Angola

Unitel

O novo diretor da Unitel promete "transição suave"

O novo diretor-geral da Unitel, Miguel Geraldes, pretende promover uma "transição suave" na maior operadora de telecomunicações em Angola, que desde terça-feira tem um novo conselho de administração.
Angola

Privatização da angolana TAAG ainda este ano

Angola quer lançar privatização parcial da companhia aérea este ano. Ministro dos transportes admite que plano de renovação de frota previa modelo da Boeing suspenso por razões de segurança.
Resolução do BES

Faltava informação para garantia de Angola ao BES

O Tribunal Administrativo de Lisboa diz ficou provado que "o BES não forneceu ao Banco de Portugal as informações necessárias à elegibilidade da mesma para efeitos prudenciais".
Angola

Pelo menos 3 pessoas morreram nas chuvas em Luanda

Das 3 vítimas, 2 fora arrastadas pela corrente da água e uma morreu por eletrocussão. Residências, igrejas, instituições de saúde e ensino estão inundadas devido às chuvas que caíram sobre Luanda.
Angola

Isabel dos Santos reeleita para a Unitel

Isabel dos Santos foi reeleita por unanimidade para o conselho de administração da operadora angolana Unitel, para o período 2019/21, entrando a equipa em funções até 6 de maio próximo.
Angola

Governo detetou 148 cursos superiores ilegais

O governo angolano detetou cinco universidades e 148 cursos superiores ilegais desde 2018, legalizou 104 e deu um prazo às instituições para criarem condições para os restantes 44.
Angola

Direitos Humanos. EUA elogia avanços de Angola

Governo de Trump enalteceu os passos dados contra a corrupção, a favor da liberdade de expressão e a descriminalização da homossexualidade e referiu que Angola pode ser um exemplo na região.
Angola

Estado angolano deve milhões a empresa de água

Segundo o diretor da Empresa Pública de Águas de Luanda, a dívida acumulada da empresa ascende a cerca de 167 milhões de euros e, deste valor, 100,2 milhões de euros "são dos organismos do Estado".
Angola

Angola. UNITA reclama sobre nomeação de juízes

Em causa está a nomeação de pelo menos quatro juízes de tribunais superiores, realizada por João Lourenço há um ano. A UNITA considera que a nomeação viola a lei e a Constituição.
Angola

Angola. Cientistas e financiamento são prioridades

A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação angolana adiantou ainda que o país quer aproveitar "a mais valia que Portugal tem" para "reforçar a capacitação humana" na investigação.
Angola

Buscas suspensas na mina da Huíla

A operação de resgate para encontrar garimpeiros que possam estar soterrados numa mina de ouro em Angola estão suspensas e não há previsão de quando serão retomadas.
Angola

Jornalistas consideram "fake news" acauteláveis

Os órgãos de comunicação social angolanos consideraram que a preocupação de verificar sempre a informação ao seu alcance deve ser constante e que "há sempre mecanismos" para o efeito.
Angola

Temporal provoca 13 mortos em Benguela

Pelo menos 13 pessoas morreram, entre as quais quatro crianças, e dezenas de residências ficaram danificadas na sequência de um temporal que assolou o litoral da província angolana de Benguela.
Angola

Angola. Poder nada pode fazer contra diamantíferas

O poder tradicional dos sobas angolanos nas Lundas nada pode fazer contra o das diamantíferas, que expulsam as comunidades locais de terrenos seculares e põem em causa o desenvolvimento agrícola.
Angola

Angola. Socorro em mina prossegue 

As operações de remoção da terra que soterrou uma mina de ouro artesanal em Angola continuam a decorrer, embora nada indique que se possam encontrar mais vítimas além das 13 registadas.
Angola

Angola. 13 mortos em desabamento de mina

As autoridades temem que haja mais vítimas mortais no desabamento da mina, na província de Huíla. Continua por resgatar um número indeterminado de pessoas.
Petróleo

Angola vai licitar 55 novos blocos de petróleo

A estratégia da nova Agência Nacional de Petróleos e Gás (ANPG) prevê também a continuação do estudo das bacias interiores do país, para avaliar oportunidades de licitação de novos blocos.
Angola

