Angola

Angola

FMI diz que Angola consegue evitar resgate

O diretor do departamento africano do FMI disse que é preciso que o país cumpra o acordo de cooperação divulgado esta semana.. Discussões com o Governo angolano começam nas próximas semanas.
Angola

Lourenço promove Eduardo dos Santos a general

123
O Presidente angolano, João Lourenço, promoveu José Eduardo dos Santos ao grau militar de general de Exército, com a sua passagem à reforma.
Angola

BPI admite vender BFA em oferta na bolsa

O presidente executivo do banco, Pablo Forero, diz que está a ser equacionada uma oferta em bolsa para vender parte da posição do BPI no Banco do Fomento Angola. Mas não será este ano.
Fundo Monetário Internacional

ACordo FMI-Angola pode ajudar economia

O departamento de estudos económicos do Standard Bank considerou que o acordo alcançado entre Angola e o FMI pode contribuir para melhorar o clima empresarial e ajudar a diversificação da economia.
Angola

Petróleo. Receitas fiscais atingem máximos 

Estado angolano encaixou quase 950 milhões de euros em receitas fiscais com a exportação de petróleo no mês de março. As vendas globais de petróleo em março ascenderam assim a 2.180 milhões de euros.
Sonangol

Sonangol põe à venda participação em exploração

A Sonangol "tenciona proceder à cedência de parte" dos interesses que mantém em dois blocos de produção de petróleo que se encontram em fase de exploração e que são operados pela Cobalt.
Angola

Parlamento aprova nova Lei da Concorrência

Foi aprovada a nova Lei da Concorrência em Angola. A lei tem como objetivo enfrentar "situações de imperfeições do mercado ainda existentes" na economia angolana.
Angola

Angola. Aprovada Lei do Investimento Privado

Proposta de lei foi aprovada durante a oitava reunião plenária ordinária da Assembleia Nacional. Governo pretende aumentaro Investimento Direto Estrangeiro e reduzir a burocracia.
Angola

Angola. Concurso de seis milhões para medicamentos

Foram lançados, na segunda-feira, três concursos públicos para a aquisição de medicamentos e consumíveis hospitalares por quase seis milhões de euros, em Angola.
Angola

64 mil funcionários públicos com salário cortado

Decisão abrange trabalhadores que apresentaram dados incompletos, estando em ausência do trabalho para licença de formação ou junta médica, mas também por "terem dupla efetividade na função pública".
Angola

Em 18 leilões de divisas, 3 não mexeram no câmbio

Em Angola, em 18 leilões de divisas apenas três terminaram sem qualquer alteração na taxa de câmbio oficial, entre kwanza e euro. Os dados foram divulgados pelo Banco Nacional de Angola.
País

Angola. Remessas dos portugueses caem 30%

Remessas dos trabalhadores portugueses em Angola passaram de 13,08 milhões de euros, em fevereiro do ano passado, para 8,95 milhões. No total mundial, as remessas dos portugueses desceram apenas 2,9%.
Luanda

Luanda. Dois terças das crianças sem vacinação

Vacinação contra a poliomielite, sarampo e rubéola abrangeu até ao momento 35% das crianças. Campanha termina no domingo e o governo provincial de Luanda já tomou medidas para ter inverter a situação.
Angola

Angola. FMI esclarece condições de ajuda económica

Fundo Monetário Internacional disse que as condições do programa económico de apoio a Angola, anunciado esta quarta-feira, são iguais às de um programa de assistência financeira.
Angola

Angola acumula dívida de 11 milhões aos docentes

Estado angolano deve mais de 11 milhões de euros a cerca de 1.500 professores universitários. Ministra admitiu os atrasos e prometeu a sua regularização em "tempo oportuno".
Angola

Voto à liberalização do investimento estrangeiro

Os deputados angolanos votam uma proposta de lei de investimento privado que deixa cair a obrigatoriedade de sócios nacionais terem uma posição de pelo menos 35% no capital social das empresas.
Angola

