459kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Extrema Esquerda

Emmanuel Macron

Macron sem maioria. França está em declínio?

Sem a maioria nas eleições de domingo e com dois partidos extremistas fortes no parlamento, a França de Macron está entre a paralisia e a decadência. Ligue 910024185 e participe no Contra-Corrente.
Identidade de Género

Esquerda Marx na rua, esquerda Modess com governo

Aguardo que deputados e deputadas deixem de se identificar como homens e mulheres para passarem a apresentar-se como pessoa com útero, pessoa sem características definidas ou pessoa com testículos. 
Extrema Esquerda

Aldo Moro 44 anos depois

Ao fim de 44 anos, e bem vistas as coisas, posso arriscar que a esquerda radical dos nossos dias fez o mesmo que Marcello Caetano: a maquilhagem e os métodos suavizaram, mas está lá tudo na mesma.
Extrema Esquerda

Marxismo ao contrário

Muitos dirão que, desde a Revolução dos Cravos, o nosso país não recuperou da sua crónica alergia à direita. Já eu prefiro dizer que aceitou uma patologia autoimune: a chamada esquerdopatia.
Comentário

Votos de Mélenchon podem ir para Le Pen

Resultados das eleições presidenciais francesas dão sinais de "um país que continua dividido". Henrique Burnay, consultor em assuntos europeus, destaca ainda o crescimento da extrema-esquerda.
Liberalismo

Liberal e ambidestra

Por ser liberal posso argumentar convictamente a favor da eutanásia ou da liberalização da cannabis, com uma visão bem diferente do Bloco de Esquerda
Extrema Esquerda

Não celebrem o fim do PCP e do BE

Se a extrema-esquerda se esfumar, o fumo é meramente formal. Na prática, a chama da irracionalidade mantém-se acesa em zonas demasiado vastas da sociedade, que o PS não se importará de acolher.
Extrema Direita

O fim da direita europutinista

Ainda que essa não seja neste momento a principal preocupação de Putin, a verdade é que a invasão da Ucrânia liquidou também esse meticuloso trabalho de anos a cultivar uma direita europutinista.
Guerra na Ucrânia

Guerra e Paz

Vão os países democráticos ceder à chantagem do regime herdado da ditadura soviética, reciclada há mais de três décadas, e entregar os seus restos à corte de um ex-agente do KGB?
Extrema Direita

Vai ficar tudo bem

Como afirmou Garry Kasparov, as sanções têm um custo grande, mas são necessárias. Eu estou disposto a suportar esse custo, na parte que me toca, em prol da liberdade dos ucranianos.
Extrema Esquerda

Libertar Portugal

Para uma direita que está balcanizada e desorientada, uma maioria absoluta do PS, nesta fase, pode ser um momento de viragem para a sua refundação: haja protagonistas e mensagem à altura do desafio.
Observadores

Como descobrir o numero de um ex-FP em 47 minutos

O Observador lança uma série multimedia sobre os “Anos de Chumbo das FP25 de Abril”. A organização terrorista matou 13 pessoas e fez 99 assaltos a bancos entre 1980 e 1987. Como conseguimos fazê-lo?
Orçamento do Estado

OE2022: CDS acusa esquerda de "alguma encenação"

Para o líder centrista, o Bloco de Esquerda, o PCP e os Verdes recorrem a "alguma encenação" para "subir a parada" e levar o Governo a ceder às suas reivindicações.
Extremismo

As lutas culturais - Parte III

Os nossos valores culturais e morais e os nossos projetos sociais são hoje, talvez mais do que nunca, resultado das lutas pela hegemonia cultural.
Homossexualidade

O homofóbico vermelho

Ao contrário do que muitos disseram, Magalhães não é louco nem um desbocado. Sabe muito bem o que faz e o que diz. O ataque foi feito a um político, Paulo Rangel, que poderá ser o próximo líder do PSD
CDS-PP

CDS desafia Costa a afastar-se das esquerdas

"A esquerda e a extrema-esquerda estão a obrigá-lo [Costa] a tomar escolhas completamente erradas", sublinhou o líder do CDS-PP, referindo-se às medidas de natalidade do Orçamento de Estado.
Extrema Esquerda

Os talibãs de trazer por casa 

O “fascismo” é muito perigoso, sobretudo quando é imaginário. Quando é real, há uma forte hipótese de os comunistas o apoiarem. Contra nós.
Terrorismo

Há uma esquerda que gosta do terrorismo

O gosto pelo terrorismo, a compreensão automática do gesto terrorista, vem da infelicidade do pensamento que, por falta de recursos próprios, precisa de imaginar anjos vingadores que o libertem.
25 de Abril

A lógica de Otelo

Nunca houve dois Otelos, nem Otelo foi, ao contrário do que se disse, uma personagem particularmente contraditória. Tudo nele faz sentido e tem até alguma fatalidade.
Política

O "regresso do fascismo"

