Solidariedade

Presentes de Natal

Natal: 16 presentes solidários para dar a dobrar

Chegou a altura do ano em que dar presentes não chega. O sino solidário toca todos os natais e a provar isso há marcas, portuguesas e não só, que se associam a causas diversas. Eis as nossas escolhas.
Solidariedade

Servir é um poder? Por que interessa responder

118
Numa cultura como a nossa, que contrapõe mandar e servir, poder e obedecer, acabamos por assumir uma visão caricatural do serviço quando este é uma forma de relação que só os seres humanos podem ter.
IPSS

Quase metade das IPSS deu prejuízo em 2016

145
Mais de 40% das IPSS deram prejuízo em 2016. O presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade garante que o Estado "não está a cumprir com as suas obrigações".
Governo

Raríssimas. Estado não detetou irregularidades

1.939
Inspeção ordenada pelo Ministério do Trabalho concluiu que os serviços do Estado não detetaram as alegadas irregularidades na gestão financeira da Raríssimas, apesar das denúncias.
Solidariedade

Fundo social recolheu 30 milhões em 15 anos

A efeméride foi assinalada esta quarta-feira, na sede da Organização das Nações Unidas para destacar o "potencial" do IBAS "para criar impacto e transformar as vidas das comunidades locais".
Solidariedade

Instituto de Apoio à Criança celebra com concerto

Uma dezena de artistas portugueses vão participar na comemoração dos 35 anos do Instituto de Apoio à Criança, através de um concerto solidário, na próxima terça-feira, em Lisboa.
Fraude

História inspiradora de sem-abrigo pode ser fraude

Um casal recolheu dinheiro para ajudar um sem-abrigo que teria usado os seus últimos dólares para ajudar a mulher. Agora os procuradores acusam-nos de terem montado um esquema para conseguir milhares.
Solidariedade

Santa Casa devolve 3,2 milhões em cortes salariais

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa devolveu este ano 3,2 milhões de euros em cortes salariais, com juros, aplicados na instituição por decisão do anterior Governo a 1.110 funcionários.
Detenções

Casal que dirigia IPSS de Gaia detido por burla

210
Homem e mulher, de 70 e 75 anos, são suspeitos de desviarem o dinheiro de donativos recolhidos para várias obras de carácter social. Em 2010, tinham perdido o estatuto de IPSS por várias denúncias.
Cancro

Cancro. Peditório para colmatar lacunas do Estado

Na véspera de mais uma recolha de donativos, o presidente da Liga Contra o Cancro lamenta, ao Observador, que a instituição só possa contar com o financiamento privado. "É um desgosto muito grande."
País

Prémios para Acreditar e Semear sempre

201
Simples, próximo e justo. São palavras que inspiram quem quer marcar a diferença ao apoiar projetos na área social e ambiental.
Governo

Vieira da Silva: pobreza pode ser reduzida

A taxa de pessoas em risco de pobreza abrange 23,3% da população portuguesa, segundo dados do Eurostat.
Burla

MP acusa IPSS de de burla contra Segurança Social

O Ministério Público acusou o presidente, diretora técnica e uma Instituição Particular de Solidariedade Social de Chaves da prática do crime de burla tributária agravado contra a Segurança Social.
Solidariedade

Helpo quer ajudar 7.500 crianças moçambicanas

A Organização Não Governamental para o Desenvolvimento Helpo vai lançar uma campanha de angariação de fundos em Portugal para ajudar 7.500 crianças moçambicanas a ter acesso à educação.
Incêndios

Monchique. Esposende doa verba de festividade

A Câmara de Esposende vai atribuir à sua congénere de Monchique um apoio financeiro de 7.380 euros, correspondente ao custo do espetáculo piromusical que esteve programado para domingo.
Grécia

Filas para dar sangue e 1 milhão do Olympiacos

166
A espera para dar sangue na Grécia chega a ser de duas horas mas no parlamento apenas um deputado grego aceitou ajudar as vítimas dos incêndios. Olympiacos e PAOK já anunciaram donativos.
Solidariedade

Casa Pia vai ter casa para jovens mães 

A Casa Pia de Lisboa vai ter, pela primeira vez, uma casa de autonomização para jovens mães que estão à guarda do Estado, que começa a funcionar em setembro com quatro jovens a gerir o apartamento.
IPSS

Raríssimas: Apoio "imediato" sem valor definido

Misericórdia de Lisboa confirma apoio financeiro "imediato" para "necessidades urgentes" da Raríssimas, mas diz que é "prematura a definição do valor". Negociações ainda decorrem.
IPSS

Institutições: Marcelo alerta para "ilusão"

O chefe de Estado falava na cerimónia das comemorações dos 500 anos da Misericórdia de Bragança, sublinhando o papel na história de Portugal das misericórdias e das IPSS.
Solidariedade

Marcelo elogia Maria José Nogueira Pinto

O Presidente da República evocou a antiga deputada Maria José Nogueira Pinto, considerando que faz falta a Portugal nas lutas pela dignidade humana, pelo direito à saúde e pela liberdade na educação.
Refugiados

"Solidariedade" no Dia Mundial do Refugiado

289
Na quarta-feira, "o mundo celebra a coragem e a resiliência de milhões de refugiados" e este ano "solidariedade" é a palavra escolhida para dar mote às iniciativas do CPR.
Fogo de Pedrógão Grande

Altice dá cinco mil árvores a Pedrógão Grande

149
A operadora Altice promove no sábado em Pedrógão Grande uma corrida solidária e entrega cinco mil árvores àquela região do distrito de Leiria, onde os incêndios de junho de 2017 provocaram 66 mortes.
Solidariedade

Banco Alimentar recolhe mais de 1.600 toneladas

O Banco Alimentar Contra a Fome recolheu mais de 1.600 toneladas de alimentos durante o fim de semana, na primeira campanha anual realizada em mais de 2.000 lojas no país.
Sociedade

Campanha anual do Banco Alimentar arranca hoje

393
Isabel Jonet aproveitou ainda para lembrar que quem não puder ou não quiser ir a uma grande superfície comercial, pode fazer uma contribuição através do site www.alimentestaideia.pt.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo destaca alojamento para sem-abrigo

O Presidente da República revelou que "em menos de um ano" dezenas "significativas" de sem-abrigo encontraram alojamento temporário, mas só 20/30 pessoas com casas "definitivas", "ainda é pouco".
Solidariedade

"Uma Imagem Solidária" angaria 3.365 euros

O resultado da ação "Uma Imagem Solidária", que juntou mais de cem fotógrafos e alcançou 3.365 euros, é entregue na sexta-feira à associação Acreditar.
Solidariedade

"Uma imagem solidária" apoia associação Acreditar

"Uma Imagem Solidária" junta fotojornalistas e fotógrafos amadores, e os donativos pela aquisição das suas fotografias revertem para a Acreditar. Donativos serão entregues no dia da criança.
UEFA

Figo, Vítor Baía e Nuno Gomes em jogo solidário

Figo, Vítor Baía e Nuno Gomes vão participar no jogo solidário da UEFA, cujas receitas vão reverter para projetos solidários com crianças em África, Ásia e América do Sul e para a Autismo Genebra.
Música

Fora dos bairros para aprender a dar um concerto

Vivem na Buraca, na Cova da Moura, no Zambujal, no Bairro da Serafina. Com o projeto Acorde Maior, passaram as férias da Páscoa a aprender música no Village Underground. Há concerto esta sexta às 17h.
Montepio

Misericórdia do Porto entra no capital do Montepio

Santa Casa liderada por um porta-voz do PSD vai investir dez mil euros no capital do Montepio, apesar de conhecidas as posições do partido sobre o tema. "É um valor simbólico", diz António Tavares.
Solidariedade

Estudante Erasmus cria rede de apoio a sem-abrigo

4.044
Começou com uma brincadeira na Internet quando estudantes Erasmus perceberam que Portugal não é um país tropical. Victor Micu decidiu transformar a brincadeira numa campanha de ajuda aos sem-abrigo.
Solidariedade

"Uma imagem solidária" apoia associação Acreditar

213
"Uma imagem solidária" vai juntar fotojornalistas e fotógrafos amadores, e os donativos pela aquisição das fotografias vão reverter para a Acreditar para continuar a ajudar crianças com cancro.
IPSS

Raríssimas: "A Paula Costa continua a ter salário"

1.922
Um mês e meio depois da eleição, Sónia Margarida Laygue revela que a ex-presidente da IPSS continua a ser remunerada. Também fala dos mecenas perdidos com o escândalo. E da doença da filha, de 3 anos.
Alimentação

Cozinhar com proteína sem gastar muito dinheiro

158
A Direção-Geral da Saúde recomenda a ingestão de proteína como parte de uma alimentação saudável e equilibrada. Para ajudar na preparação destes alimentos apresenta um manual com receitas e sugestões.
Pobreza

Cáritas: Combate não quebrou pobreza geracional

Um relatório europeu da Cáritas concluiu que as políticas de combate à pobreza não quebraram a pobreza geracional. As pessoas mais carenciadas continuam a ser originárias das famílias mais pobres.
Autoeuropa

Só há uma creche aberta ao sábado - e é privada

Apenas uma creche privada recebe uma comparticipação da Segurança Social para abrir todos os dias do ano. Vieira da Silva tinha dito que a solução encontrada para a Autoeuropa não era uma exceção.
IPSS

Vieira da Silva: importante é "corrigir erros"

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social considerou que, mais importante do que o volume de IPSS investigadas, é que o trabalho se faça e se corrijam os erros, se existirem.
IPSS

"O Sonho". Presidente vai ser constituído arguido

277
Há suspeitas de crimes de peculato de uso, fraude na obtenção de subsídios e falsificação de documentos. O presidente da "O Sonho" vai ser constituído arguido e será ouvido ainda esta sexta-feira.
IPSS

Raríssimas pode fechar se perder mecenas

A presidente da Raríssimas afirma que a IPSS corre o risco de fechar caso os mecenas deixem de a apoiar. Sónia Margarida Laygue garante que tem sido o Estado a sustentar a instituição.
Global Shapers

A forma como resolvemos problemas está a mudar

Enquanto sociedade, o nosso desenvolvimento será medido, não pelos serviços de apoio que prestamos, mas pelos resultados que esses serviços alcançam.
IPSS

"A situação da Raríssimas é grave"

1.007
Sónia Laygue assumiu o cargo há um mês e deparou-se com quebra significativa nos donativos. Apoios do Estado têm mantido associação a funcionar.
IPSS

Governo não reconhece Fundação Raríssimas

139
A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa recusou o pedido de reconhecimento da Fundação Raríssimas, uma intenção da ex-presidente da associação, Paula Brito e Costa.
IPSS

Nova presidente da Raríssimas devolveu o BMW

3.509
Sónia Margarida Laygue, que sucedeu a Paula Brito e Costa na liderança da Raríssimas, devolveu o carro topo de gama que ainda estava na Casa dos Marcos. O veículo custava 921 euros/mês à associação.
Estado Social

Solidariedade: Um Rendimento Básico Incondicional

390
O debate sobre o Rendimento Básico Incondicional deve existir para além dos desafios do progresso tecnológico, porque responde a problemas que existem desde o início dos sistemas de proteção social.
Estado Social

Rendimento básico sem obrigações ou participativo?

352
Aquilo que a justiça deve distribuir antes de tudo é igualdade de oportunidades no acesso à liberdade. Os argumentos contra e a favor de um Rendimento Básico Incondicional, para todos.
IPSS

Trabalhadores das IPSS exigem melhores condições

113
150 trabalhadores das IPSS manifestaram-se em frente ao ministério do Trabalho. Exigem a redução da carga horária e melhores condições laborais.
IPSS

IPSS. MP analisa auditoria a Sol Maior, de Gaia

1.050
Em causa está a instituição Sol Maior, onde a mulher do presidente da câmara de Gaia foi aumentada 390%. Segurança Social detetou "irregularidades" e enviou conclusões para o MP que está a "analisar".
Autoeuropa

Creche para filhos dos trabalhadores não é exceção

673
O apoio aos filhos de funcionários da Autoeuropa que trabalhem ao fim de semana não é uma regime de exceção, garante ministério de Vieira da Silva. Opção é debatida esta quarta-feira.
IPSS

