Se um turista mais incauto passar na pequena cidade norte-americana de Twinsburg, no Ohio, num fim de semana de agosto, pode pensar que bebeu demais. Mas a visão a dobrar tem uma explicação. Chama-se Twins Days, é um festival anual que junta milhares de gémeos para uma festa de três dias, mas ao qual os cientistas sem um irmão gémeo não faltam, já que o evento serve também para a ciência recolher dados relevantes sobre o corpo humano.

Desfiles, competições sobre as semelhanças dos gémeos e fotografias, muitas fotografias (algumas delas na fotogaleria deste artigo) são um regalo para participantes e público que assiste a este festival, que já tem 39 anos de história. Este ano o tema foi a moda e os gémeos capricharam na originalidade.

TWINSBURG, OH - AUGUST 3:  Dressed as the Statue of Liberty Jeanette Meadows and her twin sister Geneva Petitt pose for a photo August 3, 2002 at the Twins Days Festival in Twinsburg, Ohio.  (Photo by Mike Simons/Getty Images)

©Getty Images

Para além de gémeos a perder de vista, Twinsburg regista nesse fim de semana a maior concentração de cientistas do ano na cidade, pela oportunidade única de verificar teses sobre comportamentos diferentes e correspondente efeito em duas pessoas fisicamente iguais. Por exemplo, juntar pares de gémeos em que um dos dois fume e comparar as diferenças físicas que o tabaco provoca.

De acordo com o The Atlantic, cirurgiões plásticos, psicólogos, dentistas, dermatologistas, ginecologistas, imunologistas e até investigadores criminais já fizeram descobertas importantes para as suas investigações neste festival. O próximo Twins Days já está marcado para os dias 7, 8 e 9 de agosto de 2015. Se tem um gémeo, anote em ambas as agendas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR