Angola
UNITA

UNITA solidário com trabalhadores angolanos

UNITA, maior partido da oposição angolana, solidarizou-se esta sexta-feira com a manifestação dos trabalhadores contra perda do poder de compra dos salários e precariedade e pela justiça social.
Vacinas

Vacinação. Surto de poliomielite em Angola

As autoridades de saúde angolanas lançaram esta sexta-feira a segunda ronda da campanha de vacinação contra a poliomielite, sendo que um surto da doença infecciosa está a afetar o país desde maio.
Angola

"João Lourenço não tem como ter mão no MPLA" /premium

De perseguido pelo regime angolano, Rafael Marques passou a condecorado por João Lourenço. Elogia-lhe o combate à corrupção, mas diz que é travado pela oposição do próprio MPLA: "É só uma pessoa".
Angola

FMI: governo é responsável por reformas em Angola

O representante do FMI reconheceu que muitas das reformas "não são medidas fáceis, são para a economia e para a população", mas que "são reformas do governo angolano, não são medidas do FMI".
Angola

Cabinda espera manifestações pacíficas

O secretário-geral do Movimento Independentista de Cabinda garante que a tranquilidade das manifestações de terça-feira irá depender "do comportamento animalesco do governo angolano".
Angola

Angola. 10 províncias estão sem energia elétrica

Dez províncias de Angola estão desde as 15h44 sem energia, devido a "um corte geral", confirmou o Ministério da Energia e Águas, não havendo ainda uma previsão em relação ao tempo de reparação.
Angola

Angola. Diamantes brutos rendem 25 milhões €

No primeiro leilão, realizado em janeiro deste ano, tinha sido vendido um lote de sete pedras de diamantes brutos que gerou uma receita de cerca de 15,1 milhões de euros.
Angola

Angola antecipou pagamento de dívida ao Brasil

140
O governo angolano antecipou o pagamento de 533 milhões de euros de dívida ao Governo brasileiro. O dinheiro dizia respeito a contratos de financiamento com duas entidades do Brasil.
Fundo Monetário Internacional

222 milhões de euros do FMI para Angola

O FMI aprovou, esta sexta-feira, a segunda avaliação do programa de ajustamento financeiro de Angola. O programa foi aprovado no final do ano passado, somando um total de 3,7 mil milhões de dólares.
Combustível

Sonangol rescinde com a United Shine 

A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola rescindiu o contrato com a United Shine. A Sonangol destaca falta de "financiamento ou garantias" como motivos para a anulação contratual.
Angola

Fitch: Angola com perspetiva negativa de economia

Perspetiva de Evolução Negativa para a economia de Angola prende-se com a "deterioração das métricas da dívida, a contínua queda das reservas internacionais e a lenta recuperação económica", diz Fitch
Angola

Angola regista aumento de tráfico de drogas

O número de crimes associados ao tráfico de droga em Angola subiu. Para o ministro da justiça, a causa passa pelos aviões que fazem escala no país e que fazem passar as drogas pelo território.
Angola

Tony Blair elogia presidente angolano por reformas

Tony Blair mostrou-se "muito interessado" no trabalho de João Lourenço e elogiou o político pelas medidas difíceis em reformas no país, sobretudo na redução da dependência do petróleo.
Conversas à Quinta

Angola: o fim do estado de graça de João Lourenço?

João Lourenço é Presidente de Angola há pouco mais de dois anos mas os resultados tardam a chegar. A abertura política não trouxe mais riqueza e há descontentamento nas ruas. Poderia ser diferente?
Angola

Angola procura apoio da China no combate ao crime

O ministro do Interior de Angola, Eugénio Laborinho, deslocou-se à China para avaliar a implementação do CISP — uma estrutura que vai auxiliar os órgãos de defesa e segurança pública no país angolano.
Investimento

Rússia investe 10 mil milhões de dólares em Angola

Investidores russos vão disponibilizar cerca de dez mil milhões de dólares (nove mil milhões de euros) para financiar projetos com impacto socioeconómico em Angola.
Luaty Beirão

Luaty Beirão no Concerto da Coragem, em Lisboa

Ikonoklasta, nome artístico do ativista luso-angolano Luaty Beirão, a Orquestra de Batukadeiras de Portugal e a cabo-verdiana Mayra Andrade, entre outros, atuam a 5 de dezembro em Lisboa.
Angola

Angola. Privados devem "assumir responsabilidades"

João Lourenço apela ao setor privado nacional para que assuma "as suas responsabilidades" e reocupe o seu lugar na economia, defendendo que o Estado deve ter uma função meramente "reguladora".
Angola

Condenado ex-chefe da secreta militar angolana

O general António José Maria foi condenado a três anos de prisão pelo crime de extravio de documentos com informações de caráter militar. A defesa do réu interpôs recurso, resultando em suspensão.
MPLA

Angola. MPLA apela a medidas contra criminalidade

O MPLA apelou aos cidadãos para manterem "a calma e serenidade" em relação à onda de assaltos da última semana e recomendou a adoção de "medidas adequadas" por parte dos órgãos de segurança.
MPLA

