266kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Extrema Esquerda

Liberdades

Lisboa já esteve mais longe de Moscovo /premium

806
A “democracia” é o PS, e quem não aceita a hegemonia do PS é porque tem “problemas com a democracia”. O medo e a intolerância são as últimas armas do poder socialista.
Extrema Esquerda

O wokismo é uma crença, não é uma ideologia

Nascido nos Estados Unidos, foi logo adoptado nos países anglo-saxónicos e só recentemente na Europa, aqui enxertado sobretudo numa extrema-esquerda vazia das suas causas sociais.
Bloco de Esquerda

A superioridade imoral do Bloco de Esquerda /premium

1052
Vimos mais uma vez como o Bloco de Esquerda é indiferente a questões como a violência doméstica. O uso que delas faz é oportunista e cínico, apenas para atacar o “sistema burguês”.
Extrema Esquerda

André Ventura seria apenas o primeiro  /premium

1208
Como é óbvio, a melhor convenção do MEL, para o conselheiro Louçã, seria aquela que não se realizasse. Para o conselheiro Louçã, o problema é a liberdade, não é André Ventura.
Extrema Esquerda

Ferro Rodrigues: um revolucionário zangado /premium

416
Sérgio Sousa Pinto representa o PS livre e moderado que Pedroso e a ala radical dos socialistas, e Louçã e o Bloco, querem derrotar de vez. O que não falta em Portugal são revolucionários zangados.
25 de Abril

O Abril deles não é o nosso /premium

1178
A liberdade em Portugal não se conquistou só contra o Estado Novo, mas também, em 1975, contra a esquerda militar e os partidos de extrema-esquerda que agora desfilam na Avenida da Liberdade.
A Sexta Coluna

A bela e nobre tradição de matar fascistas /premium

1213
A grande ameaça à nossa Democracia não é a corrupção, nem o compadrio, nem as injustiças da Justiça, mas os “populistas de extrema-direita”, que arranjam todos os pretextos para manipular o povo.
Francisco Louçã

Mais cinco mentiras de Francisco Louçã

2155
A ideia de que “os comunistas comem crianças” nunca foi usada pela direita, em momento algum da história, em ditadura ou em democracia.
Francisco Louçã

Uma coisa que eu tinha muita curiosidade de saber /premium

201
É esta: quantos anos mais vamos assistir a Francisco Louçã mentir, acusar e insinuar sem nada provar perante o sorrisinho cúmplice dos jornalistas?
Racismo

A ascensão do racismo bom /premium

1188
Segundo a nova doutrina sobre o racismo promovida pela extrema-esquerda, um racista é, por definição, alguém que a extrema-esquerda diz que é racista.
História

Estaline, Hitler, Mussolini, nenhum teve culpa /premium

454
É necessário proteger o nosso passado dos “treinadores de bancada” e de “analfabetos encartados”. Na História não devem existir tabus.
Oficina da Liberdade

Evolução e eugenia das ideias

142
Os vigilantes da correcção política e instigadores dos "cancelamentos" são os eugenistas da mente, os racistas das ideias.
Extremismo

Tolos, impostores e incendiários

611
Parece que, de quando em quando, é preciso lembrar aos arautos do radicalismo de esquerda que, como diz o povo, quem semeia ventos colhe tempestades.
Extrema Esquerda

A revolução em marcha /premium

494
Um dia, talvez muita gente se espante de que, no meio da revolução em curso, tantas boas almas tenham andado a perder o sono por causa da “extrema-direita”.
História

Deputado dinamite e lobos com pele de cordeiro /premium

439
Rebente-se também com a Torre de Belém, os Jerónimos, o Convento de Mafra e outros edifícios financiados com fundos cuja origem nos envergonha. Se é para expiar pecados, que não se poupe na dinamite!
Politicamente Correto

Pára-me de repente o pensamento

O influxo censório progride, também em Portugal, encrespando-se a maré, agora, pela remoção dos brasões florais dos jardins da Praça do Império que aludem às antigas colónias portuguesas.
Politicamente Correto

