A imprensa internacional diz que este pode ser o novo “Ice Bucket Challenge” e é verdade que os ingredientes para uma receita de sucesso estão todos lá: a campanha está a dominar as redes sociais e conta com a participação de celebridades. O motivo, mais uma vez, é promover a solidariedade. O #WakeUpCall (“chamada de atenção”, em português) quer ajudar a Unicef a angariar dinheiro para o Fundo de Emergência Síria.

À semelhança da campanha viral que dominou as atenções durante o verão — que envolvia figuras públicas a despejar sobre si próprias, ou com ajuda, um balde de água fria e partilhar o feito na internet — o #WakeUpCall implica que os participantes tirem uma selfie (ou façam um vídeo) ao acordar, de modo a “despertar” as pessoas para o problema vivido em terras sírias. Quem é fotografado tem o direito (e dever) de nomear três pessoas — a título de exemplo, a atriz Emma Watson, a eterna Hermione da saga Harry Potter, é uma das próximas “vítimas”.

Diz o Telegraph que a nova tendência online está a dar nas vistas, com contributos registados tanto no feminino como no masculino. Alguns nomes e rostos famosos já participaram no projeto, se assim o podermos chamar, como o ator Tom Hiddleston, mais conhecido pela participação nos filmes do herói Thor, a chef Nigella Lawson e a supermodelo Naomi Campbell. Também o ator Hugh Grant optou por se envolver, embora quebrando o “protocolo” ao assumir uma posição mais original e partilhar uma imagem sua na pele de um personagem do filme Cloud Atlas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

https://twitter.com/XeerSaeed/status/519467685948948480

Mais do que a oportunidade de ver como as celebridades se parecem logo pela manhã (tal como a campanha #nomakeupselfie que permitiu a doação de milhões de euros para a luta contra o cancro no Reino Unido), as fotografias partilhadas permitem um vislumbre do quarto das pessoas envolvidas, o que poderá ser suficiente para matar a curiosidade de alguns fãs.

Foi Jemima Khan, jornalista inglesa e embaixadora da Unicef no Reino Unido, quem lançou a campanha e explicou no Twitter as regras do jogo. Caso as semelhanças com o Ice Bucket Challenge continuem, a onda de solidariedade poderá chegar também às figuras públicas portuguesas. É ver para crer.