Vai um abraço? Os japoneses, conhecidos por serem introvertidos e gostarem de tecnologias, juntaram estas duas características – ou estereótipos – e criaram a cadeira contra solidão, uma cadeira que está sempre pronta a dar mimos e abraços a quem nela se senta.

O aparelho já tem nome, ‘cadeira da tranquilidade’; já tem forma, uma boneca de tamanho real com uma cara amigável e uma touca que faz lembrar as que as amas usavam; e tem dois braços grandes, flexíveis e prontos a dar o tal abraço. E, já agora, tem também um vendedor, a UniCare, que diz que a cadeira nos faz “sentir seguros”. Qualquer um a pode usar, mas foi desenhada para idosos”, anuncia a empresa.

Tal como acontece em Portugal, a sociedade japonesa está a envelhecer – num processo demográfico que leva muitos idosos a viverem cada vez mais isolados. A cadeira que custa aproximadamente 335€, já tem versão pensada para cadeira de rodas, podendo ser programada para lembrar os utilizadores da hora dos medicamentos ou até das idas à casa de banho.

Por cá ainda não se sabe onde e quando estará à venda. Neste momento está em Tóquio, na Exibição Internacional de cuidados e reabilitação doméstica, juntamente com outros produtos que permitem tornar mais fácil a vida de idosos que vivem sozinhos.