Extrema Esquerda

Bloco de Esquerda

Onde está a moderação do Bloco? /premium

920
O Bloco não está mais moderado: está até, na recusa do pluralismo, muito mais radical. Antes, atacava as “políticas de direita”. Agora, ataca a ideia de que possa haver uma “direita”.
Extrema Esquerda

Trump e a radicalização da esquerda /premium

390
O radicalismo explora hoje o chamado “populismo” como um espantalho para eliminar a esquerda moderada. A lógica é esta: se Trump é um Hitler, o seu inimigo tem de ser Estaline.
Democracia

A geringonça vai inventar um Bolsonaro em Portugal /premium

3.671
A estratégia de defesa da geringonça está definida para quando um líder da direita tiver chances de chegar a primeiro-ministro: acusá-lo de ser “fascista” e gritar que a democracia vai acabar.
Política

Não, Daniel. Não foi Passos. Foste tu. /premium

2.354
Aquilo que Daniel Oliveira critica em Bolsonaro e Ventura – o radicalismo, o ostracizar do outro, os ataques pessoais – é bastante similar ao modo como a esquerda lidou com o anterior governo.
Donald Trump

Ódio a quem os desmascara

1.106
Porquê esta sanha dos instalados do socialismo, dos fraturantes das margens, do jornalismo de causas contra Orban, Trump, Salvini, Bolsonaro?
Extrema Esquerda

O fascistómetro da Fascislândia /premium

2.798
Nas redacções e na cabeça de cada um estão instalados os fascistómetros, uns preciosos aparelhos que permitem a cada um saber o que tem de dizer para não ser acusado de fazer parte da Fascislândia
Extrema Esquerda

Os ataques a quem cria riqueza /premium

1.577
Mais impostos e taxas são os instrumentos para enfraquecer a sociedade e dar mais poder ao Estado. O que está em causa é a nossa liberdade de escolher como queremos viver ou serem burocratas a fazê-lo
Política

Democracias contra o fascismo e o ...comunismo /premium

1.638
Numa altura em que as soluções “rápidas” e “milagrosas” voltam a estar na moda, é preciso saber reconhecê-las todas, porque o perigo não vem só do populismo de direita, mas também da esquerda caviar.
Caso Ricardo Robles

Ricardo Robles e a lei de ferro da oligarquia /premium

1.098
“Quem é rico e tem dinheiro, fica com os bons prédios ”, dizia uma colega de Robles em 2014. Não era verdade. Quem é político, também fica. A política é hoje uma via rápida de enriquecimento.
Bloco de Esquerda

O mito bloquista de Frankenstein

O que o Bloco realmente quer é organizar um modelo social e político o mais eficiente possível para o seu acesso ao poder e para a sua manutenção no poder.
Extrema Esquerda

A nova esquerda entre chalets e princesas /premium

1.287
O código de conduta dos novos progressistas é assim: podem ter chalets de 600 mil euros, não podem é chamar “princesas” às filhas.
Eutanásia

A política da morte /premium

450
A constituição impõe maiorias de dois terços para aprovar legislação em matérias fundamentais. Não deveria a legalização da eutanásia ser tratada como o equivalente de uma lei em matéria fundamental?
Inovação

O progresso no século XXI não é de esquerda

701
Neste tempo da quarta revolução industrial a defesa da rigidez laboral ou da omnipresença do Estado, ou das “reversões”, mostram-nos uma esquerda prisioneira do século XX e reaccionária no século XXI.
Extrema Esquerda

Esquerda, direita, “gays” e jornalismo

838
Para Rosas, Adolfo não é homossexual – é “gay”. E não é gay – “diz” que é gay. Mais: não é “moderno” – é “ai que moderno”. E não é só “ai que moderno” – é “ai que moderno” com as mãozinhas no ar.
Manifestações

Itália. Manifestantes tomam as ruas do país

Itália viveu um dia de marchas e concentrações de antifascistas e de forças da extrema-direita, a pouco mais de uma semana das eleições legislativas.
Estados Unidos da América

Houve falhas em Charlottesville, diz ex-procurador

Um antigo procurador federal afirmou que a resposta das autoridades a um protesto nacionalista este verão em Charlottesville, na Virgínia (EUA), teve uma série de falhas.
Catalunha

Depressa, que já nos viram

135
O “homem de esquerda” ainda vive no interior do mito da Revolução francesa, que lhe garante uma ilusória inteligibilidade da história. A qualquer momento, essa ilusão salta de novo para a boca de cena
Catalunha

A venezualização da Catalunha

1.873
A crise catalã começou com as habilidades à António Costa de políticos falhados. Foi assim que a extrema-esquerda se tornou no árbitro da política catalã, e o separatismo a agenda do governo local.
Politicamente Correto

O meu mundo não é deste reino

4.230
Do outro lado da guerra cultural não há voz nem vontade. O comprometimento deixou de ter significado e perdeu poder de convocatória? Não sei, mas a fractura é grande.
Maioria de Esquerda

Homenagem a um adversário político

É bom que as pessoas descomprometidas com o sistema percebam a diferença entre a inteireza da intervenção política de Carlos Brito e o oportunismo da "afirmação política" de uma secretaria de Estado.
Pedro Passos Coelho

Antirracismo: uma patologia necrófila

1.294
Os heróis multiplicam-se porque, como é habitual entre cobardes, o fenómeno histórico do racismo deixou de existir nas sociedades maioritariamente brancas ocidentais. É apenas um cadáver em putrefação
Economia

Viva o turismo

4.286
Os “novos aristocratas” acham que têm privilégios especiais. Passam a vida inteira a viajar, mas nunca são turistas. As massas da classe média viajam pouco, mas se o fazem são logo turistas detestados
Extrema Esquerda

Porque é que o turismo é mau e a imigração é boa?

2.130
Criticar o excesso da imigração ilegal põe-nos logo a par de Trump, enquanto insultar e agredir turistas permite-nos continuar a ser tão respeitáveis como o conselheiro de Estado Louçã.
Extrema Esquerda

Crónicas de amor assolapado pela Venezuela

1.739
Em boa verdade a crónica de Boaventura Sousa Santos não é só sobre a Venezuela. Além do enlevo pelo excelente regime chavista, o sociólogo de esquerda também delira com aquilo que chama de democracia.
Sociedade

Esquerda e instrumentalização da homossexualidade

806
Os liberais devem defender os direitos dos homossexuais e lutar, contra os ataques das esquerdas radicais, por uma sociedade assente na família tradicional. A maioria dos portugueses terá esta posição
Extrema Esquerda

O monopólio da pós-verdade

210
A novidade em Trump não é o alheamento face aos factos, algo que a esquerda há muito adoptou e ele só pratica com maior assertividade. A novidade é que a esquerda perdeu o monopólio da pós-verdade.
Extrema Esquerda

A violência da esquerda que nos salva da barbárie

1.339
Socialismo é bom, porque elimina a obesidade. Atos violentos da esquerda antissemita são protestos beatíficos. Se o caro leitor não entende esta cosmologia, não faz mal: extrema-esquerda gostará de si
Extrema Esquerda

Até onde é que o vandalismo tem justificação?

1.058
Afinal o vandalismo até pode não o ser desde que cometido pela extrema-esquerda e comparado a algo que se diz pior. Afinal a cobardia feita pela calada da noite pode ser revolucionária e progressista.
Filosofia Política

A pandemia esquerdista

411
A carga moralista do marxismo não é dissociável das suas imensas responsabilidades na perversão do pensamento ao ter confundido o inconfundível: coletivismo com altruísmo e individualismo com egoísmo
Democracia

Centro-esquerda versus esquerda radical

O confronto entre centro-esquerda e esquerda radical está longe de se poder considerar superado. Pelo contrário, do resultado desse confronto depende o futuro político da Europa.
Socialismo

Ultrapassagens & derrapagens

Mal o PS ameaçar com eleições, o BE e o PCP terão de se afastar velozmente do governo a tempo de evitarem perder votos para o PS quando surgir o risco de as eleições se precipitarem.
Extrema Esquerda

A ameaça da extrema-esquerda no Sul da Europa

403
Com a União Europeia mergulhada numa profunda crise e com problemas em várias frentes, travar os processos de syrização em curso deve ser a primeira prioridade política no Sul da Europa.
PS

Denúncias justiceiras (e sandálias)

427
Andam por aí uns justiceiros, agora em voga no twitter, que um dia acordaram com a missão de escancarar os horrorosos truques da comunicação social contra o nosso admirável governo.
Filosofia Política

O colapso moral da esquerda: Freud explica

325
As esquerdas persistem em autoidentificações como ‘socialistas’ ou ‘comunistas’ como se Estaline, Mao Tsé-Tung ou Pol Pot não partilhassem essas identidades enquanto praticavam genocídios.
Extrema Direita

Em defesa de um elitismo aberto e antiquado

267
Antes mesmo de conseguirmos identificar as origens do fenómeno populista, de esquerda e de direita, nós temos um dever: denunciá-lo.
Europa

Porta-te bem, para levares um beijinho.

