O conhecido escritor da saga literária As Crónicas de Gelo e Fogo, George R.R Martin, admitiu que gostaria de transformar algum do seu trabalho não publicado num conto. Ao Guardian, o autor norte-americano explicou que tem milhares de páginas que não foram utilizadas nos respetivos livros que, entretanto, alcançaram fama mundial (a primeira obra foi publicada em 1996).

“Há capítulos e parágrafos descartados (…) Porque eu sigo as personagens e, às vezes, elas levam-me a becos sem saída. Então, no final, provavelmente terei dezenas de milhares de palavras ou até mesmo centenas de milhares de palavras de material não utilizado”, disse à publicação inglesa, no decorrer do Festival Internacional do Livro de Edimburgo, que decorre até 25 de agosto. 

Enquanto algum desse trabalho corresponde, sobretudo, a esboços de capítulos, existe um segmento que foi eliminado do quinto livro que poderá ter outro destino que não o lixo: “Há, pelo menos, um capítulo eliminado do quinto livro (…) que estou tentando a publicar enquanto uma espécie de conto”, explicou.

O livro a que Martin se refere corresponde ao título Dance with dragons (A Dança dos dragões, em português) e é o mais recente livro da saga, além de ser parte da base para a quinta temporada da aclamada série televisiva A Guerra dos Tronos, diz o Independent — o drama fantasioso emitido pelo canal HBO já superou a série Os Sopranos e tem uma média de mais de 18 milhões de visualizações por episódio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR