O PCP entregou esta quinta-feira o prometido projeto de deliberação, que pode ir a votos sexta-feira em plenário, a pedir mais esclarecimentos ao primeiro-ministro sobre o chamado caso Tecnoforma.

Os comunistas, tal como tinham anunciado na terça-feira, querem que Pedro Passos Coelho “preste os esclarecimentos necessários quanto à não inclusão na declaração do Registo de Interesses da atividade que desenvolveu no âmbito do Centro Português para a Cooperação”, lê-se no projeto de deliberação. Os esclarecimentos devem também incidir sobre “os montantes, condições e formas de pagamento das despesas de representação que reconheceu ter auferido daquela entidade; bem como à inexistência de qualquer referência a tais quantias aquando do pedido do subsídio de reintegração, apesar de referir as resultantes das colaborações jornalísticas que sabia não colidirem com o reconhecimento da exclusividade no exercício do mandato”.

O PCP tinha levado estas dúvidas à Conferência de Líderes na terça-feira e, na altura, a presidente do Parlamento, Assunção Esteves, considerou não estar autorizada a pedir explicações ao primeiro-ministro, sugerindo que se o PCP quisesse insistir nesse pedido o melhor seria fazer um projeto de deliberação para ser votado em plenário. Os comunistas pediram esta quinta-feira que a votação possa ser feita já sexta-feira. Os partidos que apoiam o Governo, contudo, deverão chumbar o projeto de deliberação.

No texto, o PCP sustenta que há “dúvidas e suspeições relativamente à ligação do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, enquanto exerceu funções de deputado à Assembleia da República, com o Centro Português para a Cooperação”, sublinham que aquele omitiu essa ligação na declaração de interesses que preencheu quando era deputado e lembra que o próprio primeiro-ministro, “aquando do debate quinzenal ocorrido no dia 26 de Setembro admitiu que recebeu daquela entidade verbas correspondentes a despesas de representação”.

 

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR