Banca
Economia

Zona Euro mais perto da recessão

Yves Mersch, membro da Comissão Executiva do BCE, adiantou que a Zona Euro não está perto da recessão, mas que as probabilidades aumentaram "significativamente" já que o crescimento abrandou.
Montepio

Tavares está a vasculhar passado do Montepio /premium

Carlos Tavares mandou fazer auditoria interna a créditos ruinosos à Casa da Sorte (como Félix Morgado também já tinha feito). Tomás Correia não gostou de saber. Relação entre os dois gelou há semanas.
Rating

Lucros dos bancos comprimidos por taxas de juros

"As taxas de juro irão tornar-se cada vez mais desafiantes para os bancos portugueses", afirma a agência Moody's, acrescentando que a política monetária do BCE "tem sido positiva para os bancos".
Venezuela

"Novo Banco aproveita-se dos venezuelanos"

Deputado do partido no poder na Venezuela disse que a crise política no país está a permitir que pessoas e empresas no exterior façam negócios que prejudicam a Venezuela.
Bloco de Esquerda

Bloco pede administrador para o Novo Banco

475
A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, disse que "o Governo não deve autorizar mais pagamentos ao Novo Banco sem saber o que se passa", realçando que o país tem direito a respostas.
Banca

Cinco maiores bancos com menos 807 trabalhadores

Caixa Geral de Depósitos, BCP, BPI, Santander Totta e Novo Banco tiveram lucros mais baixos do que em 2018 por causa dos prejuízos do Novo Banco.
Caixa Geral de Depósitos

CGD com lucro de 641 milhões de euros até setembro

157
Resultados impulsionado, sobretudo, pela operações de venda das operações internacionais. Resultados "significativos", mas "aquém do que foi definido" no plano estratégico, disse Paulo Macedo.
Novo Banco

Novo Banco. Prejuízo de 572 milhões até setembro

194
Venda de ativos herdados do BES acelerou as perdas do Novo Banco nos primeiros nove meses do ano, no valor de 395 milhões de euros. Já o resultado recorrente subiu para 140 milhões de euros.
Novo Banco

Novo Banco vai pedir mais de 700 milhões ao Estado

6160
Mais um ano, mais uma injeção de capital ao abrigo do acordo de venda à Lone Star, que prevê que injeções de capital possam ir até 3,9 mil milhões de euros. Este ano serão mais de 700 milhões, diz JE.
Montepio

Pedro Alves retira candidatura ao Montepio

Jornal Económico garante que a decisão se explica pelo facto de o Banco de Portugal ter encerrado o processo de autorização por não estar completo todo o elenco.
BCP

BCP lucra 270,3 milhões até setembro

O BCP teve lucros de 270,3 milhões de euros nos primeiros nove meses deste ano, mais 5% face ao mesmo período de 2018. Miguel Maya diz que são os melhores resultados até setembro em 12 anos.
Caixa Geral de Depósitos

Caixa vende Mercantile Bank ao Capitec Bank

A venda foi formalizada esta quinta-feira numa cerimónia na África do Sul que significa o encaixe de 215 milhões para a Caixa no âmbito do Plano Estratégico de recapitalização.
Corrupção

Presidente do Benfica suspeito no caso BES

570
O Ministério Público acredita que o presidente do SL Benfica beneficiou de fraude no caso BES, através de uma entidade sediada na Suíça. Vieira nega ser testemunha ou arguido.
Ministério Público

Comporta. Pinho suspeito de ter favorecido GES

322
Em causa estão os projetos de Potencial Interesse Nacional (PIN). O Ministério Público suspeita que Manuel Pinho favoreceu o GES na obtenção do selo PIN para a Herdade da Comporta e do Pinheirinho.
Montepio

Pedro Alves não será CEO. Montepio nega retirada

Pedro Alves não tem condições para ser CEO do Montepio, indicou o Banco de Portugal, com base na informação nova e comprometedora que chegou recentemente ao supervisor e foi noticiada pelo Observador.
União Bancária

Alemanha abre a porta a garantia de depósitos

"A estrutura de uma união bancária deve incluir algum tipo de mecanismo comum europeu de garantia de depósitos". E isto "não é um passo pequeno para um ministro das Finanças alemão", escreveu Scholz.
Banca

BCE tem margem para reservas contracíclicas

O vice-presidente do Banco Central Europeu disse que há margem para aumentar as reservas contracíclicas dos bancos caso se de uma crise económica severa. O custo é a redução dos lucros a distribuir.
Montepio

Montepio não emite obrigações hipotecárias de 2015

O Montepio cancelou a emissão de obrigações hipotecárias de 2015, no valor de 500 milhões de euros, no mesmo dia em que uma fonte oficial do banco informou sobre uma nova emissão no mesmo valor.
Associação Mutualista

Associados do Montepio aprovam estatutos 

Alteração dos estatutos passaram com 97% dos associados presentes na Assembleia-Geral. Votação decorreu depois de a tutela ter dito que estatutos tinham "questões legais" por resolver.
Associação Mutualista

Montepio. Tutela vê irregularidades nos estatutos

A horas de os associados da mutualista Montepio votarem os novos estatutos, a tutela – a Segurança Social – fez saber que o articulado contém "questões de legalidade" por resolver.
Fraude

