Mais de 400 pessoas, designadas como “cuidadores” de doentes de Alzheimer, foram atendidas desde 2013 por técnicos do Cuidar Melhor, um projeto desenvolvido em Oeiras, Cascais e Sintra e que apoia aqueles que cuidam de pessoas com demência.

Criado em abril de 2013 com o objetivo de incluir os direitos das pessoas com demência e apoiar os seus familiares, o projeto Cuidar Melhor, apoiado pela Associação Alzheimer Portugal, surgiu primeiro no concelho de Cascais e só em junho deste ano chegou a Oeiras e a Sintra.

Segundo a coordenadora do projeto, Catarina Alvarez, mais de 400 pessoas já pediram a ajuda dos técnicos, com formação a 80 familiares na presença de 200 profissionais.

“Queremos, acima de tudo, melhorar, desdramatizar e valorizar o ato de cuidar”, disse a responsável.

Fazer um diagnóstico atualizado, sensibilizar a população, desenvolver o espaço Café Memória e criar gabinetes técnicos são os objetivos principais do Cuidar Melhor.

Os gabinetes de apoio oferecem informação, encaminhamento, apoio jurídico, alívio ao cuidador, apoio psicológico, avaliação neuropsicológica, estimulação cognitiva e formação.

De acordo com Catarina Alvarez, há a intenção de vir a incluir serviços clínicos a preços sociais, bem como alargar o projeto a outros concelhos.

“É muito importante que as pessoas procurem ajuda mais cedo, porque quanto mais cedo se diagnosticar a doença, mais fácil é ajudar”, acrescentou a coordenadora.

Técnicos do Cuidar Melhor fazem uma vez por semana uma visita presencial às pessoas já diagnosticadas, nos três concelhos, embora o apoio mais frequente seja através da linha telefónica (210 157 092).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No domingo comemora-se o Dia Mundial do Alzheimer e, pelo terceiro ano consecutivo, assinala-se a data com o “Passeio da Memória”, uma iniciativa que começou por se realizar apenas em Oeiras e que este ano chega a 15 cidades.

“É incrível ver a adesão das pessoas, o interesse e sucesso desta iniciativa. É importante chegar ao maior número de pessoas e alertar para o impacto da doença”, disse Catarina Alvarez.

O Passeio da Memória consiste numa caminhada solidária, de seis quilómetros, mediante o pagamento de dois euros de inscrição, que revertem para a Associação Alzheimer Portugal.

“Este evento segue o objetivo de chamar a atenção das pessoas, sensibilizar a população e alertar para a importância do diagnóstico atempado. Contabilizamos já a inscrição de 300 pessoas, o que é bom”, concluiu Catarina Alvarez.

Os dados mais recentes apontam para a existência de 153 mil pessoas com demência em Portugal, das quais 90 mil têm doença de Alzheimer.