O Metropolitano de Lisboa abriu as portas às 06h30 de sexta-feira e está a funcionar com normalidade, depois de encerrado durante 24 horas devido à greve dos trabalhadores, disse à agência Lusa uma fonte da empresa.

“O Metropolitano de Lisboa abriu às 06h30. A circulação de comboios está a fazer-se com normalidade”, garantiu a mesma fonte.

O serviço do Metro de Lisboa esteve suspenso entre as 00h00 de quinta-feira e as 06h30 de sexta-feira à greve de 24 horas dos trabalhadores, contra a concessão da empresa a privados e o que descrevem como a degradação das condições de trabalho e do serviço prestado aos clientes.

Segundo Anabela Carvalheira, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans), os trabalhadores contestam, além da concessão, a precarização e a redução dos postos de trabalho e o “assédio moral” no trabalho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Estamos ainda contra o aumento dos níveis de insegurança e contra a utilização indevida dos serviços de medicina laboral”, que estão a “passar por cima dos habituais padrões de segurança”, disse à Lusa.

A paralisação foi anunciada a 10 de setembro, dia em que trabalhadores da transportadora cumpriam uma greve parcial.