O regresso dos fascismos e dos regimes autoritários do século passado será pelo menos tão irreal como o regresso dos comunismos e dos totalitarismos de esquerda.
Liberdades

Lisboa já esteve mais longe de Moscovo

A “democracia” é o PS, e quem não aceita a hegemonia do PS é porque tem “problemas com a democracia”. O medo e a intolerância são as últimas armas do poder socialista.
Extrema Esquerda

O wokismo é uma crença, não é uma ideologia

Nascido nos Estados Unidos, foi logo adoptado nos países anglo-saxónicos e só recentemente na Europa, aqui enxertado sobretudo numa extrema-esquerda vazia das suas causas sociais.
Bloco de Esquerda

A superioridade imoral do Bloco de Esquerda

Vimos mais uma vez como o Bloco de Esquerda é indiferente a questões como a violência doméstica. O uso que delas faz é oportunista e cínico, apenas para atacar o “sistema burguês”.
Extrema Esquerda

André Ventura seria apenas o primeiro 

Como é óbvio, a melhor convenção do MEL, para o conselheiro Louçã, seria aquela que não se realizasse. Para o conselheiro Louçã, o problema é a liberdade, não é André Ventura.
Extrema Esquerda

Ferro Rodrigues: um revolucionário zangado

Sérgio Sousa Pinto representa o PS livre e moderado que Pedroso e a ala radical dos socialistas, e Louçã e o Bloco, querem derrotar de vez. O que não falta em Portugal são revolucionários zangados.
25 de Abril

O Abril deles não é o nosso

A liberdade em Portugal não se conquistou só contra o Estado Novo, mas também, em 1975, contra a esquerda militar e os partidos de extrema-esquerda que agora desfilam na Avenida da Liberdade.
A Sexta Coluna

A bela e nobre tradição de matar fascistas

A grande ameaça à nossa Democracia não é a corrupção, nem o compadrio, nem as injustiças da Justiça, mas os “populistas de extrema-direita”, que arranjam todos os pretextos para manipular o povo.
Francisco Louçã

Mais cinco mentiras de Francisco Louçã

A ideia de que “os comunistas comem crianças” nunca foi usada pela direita, em momento algum da história, em ditadura ou em democracia.
Francisco Louçã

Uma coisa que eu tinha muita curiosidade de saber

É esta: quantos anos mais vamos assistir a Francisco Louçã mentir, acusar e insinuar sem nada provar perante o sorrisinho cúmplice dos jornalistas?
Racismo

A ascensão do racismo bom

Segundo a nova doutrina sobre o racismo promovida pela extrema-esquerda, um racista é, por definição, alguém que a extrema-esquerda diz que é racista.
História

Estaline, Hitler, Mussolini, nenhum teve culpa

É necessário proteger o nosso passado dos “treinadores de bancada” e de “analfabetos encartados”. Na História não devem existir tabus.
Oficina da Liberdade

Evolução e eugenia das ideias

Os vigilantes da correcção política e instigadores dos "cancelamentos" são os eugenistas da mente, os racistas das ideias.
Extremismo

Tolos, impostores e incendiários

Parece que, de quando em quando, é preciso lembrar aos arautos do radicalismo de esquerda que, como diz o povo, quem semeia ventos colhe tempestades.
Extrema Esquerda

A revolução em marcha

Um dia, talvez muita gente se espante de que, no meio da revolução em curso, tantas boas almas tenham andado a perder o sono por causa da “extrema-direita”.
História

Deputado dinamite e lobos com pele de cordeiro

Rebente-se também com a Torre de Belém, os Jerónimos, o Convento de Mafra e outros edifícios financiados com fundos cuja origem nos envergonha. Se é para expiar pecados, que não se poupe na dinamite!
Politicamente Correto

Pára-me de repente o pensamento

O influxo censório progride, também em Portugal, encrespando-se a maré, agora, pela remoção dos brasões florais dos jardins da Praça do Império que aludem às antigas colónias portuguesas.
Politicamente Correto

Tenham medo de quem tem poder

Na cerimónia dos prémios Tony, em 2018, Robert de Niro gritou “fuck Trump”. Aconteceu-lhe alguma coisa? Talvez lhe tivesse acontecido, como a Gina Carano, se tivesse gritado “viva Trump”.
Extrema Esquerda

Os novos inquisidores

Para a esquerda de variante americana que anda agora aí e se aloja nos organismos mais débeis homens como Marcelino da Mata não podem existir. Não cabem na narrativa simplista e maniqueista adoptada.
Extrema Esquerda

O mito do branco retrógrado

Caso não nos comportemos ou pensemos como manda este figurino politicamente correto, não passamos de “brancos retrógrados” para usar a expressão de Eric Kaufman.
Extremismo

Eleitoralismo consentido ou populismo proibido?

A esquerda, defensora de um anti-polpulismo populista, indecisa nos ideários, oscila entre capitalismo encoberto e marxismo difuso, e assim ignora as actuais aspirações e meios de realização humana.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.