniformização dos três ramos militares.
Estados Unidos da América

Direitos humanos. Angola melhorou, Guiné piorou

Angola deu "passos significativos" para punir governantes que cometeram abusos no que toca aos direitos humanos. Tratamentos cruéis e degradantes aumentaram na Guiné Bissau.
Isabel dos Santos

Serviços secretos deram ficheiros a Rui Pinto

130
Gravações secretas, citadas por advogados de Isabel dos Santos, dão conta de que os ficheiros sobre o caso 'Luanda Leaks' foram entregues pelos serviços secretos angolanos a Rui Pinto.
Isabel dos Santos

Isabel dos Santos acusa Lourenço de "conspiração"

128
A empresária acusa o Presidente de Angola de ter engendrado uma conspiração para "usurpar ilegalmente" os seus bens. Isabel dos Santos diz conseguir provar que Luanda Leaks foi "ataque direcionado".
Angola

São Vicente acusado, Manuel Vicente envolvido

Empresário angolano, genro de Agostinho Neto, é ainda acusado de peculato e de crime de branqueamento de capitais de forma continuada. Manuel Vicente é apontado como o parceiro no esquema ilícito.
Coronavírus

China doa 200 mil doses da Sinopharm a Angola

O governo da China deu 200 mil doses da vacina da Sinopharm a Angola, que serão distribuídas por algumas províncias do país. A China tem sido um parceiro estratégico de Angola no combate à pandemia.
MPLA

MPLA com paridade de género no próximo congresso 

O próximo congresso do Movimento Popular de Libertação de Angola vai atingir a paridade de género, diz o seu presidente, que quer continuar a assegurar a participação das mulheres na política.
Angola

Angola continua na lista de países "não livres"

Autoridades têm reprimido sistematicamente a dissidência política e corrupção, violações processuais e abusos cometidos pelas forças de segurança continuam a ser comuns, destaca a Freedom House.
Angola

Estado garante empréstimo para base naval angolana

O Governo português autorizou a concessão de uma garantia do empréstimo de 252 milhões de euros pela CGD para um contrato de requalificação da base naval do Soyo, atribuída ao grupo Mota-Engil.
Pedro Sánchez

Pedro Sánchez visita Angola no início de Abril 

A agenda internacional espanhola ficou muito afetada pela pandemia mas o primeiro-ministro pretende retomar os seus planos de forma gradual. Em abril vai visitar Angola.
Coronavírus

Angola ganha hospital para tratar doentes Covid-19

A chefe da missão dos EUA em Angola doará caixas de livros diversos à Mediateca local e visitará o local onde será construída a futura refinaria do Soyo. O hospital terá capacidade para 40 doentes.
Angola

Angola reformou dívida privada sem queda do rating

A secretária-executiva da Comissão Económica das Nações Unidas para África considera que Angola foi uma espécie de precursor do que o Enquadramento Comum para o tratamento da dívida devia ser.
Morte

Angola consternada com morte de Fernando Quental 

185
Governo angolano apresentou os "mais profundos sentimentos de pesar" pela morte de Fernando Quental, músico do Cunene, autor de vários temas que marcaram o panorama musical de Angola dos anos 1990.
Coronavírus

Angola reporta mais 37 casos e morte de português

Nas ultimas 24 horas, registou-se a morte de um homem português de 60 anos e outras cinco pessoas recuperaram da doença, em Luanda.
Angola

Sonangol vai normalizar fornecimento de gasóleo

As províncias da Huíla, Namibe, Cunene e Cuando Cubango, apresentam, atualmente, baixos níveis de disponibilidade de gasóleo por atraso na reposição de stocks.
Angola

Polícias dos incidentes de Cafunfo demitidos

O inspetor-chefe Eduardo Tomé e o agente Jonilto Txijica incorreram em "atos de ofensas corporais contra detidos e profanação de cadáver na invasão à esquadra de Cafunfo.
Coronavírus

Angola anuncia 54 novos casos e mais uma morte

Angola registou mais 54 casos novos de covid-19 e um óbito nas últimas 24 horas, segundo o boletim epidemiológico da Direção Nacional de Saúde Pública.
Coronavírus

Angola. Preços disparam com restrições da pandemia

As restrições de mobilidade e a má gestão económica são apontadas como os principais motivos para a subida de preços dos produtos essenciais em Angola, que em alguns casos chega a ser de mais de 100%.
Coronavírus

Zungeiras de Luanda trabalham pelo pão dos filhos

As vendedoras ambulantes dizem que a atividade deixou de ser rentável devido à Covid-19 e que os preços dispararam. Com a introdução do estado de emergência, tiveram de luta pela sua sobrevivência.
Angola

Parlamento angolano aprova revisão da Constituição

A Assembleia Nacional de Angola aprovou a proposta de revisão pontual da Constituição da República, com o maior partido da oposição a abster-se na votação. A proposta passou com 157 votos a favor.
Angola

Parlamento angolano discute revisão constitucional

Alteração pontual incide sobre a clarificação do modelo de relacionamento institucional entre o Presidente da República e a Assembleia Nacional. Oposição quer a "eleição direta e livre" do Presidente.
Angola

Regulador dos media preocupado com políticos

Regulador pede respeito pelo princípio da responsabilidade editorial efetiva e acusa jornalistas de "destratarem" os políticos angolanos, "violando gravemente os seus direitos de personalidade".
Angola

Angola. Chuvas deixam 1 770 pessoas desalojadas

O balanço de três horas de chuvas torrenciais deixou 1 770 desalojadas, quatro pessoas morreram e três estão dadas como desaparecidas.
Aviação

TAAG cancela voos para São Paulo 

A companhia aérea angolana TAAG cancelou os voos com destino a São Paulo, que tinha previsto retomar na próxima sexta-feira, devido ao aparecimento de novas estirpes do vírus SARS-CoV-2.
CDS-PP

Cafunfo. Rejeitado voto de pesar por mortes

O voto de pesar pelas mortes em manifestação na vila de Cafunfo foi proposto pelo CDS-PP e contou com votos contra do PS, PSD e PCP, enquanto que o Bloco de Esquerda já não se encontrava presente.
Fact Check

Manuel Alegre fez parte da FNLA?

O socialista desmente alguma vez ter feito parte do movimento independentista angolano. Publicação no facebook mostra cartão de membro da FNLA mas que é falso.
Angola

Juízes angolanos repudiam revisão da Constituição

Os magistrados judiciais afetos à Associação dos Juízes de Angola consideram que a "fragmentação e fragilização" com certeza "enfraquecerá ainda mais os tribunais no exercício da sua função".
Angola

Banco Africano prevê crescimento de 3,1% de Angola

O Banco Africano de Desenvolvimento considera que Angola vai crescer 3,1% este ano, ligeiramente abaixo dos 3,2% previstos para a média do continente da África subsaariana.
Angola

TAAG retoma ligações com Lisboa esta 4.ª feira

A companhia aérea angolana TAAG vai retomar as ligações à capital portuguesa a partir da próxima quarta-feira, seguindo-se São Paulo (Brasil) e Joanesburgo (África do Sul).
IURD

Angola. Direção da IURD é interlocutora do Estado 

A nova direção local da Igreja Universal do Reino de Deus é agora a interlocutora formal do Estado. "Já não existe conflito" para o governo no seio da Igreja depois da eleição.
Angola

MP pede prisão por peculato para ex-ministro

O Ministério Público diz que os arguidos devem ser apenas condenados pelos crimes de peculato e branqueamento de capitais. Pede a condenação entre os 5 e 14 anos de prisão para ex-ministro angolano.
Angola

Angola levanta restrições a atividades religiosas

As restrições para atividades religiosas foram levantadas. Entre as alterações constam também a decisão de suspender a retoma da atividade presencial no ensino pré-escolar.
MPLA

Oposição angolana apresenta "desnorte", diz MPLA 

Perante as fortes criticas da oposição angolana, o MPLA, partido no poder desde a independência de Angola, acusou a oposição de fomentar a instabilidade e diz que "não vive de sondagens".
Angola

Petróleo. Subida pode significar excedente de 3%

O economista-chefe da consultora Eaglestone considera que a subida dos preços do petróleo pode transformar um défice orçamental de 2,2% num excedente de 3%.
Angola

Carlos São Vicente apresenta queixa contra Angola

Em prisão preventiva desde setembro passado, o empresário luso-angolano, genro de Agostinho Neto, denuncia "múltiplas violações das regras para um julgamento justo e das condições de detenção".
Dia da Mulher

Primeira dama-angolana deixa mensagem a mulheres

Ana Dias Lourenço sublinha a participação ativa de mulheres nas diferentes áreas, na busca de soluções, na tomada de medidas e na linha da frente no combate à pandemia e no tratamento de doentes.
Coronavírus

Covid-19. Angola com 31 novos casos e duas mortes

Angola registou 31 novas infeções por Covid-19, duas mortes e sete casos de pessoas recuperados, nas últimas 24 horas.
Coronavírus

Angola regista 29 novos casos de Covid-19

Angola registou 29 novas infeções, uma morte e 16 recuperados, nas últimas 24 horas.
Angola

Jornalista angolano queixa-se de "intimidação"

O jornalista angolano Mariano Brás defende que está a ser vítima de "intimidação das autoridades" após ter sido indicado por "injúria" após considerações negativas sobre o Presidente João Lourenço.
Galp

Sonangol diz ter dignidade para estar sozinha

Sonangol diz ter "dignidade suficiente para aparecer sozinha", não precisa de associar-se a empresas que "não têm o mesmo calibre". Agora, está integrada na 'holding' Esperanza com Isabel dos Santos.
Hip Hop

Ikoqwe é Batida e Luaty Beirão em disco

Coqwe é Pedro Coquenão, conhecido por Batida e 'Iko' é Luaty Beirão, o ativista e "rapper" angolano que se tornou num ícone de resistência ao regime de José Eduardo dos Santos.
Coronavírus

Angola está em negociações com a Rússia

Além das possibilidades da União Africana, com a Pfizer, AstraZeneca, Johnson & Johnson e algumas iniciativas da China, Angola também está a olhar para a vacina Sputnik V.
Angola

Cafunfo. Solução tem de envolver os protagonistas

O ativista e investigador responsável pelo site Maka Angola, Rafael Marques, defende que a solução da violência sistémica nas Lundas em Angola, deve envolver todos os protagonistas.
Angola

Branqueamento. Bancos angolanos lideram registos

Mais de 98% das operações suspeitas de branqueamento de capitais em Angola são registadas nos bancos, afirmou a Unidade de Informação Financeira angolana.
Angola

Angola: as propostas de revisão da Constituição

As propostas de revisão da Constituição que Angola se prepara para debater foram esta terça-feira reveladas, em Luanda, pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República.
UNITA

UNITA surpreendida com revisão constitucional

A UNITA recebeu "com surpresa" o anúncio do Presidente para avançar com uma revisão pontual da Constituição da República, visto que o partido já tinha apresentado propostas para reformar o Estado.
Angola

Portugal empenhado no acesso de Angola a vacinas

O embaixador de Portugal em Angola considera a chegada das primeiras doses a Angola "um sinal importantíssimo" do posicionamento do país lusófono no combate à Covid-19.
Angola

João Lourenço anuncia revisão da Constituição

Clarificar os mecanismos de fiscalização política, dar direito de voto a residentes no estrangeiro e eliminar o princípio de gradualismo nas autarquias são alguns objetivos da revisão constitucional.
Igreja Católica

Bispos angolanos preocupados com discurso político

Os prelados católicos afirmam estar preocupados com a "degradação do discurso político que ameaça desmoronar a unidade nacional, reconciliação, justiça e paz em construção com tanto sacrifício".
Angola

Angola. Denunciada exploração nas áreas protegidas

Ambientalista angolano denuncia que ao longo de anos foram realizadas atividades económicas "ao arrepio da lei" e que se devem procurar pontos convergentes entre autoridades e sociedade civil.
Diplomacia

Índia pode apoiar Angola no acesso às vacinas

Embaixadora indiana em Angola avança que já houve contactos entre os dois países e que o pedido está a ser avaliado pelas autoridades indianas. Nova Deli já doou muitas vacinas à iniciativa Covax.
Energia

Angola produz menos 20% em petróleo sem investir

A consultora Fitch Solutions considera que a produção de petróleo em Angola pode cair quase 20% até final da década se não forem feitos novos investimentos no setor petrolífero.
Angola

Doentes angolanos: regresso é "morte certa"

