790kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Extrema Esquerda

Novo Governo

A esquerda e o logótipo

O que ressalta da campanha de contestação ao logótipo é que a esquerda gosta de se ver a si própria como progressista, moderna e saudável, e de ver a direita como reaccionária, obscurantista e malsã.
Extrema Esquerda

A luta de classes já não é o que era

Sem "base social de apoio", os novos «revolucionários» invocam outros pretextos e recrutam agora noutros meios. A luta é dita «cultural» e são outros os argumentos.
Extrema Esquerda

Uma chamada de atenção

Para a extrema-esquerda a vontade popular só tem algum sentido quando o partido que a representa e monopoliza estiver no poder. Até lá, qualquer eleição só atrasa as tarefas revolucionárias.
Extrema Esquerda

Da morte de Deus à morte do Homem

Morto Deus, o progressismo radical reinará depois de matar a ambição, a razão, a família, a comunidade e a natureza humana.
Extrema Esquerda

A esquerda radical portuguesa e a linguagem 

A esquerda radical portuguesa tem vivido da manipulação da linguagem. Atribui às palavras com conotação política e cultural o sentido semântico que lhe convém.
Extrema Esquerda

A direita do Chega arrisca ser a que sobra

De acordo com Sua Sumidade, os resultados foram claros: ganhou a esquerda, já que teve mais votos e mandatos que o centro-direita e a extrema-direita separados.
Lula da Silva

"Extrema-direita raivosa" põe em risco democracia

Segundo Lula da Silva, "antes era a esquerda que criticava o sistema", mas agora é a ultradireita que o faz, impondo novos "desafios" à democracia e aos seus valores.
Extrema Esquerda

Um jardim infantil

É muito cansativo, é uma receita para o desastre, passar o tempo neste parque infantil que é a política portuguesa onde a esquerda é a dona do baloiço.
Ativismo

A Climáximo e a “normalização” do crime

Estas criaturinhas transtornadas são os fundilhos de uma hierarquia. Quem manda nas criaturinhas permanece protegido de maçadas, e não devo ser o único a achar que isso é uma vergonha.
Bloco Central

Os regimes também se abatem se o centro colapsar

Aparentemente, há muito quem ache que o que está bem para o nosso nível é primeiro ganhar as eleições com um programa qualquer e uns slogans e, depois, governa-se conforme calhar.
Espanha

Geringonças à moda da Ibéria

As linhas vermelhas exigidas à direita moderada e que esta, e bem, entendeu assumir, não podem deixar de ser exigidas à esquerda moderada, sob risco de estarmos a executar um exercício de hipocrisia.
Política

Extremamente moderados

Ser moderado não é ser pró-sistema nem ser situacionista. Ser moderado é saber que não há soluções fáceis para problemas difíceis e reconhecer que extremismos de qualquer tipo não são solução.
Israel

Com os pés na terra

A dissociação entre judeu e sionista permite à esquerda progressista solidarizar-se com o judeu na figura do oriental no Ocidente e condenar o sionista como o ocidental no Oriente.
Presidente Marcelo

Marcelo tropeçou na rua árabe e o Governo agradece

Que jeito dá este Marcelo a colocar-se a si mesmo no olho do furacão e a desviar as atenções do SNS que se desfaz,do faz de conta na Educação, das contradições do PM sobre a TAP, da contestação ao IUC
Extrema Esquerda

A esquerda e as linhas vermelhas

Com duas guerras à porta, a última coisa que nos faltava era este clima intelectual e mediático de guerra civil provocado por uma esquerda sonora cuja cabeça não saiu dos anos 70.
Hamas

A compaixão e o dilema

Todos sabemos que foi o Hamas que desencadeou este pesadelo, com a agravante de estar perfeitamente ciente de que estava a desencadeá-lo, mas a extrema-esquerda prefere fingir que não percebe isso.
Extrema Esquerda

500 mortos e uma mentira

Essa gente não se importa com o sangue de quaisquer inocentes, excepto na medida em que lhe permita apontar culpados e logo que, com ou sem fundamento, os culpados sejam israelitas.
Israel

A extrema-esquerda, anti-racista e anti-semita

Por ignorância ou perversão, os manifestantes à solta em Amã, no “campus” de Harvard e no Largo de Camões partilham o sonho do Hamas: apagar Israel do mapa e do território.
Política

Pelo interesse nacional

Espero que o PS e o PSD tenham líderes à altura dos desafios. As novas figuras que se estão a posicionar para funções ao mais alto nível devem abandonar a abordagem clássica do “nós ou eles”.
Clima

A quem servem os activistas climáticos?