Angola é exemplo do modelo de exploração da ENI

O presidente executivo da petrolífera ENI disse que até agora a empresa perfurou "21 poços com uma taxa de sucesso de 86%" em Angola, o que equivale a "uma produção de mais de 150 mil barris por dia".
Angola

Angola. Banco central avalia ativos de 12 bancos

O programa de avaliação dos ativos dos 27 bancos comerciais que operam no país foi elaborado tendo em conta a subida do rácio de incumprimento entre 2016 e 2017, que aumentou de 12,6% para 28%.
Angola

"Mão firme" contra corrupção em Angola

Na abertura do ano judicial em Angola, Rui Ferreira pediu ainda aos operadores de justiça rigor nas punições a homicidas e violentadores de crianças e justiça para quem é inocente.
Angola

Estado angolano lesado em mais de 4.100 milhões

O Presidente angolano, João Lourenço, considerou esta quinta-feira, “no mínimo, chocante e repugnante” o relatório sobre os investimentos privados realizados com recurso a “avultados fundos públicos”.
Angola

Polícia admite "excesso" em morte de vendedora

Na terça-feira, um agente da polícia angolana disparou contra uma mulher de 29 anos, com "fortes indícios de inobservância dos princípios de atuação policial" e "excesso de uso de força".
Angola

Angola. Banco Mundial disponibiliza 870 milhões

O dinheiro disponibilizado pelo Banco Mundial servirá para apoiar "três áreas fundamentais" em Angola, como o apoio orçamental, segurança e proteção social e setor das águas.
Angola

Bispos preocupados com violência contra mulheres

O arcebispo de Luanda defendeu que as pessoas "devem aprender que agredir uma mulher ou qualquer outra pessoa é crime", acrescentando que é necessário denunciar os crimes de violência doméstica.
Angola

Eni anuncia "grande descoberta" de petróleo

A petrolífera italiana Eni anunciou uma "grande descoberta" de petróleo ao largo da costa de Angola, no âmbito do projeto Agogo, e que poderá ter reservas entre 450 a 650 milhões de barris de crude.
Angola

Angola e Finlândia querem mais consultas politicas

Angola e da Finlândia querem promover uma parceria abrangente, intenção que ficou vincada com a assinatura, em Luanda, de um memorando para o estabelecimento de mecanismos sobre consultas políticas.
Angola

Angola. Consumidores processam operadora Zap

142
A Associação Angolana dos Direitos do Consumidor reprova o reajuste dos serviços por parte da operadora detida por Isabel dos Santos defendendo um aumento de "15% e não mais".
Angola

Angola quer apoio da UE para diversificar economia

Para o ministro das Relações Exteriores angolano, Manuel Augusto, "a União Europeia representa hoje uma força política económica cada vez mais ativa" nas relações do país.
UNITA

UNITA: angolanos "continuam a morrer" em Cabinda

Para o presidente da UNITA, a atuação dos órgãos de defesa e segurança em Cabinda, Angola, tem sido "extremamente radical". "Recomendamos a necessidade da humanização", sublinhou.
Rating

Moody's aponta Angola com dívida a subir

Para a agência financeira, o"perfil de crédito de Angola reflete uma 'Baixa' força económica" com "perspetivas económicas modestas". Os peritos lembram ainda que a solidez financeira é 'Muito Baixa'.
Angola

Voos diretos Lisboa-Benguela podem chegar em 2020

Lisboa e a província angolana de Benguela, Angola, poderão vir a ter um voo direto em 2020, dependendo da conclusão do processo de certificação do aeroporto da Catumbela.
Angola

Marcelo, banhos de multidão e história revisitada

Os banhos de multidão não traduzem por inteiro o estado das relações entre Portugal e Angola. O desanuviamento só é de saudar se for acompanhado por medidas concretas e não se limitar a frases feitas.
Ministério da Agricultura

"Passo seguinte é dotar Angola com vacinas"

