Angola

Angola

Angola quer legalizar taxistas e vendedores de rua

O Governo angolano quer retirar, entre outros grupos-alvo, taxistas, empregadas domésticas e vendedores de rua, do mercado informal, que absorve cerca de 9 milhões de pessoas, um terço da população.
Angola

Projeto da Marginal da Corimba vai mesmo avançar

João Lourenço defendeu que o projeto vai avançar, "independentemente dos construtores". Sobre a anulação do concurso disse apenas ter acontecido por razões de peso.
Angola

Anulado contrato que envolvia Isabel dos Santos

494
O contrato referia-se ao Projeto da Marginal da Corimba, que envolvia também Isabel dos Santos. João Lourenço diz que foram encontradas no contrato sobrefaturações e violações de moralidade.
Angola

Angola. Companhia TAAG volta a ser acompanhada 

A medida foi aprovada pelo Programa de Auditorias de Segurança. A TAAG volta assim a ser acompanhada, uma garantia que, segundo o ministro dos Transportes angolano, implica maior responsabilidade.
Angola

Agência prevê crescimento económico de Angola 

A agência Moody's frisa que os esforços do Governo para limpar a dívida, melhorar a liquidez em dólares e uma melhor implementação do Orçamento vão ajudar a economia do país.
Angola

Angola denuncia chantagem de empresa dos EUA

Duas empresas privadas, uma angolana e outra norte-americana, envolveram-se num negócio que falhou. A empresa norte-americana pede a Angola o reembolso do negócio, avaliado em 42,5 milhões de euros.
Angola

Fitch Solutions alerta sobre reformas em Angola

A Fitch Solutions vinca que os esforços sobre a reforma de João Lourenço "são cruciais para melhorar o crescimento económico a médio e longo prazo, limitando o risco de perturbações sociais".
Angola

Inflação angolana atinge acumulado mais baixo

Segundo o INE angolano o IPCN baixou face aos 1,07% registados em março e a variação acumulada desde janeiro é de 4,40%, com este registo, a inflação nos últimos 12 meses passou de 17,56% para 17,36%.
Sociedade

O adeus ao pau de Cabinda. Mito ou mezinha eficaz? /premium

157
Proibido pela UE 26 anos depois de ter chegado a Portugal, ninguém sabe dizer se o pau de Cabinda funciona ou se faz mal à saúde. Quem tomou também se divide: entre uma noite de prazer ou um fracasso.
Angola

Angola. Lourenço exonera diretor das secretas

Despacho presidencial mantém um dos diretores adjuntos do Serviço de Inteligência e Segurança de Estado e exonera o outro. Medida é justificada com pela nova orgânica do Sinse.
Angola

Angola quer parcerias com São Tomé e Príncipe 

Representantes de ambos os países falaram em vantagens para os dois lados e sublinharam a relação de irmandade que os unes. São Tomé oferece ainda a Angola acesso a território nacional.
Angola

UNITA: Crítica de Tchizé indica "declínio" do MPLA

'Tchizé' dos Santos, deputada do MPLA e filha de Eduardo dos Santos, defendeu a destituição do atual Presidente angolano, João Lourenço. Oposição fala em "declínio" do partido no poder.
Angola

São "muito graves" declarações sobre João Lourenço

O porta-voz do MPLA considerou "muito graves" as declarações da deputada angolana Tchizé dos Santos, que disse que defende a destituição do Presidente de Angola, João Lourenço.
Angola

Lourenço fala em nova era de transparência

O Presidente de Angola diz que o país atravessa uma "nova era" na área do petróleo e gás que resulta da implementação de uma "gestão totalmente transparente nos concursos públicos".
Angola

João Lourenço exonera três secretários de Estado

Os secretários de Estado das Águas e das Obras Públicas foram exonerados por "conveniência de serviço". Loureço nomeou para os cargos José Maria de Lima, Lucrécio da Costa e Carlos dos Santos.
Angola

Presidente quer mais rapidez em novas refinarias

João Lourenço comparou o combustível ao sangue que "nos faz viver" e alertou para a necessidade de investir em refinarias nacionais. Lourenço afirmou que a crise de combustível está já ultrapassada.
Angola

'Tchizé'. "Se quiserem me matar, me matem"

531
A deputada 'Tchizé' dos Santos está à procura de advogados para avançar com um processo de destituição contra João Lourenço e de apoio de deputados para uma Comissão Parlamentar de Inquérito.
CPLP

Angola acolhe exercícios militares da CPLP

Sob o lema "Operações de Apoio à Paz e de Ajuda Humanitária", o "Exercício Felino" será desenvolvido na vila da Catumbela, em Angola pelo facto de a localidade ter sido assolada por inundações.
Angola

Angola. Detidos suspeitos de matarem 2 portugueses

Os dois cidadãos portugueses foram mortos a tiro por vários sujeitos que os tentaram assaltar. As detenções surgem na sequência de uma série de operações policiais e os crimes ocorreram em abril.
Angola

Angola. Deutsche Bank financia setor privado

O financiamento será gerido pelo Banco de Desenvolvimento Angolano. O dinheiro será aplicado para diversificar a economia angolana e fomentar as exportações.
Angola

Angola. Presidente da Sonangol exonerado 

109
João Lourenço exonerou todo o conselho de administração da Sonangol e alegou "conveniência de serviço público". Sebastião Pai Querido Gaspar Martins é o novo presidente da petrolífera.
Angola

Angola. Governo corta orçamento devido ao petróleo

O Orçamento Geral do Estado angolano é de 30.640 milhões de euros mas baixa agora 9%, acompanhando o decréscimo do preço do barril de 68 para 55 dólares. O orçamento foi aprovado em 2018.
Angola

Falta de combustível em Angola

A crise de combustíveis que afeta Angola desde a passada sexta-feira, está gradualmente a paralisar todos os setores produtivos no país e está a originar graves problemas de energia.
Angola

Kwanza volta a bater mínimos face ao euro

A moeda angolana voltou a atingir mínimos históricos, atingindo uma depreciação de 49,305% desde que as autoridades de Luanda começaram a vender as divisas em leilão aos bancos comerciais.
Angola

Angola. Falta de combustíveis faz disparar preços

128
O litro da gasolina em Angola vale 0,44 euros e o gasóleo 0,37 euros. Os preços podem quadruplicar em mercados paralelos. Grande parte dos postos de combustível em Luanda estão fechados.
Angola

Angola. Diretor do turismo quer lei de jogos

Jorge Manuel Calado quer " que os jogos sejam, de facto para Angola, um desenvolvimento económico" e quer levar para o país a experiência que Macau transmitiu na inovação do turismo de jogos.
Angola

BP cede milhões para remover minas angolanas

106
A BP anunciou esta sexta-feira que vai contribuir com um milhão de euros para remover minas terrestres em Angola. A iniciativa vai criar emprego e limpar o equivalente a 40 campos de futebol.
Angola

Chivukuvuku com malária vai para a África do Sul

Depois de estar internado numa clínica em Luanda onde foi visitado pelo Presidente de Angola, o antigo líder da UNITA e da CASA-CE foi transferido para a África do Sul.
Gripe

Morreu em Luanda doente com Gripe A

Uma mulher que esteve recentemente no Brasil morreu, nesta quarta-feita, com Gripe A em Luanda. A doente manteve-se isolada e as pessoas em contacto direto consigo estão sob vigilância médica.
Angola

Gripe A. Governo confirma caso importado

O Ministério da Saúde de Angola indicou ter confirmado, em Luanda, um caso aparentemente importado de Gripe A (H1N1) numa cidadã angolana que esteve recentemente no Brasil.
Angola

Desminagem em Angola limpou 2.000 campos

Apesar da diminuição no número de campos com minas, o Landmine Monitor coloca ainda Angola no grupo de países com a classificação "grave": cerca de 1.000, fruto da guerra civil.
Angola

