A 15.ª Festa do Cinema Francês traz 25 filmes em antestreia a 18 cidades e aldeias, a começar em Lisboa, a 2 de outubro, no Cinema São Jorge. Uma homenagem a Alain Resnais e um ciclo dedicado a Marcel Pagnol são alguns dos destaques da programação, apresentada esta terça-feira.

Sob o tema da diversidade, a escolha dos filmes pretende “mudar a imagem da França, matar os clichés e mostrar um país diversificado”, disse Azouz Begag, diretor do Instituto Francês de Portugal (IFP), na apresentação do programa, em Lisboa. No 15.º aniversário, o objetivo do “maior evento da França em Portugal” é chegar a 50.000 espetadores.

A programação divide-se em quatro secções: a principal, com 25 filmes em antestreia, o Universo de Animação, um ciclo de quatro filmes de homenagem a Marcel Pagnol e também uma homenagem ao recentemente falecido Alain Resnais, esta última com um ciclo de 10 filmes, entre os quais as antestreias de “Aimer, boire et chanter” e “Vous n’avez encore rien vu”, com exibição marcada na Cinemateca Portuguesa.

Entre as antestreias está o filme de abertura, “La cour de Babel”. O público que se deslocar até ao Cinema São Jorge no dia 2 de outubro, às 21h00, vai poder ver um documentário de Julie Bertuccelli sobre uma turma de alunos chegados de vários países, como a Sérvia, a Irlanda, o Brasil, a China ou o Senegal, e que durante um ano vão aprender a língua francesa. É a primeira vez que a Festa abre com um documentário.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Outro dos filmes a manter debaixo de olho, agora no campo da comédia, é “Les Combattants”. A estreia de Thomas Cailley nas longas-metragens ganhou os três principais prémios da Quinzena dos Realizadores, mostra paralela à programação do festival de Cannes. Foi a primeira vez que um filme venceu nas três categorias na mesma edição.

Anne Fontaine, realizadora de “Coco Avant Chanel”, é uma das convidadas da Festa do Cinema Francês. A razão é a antestreia do seu novo filme “Gemma Bovery”. Jean-Pierre Sinapi (“Camping à la Ferme”), Pascal Tessaud (“Brooklyn”) e Fabianny Deschamps (“New territories”) são os restantes realizadores convidados.

A novidade desta edição é a Festa na Aldeia, onde vários filmes franceses serão projetados num ecrã insuflável, em quatro aldeias de Miranda do Douro (Vila Chã de Braciosa, Palaçoulo, Malhadas e S. Martinho), e duas de Vila Verde (Lage e Escariz). Os bilhetes para a Festa, apadrinhada este ano pelo Movimento DansasAparte, custam 3,50 euros, mas o preço pode variar em algumas das salas.

A 15.ª Festa do Cinema Francês vai passar por estas 18 cidades:

Lisboa: 2 – 12 outubro
Seixal: 4 – 10 outubro
Coimbra: 6 -10 outubro
Portimão: 9 – 11 outubro
Porto: 13 – 19 outubro
Faro: 21 -26 outubro
Braga: 28 – 30 outubro
Guimarães 31 outubro – 4 novembro
Beja: 4 – 9 novembro
Leiria: 6 – 8 novembro
Caldas da Rainha: 6 – 8 novembro
São Pedro do Sul: 7 – 9 novembro
Viana do Castelo: 11- 14 novembro
Almada: 12 – 16 novembro
Setúbal: 13 – 15 novembro
Aveiro: 20 – 21 novembro
Santarém: 21, 22 e 23 novembro
Funchal: 25, 26 e 28 novembro