Angola
Angola

Angola. Aprovada parceria Sonangol e Total  

A petrolífera francesa vai juntar-se à Sonangol na comercialização, distribuição e venda de petróleo e derivados em Angola. A parceria já foi aprovada pela entidade reguladora, dois anos depois.
Luanda

Muçulmanos angolanos contestam proibição de culto

A comunidade islâmica pediu esta sexta-feira a João Lourenço, Presidente angolano, a abertura de dezenas de mesquitas encerradas no âmbito da Operação Resgate, por "suposto exercício ilegal".
Angola

FMI. Angola vai ver dívida pública atingir os 95%

Uma revisão do FMI ao crescimento da África subsaariana vê a dívida pública angolana atingir os 95% do PIB ainda este ano. A tendência deve ser invertida já em 2020 e o crescimento continuado.
Eleições em Angola

Angola. Polícia investiga agressão a manifestantes

Vários polícias terão agredido vários manifestantes que impediam a circulação junto a um hospital em Luanda. Das 28 pessoas que protestavam, duas foram hospitalizados, incluindo uma grávida.
Angola

João Lourenço. "Ainda há muito para realizar"

O Presidente da República de Angola fez esta terça-feira o seu habitual discurso sobre o Estado da Nação e falou sobre as necessidades da população, a crise no país e as reformas.
Angola

Polícia angolana dispersa manifestantes ativistas

Os cerca de 20 ativistas angolanos tentaram chegar à Assembleia Nacional, onde o Presidente angolano, João Lourenço, discursa sobre o Estado da nação. A polícia dispersou à froça os manifestantes.
Angola

Teixeira dos Santos ameaça processar Ana Gomes

1566
O antigo ministro das Finanças e presidente do EuroBic disse ao ECO: "Ou prova o que afirma ou será acusada de difamação". Ana Gomes tinha acusado Isabel dos Santos de lavar dinheiro através do banco.
Angola

Isabel dos Santos diz que teve de se endividar

1486
Empresária angolana garante que todo o seu investimento é privado e que por isso teve que fazer dívidas. Ana Gomes reage: "'Lava' que se farta" e "Banco de Portugal não quer ver".
Nobel da Paz

Nobel. Angola felicita primeiro-ministro

129
O presidente de Angola felicitou o primeiro-ministro da Etiópia, pela atribuição do Nobel da Paz e considerou-o como "um exemplo inspirador" .
Angola

Empresários portugueses em Angola mais otimistas 

Na ExpoIndústria, que está a decorrer em Luanda, os empresários portugueses dizem estar otimistas com a recuperação do mercado angolano e querem expandir para mais países vizinhos.
UNITA

UNITA. "Reservas" em duas candidaturas à liderança

Presidente do grupo parlamentar da UNITA terá de apresentar um documento que comprove que renunciou à nacionalidade portuguesa. Já Danda terá de confirmar que tem 15 anos de militância ininterrupta.
Angola

Produção petrolífera cresce para 1.411 milhões

Relatório da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) revela que Angola produziu 1.411 milhões de barris de petróleo por dia em setembro, mais 24.000 face a agosto.
Angola

Suicídio é 2ª causa de morte dos 15 aos 55 anos

2.500 pessoas suicidaram-se em Angola nos últimos cinco anos. A depressão, o stress, a ansiedade e a esquizofrenia fazem parte da lista do quadro de transtornos mentais da população angolana.
Economia

Dívida Pública em África trava economia

O Banco Mundial alertou hoje que a elevada dívida pública nos países da África subsaariana, que deverá rondar os 55% do PIB pode fazer abrandar ainda mais o crescimento económico.
Angola

Angola. Reestruturar Forças Armadas é prioridade

O Presidente da República de Angola colocou o programa de reestruturação das Forças Armadas como uma prioridade do governo, dotando-as de "meios técnicos e equipamentos modernos".
Obras Públicas

Mota-Engil. Novos contratos em Angola e Portugal

A Mota-Engil venceu novos contratos, no valor de 327 milhões de euros, em segmentos diferenciados de obras públicas, serviços de mineração e construção civil, em Angola, Moçambique e Portugal.
Angola

Samakuva deve regressar ao Parlamento

O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, que deixa a liderança do principal partido da oposição em Angola após a eleição do seu sucessor, em novembro, anunciou que vai se candidatar nas autárquicas.
Petróleo

Angola. Mais 2 mil milhões de barris de petróleo

Petrolífera italiana ENI confirmou potencial adicional de mais de 2 mil milhões de barris de petróleo, identificado nas recentes descobertas exploratórias realizadas num dos blocos onde é operadora.
Angola

Angola. Presidente da UNITA não se recandidata

O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, afirmou que o melhor candidato à sua sucessão é aquele que os números mostrarem que reúne "mais simpatia" dos delegados do partido.
Direitos Humanos

Direitos humanos. UE elogia Angola por tratados

União Europeia sublinha o empenho na abolição da pena de morte, na erradicação da tortura e na eliminação de todas as formas de racismo e diz que Angola pode incentivar outros países a seguir exemplo.
UNITA

UNITA: quatro dirigentes candidatam-se à liderança

Mais quatro dirigentes entregaram esta segunda-feira candidaturas à liderança do partido UNITA: AlcidesSakala, Kamalata Numa, José Pedro Catchiungo, Raul Danda.
Angola

Angola abre concurso para minas de diamantes

O objetivo é o aumento de produção, estando a concurso as concessões de Camafuca-Camazambo, com uma área de 1.389 quilómetros quadrados, e Tchitengo, com um total 1.022 quilómetros quadrados.
Cabo Verde

BAI quer tornar empréstimo em aumento de capital

O BAI Cabo Verde alcançou em 2018 resultados líquidos de 100,4 milhões de escudos (906 mil euros), um aumento de 34% acima do exercício de 2017.
Freitas do Amaral

Angola lamenta "perda irreparável" de Freitas

O ministro das Relações Exteriores lamentou com "profunda consternação" a morte de Freitas do Amara e sublinhou o seu "enorme e indelével contributo à luta pela libertação dos povos africanos".
Angola

Angola. Presidente do Tribunal Supremo demite-se

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, recebeu e aceitou o pedido de renúncia apresentado pelo juiz conselheiro e presidente do Tribunal Supremo, Rui Ferreira.
Angola

Angola: proposto 1 milhão contra malnutrição

O Banco Africano de Desenvolvimento quer emprestar um milhão de dólares a Angola para combater a "crise de segurança alimentar", sobretudo nas províncias de Lunda Norte, Bié, Huíla, Namibe e Cunene.
Angola

Angola: menores exportações de petróleo desde 2008

O volume de exportações de Angola previsto para novembro, de 1,2 milhões de barris diários, é o mais baixo desde pelo menos os últimos onze anos.
Angola

Lourenço agradece a Harry pelo trabalho de Diana

O príncipe Harry chegou esta sexta-feira a Luanda. O Presidente de Angola elogiou a visita e agradeceu-lhe pelo trabalho que a mãe, a princesa Diana, fez pelo sofrimento dos angolanos.
Príncipe Harry

Príncipe Harry visita Angola em "parceria ampla"

A embaixadora do Reino Unido em Luanda defendeu que a visita que o príncipe Harry inicia a Angola ocorre num momento de "parceria ampla e profunda" e pode incentivar à adesão do país à Commonwealth.
Angola

Angola. Seca afeta 2,3 milhões de pessoas

Escassez de chuva está a deixar população em situação de "insegurança alimentar" e mais de 192.000 crianças estão em risco de perderem a educação e de se envolverem em trabalho infantil.
Angola

Angola perde financiamento para combater minas

Verbas do Orçamento do Estado diminuíram, assim como financiamento internacional. Estima-se que existam em Angola entre 40 a 60 mil vítimas de minas, número que o governo quer apurar com mais rigor.
Angola

Angola com recessão de 1% este ano

Analistas do maior banco africano pioram ligeiramente a previsão de crescimento para Angola, em 0,1 pontos percentuais, para 2020, antevendo um crescimento de 1,4%, "esperando que o lento declínio
Diplomacia

Governo muda embaixadores em Angola e Cabo Verde

Mandatos em Angola e Cabo Verde terminam, mas ainda não houveram nomeações dos embaixadores, uma competência do Presidente da República mediante proposta do Governo.
Angola

Harry segue os passos da mãe numa visita a Angola

O Príncipe Harry inicia uma visita a África na segunda-feira que inclui no roteiro Angola, onde vai percorrer um antigo campo de minas terrestres visitado há 22 anos pela mãe.
Angola

Angola paga subsídio de Natal em três prestações

213
O Ministério das Finanças de Angola revelou que vai pagar o subsídio de Natal em três prestações, com início em setembro e final em novembro e cita "limitação de recursos financeiros".
Angola

"Zenu" dos Santos começa a ser julgado em setembro

O ex-presidente do Fundo Soberano de Angola José Filomeno dos Santos vai começar a ser julgado a 25 de setembro. "Zenu", como é conhecido em Angola, é acusado de branqueamento de capitais e peculato.
Angola

Angola. Jovens apresentam queixa-crime por tortura

Comandante provincial e o diretor de operações da polícia de Luanda terão praticado "agressões físicas e tortura" contra os jovens ativistas durante e depois de uma manifestação contra o desemprego.
África

Santos Silva elogia contributo de Angola para paz

O ministro dos Negócios Estrangeiros elogiou o contributo de Angola para a paz na região da África Central e salientou que a relação entre a União Africana e a União Europeia é "uma prioridade".
Angola

Angola pede apoio à CPLP para combater seca

O secretário de Estado das Águas angolano, Lucrécio Costa, pediu apoio à Comunidade de Países de Língua Portuguesa para combater a seca prolongada que assola o sul do país.
Angola