"Tchizé" dos Santos afastada do comité central

O Bureau Político do MPLA diz que a filha de José Eduardo dos Santos violou os princípios básicos dos estatutos e código de ética partidária.
Angola

Angola é dos países com maior área por desminar

Um relatório mostra a situação preocupante de Angola, um dos países com maior área por desminar. Ao invés, Moçambique é um dos 31 países que se viu livre de minas nos últimos cinco anos.
Angola

Angola combate branqueamento de capitais

O parlamento angolano aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, a lei com a qual se pretende inibir o pagamento "offshores". O documento proíbe ainda a criação de "bancos de fachada".
Angola

Angola. 18 mil crimes entre julho e setembro

Angola registou, no terceiro trimestre deste ano, mais de 18.000 crimes de natureza diversa, um aumento em mais 317 casos em relação ao trimestre anterior, numa média de 187 casos por dia.
Angola

Angola. Combate à criminalidade é prioridade

Um relatório da Fitch considera que a criminalidade violenta e pequena delinquência são os maiores riscos de segurança para as empresas no país. A Ministra das Finanças diz que esta é prioridade.
Angola

Comissão Mista Angola-China vai reunir

O Processo Verbal que deverá ser assinado na quinta-feira estabelece as linhas orientadoras para o reforço da cooperação económica, técnica e comercial.
Angola

Parlamento angolano aprova Orçamento

A discussão foi marcada pelo tom crítico dos deputados da oposição relativamente a o peso da dívida, que deverá atingir um valor recorde no próximo ano.
Rússia

Rússia quer incrementar cooperação com Angola

O embaixador da Rússia irá deslocar-se ao território angolano com uma delegação para uma visita que visa abordar com os parceiros angolanos áreas para o desenvolvimento de negócios.
Angola

Angola admite dívida pública recorde em 2020

A ministra das Finanças do país admitiu ver a dívida pública subir em relação ao PIB, mas que há de diminuir na segunda metade de 2020. A inflação deve também rondar os 25% para 2020.
Brasil

Brasil está a desenvolver vacina contra a dengue

"No ano que vem estamos muito confiantes em termos a solução definitiva da vacina da dengue feita pelo Instituto Butantan", declarou o ministro brasileiro.
Angola

Projeto de Apoio ao Crédito avalia 89 projetos 

Dos 89 projetos em análise no Projeto de Apoio ao Crédito distribuídos por oito bancos comerciais, 13 foram aprovados, num total de 41 milhões de euros.
Angola

Angola inaugura primeiro Banco de Leite Humano

"Temos capacidade para a recolha de 100 litros de leite diária e temos neste momento 50 doadoras inscritas e que dão todos os dias, várias vezes, leite", afirmou a coordenadora do Banco de Leite.
Angola

Cancro. Brasil vai formar técnicos angolanos

Os governos de Angola e do Brasil assinaram dois acordos de cooperação para a prevenção e controlo do cancro e atendimento a pessoas com anemia falciforme.
Angola

Angola quer angariar até 3 mil milhões de dólares

O governo de Angola prepara-se para angariar até 3 mil milhões de dólares nos mercados internacionais, tendo a ministra da Finanças sido autorizada a emitir títulos de dívida soberana até este valor.
Angola

Associação angolana quer corte de 30% nos salários

O presidente da Associação Industrial de Angola apontou gastos imorais nas importações e salientou os salários do estado injustificados que, defende, devem ser alvo de um corte na ordem dos 30%.
UNITA

Já há nomes para cúpulas da UNITA

O recém-eleito presidente da UNITA, Adalberto da Costa Júnior, já escolheu seis nomes para a cúpula do maior partido da oposição angolana. Nomeações devem ser conhecidas nos próximos dias.
Angola

Angola investe 123,5 milhões no combate à seca

As obras de construção de três infraestruturas têm em vista a captação de água e o combate dos efeitos da seca na província do Cunene.
Presidente Marcelo

Moçambique. Marcelo na posse de Nyusi em janeiro

O Presidente da República anunciou que irá à posse do Presidente Moçambicano, Filipe Nyusi, no dia 15 de janeiro, e pode ainda passar por Angola no caminho para Moçambique.
Angola

Desvalorização do kwanza fomenta economia

O Banco Nacional de Angola tem vindo a desvalorizar propositadamente a moeda angolana como medida económica. A medida faz parte de um conjunto de medidas aplicadas pelo governo.
Angola

Angola. Bancos abdicam de documentos para divisas

Os bancos angolanos vão deixar de exigir documentos de viagem a quem quiser comprar divisas, mas terão conhecimento de quem as levantou. Estabeleceu-se também um limite de levantamento anual.
Angola

Inflação em Angola abrandou em outubro

O indicador nacional angolano para a inflação situou-se nos 16,08% em outubro, um decréscimo de quase dois pontos. Alimentação e Bebidas Não Alcoólicas foi a categoria que mais sentiu a inflação.
Telecomunicações

