Banca

Montepio

Regulador dos seguros avalia Tomás Correia

Os ministérios das Finanças e do Trabalho afirmaram que cabe ao regulador dos seguros analisar matérias relacionadas com idoneidade, depois daquela entidade ter rejeitado esta incumbência
Banca

Santander Totta cumpre rácios exigidos pelo BCE

O Santander Totta informou hoje o mercado de que cumpre os rácios de capital exigidos pelo Banco Central Europeu (BCE), de acordo com um comunicado enviado à CMVM.
Economia

Atividade económica aumenta e consumo diminui

O indicador coincidente mensal para a atividade económica aumentou de 1,7% em dezembro para 1,8% em janeiro, já o indicador para o consumo privado caiu para 1,8%, face aos 1,9% do mês anterior.
BCE

"Não estamos a caminhar para uma recessão"

François Villeroy de Galhau, governador do Banco de França, está em Lisboa e, numa conferência ao lado de Carlos Costa, elogia as reformas "ambiciosas" que foram feitas na economia portuguesa.
Banca

Abanca reconhece conversações com Liberbank

A negociação das ações de Abanca e Liberbank foi suspensa esta manhã, mas estão a haver conversações com os acionistas principais do Liberbank para promover ação corporativa entre as duas entidades.
Montepio

Tomás Correia impugna multa do Banco de Portugal

209
Banco de Portugal condenou Tomás Correia por irregularidades graves na gestão da caixa económica. Ex-presidente do Montepio vai recorrer da decisão que o multou em 1,25M€ por sete ilícitos.
Euribor

Taxas Euribor mantêm-se a três, seis e 12 meses

A Euribor a três meses manteve-se em -0,310%; a seis meses, a taxa mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação também se manteve, em -0,231%; e no prazo de 12 meses fixou-se em -0,108%.
Banco de Portugal

Banco de Portugal alerta sobre o crédito fácil

O Banco de Portugal avisa que com este tipo de crédito as pessoas arriscam-se a perder as quantias entregues a estas entidades "de forma muitas vezes irrecuperável".
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Sampaio e Constâncio ignoraram alertas

Atualizado 4.127
O aviso foi transmitido por carta, escrita por Almerindo Marques, antigo administrador do banco público, ao então governador do Banco de Portugal, e chegou também a Belém.
Crédito

Crédito malparado. Bancos venderam 5.719 milhões

O Novo Banco, o Montepio, a CGD, o Santander Totta, o BCP e o BPI aceleraram a venda de crédito malparado em 2018. Os bancos alienam carteiras de crédito malparado para melhorarem os seus balanços.
Banca

Bancos com mais de 1.100 milhões de lucros

Os bancos em causa são a CGD, o Santander Totta, o BPI e o BCP. Estes registaram lucros acumulados de 1.787,7 milhões de euros em 2018, um aumento de mais de 1.100 milhões face a 2017.
Montepio

Banco de Portugal condena e multa Tomás Correia

156
Banco de Portugal condenou antigo presidente Montepio por irregularidades graves na gestão da caixa económica. Tomás Correia foi multado em 1,25 milhões de euros por sete ilícitos.
Caixa Geral de Depósitos

Os milhões da Caixa num banco que nunca controlou /premium

1.030
Em 2002 a CGD comprou o Crown Bank, nos EUA. Cinco anos depois, manobrada por um emigrante luso-americano e sem nunca ter controlado a gestão, só ficou com uma conta do advogado: 20 milhões.
BCP

BCP lucra 301 milhões e volta a pagar dividendos

118
O maior banco privado português fechou o exercício de 2018 com lucros de 301,1 milhões de euros, mais 61,5% do que no ano anterior. Banco volta a pagar dividendos, pela primeira vez em quase 10 anos.
Estado

Financiamento do Estado baixa para 3,3 mil milhões

No ano passado, as administrações públicas financiaram-se junto dos bancos e de outros residentes em 6,9 mil milhões e 1,2 mil milhões de euros, respetivamente.
BCE

BCE prevê desaceleração a curto prazo

O lucro do BCE foi de mais 23,5% relativamente ao registado em 2017. BCE prevê que crescimento económico da zona euro venha a ser mais fraco e quer preparar mais liquidez a longo prazo.
Banco de Portugal