Segundo Capoulas Santos, a ideia é acreditar Angola com alguns laboratórios de referência, que são "essenciais" para a defesa dos consumidores. Visita a Angola foi avanço "avassalador" na política.
Presidente Marcelo

"Há realidades em que sou cavaquista"

224
Da história do avô às "raízes" que definem o destino, viagem de Estado de Marcelo fez-se de emoções, tal como os primeiros três anos de mandato. Mas, calma: há realidades em que Marcelo é cavaquista.
Angola

Marcelo em Angola: Promessas e saudade  

151
Na despedida oficial no Palácio Presidencial, Marcelo e João Lourenço assinaram comunicado conjunto com promessas de acompanhamento bilateral. Primeira reunião é já nos próximos meses.
Angola

Angola. Fortes chuvas suspendem comboios

A circulação de comboios no ramal entre Luanda e o Dondo está suspensa temporariamente, tendo sido cancelados os comboios de passageiros Luanda-Dondo-Luanda, programados para sábado.
Marcelo Rebelo de Sousa

Amor em Angola. A política (quase) não entra /premium

253
"É um exemplo para os governantes africanos". Catumbela repetiu a dose de multidão do Lubango. Marcelo não pára de contornar seguranças. Só fala de amor, amor, amor. Política não entra.
Angola

"Catumbela ama você". Banho de abraços a Marcelo

422
O Presidente da República tinha mais de 3 mil pessoas à espera em Catumbela, Angola. O caminho até lá fez-se numa simbólica viagem de comboio pelos históricos caminhos de ferro de Benguela.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo dá lição de "amor" a empresários

525
Porque é que as relações Portugal-Angola estavam tão frias? Marcelo explica: era preciso amor. Porque "não se ama a humanidade no abstrato". Eis o discurso do PR no Fórum Económico. Sim, económico.
Angola

Vídeo: Marcelo engolido em 2h de abraços em Angola

1.569
O Presidente da República deixou populares e deputados à espera por mais de duas horas em Lubango, Angola. Viajou pendurado no carro durante 10km para cumprimentar todos os que o esperavam no caminho.
Marcelo Rebelo de Sousa

2 horas pendurado no carro a acenar. "Ia caindo"

4.234
Um "banho de multidão que fica para a história", admite. "Ultrapassou todas as minhas expectativas". A chegada de Marcelo a Lubango foi uma enchente. Tanto, que PR deixou comitiva à espera mais de 2h.
Marcelo Rebelo de Sousa

Lourenço pede ajuda a Marcelo para as autárquicas 

177
De irmão mais novo para irmão mais velho e experiente, João Lourenço apelou à ajuda de Portugal na eleições autárquicas de 2020 -- vai ser a primeira vez que Angola realiza eleições para o poder local
Angola

Marcelo-professor e a indireta a Neto de Moura

367
Voltou às vestes de professor e só as despiu quando uma "aluna" o questionou sobre revisão constitucional. Constituição não deve ser rígida, mas, sobre isso, um PR só pode desabafar para a almofada...
Angola

Angola. 486 mortes por malária desde 2019

Uíge teve o maior número de casos e óbitos, seguida de Benguela. Entre 28 de janeiro e 3 de fevereiro, a quinta semana epidemiológica do país, foram notificados 119.966 casos, com 166 óbitos.
Marcelo Rebelo de Sousa

Portugal/Angola estão numa relação à prova de bala

131
Portugal e Angola estão numa relação à prova de irritantes e de imprevistos. Prova disso são os 35 acordos celebrados em 6 meses e os dois terços da dívida certificada de Angola que já está a ser paga
Angola

Marcelo furou programa e fugiu para o Carnaval

827
Marcelo aterrou em Luanda a dizer que incidente diplomático relacionado com o bairro da Jamaica era “insignificante”-- e um estadista só se preocupa com o “importante”. Depois, fugiu para o Carnaval.
Marcelo Rebelo de Sousa

É feriado em Luanda: o Ti Celito está a chegar

218
Jornais e televisões angolanos não falam de outra coisa. Não há trânsito. É feriado e Marcelo chega às 17h - hora prevista para o desfile de Carnaval. Nem o diferendo "Jamaica" deverá estragar a festa
Angola