Angola. Novos contratos para explorar gás

Contratos de concessão dos dez blocos petrolíferos nas bacias do Namibe e Benguela vão permitir aos operadores explorar o gás natural encontrado. Da descoberta à produção decorrem cerca de 5 anos.
Angola

Angola inicia legalização de confissões religiosas

Angola vai iniciar o processo de legalização de confissões religiosas no próximo mês, existindo 94 entidades que apresentaram já pedidos de constituição de comissões instaladoras.
UNITA

UNITA inicia candidaturas para novo líder

O principal partido da oposição angolana procura novo líder e o processo começa esta segunda-feira. Adalberto da Costa Júnior é forte candidato para suceder a Isaías Samakuva.
Angola

Angola. Alterações climáticas são "ameaça séria"

Governo angolano reconhece a vulnerabilidade do país às alterações climáticas, ao referir que constante variação climatérica apresenta-se com "recorrentes secas, inundações e aumento da temperatura".
Sustentabilidade

CPLP. Desenvolvimento sustentável é avaliado

265
São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Moçambique e Angola ocupam as posições 95, 96, 136 e 149, respetivamente, num total de 162 países avaliados em novo relatório sobre desenvolvimento sustentável.
Angola

Angola. Governo tem programa "sólido" para seca

O MPLA, partido no poder em Angola, garante ter um programa "bastante sólido" para acudir as populações afetadas pela seca no sul do país, rebatendo críticas recentes sobre alegada "insensibilidade".
Angola

Reforma no setor petrolífero em conferência

Angola participa, de 9 a 11 de outubro próximo, na conferência anual promovida pela "Africa Oil & Power", a decorrer na África do Sul, na qual abordará a situação do setor petrolífero.
Angola

Luanda. Ex-governador pede abertura de instrução

Advogado de defesa do antigo governador de Luanda, Higino Carneiro, requereu a abertura da instrução contraditória do processo em que o arguido é indiciado de suposta má gestão durante tempo de cargo.
China

China investiu 20.000 milhões de dólares em Angola

O embaixador chinês referiu que Angola é um país com um "grande potencial para o desenvolvimento", realçando que o investimento no país é uma "medida muito importante" para esse efeito.
Angola

Angola. Presidente exonera secretária da Juventude

Fernando Francisco João foi nomeado para o cargo. A substituição acontece dias depois da realização de uma feira de emprego em que a presença massiva de jovens "surpreendeu" a organização.
Angola

UE apoia 3 províncias angolanas afetadas pela seca

A verba aprovada esta segunda-feira é de 12.337.500 euros, que fazem parte de um total de 65 milhões de euros, financiados pela UE. As províncias em questão são Huíla, Cunene e Namibe.
Angola

Angola. Polícia detém 53 pessoas e recupera carros

A polícia angolana deteve 53 criminosos acusados pelo roubo de viaturas, motorizadas, e diversos artigos. 21 viaturas foram recuperadas, assim como algumas armas.
Angola

Luanda reforça hospital com médicos chineses

Uma equipa de médicos chineses vai chegar a Luanda para reforçar o hospital. O Hospital Geral de Luanda é resultado de uma doação da China. Médicos angolanos vão aprender com nova equipa.
Angola

MP acusa ex-ministro de peculato e branqueamento

O ex-ministro da Comunicação e o general Hilário Santos terão adquirido junto do Banco Nacional divisas posteriormente canalizadas para bancos alegando "compromissos do Estado".
Religião

Peregrinos portugueses celebram "Mamã Muxima"

"Mamã Muxima", a maior peregrinação mariana da África subsaariana, recebeu este ano a visita de um grupo de portugueses que vieram celebrar a fé católica com o "povo irmão", em Angola.
Angola

Maria, Fátima ou Mamã Muxima, os nomes da Virgem

As margens do rio Cuanza, o maior de Angola, encheram-se de milhares de cores, tantas como os peregrinos que se congregam na vila da Muxima para celebrarem Nossa Senhora da Conceição.
Angola

Polícia angolana faz apelo contra as arruaças

A Polícia Nacional angolana alertou a população para "não aderir" a atos de arruaças e de vandalismos, "com a finalidade de perturbar a ordem e tranquilidade públicas".
Angola

Angola arrecada 45 milhões em imposto imobiliário

A administração tributária diz que o crescimento das receitas resulta do aumento da consciência fiscal. Nos primeiros sete meses do ano, o imposto patrimonial imobiliário arrecadado cresceu 18%.
Angola

Angola. Problemas de Migração levam a exonerações

O ministro do Interior angolano admitiu problemas no Serviço de Migração e Estrangeiros, o que "motivou a nomeação de um especialista com grande experiência no domínio dos fenómenos migratórios".
Direitos Humanos

Angola assegura que torturas "não existem"

Angola garantiu que "não existem" registos de "torturas e nem qualquer orientação política" com esse fim, referindo que a ratificação da Convenção Contra a Tortura será remetida em setembro à ONU.
Isabel dos Santos

Isabel dos Santos quer "investimento no povo"