Tenham medo de quem tem poder /premium

732
Na cerimónia dos prémios Tony, em 2018, Robert de Niro gritou “fuck Trump”. Aconteceu-lhe alguma coisa? Talvez lhe tivesse acontecido, como a Gina Carano, se tivesse gritado “viva Trump”.
Extrema Esquerda

Os novos inquisidores /premium

2031
Para a esquerda de variante americana que anda agora aí e se aloja nos organismos mais débeis homens como Marcelino da Mata não podem existir. Não cabem na narrativa simplista e maniqueista adoptada.
Extrema Esquerda

O mito do branco retrógrado /premium

181
Caso não nos comportemos ou pensemos como manda este figurino politicamente correto, não passamos de “brancos retrógrados” para usar a expressão de Eric Kaufman.
Extremismo

Eleitoralismo consentido ou populismo proibido?

A esquerda, defensora de um anti-polpulismo populista, indecisa nos ideários, oscila entre capitalismo encoberto e marxismo difuso, e assim ignora as actuais aspirações e meios de realização humana.
Política

Esquerdas desprezam o seu eleitorado tradicional /premium

198
Muitos dos dirigentes do Bloco e do PS não entendem que muito do eleitorado tradicional de esquerda concorda com a opinião do novo Presidente do TC, João Caupers, sobre a “minoria gay".
Câmara Municipal Lisboa

A guerra cultural servida à moda socialista /premium

586
O caso dos Brasões do Império mostra como a guerra do esquerdismo à americana para eliminar símbolos históricos tomou em Portugal a forma manhosa da negligência e da dissimulação.
Redes Sociais

Os sofistas do século XXI

264
Pouco ou nada lhes interessa a reflexão sobre um determinado tema e o objetivo é só um: atacar sem misericórdia, recorrendo ao bullying, à desonestidade e à mentira.
Partidos e Movimentos

E se falássemos da reconfiguração da esquerda? /premium

353
À medida que o populismo nacionalista sai do PSD e do CDS, o  populismo radical entra no PS. Poderemos ter assim um PSD e um CDS mais “centristas”, como é costume dizer, e um PS mais “extremista”.
Extremismo

Narcisismo moral

284
Imaginem o grau a que chegámos quando desembarcar na Normandia e pintar os lábios de vermelho entram ambos na categoria de "combater o fascismo".
Política

Estalinismo dos moderados

615
O PS de Mário Soares, de Sérgio Sousa Pinto ou de António José Seguro está adormecido. Ergue-se agora um novo PS, um PS que é um novo Bloco de Esquerda, mas muito mais perigoso porque governa.
Política

A dependência da extrema-esquerda

1588
Os partidos de extrema-esquerda focam-se no curto prazo, mas rejeitam e combatem o modelo de sociedade que poderá dar, comprovadamente, melhores condições às populações, no futuro.
Política

A vida no mito da esquerda /premium

184
Não quero apenas sublinhar o carácter obsceno da acusação (Ventura igual a Hitler, Rio igual a Pétain). Quero sobretudo fazer notar a que ponto a vida no interior do mito conduz fatalmente ao absurdo.
Política

O comunismo existiu. E foi integralmente desumano

2757
A sociedade sem classes sociais, baseada na propriedade comum dos meios de produção e desprovida da separação de poderes, vigorou durante 74 anos. Não foi isto que Marx defendeu?
Política

Utopias? Façam as experiências em vossa casa  /premium

571
Entre o Chega, o PCP e o BE, venha o diabo e escolha. As forças democráticas devem concentrar-se na solução dos problemas do país e não na luta pelo poder e na politiquice barata.
Política

A nova Resistência

O que antes vinha classicamente da extrema-esquerda, passou a vir em iguais doses da extrema-direita. Com a mesma agressividade, falta de pudor democrático, desprezo pela verdade e pela ética.
Política

A direita mais estúpida do mundo /premium

407
Diz-se que a França tem a direita mais estúpida do mundo. É mentira. A direita portuguesa é pior. A começar por não perceber o essencial: convém sair da bolha e escutar o que os eleitores têm a dizer.
Política

Um manifesto de belas almas /premium

A relação dos eleitores do Chega com certas ideias mudará mal sintam que um projecto político diferente os pode integrar, mostrando-lhes respeito e uma atenção à qual até agora não tiveram direito.
Extrema Esquerda

A intolerência da extrema-esquerda /premium

2285
O extremismo do PCP e do Bloco não fica atrás do Chega. Também comunistas e bloquistas promoveram intolerâncias, xenofobias e até tiradas racistas. E ninguém lhes disse que eram anti-constitucionais.
Política

A chamada às armas /premium

Assinei essa carta, porque as suas 287 palavras me pareceram evidentes, mas essenciais; breves, mas certeiras; com urgência de consequência, mas de princípios firmados.
Política

Das direitas lembradas, esquecidas e para esquecer /premium

259
O mal maior, o grande perigo para a Esquerda e para uma preocupada e vigilante direita liberal vem de Trump, do Chega ou, agora, até do Dr. Rui Rio. Saberão onde está, de onde vem o perigo real?
Política

A direita da esquerda

130
Há uma direita que não se revê no Creepy Bunch Trump, Ventura, Bolsonaro e Orbán? Há. Ela está aí, para quem a quiser observar. Interessa à esquerda? Nem por isso.
Política

Porque é que a esquerda não se demarca de Louçã? /premium

3291
A que propósito a esquerda “exige” que a “direita” se “demarque” do dr. Ventura se a esquerda não se demarca de um populista semelhante e de um fanático mais perigoso como, digamos, o dr. Louçã?
Extremismo

A sociedade portuguesa e os seus inimigos

O problema é a existência de uma agenda puramente ideológica dos extremos da direita e da esquerda. É perverso, quando transformamos qualquer assunto numa matriz ideológica de polos opostos.
Racismo

A hifenização

269
Os EUA vão passar décadas até se livrarem da estupidez de referir qualquer pessoa pela cor da pele. A ameaça na Europa é entrarmos no mesmo registo. E reparem que é da esquerda que vem a ameaça.
Democracia

Extremando sobre um ninho de cucos

A larga maioria democrática que compõe a direita portuguesa deverá contribuir para o debate, gostando dela própria. Deverá nutrir os seus valores, afastando-se dos miasmas de outros tempos.
Bielorrússia

Depois digam que a extrema-esquerda é civilizada /premium

5772
A Bielorrússia mereceu três artigos do Avante!, mas em nenhum deles se condena a violência policial do ditador Lukachenko. A culpa é toda da oposição e do Ocidente que ataca um regime “progressista".
Extremismo

Era um bom bofetão no Chega e outro no Bloco /premium

492
Estou fartinho desta dança parva do “Portugal é racista!”, “Não é nada. Portugal não é racista!”, “É, é. Portugal é extremamente racista!”, “Não é, não. Portugal não é rigorosamente nada racista!”
História

E Tudo o Vento Levou

473
Este vento, de mau cheiro, do qual a esquerda é responsável, tem levado de arrasto a nossa cultura, a nossa língua, a nossa história, o nosso orgulho de sermos parte de algo que nos é superior.
Universidades

Sobre a crítica da crítica 

257
O manifesto dos 67 académicos contra Riccardo Marchi não conseguiu abster-se daquela “crítica” que consiste na fácil e sempre tentadora desqualificação intelectual e moral do adversário.
Discriminação

Populismo de esquerda e racismo

1190
Não podemos assumir inequivocamente, que quando um cidadão branco mata um cidadão negro, ou vice-versa, o tenha feito, garantidamente, por uma questão de cor de pele.
Professores

Não matem a universidade /premium

1993
O abaixo-assinado dos 67 contra Riccardo Marchi é um dos actos mais vergonhosos da história da universidade portuguesa. Merece ficar ao lado da expulsão de professores durante a ditadura salazarista.
Manifestações

As minhas indignações não são menos que as deles /premium

912
Venho por este meio informar as autoridades competentes das coisas que me incomodam, as quais gostaria que fossem removidas sem demora e, nos casos aplicáveis, incineradas de seguida.
Extrema Esquerda

Esquerdas radicais foram sempre anti-democráticas /premium

1196
O radicalismo das extremas esquerdas acaba sempre mal. Desta vez, foi com a vandalização da estátua do Padre António Vieira. Quantas centenas de votos o Chega ganhou com aquela estupidez?
Extrema Esquerda

O fiasco do radicalismo burguês  /premium

369
O radicalismo, que há pouco tempo prometia partilhar o mundo com o "populismo", está em crise. Isso, porém, pode deixá-lo mais perigoso, como se está a ver nas ruas americanas.
Extrema Esquerda

Iniciativa Estatal versus Bloco de Bruxelas

O capitalismo é o grande culpado desta pandemia? Pois, também no século XIV a culpa foi das neoliberais pulgas e dos neoliberais ratos na praga turbocapitalista que matou 1/3 da população europeia...
História

Daniel Oliveira e os números da escravatura

1182
É lamentável que haja tanta gente que, à semelhança do que fez Daniel Oliveira no Expresso, se compraz em apresentar o nosso país à pior luz possível, com a agravante de estar a utilizar dados errados
Extrema Esquerda

O problema da esquerda radical chic

3393
Esta esquerda é incapaz de se relacionar com as pessoas comuns, não usa a linguagem nem compreende as preocupações das pessoas comuns e julga com superioridade moral os que vivem de forma diferente.
Política

A falência intelectual da esquerda /premium

226
A esquerda tanto abraça o rigor orçamental que criticou nos alemães, como culpa o capitalismo pelo empobrecimento quando a pobreza está em queda livre. Não confere os factos e faliu intelectualmente
Orçamento do Estado

O excedente de esquerda /premium

571
O “excedente pago pelos contribuintes” é bem o que poderíamos esperar desta esquerda instalada no Estado, e decidida a sacrificar a sociedade para alimentar as suas clientelas.
Médio Oriente

Israel, o compasso e a esquerda Beluga

118
É difícil entender que Israel, que é único país naquela zona que tem um regime democrático seja considerado como “a direita” na zona. A esquerda será o Irão, a Arábia Saudita, a Turquia e o Qatar?
Política

As esquerdas precisam do Chega /premium

387
O pesadelo de Costa é perceber como vai governar quatro anos sem dinheiro. Nesse sentido a emergência de um partido de extrema direita ajuda. Distrai os portugueses e faz do PS o líder da luta "anti-fascista"
Extrema Esquerda

As tribos das esquerdas /premium

136
Os próximos anos serão também marcados pelos confrontos entre as várias tribos das esquerdas radicais, e entre estas e o governo socialista. Por mim, vou observar com atenção e divertimento.
Partido LIVRE

Partidos desesperados para dar nas vistas /premium

1223
A extrema-esquerda vota orçamentos de Estado aprovados em Bruxelas e acha os pobres racistas. Não fossem as saias e o ódio à bandeira, como se distinguiriam esses deputados de um qualquer socialista?
10 de junho

A função social da esquerda /premium

616
Talvez a direita, noutros tempos, tenha tido o papel de nos lembrar que não somos todos iguais. As reacções ao discurso de João Miguel Tavares sugerem que essa função social é hoje da esquerda.
Eleições Europeias

Populismo e eleições europeias

O crescimento do populismo xenófobo é alimentado pelo aumento do populismo igualitário, conduzindo a uma progressiva radicalização da vida pública como se observa actualmente nos países desenvolvidos.
Extrema Esquerda

Os incorrigíveis /premium

138
Mesmo símbolólica, o desejo da morte do outro (Bolsonaro), tem ilustre e documentada tradição: representa o desprezo revolucionário pelo outro, a redução do outro ao não-humano e está nos genes do BE.
Espanha