5G. Isabel dos Santos diz que depende da energia

A filha de José Eduardo dos Santos afirma que é necessário investir em energia antes de se poder instalar o 5G, à semelhança do que se fez com as telecomunicações através de investimento privado.
Angola

Banco de Africano quer emprestar à ENH

A primeira incursão de uma empresa angolana nos mercados internacionais tem entraves face às dívidas há não muito tempo reveladas, mas o BAD parece entusiasmado com a oportunidade de investimento.
Ambiente

Angola vai monitorizar seca através de satélites

Mais de 1,3 milhões de pessoas são afetadas pela seca em quatro províncias no sul de Angola, mas o Projeto de Quantificação da Problemática da Seca no Sul de Angola vai recorrer a metodos inovadores
Angola

Fim de ciclo para o MPLA em Angola

Isaías Samakuva, presidente cessante da UNITA, atacou José Eduardo dos Santos e apontou para um MPLA em fim de ciclo que cansou os angolanos com promessas e sofrimento.
Angola

Sonangol, ENI e TOTAL querem petróleo no Namibe

As três empresas apresentaram três propostas válidas para a exploração. De fora ficou uma quarta, a Pago Technical Group, que viu a proposta recusada por formulários mal preenchidos.
Angola

Angola e ENI assinam acordos na saúde e energias

A visita de João Lourenço a Roma trouxe um encontro com o Papa e três acordos na área das energias, nomeadamente para a exploração de petróleo, e uma doação de cinco milhões para a formação de médicos
Papa Francisco

Presidente angolano encontrou-se com o Papa 

João Lourenço esteve de visita ao Vaticano a convite do Papa Francisco para um encontro que teve esta terça-feira lugar numa audiência privada.
País

Angola. Portugal pode ajudar a presservar recursos

Nomeadamente recursos marinhos. Foi o que foi dito na conferência Stress no Oceano, levada a cabo na Universidade do Algarve, em que Portugal se chegou à frente pela qualidade da investigação.
Angola

Angola reduziu importações em 50%

109
Angola reduziu drasticamente as importações e mostra abertura para continuar na mesma direção, com o registo de um aumento na produção, sobretudo de produtos que locais
Presidente Marcelo

Marcelo admite voltar a econtrar João Lourenço

Marcelo Rebelo de Sousa e João Lourenço, Presidente de Angola, tiveram um encontro informal em Roma onde ambos se encontravam em visita, mas Marcelo admite viajar a Luanda para uma reunião.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo encontrou-se com Lourenço em Roma

Os presidentes de ambos os países encontraram-se no Vaticano onde João Lourenço está em visita oficial. Marcelo, por seu lado, cumpre o primeiro dia de visita de Estado a Itália.
Angola

Presidente angolano visita o Vaticano

Antes de partir para o Vaticano, João Lourenço vai participar nas celebrações dos 44 anos da Independência Nacional, depositando uma coroa de flores na estátua do primeiro Presidente, Agostinho Neto.
Divisas

Kwanza valoriza 7,2% com liberalização cambial

O kwanza já valorizou em mais de 7% só desde o final de outubro, altura em que foi liberalizada a taxa cambial, anteriormente estabelecida com uma margem de 2% à comercialização da divisa.
Condecorações

Rafael Marques condecorado por João Lourenço

124
Rafael Marques foi distinguido pelo seu empenho na luta contra a corrupção, pelo Presidente da República de Angola, João Lourenço. Além do jornalista, foram também condecoradas outras 70 entidades.
Petróleo

EAU querem investir no petróleo angolano

Os Emirados Árabes Unidos estão a estudar várias oportunidades e investimentos, nomeadamente nos campos petrolíferos e de gás angolanos.
Angola

Angola. Economia cresce 0,4% este ano

Angola deverá conseguir evitar uma nova recessão este ano, crescendo 0,4% e acelerando para 2% em 2020, estimam analistas da Fitch. No entanto, mantém uma Perspetiva de Evolução Negativa.
Ana Gomes

Isabel dos Santos. Ana Gomes dá dados a Tribunal

A antiga diplomata diz que a queixa anunciada pelo EuroBic, no qual a empresária Isabel dos Santos é acionista principal, é uma forma de responder com os elementos que afirma possuir.
Angola

Holanda financia projetos elétricos em Angola

Foi aprovado financiamento de 580 milhões de dólares (522 milhões de euros) para a expansão dos projetos de construção da infraestruturas fotovoltaicas em alguns municípios angolanos.
Angola

Chivukuvuku cético sobre autárquicas angolanas

O líder do projeto político angolano PRA-JA Servir Angola diz que o governo angolano não deve ter as eleições prontas a tempo porque sabe que a vontade dos cidadãos lhe é desfavorável.
Angola

Fitch: desvalorização do kwanza propicia inflação

"A depreciação do kwanza coloca um risco para a inflação, que pode pesar mais do que o anteriormente previsto no crescimento real para 2020", escrevem os analistas da Fitch.
Angola

Angola com recenseamento de agricultura e pescas

O Recenseamento Agropecuário e Pescas de Angola arranca em fevereiro de 2020, com 25 milhões de dólares do Banco Mundial e apoio técnico do Fundo das Nações Unidas para a Agricultura.
Angola

Angola com empréstimo de 700 milhões de dólares

A tranche de 165 milhões de dólares aprovada esta semana pelo Banco Africano de Desenvolvimento para Angola faz parte de um pacote de 700 milhões de dólares, desembolsados até 2021.
Banco de Portugal

Carlos Costa: supervisor é "o melhor defensor"

"O melhor defensor do desenvolvimento económico é o supervisor, quando impõe métodos de avaliação de risco", afirmou o governador do Banco de Portugal.
Angola

BNA nega injeção anormal de kwanza no mercado

O Banco Nacional de Angola negou uma alegada "injeção anormal de kwanzas", garantindo que evolução da base monetária "não foi produzida por nenhum fator externo ao setor financeiro".
Banca

EuroBIC processa Ana Gomes por difamação

315
Eurodeputada vai ser processada devido a declarações sobre o alegado envolvimento do EuroBic em esquemas de branqueamento de capitais ligados a Isabel dos Santos. Banco desmente tudo.
Angola

Ex-ministro apoia revisão do estatuto do BNA

O jurista Carlos Maria Feijó defende que o Banco Nacional de Angola deve ser considerado uma "autoridade administrativa independente". O BNA anunciou que está em curso a revisão da sua lei orgânica.
Angola

Angola. Aprovado financiamento de 165 milhões

Banco Africano de Desenvolvimento aprovou 165 milhões de dólares, a três anos, dividido em etapas, para investimentos que financiem uma menor dependência do petróleo e estabilizem a economia do país.
Angola

Angola. Metade do Orçamento é para dívida pública

A dívida pública angolana tem um peso de 90% do PIB. Mais de metade do Orçamento do Estado, no valor de cerca de 27 mil milhões de euros, será para a pagar.
MPLA

Angola. Retirado mandato a Tchizé dos Santos

O mandato da deputada Welwitschea dos Santos foi-lhe retirado devido ao prolongado tempo de ausência nas reuniões plenárias e de trabalho. A deputada diz estar ausente devido à doença da filha.
Angola

MPLA quer Cabo Verde como “professor” de Angola

"Estamos a trabalhar nesse sentido, para que em 2020 ocorram as eleições autárquicas”, disse o líder parlamentar Américo Cuononoca. "Cabo Verde (...) pode ser o nosso professor", acrescentou.
Angola

Angola vai atualizar dados sobre saúde

O Inquérito de Indicadores Múltiplos vem atualizar os dados da última pesquisa 2015-2016 sobre os indicadores demográficos e de saúde do país e conta com um financiamento de 6,9 milhões de dólares.
Angola

2020: OGE angolano prevê mais receitas e despesas

O OGE para 2020 comporta receitas estimadas em 29,9 mil milhões de euros e despesas em igual montante no mesmo período, num cenário que antecipa um crescimento de 1,8% do PIB.
Angola

PR angolano exonera ministro da Comunicação

“Deixei de estar ministro. Vou ser o que de facto sou: jornalista, escritor e professor", escreveu João Melo, exonerado pelo Presidente da República esta segunda-feira, na sua conta do Twitter.
Prémios e Galardões

Eduardo Agualusa distinguido em Angola

José Eduardo Agualusa, escritor angolano, "tem contribuído tanto para o surgimento do leitor emancipado, como para o fortalecimento da cidadania e da liberdade de expressão", lê-se na ata do prémio.
Angola

Angola. Reservas em valor mais baixo desde 2011

As reservas líquidas de Angola em moeda estrangeira caíram para 10,1 mil milhões de dólares. "É o valor mais baixo desde pelo menos 2011, quando a atual série estatística começou", dizem os analistas.
Mundo

Consórcio de gás investe 2.000 milhões em Angola

O novo consórcio junta a Sonangol à Chevron, Total e Eni, e pretende começar a produzir já em 2022. As negociações decorreram ao longo de 10 meses e estão finalmente concluídas.
Mundo

Angola não deve sair da recessão em 2020

Quem o diz é a consultora Economist Intelligence, que considerou a previsão irrealista face ao baixo preço do petróleo. Já em maio deste ano a consultora tinha revisto o crescimento de 2,8% para 0,4%.
Tratamentos

Medicos chineses levam acupuntura para Angola

397
Esta terapêutica chinesa foi disponibilizada ao povo angolano em 2009 e desde então tem sido altamente procurada. Centenas de pessoas já foram ao Hospital Geral de Luanda receber o tratamento
Angola

Polícia usa gás lacrimogéneo contra manifestantes

A polícia angolana dispersou com bombas de gás lacrimogéneo mais de 200 estudantes e ativistas que se manifestavam, em Luanda, contra a pretensão do Governo de cobrar propinas no ensino superior.
Surf