Empresária defende que só um "investimento no povo" e "nas comunidades" pode levar à melhoria da economia africana, afirmando que está a trabalhar com "partes interessadas ao longo do espetro".
Angola

Angola. Estados "não podem ignorar" tortura

O governo angolano salientou que os Estados "não podem ignorar ou restringir" a obrigação de proibição absoluta da tortura ou maus tratos "mesmo em tempo de guerras" ou outras "emergências".
Angola

Angola. Privatização afeta investimento português

Programa de privatizações lançado por João Lourenço afeta 195 empresas, algumas com capital português. Caixa Geral de Depósitos, Mota-Engil e Galp são algumas das que detêm participações nas firmas.
Fronteiras

RDCongo. Angola constrói 12 postos fronteiriços

Polícia de Guarda Fronteiras de Angola anunciou a construção de 12 novos postos na extensa fronteira com a República Democrática do Congo para "maior e melhor" controlo da mobilidade entre os países.
Angola

Angola. Presidente substitui 12 chefias

João Lourenço exonerou 12 altos responsáveis, entre eles o comissário-chefe de Investigação Criminal, o comandante do Serviço de Proteção Civil e o diretor-geral do Serviço de Migração e Estrangeiros.
Angola

Presidente angolano na Conferência de Tóquio

O presidente da República de Angola vai participar na Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África. António Guterres será um dos presentes na conferência.
Angola

Angola: Acordo de repatriação para Congoleses

O repatriamento voluntário de 16.177 dos 23.684 refugiados da República Democrática do Congo (RDCongo) que se encontram em Angola começa no dia 16 de setembro.
Angola

Angola. Jovens manifestam-se contra desemprego

Protesto tem como objetivo "relembrar os 500 mil empregos que João Lourenço prometeu" na campanha eleitoral de 2017, antes de ser eleito.
Escravatura

400 anos da chegada de escravos angolanos nos EUA

Diretor do Museus da Escravatura disse que 400 anos da chegada dos escravos angolanos ao território norte-americano devem traduzir-se no "reforço dos laços de amizade e empatia" entre os dois povos.
Angola

Angola quer aprender agricultura com o Chade

Num encontro com Idriss Déby Itno, homólogo do Chade, o presidente angolano apelou à partilha de experiências, designadamente no que respeita à agricultura praticada em áreas desérticas.
Angola

91 M€ em remessas de emigrantes portugueses

As remessas de emigrantes portugueses a trabalhar em Angola cresceram 3,8% no primeiro semestre de 2019, para 91,82 milhões de euros. As remessas dos portugueses a trabalhar nos PALOP aumentaram 2,5%.
Angola

Uganda e Ruanda cessam acusações mútuas

Os Presidentes do Uganda, Yoweri Museveni, e do Ruanda, Paul Kagamé, assinaram o Memorando de Entendimento de Luanda, que coloca fim a acusações mútuas entre os dois países.
Angola

Angola recebe presidentes africanos em cimeira

O encontro visa assinar e reforçar os entendimentos alcançados entre o Uganda e o Ruanda, que contaram com o apoio dos chefes de Estado angolano e da RDCongo. Cimeira foi organizada por João Lourenço.
Acidentes e Desastres

Angola. Morre português em acidente de viação

100
Português Luís Vicente, gerente da empresa agrícola Angopri, tinha 28 anos e morreu num acidente de viação em Malanje, quando o carro em que seguia com mais outro ocupante se despistou.
Angola

TAAG dialoga com pilotos sobre greve em setembro

Pilotos da transportadora angolana TAAG reclamam da "perda do poder de compra dos salários", mas administração admitiu um "possível consenso" entre as partes. Greve está marcada para o próximo dia 5.
Angola

Angola. Sindicato questiona contratação de médicos

Angola possui 6 mil médicos, entre nacionais e estrangeiros, para cerca de 30 milhões de habitantes. Sindicato não é contra a contratação, mas frisa que existem especialistas angolanos sem trabalho.
Diplomacia

Relações de Angola com EUA "são excelentes"

O ministro angolano das Relações Exteriores garantiu que "as relações político diplomáticas, e de cooperação bilateral nos vários domínios entre Angola e os Estados Unidos são excelentes".
Angola

Mulher de 110 anos morta por suspeita de bruxaria

284
Mulher angolana acusada de bruxaria foi assassinada por dois vizinhos. Tinha 110 anos. Segundo a polícia, "basta que se seja velho no bairro" e é-se acusado de prática de feitiçaria.
Angola

Angola. Ministro pede fim da "impunidade"

"Ainda pensam em Angola como um país de guerra e de petróleo", diz Manuel Augusto. O ministro destaca também o investimento "altamente desejável" dos Estados Unidos em áreas como comércio e saúde.
Escravatura

Angola. 400 anos da chegada de escravos aos EUA

178
Angola pretende demonstrar "a sua importância histórica no desenvolvimento dos Estados Unidos da América". Comemorações também acontecem no Museu Nacional da História Afro-Americana, em Washington.
Moçambique