Marcelo em Angola para visita de Estado

O Presidente português chega esta tarde a Luanda para uma visita de Estado de quatro dias a Angola que começa oficialmente na quarta-feira e se estende às províncias de Benguela e Huíla.
Angola

Filhos de ex-presidente. Lourenço nega perseguição

130
Níveis de corrupção eram insustentáveis, defende Presidente angolano, mas nega perseguição a filhos de Eduardo dos Santos. Sonangol fica na Galp e vem aí uma boa surpresa para Portugal.
Angola

Estudantes angolanos em universidades estrangeiras

A iniciativa governamental vai permitir aos estudantes angolanos "beneficiarem do contacto com as experiências formativas e científicas e dos efeitos da aprendizagem em contexto de alta exigência".
NBA

NBA África vai abrir portas a jogadores angolanos

O basquetebol africano vai passar a contar em 2020 com a disputa de uma liga profissional, composta por 12 equipas de diferentes países, entre as quais Angola, potência da modalidade em África.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Jamaica. MNE não confirma pedido de desculpas

187
Luanda afirmou não haver "qualquer irritante" nas relações entre Portugal e Angola. Mas MNE negou o alegado pedido de desculpas de Portugal e os sindicatos da PSP mostraram-se "agradados".
Angola

Angola expulsa mais de 1.900 estrangeiros

Além dos 1.905 estrangeiros que Angola expulsou, foram também detidas 1.511 pessoas por imigração ilegal. Onze estrangeiros foram ainda convidados a abandonar o país por permanência ilegal.
Angola

Dívida do Estado a empresas não é matéria especial

O ministro das Relações Exteriores de Angola afirma que dívida entre Angola e Portugal "está a ter o seu tratamento normal" e assinalou a necessidade de ter em conta a regularização fiscal.
Angola

Vistos para Portugal. Angola promete novidades

Manuel Augusto referiu a impossibilidade de haver reciprocidade na atribuição de vistos, uma vez que Portugal está "condicionado" às regras do Espaço Schengen e da União Europeia.
Angola

Jamaica. Angola diz que Portugal pediu desculpa

2.065
O governo angolano diz que "não existe qualquer irritante" nas relações entre Angola e Portugal e sublinha que as autoridades angolanas acompanharam, em conjunto com as portuguesas, todo o processo.
Moçambique

Polícias de Angola Moçambique colaboram mais

Os dois países promovem troca de professores e alunos. A colaboração prevê ainda a realização de seminários, cursos de pós-graduação e formações de especialização de curta duração.
Angola

Angola espera "mais-valias" da visita de Marcelo 

O empresário acredita que há boas perspetivas face à visita de Marcelo Rebelo de Sousa e aposta que "as coisas vão correr de forma normalíssima".
Exportações

Exportações portuguesas para Luanda diminuem 15%

Entre os principais produtos exportados para Angola no ano passado constam as máquinas e aparelhos (24,8%), seguida de agrícolas (14,3%) e químicos (12%). Já as importações mais do que triplicaram.
Presidente Marcelo

Marcelo encontra-se com PR são-tomense

Presidente portuguêsestará no domingo em São Tomé durante algumas horas. Agenda inclui jantar com homólogo são-tomense, Evaristo Carvalho.
Angola

Angola. Oito deputados passam a independentes

Os deputados angolanos alegam "um conjunto de vicissitudes" que têm "atrapalhado o normal desempenho" da coligação de partidos. Os deputados vão permanecer na Assembleia Nacional como independentes.
Angola

Acionistas angolanos têm de pagar 600 milhões à Oi

271
Acionistas angolanos da Unitel, Isabel dos Santos incluída, foram condenados em tribunal arbitral a pagarem mais de 600 milhões à Oi por violações do acordo com a antiga PT.
Angola

Angola. Movimento de Cabinda retoma a luta

317
O movimento independentista alega a "contínua e crescente militarização de Cabinda pelas Forças Armadas Angolanas (FAA)", contudo, salienta que "nunca quis a guerra e sempre abriu as portas à paz".

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)