Surfistas querem mostrar Cabo Ledo ao mundo

118
Constâncio Cunha, de 20 anos, carrega a prancha debaixo de braço, à espera de entrar no mar, mas as ondas em Cabo Ledo não revelam o potencial do surf que Angola quer mostrar ao mundo.
Mundo

Fim da polémica da cervejaria Rosema após 10 anos

O Supremo Tribunal de Justiça devolveu ao tribunal angolano a carta rogatória sobre a cervejaria Rosema terminando assim um processo que levava mais de 10 anos.
Angola

Angola quer legislar voluntariado

Angola vai começar a recolher contribuições para legislar o voluntariado, uma prática comum nos domínios dos cuidados com a saúde, educação e redução do analfabetismo.
Mundo

Angola. Bispo preocupado com drogas e prostituição

O bispo católico da província angolana de Moxico, Jesus Tirso Blanco, teme que a crise que se vive em Angola piore a situação de elevado consumo de álcool, drogas e prostituição.
Mundo

BNA. Liberalizar câmbio afeta importações

A liberalização dos câmbios nas importações teve um impacto negativo na economia angolana porque o país importa muitos produtos. Mas o presidente do BNA diz que já foram tomadas medidas.
Angola

Taxa de pobreza em Angola desce para 29%

Os dados foram revelados pela ministra da Ação Social, Família e Promoção da Mulher angolana, Faustina Alves, que anunciou a meta dos 25% até o ano 2022.
Mundo

Oposição. Adversários do presidente estão no MPLA

O líder do partido da oposição em Angola pediu a João Lourenço que fosse mais patriota para fazer frente à crise que o país atravessa, e deixou o recado de que os inimigos estariam no próprio MPLA.
Angola

Angola estima 4,2 milhões em doações

As autoridades angolanas registaram doações na ordem dos 4,2 milhões de euros em bens alimentares e equipamentos destinados ao apoio institucional. Apoios vieram sobretudo de ONG.
Isabel dos Santos

Processo-crime é uma "caça às bruxas"

127
Empresária diz que investigação sobre a transferência de 38 milhões de dólares da Sonangol é uma "vingança política". "A luta contra a corrupção não pode ser usada para alimentar uma caça às bruxas."
Angola

Finanças denuncia lista de preços com IVA falso

O Ministério das Finanças de Angola alertou para a existência de uma suposta lista de preços dos produtos da cesta básica, atualizados com o valor do IVA, que não tem qualquer enquadramento legal.
Angola

Angola. Aprovada parceria Sonangol e Total  

A petrolífera francesa vai juntar-se à Sonangol na comercialização, distribuição e venda de petróleo e derivados em Angola. A parceria já foi aprovada pela entidade reguladora, dois anos depois.
Luanda

Muçulmanos angolanos contestam proibição de culto

A comunidade islâmica pediu esta sexta-feira a João Lourenço, Presidente angolano, a abertura de dezenas de mesquitas encerradas no âmbito da Operação Resgate, por "suposto exercício ilegal".
Angola

FMI. Angola vai ver dívida pública atingir os 95%

Uma revisão do FMI ao crescimento da África subsaariana vê a dívida pública angolana atingir os 95% do PIB ainda este ano. A tendência deve ser invertida já em 2020 e o crescimento continuado.
Eleições em Angola

Angola. Polícia investiga agressão a manifestantes

Vários polícias terão agredido vários manifestantes que impediam a circulação junto a um hospital em Luanda. Das 28 pessoas que protestavam, duas foram hospitalizados, incluindo uma grávida.
Angola

João Lourenço. "Ainda há muito para realizar"

O Presidente da República de Angola fez esta terça-feira o seu habitual discurso sobre o Estado da Nação e falou sobre as necessidades da população, a crise no país e as reformas.
Angola

Polícia angolana dispersa manifestantes ativistas

Os cerca de 20 ativistas angolanos tentaram chegar à Assembleia Nacional, onde o Presidente angolano, João Lourenço, discursa sobre o Estado da nação. A polícia dispersou à froça os manifestantes.
Angola

Teixeira dos Santos ameaça processar Ana Gomes

1566
O antigo ministro das Finanças e presidente do EuroBic disse ao ECO: "Ou prova o que afirma ou será acusada de difamação". Ana Gomes tinha acusado Isabel dos Santos de lavar dinheiro através do banco.
Angola

Isabel dos Santos diz que teve de se endividar

1486
Empresária angolana garante que todo o seu investimento é privado e que por isso teve que fazer dívidas. Ana Gomes reage: "'Lava' que se farta" e "Banco de Portugal não quer ver".
Nobel da Paz

Nobel. Angola felicita primeiro-ministro

129
O presidente de Angola felicitou o primeiro-ministro da Etiópia, pela atribuição do Nobel da Paz e considerou-o como "um exemplo inspirador" .
Angola

Empresários portugueses em Angola mais otimistas 

Na ExpoIndústria, que está a decorrer em Luanda, os empresários portugueses dizem estar otimistas com a recuperação do mercado angolano e querem expandir para mais países vizinhos.
UNITA

UNITA. "Reservas" em duas candidaturas à liderança

Presidente do grupo parlamentar da UNITA terá de apresentar um documento que comprove que renunciou à nacionalidade portuguesa. Já Danda terá de confirmar que tem 15 anos de militância ininterrupta.
Angola

Produção petrolífera cresce para 1.411 milhões

Relatório da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) revela que Angola produziu 1.411 milhões de barris de petróleo por dia em setembro, mais 24.000 face a agosto.
Angola

Suicídio é 2ª causa de morte dos 15 aos 55 anos

2.500 pessoas suicidaram-se em Angola nos últimos cinco anos. A depressão, o stress, a ansiedade e a esquizofrenia fazem parte da lista do quadro de transtornos mentais da população angolana.
Economia

Dívida Pública em África trava economia

O Banco Mundial alertou hoje que a elevada dívida pública nos países da África subsaariana, que deverá rondar os 55% do PIB pode fazer abrandar ainda mais o crescimento económico.
Angola

Angola. Reestruturar Forças Armadas é prioridade

O Presidente da República de Angola colocou o programa de reestruturação das Forças Armadas como uma prioridade do governo, dotando-as de "meios técnicos e equipamentos modernos".
Obras Públicas

Mota-Engil. Novos contratos em Angola e Portugal

A Mota-Engil venceu novos contratos, no valor de 327 milhões de euros, em segmentos diferenciados de obras públicas, serviços de mineração e construção civil, em Angola, Moçambique e Portugal.
Angola

Samakuva deve regressar ao Parlamento

O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, que deixa a liderança do principal partido da oposição em Angola após a eleição do seu sucessor, em novembro, anunciou que vai se candidatar nas autárquicas.
Petróleo

Angola. Mais 2 mil milhões de barris de petróleo

Petrolífera italiana ENI confirmou potencial adicional de mais de 2 mil milhões de barris de petróleo, identificado nas recentes descobertas exploratórias realizadas num dos blocos onde é operadora.
Angola

Angola. Presidente da UNITA não se recandidata

O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, afirmou que o melhor candidato à sua sucessão é aquele que os números mostrarem que reúne "mais simpatia" dos delegados do partido.
Direitos Humanos

Direitos humanos. UE elogia Angola por tratados

União Europeia sublinha o empenho na abolição da pena de morte, na erradicação da tortura e na eliminação de todas as formas de racismo e diz que Angola pode incentivar outros países a seguir exemplo.
UNITA

UNITA: quatro dirigentes candidatam-se à liderança

Mais quatro dirigentes entregaram esta segunda-feira candidaturas à liderança do partido UNITA: AlcidesSakala, Kamalata Numa, José Pedro Catchiungo, Raul Danda.
Angola

Angola abre concurso para minas de diamantes

O objetivo é o aumento de produção, estando a concurso as concessões de Camafuca-Camazambo, com uma área de 1.389 quilómetros quadrados, e Tchitengo, com um total 1.022 quilómetros quadrados.
Cabo Verde

BAI quer tornar empréstimo em aumento de capital

O BAI Cabo Verde alcançou em 2018 resultados líquidos de 100,4 milhões de escudos (906 mil euros), um aumento de 34% acima do exercício de 2017.
Freitas do Amaral

Angola lamenta "perda irreparável" de Freitas

O ministro das Relações Exteriores lamentou com "profunda consternação" a morte de Freitas do Amara e sublinhou o seu "enorme e indelével contributo à luta pela libertação dos povos africanos".
Angola

Angola. Presidente do Tribunal Supremo demite-se

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, recebeu e aceitou o pedido de renúncia apresentado pelo juiz conselheiro e presidente do Tribunal Supremo, Rui Ferreira.
Angola

Angola: proposto 1 milhão contra malnutrição

O Banco Africano de Desenvolvimento quer emprestar um milhão de dólares a Angola para combater a "crise de segurança alimentar", sobretudo nas províncias de Lunda Norte, Bié, Huíla, Namibe e Cunene.
Angola

Angola: menores exportações de petróleo desde 2008

O volume de exportações de Angola previsto para novembro, de 1,2 milhões de barris diários, é o mais baixo desde pelo menos os últimos onze anos.
Angola

Lourenço agradece a Harry pelo trabalho de Diana

O príncipe Harry chegou esta sexta-feira a Luanda. O Presidente de Angola elogiou a visita e agradeceu-lhe pelo trabalho que a mãe, a princesa Diana, fez pelo sofrimento dos angolanos.
Príncipe Harry

Príncipe Harry visita Angola em "parceria ampla"

A embaixadora do Reino Unido em Luanda defendeu que a visita que o príncipe Harry inicia a Angola ocorre num momento de "parceria ampla e profunda" e pode incentivar à adesão do país à Commonwealth.
Angola

Angola. Seca afeta 2,3 milhões de pessoas

Escassez de chuva está a deixar população em situação de "insegurança alimentar" e mais de 192.000 crianças estão em risco de perderem a educação e de se envolverem em trabalho infantil.
Angola