913
Esta espécie de revolução a retalho em que os radicais nos mantêm depois de terem desistido de a fazer por grosso, permite-lhes condicionar a sociedade muito para lá do poder que o voto lhes dá.
Extrema Esquerda

Entre dois terrorismos

5.389
Esta esquerda doente, que não tem os pés na terra nem a atenção nos mais frágeis, ergue a bandeira de um modernismo burguês, pseudo-intelectual, mas de cultura rápida e sem história nem dialética.
PCP

Outra vez o social-fascismo?

495
Os ataques do PCP ao Bloco trazem à memória a guerra lançada pelo ditador soviético Estaline contra a social-democracia europeia nos anos 30 do século XX, uma das causas da chegada de Hitler ao poder.
Extrema Esquerda

Absurdos: o privilégio da esquerda

839
Não é só na academia que nos impingirem as aldrabices do lado certo da história: alguns jornais ditos de referência parecem panfletos do BE e do PS camuflados e exibem o mesmo (de)amor à verdade.
Extrema Esquerda

A estranha vida dos anacronismos

410
O gesto de não aplaudir o ato de posse do Presidente significou algo grave: a exterioridade declarada desses partidos em relação ao regime. Um regime onde, anacronicamente, ocupam hoje posição central
Liberalismo

Liberal e de direita

877
Não faltará muito até o desrespeito pela liberdade se tornar questão importante. As esquerdas radicais nunca exercem o poder em vão. É por isso que as tradições liberais são mais importantes que nunca
Presidenciais 2016

O exaspero do consenso

190
Continuando assim, está selado: a esquerda ganhará as presidenciais (mesmo que ganhe Marcelo Rebelo de Sousa). A direita foi enxotada e nem apareceu. O que, lá está, precisa de pipocas.
Redes Sociais

Perdeu-se o bom hábito de dizer mal pelas costas

311
Quanto à liberdade de insultar alheia, se dirigida a mim sou magnânima. Podem vilipendiar-me à vontade desde que, lá está, não me causem o incómodo de exigir a minha atenção.
União Europeia

A mudança na Europa

168
Muitos dos que clamam por mudança na Europa fazem-no com um discurso hostil para com o norte e, afinal, eis que é exactamente nessa geografia que a mudança está a ser feita e sentida.
Futuro da Grécia

A defesa da caridade por insuspeitos extremistas

967
Quando a Grécia estiver bem mais pobre pela ação do Syriza, dentro de um ano ou dois, já não necessitará de caridade europeia coisíssima nenhuma. Aí será um oásis de prosperidade socialista.
Extrema Esquerda

Trotskistas-marxistas-maoístas Unidos

350
Talvez tenham falhado umas aulas de História e outras de Economia e não tenham reparado que os programas económicos dos extremos da esquerda e da direita tendem a ser parecidos. E não só na Grécia.
Extrema Esquerda

“Tempo de avançar” rumo ao PS?

100
A natureza do projecto “Tempo de Avançar” fica mais clara: trata-se no fundo de procurar dar uma aparência de união a um projecto que nasce, no essencial, de rupturas no interior do Bloco de Esquerda.
Extrema Esquerda

Os "progressistas": Syriza, Podemos, Bloco, et al.

113
O que está em curso é uma loucura civilizacional pensada, programada, estudada, publicada. No seu âmago está o sistema universitário, o Cavalo de Troia do Ocidente.
António Costa

A implosão dos socialistas

717
Por ironia, a grande mudança que António Costa celebrou na passada semana está ser feita à custa do esfrangalhar dos partidos socialistas. Primeiro do PASOK. Depois, muito provavelmente, do PSOE.
Grécia

A extrema-esquerda lava mais branco

402
O que não esperávamos, ou pelo menos eu não esperava, era ver como a extrema-esquerda lava branco tão branco que não se lava apenas a si mesma, como também lava a extrema-direita.
Eleições Europeias

Infografia: Os agitadores da Europa

Para criar o bloco da extrema-direita no Parlamento Europeu é necessário reunir 25 deputados de sete países diferentes. Isso pode vir a acontecer depois deste domingo.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)