Angola

Angola

Angola. 241 cooperativas de diamante licenciadas

O licenciamento destas cooperativas decorre da estratégia do governo para o combate ao garimpo e ao tráfico ilícito de diamantes, no âmbito da denominada "Operação Transparência" existente desde 2018.
Angola

Angola. Prevê-se uma estagnação económica 

Segundo a FocusEconomics, o crescimento angolano estará em baixa devido ao aumento das importações e da queda do setor petrolífero. Em 2020, prevê-se um aumento de 1,6% do PIB.
Mercados Financeiros

Efacec emitiu obrigações de 58 milhões de euros

Emissão foi colocada exclusivamente junto de investidores institucionais espanhóis e portugueses e pretende financiar o crescimento do negócio da Efacec.
Angola

Parlamento angolano aprova IVA para outubro

A entrada em vigor do IVA, com uma taxa de 14%, estava prevista para este mês, depois de um primeiro adiamento em janeiro.
Guerra Colonial

Angola. Liga procura 1.500 soldados sepultados

133
A Liga dos Combatentes identificou os 187 locais onde podem estar os militares portugueses. Agora, quer confirmar a localização e recuperar os restos mortais.
Angola

Angolanos criticam aumento da eletricidade

A população angolana queixa-se do aumento do custo de vida, sobretudo na cesta básica e serviços essenciais, considerando a medida do governo "preocupante e prejudicial".
Tribunais

Tribunal Constitucional contraria juiz Ivo Rosa

741
Juiz considerou inconstitucional artigo que permite ao MP arrestar bens sem autorização de um juiz. Tribunal superior não lhe deu razão, mas decisão tem voto vencido do presidente Costa Andrade.
Angola

Angola. Movimentos em moeda estrangeira permitidos

206
O Banco Nacional de Angola autorizou os clientes bancários angolanos, particulares, a movimentar as contas em moeda estrangeira, embora ainda com algumas restrições.
Angola

Petróleo crucial para a estabilidade de Angola

O banco Standard considerou que o programa de reformas estruturais em Angola, juntamente com o fortalecimento do setor petrolífero, são cruciais para garantir o regresso à estabilidade.
Angola

Mil milhões para crédito ao setor privado angolano

O Governo angolano anunciou que o Banco de Desenvolvimento de Angola vai disponibilizar 1.000 milhões de dólares para o crédito ao setor privado, numa linha de financiamento do Deutsche Bank.
Angola

Angola nega discriminação de VIH/Sida nos vistos

ONU colocou Angola no leque de países que exige o exame de VIH/Sida aos estrangeiros que pedem autorização para viajar para o país. Governo diz que os angolanos não são "apologistas da discriminação".
Aveiro

Oliveira do Bairro. MP acusa presidente e autarcas

Arguidos terão aprovado orçamento de receitas contrário ao estabelecido. Valor ascendeu a 1.424.081,33 euros. MP pediu perda de vantagens. Câmara vai comentar caso esta terça-feira.
Angola

Angola com medidas de restrição de VIH em viagens

As Nações Unidas continuam a pedir que sejam abolidas todas as formas de restrições relacionadas ao VIH. 11 países ainda impõe restrições de entrada e habitação com base nesse critério.
Angola

Má nutrição severa já matou 73 crianças angolanas

Números registados até à presente data representam um aumento em 30% dos óbitos, comparativamente com o mesmo período de 2018. No total, em 2018 foram registadas 123 mortes pela doença.
Angola

Angola. Mercado informal absorve 60% da população

A taxa de emprego em Angola atingiu, em 2018, cerca de 60% da população ativa, no entanto a maioria está na economia informal.
Angola

Angola registou na época balnear 526 mortes 

Do total de afogamentos, 244 mortes foram em rios, 151 em praias marítimas, 126 em poços de água, tanques, lagoas, inundações, fossa sética e reservatórios de água, e cinco outras em piscinas.
Angola

Angola: criticados testes de sida em recrutamentos

A deputada angolana Eulália Rocha condenou "a exigência de testes" de VIH/Sida nos processos de recrutamento de algumas instituições em Angola, considerando ser uma "atitude inaceitável".
Angola

Angola quer elevar conectividade da internet

A ideia, segundo Paulo Araújo, é levar Angola para os mesmos patamares da Europa, onde a taxa de conectividade ronda os 80% do uso, contra a de 27% em Angola.
Angola

Angola quer proibir uso de sacos de plástico

Um total de 12,4 milhões de sacos plásticos são distribuídos diariamente em Angola. O país africano quer proibir o uso de sacos de plástico, com as autoridades a alertar para consequências ambientais.
Ferro Rodrigues

Ferro Rodrigues reforça cooperação com Angola

O presidente da Assembleia da República vai encontrar-se com João Lourenço, presidente angolano, e visitar locais história de Luanda. Visita inicia na quinta-feira e termina dia 11.
Nações Unidas

Angola. ONU pede revisão da lei sobre VIH/sida 

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento defende a revisão da Lei sobre o VIH/sida em Angola. ONU diz que lei contém omissões como a "vulnerabilidade das mulheres e raparigas" à infeção.
Estados Unidos da América