Angola perde financiamento para combater minas

Verbas do Orçamento do Estado diminuíram, assim como financiamento internacional. Estima-se que existam em Angola entre 40 a 60 mil vítimas de minas, número que o governo quer apurar com mais rigor.
Angola

Angola com recessão de 1% este ano

Analistas do maior banco africano pioram ligeiramente a previsão de crescimento para Angola, em 0,1 pontos percentuais, para 2020, antevendo um crescimento de 1,4%, "esperando que o lento declínio
Diplomacia

Governo muda embaixadores em Angola e Cabo Verde

Mandatos em Angola e Cabo Verde terminam, mas ainda não houveram nomeações dos embaixadores, uma competência do Presidente da República mediante proposta do Governo.
Angola

Harry segue os passos da mãe numa visita a Angola

O Príncipe Harry inicia uma visita a África na segunda-feira que inclui no roteiro Angola, onde vai percorrer um antigo campo de minas terrestres visitado há 22 anos pela mãe.
Angola

Angola paga subsídio de Natal em três prestações

213
O Ministério das Finanças de Angola revelou que vai pagar o subsídio de Natal em três prestações, com início em setembro e final em novembro e cita "limitação de recursos financeiros".
Angola

"Zenu" dos Santos começa a ser julgado em setembro

O ex-presidente do Fundo Soberano de Angola José Filomeno dos Santos vai começar a ser julgado a 25 de setembro. "Zenu", como é conhecido em Angola, é acusado de branqueamento de capitais e peculato.
Angola

Angola. Jovens apresentam queixa-crime por tortura

Comandante provincial e o diretor de operações da polícia de Luanda terão praticado "agressões físicas e tortura" contra os jovens ativistas durante e depois de uma manifestação contra o desemprego.
África

Santos Silva elogia contributo de Angola para paz

O ministro dos Negócios Estrangeiros elogiou o contributo de Angola para a paz na região da África Central e salientou que a relação entre a União Africana e a União Europeia é "uma prioridade".
Angola

Angola pede apoio à CPLP para combater seca

O secretário de Estado das Águas angolano, Lucrécio Costa, pediu apoio à Comunidade de Países de Língua Portuguesa para combater a seca prolongada que assola o sul do país.
Angola

Angola. Novos contratos para explorar gás

Contratos de concessão dos dez blocos petrolíferos nas bacias do Namibe e Benguela vão permitir aos operadores explorar o gás natural encontrado. Da descoberta à produção decorrem cerca de 5 anos.
Angola

Angola inicia legalização de confissões religiosas

Angola vai iniciar o processo de legalização de confissões religiosas no próximo mês, existindo 94 entidades que apresentaram já pedidos de constituição de comissões instaladoras.
UNITA

UNITA inicia candidaturas para novo líder

O principal partido da oposição angolana procura novo líder e o processo começa esta segunda-feira. Adalberto da Costa Júnior é forte candidato para suceder a Isaías Samakuva.
Angola

Angola. Alterações climáticas são "ameaça séria"

Governo angolano reconhece a vulnerabilidade do país às alterações climáticas, ao referir que constante variação climatérica apresenta-se com "recorrentes secas, inundações e aumento da temperatura".
Sustentabilidade

CPLP. Desenvolvimento sustentável é avaliado

265
São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Moçambique e Angola ocupam as posições 95, 96, 136 e 149, respetivamente, num total de 162 países avaliados em novo relatório sobre desenvolvimento sustentável.
Angola

Angola. Governo tem programa "sólido" para seca

O MPLA, partido no poder em Angola, garante ter um programa "bastante sólido" para acudir as populações afetadas pela seca no sul do país, rebatendo críticas recentes sobre alegada "insensibilidade".
Angola

Reforma no setor petrolífero em conferência

Angola participa, de 9 a 11 de outubro próximo, na conferência anual promovida pela "Africa Oil & Power", a decorrer na África do Sul, na qual abordará a situação do setor petrolífero.
Angola

Luanda. Ex-governador pede abertura de instrução

Advogado de defesa do antigo governador de Luanda, Higino Carneiro, requereu a abertura da instrução contraditória do processo em que o arguido é indiciado de suposta má gestão durante tempo de cargo.
China

China investiu 20.000 milhões de dólares em Angola

O embaixador chinês referiu que Angola é um país com um "grande potencial para o desenvolvimento", realçando que o investimento no país é uma "medida muito importante" para esse efeito.
Angola

Angola. Presidente exonera secretária da Juventude

Fernando Francisco João foi nomeado para o cargo. A substituição acontece dias depois da realização de uma feira de emprego em que a presença massiva de jovens "surpreendeu" a organização.
Angola

UE apoia 3 províncias angolanas afetadas pela seca

A verba aprovada esta segunda-feira é de 12.337.500 euros, que fazem parte de um total de 65 milhões de euros, financiados pela UE. As províncias em questão são Huíla, Cunene e Namibe.
Angola