Três avisos por causa das eleições espanholas /premium

196
O luxo de excluir partidos ditos de “extrema-direita” ou “extrema-esquerda” durou, após a Guerra Fria, apenas enquanto os outros partidos não precisaram deles para disputarem o poder.
Extrema Esquerda

O que pretendem os provocadores “anti-racistas”? /premium

5415
Como é que Mamadou Ba concluiu que “Lisboa está infecta de nazis ucranianos”? Andou a cheirar os adeptos ucranianos e detectou algo que os outros lisboetas, polícia incluída, não conseguiram farejar?
Extrema Esquerda

O ódio a Israel é uma estupidez perigosa /premium

3177
Desde que as geringonças tornaram os esquerdistas respeitáveis, o seu ódio a Israel também se tem feito respeitável, como se vê no caso da Eurovisão. Convém dizer que é uma estupidez perigosa.
Extrema Esquerda

O desprezo pela plebe /premium

426
Perante o ditador Maduro, que empreendeu uma guerra contra o seu próprio povo, gente simpática como Francisco Louçã ou Joana Mortágua é tomada por um horror sagrado face... ao imperialismo americano.
António Costa

Cozinha aérea, teatro de refeições e "newspeak" /premium

Provavelmente, é preferível ter de estar a par das técnicas de venda do chef António Costa e aguentar a sua prodigiosa arte de cozinhar no ar. O “espaço de liberdade” não se ganha sem sacrifícios.
Política

Populismo, Portugal e o Mar

A capacidade que a Esquerda tem, e sempre teve, para se impor, dominar e exercer o condicionamento mental que exerce, é admirável.
Venezuela

Venezuela, novo exemplo do fracasso do socialismo /premium

3077
Chavez mostrou como manter formalmente a democracia sem deixar o poder. Basta controlar os recursos económicos, a justiça e a comunicação social. Eis a atração da Venezuela para as esquerdas radicais.
Venezuela

Duas ilusões sobre a Venezuela /premium

714
A tirania chavista na Venezuela não é socialista? Quer dizer que nacionalizar, condicionar e subsidiar já não é socialismo? E nesse caso, porque é que tantos líderes da esquerda apoiaram Chávez?
Extrema Esquerda

Para que servem o BE e o PCP? /premium

195
O país anda à procura de onde surgirão os 'coletes amarelos' à francesa, mas estes podem aparecer onde menos se espera: entre o próprio eleitorado da esquerda.
Bloco de Esquerda

A "guerra civil" do Bloco de Esquerda 

O BE e os seus fautores e dirigentes projectam um país dividido, feito da luta entre grupos mais ou menos organizados cá dentro.
Bloco de Esquerda

Onde está a moderação do Bloco? /premium

920
O Bloco não está mais moderado: está até, na recusa do pluralismo, muito mais radical. Antes, atacava as “políticas de direita”. Agora, ataca a ideia de que possa haver uma “direita”.
Extrema Esquerda

Trump e a radicalização da esquerda /premium

390
O radicalismo explora hoje o chamado “populismo” como um espantalho para eliminar a esquerda moderada. A lógica é esta: se Trump é um Hitler, o seu inimigo tem de ser Estaline.
Democracia

A geringonça vai inventar um Bolsonaro em Portugal /premium

3671
A estratégia de defesa da geringonça está definida para quando um líder da direita tiver chances de chegar a primeiro-ministro: acusá-lo de ser “fascista” e gritar que a democracia vai acabar.
Política

Não, Daniel. Não foi Passos. Foste tu. /premium

2354
Aquilo que Daniel Oliveira critica em Bolsonaro e Ventura – o radicalismo, o ostracizar do outro, os ataques pessoais – é bastante similar ao modo como a esquerda lidou com o anterior governo.
Donald Trump

Ódio a quem os desmascara

1106
Porquê esta sanha dos instalados do socialismo, dos fraturantes das margens, do jornalismo de causas contra Orban, Trump, Salvini, Bolsonaro?
Extrema Esquerda