Sonils em tribunal para pedir readmissão de 250

A comissão sindical da Sonils, subsidiária da petrolífera angolana Sonangol, uma ação em tribunal para tentar a readmissão dos cerca de 250 trabalhadores despedidos.
Angola

Governo angolano vai comprar mais de mil viaturas

A aquisição será feita através de 12 lotes, cada um envolvendo a aquisição de entre três e 361 viaturas. O governo prevê gastar 157,5 milhões de euros.
Educação

Angola. Dois milhões de crianças fora da escola

Apesar de ainda não ser conhecido o número total de dados que o governo está a pedir às províncias, as estimativas apontam para que cerca de dois milhões de crianças estejam fora do sistema de ensino.
Angola

UNITA. "Angola tem o mesmo regime desde 1975"

O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, considerou esta terça-feira que o país "não tem novo paradigma de governação" e o que "impera atualmente em Angola é o mesmo regime de 1975".
Angola

Governo deve intervir na greve de professores

A cooperativa que gere a Escola Portuguesa de Luanda diz que "o Estado português tem de intervir" e tomar decisões no que diz respeito à greve de professores e às suas reivindicações.
Angola

Greve. Professores pedem pagamento de salários

Professores da Escola Portuguesa em Luanda estão em greve porque querem apenas "o pagamento do salário base e do subsídio". Duas mil crianças ficaram sem aulas.
Angola

Tribunal de Luanda adia julgamento de jornalista

Rafael Marques é acusado por João Maria de Sousa de crimes de injúria e ultraje ao órgão de soberania. Tribunal adiou a segunda sessão de julgamento devido a ausência do ofendido.
Angola

Falta de transparência anula concurso para juízes

Foi anulado o concurso para cinco vagas de conselheiros no Tribunal de Contas em Angola. A decisão foi tomada depois de terem sido detetadas irregularidades.
Professores

Luanda. Greve causa incerteza na Escola Portuguesa

O protesto dos professores, com dias de greve interpolados, tem como objetivo a reivindicação de salários. Pais dizem que estão a viver uma guerra em que as principais vítimas são os filhos.
Angola

Partidos que não ouçam povo serão penalizados

Coligação Eleitoral (CASA-CE) afirmou que partidos que não estejam atentos à vontade dos cidadãos vão ser penalizados nas eleições autárquicas. Líder acusou partidos de falta de "insensibilidade".
Angola

Instituto Medicina Tropical aposta em telemedicina

O Instituto de Medicina Tropical português está a apostar na telemedicina em Angola, um projeto que se pretende alargar a todo o país. O projeto já formou 107 médicos angolanos de sete hospitais.
Despedimentos

Joalharia suíça despede depois de saída da Sodiam

Joalharia de luxo pretende cortar 41 postos de trabalho, que justifica com a quebra nas vendas, decisão que surge depois de a estatal angolana Sodiam ter saído daquela empresa.
Angola

Restos mortais de cabo Aquilino deixam Angola

A exumação dos restos mortais do antigo cabo do Exército português Aquilino Silva Gonçalves ficou concluída esta quinta-feira e devem chegar sábado ao aeroporto Francisco Sá Carneiro.
Angola

Greve. MPLA apela a patriotismo dos docentes

O MPLA pede que o Governo chegue a consenso com os professores, que estarão em greve durante 3 semanas. O partido mostrou-se preocupado e apelou ao "patriotismo" dos docentes em prol das crianças.
Mercado Cambial

Angola. Kwanza volta a cair face ao euro

O kwanza angolano voltou a depreciar-se, face ao euro, pela segunda vez numa semana, acumulando uma perda de 31% nos três meses do regime flutuante cambial.
Trabalho

Angola. Multinacional cria 200 postos de trabalho

A Tidewater Marine vai avançar com uma parceria com a Sonangol e criar mais de 200 empregos em Angola, até 2019, num investimento superior a 1,3 milhões de dólares.
Angola