Moçambique aumenta endividamento interno

O Banco Standard só antevê consolidação orçamental a partir de 2020. O departamento salienta ainda a importância da paz no Moçambique, um processo que considera "irreversível".
Angola

Privatizações são um teste à confiança em Angola

O programa de privatizações lançado em Angola vai ser um teste ao executivo de João Lourenço e à confiança mútua entre investidores e Governo, defende advogado da PLMJ
Angola

Angola. Autoridades preocupadas com "falsos sobas"

"Tenho dito que autoridades tradicionais até podem ser, mas da linhagem de Luanda não", frisou o secretário das Autoridades Tradicionais de Luanda, João Adão, que preocupa-se com "invasão de sobas".
Angola

Angola gasta 1,9 milhões mensais com subsídios

Angola gasta cerca de 1,9 milhões de euros por mês com subsídios para mais de 40 mil autoridades tradicionais, e cresce preocupação com a regulamentação da atividade quando existem "muitos fantasmas".
Angola

Angola com 14 mortos por engenhos explosivos

País registou durante este ano 37 incidentes, que resultaram em 14 mortes e 28 feridos. Províncias de Bié, Cuando Cubango e Moxico são as que preocupam mais as autoridades.
Angola

Economist prevê recessão económica em Angola

Documento prevê inflação de 17,8% para este ano "devido ao enfraquecimento do kwanza [moeda angolana] e às descidas das taxas de juro". Analistas dizem que "ambiente operacional ainda é desafiante".
Angola

Angola não sabe quanto ganha com privatizações

O ministro das Finanças angolano diz que o Governo "ainda não tem estimativa de receitas" que terá com a privatização de 195 empresas públicas e admitiu possibilidade de "branqueamento de capitais".
Angola

Angola quer privatizar 195 empresas até 2022

175 destas empresas serão alienadas através do sistema de concurso público, 11 por leilão em bolsa e nove através de oferta pública inicial. Sonangol e TAAG são duas das empresas que constam na lista.
Angola

PGR de Angola não teve em conta imunidade

A Procuradoria-Geral da República (PGR) de Angola reconheceu que a notificação enviada ao ex-Presidente do país José Eduardo dos Santos não teve em conta a imunidade de que este goza.
Angola

Angola realiza 'roadshow' em prol de direitos

Primeiro 'roadshow', no âmbito do primeiro concurso público para a atribuição de direitos mineiros para a prospeção e exploração de diamantes, ferro e fosfato, acontece no dia 27 deste mês em Luanda.
Angola

Angola ganha 207 milhões com diamantes

A comercialização de 1,5 milhões de quilates de diamantes permitiu a Angola arrecadar 232,8 milhões de dólares (207 milhões de euros). As províncias da Lunda Sul e Lunda Norte lideram neste comércio.
Angola

Angola com primeiro mestrado em Segurança Pública

O curso, considerado pelas autoridades como uma mais-valia para o país, tem um total de 14 unidades curriculares ligadas aos ramos das ciências policiais e criminais, jurídicas e humanas.
Moçambique

Presidente angolano saúda acordo em Moçambique

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, saudou o entendimento alcançado entre o Governo moçambicano e a Renamo para a cessação de hostilidades.
Angola

Chivukuvuku lança novo projeto político em Angola

O Partido do Renascimento Angolano - Juntos por Angola é a segunda força política angolana que Abel Chivukuvuku vai liderar, depois do seu afastamento da CASA-CE.
Angola

Angola vai recuperar 370 quilómetros de estradas 

Foi aprovado um orçamento de cerca de 175 milhões de dólares para o Plano Nacional de Salvação de Estradas (PNSE), projeto que visa recuperar cerca de 370 quilómetros de estradas do país.
MPLA

Pacote autárquico angolano divide oposição e MPLA

Grupos técnicos do parlamento estão a trabalhar para fundir duas propostas de leis. O líder do grupo parlamentar do MPLA disse que os trabalhos procuram encontrar o consenso para chegar a unanimidade.
Angola

Petróleo de Angola rendeu 8,5 mil milhões

A Sonangol e as suas associadas exportaram, no segundo trimestre de 2019, cerca de 121,8 milhões de barris, gerando uma receita bruta de 8,5 mil milhões de dólares (7,62 mil milhões de euros).
Angola

João Lourenço: mais investimento contra desemprego

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, apelou, em Luanda, a um aumento do investimento, sobretudo privado, para combater o desemprego que atinge mais de um quarto da população angolana.
Angola

Desabamento em mina de diamantes faz nove mortos

218
Mineiros teriam descoberto um diamante de grandes dimensões, que levou a que várias pessoas acorressem ao local. As vítimas encontravam-se a cerca de 15 metros profundidade quando as terras desabaram.
Angola

Trabalhadores da rádio pública suspendem greve

Paralisação estava marcada para segunda-feira, mas foi suspensa depois de os trabalhadores terem chegado a um "entendimento com administração". Pediam aumentos salariais e melhores condições.
Angola

