684kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Extrema Esquerda

Política

Um terço dos europeus vota em partidos populistas

Investigação feita em 31 países revelou que, em 2022, 32% dos eleitores da Europa optaram por partidos populistas de extrema-direita ou de extrema-esquerda.
Política

A equivalência (proibida) dos extremos

Esta obsessão do Chega e BE pela morte é muito provavelmente patológica, mas pode muito bem ser um reflexo dos resultados que as propostas económicas destes dois partidos obtêm quando aplicadas.
Debate

As linhas vermelhas das linhas vermelhas

É importante recuperar o propósito das linhas vermelhas, que deve ser utilizado num quadro de diálogo ao invés de ser uma arma de partidarismo com o único objetivo de afastar opositores políticos.
Papa Francisco

Francisco no fio da navalha. 

O Papa Francisco introduziu no coração do catolicismo a fragmentação ostensiva entre o bom-progressismo e o mau-conservadorismo sem inverter os termos, como se não houvesse mau-progressismo.
Espanha

O jogo que a “direita” aceitou perder

A “fatwa” socialista aterroriza tanto os principais partidos de “direita” que estes, na ânsia de se distinguirem dos “radicais”, com frequência se esquecem de se distinguir do socialismo.
Extrema Esquerda

A polarização da esquerda

A identidade do populismo de esquerda afirma-se na medida em que nega o outro, seja ele a casta, a elite, a oligarquia ou o status quo, o neoliberalismo ou os que procuram consenso racional.
Extrema Esquerda

A grande mistificação

Nem os independentistas catalães querem um referendo, nem o PP perdeu por não se ter afastado do VOX, nem as lições a tirar em Portugal são as que se dizem. O problema é outro. Chama-se derrotismo.
Partidos e Movimentos

O fosso entre os partidos e a sociedade civil

O distanciamento entre os partidos políticos e a sociedade civil tem consequências negativas para a democracia. Não vale a pena gritar contra os extremos quando estes são o resultado dos que gritam.
Extrema Esquerda

O marxismo como doença mental

Vale a pena refletir sobre se os comportamentos extremistas de índole política são fruto de perturbações mentais ou se, pelo contrário, há ideologias que são elas próprias causadoras de transtornos.
Extrema Esquerda

A extrema-esquerda não larga o osso

Os militantes woke, obcecados com a questão da antiga escravatura, fazem agora render o peixe do Conde de Ferreira. A extrema-esquerda quando abocanha não larga.
Bloco de Esquerda

Boulos: "É o nosso papel globalizar a esperança"

O antigo candidato presidencial brasileiro Guilherme Boulos considera que a extrema-direita globaliza o ódio e que a extrema-esquerda deve promover a esperança e valorizar a coragem.
E o vencedor é...

Qual é o conceito de "bónus" para a TAP?

Como o nome indica, bónus é um extra. A pergunta é: quando é que os objetivos foram ultrapassados pela CEO da TAP? Santos Silva acha que a extrema-direita é diferente da extrema-esquerda. Será?
Política

O valor da verdade

Na política, especialmente na nossa, a mentira abunda e a verdade escasseia, porque a promessa, quando parece verdade, nada mais é que um argumento.
Governo

O bloqueio, o alheamento e a ausência 

Metemo-nos num beco sem saída. Por um lado, uma democracia bloqueada por expectativas frustradas. Por outro, uma elite que tudo faz para a manter assim. No meio, a ausência de uma alternativa política
Extrema Esquerda

Resistir é vencer

O mais preocupante nesta infiltração do Bloco nestes movimentos juvenis de defesa das lutas climática é um enviesamento do debate, misturando a velha luta de classes revolucionária com o ambientalismo
Extrema Esquerda

O amor da tirania

O populismo de direita, com todo o seu cortejo de raivazinhas anti-democráticas, e por mais nefasto que seja, me parece menos perigoso do que o amor pela tirania de uma vasta fatia da extrema-esquerda
Democracia

Extremos

A longa duração dos autoritarismos no Brasil, em Portugal ou em Espanha, nos países do Leste, em Cuba, até na Venezuela, mostra como é difícil reverter situações onde alguém consegue poderes absolutos
Ensino Superior

A doutrinação esquerdista no Ensino Superior

A sociedade é patriarcal, o Ocidente é um lugar terrível. O caráter? Já não importa. Personalidade? Irrelevante. Tudo é ideologia, inimigos, cor de pele, luta de identidade. Tudo é caos e revolução.
Guerra na Ucrânia

Gorbatchev, a Ucrânia e a defesa da democracia

“Ser pela paz” é uma falácia quando há um agressor e um agredido. “Ser pela paz” é ser neutro e dar força ao agressor para instalar uma ditadura qualquer.
Democracia

Moderados com coragem

Moderação não pode ser sinónimo de fraqueza. Qualquer moderado se arrepia a ouvir Carlos Moedas dizer que vai falar com o vereador quando confrontado com a possibilidade de homenagear Vasco Gonçalves.
Emmanuel Macron

Macron sem maioria. França está em declínio?

Sem a maioria nas eleições de domingo e com dois partidos extremistas fortes no parlamento, a França de Macron está entre a paralisia e a decadência. Ligue 910024185 e participe no Contra-Corrente.
Identidade de Género

Esquerda Marx na rua, esquerda Modess com governo

Aguardo que deputados e deputadas deixem de se identificar como homens e mulheres para passarem a apresentar-se como pessoa com útero, pessoa sem características definidas ou pessoa com testículos. 
Extrema Esquerda

Aldo Moro 44 anos depois

Ao fim de 44 anos, e bem vistas as coisas, posso arriscar que a esquerda radical dos nossos dias fez o mesmo que Marcello Caetano: a maquilhagem e os métodos suavizaram, mas está lá tudo na mesma.
Extrema Esquerda

Marxismo ao contrário

Muitos dirão que, desde a Revolução dos Cravos, o nosso país não recuperou da sua crónica alergia à direita. Já eu prefiro dizer que aceitou uma patologia autoimune: a chamada esquerdopatia.
Comentário

Votos de Mélenchon podem ir para Le Pen

Resultados das eleições presidenciais francesas dão sinais de "um país que continua dividido". Henrique Burnay, consultor em assuntos europeus, destaca ainda o crescimento da extrema-esquerda.
Liberalismo

Liberal e ambidestra

Por ser liberal posso argumentar convictamente a favor da eutanásia ou da liberalização da cannabis, com uma visão bem diferente do Bloco de Esquerda
Extrema Esquerda

Não celebrem o fim do PCP e do BE

Se a extrema-esquerda se esfumar, o fumo é meramente formal. Na prática, a chama da irracionalidade mantém-se acesa em zonas demasiado vastas da sociedade, que o PS não se importará de acolher.
Extrema Direita

O fim da direita europutinista

Ainda que essa não seja neste momento a principal preocupação de Putin, a verdade é que a invasão da Ucrânia liquidou também esse meticuloso trabalho de anos a cultivar uma direita europutinista.
Guerra na Ucrânia

Guerra e Paz

Vão os países democráticos ceder à chantagem do regime herdado da ditadura soviética, reciclada há mais de três décadas, e entregar os seus restos à corte de um ex-agente do KGB?
Extrema Direita

Vai ficar tudo bem

Como afirmou Garry Kasparov, as sanções têm um custo grande, mas são necessárias. Eu estou disposto a suportar esse custo, na parte que me toca, em prol da liberdade dos ucranianos.
Extrema Esquerda

Libertar Portugal

Para uma direita que está balcanizada e desorientada, uma maioria absoluta do PS, nesta fase, pode ser um momento de viragem para a sua refundação: haja protagonistas e mensagem à altura do desafio.
Observadores

Como descobrir o numero de um ex-FP em 47 minutos

O Observador lança uma série multimedia sobre os “Anos de Chumbo das FP25 de Abril”. A organização terrorista matou 13 pessoas e fez 99 assaltos a bancos entre 1980 e 1987. Como conseguimos fazê-lo?
Orçamento do Estado

OE2022: CDS acusa esquerda de "alguma encenação"

Para o líder centrista, o Bloco de Esquerda, o PCP e os Verdes recorrem a "alguma encenação" para "subir a parada" e levar o Governo a ceder às suas reivindicações.
Extremismo

As lutas culturais - Parte III

Os nossos valores culturais e morais e os nossos projetos sociais são hoje, talvez mais do que nunca, resultado das lutas pela hegemonia cultural.
Homossexualidade

O homofóbico vermelho

Ao contrário do que muitos disseram, Magalhães não é louco nem um desbocado. Sabe muito bem o que faz e o que diz. O ataque foi feito a um político, Paulo Rangel, que poderá ser o próximo líder do PSD
CDS-PP

CDS desafia Costa a afastar-se das esquerdas

"A esquerda e a extrema-esquerda estão a obrigá-lo [Costa] a tomar escolhas completamente erradas", sublinhou o líder do CDS-PP, referindo-se às medidas de natalidade do Orçamento de Estado.
Extrema Esquerda

Os talibãs de trazer por casa 

O “fascismo” é muito perigoso, sobretudo quando é imaginário. Quando é real, há uma forte hipótese de os comunistas o apoiarem. Contra nós.
Terrorismo

Há uma esquerda que gosta do terrorismo

O gosto pelo terrorismo, a compreensão automática do gesto terrorista, vem da infelicidade do pensamento que, por falta de recursos próprios, precisa de imaginar anjos vingadores que o libertem.
25 de Abril

A lógica de Otelo

Nunca houve dois Otelos, nem Otelo foi, ao contrário do que se disse, uma personagem particularmente contraditória. Tudo nele faz sentido e tem até alguma fatalidade.
Política

O "regresso do fascismo"

O regresso dos fascismos e dos regimes autoritários do século passado será pelo menos tão irreal como o regresso dos comunismos e dos totalitarismos de esquerda.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.