Banca

Santander

Acionistas do Santander aprovam novo CEO

Quinta-feira reunidos em assembleia-geral extraordinária, os acionistas aprovaram a composição dos novos órgãos sociais do Banco Santander Totta para o triénio 2019-2021.
BCE

BCE acaba com programa mas dá conforto ao mercado

Mario Draghi confirmou o fim das compras de ativos mas não poupou esforços para garantir aos investidores que a política monetária vai continuar disponível para suportar o crescimento económico.
Economia

Como internacionalizar o seu negócio com confiança

Marcar presença nos mercados internacionais é a ambição de muitas empresas em Portugal, mas existem algumas precauções que fazem toda a diferença para o sucesso (ou não) do negócio.
BCE

BCE confirma fim do programa de compra de dívida

Desde março de 2015, quando começou o programa, o BCE já injetou 2,6 biliões de euros na compra de dívida pública e privada para facilitar o crédito, apoiar a economia e afastar a ameaça de deflação.
Mercado Imobiliário

Mercado imobiliário em Portugal beneficiará banca

A agência de 'rating' Moody's salienta que os "rácios de NPL, ou seja, o crédito malparado, dos bancos portugueses irão continuar a melhorar enquanto os preços das casas estão a subir.
Banca

Santander Totta. Acionistas elegem novo presidente

Os acionistas do Santander Totta reúnem-se hoje em assembleia geral extraordinária, em Lisboa, para deliberar sobre os novos órgãos sociais do banco.
Finanças

Revolut passa a poder receber depósitos bancários

1.320
Já tem uma licença bancária na Europa a "fintech" que atraiu três milhões de clientes com aplicação que converte divisas sem comissões e permite levantamentos gratuitos no estrangeiro.
Banco de Portugal

Taxas de todos os créditos ao consumo sobem

As taxas máximas de todos os créditos ao consumo irão subir no primeiro trimestre de 2019, segundo os cálculos do Banco de Portugal, publicados no 'site' do regulador.
BES

Solução semelhante à do Banif para lesados do BES?

Governo propôs às associações de lesados das sucursais exteriores do BES uma solução semelhante à do Banif, que prevê a delimitação de lesados não qualificados com vista à criação de um fundo.
Crédito

Novo crédito ao consumo sobe para 3,9 milhões

Em 25 de setembro o secretário de Estado das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, advertiu que os bancos devem ter cautela na concessão de crédito, especialmente ao consumo.
Moçambique

Banco de Moçambique estabelece acordo com Euronet

O Banco de Moçambique fechou um acordo com a empresa Euronet, para a gestão da rede de pagamentos eletrónicos interbancários no país, após um apagão de 5 dias da rede interbancária moçambicana.
Banco de Portugal

BdP quer reforçar controlo nas organizações

O governador do Banco quer apostar na proatividade, na antecipação e prevenção de problemas. Carlos Costa alerta que uma organização pode implodir se não souber como se processa a informação.
Rating

Moody's prevê crescimento da banca portuguesa

Em relação ao crescimento económico de Portugal, a Moody's prevê que este diminua para 2,1% em 2018 e 1,7% em 2019, depois de ter atingido o ritmo mais rápido em quase duas décadas.
Banif

Lesados do Banif vão poder reduzir perdas

Governo anunciou criação de "um mecanismo célere e ágil" que permita a redução de "perdas sofridas pelos lesados não qualificados do Banif".
Luís Marques Mendes

"Podemos ter acusações de gestão danosa da CGD"

217
Comentador diz que auditoria lançada pelo Governo está concluída e que as conclusões está nas mãos do Ministério Público.
Associação Mutualista

Montepio. "Maioria rejeita Tomás Correia"

Candidato da lista B diz que a maioria simples de Tomás Correia significa que "a esmagadora maioria" dos associados do Montepio rejeita a sua liderança.
Associação Mutualista