Mau tempo obriga avião a regressar a Luanda

Devido ao mau tempo, um avião que transportava 97 passageiros de Luanda para a província de Huambo teve de regressar ao ponto de partida. Fortes chuvas e nevoeiro impediram o avião de aterrar.
Angola

Angola retoma exploração de bauxite na Guiné

Angola manifestou o interesse em "continuar a desenvolver os projetos" relacionados com a exploração da bauxite e com o setor agrícola na Guiné-Bissau, que já tinham sido iniciados em 2007.
Angola

Angola. Levantamento de edifícios em risco de ruir

O presidente angolano ordenou que se faça um levantamento de todos os edifícios em risco de desabar, quer sejam públicos ou privados. Há vários edifícios em estado de degradação.
Angola

Angola mais atrativa para investidores 

Num relatório da Control Risks lê-se que "Angola é vista como um anfitrião de mais negócios no futuro" mas alerta que o domínio das empresas públicas permanece um desafio para os investidores.
Angola

Angola. Autoridades investigam surto de dengue

As autoridades de saúde angolanas estão a investigar um surto de dengue na província do Cuanza Norte, com 78 casos suspeitos notificados nos últimos cinco dias.
Angola

Angola. Morreu segunda das gémeas siamesas

119
Morreu a segunda de duas gémeas siamesas angolanas. As meninas partilhavam o mesmo coração e fígado e nasceram há duas semanas. O funeral realiza-se na terça-feira.
Angola

Angola. 500 milhões de dólares recuperados

O Ministério das Finanças informou que já recuperou os 500 milhões de dólares transferidos para uma conta em Londres. Dinheiro está na posse do Banco Nacional de Angola.
Luanda

Morreu uma das gémeas siamesas angolanas

Ambas partilhavam o mesmo coração e fígado e tinham nascidas há uma semana em Luanda. O prognóstico da bebé sobrevivente é ainda reservado.
Angola

Angola. O financiamento da comunicação em 2015

O Estado angolano gastou mais de 300 mil euros por dia para financiar a comunicação social pública em 2015, o ano mais recente de contas públicas fechadas, publicadas em março.
Angola

Angola. Professores começam 15 dias de greve

A greve tem origem num caderno reivindicativo que os professores dizem que está há há cinco anos por cumprir. Paralisação termina no dia 27 de abril.
Mundo

Angola quer exportar 150 focas em 2018

310
Angola iniciou em 2017 a exportação de focas vivas, para oceanários e jardins zoológicos de todo o mundo, com uma centena de exemplares, volume que já este ano deverá aumentar para 150.
Mundo

Angola simplifica negócios com petrolíferas 

O Governo angolano vai agilizar a forma de fazer negócios entre operadoras petrolíferas e a Sonangol, reduzindo a burocracia e aumentando a autonomia das empresas investidoras no setor.
Angola

Angola. Professores em greve a partir de segunda

O presidente do SINPROF anunciou que os professores angolanos vão estar em greve a partir de segunda-feira e que esta se prolonga por 15 dias. Nada foi feito para solucionar os problemas, afirma.
Angola

1.200 milhões para baixar preços de combustível

Em 2015, Angola gastou mais de 1.200 milhões de euros para manter os preços artificialmente baixos. Para isso, o Governo atribuía subsídios a todos tipos de combustíveis.
Angola

Angola. Mais dois meses para avaliação à banca

A decisão de prorrogação dos trabalhos por mais 60 dias avaliar o sistema bancário nacional público consta de um despacho deste mês, assinado pelo Presidente angolano.
Angola

Angola. 720 mil doentes de malária em três meses

Angola registou no primeiro trimestre deste ano mais de 720 mil casos de malária, a principal causa de morte no país, que resultou em quase 2.100 óbitos, segundo dados das autoridades sanitárias.
Mundo

