438kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

11 de Setembro

Terrorismo

Há 11 anos morria bin Laden, o líder da Al-Qaeda

A ofensiva durou cerca de 40 minutos, e cinco pessoas, incluindo Osama bin Laden e um dos seus filhos, foram mortas durante o ataque.
Prisão de Guantánamo

Guantánamo. 20 anos de medo e julgamentos sem fim

Após 20 anos, os mais importantes terroristas continuam por julgar dentro daquela que é uma "nódoa" na história da democracia dos EUA, nas palavras de Obama. A fotogaleria da prisão de Guantánamo.
Livros

O 11 de Setembro na ficção literária

Vinte anos após a tragédia, este é um olhar sobre a influência que os acontecimentos de 2001 tiveram na literatura americana, de Don DeLillo a a Jonathan Franzen. Um ensaio de Jaime Nogueira Pinto.
Fact Check

Taxa de bagagem vem do 11 de setembro?

Publicação viral alega que a partir do 11 de setembro de 2001 começaram a ser cobradas taxas de bagagem. É falso. Tal só aconteceu a partir de 2007 nos EUA.
Marcelo Rebelo de Sousa

11 de Setembro. Marcelo: "Não podemos esquecer"

Presidente homenageou as vítimas do 11 de Setembro e encontrou-se com portugueses que participaram nas operações de socorro e de reconstrução e com uma sobrevivente portuguesa, em Nova Iorque.
11 de Setembro

Marcelo visita memorial ao 11 de Setembro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visita hoje o memorial do 11 de Setembro, em Nova Iorque, onde depois terá uma reunião com o secretário-geral da ONU, António Guterres.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo visita memorial do 11 de setembro

No domingo, o Presidente da República irá prestar homenagem às vítimas dos atentados de 11 de setembro de 2001, que mataram quase três mil pessoas.
Terrorismo

O melhor dia para atentar é o 11 de Setembro

Tendo os autores do 11 de Setembro sido movidos pelo ódio ao Ocidente, duas décadas passadas, voilà, quase todos os ocidentais também odeiam o Ocidente. Portanto, parabéns a todos nós!
Fátima

Bispo de Fátima evoca 11 de Setembro e Afeganistão

O cardeal António Marto evocou também a viagem apostólica do Papa Francisco à Hungria e à Eslováquia, onde procurará "abrir caminhos da reconciliação e de esperança".
11 de Setembro

O pior regime… com excepção de todos os outros

Vinte anos depois do 11 de Setembro, vale a pena voltar a defender a democracia — o pior regime, com excepção de todos os outros, como declarou Winston Churchill.
11 de Setembro

11 de Setembro. FBI divulga documento secreto 

Na semana passada, Biden ordenou que documentos classificados sobre investigação ao 11 de Setembro fossem divulgados. Relatório de 16 páginas versa sobre ligações de terroristas à Arábia Saudita.
Al-Qaeda

Líder da Al-Qaeda, dado como morto, surge em vídeo

Ayman al-Zawahri, dado como morto no final de 2020, apareceu este sábado num vídeo divulgado para assinalar o 20.º aniversário do 11 de Setembro. Faz referência a ataques recentes e pede nova guerra
11 de Setembro

11 de Setembro. EUA desclassificam documentos

Documento do FBI reforça as suspeitas de implicação do Governo saudita nos atentados do 11 de Setembro, sem, no entanto, fornecer as provas que esperavam os familiares das vítimas.
11 de Setembro

Líderes internacionais lembram vítimas do 9/11

Do Reino Unido à Austrália, foram inúmeros os líderes internacionais que assinalaram este sábado os 20 desde os atentados terroristas de 11 de setembro nos EUA. "Jamais esqueceremos", disse Macron.
11 de Setembro

Trump acusa Biden de incompetência no Afeganistão

"Teremos dificuldades para nos recuperar do constrangimento que essa incompetência causou. Joe Biden e a sua administração incompetente capitularam", acusou Donald Trump.
11 de Setembro

11/9. Homenagens e apelos à luta contra terrorismo

Cerimónia começou às 8h46 locais (13h46 em Lisboa) — hora do embate do primeiro de dois aviões numa das duas torres gémeas. Biden recordou "um dos momentos mais sombrios da nossa história".
Quando o Mundo Parou

"Regresso de Liverpool? Viemos todos em silêncio"

O dia 11 de setembro de 2001 tinha tudo para ser um dia feliz para o Boavista. O guarda-redes Ricardo conta as emoções depois do empate em Anfield, num regresso que só aconteceu a pedido do Governo.
Quando o Mundo Parou

Soares e o "primeiro monumento do 9/11 do mundo"

João Soares era em 2001 presidente da CM Lisboa. Quando soube dos atentados, tinha acabado de reunir por causa do Euro 2004. O futebol ficou para depois: só quis ligar à filha, que estudava nos EUA. 
Quando o Mundo Parou

"Se conhecessem a sua crença, não fariam isto"

O imã da Mesquita Central de Lisboa, Sheik David Munir, estava a celebrar um funeral quando soube do ataque. Considera que a islamofobia aumentou, mas confessa: "Há demasiados ataques de muçulmanos".
11 de Setembro

Barack Obama elogia os "heróis" da tragédia

"Uma coisa que ficou clara no '11 de setembro', e tem ficado clara desde então, é que a América sempre foi o lar de heróis que correm em direção ao perigo para fazer o que está certo", disse Obama.
Desporto

Thorpe, a máquina esquecida e o 11 de setembro

A vida e a carreira do super atleta australiano Ian Thorpe, que além de ter "escapado" quase por obra do acaso ao 11 de setembro, colecionou medalhas mas também sofreu com a mente e a sexualidade.
11 de Setembro

A reconstituição em tempo real do 11 de Setembro

Ao longo do dia, o Observador vai publicar uma série de tweets para reconstituir em tempo real todos os acontecimentos que marcaram o 11 de Setembro de 2001.
11 de Setembro

11 de Setembro. A TV à procura da obra definitiva

No aniversário da data histórica, não faltam opções no streaming. Mergulhámos nas memórias dolorosas, nas análises políticas e nos relatos ao minuto — e sim, no polémico documentário de Spike Lee.
Quando o Mundo Parou

"Aquilo, na verdade, foi uma bomba!"

Carlos Encarnação, antigo secretário de estado e deputado do PSD em 2001, foi o autor do voto de pesar pelas vítimas do atentado do 11 de Setembro.
Quando o Mundo Parou

"Sem segurança não há verdadeira liberdade"

Luís Marques Mendes considera que os ataques terroristas às torres gémeas acabaram por conduzir, de forma inevitável, a uma redução da privacidade
Quando o Mundo Parou

"Surpreendeu-me a lentidão da reação"

O histórico dirigente socialista Manuel Alegre salienta que foi apanhado de surpresa, tanto pela natureza do ataque como pela lentidão da resposta inicial dos Estados Unidos.
11 de Setembro

Onde é que estamos no 11 de Setembro?

É uma lição mil vezes ensinada e raras vezes aprendida: os vermes aproveitam as brechas. Pelos escombros das Torres Gémeas passaram os oportunistas da nova ordem ali iniciada, e essa ordem era o caos.
11 de Setembro

O primeiro dia mais longo do século XXI

O mundo mudou no dia 11 de Setembro de 2001. A nossa perceção do mundo também se transformou. Mas o rumo das mudanças deveu-se, em grande medida, à forma como os EUA geriram a sua política externa.
11 de Setembro

11 de Setembro: estamos mais seguros?

Temos de perceber que a luta contra o terrorismo deve ser abrangente, universal e centrada na defesa dos nossos direitos e valores fundamentais.
11 de Setembro

9/11: 20 anos de um caminho ainda a ser trilhado

Somos hoje uma sociedade mais preocupada com a responsabilidade de quem nos governa. Somos, simultaneamente, mais ignorantes pela recusa em aprender as humildes lições do dia que mudou o mundo.
11 de Setembro

11/9. "Na TV disseram que o meu pai tinha morrido"

Avalon Giuliano vive em Portugal, mas no 11 de setembro estava em Nova Iorque. Foi noticiado que o seu pai (famoso) tinha morrido nos ataques, mas nesse dia não foi à reunião no WTC porque fazia anos.
11 de Setembro

As lições do 11 de Setembro em três perguntas

A resposta ao 11 de Setembro foi adequada ou há risco de um novo ataque? Foram os EUA que criaram a al-Qaeda e os talibãs? Qual o impacto na geoestratégia global? Ensaio de Bruno Cardoso Reis
Quando o Mundo Parou

Os sons do 11 de Setembro minuto a minuto

Vinte anos depois, reconstituímos os dez momentos decisivos dos atentados que pararam o mundo, com sons da época e 20 depoimentos de quem acompanhou em Nova Iorque ou à distância. Ouça aqui.
Quando o Mundo Parou

"No Ground Zero, despedi-me dos meus filhos"

No dia 11 de Setembro, Scott Strauss, policia de NYPD, foi chamado de urgência para o Ground Zero. Resgatou dois polícias com vida. “Despedi-me dos meus filhos naquele dia”.
Quando o Mundo Parou