Costa comprou monte de Vara sem saber do TGV

7.135
Carlos Costa já tinha comprado o monte alentejano a Armando Vara quando percebeu que o troço do TGV ia passar a 200 metros, o que causaria enorme ruído, noticia a revista "Sábado".
Crédito à Habitação

Novos créditos têm os juros mais baixos desde 2003

As taxa de juros dos novos empréstimos teve a maior queda desde 2012 e atingiu os valores de 2003. Os novos contratos de crédito à habitação atingiram juros de 1,282%.
Banca

Revolut está a contratar para call center no Porto

395
Uma das "fintechs" em maior crescimento global anunciou a abertura de um centro de apoio ao cliente em Matosinhos e tem 70 vagas para preencher. Será o 2º maior call center da Revolut em todo o mundo.
Banca

Lá fora, BCP fala de política. Maioria PS será boa /premium

297
Miguel Maya já o disse, aos jornalistas: "O BCP não comenta política. Ponto". Mas numa apresentação a investidores, em Londres, o banco disse ver com bons olhos que a "extrema-esquerda" saia do poder.
BCE

BPI diz cumprirrácios mínimos exigidos pelo BCE

O Banco BPI informou esta quarta-feira que cumpre os novos rácios mínimos exigidos pelo Banco Central Europeu (BCE) para 2019 em matéria de CET1, Tier 1 e rácio total.
Reino Unido

Moçambicanos lançam petição contra bancos

O FMO defende que a acusação contra Manuel Chang, os gestores seniores do Credit Suisse e um intermediário da empresa Privinvest "oferece evidências suficientemente sólidas" de procedimentos ilícitos.
Banco de Portugal

Peso da dívida externa no PIB cai para 89,5%

A dívida externa líquida passou de 91,7% no final de 2017 para 89,5% no final de 2018, "uma vez que o aumento do PIB mais que compensou o aumento nominal da dívida", referiu o Banco de Portugal.
Euribor

Taxas Euribor mantêm-se a três e 12 meses 

A Euribor a três meses manteve-se pela 12.ª sessão consecutiva em -0,308%, a 12 meses voltou a ser fixada em -0,108% e a seis meses subiu 0,001 pontos, ao ser fixada em -0,231%.
Montepio

Novo nome Banco Montepio não corta "laços" com AM

Carlos Tavares apresentou a nova marca Banco Montepio (que substitui a Caixa Económica Montepio Geral), bem como um outro novo banco para empresas com faturação acima de 20 milhões -- o BEM.
Banco de Portugal

As questões que Carlos Costa não esclareceu /premium

164
Na entrevista à SIC, esta terça-feira, Carlos Costa garantiu que não participou nas operações de crédito mais ruinosas. Mas, além de fazer algumas revelações, deixou várias questões por responder.
Carlos Costa

Costa só ia à reunião de crédito para fazer número

3.110
Governador do Banco de Portugal garante que não participou em nenhuma das 25 grandes operações ruinosas do banco público. E diz que foi a CGD que lhe tratou da compra do monte a Armando Vara.
Media

Controlinveste foi declarada insolvente

425
A Controlinveste SGPS, holding de Joaquim de Oliveira, foi declarada insolvente esta segunda-feira. Pedido veio da empresa e faz parte de acordo com bancos para reestruturar a dívida.
Caixa Geral de Depósitos

CGD cumpre Requisitos de capital de BCE

O banco público divulgou, através de comunicado à CMVM os rácios de capital exigidos pelo Banco Central Europeu a partir de 1 de março de 2019 e afirmou que os já cumpria desde final de 2018.
Bolsa de Lisboa

Governador pede “contas transparentes e auditadas"

380
Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, afirmou num evento da Euronext Lisbon que um dos fatores essenciais para a confiança nas empresas é haver contas "transparentes e auditadas".
Euribor

Taxas Euribor mantêm-se a três, seis e 12 meses

A três meses manteve-se pela 11.ª sessão consecutiva em -0,308%, a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, está fixada em -0,232%. No prazo de 12 meses está em -0,108%.
Juros

Taxas de juro caem para metade nos últimos 3 anos

As taxas de juro cobradas nos novos contratos de crédito à habitação voltou a descer em janeiro para 1,28%. Este é o valor mais baixo desde 2009, ano em que os dados começaram a ser divulgados.
BCE

Arrivederci, Mario!