Montepio. Godinho pede a Tomás Correia que saia

Candidato derrotado da lista C pede a Tomás Correia que "tire as ilações" de ter tido menos votos que as listas opositoras. Aliança da oposição pré-eleições esteve em cima da mesa, mas foi descartada.
Associação Mutualista

Montepio. Tomás Correia vence com margem menor

139
Atual presidente da mutualista ganhou com 43,2%, cerca de três mil votos a mais do que António Godinho, da lista C. Tomás Correia diz que os associados são "sábios" e "soberanos".
Montepio

Tomás Correia preparado para ouvir "charlatanices"

Mutualistas votam esta sexta-feira, presencialmente, na Rua do Ouro, em Lisboa. Atual presidente está confiante na vitória e prevê ouvir "as mesmas charlatanices" da boca de quem perder.
CMVM

Fitch sobe 'rating' do BCP

A agência Fitch melhorou o rating do BCP de longo prazo de BB- para BB, com uma perspetiva estável, segundo um comunicado do banco à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
Caixa Geral de Depósitos

Fitch sobe 'rating' da CGD

O banco público diz que esta subida "reflete o progresso contínuo da CGD na execução do seu plano estratégico ao longo dos últimos 12 meses, o que levou a melhorias significativas".
Associação Mutualista

Votação no Montepio. As suspeitas e as acusações /premium

103
Milhares de votos em circuitos obscuros, listas que não podem fiscalizar o processo, terreno inclinado para quem já lá está. Desta vez será diferente?
Montepio

O polvo está vivo, de boa saúde e a rir-se de nós /premium

3.317
A lista é um "quem é quem" do país que somos, e estão todos com alguém nada recomendável: Tomás Correia, o eterno homem do Montepio. Porquê? Porque Portugal continua doente. E o polvo vivinho da costa
Associação Mutualista

O que prometem Correia e os que o querem derrubar /premium

Maioria dos associados já votou, por carta, nas eleições de sexta-feira. Eleições não importam só para os associados, porque o Governo já garantiu que "fará tudo" para lhes garantir as poupanças.
Mercado Imobiliário

Bancos expostos a sobrevalorização das casas

O setor bancário encontra-se demasiado exposto ao mercado imobiliário residencial. O Banco de Portugal avisa que tendência pode ser "mais acentuada" a nível regional/local.
Economia

Banco de Portugal aconselha "prudência"

O Banco de Portugal avisou que os bancos devem adotar políticas "prudentes" na aplicação dos seus resultados, de forma a garantir níveis adequados de resiliência a choques.
Serviços financeiros

Brexit pode levar à saída de 4000 empregos para UE

Sam Woods, o governador adjunto do Banco de Inglaterra advertiu terça-feira que cerca de 4.000 empregos na banca e seguros podem sair do Reino Unido para a União Europeia.
BCE

BCE reduz participação do Banco de Portugal

Com estas alterações, 12 bancos centrais nacionais baixam a sua participação no BCE e 16 sobem, com os países do sul da Europa a serem os mais penalizados.
BCE

Dívida obriga Novo Banco a ir ao mercado

Um relatório da Moody's sobre a banca ibérica avançou que o Novo Banco terá que ir ao mercado para conseguir devolver os 6,5 mil milhões de euros que tem em dívida ao Banco Central Europeu.
Entrevista

"Esta geração vai viver sugada, como no Matrix" /premium

427
No filme de 1999 os humanos viam a sua energia ser sugada, enquanto "viviam" na Matrix. Os juros baixos vão ter o mesmo efeito para os jovens. Richard McGuire tem um comprimido vermelho para si.
Dívida Pública

Dívida volta a recordes, acima de 251 mil milhões

5.906
Dados do Banco de Portugal indicam que, por força das emissões recentes de dívida, o valor total voltou a aumentar. Mesmo a dívida líquida de depósitos aumentou (para 224,5 mil milhões)
Associação Mutualista

Ministro recebe candidato que se queixa de fraude

Vieira da Silva vai receber o candidato Fernando Ribeiro Mendes, que se queixa de "suspeições e riscos de fraude" nas eleições da Associação Mutualista Montepio.
Novo Banco

Prejuízos do Novo Banco sobem para 419,6 milhões

O Novo Banco registou um prejuízo de 419,6 milhões de euros até setembro, ligeiramente acima dos 419,2 milhões de euros registados no mesmo período do ano passado.
Novo Banco

Novo Banco sem mais encerramentos ou despedimentos

O Novo Banco garantiu esta à Lusa que não estão previstos novos encerramentos de balcões ou despedimentos, sublinhando que a instituição está a aproveitar o "bom momento" da economia
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Venda de participações em Diário da República

A venda das participações da CGD de 99,79% no Banco Caixa Geral, em Espanha, e do total na sul-africana Mercantile Bank Holdings Limited são publicadas esta sexta-feira.
África

Angola tem a maior taxa de crédito malparado

O crédito malparado em Angola, a rondar os 25% do total, é o mais alto dos países africanos analisados pela agência de rating Moody's num relatório que melhora o outlook para os bancos africanos.
Associação Mutualista

Lista B integra vogal do regulador do Montepio

124
Vogal da Autoridade de Supervisão dos Seguros, que desde esta quinta-feira é o regulador do Montepio, integra lista de Ribeiro Mendes à gestão da Mutualista. Mas rejeita incompatibilidades.
Associação Mutualista

Mutualista passa para os seguros. Tomás inseguro?

A decisão podia vir só em dezembro, mas surgiu já, a poucos dias das eleições. A supervisão da Associação Mutualista passou para o regulador do seguros, a ASF. Seis perguntas para entender o caso.
EDP

Nº 2 da Economia inquirido sobre avença de Pinho

230
O actual secretário de Estado da Economia, Correia Neves, foi chefe de gabinete de Pinho. Ministério Público quer saber se tinha conhecimento da avença que ex-ministro recebia da ES Enterprises.
Banca

CGD. "Já não se dá crédito só com aperto de mão"

Reunidos numa conferência sobre banca, em Lisboa, os banqueiros falavam sobre os "erros do passado", cometidos por quem geriu bancos como se o dinheiro fosse deles, em vez de ser dos depositantes.
Banca

Bancos querem regras comuns para operadores 

O presidente da Associação Portuguesa de Bancos defende a existência de regras comuns a todos os operadores financeiros, considerando que a atividade deve ser supervisionada e regulada.
Associação Mutualista

Montepio. Governo decide novo regime de supervisão

O Governo publicou um despacho onde coloca as associações mutualistas no novo regime de supervisão na alçada do regulador dos seguros. Esta decisão é transitória, mas pode afetar o Montepio.
Alemanha

Deutsche Bank. Buscas por suspeitas de crime

Autoridades suspeitam que funcionários ajudavam clientes a abrir contas offshore para esconderem dinheiro que ganhavam em atividades criminosas. Sede em Frankfurt alvo de buscas.
Banca

"Não há almoços grátis" na banca, diz Carlos Costa

Governador do Banco de Portugal diz que a sociedade tem de decidir sobre o grau de garantias que dá ao setor bancário, porque com menos garantias haverá menos crédito. "Não há almoços grátis".
Angola

Kwanza volta a apreciar-se face ao euro e ao dólar

O Banco Nacional de Angola está a proceder a operações diárias, tendo indicado que, em novembro, pretende colocar no mercado primário 850 milhões de dólares (732,75 milhões de euros).
Macau

Banca. Macau e Portugal assinam acordo

A Autoridade Monetária de Macau e o Banco de Portugal assinam acordo de cooperação para facilitar o intercâmbio de quadros e informações na área financeira, incluindo a realização de conferências.
Telecomunicações

Angola introduz pagamentos por telemóvel em 2019

O Banco Nacional de Angola quer promover a inclusão financeira dos angolanos ao introduzir os pagamentos por telemóvel, a exemplo do que já se faz em Moçambique e no Quénia.
Banca

Brexit e instabilidade europeia representam risco

A vice-governadora do Banco de Portugal, Elisa Ferreira, defendeu que a instabilidade europeia e o 'Brexit', saída do Reino Unido da União Europeia, constituem riscos para os bancos.
Banca

Inovação na banca? "Se vier por bem, é bem-vinda"

Líderes dos cinco maiores bancos portugueses pedem regras equilibradas para as empresas "fintech" que estão a entrar na atividade bancária. Crise de 2008 também foi fruto de inovação, lembram.
Caixabank

CaixaBank vai fechar mais de 800 balcões até 2021

A redução da rede comercial será principalmente realizada nos centros urbanos e vai manter-se inalterada nas zonas mais rurais, com uma população inferior a 10.000 pessoas.
Banca

Montepio. Costa destaca supervisão mais eficiente

O primeiro-ministro afirmou que o quadro regulatório permite agora uma supervisão mais eficiente. Costa defendeu ainda que a banca deve reorientar o financiamento para a atividade produtiva.
Economia

Fundos sustentáveis apostam na consciência social

A sustentabilidade é a nova tendência dos fundos de investimento. E Portugal não foge à regra.
Caixa Geral de Depósitos

Venda de filiais da CGD gera 200 milhões

A venda das filiais da Caixa Geral de Depósitos em Espanha e na África do Sul vai gerar mais-valias de 200 milhões de euros e aumentar os fundos próprios do banco em um ponto percentual.
Banca

Moeda angolana sobe ligeiramente face ao euro

A moeda angolana apreciou-se ligeiramente pela segunda vez consecutiva face à europeia, ao cotar-se nos 352,619 kwanzas/euro. Desde janeiro, o kwanza já se depreciou 47,42%.
Caixa Geral de Depósitos

Joe Berardo tem dívida de 280 milhões à CGD

8.393
O empréstimo da CGD ao grupo de Berardo para a compra de ações do BCP em 2007 é um dos créditos de alto risco que consta na auditoria forense. O empresário terá deixado dívida de 280 milhões.
Economia

Carlos Costa: aspirações excedem capacidade

O governador do Banco de Portugal defende que só com mais crescimento se pode evitar viver com "aspirações limitadas": "Temos aspirações para as quais não temos capacidade de produção disponível".
Angola

João Lourenço: Não haverá instabilidade em Angola

131
Entrevista do presidente com jornalistas foi interrompida por uma angolana cujo pai foi morto em maio de 1977. Sobre Isabel dos Santos, uma frase e nada mais. Marcelo vai visitar Angola em março.
BCP

João Lourenço sossegou BCP sobre saída da Sonangol

Presidente de Angola não confirma intenção da Sonangol vender participações na Galp e no BCP. E revelou que tranquilizou responsáveis de um banco sobre o tema. Petrolífera angolana tem 19,5% do BCP.
Sporting

Sporting: obrigações não tiveram apoio dos bancos

125
O presidente do Sporting destacou a importância dos sócios e adeptos do clube leonino para o sucesso da emissão obrigacionista que resultou no encaixe de 26 milhões de euros.
Montepio

Crédito de 148,3 milhões para negócio ruinoso

1.683
Caixa económica tem exposição de cerca de 150 milhões de euros a grupo empresarial que quis criar linhas de cruzeiros. Parte dos créditos foram concedidos contra pareceres internos.
Moçambique

Banco de Moçambique critica gestora do multibanco

O Banco de Moçambique afirma que o país não pode estar refém de uma "empresa sem expressão". Antes de a Bizfirst desligar o sistema, houve uma série de falhas ocorridas na rede de caixas automáticas.
Euribor

Taxas Euribor mantêm-se em máximos e sobem 

As taxas Euribor mantiveram-se esta sexta-feira em máximos pela 12.ª sessão consecutiva a três, seis e nove meses e subiram para um nível máximo a 12 meses.
Caixa Geral de Depósitos

CGD encaixa cerca de 565 milhões com participações

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai encaixar 565 milhões de euros com a venda das participações que detém no espanhol Banco Caixa Geral e sul-africana Mercantile Bank Holdings Limited.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)