Angola. Quase 38 milhões para apoiar agricultura

68 mil famílias angolanas vão beneficiar de dois projetos agrícolas, avaliados em 37,1 milhões de euros, para recuperação agrícola em zonas afetadas pela seca e aumento da produção e comercialização.
Angola

Angola investe 50 milhões no espaço aéreo

Angola vai modernizar o seu espaço aéreo, com um investimento de 50 milhões de euros. A modernização diz respeito aos sistemas e equipamentos mas também ao cumprimento de todas as normas.
Angola

Plano para desenvolver Luanda nas mãos de ministra

A coordenação do plano para desenvolver Luanda, elaborado pela empresa de Isabel dos Santos, está agora nas mãos da ministra do Ordenamento do Território e Habitação. Plano foi aprovado em fevereiro.
Angola

Angola. Jovens exigem demissão de governador 

Vários jovens saíram à rua na cidade angolana de Malanje pedindo a saída de Norberto dos Santos do cargo de governador. Várias fontes relatam casos de viaturas apedrejadas e vandalizadas.
Angola

Angola. ONU vai ajudar na recuperação agrícola

Angola vai implementar durante quatro anos um projeto de recuperação agrícola nas províncias do sul afetadas pelas alterações climáticas, com o apoiado das Nações Unidas.
Angola

Angola. Municípios poderão criar corpos de Polícia

O vice-Presidente da República de Angola, Bornito de Sousa anunciou que há possibilidade de o executivo passar para as autarquias a possibilidade de criação de corpos de Polícia Municipal.
Angola

Angola. Município maior que Holanda sem asfalto 

No extremo leste de Angola, o Alto Zambeze tem 48 mil quilómetros quadrados, aproximadamente o tamanho da Dinamarca, e não tem um único quilómetro de estrada. A região é das mais isoladas do país.
Luanda

Aeroporto de Luanda retoma normalidade

Depois de uma aeronave ter aterrado de emergência em Luanda, o aeroporto voltou à normalidade. Do incidente, que aconteceu na terça-feira, não resultaram quaisquer feridos.
Angola

Angola. MPLA enaltece José Eduardo dos Santos

"Arquiteto da paz", é assim que o MPLA apelida José Eduardo dos Santos no dia em que Angola celebra o 16.º aniversário de alcance da paz, enaltecendo a seu papel na reconciliação nacional.
Angola

Dívida colocada por Angola desce em março

A dívida colocada por Angola em março desceu 75%. A dívida pública governamental já ultrapassou o equivalente a 67% do Produto Interno Bruto (PIB).
Angola

Angola faz levantamento de todos os pensionistas

O Presidente angolano, João Lourenço, ordenou um levantamento sobre todos os beneficiários de pensões do Estado e os que recebem pensões sociais dos órgãos das forças de segurança e de defesa.
Isabel dos Santos

Isabel dos Santos não é "boa" com datas nem contas

410
Empresária angolana está a ser acusada de bloquear o pagamentos de dividendos da Unitel à brasileira Oi e de criar uma empresa nas Ilhas Virgens Britânicas para prestar serviços suspeitos à Unitel.
Angola

Angola perde um dos "filhos mais ilustres"

O vice-Presidente da República de Angola, Bornito de Sousa, escreve que o país perdeu um dos "seus filhos mais ilustres", com a morte do deputado e dirigente histórico da UNITA Almerindo Jaka Jamba.
Angola

Morreu Jaka Jamba, dirigente histórico da UNITA

O deputado e dirigente histórico da UNITA Almerindo Jaka Jamba, um dos últimos negociadores angolanos vivos do Acordo de Alvor, que antecedeu a independência de Angola, morreu aos 69 anos.
Angola

Crescimento de Angola é "bastante mais lento"

O Standard Bank considerou que o crescimento económico de Angola este ano será "bastante mais lento" que os 4,9% previstos pelo Governo. O FMI espera um crescimento de 2,2%.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site