O fascistómetro da Fascislândia /premium

2798
Nas redacções e na cabeça de cada um estão instalados os fascistómetros, uns preciosos aparelhos que permitem a cada um saber o que tem de dizer para não ser acusado de fazer parte da Fascislândia
Extrema Esquerda

Os ataques a quem cria riqueza /premium

1577
Mais impostos e taxas são os instrumentos para enfraquecer a sociedade e dar mais poder ao Estado. O que está em causa é a nossa liberdade de escolher como queremos viver ou serem burocratas a fazê-lo
Política

Democracias contra o fascismo e o ...comunismo /premium

1638
Numa altura em que as soluções “rápidas” e “milagrosas” voltam a estar na moda, é preciso saber reconhecê-las todas, porque o perigo não vem só do populismo de direita, mas também da esquerda caviar.
Caso Ricardo Robles

Ricardo Robles e a lei de ferro da oligarquia /premium

1098
“Quem é rico e tem dinheiro, fica com os bons prédios ”, dizia uma colega de Robles em 2014. Não era verdade. Quem é político, também fica. A política é hoje uma via rápida de enriquecimento.
Bloco de Esquerda

O mito bloquista de Frankenstein

O que o Bloco realmente quer é organizar um modelo social e político o mais eficiente possível para o seu acesso ao poder e para a sua manutenção no poder.
Extrema Esquerda

A nova esquerda entre chalets e princesas /premium

1287
O código de conduta dos novos progressistas é assim: podem ter chalets de 600 mil euros, não podem é chamar “princesas” às filhas.
Eutanásia

A política da morte /premium

450
A constituição impõe maiorias de dois terços para aprovar legislação em matérias fundamentais. Não deveria a legalização da eutanásia ser tratada como o equivalente de uma lei em matéria fundamental?
Inovação

O progresso no século XXI não é de esquerda

701
Neste tempo da quarta revolução industrial a defesa da rigidez laboral ou da omnipresença do Estado, ou das “reversões”, mostram-nos uma esquerda prisioneira do século XX e reaccionária no século XXI.
Extrema Esquerda

Esquerda, direita, “gays” e jornalismo

838
Para Rosas, Adolfo não é homossexual – é “gay”. E não é gay – “diz” que é gay. Mais: não é “moderno” – é “ai que moderno”. E não é só “ai que moderno” – é “ai que moderno” com as mãozinhas no ar.
Manifestações

Itália. Manifestantes tomam as ruas do país

Itália viveu um dia de marchas e concentrações de antifascistas e de forças da extrema-direita, a pouco mais de uma semana das eleições legislativas.
Estados Unidos da América

Houve falhas em Charlottesville, diz ex-procurador

Um antigo procurador federal afirmou que a resposta das autoridades a um protesto nacionalista este verão em Charlottesville, na Virgínia (EUA), teve uma série de falhas.
Catalunha

Depressa, que já nos viram

135
O “homem de esquerda” ainda vive no interior do mito da Revolução francesa, que lhe garante uma ilusória inteligibilidade da história. A qualquer momento, essa ilusão salta de novo para a boca de cena
Catalunha

A venezualização da Catalunha

1873
A crise catalã começou com as habilidades à António Costa de políticos falhados. Foi assim que a extrema-esquerda se tornou no árbitro da política catalã, e o separatismo a agenda do governo local.
Politicamente Correto

O meu mundo não é deste reino

4230
Do outro lado da guerra cultural não há voz nem vontade. O comprometimento deixou de ter significado e perdeu poder de convocatória? Não sei, mas a fractura é grande.
Maioria de Esquerda

Homenagem a um adversário político

É bom que as pessoas descomprometidas com o sistema percebam a diferença entre a inteireza da intervenção política de Carlos Brito e o oportunismo da "afirmação política" de uma secretaria de Estado.
Pedro Passos Coelho

Antirracismo: uma patologia necrófila

1294
Os heróis multiplicam-se porque, como é habitual entre cobardes, o fenómeno histórico do racismo deixou de existir nas sociedades maioritariamente brancas ocidentais. É apenas um cadáver em putrefação
Economia

Viva o turismo

4286
Os “novos aristocratas” acham que têm privilégios especiais. Passam a vida inteira a viajar, mas nunca são turistas. As massas da classe média viajam pouco, mas se o fazem são logo turistas detestados
Extrema Esquerda

Porque é que o turismo é mau e a imigração é boa?

2123
Criticar o excesso da imigração ilegal põe-nos logo a par de Trump, enquanto insultar e agredir turistas permite-nos continuar a ser tão respeitáveis como o conselheiro de Estado Louçã.
Extrema Esquerda

Crónicas de amor assolapado pela Venezuela

1739
Em boa verdade a crónica de Boaventura Sousa Santos não é só sobre a Venezuela. Além do enlevo pelo excelente regime chavista, o sociólogo de esquerda também delira com aquilo que chama de democracia.
Sociedade

Esquerda e instrumentalização da homossexualidade

803
Os liberais devem defender os direitos dos homossexuais e lutar, contra os ataques das esquerdas radicais, por uma sociedade assente na família tradicional. A maioria dos portugueses terá esta posição
Extrema Esquerda

O monopólio da pós-verdade

208
A novidade em Trump não é o alheamento face aos factos, algo que a esquerda há muito adoptou e ele só pratica com maior assertividade. A novidade é que a esquerda perdeu o monopólio da pós-verdade.
Extrema Esquerda

A violência da esquerda que nos salva da barbárie

1338
Socialismo é bom, porque elimina a obesidade. Atos violentos da esquerda antissemita são protestos beatíficos. Se o caro leitor não entende esta cosmologia, não faz mal: extrema-esquerda gostará de si
Extrema Esquerda

Até onde é que o vandalismo tem justificação?

1058
Afinal o vandalismo até pode não o ser desde que cometido pela extrema-esquerda e comparado a algo que se diz pior. Afinal a cobardia feita pela calada da noite pode ser revolucionária e progressista.
Filosofia Política

A pandemia esquerdista

410
A carga moralista do marxismo não é dissociável das suas imensas responsabilidades na perversão do pensamento ao ter confundido o inconfundível: coletivismo com altruísmo e individualismo com egoísmo
Democracia

Centro-esquerda versus esquerda radical

O confronto entre centro-esquerda e esquerda radical está longe de se poder considerar superado. Pelo contrário, do resultado desse confronto depende o futuro político da Europa.
Socialismo

Ultrapassagens & derrapagens

Mal o PS ameaçar com eleições, o BE e o PCP terão de se afastar velozmente do governo a tempo de evitarem perder votos para o PS quando surgir o risco de as eleições se precipitarem.
Extrema Esquerda

A ameaça da extrema-esquerda no Sul da Europa

403
Com a União Europeia mergulhada numa profunda crise e com problemas em várias frentes, travar os processos de syrização em curso deve ser a primeira prioridade política no Sul da Europa.
PS

Denúncias justiceiras (e sandálias)

423
Andam por aí uns justiceiros, agora em voga no twitter, que um dia acordaram com a missão de escancarar os horrorosos truques da comunicação social contra o nosso admirável governo.
Filosofia Política

O colapso moral da esquerda: Freud explica

325
As esquerdas persistem em autoidentificações como ‘socialistas’ ou ‘comunistas’ como se Estaline, Mao Tsé-Tung ou Pol Pot não partilhassem essas identidades enquanto praticavam genocídios.
Extrema Direita

Em defesa de um elitismo aberto e antiquado

267
Antes mesmo de conseguirmos identificar as origens do fenómeno populista, de esquerda e de direita, nós temos um dever: denunciá-lo.
Europa

Porta-te bem, para levares um beijinho.