Angola. Houve "ligeiro refrescamento do executivo"

106
O Presidente de Angola disse que procedeu a um "ligeiro refrescamento do executivo" para que os governantes recentemente nomeados possam contribuir para a resolução dos problemas do povo.
Incêndios

Notícia sobre golas antifumo é "irresponsável"

3646
Eduardo Cabrita diz que notícia revela "desconhecimento de questões técnicas que a Autoridade Nacional de Protecção Civil já esclareceu".
Angola

Angola. Presidente demite três ministros 

O presidente angolano demitiu o ministro da Economia, da Agricultura e do Interior. Manuel Neto da Costa assume a pasta da Economia.
Angola

Angola quer apostar na CPLP para baixar desemprego

A cooperação entre os Estados-membros da CPLP poderá ajudar a fomentar a atividade agrícola e industrial, diz ministra. Um em cada quatro jovens com idades entre os 15 e 24 anos está desempregado.
Cooperação económica

De braço dado com Angola

O momento político angolano é propício à criação de laços baseados na reciprocidade e na igualdade de tratamento, sem complexos de nenhuma espécie. A história foi o que foi, o presente está em curso.
Angola

Angola. China e Portugal lideram no investimento 

Segundo a Agência de Investimento e Promoção das Exportações deste país africano deram entrada no país 155 novos projetos privados avaliados em 1,3 mil milhões de euros.
Economia

Angola. Queda de 0,4% no crescimento

A economia angola apresenta um crescimento negativo de 0,4% no primeiro trimestre do ano. As atividades que mais contribuíram para este cenário foram a estração e refinação do petróleo e gás natural.
Angola

Angola. 241 cooperativas de diamante licenciadas

O licenciamento destas cooperativas decorre da estratégia do governo para o combate ao garimpo e ao tráfico ilícito de diamantes, no âmbito da denominada "Operação Transparência" existente desde 2018.
Angola

Angola. Prevê-se uma estagnação económica 

Segundo a FocusEconomics, o crescimento angolano estará em baixa devido ao aumento das importações e da queda do setor petrolífero. Em 2020, prevê-se um aumento de 1,6% do PIB.
Mercados Financeiros

Efacec emitiu obrigações de 58 milhões de euros

Emissão foi colocada exclusivamente junto de investidores institucionais espanhóis e portugueses e pretende financiar o crescimento do negócio da Efacec.
Angola

Parlamento angolano aprova IVA para outubro

A entrada em vigor do IVA, com uma taxa de 14%, estava prevista para este mês, depois de um primeiro adiamento em janeiro.
Guerra Colonial

Angola. Liga procura 1.500 soldados sepultados

133
A Liga dos Combatentes identificou os 187 locais onde podem estar os militares portugueses. Agora, quer confirmar a localização e recuperar os restos mortais.
Angola

Angolanos criticam aumento da eletricidade

A população angolana queixa-se do aumento do custo de vida, sobretudo na cesta básica e serviços essenciais, considerando a medida do governo "preocupante e prejudicial".
Tribunais

Tribunal Constitucional contraria juiz Ivo Rosa

741
Juiz considerou inconstitucional artigo que permite ao MP arrestar bens sem autorização de um juiz. Tribunal superior não lhe deu razão, mas decisão tem voto vencido do presidente Costa Andrade.
Angola

Angola. Movimentos em moeda estrangeira permitidos

206
O Banco Nacional de Angola autorizou os clientes bancários angolanos, particulares, a movimentar as contas em moeda estrangeira, embora ainda com algumas restrições.
Angola

Petróleo crucial para a estabilidade de Angola

O banco Standard considerou que o programa de reformas estruturais em Angola, juntamente com o fortalecimento do setor petrolífero, são cruciais para garantir o regresso à estabilidade.
Angola

Mil milhões para crédito ao setor privado angolano

O Governo angolano anunciou que o Banco de Desenvolvimento de Angola vai disponibilizar 1.000 milhões de dólares para o crédito ao setor privado, numa linha de financiamento do Deutsche Bank.
Angola

Angola nega discriminação de VIH/Sida nos vistos

ONU colocou Angola no leque de países que exige o exame de VIH/Sida aos estrangeiros que pedem autorização para viajar para o país. Governo diz que os angolanos não são "apologistas da discriminação".
Aveiro

Oliveira do Bairro. MP acusa presidente e autarcas

Arguidos terão aprovado orçamento de receitas contrário ao estabelecido. Valor ascendeu a 1.424.081,33 euros. MP pediu perda de vantagens. Câmara vai comentar caso esta terça-feira.
Angola

Angola com medidas de restrição de VIH em viagens

As Nações Unidas continuam a pedir que sejam abolidas todas as formas de restrições relacionadas ao VIH. 11 países ainda impõe restrições de entrada e habitação com base nesse critério.
Angola

Má nutrição severa já matou 73 crianças angolanas

Números registados até à presente data representam um aumento em 30% dos óbitos, comparativamente com o mesmo período de 2018. No total, em 2018 foram registadas 123 mortes pela doença.
Angola

Angola. Mercado informal absorve 60% da população

A taxa de emprego em Angola atingiu, em 2018, cerca de 60% da população ativa, no entanto a maioria está na economia informal.
Angola

Angola registou na época balnear 526 mortes 

Do total de afogamentos, 244 mortes foram em rios, 151 em praias marítimas, 126 em poços de água, tanques, lagoas, inundações, fossa sética e reservatórios de água, e cinco outras em piscinas.
Angola

Angola: criticados testes de sida em recrutamentos

A deputada angolana Eulália Rocha condenou "a exigência de testes" de VIH/Sida nos processos de recrutamento de algumas instituições em Angola, considerando ser uma "atitude inaceitável".
Angola

Angola quer elevar conectividade da internet

A ideia, segundo Paulo Araújo, é levar Angola para os mesmos patamares da Europa, onde a taxa de conectividade ronda os 80% do uso, contra a de 27% em Angola.
Angola

Angola quer proibir uso de sacos de plástico

Um total de 12,4 milhões de sacos plásticos são distribuídos diariamente em Angola. O país africano quer proibir o uso de sacos de plástico, com as autoridades a alertar para consequências ambientais.
Ferro Rodrigues

Ferro Rodrigues reforça cooperação com Angola

O presidente da Assembleia da República vai encontrar-se com João Lourenço, presidente angolano, e visitar locais história de Luanda. Visita inicia na quinta-feira e termina dia 11.
Nações Unidas

Angola. ONU pede revisão da lei sobre VIH/sida 

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento defende a revisão da Lei sobre o VIH/sida em Angola. ONU diz que lei contém omissões como a "vulnerabilidade das mulheres e raparigas" à infeção.
Estados Unidos da América

Angola e EUA contra criminalidade internacional

Os dois governos assinaram um memorando que vai permitir a Angola beneficiar da experiência dos EUA no domínio policial, sobretudo, da troca de informações, para a prevenção e combate à criminalidade.
Angola

Angola quer mais investimento privado

Ministro do Comércio angolano afirmou que espera mais investimento privado chinês no seu país, reconhecendo excesso de intervenção estatal nas relações comerciais com a China.
Angola

PR angolano em Cuba para reforçar cooperação

João Lourenço vai encontrar-se com o seu homólogo cubano, Miguel Díaz-Canel, para discutir acordos sobre educação, saúde, assistência e proteção social e cultura.
Angola

Angola. Tribunais com autonomia administrativa

Foi assinado esta sexta-feira um protocolo que concretiza a separação de poderes, a independência do poder judicial e a autonomia administrativa e financeira dos tribunais em Angola.
Angola

IVA entra em vigor em Angola a 1 de outubro

Entrada em vigor do IVA em Angola já tinha sido adiado por duas vezes. Angola é o único país da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral onde ainda não vigora o imposto.
Angola

Angola. 190 empresas públicas serão privatizadas

Serão privatizadas companhias dos setores da agricultura, indústria, turismo, transportes, telecomunicações, finanças e mineiro. O processo já está em curso e visa a "melhoria do tecido produtivo".
Angola

ONG de VIH/Sida quer estatuto de utilidade pública

"Apesar de estarmos a trabalhar há 25 anos, os nossos documentos continuam parados no Ministério da Justiça", disse a presidente de direção da ONG, Teresa Cohen.
UNITA

Novo líder da UNITA eleito em novembro

Novo líder da UNITA será eleito no XIII congresso ordinário do maior partido da oposição em Angola, que vai ocorrer entre 13 e 15 de novembro deste ano.
Banco Espírito Santo

Membros do ex-BESA contestam acusação do BES 

Um acionista e um ex-gestor do Banco Espírito Santo Angola contestaram a acusação do BES às decisões que tomaram numa assembleia-geral em 2014. Acusações resultaram na perda de participação do BES.
Futebol

Djalma, o ex-Porto que evitou a derrota de Angola

A seleção angolana começou a perder com a Tunísia na estreia na CAN mas acabou por conseguir empatar. Djalma Campos, que é filho de Abel Campos, marcou o golo que evitou a derrota de Angola.
Portugal 2020

UE. Portugal é 7.º país com menos pedidos de asilo

Portugal foi, em 2018, o sétimo país da UE com menos pedidos de asilo, 1.285 no total, a maioria vindos de Angola, num ano em que estas solicitações de ajuda internacional caíram na região.
Assassinato

Ex-cônsul honorário da Guiné em Luanda assassinado

134
José Isaac Monteiro da Silva tinha sido atingido com três tiros por desconhecidos na terça-feira de manhã. Acabou por morrer no domingo na clínica da capital angolana onde estava internado.
Angola

Nova mexida no governo de Angola

Carolina Cerqueira abandona a pasta da Cultura para passar a ser ministra de Estado na Área Social. Atual secretária de Estado da Cultura sobe a ministra.
MPLA