Para percebermos o activismo climático, temos de deixar de olhar para quem atira tinta, e olhar para quem leva com a tinta: o poder estabelecido e a sua vontade de diminuir os direitos individuais.
Oficina da Liberdade

“E merecem uma resposta”

Já passaram por cá fascistas, comunistas e todos esses totalitarismos sortidos, de maneira que só tenho uma novidade para vos dar: os métodos que usaram são os mesmos que os vossos.
Política

Um terço dos europeus vota em partidos populistas

Investigação feita em 31 países revelou que, em 2022, 32% dos eleitores da Europa optaram por partidos populistas de extrema-direita ou de extrema-esquerda.
Política

A equivalência (proibida) dos extremos

Esta obsessão do Chega e BE pela morte é muito provavelmente patológica, mas pode muito bem ser um reflexo dos resultados que as propostas económicas destes dois partidos obtêm quando aplicadas.
Debate

As linhas vermelhas das linhas vermelhas

É importante recuperar o propósito das linhas vermelhas, que deve ser utilizado num quadro de diálogo ao invés de ser uma arma de partidarismo com o único objetivo de afastar opositores políticos.
Papa Francisco

Francisco no fio da navalha. 

O Papa Francisco introduziu no coração do catolicismo a fragmentação ostensiva entre o bom-progressismo e o mau-conservadorismo sem inverter os termos, como se não houvesse mau-progressismo.
Espanha

O jogo que a “direita” aceitou perder

A “fatwa” socialista aterroriza tanto os principais partidos de “direita” que estes, na ânsia de se distinguirem dos “radicais”, com frequência se esquecem de se distinguir do socialismo.
Extrema Esquerda

A polarização da esquerda

A identidade do populismo de esquerda afirma-se na medida em que nega o outro, seja ele a casta, a elite, a oligarquia ou o status quo, o neoliberalismo ou os que procuram consenso racional.
Extrema Esquerda

A grande mistificação

Nem os independentistas catalães querem um referendo, nem o PP perdeu por não se ter afastado do VOX, nem as lições a tirar em Portugal são as que se dizem. O problema é outro. Chama-se derrotismo.
Partidos e Movimentos

O fosso entre os partidos e a sociedade civil

O distanciamento entre os partidos políticos e a sociedade civil tem consequências negativas para a democracia. Não vale a pena gritar contra os extremos quando estes são o resultado dos que gritam.
Extrema Esquerda

O marxismo como doença mental

Vale a pena refletir sobre se os comportamentos extremistas de índole política são fruto de perturbações mentais ou se, pelo contrário, há ideologias que são elas próprias causadoras de transtornos.
Extrema Esquerda

A extrema-esquerda não larga o osso

Os militantes woke, obcecados com a questão da antiga escravatura, fazem agora render o peixe do Conde de Ferreira. A extrema-esquerda quando abocanha não larga.
Bloco de Esquerda

Boulos: "É o nosso papel globalizar a esperança"

O antigo candidato presidencial brasileiro Guilherme Boulos considera que a extrema-direita globaliza o ódio e que a extrema-esquerda deve promover a esperança e valorizar a coragem.
E o vencedor é...

Qual é o conceito de "bónus" para a TAP?

Como o nome indica, bónus é um extra. A pergunta é: quando é que os objetivos foram ultrapassados pela CEO da TAP? Santos Silva acha que a extrema-direita é diferente da extrema-esquerda. Será?
Política

O valor da verdade

Na política, especialmente na nossa, a mentira abunda e a verdade escasseia, porque a promessa, quando parece verdade, nada mais é que um argumento.
Governo

O bloqueio, o alheamento e a ausência 

Metemo-nos num beco sem saída. Por um lado, uma democracia bloqueada por expectativas frustradas. Por outro, uma elite que tudo faz para a manter assim. No meio, a ausência de uma alternativa política
Extrema Esquerda

Resistir é vencer

O mais preocupante nesta infiltração do Bloco nestes movimentos juvenis de defesa das lutas climática é um enviesamento do debate, misturando a velha luta de classes revolucionária com o ambientalismo
Extrema Esquerda

O amor da tirania

O populismo de direita, com todo o seu cortejo de raivazinhas anti-democráticas, e por mais nefasto que seja, me parece menos perigoso do que o amor pela tirania de uma vasta fatia da extrema-esquerda
Democracia

Extremos

A longa duração dos autoritarismos no Brasil, em Portugal ou em Espanha, nos países do Leste, em Cuba, até na Venezuela, mostra como é difícil reverter situações onde alguém consegue poderes absolutos
Ensino Superior

A doutrinação esquerdista no Ensino Superior

A sociedade é patriarcal, o Ocidente é um lugar terrível. O caráter? Já não importa. Personalidade? Irrelevante. Tudo é ideologia, inimigos, cor de pele, luta de identidade. Tudo é caos e revolução.
Guerra na Ucrânia

Gorbatchev, a Ucrânia e a defesa da democracia

“Ser pela paz” é uma falácia quando há um agressor e um agredido. “Ser pela paz” é ser neutro e dar força ao agressor para instalar uma ditadura qualquer.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora