686kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Banca

Novo Banco

Novo Banco com novo administrador financeiro

O Novo Banco anunciou hoje que Benjamin Dickgiesser passou a integrar o Conselho de Administração Executivo do novobanco no mandato em curso (2022-2025), na função de administrador financeiro (CFO).
Sob Escuta

"Percebo indignação com lentidão da justiça"

Em entrevista ao Observador o Banqueiro José Maria Ricciardi revela que Ricardo Salgado o convidou para jantar e perguntou-lhe “o que queria” para ficar em silêncio sobre a gestão do BES.
Atualidade

"Perdoar Ricardo Salgado? Nunca pensei nisso"

Ricciardi revela que o seu primo lhe perguntou em 2014 “o que queria" para não falar, e que não ficou surpreendido por Salgado ter “roubado a sua própria família”.
Entrevista

"Não me surpreendeu que Salgado tivesse roubado"

Ricciardi revela que Salgado lhe perguntou "o que queria" para não falar, diz que "não lhe deseja mal", mas não consegue dizer se perdoa o primo. E quer abrir um banco com a marca Espírito Santo.
Noticiário

17h. PM garante "construção de 17 mil novas casas"

Garantia deixada por António Costa na sessão de abertura do congresso da Associação nacional de Municípios. Ainda, manifestações contra a crise na habitação decorre em mais 20 cidades portuguesas.
Turismo

Exportações e importações sobem 8% e 9,2%

Banco de Portugal refere que indicador preliminar das viagens e turismo "aponta para um crescimento das exportações de 8,0% face a agosto de 2022 e um crescimento das importações de 9,2%".
Banco Privado Português

Ex-banqueiro foi preso para cumprir pena de 6 anos

Fernando Lima foi detido esta manhã e conduzido ao estabelecimento prisional da PJ, onde aguardará transferência para outra prisão. É o segundo ex banqueiro do Banco Privado Português a ser preso.
Habitação e Urbanismo

Prestação da casa sobe 167 euros a 12 meses

Cliente com um empréstimo no valor de 150 mil euros, a 30 anos, indexado à Euribor a 12 meses e com uma margem de lucro do banco de 1%, irá pagar em outubro 818,95 euros de prestação.
Banca

Euribor a 12 meses sobe para novo máximo

Depois de ter descido pela primeira vez em agosto face a julho, a média mensal da Euribor a 12 meses subiu para 4,149% em setembro, mais 0,076 pontos que no mês anterior.
Fact Check

Autoridades pararam entrevista de Pedro Barroso?

Ator Pedro Barroso é mais um dos nomes envolvidos num esquema fraudulento já sinalizado pelo Banco de Portugal e que usa entrevistas reais para captar atenção de utilizadores das redes sociais.
Criptomoedas

13 milhões de prejuízos com fraudes virtuais

Plataformas falsas de criptomoedas multiplicam-se em Portugal e Banco de Portugal avisa que processos de averiguação mais do que duplicaram num ano, com prejuízos significativos para utilizadores.
Ricardo Salgado

O que poderá acontecer a Ricardo Salgado? 

Perícia para saber se ex-banqueiro sofre de Alzheimer é faca de dois gumes. Ainda que se confirme a doença, processos podem continuar. Uma coisa é certa: Salgado não era inimputável à data dos factos.
Habitação e Urbanismo

Açores altera apoio ao crédito à habitação

Governo dos Açores alterou o regulamento de atribuição de apoio financeiro transitório ao pagamento das prestações do crédito à habitação. Medida quer facilitar o acesso ao programa e ajudar famílias.
Banca

BdP: fraudes com credenciais de segurança

"Alerta de segurança — sua conta foi bloqueada por motivos de segurança" é um dos exemplos de mensagens que os clientes podem estar a receber. Banco de Portugal adverte para tentativas de fraude.
Euribor

Euribor desce a seis meses e sobe a 12 meses

A Euribor a três meses caiu em 3,955%, (menos 0,017 pontos) e de seis meses recuou para 4,125%, menos (0,011 pontos) já a de 12 meses avançou para 4,221%, (mais 0,021 pontos).
Caso BPP

BPP. Ex-gestor invoca amnistia para não ser preso

Fernando Lima tem uma pena de prisão de seis anos para cumprir, mas está a alegar que a amnistia para jovens com menos de 30 anos também se aplica a si, que tem 53, e que o processo já prescreveu.
Euribor

Euribor sobe a seis meses para um novo máximo

A taxa Euribor a 12 meses avançou esta quarta-feira para 4,200%, e a de seis meses subiu para 4,136% mais 0,046 pontos do que na sessão anterior e um novo máximo. A de três avançou para 4,136%.
Resposta Pronta

Habitação. Com seguros é possivel poupar 300€/ano

A lei permite a alteração do seguro de vida em mercado livre sem sofrer penalizações dos bancos. Nuno Catarino, diretor da Aprose, lamenta a falta de ação do governo sobre esta proposta.
Boa moeda, má moeda

Transferências só com número de telemóvel

O Banco de Portugal está a preparar mudanças no sistema de pagamentos que vão permitir as transferências bancárias só com número de telemóvel, sem necessidade de conhecer o IBAN do destinatário.
Banco de Portugal

Governo deve decidir sobre pagamento eletrónicos

Banco de Portugal diz que cabe ao Governo decidir se quer impor a obrigação das empresas aceitarem um meio de pagamento eletrónico mas lembra que é preciso analisar os custos para o pequeno comércio.
Euribor

Euribor desce a três, a seis e a 12 meses

A taxa Euribor caiu esta terça-feira a três, a seis e a 12 meses, face aos níveis apresentados no dia anterior. A taxa a três meses tinha apresentado, na segunda-feira, um novo máximo desde 2008.
Banco de Portugal

Bancos assumem metade das perdas com fraudes

Bancos assumiram maior parte das perdas com fraudes em pagamentos — valor não foi indicado. Clientes suportam as perdas sempre que fraude resulte de elementos pessoais "indevidamente partilhados".
Banca

Bancos: transferências só com n.º de telemóvel

Funcionalidade, que apenas era possível para os bancos e clientes aderentes do sistema MbWay, passará a ser integrada em todos os bancos que operem em Portugal a partir de 2024.
BCE

BCE ciente da "dor" causada pelas taxas de juro

Christine Lagarde garante estar ciente da "dor e sofrimento" causados pelo aumento das taxas de juro mas relembra — "a nossa missão, o nosso dever, é fazer com que a inflação regresse aos objetivos".
Observador Lab

Está a pensar comprar casa este ano?

Comprar casa pode ser desafiante, mas não é impossível. Com estas dicas, ajudamo-lo a tomar uma decisão informada para dar este grande passo.
Euribor

Euribor sobe a 3 e 6 meses para novos máximos

A taxa Euribor a 12 meses baixou para 4,208%, (menos 0,005 pontos) e a de seis meses subiu para 4,122% (mais 0,040 pontos). A de três ficou fixada em 3,977%, (mais 0,019 pontos).
Fact Check

Entrevista a Tony Carreira interrompida?

Mais uma publicação a usar uma entrevista feita por Manuel Luís Goucha, desta vez ao cantor Tony Carreira, para divulgar uma plataforma relativa a criptomoedas. Interrupção não aconteceu.
Primeiro-Ministro

Banco perde documentos de Costa. BdP em silêncio

Juristas garantem que lei de branqueamento de capitais foi violada e Banco de Portugal tem de investigar Bankinter. Centeno não responde sobre caso que pode levar a multa máxima de 5 milhões de euros.
Noticiário

18h. Habitação. PCP considera "insuficiente"

Secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, afirma que as propostas do Governo "passam ao lado do alvo" e deixam a banca "intocável por opção". Raimundo diz que o alvo deveria ser os lucros da banca.
Noticiário

7h. Habitação. Ministra vai avaliar propostas 

Marina Gonçalves ouviu entidades como DECO, CGTP e associações de inquilinos e proprietários sobre as rendas. Ainda neste jornal, Zelensky acusa Rússia de usar os recursos energéticos como arma.
Fact Check

Banco de Portugal interrompe entrevista de Goucha?

A imagem de uma entrevista feita pelo apresentador da TVI ao cantor Sérgio Rossi e uma suposta notícia a envolver o Banco de Portugal estão a ser usadas para promover uma plataforma de criptomoedas.
Iniciativa Liberal

Habitação: IL exige saber quanto e quem paga

Rui Rocha quer que o Governo esclareça as medidas apresentadas para o crédito à habitação, nomeadamente "quanto e quem paga", e diz que o partido fará "uma avaliação mais profunda".
Noticiário

12h. Portugal registou um excedente de 1,0% no PIB

Um valor que fica abaixo do excedente do ano passado no mesmo período quando se registou 1,4%. Ainda, Bruxelas aprovou o plano português revisto de 22,2 Mil Milhões de Euros por inflação e guerra.
Noticiário

7h. PR promete urgência na apreciação de medidas

Marcelo Rebelo de Sousa estima que os diplomas do governo cheguem na próxima semana a Belém e promete urgência na promulgação. Ainda neste jornal, hoje continuam negociações no setor da habitação.
Habitação e Urbanismo

Proprietários contra travão a aumento de rendas

Presidente da Associação Portuguesa de Proprietários diz que há "unanimidade" contra travão a rendas mais elevadas. Associações apontam à responsabilidade do Estado na responder à crise na habitação.
BCE

Mediterrâneo. Lagarde defende reforço de laços

Lagarde lamentou que, apesar de partilharem uma história comum, os países mediterrânicos tenham agora "baixos níveis de intercâmbio comercial e cultural".
Direto ao Assunto

Crédito habitação."O problema é depois dos 2 anos"

Abel Mateus, economista, acredita que esta medida "vai arrastar no tempo os juros a pagar" e que "vai sair do bolso dos contribuintes". Ainda assim, acredita que "estão a ser tomadas na altura certa".
Crédito à Habitação

Créditos. Como vai funcionar a nova "moratória"?

Quem tem crédito à habitação com taxa variável pode "congelar" a prestação nos próximos dois anos e começar a pagar o capital em falta só daqui a seis anos. Saiba como vai funcionar e se vale a pena.
Semáforo Político

O "possível remédio" no crédito à habitação

Verde para as medidas anunciadas pelo Governo, mas reparos à banca e ao Estado, que podiam contribuir mais. E a polémica de Eça no Panteão Nacional: aceite providência cautelar.
Noticiário

16h. Crédito casa. Tudo sobre o desconto de 30%

Fernando Medina detalhou as três medidas e deu exemplos. Protesto nas galerias do Parlamento enquanto estava a ser discutido o Mais Habitação, depois do veto de Marcelo. Reportagem dentro e fora.
Banco de Portugal

Financiamento do Estado negativo em 5.700 milhões 

"Administrações públicas financiaram os bancos em 10.800 milhões de euros", enquanto outros setores, com destaque para as famílias, financiaram as administrações públicas em 10.200 milhões de euros.
Crédito à Habitação

As 3 medidas que vão aliviar quem tem crédito

O Conselho de Ministros aprovou três medidas que aliviam o aumento dos encargos das famílias com o crédito à habitação. Haverá desconto de 30% na Euribor e aumento da bonificação de juros.
Euribor

Euribor sobe para novos máximos desde 2008

Taxas Euribor a três, a seis e a 12 meses fixaram-se em valores recorde desde novembro de 2008. Na sessão passada, a taxa a seis meses tinha descido mas, esta quinta-feira, voltou a subir para 4,072%.
Boa moeda, má moeda

Desconto nos juros: que impacto na prestação?

O corte de 30% que o governo deverá aprovar esta quinta-feira vai levar as taxas de juro para o nível a que estavam no início de 2023.
Explicador

Habitação: Ajudas no crédito fazem sentido?

Nuno Rico, economista da Deco Proteste, fala numa "medida positiva" mas levanta dúvidas sobre a compensação após apoios. Economista Gonçalo Pina afirma que medida transversal "não faz sentido nenhum".
Noticiário

9h. Juros. Banco Alimentar pede medidas de fundo

Isabel Jonet fala num problema de pobreza "estrutural", que não será resolvido pelas medidas que o Governo vai aprovar hoje. Ainda neste jornal, ativistas em Lampedusa lamentam "respostas de sempre".
Noticiário

8h. Governo prepara desconto nos juros da casa

Mariana Vieira da Silva já tinha anunciado que Governo ia aprovar "novas respostas" de apoio às famílias. Ainda neste jornal, nova sondagem dá maioria absoluta a Miguel Albuquerque.
Sondagens

PS e PSD mantêm-se colados nas intenções de voto

Os dois maiores partidos continuam praticamente empatados nas sondagens, separados por 1,2 pontos percentuais. Avaliação dos portugueses a Marcelo e Costa desceu.
Noticiário

6h. Habitação no centro do Conselho de Ministros

O setor vai também estar em destaque na Assembleia da República. O pacote Mais Habitação vai voltar ao debate parlamentar, depois do veto do Presidente da República.
Noticiário

2h. Habitação. Governo quer reduzir taxa de juro

Uma moratória de dois anos com o valor em dívida a ser redistribuído pela duração do empréstimo. Medida deve ser anunciada no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira.
Governo

Governo adia pagamento de 30% dos juros da casa

Moratória será de dois anos e famílias poderão fazer respetivo acerto de forma diluída no tempo. Também a bonificação dos juros do crédito será alargada. Medidas apresentadas esta quinta-feira.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.