Angola. Polícia detém 53 pessoas e recupera carros

A polícia angolana deteve 53 criminosos acusados pelo roubo de viaturas, motorizadas, e diversos artigos. 21 viaturas foram recuperadas, assim como algumas armas.
Angola

Luanda reforça hospital com médicos chineses

Uma equipa de médicos chineses vai chegar a Luanda para reforçar o hospital. O Hospital Geral de Luanda é resultado de uma doação da China. Médicos angolanos vão aprender com nova equipa.
Angola

MP acusa ex-ministro de peculato e branqueamento

O ex-ministro da Comunicação e o general Hilário Santos terão adquirido junto do Banco Nacional divisas posteriormente canalizadas para bancos alegando "compromissos do Estado".
Religião

Peregrinos portugueses celebram "Mamã Muxima"

"Mamã Muxima", a maior peregrinação mariana da África subsaariana, recebeu este ano a visita de um grupo de portugueses que vieram celebrar a fé católica com o "povo irmão", em Angola.
Angola

Maria, Fátima ou Mamã Muxima, os nomes da Virgem

As margens do rio Cuanza, o maior de Angola, encheram-se de milhares de cores, tantas como os peregrinos que se congregam na vila da Muxima para celebrarem Nossa Senhora da Conceição.
Angola

Polícia angolana faz apelo contra as arruaças

A Polícia Nacional angolana alertou a população para "não aderir" a atos de arruaças e de vandalismos, "com a finalidade de perturbar a ordem e tranquilidade públicas".
Angola

Angola arrecada 45 milhões em imposto imobiliário

A administração tributária diz que o crescimento das receitas resulta do aumento da consciência fiscal. Nos primeiros sete meses do ano, o imposto patrimonial imobiliário arrecadado cresceu 18%.
Angola

Angola. Problemas de Migração levam a exonerações

O ministro do Interior angolano admitiu problemas no Serviço de Migração e Estrangeiros, o que "motivou a nomeação de um especialista com grande experiência no domínio dos fenómenos migratórios".
Direitos Humanos

Angola assegura que torturas "não existem"

Angola garantiu que "não existem" registos de "torturas e nem qualquer orientação política" com esse fim, referindo que a ratificação da Convenção Contra a Tortura será remetida em setembro à ONU.
Isabel dos Santos

Isabel dos Santos quer "investimento no povo"

Empresária defende que só um "investimento no povo" e "nas comunidades" pode levar à melhoria da economia africana, afirmando que está a trabalhar com "partes interessadas ao longo do espetro".
Angola

Angola. Estados "não podem ignorar" tortura

O governo angolano salientou que os Estados "não podem ignorar ou restringir" a obrigação de proibição absoluta da tortura ou maus tratos "mesmo em tempo de guerras" ou outras "emergências".
Angola

Angola. Privatização afeta investimento português

Programa de privatizações lançado por João Lourenço afeta 195 empresas, algumas com capital português. Caixa Geral de Depósitos, Mota-Engil e Galp são algumas das que detêm participações nas firmas.
Fronteiras

RDCongo. Angola constrói 12 postos fronteiriços

Polícia de Guarda Fronteiras de Angola anunciou a construção de 12 novos postos na extensa fronteira com a República Democrática do Congo para "maior e melhor" controlo da mobilidade entre os países.
Angola

Angola. Presidente substitui 12 chefias

João Lourenço exonerou 12 altos responsáveis, entre eles o comissário-chefe de Investigação Criminal, o comandante do Serviço de Proteção Civil e o diretor-geral do Serviço de Migração e Estrangeiros.
Angola

Presidente angolano na Conferência de Tóquio

O presidente da República de Angola vai participar na Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África. António Guterres será um dos presentes na conferência.
Angola

Angola: Acordo de repatriação para Congoleses

O repatriamento voluntário de 16.177 dos 23.684 refugiados da República Democrática do Congo (RDCongo) que se encontram em Angola começa no dia 16 de setembro.
Angola

Angola. Jovens manifestam-se contra desemprego

Protesto tem como objetivo "relembrar os 500 mil empregos que João Lourenço prometeu" na campanha eleitoral de 2017, antes de ser eleito.
Escravatura

400 anos da chegada de escravos angolanos nos EUA

Diretor do Museus da Escravatura disse que 400 anos da chegada dos escravos angolanos ao território norte-americano devem traduzir-se no "reforço dos laços de amizade e empatia" entre os dois povos.
Angola

Angola quer aprender agricultura com o Chade

Num encontro com Idriss Déby Itno, homólogo do Chade, o presidente angolano apelou à partilha de experiências, designadamente no que respeita à agricultura praticada em áreas desérticas.
Angola

91 M€ em remessas de emigrantes portugueses

As remessas de emigrantes portugueses a trabalhar em Angola cresceram 3,8% no primeiro semestre de 2019, para 91,82 milhões de euros. As remessas dos portugueses a trabalhar nos PALOP aumentaram 2,5%.
A página está a demorar muito tempo.