2285
Cerca de uma dúzia de doentes protestaram contra o regresso e alegam mesmo que isso vai significar a sua morte: "Eles querem o quê? Assinar a sentença de óbito aos doentes todos? Isso é desumano".
Angola

Standard Bank convoca AG para renovar destituições

Banco quer renovar a destituição com justa causa invocando "incapacidade por impedimento e por falta de idoneidade". São Vicente está preso preventivamente devido a uma investigação sobre corrupção.
Angola

Angola. Consulta pública para a comunicação social

Trata-se da proposta de Lei das Rádios Comunitárias e da proposta de Lei das Sondagens e Inquéritos de Opinião. O objetivo é adequar o pacote legislativo do setor ao contexto atual.
Angola

Cafunfo. ONGs apresentam queixa-crime 

A equipa das ONGs deslocou-se até à vila mineira para apurar as razões da detenção do catequista André Candala. Acabou por ser impedida de sair da casa paroquial onde se alojou.
Angola

Angola desmantela rede de empresários indianos

As autoridades angolanas desmantelaram uma rede de empresários indianos suspeitos da prática, há mais de dois anos, de fuga ao fisco. Foram apreendidas mais de 20.000 caixas de produtos de cosmética.
Angola

Angolano com mais de 80 mil dólares no aeroporto

Foram encontrados 30 telemóveis, dos quais 20 separados para tributação, medicamentos diversos e um total de 80.480 dólares com o cidadão angolano, à chegada ao Aeroporto Internacional de Luanda.
Angola

Angola. Furto de mais de 50 carris e travessas

A polícia angolana deteve dois cidadãos alegadamente envolvidos no furto de mais de 50 travessas e carris na linha férrea dos Caminhos-de-Ferro de Luanda. "Temos verificado bastantes apreensões".
Angola

Ativista livre diz que detenções são recorrentes

André Bônzela, Maurício Gimi e João Mampuela, membros da organização União dos Cabindenses para a Independência, foram detidos em junho por rebelião. "A detenção foi ilegal e arbitrária", diz Bônzela.
Angola

João Lourenço assinala "ganhos" com África Têxtil

Segundo João Lourenço, "nem todas as condições da unidade estão criadas por completo" mas, "a empresa dispõe do mínimo para o seu arranque", tendo garantido que "o que está por se fazer será feito".
Angola

Combate à corrupção. EUA apoiam João Lourenço

Embaixadora dos EUA em Angola diz que João Lourenço pode contar com o apoio total da administração Biden no combate à corrupção. Em causa está um programa de financiamento de 1,3 milhões de dólares.
Angola

Autorizado concurso para auditar Fundo Soberanos 

O Presidente angolano autorizou a abertura de um concurso para realizar a auditoria das contas do Fundo Soberano de Angola. A nomeação do auditor será feita pelo Presidente da República.
Angola

1,7 milhões de euros em importação de combustíveis

Angola gastou, para a importação de três milhões de toneladas métricas de combustíveis 1,7 mil milhões de dólares, em 2019. O projeto da refinaria de Cabinda teve 163 votos a favor.
Myanmar

Angola. Oposição focada em tirar MPLA do poder

A UNITA, o Bloco Democrático e o projeto político PRA-JA Servir Angola estão focados em tirar o MPLA do poder. "Temos a responsabilidade de coordenar esforços."
Angola

Angola felicita a nova líder da OMC

O Presidente angolano felicitou, em seu nome e do Executivo de Angola, Ngozi Okonjo-Iweala pela nomeação para o cargo de líder da Organização Mundial do Comércio: "Desejo-lhe muitos êxitos."
Angola

Angola e UE apostam na formação profissional

O governo angolano está a trabalhar com a UE na área do ensino técnico-profissional no sentido de garantir uma melhor qualificação da mão-de-obra, para garantir "níveis mais altos de empregabilidade".
Angola

João Lourenço satisfeito com crescimento agrícola 

O Presidente angolano está satisfeito com o crescimento positivo de cerca de 5% do setor da agricultura, apesar de o país ter apresentado resultados negativos em 2020.
Angola

Eleições autárquicas: UNITA quer diálogo com MPLA.