Angola. Governo recebe empréstimo do Deutsche Bank

O financiamento será utilizado para desenvolver a oferta de bens, emprego e garantir o sucesso da banca e das empresas. A medida visa ainda aumentar a dívida externa de Angola perante os credores.
Angola

Angola. 330 milhões de euros na venda de diamantes

A SODIAM arrecadou 330 milhões de euros pela comercialização de diamentes, o volume total de vendas corresponde a um aumento de cerca de 31,5% em relação ao período homólogo.
Luanda

Quatro mortos e dez feridos em acidentes em Luanda

Vários acidentes em Luanda, durante este fim de semana, provocam quatro mortos e dez feridos. Foram também detidas164 pessoas e apreendidas 16 armas de fogo e quatro viaturas.
UNITA

Exéquias fúnebres de Savimbi no Dia de África?

275
O líder parlamentar da UNITA disse hoje à Lusa que realizar as exéquias fúnebres do líder histórico do partido, Jonas Savimbi, a 25 de maio, Dia de África, "seria interessante".
Angola

UNITA rejeita adiamento das autárquicas de 2020 

LA UNITA, maior partido da posição angolana, rejeitou um eventual adiamento das primeiras eleições autárquicas no país, mas alertou que existem "riscos", por não serem simultâneas.
Voos

Cabo Verde voa para Angola em outubro

O voo comercial das Linhas Aéreas de Angola Luanda / Sal inicia-se segunda-feira, estando previsto o voo de estreia da Cabo Verde Airlines (TACV) para Angola em outubro.
Angola

Angola acredita na ajuda de Macau e China

O diretor nacional do Ministério do Turismo de Angola acredita que Macau e a China podem ser bons parceiros para fomentar a indústria do jogo e do turismo angolano.
25 de Abril

25 Abril. Presidente de Angola envia felicitações

João Lourenço enviou uma mensagem de felicitações a Marcelo Rebelo de Sousa, em que saúda o povo português pela passagem do 45.º aniversário do 25 de Abril de 1974.
BESA

Álvaro Sobrinho estranha notificação por edital

Publicação no Jornal de Angola diz que Sobrinho está "em parte incerta" e dá 50 dias aos sócios angolanos do ex-BESA para contestar pedido de condenação. Gestor diz que a sua morada é "conhecida".
Malária

Angola. 51% das mortes por malária foi de crianças

120
A taxa de incidência da malária em Angola atingiu os 203 casos por cada mil habitantes. Mais de metade das quase 12 mil vítimas mortais tinha entre 0 e 4 anos de idade.
Angola

Polícia angolana reforça patrulhamento 

A polícia angolana anunciou o reforço de efetivos nas zonas onde se pratica o garimpo de ouro no município do Chipindo, província da Huíla, após terem morrido soterrados 16 garimpeiros.
Angola

Malária em Angola: mais de 25.000 mortes em 2 anos

Angola registou nos dois últimos anos um total de 25.781 óbitos provocados pela malária, doença que já atingiu, no primeiro trimestre, 1,2 milhões de casos, informou fonte sanitária angolana.
Angola

Raio mata seis pessoas no Uíge

Uma descarga elétrica provocou a morte a seis pessoas da mesma família e um ferido na província angolana do Uíge, na sequência das enxurradas que caem sobre a região.
Angola

Angola. Libertados 40 independentistas detidos 

Os ativistas foram detidos na sequência da organização de uma manifestação e foram agora libertados devido a pressões internacionais. Estão associados ao Movimento Independentista de Cabinda.
Angola

Luaty: Angola "tem muito caminho a palmilhar"

Luaty Beirão destacou que a imprensa angola continua a ser controlada. Segundo o luso-angolano, também a justiça deve ser melhorada e só a pressão pública pode combater o poder.
País

Ciência. Portugal e Angola juntos na investigação

O secretário de Estado do Ambiente de Angola afirmou que o país tem grandes dificuldades no campo da investigação científica e quer uma tutela com Portugal para formação e aumento de capacidades.
Angola