Suspensão de Paula Brito da Costa prolongada

A direção da associação Raríssimas decidiu prolongar a suspensão de Paula Brito da Costa, que não poderá aceder a nenhum dos espaços da associação até que estejam concluídos os "procedimentos legais".
Estado Social

"Devemos dar dinheiro diretamente às pessoas"

1.399
Autor de "Utopia para Realistas" diz que a inovação tecnológica vai levar-nos a largar "ideias obsoletas" e ter "coragem política" de tentar novas, sem preconceitos e sem o "paternalismo da esquerda".
IPSS

Há mais duas IPSS raríssimas no Seixal e Açores

3.948
Uma investigação da SIC levanta o véu sobre as contas da Associação Unitária de Reformados, no Seixal. Nos Açores, a Sábado revela que a ex-presidente da Arrisca ganhava mais de 4.600 euros por mês.
IPSS

Raríssimas. Vieira da Silva estava a dar autógrafo

1.346
Ministro responde a perguntas do PSD e CDS sobre a Raríssimas e diz que assinatura no Ministério, ao lado de Paula Brito e Costa, foi "ato de boa sorte" para uma fundação sueca.
Papa Francisco

Papa convida 2.100 sem-abrigo para circo em Roma

O papa Francisco vai convidar 2.100 pessoas, entre sem-abrigo, presos e refugiados, para o circo em Roma. O sumo pontífice já tinha tido uma iniciativa semelhante em 2016.
IPSS

O que têm em comum Raríssimas e "O Século?

1.519
Em menos de um mês, rebentaram dois escândalos que envolvem os responsáveis de IPSS -- e alegados crimes de desvio e apropriação de dinheiros públicos. O que têm em comum Raríssimas e "O Século"?
Justiça

O Século diz que foi pressionada por autarquia

Emanuel Martins acusa a Câmara Municipal de Lisboa de ter dado apenas 1 dos 4,3 milhões de euros acordados e de ter ficado com a Feira Popular, apesar de ter havido acordo.
IPSS

Nova presidente da Raríssimas quer "transparência"

Sónia Laygue tomou esta sexta-feira posse como presidente da Raríssimas. Durante um curto discurso, explicou que quer retomar a confiança dos associados e traçar um plano com "transparência".
IPSS

Raríssimas. Ministro não pensou em demitir-se

260
O ministro Vieira da Silva garante que nunca lhe passou pela cabeça demitir-se e que também não foi pressionado pelo primeiro-ministro para abandonar o cargo, após a polémica da Raríssimas.
Hollywood

Passadeira vermelha "vestida de luto" nos Óscares

366
Depois de um ano repleto de escândalos em Hollywood, pelos casos de assédio sexual, neste início de 2018 atrizes e atores juntam-se num movimento de solidariedade com as mulheres.
IPSS

Raríssimas. Sónia Laygue é a nova presidente

1.561
A nova presidente da Raríssimas é mãe de uma menina de três anos com uma doença rara. Sónia Laygue foi eleita esta quarta-feira na assembleia geral da associação.
IPSS

Raríssimas. Ainda não há lista candidata à direção

Associados tinham até sexta-feira para apresentarem uma candidatura antes da realização da Assembleia-Geral, na quarta-feira, onde deveria decorrer a eleição.
Observador

Do "completamente cercado" ao "herdeiro da parada"

Fogos. Zé Pedro. Salvador Sobral. Urban. Sá Pinto. Uma orgia gay no Vaticano. Raríssimas. Títulos e histórias que mais mexeram com os leitores em 2017, num vídeo de 199 segundos
Financiamento dos Partidos

Seitas, associações e partido

802
Num país onde um professor com 20 anos de carreira, um enfermeiro ou um médico leva para casa 1500 euros, é obsceno que se atribuam valores de 2800 euros a uma secretária ou 3700 a um assessor.
Marcelo Rebelo de Sousa

Raríssimas. Marcelo visitou a Casa dos Marcos

O chefe de Estado visitou a Casa dos Marcos, da Raríssimas, na Moita. Marcelo foi a uma unidade de cuidados continuados, visitar as crianças que lá estão internadas e que aí vão passar o Natal.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)