Angola e EUA contra criminalidade internacional

Os dois governos assinaram um memorando que vai permitir a Angola beneficiar da experiência dos EUA no domínio policial, sobretudo, da troca de informações, para a prevenção e combate à criminalidade.
Angola

Angola quer mais investimento privado

Ministro do Comércio angolano afirmou que espera mais investimento privado chinês no seu país, reconhecendo excesso de intervenção estatal nas relações comerciais com a China.
Angola

PR angolano em Cuba para reforçar cooperação

João Lourenço vai encontrar-se com o seu homólogo cubano, Miguel Díaz-Canel, para discutir acordos sobre educação, saúde, assistência e proteção social e cultura.
Angola

Angola. Tribunais com autonomia administrativa

Foi assinado esta sexta-feira um protocolo que concretiza a separação de poderes, a independência do poder judicial e a autonomia administrativa e financeira dos tribunais em Angola.
Angola

IVA entra em vigor em Angola a 1 de outubro

Entrada em vigor do IVA em Angola já tinha sido adiado por duas vezes. Angola é o único país da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral onde ainda não vigora o imposto.
Angola

Angola. 190 empresas públicas serão privatizadas

Serão privatizadas companhias dos setores da agricultura, indústria, turismo, transportes, telecomunicações, finanças e mineiro. O processo já está em curso e visa a "melhoria do tecido produtivo".
Angola

ONG de VIH/Sida quer estatuto de utilidade pública

"Apesar de estarmos a trabalhar há 25 anos, os nossos documentos continuam parados no Ministério da Justiça", disse a presidente de direção da ONG, Teresa Cohen.
UNITA

Novo líder da UNITA eleito em novembro

Novo líder da UNITA será eleito no XIII congresso ordinário do maior partido da oposição em Angola, que vai ocorrer entre 13 e 15 de novembro deste ano.
Banco Espírito Santo

Membros do ex-BESA contestam acusação do BES 

Um acionista e um ex-gestor do Banco Espírito Santo Angola contestaram a acusação do BES às decisões que tomaram numa assembleia-geral em 2014. Acusações resultaram na perda de participação do BES.
Futebol

Djalma, o ex-Porto que evitou a derrota de Angola

A seleção angolana começou a perder com a Tunísia na estreia na CAN mas acabou por conseguir empatar. Djalma Campos, que é filho de Abel Campos, marcou o golo que evitou a derrota de Angola.
Portugal 2020

UE. Portugal é 7.º país com menos pedidos de asilo

Portugal foi, em 2018, o sétimo país da UE com menos pedidos de asilo, 1.285 no total, a maioria vindos de Angola, num ano em que estas solicitações de ajuda internacional caíram na região.
Assassinato

Ex-cônsul honorário da Guiné em Luanda assassinado

134
José Isaac Monteiro da Silva tinha sido atingido com três tiros por desconhecidos na terça-feira de manhã. Acabou por morrer no domingo na clínica da capital angolana onde estava internado.
Angola

Nova mexida no governo de Angola

Carolina Cerqueira abandona a pasta da Cultura para passar a ser ministra de Estado na Área Social. Atual secretária de Estado da Cultura sobe a ministra.
MPLA

Passado angolano "mina combate à corrupção"

O secretário de Estado da Comunicação Social de Angola admite que as "forças do passado" angolano se estão a "reorganizar para minar o processo" de combate à corrupção.
MPLA

Comité central do MPLA alargado para 497 membros

No sétimo congresso extraordinário do MPLA o Comité Central do partido passa dos atuais 363 para 497 membros, um aumento de 134 novos membros.
Angola

"João Lourenço tem de começar a ser ele próprio"

O antigo primeiro-ministro angolano Marcolino Moco defendeu que o atual chefe de Estado de Angola, João Lourenço, "tem de começar a ser ele próprio" e "não um homem virado para o que se fez antes".
Angola

Entrada em vigor do IVA em Angola foi adiada

A entrada em vigor do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) em Angola, prevista para 01 de julho próximo, foi adiada para outubro.
Angola

Angola necessita de 300.000 dadores de sangue

Segundo Leonardo Inocêncio o país continua abaixo das suas necessidades de sangue a nível das hemoterapias, mas disse que existe "empenho para se inverter a situação".
Angola

Angola precisa de 1.800 milhões para energia

Angola necessita de mobilizar 1.772 milhões de euros para interligar os quatro sistemas de energia do país e garantir ligação entre estados vizinhos.
Angola

Manuel Vicente devolve dinheiro ao Estado angolano

Manuel Vicente e outros antigos altos cargos do governo angolano obrigados a reembolsar ao Estado angolano os empréstimos que requereram as empresas que detém.
Angola

MPLA. Tchizé pode participar mas como militante

139
A deputada angolana Tchizé dos Santos, membro suspensa do Comité Central do MPLA, poderá participar no 7.º Congresso Extraordinário do partido, no sábado, mas só na qualidade de militante de base.
Angola

FMI aprova mais 220 milhões de euros para Angola

O Fundo Monetário Internacional completou a primeira revisão da aplicação do programa de reformas acordado com o Governo de Angola e aprovou um novo financiamento de 219,7 milhões de euros.
Diplomacia

Angola apoia criação de agência humanitária

Chefe da diplomacia angolana defendeu a necessidade de a União Africana (UA) criar a Agência Humanitária de África, para fazer face à deslocação forçada de pessoas resultante de catástrofes naturais
Angola

Angola doa 8,8 milhões para segurança alimentar

1.195
Estas doações somam-se aos 2,3 milhões de euros disponibilizados pela China e aos dois milhões de euros da França, totalizando 15 milhões de euros para o Fundo Fiduciário de Solidariedade Africana.
UNITA

UNITA quer resgatar dirigentes mortos em 1992

Isaías Samakuva, líder da União Nacional para a Independência Total de Angola, afirmou que ainda estão por cumprir "muitos pontos" do Protocolo de Lusaca.
Angola

Aplicação do IVA "não vai inflacionar o mercado"

Para o responsável da Administração Tributária, a preocupação segundo a qual o IVA vai aumentar a generalidade dos preços não deve ser vista como de todo certa.
Angola

João Lourenço quer cooperação entre tribunais

Presidente angolano disse que o papel do Tribunal Constitucional "é muito claro", salientando que avalia a constitucionalidade das leis e garante direitos fundamentais dos cidadãos e liberdades.
Angola

Isabel dos Santos chama Rússia para África

125
No Fórum Económico Internacional de São Petersburgo, a empresária angolana pediu mais investimento dos russos. E destacou os setores da Energia e das Infraestruturas.
MPLA

Tchizé suspensa do MPLA e com processo

A filha do ex-presidente angolano José Eduardo dos Santos acusa João Lourenço de abuso de poder e pede a destituição do chefe de Estado. A deputada foi agora afastada do MPLA.
Sonangol

Sonangol alvo de ataque cibernético

115
A imprensa angolana indicou que a petrolífera estatal angolana Sonangol foi alvo quinta-feira de um ataque cibernético que deixou a empresa paralisada. Terão entrado em mais de 7.000 computadores.
Angola

Governo angolano assina acordo com NFE

Angola assinou um acordo sobre monetização de gás com a NFE Internacional que envolve os ministérios angolanos da Energia e Recursos Hídricos, dos Recursos Minerais e Petróleos e das Finanças.
Petróleo

Angola pede investimento no setor petrolífero

O Presidente incentivou os operadores petrolíferos mundiais a investir em Angola. Governo diz estar "consciente" da realidade e das potencialidades africanas.
Futebol

Angola vs Guiné Bissau, em Penafiel, joga-se dia 8

O jogo entre Angola e Guiné-Bissau de preparação para a Taça Africana das Nações (CAN) de futebol de 2019, previsto para 10 de junho, foi antecipado.
Angola

Angola. Futuro do setor petrolífero em debate

O futuro do setor petrolífero em Angola vai ser discutido em Luanda na conferência "Oil&Gas". O Governo angolano vai pré-anunciar o Concurso de Licitação de Blocos Petrolíferos.
Angola

Angola. Advogados negam desvio de fundos do Estado

Entre os 5 réus está o ex-ministro dos Transportes de Angola, Augusto Tomás. São acusados de peculato, entre outros crimes. As defesas dizem que não há provas.
Angola

Unitel quer entrar no negócio da banca móvel

Diretor-geral da operadora móvel diz que a entrada da banca móvel em África tem ajudado as economias locais e beneficiado os bancos. E antecipa um "grande impacto" na recuperação económica.
Angola

Agência de Petróleos de Angola descobre petróleo

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) de Angola e a petrolífera italiana ENI anunciaram a quinta descoberta de petróleo no Bloco 15/06, nas águas profundas de Angola.
Angola

Savimbi. Herói ou sanguinário? /premium

151
O funeral do ex-líder da UNITA acontece este sábado, 17 anos depois da sua morte. O evento atrai milhares de pessoas e pôs o país a discutir a figura de um homem tão carismático quanto sanguinário.
Angola

PR garante entrega de restos mortais de Savimbi

Presidente angolano, João Lourenço, garantiu ao líder da UNITA que os restos mortais do fundador do maior partido da oposição angolana, Jonas Savimbi, serão entregues sexta-feira.
TAP

TAP. Dívida angolana está completamente liquidada

O governo angolano já tem os seus valores em dívida para com a TAP "completamente liquidados". Quem o diz é o secretário de Estado da Economia de Angola, Sérgio dos Santos.
Angola

Angola já pagou metade das dívidas a empresas

O total da dívida de Angola às empresas portuguesas é de 447 milhões de euros dos quais 50% foram pagos e em breve, segundo o secretário de Estado da Economia, será feito um pagamento de 40 milhões.
Angola

Angola. Restos mortais de Savimbi depositados 

O Governo de Angola depositou os restos mortais do fundador do partido UNITA numa unidade militar no município do Andulo, província do Bié. A cerimónia não contou com presença de familiares.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)