"Miolo das Torres Gémeas derreteu"

Tiago Abecasis estava numa reunião em Londres. "Todos os telemóveis começaram a tocar". Engenheiro civil explica a destruição do edifício: "ruiu por dentro, a estrutura resistiu".
Quando o Mundo Parou

"Soube imediatamente o pânico que ia causar"

Nuno Sampaio conhecia bem a estrutura das Torres Gémeas. "Soube imediatamente o pânico que ia causar". O medo não mudou o "futuro da arquitetura" e os arranha-céus viram para ficar.
Quando o Mundo Parou

"É irónico que o terrorista fosse um arquiteto"

Nuno Grande viu o atentado com "arquitetos de todo o mundo". Recorda o dia em que viu um arranha-céus a "cair como um castelo de cartas" e conta a história do terrorista que era também ele arquiteto.
Quando o Mundo Parou

"Imagem que tive foram os filmes de Bruce Willis"

No 11 de setembro, Rui Pereira era secretário de Estado da Administração Interna. Ataque em Nova Iorque foi como ver um filme de ação. "Foi preciso pensar nos modelos dos sistemas de informações".
Quando o Mundo Parou

"Achámos que era um filme, mas era a realidade"

José Luís Peixoto esteve em Nova Iorque um ano depois do 11 de setembro. O escritor diz que ainda sentiu viva a dor coletiva da cidade e dos EUA. Havia até "receio de um novo ataque um ano depois"
Quando o Mundo Parou

"Foi uma experiência de grande responsabilidade"

Em 2001, Nuno Severiano Teixeira era Ministro da Administração Interna. Foi o gabinete que o informou dos atentados. Foram a “confirmação de uma tendência” de transformação do fenómeno da segurança.
Quando o Mundo Parou

"CNN deu o meu pai como morto, não era verdade"

Avalon Giuliano, cidadã americana a viver em Portugal, estava em Nova Iorque. O pai era para estar nas Torres Gémeas no dia do ataque, mas não esteve.
Quando o Mundo Parou

"Não é impossível que o 11 de setembro se repita"

José Correia Guedes, antigo comandante da TAP, relata o primeiro voo que fez depois do 11 de setembro. "Dois passageiros foram amarrados com cintos e tivemos que aterrar de emergência em Fortaleza"
Quando o Mundo Parou

"Se acontecia aos EUA, o mundo não estava seguro"

Isabel Alçada assistiu ao atentado em Lisboa. Estava na torre das Amoreiras a fazer castings para a série Uma Aventura. "Naquele momento percebi  que o terrorismo tinha meios que não se imaginavam".
Quando o Mundo Parou

"Impressionado por não voltar a ver as torres"

Joaquim de Almeida estava em Portugal no dia do ataque. "Vivi 27 anos em Nova Iorque, aquelas torres sempre estiveram ali. Quando regressei, olhei pela janela do quarto e elas já não estavam lá". 
Quando o Mundo Parou

"A cidade estava cheia de bandeiras Americanas"

Rui Veloso viajou para Nova Iorque no dia 5 de Outubro, tinha assistido ao atentado em Lisboa. "A cidade estava toda assarapantada. As pessoas parecia que estavam a acordar de um sonho mau".
11 de Setembro

O fim de 30 anos de Excepcionalismo liberal

O 11 de Setembro acabou mesmo por mudar o mundo e a América e num sentido desfavorável aos norte-americanos, apesar de alguns sucessos na resposta dos EUA aos ataques. Ensaio de Tiago Moreira de Sá
Quando o Mundo Parou

"Foi o jornal mais marcante das nossas vidas"

Júlio Magalhães, Andrea Neves e Paulo Camacho estavam em direto quando o primeiro avião embateu na Torre Norte. Depois das “asneiras”, confusão e falta de informação chegou a notícia: “É um atentado”.
11 de Setembro

11 de Setembro: portugueses com receio diário

O presidente da Associação Cívica Portuguesa de Nova Iorque diz que o 11 de Setembro foi uma clara "prova" da "necessidade de uma associação 'umbrella'" para passar informações ao governo português.
11 de Setembro

António Vitorino recorda 11 de setembro nos EUA

António Vitorino, então comissário europeu para a Justiça e Assuntos Internos, havia entregue, em julho, um pacote de medidas de combate ao terrorismo e cooperação entre forças policiais.
Oficina da Liberdade

Vinte anos depois

Não fosse o 11 de Setembro e os 20 anos que se lhe seguiram e nunca teria sido possível a actual narrativa única de um estado de emergência permanente que tudo regula, controla e dispõe.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.