BdP adverte contra o Intermarketbank

O Banco de Portugal veio esta segunda-feira alertar para a entidade Intermarketbank, que não está autorizada em Portugal. São várias as queixas relativamente à consultoria de crédito desta entidade.
País

BPI tem lucro, menos balcões e menos trabalhadores

O BPI anunciou os resultados até setembro, que deixam ver lucros de 253,6 milhões de euros depois de ter encerrado ao longo do ano 14 balcões e despedido 29 trabalhadores.
Montepio

Montepio: associados votam alteração dos estatutos

Os associados da Mutualista Montepio Geral votam a alteração dos estatutos para que se enquadrem no novo Código das Associações Mutualistas, aprovado e publicado em 2018 e criticado por Tomás Correia.
Banca

Banca cobra 8 milhões por dia em comissões

1644
Os bancos cobraram mais de 40 mil milhões de euros em comissões nos últimos 12 anos, uma média de 8,8 milhões de euros por dia. Apesar disso, o valor médio das comissões caiu 8% nesse período.
Entrevista

"Juros baixos são maus para jovens sem pais ricos" /premium

135
David Miles, ex-membro do Banco de Inglaterra, avisa em entrevista que juros baixos podem ser "tóxicos" e colocam umas gerações em vantagem face às outras. E quem não tem pais ricos fica prejudicado.
BCE

É preciso mais investimento, diz Lagarde

Christine Lagarde assume a liderança do BCE, mas antes de iniciar o mandato de 8 anos pediu à Alemanha e a países como a Holanda para investirem mais para apoiar o crescimento económico.
BCE

Christine Lagarde assume hoje presidência do BCE

A ex-diretora do FMI, Christine Lagarde, assume a liderança do Banco Central Europeu, sucedendo a Mario Draghi, que cumpriu oito anos de mandato, e tornando-se a primeira mulher a liderar o banco.
Banco de Portugal

Carlos Costa: supervisor é "o melhor defensor"

"O melhor defensor do desenvolvimento económico é o supervisor, quando impõe métodos de avaliação de risco", afirmou o governador do Banco de Portugal.
Banca

EuroBIC processa Ana Gomes por difamação

315
Eurodeputada vai ser processada devido a declarações sobre o alegado envolvimento do EuroBic em esquemas de branqueamento de capitais ligados a Isabel dos Santos. Banco desmente tudo.
Porto

Porto. Homem assalta banco com um papel

Um homem assaltou esta quinta-feira um banco utilizado apenas um papel que dizia: “Isto é um assalto. Dá-me o dinheiro”. O assalto está a ser analisado pela PJ do Porto.
Montepio

O relatório que trama o escolhido para o Montepio /premium

274
Notícia Observador. O escolhido para presidente do Montepio, Pedro Alves, liderou em 2009 uma estratégia para mascarar rácios de crédito vencido e esconder de forma ilícita as dificuldades do banco.
Finanças Públicas

Injeção no Novo Banco atira défice para 0,8%

Conselho das Finanças Públicas mantém estimativa de excedente para 2019, apesar de peso do Novo Banco no início do ano. E alerta para um "risco": a despesa com salários sobe mais do que o estimado.
Santander

Lucro do Santander sobe 1,5% até setembro 

O lucro do Santander subiu 1,5% até setembro deste ano para 390,6 milhões de euros, um aumento face aos 385 milhões registados no mesmo período do ano passado.
País

Vai acabar o prazo para comunicar saldos ao fisco

Acaba esta quinta-feira o prazo dado aos bancos para comunicar o saldo de contas com mais 50.000 euros ao fisco. A medida tinha sido programada para julho, mas alargou-se o prazo em três meses.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo. Caixa pondera processar ex-gestores

316
Advogados da CGD vão avaliar se houve uma violação no cumprimento dos deveres de diligência por parte dos antigos gestores. Em causa estão os créditos de 400 milhões de euros atribuídos a Berardo.
Caixa Geral de Depósitos

Campos e Cunha reafirma pressões de Sócrates

2071
O ex-ministro das Finanças reafirmou o que já tinha deixado claro na Comissão de Inquérito Parlamentar: saiu do Governo porque se recusou a demitir a administração da CGD e a nomear Armando Vara.
Fitch

Fitch sobe rating da CGD

Para a CGD, a agência de notação financeira subiu o rating de longo prazo de BB para BB+. Para o BCP, melhorou a perspetiva do rating, de estável para positiva. Já para o BPI, manteve a avaliação.
Montepio

Ministério desmente Tomás: Não há aprovação prévia

Na carta de despedida do Montepio, Tomás Correia disse que os estatutos a votar em AG no dia 4 já tiveram "aprovação prévia" por parte do Ministério do Trabalho. Isso não existe, diz Ministério.
Montepio

Tomás prepara aprovação "à bruta" dos estatutos

Opositores da liderança de Tomás Correia na mutualista Montepio veem "irregularidades e ilegalidades" nos estatutos que receiam poderem ser "aprovados à bruta" na AG de dia 4 de novembro.
Angola

Angola. Reservas em valor mais baixo desde 2011

As reservas líquidas de Angola em moeda estrangeira caíram para 10,1 mil milhões de dólares. "É o valor mais baixo desde pelo menos 2011, quando a atual série estatística começou", dizem os analistas.
Banca

Bankia regista quebra de 22,6%

A principal razão é a deterioração dos ativos não financeiros. O banco reforçou a posição entre os restantes de Espanha como líder em solvências e o diretor-executivo aponta um lucro estável.
Banca

Sentença de morte para a Libra do Facebook?