Líder do maior partido de oposição apela ao debate para ultrapassar divergências sobre primeiras eleições autárquicas em Angola, marcadas para 2020. Proposta de lei sofreu retrocesso.
Angola

EUA investiga João Lourenço e outros dirigentes 

274
Joe Biden vai dar novo fôlego às investigações que envolvem João Lourenço, a mulher, Ana Dias Lourenço, e vários parceiros de negócios e empresas, diz a consultora Pangea Risk.
Coronavírus

Angola apoia Moçambique com tanque de oxigénio

272
Tanque de oxigénio é necessário para doentes internados que precisam de apoio respiratório. Moçambique registou mais casos, mortes e internamentos em janeiro do que em todo o ano de 2020. 
Angola

Cafunfo. ONU espera por resultado de investigação

A Organização das Nações Unidas aguarda resultado da investigação em curso sobre o confronto entre a polícia e manifestantes no Cafunfo, em Angola, que resultaram em 6 mortos, 5 feridos e 16 detidos.
Luanda

Luanda responsabiliza operados de limpeza 

Luanda vai responsabilizar as operadoras de limpeza e recolha de resíduos sólidos que retiraram os seus contentores da rua, o que "agudizou" a problemática do lixo em Luanda.
Luanda

Luanda. Autoridades apostam na reciclagem

O novo instrumento de recolha de resíduos em Luanda visa a implementação da "cadeia de valor dos resíduos" e "melhorar a sua gestão durante todo o ciclo produtivo".
Angola

Noticia de Cafunfo: UNITA quer ouvir Governo 

A UNITA pediu uma audição por estar em causa a igualdade de tratamento pela imprensa e oposição democrática face à posição e aos comunicados da força da oposição sobre o massacre de Cafunfo.
Angola

Adiada alteração de graduação atribuída a Angola

A subida de categoria de Angola estava marcada para fevereiro de 2021, mas foi agora adiada por três anos, devido à vulnerabilidade socioeconómica do país, que se agravou com a pandemia.
Angola

Angola ainda na categoria País Menos Avançado

Graduação para a próxima categoria de País de Rendimento Médio era esperada para fevereiro de 2021 mas será adiada até 2024. A recessão económica e a queda das receitas petrolíferas preocupam a ONU.
Lusofonia

Perda de receita petrolífera afeta Timor e Angola

Um estudo aponta para défices de receitas de petróleo e gás na ordem dos 93% em Timor-Leste e dos 76% em Angola. As conclusões urgem os estados a impor reformas ambiciosa o mais rapidamente possível.
Angola

Petição contra exploração petrolífera em Angola 

133
A petição visa demonstrar preocupação sobre o estado das áreas de conservação ambiental no país e a exploração petrolífera planeada pelo Governo, cuja percentagem de áreas protegidas ascende aos 20%.
UNITA

Cafunfo. UNITA rejeita ataque a esquadra 

O "massacre de Cafunfo" provocou pelo menos 28 mortes e 18 pessoas ficaram feridas. Os deputados da União Nacional para Independência Total de Angola pedem "responsabilidade aos atores do massacre".
Sonangol

Terminal oceânico. Sonangol convida 45 entidades

A petrolífera Sonagol explica que "foram convidadas um total de 45 entidades especializadas, nacionais e internacionais" para o projeto do terminal oceânico da Barra do Dande.
Sonangol

Cedesa defende que Sonangol deve manter posição 

A primeira conclusão a que se chega através desta curta análise é a necessidade de reformular juridicamente a participação da Sonangol na Galp, que deve manter a posição, diz Cedesa.
Angola

Cafunfo. Deputados da UNITA denunciam 23 mortes  

Deputados da UNITA, oposição angolana, denunciam que os incidentes em Cafunfo resultaram em 23 mortos, 21 feridos e 10 pessoas desaparecidas. Deputado do PRS manifestou "profunda mágoa e repúdio".
Angola

Cafunfo. Líder do Movimento Lunda Tchokwe detido

José Zecamutchima, presidente do Movimento do Protetorado Português da Lunda Tchokwe, é acusado dos crimes de rebelião e associação de malfeitores após os confrontos que resultaram em 15 mortos.
UNITA

Cafunfo. UNITA reforça exigência de inquérito  

No comunicado, a UNITA afirma que o seu líder Adalberto Costa Júnior renunciou à nacionalidade portuguesa, rejeitando a qualificação de "estrangeiro" usada pelo Bureau Político do MPLA.
A página está a demorar muito tempo.