Passado angolano "mina combate à corrupção"

O secretário de Estado da Comunicação Social de Angola admite que as "forças do passado" angolano se estão a "reorganizar para minar o processo" de combate à corrupção.
MPLA

Comité central do MPLA alargado para 497 membros

No sétimo congresso extraordinário do MPLA o Comité Central do partido passa dos atuais 363 para 497 membros, um aumento de 134 novos membros.
Angola

"João Lourenço tem de começar a ser ele próprio"

O antigo primeiro-ministro angolano Marcolino Moco defendeu que o atual chefe de Estado de Angola, João Lourenço, "tem de começar a ser ele próprio" e "não um homem virado para o que se fez antes".
Angola

Entrada em vigor do IVA em Angola foi adiada

A entrada em vigor do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) em Angola, prevista para 01 de julho próximo, foi adiada para outubro.
Angola

Angola necessita de 300.000 dadores de sangue

Segundo Leonardo Inocêncio o país continua abaixo das suas necessidades de sangue a nível das hemoterapias, mas disse que existe "empenho para se inverter a situação".
Angola

Angola precisa de 1.800 milhões para energia

Angola necessita de mobilizar 1.772 milhões de euros para interligar os quatro sistemas de energia do país e garantir ligação entre estados vizinhos.
Angola

Manuel Vicente devolve dinheiro ao Estado angolano

Manuel Vicente e outros antigos altos cargos do governo angolano obrigados a reembolsar ao Estado angolano os empréstimos que requereram as empresas que detém.
Angola

MPLA. Tchizé pode participar mas como militante

139
A deputada angolana Tchizé dos Santos, membro suspensa do Comité Central do MPLA, poderá participar no 7.º Congresso Extraordinário do partido, no sábado, mas só na qualidade de militante de base.
Angola

FMI aprova mais 220 milhões de euros para Angola

O Fundo Monetário Internacional completou a primeira revisão da aplicação do programa de reformas acordado com o Governo de Angola e aprovou um novo financiamento de 219,7 milhões de euros.
Diplomacia

Angola apoia criação de agência humanitária

Chefe da diplomacia angolana defendeu a necessidade de a União Africana (UA) criar a Agência Humanitária de África, para fazer face à deslocação forçada de pessoas resultante de catástrofes naturais
Angola

Angola doa 8,8 milhões para segurança alimentar

1195
Estas doações somam-se aos 2,3 milhões de euros disponibilizados pela China e aos dois milhões de euros da França, totalizando 15 milhões de euros para o Fundo Fiduciário de Solidariedade Africana.
UNITA

UNITA quer resgatar dirigentes mortos em 1992

Isaías Samakuva, líder da União Nacional para a Independência Total de Angola, afirmou que ainda estão por cumprir "muitos pontos" do Protocolo de Lusaca.
Angola

Aplicação do IVA "não vai inflacionar o mercado"

Para o responsável da Administração Tributária, a preocupação segundo a qual o IVA vai aumentar a generalidade dos preços não deve ser vista como de todo certa.
Angola

João Lourenço quer cooperação entre tribunais

Presidente angolano disse que o papel do Tribunal Constitucional "é muito claro", salientando que avalia a constitucionalidade das leis e garante direitos fundamentais dos cidadãos e liberdades.
Angola

Isabel dos Santos chama Rússia para África

125
No Fórum Económico Internacional de São Petersburgo, a empresária angolana pediu mais investimento dos russos. E destacou os setores da Energia e das Infraestruturas.
MPLA

Tchizé suspensa do MPLA e com processo

A filha do ex-presidente angolano José Eduardo dos Santos acusa João Lourenço de abuso de poder e pede a destituição do chefe de Estado. A deputada foi agora afastada do MPLA.
Sonangol

Sonangol alvo de ataque cibernético

115
A imprensa angolana indicou que a petrolífera estatal angolana Sonangol foi alvo quinta-feira de um ataque cibernético que deixou a empresa paralisada. Terão entrado em mais de 7.000 computadores.
Angola

Governo angolano assina acordo com NFE

Angola assinou um acordo sobre monetização de gás com a NFE Internacional que envolve os ministérios angolanos da Energia e Recursos Hídricos, dos Recursos Minerais e Petróleos e das Finanças.
Petróleo

Angola pede investimento no setor petrolífero

O Presidente incentivou os operadores petrolíferos mundiais a investir em Angola. Governo diz estar "consciente" da realidade e das potencialidades africanas.
Futebol

Angola vs Guiné Bissau, em Penafiel, joga-se dia 8

O jogo entre Angola e Guiné-Bissau de preparação para a Taça Africana das Nações (CAN) de futebol de 2019, previsto para 10 de junho, foi antecipado.
Angola

Angola. Futuro do setor petrolífero em debate

O futuro do setor petrolífero em Angola vai ser discutido em Luanda na conferência "Oil&Gas". O Governo angolano vai pré-anunciar o Concurso de Licitação de Blocos Petrolíferos.
A página está a demorar muito tempo.