Existem três aspetos que poderão fazer com que a Libra não chegue a ver a luz do dia (embora tenha sérias dúvidas disso).
BCE

A herança de Super Mario Draghi /premium

O eleitorado em países como a Alemanha é muito crítica da atuação de Draghi e do BCE, pela sua incapacidade de normalizar a política monetária, subindo o ressentimento face aos países mais endividados
Brasil

"A privatização do Banco do Brasil é inevitável"

Rubem Novaes disse na sexta-feira que a privatização do Banco do Brasil é inevitável no futuro, devido à inovação tecnológica.
Montepio

A última "facada" de Tomás foi para Carlos Tavares /premium

Elogios rasgados à CEO interina e, quando Tavares virou costas, o ataque ao banqueiro. Foi assim a reunião da saída de Tomás Correia, reunião que o Padre Melícias descreve como "simpática".
BCP

BCP vende ações na Global Media, dona do JN

O BCP vendeu a participação de 10,5% que detinha no capital da Global Media, a holding que detém o Jornal de Notícias, Diário de Notícias e TSF.
Montepio

Tomás critica Governo (e sobre a ASF, nada diz)

Administrador que pediu escusa lança mensagem de despedida, acusando o Governo de não respeitar "democracia interna" da instituição. Sobre a ASF, referência só para os gestores dos seguros.
Banca

Juros negativos. Governo não prevê mudar a lei

Banqueiros querem mudar as normas nacionais de maneira a que seja possível cobrarem juros negativos a clientes institucionais, tal como já acontece no resto da Europa. Mas lei não vai mudar.
Banca

Banco de Portugal condena Banif a multa de 280 mil

A multa é por infrações cometidas em 2013, 2014 e 2015, antes da resolução do banco. As multas estão suspensas de execução por dois anos e as decisões foram aceites pelo arguido Banif.
Caso BES

Assistente quer suspender venda da Comporta

110
Advogado Ricardo Sá Fernandes insta juiz Carlos Alexandre a suspender escritura de compra e venda de 157,8 milhões de euros que está marcada para a próxima 2.ª feira.
Montepio

Tomás sai "cansado" e "sem apoio do governo"

166
Tomás Correia pediu escusa da presidência do Montepio, na reunião do Conselho Geral desta quinta-feira. Como o Observador noticiou no domingo, Virgílio Lima deverá ficar (para já) na liderança.
Caixa Geral de Depósitos

Ex-bancária condenada por desviar 340 mil euros

736
O tribunal do Porto condenou esta quinta-feira a três anos e meio de prisão uma antiga bancária da Caixa Geral de Depósitos por ter desviado 340 mil euros de 16 clientes.
BES

Banco de Portugal aplica coima a Salgado: 75 mil €

583
Mais uma condenação a Ricardo Salgado por parte do Banco de Portugal, que aplica coima de 75 mil euros por violação de regras e prestação de informações falsas ao supervisor.
BCE

Draghi, na despedida: Lagarde sabe o que fazer

Na última reunião do Conselho do BCE presidida por Mario Draghi, o italiano congratulou-se pela "perseverança" do seu mandato e garantiu que riscos dos juros negativos estão a ser "monitorizados".
Banco de Portugal

Banco de Portugal empenhado no cumprimento de lei

O Banco de Portugal recordou que a lei em vigor proíbe que "a taxa de remuneração dos depósitos seja negativa" e que está "empenhado" em que os bancos cumpram a lei que proíbe cobrarem por depósitos.
BCE

Draghi despede-se após oito anos no BCE

Mario Draghi terá esta quinta-feira a sua última reunião enquanto presidente do Banco Central Europeu após oito anos no cargo. O lugar será ocupado por Christine Lagarde a 1 de novembro.
Montepio

Montepio: última reunião do Conselho Geral

Esta será a última reunião do Conselho Geral da Mutualista Montepio, que dará lugar à Assembleia de Representantes. Tomás Correia, presidente da AMMG, garante que não sairá já da associação.
Banca

Revolut triplica utilizadores em Portugal: 312 mil

126
"App" de serviços financeiros tinha cerca de 100 mil utilizadores no final de 2018 -- esse número mais que triplicou: em outubro, segundo a empresa, havia 312 mil pessoas a usar o Revolut em Portugal.
DECO

Crédito concedido sem ter em conta taxa de esforço

A organização de defesa do consumidor considera que apesar das famílias terem mais rendimento disponível, não estão a conseguir suportar as despesas relativas ao crédito.
Riqueza

Portugal vai ter mais 56.000 milionários até 2024

1801
Portugal tem 117 mil pessoas com um património avaliado em mais de um milhão de euros. Em termos percentuais, o aumento do número de milionários no país será maior até 2024 do que no resto do mundo.
BCP

Obrigacionistas do BCP deliberam sobre fusão

Obrigacionistas do BCP irão reunir-se para deliberar a fusão com o Banco de Investimento Imobiliário. A assembleia desta segunda-feira tem como ponto único discutir os "possíveis prejuízos".
Montepio