Os que creem que as taxas de juro na Europa não sobem não se iludam. Quem de perfeito juízo acredita que Draghi deixará em mãos alheias o anúncio do fim do ciclo monetário que tão arrojadamente abriu?
Empresas

PME recebem financiamento de 900 milhões de euros

Financiamento é o primeiro do programa COSME a empresas no país e terá a garantia do fundo europeu, que em caso de perdas cobre 50%, pelo que será mais vantajoso o crédito contratado pelas empresas.
Crédito à Habitação

Taxas implícitas no crédito à habitação sobem

O Instituto Nacional de Estatísticas revela que a taxa aumentou para 1,054% em janeiro, face aos 1,053% em dezembro do ano passado.
Corrupção

MP quer ver as contas da mulher de Pinho

290
Procuradores querem perceber junto do Banco de Portugal se Alexandra Pinho aderiu ao Regime Excecional de Regularização Tributária para declarar ativos depositados em duas offshores.
Justiça

PJ quer que MP ataque mais os lucros do crime

915
Judiciária diz que MP podia recorrer com mais frequência à apreensão preventiva de bens e dá o exemplo do caso BES: foi o juiz Carlos Alexandre quem arrestou os bens da família Espírito Santo
CTT

Serviço postal subsidiou gastos do Banco CTT

ANACOM diz que houve uma sobrevalorização das despesas do serviço postal e uma subvalorização dos gastos com o banco CTT em recursos partilhados como água, rendas, seguros, limpeza e alugueres.
Banco de Portugal

Consumo. Bancos emprestaram 20 milhões por dia

Créditos ao consumo ascenderam em 2018 a 7.354 milhões de euros, mais 10% do que em 2017. Bancos emprestaram 20 milhões por dia, apesar das novas regras mais restritivas.
Caixa Geral de Depósitos

Carlos Costa rejeita conflito de interesses

486
Terceiro comunicado do Governador do Banco de Portugal numa semana. Jornal Económico tinha noticiado que Carlos Costa passou férias no Vale do Lobo depois de aprovar crédito ruinoso.
Caixa Geral de Depósitos

Parlamento aprova comissão de inquérito à Caixa

111
A proposta do PS, PSD, CDS e Bloco de Esquerda para a constituição de uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito à gestão da Caixa Geral Depósitos foi aprovada no Parlamento.
Ricardo Salgado

Casa de Salgado à venda por 20 milhões de euros

5.678
A emblemática casa da família Espírito Santo em Cascais está à venda por 20 milhões de euros. Mulher de Ricardo Salgado é proprietária de 20% de empresa que detém imóvel.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. À terceira é de vez, assim "Deus queira"

PSD e CDS querem apurar responsabilidade do BdP, mas não vão permitir tiro-ao-governador no inquérito à CGD. Bloco quer cabeça de Carlos Costa e PS culpa Passos por auditoria não ter sido mais cedo.
PS

PS: Carlos Costa deve sair se houver envolvimento

292
O líder da bancada parlamentar do PS disse que caso se prove uma "ação inadequada" de Carlos Costa na gestão danosa da Caixa, o antigo administrador da CGD deve ser demitido do cargo no BdP.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Maioria dos grandes devedores já faliu

6.097
A maioria dos principais devedores da Caixa Geral de Depósitos faliu. Paulo Macedo garante que vai tentar recuperar o que ainda for possível mas a conclusão destes casos é ainda uma incógnita.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Debatida terceira comissão de inquérito

CDS-PP, PSD, PS e BE acordaram que comissão deverá funcionar pelo prazo máximo de 120 dias. Apurar as práticas de gestão no domínio da concessão de crédito é um dos objetivos.
Caixa Geral de Depósitos

Quem quer ser banqueiro central? /premium

143
A terceira comissão parlamentar de inquérito à CGD lança-se com energia sobre o quê ou quem? Estamos em risco de assistir a mais um exercício inútil de apuramento de responsabilidades.
Caixa Geral de Depósitos

O Banco do banquete

280
Nesta Caixa, banco do Estado, gerida por uma casta, o céu era o limite. À CGD dos negócios fáceis e do crédito ilimitado, tudo era permitido. Os filhos e afilhados do regime bastavam-se a si próprios.
Banco de Portugal

BdP. Marido da vice no La Seda quando CGD investiu

4.265
Elisa Ferreira não pediu escusa na auditoria à gestão da Caixa. Mas o marido estava na La Seda quando o banco investiu. Vice-governadora do Banco de Portugal diz que não há incompatibilidade.
Banco de Portugal

Rio diz que governador deve sair se cometeu erros

102
Presidente do PSD diz que Carlos Costa deve continuar caso não tenha participado nas decisões de conceder créditos ruinosos. Por outro, caso o tenha feito deve sair "rapidamente" e "pelo próprio pé".
Banco de Portugal

Carlos César afasta exoneração de Carlos Costa

O líder socialista disse na TSF que "provavelmente" até Carlos Costa anseia pela sua saída do Banco de Portugal, mas que exonerá-lo já seria "pôr o carro à frente dos bois".
Banco de Portugal

Devedores de cartão de crédito atingem recorde

1.132
Em 2018 foram dados 4,66 mil milhões de euros no crédito ao consumo. Valor total em dívida nos cartões de crédito é superior a 3,25 mil milhões de euros e no crédito automóvel é de 6,1 milhões.
Comissão de Inquérito

Demissão do governador só após fim do mandato

O calendário que os partidos apresentaram para decidir sobre o futuro de Carlos Costa no Banco de Portugal significa que a possibilidade de destituição só teria efeitos daqui a dois anos.
Caixa Geral de Depósitos

A reunião "tensa" em que Carlos Costa pediu escusa /premium

Governador diz que se colocou à margem de uma reunião no Banco de Portugal em novembro. Essa foi a reunião em que se discutiu a idoneidade de Norberto Rosa, próximo de Carlos Costa. A história é esta.
Banco de Portugal

CDS quer governador nomeado pelo Presidente

Cristas afirma que o partido defende que o governador "deve ser nomeado de uma forma muitíssimo diferente" e admite avançar "ainda nesta legislatura" com uma revisão constitucional nesse sentido.
Caixa Geral de Depósitos

Macedo: CGD é usada para "arremesso político"

189
O presidente executivo da Caixa afirma que o banco sofre com "tantas notícias" que "não são positivas", mas que a resposta passa por "estar mais perto dos clientes" para "minimizar" os danos.
Crédito à Habitação

Crédito à habitação sobe pelo 3.º mês consecutivo

Apesar dos avisos do Banco de Portugal, conta-se já com 9,835 mil milhões de euros emprestados desde o início do ano, mais 19,1% do que em 2017.
PSD

CGD. PSD diz que "não há intocáveis"

124
PSD reitera que todos os que tenham sido administradores da CGD ligados à concessão de crédito estão sujeitos a escrutínio e serão responsabilizados nos termos a apurar pela comissão de inquérito.
Euribor

Euribor mantêm-se a 3 meses, sobem a 6 e caem a 12

As taxas Euribor mantiveram-se a três meses em valores negativos, a -0,308%. A seis meses, a taxa subiu para -0,231%, um novo máximo desde julho, e a 12 meses recuou para -0,110%.
Banco de Portugal

BdP. Relatório sobre grandes devedores até maio

185
O Banco tem "100 dias" para entregar à Assembleia um relatório extraordinário sobre os maiores devedores de bancos como a CGD, BES/Novo Banco, entre outros.
Caixa Geral de Depósitos

PSD. Proposta do BE, para já, é "desproporcionada"

PSD quer apurar responsabilidades "rapidamente" mas "de forma tranquila". Também à direita, o CDS admite alinhar-se com pedido de exoneração mas, primeiro, quer ouvir Carlos Costa no parlamento.
Cabo Verde

Siza contente com banco que projetou há 20 anos

O arquiteto visitou as obras da nova sede do Banco de Cabo Verde, cuja obra projetou há 20 anos. Siza Vieira sublinha que o "projeto é exatamente o mesmo", mas houve alterações nas infraestruturas.
Angola

Kwanza continua em recuperação face ao euro

A moeda angolana continuou a recuperar face ao euro, depois de há uma semana e meia ter atingido mínimos históricos. O dólar mantém-se estável, tendo há quase uma semana a mesma cotação.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)