909
Esta espécie de revolução a retalho em que os radicais nos mantêm depois de terem desistido de a fazer por grosso, permite-lhes condicionar a sociedade muito para lá do poder que o voto lhes dá.
Extrema Esquerda

Entre dois terrorismos

5383
Esta esquerda doente, que não tem os pés na terra nem a atenção nos mais frágeis, ergue a bandeira de um modernismo burguês, pseudo-intelectual, mas de cultura rápida e sem história nem dialética.
PCP

Outra vez o social-fascismo?

493
Os ataques do PCP ao Bloco trazem à memória a guerra lançada pelo ditador soviético Estaline contra a social-democracia europeia nos anos 30 do século XX, uma das causas da chegada de Hitler ao poder.
Extrema Esquerda

Absurdos: o privilégio da esquerda

839
Não é só na academia que nos impingirem as aldrabices do lado certo da história: alguns jornais ditos de referência parecem panfletos do BE e do PS camuflados e exibem o mesmo (de)amor à verdade.
Extrema Esquerda

A estranha vida dos anacronismos

410
O gesto de não aplaudir o ato de posse do Presidente significou algo grave: a exterioridade declarada desses partidos em relação ao regime. Um regime onde, anacronicamente, ocupam hoje posição central
Liberalismo

Liberal e de direita

872
Não faltará muito até o desrespeito pela liberdade se tornar questão importante. As esquerdas radicais nunca exercem o poder em vão. É por isso que as tradições liberais são mais importantes que nunca
Presidenciais 2016

O exaspero do consenso

190
Continuando assim, está selado: a esquerda ganhará as presidenciais (mesmo que ganhe Marcelo Rebelo de Sousa). A direita foi enxotada e nem apareceu. O que, lá está, precisa de pipocas.
Redes Sociais

Perdeu-se o bom hábito de dizer mal pelas costas

308
Quanto à liberdade de insultar alheia, se dirigida a mim sou magnânima. Podem vilipendiar-me à vontade desde que, lá está, não me causem o incómodo de exigir a minha atenção.
União Europeia

A mudança na Europa

167
Muitos dos que clamam por mudança na Europa fazem-no com um discurso hostil para com o norte e, afinal, eis que é exactamente nessa geografia que a mudança está a ser feita e sentida.
Futuro da Grécia

A defesa da caridade por insuspeitos extremistas

967
Quando a Grécia estiver bem mais pobre pela ação do Syriza, dentro de um ano ou dois, já não necessitará de caridade europeia coisíssima nenhuma. Aí será um oásis de prosperidade socialista.
Extrema Esquerda

Trotskistas-marxistas-maoístas Unidos

349
Talvez tenham falhado umas aulas de História e outras de Economia e não tenham reparado que os programas económicos dos extremos da esquerda e da direita tendem a ser parecidos. E não só na Grécia.
Extrema Esquerda

“Tempo de avançar” rumo ao PS?

A natureza do projecto “Tempo de Avançar” fica mais clara: trata-se no fundo de procurar dar uma aparência de união a um projecto que nasce, no essencial, de rupturas no interior do Bloco de Esquerda.
Extrema Esquerda

Os "progressistas": Syriza, Podemos, Bloco, et al.

108
O que está em curso é uma loucura civilizacional pensada, programada, estudada, publicada. No seu âmago está o sistema universitário, o Cavalo de Troia do Ocidente.
António Costa

A implosão dos socialistas

714
Por ironia, a grande mudança que António Costa celebrou na passada semana está ser feita à custa do esfrangalhar dos partidos socialistas. Primeiro do PASOK. Depois, muito provavelmente, do PSOE.
Grécia

A extrema-esquerda lava mais branco

394
O que não esperávamos, ou pelo menos eu não esperava, era ver como a extrema-esquerda lava branco tão branco que não se lava apenas a si mesma, como também lava a extrema-direita.
Eleições Europeias

Infografia: Os agitadores da Europa

Para criar o bloco da extrema-direita no Parlamento Europeu é necessário reunir 25 deputados de sete países diferentes. Isso pode vir a acontecer depois deste domingo.
A página está a demorar muito tempo.