Como é que o Montepio pode ser "um novo BES"? /premium

191
No Banco de Portugal comparou-se o Montepio ao BES. Que risco há de que, mesmo que não seja cliente, uma fatura lhe caia no colo? Fomos às agências como cliente-mistério ver se vendem gato por lebre.
Banco de Portugal

Atividade económica diminui em setembro

A atividade económica diminuiu para 2,1%, segundo o os dados divulgados esta sexta-feira pelo Banco de Portugal. Já o indicador do consumo privado manteve-se nos 2,4%.
Banco Central

Formalizada presidência de Lagarde no BCP

A nomeação de Christine Lagarde como presidente do Banco Central Europeu (BCE), para um mandato de oito anos não renovável, foi formalizada esta sexta-feira pelos líderes da UE.
Tecnologia

Uma nova etapa na relação fintech-banca

Estamos perante um novo quadro que favorece muitíssimo a concorrência e que vai transferir a batalha pelo negócio financeiro para o domínio dos dados, que se tornará o epicentro da revolução digital.
Caixa Geral de Depósitos

BNU. Mais negócios entre China e países lusófonos

O Banco Nacional Ultramarino quer aumentar o volume de negócios entre a China e os países lusófonos.
Banca

Depósitos bancários atingem maior valor de sempre

A Associação Portuguesa de Bancos revelou dados que apontam para um aumento nos empréstimos e uma subida simultânea nos depósitos. Crédito mal parado também tem vindo a diminuir.
Banco de Portugal

Balanças corrente e de capital positivas em agosto

O Banco de Portugal revelou que pela primeira vez este ano, em agosto as balanças corrente e de capital apresentam um saldo positivo. Só o rendimento primário não contribuiu.
Tomás Correia

Montepio. António Tomás Correia não sai

O presidente da Associação Mutualista Montepio, António Tomás Correia falou à imprensa e afirmou que não é "condicionável por coisa nenhuma" e que dia 24 não sai "de certeza absoluta".
Moçambique

Filho de Guebuza quis 11 milhões para comprar casa

Banqueiro Andrew Pearse contou em tribunal que o filho do ex-presidente Moçambicano queria contrair um empréstimo de 11 milhões de euros para se mudar para França com uma prostituta.
País

Berardo invoca CR7 para não perder condecorações

710
O advogado do ainda comendador Joe Berardo enviou à Chancelaria das Ordens Honoríficas Portuguesa uma carta onde invoca seis casos ouvidos em tribunal em que os arguidos mantiveram as condecorações.
Montepio

Chumbo a Tomás Correia fechado. Saída será desta?

Avaliação do supervisor ASF à idoneidade de Tomás Correia está fechada, diz o Público, e deverá levar à saída do líder da mutualista Montepio. Mas o próprio recusa, ao JE, intenção de anunciar saída.
BPN

BPN. Oliveira e Costa condenado por fraude fiscal

119
O ex-presidente do BPN foi condenado a três anos de prisão pelo crime de fraude fiscal, mas mantém a pena única de 15 anos a que já estava condenado.
Caixa Geral de Depósitos

Comissões a subir 73% na CGD são "total fake news"

116
O presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Paulo Macedo, nega que o banco tenha aumentado nos últimos tempos, em média, em 73% os custos para os clientes.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Rendimento com comissões subiu 13%

O rendimento líquido da Caixa Geral de Depósitos (CGD) com comissões e serviços aumentou 13% em quatro anos — o que representa cerca de 46 milhões de euros.
Euribor

Taxas Euribor caem a três, a seis e a 12 meses

As Taxas Euribor, mais utilizadas em Portugal para empréstimos à habitação, caíram a três, seis e 12 meses. Isto acontece depois do BCE anunciar que vai manter baixas as taxas de juro diretoras.
Crédito

Novo crédito pessoal em alta em agosto

Novos créditos pessoais subiram 16,9%. Já os novos empréstimos para compra de automóvel, decresceram 8,1%, segundo os dados revelados esta terça-feira pelo Banco de Portugal.
Banco de Portugal

Portugal "tem de ser credível" a baixar a dívida

Governador do Banco de Portugal defende que, caso surja uma crise, país "tem margem" para registar algum défice. Mas essa "margem" só pode ser para um uso "temporário", não "permanente".
Angola

Teixeira dos Santos ameaça processar Ana Gomes

1566
O antigo ministro das Finanças e presidente do EuroBic disse ao ECO: "Ou prova o que afirma ou será acusada de difamação". Ana Gomes tinha acusado Isabel dos Santos de lavar dinheiro através do banco.
Banco de Portugal

Conselheiros do bdP compararam Montepio ao BES

909
Conselheiros do Banco de Portugal avisaram supervisor de riscos no Montepio. "Quer picar a bolha?", respondeu Elisa Ferreira. Jornal Público relata reunião tida há ano em meio no BdP.
Banca

Caixa vende filial espanhola ao Abanca

A Caixa Geral de Depósitos celebra esta segunda-feira numa cerimónia em Madrid a venda definitiva da filial espanhola ao banco Abanca, por 364 milhões de euros.
Multibanco

Porque é que há locais a recusar multibanco? /premium

406
Taxas "excessivas", mensalidade do terminal e comissão mínima por operação. Pagar com cartão traz vantagens para o consumidor, mas custos para o comerciante — cerca de 443 milhões de euros anuais.
Montepio

O Partido Socialista e o Montepio

325
Nos doze anos de presidência de Tomás Correia, o Montepio converteu-se numa “coutada” do PS, usado a seu belo prazer, facto que a gabarolice dos “donos disto tudo” não escondia.
Justiça

Berardo diz que Coleção vale 1,3 mil milhões 

204
O empresário madeirense, que exige a devolução das obras sob arresto, diz que Coleção vale hoje 1,3 mil milhões de euros. E diz que o poder político fez dele do RDT - Responsável Disto Tudo.
Banca

SBSI inicia dois dias de congresso

Congresso ordinário desta sexta-feira tem como objetivo dar posse aos órgãos sociais eleitos em abril. Congresso extraordinário de sábado abre portas à junção com outros sindicatos do setor.
Banco de Portugal

Portugal cresce 2%, mas afasta-se da UE em 25 anos

Economia deve crescer 2% em 2019. Revisão em alta é explicada por mudança das contas que fez subir o produto. Banco de Portugal avisa que PIB per capita nacional afastou-se da média da UE em 25 anos.
Sporting

Dívida. Sporting faz acordo com Novo Banco e BCP 

560
O acordo de reestruturação financeira reduz o valor a pagar pelo clube na opção de compra dos valores mobiliários (dívida) colocados junto dos bancos. Sporting diz que ficam regularizadas obrigações.
Caso BES

Tribunal aceita recurso contra venda da Comporta /premium

Recurso pode levar a suspensão de operação de 157,8 milhões de euros. Consórcio luso-francês que ganhou concurso de venda diz que ativos da Comporta não estão arrestados e quer concretizar o negócio.
Caixa Geral de Depósitos

CGD vai cobrar por algumas operações via MB Way

113
Ficam isentos da comissão pelo uso do MB Way os clientes com menos de 26 anos e quem optar por usar as aplicações da própria Caixa para realizar a transferência. Confira as alterações ao preçário.
Tecnologia

MB Way. 20 mil consumidores reclamam de comissões

A Deco revelou que 24 mil consumidores já reclamaram contra as comissões sobre transferências na aplicação móvel MB Way, e defende que BdP deve impor uma "comissão máxima de 0,2% por transferência".
Carlos Costa

"Estabilidade não é evitar colapso de bancos"

Numa conferência sobre estabilidade financeira, em Lisboa, Carlos Costa sublinha que não está em causa evitar colapso de bancos mas, sim, proteger a economia e a confiança dos depositantes.
HSBC

HSBC prepara-se para dispensar 10 mil funcionários

Plano anunciado como parte das medidas propostas pelo novo presidente executivo interino do banco, Noel Quinn, pode pôr em perigo 10.000 postos de trabalho, noticia o Financial Times.
Economia

Taxas Euribor mantêm-se a três, seis e 12 meses

A taxa Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, mantém-se em -0,389%. As taxas a três e 12 meses mantêm-se em -0,336% e -0,423%, respetivamente.
BES

BES pode perder mais 590 milhões

131
Comissão liquidatária do BES admite que apenas será possível recuperar o crédito da Rioforte, num valor que ronda os 198 milhões de euros. Para créditos de 5 mil milhões, só existem 143 milhões.
Multibanco

Cartões da Caixa já voltaram a funcionar

156
Cartões de débito e crédito do banco público tiveram um "problema técnico de ligação à SIBS", confirmou fonte oficial.
Mercados Financeiros

Agência de "rating" DBRS sobe rating de Portugal

101
Agência canadiana, que perdeu importância para Portugal desde que as principais agências tiraram as suas notações de "lixo", decidiu melhorar a notação de risco da dívida portuguesa.
BCP

BCP confia em "decisão equilibrada" na Polónia

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, considerou esta quinta-feira que a justiça polaca vai decidir “de forma equilibrada” os processos relativos a empréstimos à habitação em francos suíços.
Banca

Crédito mal parado desce 2,4 mil milhões de euros

O crédito malparado no balanço dos bancos portugueses caiu 2,4 mil milhões de euros no primeiro semestre deste ano, de acordo com os dados mais recentes do Banco de Portugal.
BCE

BES. BCE pode negar acesso a documentos

Em causa está um recurso apresentado pela Espírito Santo Financial Group junto do Tribunal de Justiça. Banco Central Europeu considera que a confidencialidade prevalece sobre a transparência.
Mercados Financeiros

"Olhando de perto, nem tudo está assim tão bem"

1096
Numa nota de antecipação das eleições deste domingo, Commerzbank prevê uma "vitória clara" de Costa mas avisa que desempenho da economia esconde "vários riscos que se estão a formar a prazo".
Banca

MBWay. Transferências sobem 35% mesmo com cobrança

SIBS diz que entre dezembro de 2018 e agosto de 2019 tanto os pagamentos como as transferências (que alguns bancos passaram a cobrar) subiram cerca de 35%.
Economia

Como escolher o melhor crédito habitação

Analisar simulações de crédito habitação é uma tarefa difícil para quem não sabe o que procurar. Saiba as 3 questões que deve fazer para se certificar que toma a melhor decisão na compra da sua casa.
Euribor

Taxas Euribor caem a três, seis e 12 meses

A taxa Euribor desceu esta segunda-feira para -0,418% a três meses, -0,386% a 6 meses e no prazo de 12 meses também caiu ao ser fixada em -0,330%.
BCE

Draghi: "Adversários do euro não tiveram sucesso"

Em entrevista ao Financial Times, diz-se "otimista" de que a zona euro acabará por ter maior "integração política". Mas mais "urgente do que nunca" é que os países mais ricos abram os cordões à bolsa.
GES

Casa de Manuel Pinho comprada com saco azul do GES

11819
Casa de luxo perto da Broadway terá sido comprada com a avença mensal, de 15 mil euros, que o ex-ministro da Economia recebia do Grupo de Espírito Santos (GES).
Banco Central

Parlamento envia relatório de devedores para o BCE

O Parlamento vai enviar para o sistema de supervisão bancária europeu que integra o BCE o relatório extraordinário do Banco de Portugal sobre os grandes devedores da banca.
Banco de Portugal

Cartel da banca. BdP pode avaliar idoneidades

O Banco de Portugal não comenta oficialmente mas, segundo o Jornal Económico, poderá vir a reavaliar a idoneidade dos gestores dos bancos que foram multados pela Autoridade da Concorrência.
Caixa Geral de Depósitos

Banca perdoada por "asneiras" daqui uma década

O presidente da CGD, Paulo Macedo, diz que os bancos têm de ser inovadores, mas também resilientes perante uma indústria em transformação e estimou uma década até a banca ser perdoada por "asneiras".
Banco de Portugal

Custos com cartões de débito aumentaram 16%

Entre as quase 800 alterações comunicadas pelos bancos aos clientes em 2019, destaca-se o aumento dos custos com as contas. Os cartões multibanco ficaram em média 16% mais caros no primeiro semestre.
Fraude

BPI alerta clientes para recolha ilícita de dados

O BPI alertou para chamadas telefónicas que estão a ser feitas por falsos colaboradores do banco com o objetivo de recolher, ilicitamente, dados pessoais para posterior utilização fraudulenta.
BCE

BCE. Fabio Panetta candidato ao Conselho Executivo

O nome do italiano Fabio Panetta, vice-governador do Banco de Itália, foi o único proposto para suceder ao francês Benoit Coeuré no Conselho Executivo do BCE, cujo mandato termina no final do ano.
Banco de Portugal

Deutsche Bank, Bankinter e CTT lideram queixas

O assunto mais reclamado pelos clientes bancários foram as contas de depósito e o crédito aos consumidores. Em 62% das queixas analisadas não se verificou indícios de infração
Lesados do BES

Teresa Guilherme perde ação contra Salgado

596
Ricardo Salgado foi absolvido pela segunda vez no processo interposto pela apresentadora. Tribunal considerou ação "totalmente improcedente" por falta de provas.
Banif

BES. Lesados têm 8 dias para dar dados em falta

Foi conferido a todos os lesados do Banif que reclamaram junto da Ordem dos Advogados um prazo adicional de oito dias, até 2 de outubro, para apresentarem as informações em falta nos processos.
BES

Investigado crédito do BES aos Mello e Pelicano

DCIAP pediu ao Novo Banco o registo de financiamentos do BES das duas empresas, no âmbito da investigação ao caso EDP, que envolve o antigo ministro socialista Manuel Pinho.
Mario Draghi

Draghi defende instrumento orçamental na zona euro

No sua despedida, Draghi passou em revista algumas das "lições" retiradas do seu mandato e, entre as falhas detetadas, apontou a ausência de um instrumento orçamental centralizado na área do euro.
Sociedade

Um debate Fora da Caixa  /premium

Encontro promovido pela Caixa Geral de Depósitos, em Guimarães, discutiu internacionalização, artes e mercado do trabalho.
Crédito à Habitação

Venda de créditos deixa famílias desprotegidas

294
“É uma situação nova e dramática para muitas famílias”, defende Natália Nunes, da Deco, que avisa que estão a ser vendidos empréstimos que “entraram em incumprimento há poucos meses”.
Madeira

A noite mais difícil do PSD acabou com uma vitória /premium

O PSD perdeu a maioria absoluta mas encontrou-a no CDS. O PS foi o único a crescer, à custa da queda do JPP, da CDU e do BE, que sai do parlamento regional. Assim foi a noite eleitoral na Madeira.
BPI

Queda de elevador mata uma pessoa no BPI em Lisboa

1460
A queda de mais de duas dezenas de andares de um elevador na sede do banco BPI em Lisboa fez um morto. A vítima é um funcionário de uma empresa subcontratada da Schindler. Tinha 40 anos.
Novo Banco

NB. 400 milhões da Venezuela continuam congelados

Venezuela queria desbloquear o mais rapidamente possível dezenas de ordens de pagamento, na ordem dos 400 milhões de euros, mas Tribunal da Relação rejeitou a providência cautelar.
Banca

Parlamento enviou para MP nomes que deram créditos

Teresa Leal Coelho, presidente da COFMA nesta legislatura, diz em entrevista que entregou ao Ministério Público um relatório detalhado sobre processos de decisão dos créditos ruinosos. "Está lá tudo"
Christine Lagarde

Crescimento frágil ameaçado por tensões comerciais

A diretora-geral cessante do FMI, Christine Lagarde, sublinhou na quinta-feira que o crescimento global está "frágil e ameaçado" devido, em parte, à guerra comercial e ao 'Brexit'.
Entrevista

Sair do euro. "Na próxima crise, o tema voltará" /premium

553
João Ferreira do Amaral avisa: a crise é inevitável (embora imprevisível), a dívida é ainda maior do que em 2008 e o crescimento é "insuficiente" numa zona euro que "só por milagre" daria certo.
Empresas

"Auditoria e contabilidade são coisas de esquerda" /premium

Bastonário diz que os auditores são "como padres ou jornalistas", "uma espécie de elite". Mas não devem assumir os erros sozinhos: as suas falhas são reflexo da qualidade das empresas e da gestão.
Banca

Nova lei deixou alguns cartões de refeição ilegais

Associação que representa empresas especializadas em cartões com benefícios diz que alguns cartões emitidos por bancos deixaram de cumprir os requisitos legais.
Banco de Portugal

Défice das balanças corrente e de capital aumentou

138
Banco de Portugal diz que para o aumento "contribuiu, sobretudo, a balança de bens", com um défice de 9.611 milhões de euros, face aos 7.582 milhões de euros do mesmo período de 2018.
Bilhetes do Tesouro

Portugal emite até 1 500 milhões em dívida

A IGCP informou que os BT a serem leiloados esta quarta-feira têm maturidades em seis e 12 meses e que o montante indicativo global é de entre 1.250 milhões e 1. 1500 milhões de euros.
Economia

Capitalizar já levou 8 mil milhões às empresas

As linhas do Programa Capitalizar fizeram chegar às empresas oito mil milhões de euros de crédito. Financiamento vai ser um dos maiores desafios do tecido empresarial nos próximos anos.
Banca

Banca. Multas da Concorrência com impacto modesto

A agência de notação financeira Fitch considerou que multas de 225 milhões de euros da Autoridade da Concorrência à banca terão um "impacto modesto", não afetando níveis e rácios de capital.
Novo Banco

Novo Banco atira défice para 0,8% do PIB

O défice orçamental atingiu 0,8% do PIB no primeiro semestre devido à recapitalização do Novo Banco, ficando aquém da meta definida pelo Governo para o conjunto do ano, de 0,2%, estima a UTAO.
Christine Lagarde

BCE. Lagarde com luz verde dos eurodeputados

Votação em Estrasburgo foi feita por escrutínio secreto, num total de 394 votos a favor, 206 contra e 49 abstenções. O mandato tem uma duração de oito anos, não renováveis.
BCE

BCE admite baixar ainda mais as taxas de juro

Philip Lane, economista-chefe do BCE, garante que a autoridade monetária "irá fazer o que for preciso para atingir a meta da inflação". As taxas de juro podem descer ainda mais.
Banca

Venda de banco da CGD promulgada "com dúvidas"

O Presidente da República promulgou o diploma sobre a venda do Banco Comercial do Atlântico, detido pela Caixa Geral de Depósitos, mas pode "enfraquecer" a presença financeira de Portugal.
Euribor

Habitação. Taxa de juro negativa até 2025

358
Expectativas de juros mais baixos na zona euro já levaram as taxas Euribor a novos mínimos. Euribor não voltará mesmo a negociar acima do zero antes de completar dez anos de taxas negativas.
Banca

As costas largas da Europa nas cadernetas da CGD /premium

128
As novas regras de pagamentos bancários têm como objectivo reforçar a segurança nas transacções digitais. Qual o efeito mais visível em Portugal? Nas cadernetas da CGD. A Europa tem as costas largas.
Luís Marques Mendes

Marques Mendes sobre Rangel: "É uma vergonha"

223
Marques Mendes diz que o juiz que é investigado devia pedir escusa de todos os processos criminais. Fala também em sondagens e diz que a maioria absoluta do PS ainda "não está no papo".
Caixa Geral de Depósitos

Resolvidos problemas técnicos na aplicação da CGD

A realização de pagamentos online através da App da Caixa Geral de Depósitos em telemóveis foi afetada durante este sábado. Só o acesso através do browser funcionava, segundo a CGD.
Montepio

Montepio recorre de multa de 13 milhões de euros

A Autoridade da Concorrência condenou 14 bancos ao pagamento de coimas no valor global de 225 milhões de euros por prática concertada de informação sensível no crédito ao longo de mais de 10 anos.
BCE

BCE. Politização do lucro e socialização da perda

Depois de mais um pacote de Draghi, importaria parar para pensar e para colocar algumas questões (Einstein (?) dizia que “loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual”).
Jovens

Jovens, afinal, querem casa sua. Mas não é fácil

273
Estudo da Century21 revela que 62% dos jovens até 34 anos ganham menos de 1.000 euros. E sugere que é falso dizer que a nova geração não quer comprar casa, isso é um objetivo de 88% - mas "no futuro".
Segurança Informática

Adeus caderneta, banda magnética e cartão-matriz

844
Vão apertar as regras de segurança no acesso às contas, a partir de sábado. Mudanças vão surgir, sobretudo, no "homebanking", mas também há mudanças nos pagamentos comuns, presenciais.
BCE