Mais um cidadão português assassinado em Angola

3.734
Um português de 41 anos, de Montalvo, apareceu morto dentro da viatura num arruamento no sul de Luanda Sul. É o quarto cidadão português assassinado desde fevereiro deste ano e o terceiro deste mês.
Angola

Angola quer liberalização do setor petrolífero

Segundo José Alexandre Barros, a entrada em função de uma nova concessionária vai contribuir para uma maior liberalização do mercado, que necessita da reunião de todas as "condições legislativas".
Angola

Angola. Petróleo rende 6.565 milhões de euros 

A petrolífera Sonagol exportou 45 milhões de barris mas arrecadou menos 192 milhões de euros face ao quatro trimestre de 2018. A China é o principal destino do petróleo de Angola.
Angola

Sócios angolanos do ex-BESA chamados a responder 

O edital do Tribunal Provincial de Luanda convoca as empresas e sócios angolanos do antigo BES Angola a contestarem um pedido de condenação feito pelo banco que aloja os ativos tóxicos do BES.
Angola

Angola. Greve nos transportes dura há quatro dias 

Os trabalhadores reivindicam o aumento do salário em 80% e apenas estão a ser garantidos os serviços mínimos. Segundo os operários, apenas uma das 19 reivindicações foi cumprida.
Angola

Policia angolana detém suspeito de matar português

O Ministério do Interior angolano indicou ter detido um suspeito da morte, no dia 12 deste mês, de um cidadão português nos arredores de Luanda.
Angola

Angola: 58 milhões de euros para 500 mil empregos

193
O Presidente angolano aprovou um decreto em que prevê a disponibilização de 58,3 milhões de euros para combater o desemprego, dando cumprimento à promessa de criar 500.000 empregos na legislatura.
Angola

Taxa de desemprego sobe para 28,8% em Angola

101
A taxa de desemprego em Angola cresceu 8,8% nos últimos dois anos, atingindo 28,8% da população ativa, indica Instituto Nacional de Estatística (INE) angolano.
Angola

Angola é nº 2 de fórum sobre desenvolvimento

Angola assumiu a vice-presidência do Fórum sobre Desenvolvimento Sustentável em África, onde vai coordenar grupos de trabalho relacionados às alterações climáticas e sistemas de inovação tecnológica.
Angola

Angola já tem nova concessionária para o petróleo

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis é nova concessionária do setor, função que era da petrolífera estatal Sonangol, "concluído o quadro legal para o exercício efetivo" da atividade.
Angola

João Lourenço anula concurso para operadora móvel

João Lourenço refere que a Telstar não cumpriu com a apresentação do balanço e apresentação de resultados dos últimos três anos. A empresa tinha vencido o concurso a 12 de abril.
Angola

Angola. Ativistas pedem autárquicas em todo o país

Vários ativistas angolanos que exigem a realização simultânea das primeiras eleições autárquicas em todos os municípios manifestam-se frente ao parlamento
Angola

Luanda. Trabalhadores do Caminho de Ferro em greve

O porta-voz do Sindicato de Trabalhadores dos Caminhos de Ferro de Luando referiu que reinvidicações dos trabalhadores não estão a ser cumpridas. A empresa considera greve "injustificada".
Angola

Angola. Economia contraiu 1,7% em 2018

Contração foi prevista pelo FMI. O PIB angolano cresceu 2,2% durante o quatro trimestre de 2018 e setores de Eletricidade e Água e Intermediação Financeira e de Seguros foram os que mais cresceram.
Angola

João Lourenço confia em relações com Portugal 

Segundo Van Dunem, João Lourenço confia na justiça e na cooperação "aberta e intensa" entre os dois países. A ministra entregou ainda ao presidente angolano uma carta de António Costa.
Justiça

Van Dunem quer cooperação entre Angola e Portugal 

De visita a Angola, a ministra da Justiça prometeu "passar das proclamações à ação concreta". Van Dunem quer dar "passos significativos" na concretização de protocolos de cooperação entre os países.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)