Tudo começou a 1931, em Florença, Itália, durante uma convenção de ecologistas com o objetivo de destacar a situação das espécies em vias de extinção. O dia 4 de outubro foi originalmente escolhido para celebrar o Dia Mundial do Animal, que também é o dia da festa de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais. Mas não são apenas os animais de carne e osso que neste sábado merecem uma atenção especial. No universo dos desenhos animados e da banda desenhada, também há amigos de quatro patas, de duas e, até, com asas, que vale a pena recordar.

Mickey Mouse

Mickey-Logo

Rato Mickey em português. Foi criado em 1928 e tornou-se o símbolo da The Walt Disney Company. Criado pelo próprio Walt Disney e Ub Iwerks, Mickey rapidamente deixou de ser apenas mais uma personagem de desenhos animados para se tornar um dos ratos mais conhecidos do mundo. Viu a luz do dia pela primeira vez a 18 de novembro de 1928, aquando da estreia de “Steamboat Willie”, o primeiro desenho animado sonoro, em Manhattan, Nova Iorque.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Bugs Bunny

bugs-bunny-759217-480x320

Se ouvir alguém dizer “Eh… What’s Up, Doc?”, vai imediatamente pensar em Bugs Bunny, o coelho da série de desenhos animados da Looney Tunes, produzidos pela Leon Schlesinger Productions, que se tornaria a Warner Bros. Cartoons em 1945. De orelhas compridas e pontiagudas, o coelho mais famoso do mundo fez a sua primeira aparição oficial a 27 de julho de 1940, em “The Wild Hare”, o episódio em que encontra pela primeira vez o seu arqui-inimigo, o caçador Elmer Fudd.

Garfield

garfields

Se Garfield existisse na vida real, um bom miminho para lhe dar hoje seria uma bela lasanha. O gato mais gordo do mundo é uma estrela da banda desenhada. Nos anos 70, o cartoonista Jim Davis já desenhava cartoons para jornais mas não tinha grande sucesso. Decidiu então criar uma tira com um gato. A 19 de junho e 1978 nasceu Garfield, que herdou o nome do avô de Jim, James Garfield Davis.

Pantera Cor-de-rosa

Apareceu originalmente em 1963, na abertura do filme The Pink Panther. O sucesso foi de tal forma que acabou por ser produzida uma série de desenhos animados. As aventuras d’A Pantera Cor-de-rosa eram acompanhadas pela famosa música do compositor Henry Mancini, com arranjo de Waltel Branco. O desenho foi produzido pelo estúdio de animação americano DePatie-Freleng Enterprises, de 1964 a 1980.

Tweety e Sylvester

Quem ouve “I tawt I taw a puddy tat! I did! I did tee a puddy tat!”, já sabe que está perante mais duas personagens do universo da Looney Tunes. Por fora, Piu-Piu tem um aspeto extremamente meigo e doce. Mas quando Silvestre, o gato preto e branco com nariz de palhaço, o pequeno passarinho amarelo mostra uma personalidade um bocadinho menos bondosa.

Snoopy

snoopy-um-cao-fofo-historias-quadrinhos13 O cão de raça beagle de Charlie Brown apareceu pela primeira vez a 2 de outubro e 1950. Originalmente, o cão criado por Charles Schulz chamar-se-ia “Sniffy” mas Schulz descobriu que esse nome já estava a ser utilizado noutra banda desenhada. Foi, durante dois anos, uma figura silenciosa mas, a 19 de outubro de 1952, verbalizou pela primeira vez os seus pensamentos aos leitores. Anda quase acompanhado pelo passarinho amarelo Woodstock, o seu melhor amigo e confidente.

Road Runner e Wile E. Coyote

O famoso Bip Bip foi criado em 1949 por Chuck Jones para os estúdios Warner Bros. O seu habitat natural é o deserto do sudoeste americano onde é constantemente perseguido pelo Coiote, igualmente criado por Chuck Jones.

https://www.youtube.com/watch?v=qWdFIXn2Mdo

Calvin&Hobbes

cropped-Calvin-and-Hobbes-hugging-calvin-and-hobbes-1395524-1024-768 É o tigre mais dócil de que já se ouviu falar. E também o mais conhecido. Calvin é um menino de seis anos cujo grande companheiro de aventuras e melhor amigo é Hobbes, o seu tigre de peluche, que está tão vivo como um amigo verdadeiro. A banda desenhada foi escrita e ilustrada pelo norte-americano Bill Watterson e publicada em mais de 2000 jornais do mundo inteiro entre 18 de novembro de 1985 e 31 de dezembro de 1995.