MP: houve "conivência" de Macedo com Pinho e Mexia /premium

1201
MP diz que Paulo Macedo foi conivente com crime de corrupção imputado a arguidos do caso EDP. BCE recebeu notícia do Observador e relatório do BCP e avalia situação do líder da Caixa.
Banco de Portugal

Ana Paula Serra substitui Elisa Ferreira no BdP

A administradora do Banco de Portugal Ana Paula Serra vai assumir o pelouro da supervisão prudencial até agora ocupado pela vice-governadora Elisa Ferreira, que foi nomeada comissária europeia.
BCE

Draghi relança "bazuca" sem votação no BCE

BCE corta taxa dos depósitos em 10 pontos, para um valor ainda mais negativo: -0,5%. E lançou novo plano de compras de dívida nos mercados. Não houve votação, mas nem todos concordaram.
Banco de Portugal

Ana Paula Serra substitui Elisa Ferreira 

Ana Paula Serra, administradora do Banco de Portugal, vai substituir Elisa Ferreira na supervisão daquela entidade.
Lucros

Setor bancário com lucro de 1.300 milhões de euros

A justificar esta variação está "a redução substancial das imparidades (provisões para eventuais perdas)", diz Federação Europeia dos Bancos.
Banca

Clientes lesados podem ir a tribunal. Mas já?

14 bancos foram condenados pela Autoridade da Concorrência por partilharem informações sobre spreads, mas o processo ainda está longe do fim e pode arrastar-se durante anos nos tribunais.
Christine Lagarde

O último dia de Christine Lagarde no FMI

Christine Lagarde será a primeira mulher a assumir a presidência do BCE, depois de ter sido também a primeira mulher na liderança do FMI.
BCE

"Super Mario" dobra a terapia de eficácia duvidosa /premium

Mario Draghi veste pela última vez o "fato de bombeiro" e deverá anunciar nova ronda de estímulos. Mas são cada vez mais vozes (até dentro do BCE) a questionar a eficácia e a avisar para os riscos.
Corrupção

"Pinho terá causado prejuízo de 1,2 mil milhões" /premium

7526
Ministério Público indicia ex-ministro da Economia por ter recebido 'luvas' de 4,5 milhões para alegadamente favorecer EDP e Grupo Espírito Santo. Só a EDP terá sido beneficiada em 1,2 mil milhões.
Ensaios do Observador

Entregar a casa para extinguir crédito? Sim e não /premium

A Lei de Bases da Habitação trouxe a possibilidade de entregar a casa para extinguir o crédito habitação. Quanto desta possibilidade é verdade e qual a real consequência? Ensaio de Ana Isabel de Sá.
BES

Salgado em julgamento. Vítima é Teresa Guilherme

516
Em causa estão 2,35 milhões de euros que a apresentadora Teresa Guilherme investiu em papel comercial do BES. Juiz diz que tem condições para avançar para uma sentença, sem ouvir testemunhas.
Banca

Banca espanhola arrisca compensações milionárias

A justiça europeia entende que houve concessão de créditos hipotecários pouco transparente em Espanha. Decisão não é vinculativa, mas está aberta a caixa de pandora.
Caixa Geral de Depósitos

CGD condenada à coima maior pela Concorrência

A CGD é o banco com a coima mais elevada, de 82 milhões de euros, no processo por concertação de informação sensível no crédito da Autoridade da Concorrência (AdC).
Autoridade da Concorrência

Santander vai para tribunal por acusação de cartel

O Santander vai recorrer da decisão da Autoridade da Concorrência (AdC) que o condenou pela prática concertada de informação sensível no crédito à habitação, disse fonte oficial à Lusa.
Banco de Portugal

Novo crédito ao consumo atinge recorde histórico

O valor concedido pelos bancos a particulares para crédito ao consumo atingiu em julho um novo máximo histórico, ao serem emprestados 515 milhões de euros.
Banca

Novo Banco escapa a multa de 225 milhões

471
Quase toda a banca foi apanhada em multa milionária da Concorrência. Coima mais alta de 80 milhões terá sido aplicada à Caixa. Novo Banco escapa. BCP foi multado em 60 milhões e vai recorrer.
Caixa Geral de Depósitos

Abanca já pode comprar filial da CGD em Espanha

A entidade bancária espanhol já pode "concluir a compra do Banco Caixa Geral, a entidade através da qual o grupo Caixa Geral de Depósitos opera em Espanha", segundo revelou em comunicado.
Montepio

Ex-administradores do Montepio criticam BdP

O Tribunal da Concorrência anulou a acusação do Banco de Portugal que condenava o Montepio e oito ex-administradores ao pagamento de coimas. Os antigos administradores já esperavam esta decisão.
Montepio

Montepio. BdP recorre de decisão judicial

407
O Tribunal da Concorrência anulou a acusação do Banco de Portugal, que condenava o Montepio e oito antigos administradores ao pagamento de coimas. O supervisor vai recorrer da decisão judicial.
Montepio

Lusitania. ASF chumba "chairman" nomeado por Tomás

Fernando Dias Nogueira é presidente-executivo da seguradora e está na lista da Associação Mutualista para subir a presidente do conselho de administração. Mas foi "apanhado" no cartel dos seguros.
A página está a demorar muito tempo.