Solidariedade
Filantropia

Saber, riqueza e filantropia

Uma coisa é apoiar Instituições que praticam filantropia; outra, distinta, exigindo compromisso, dedicação, é a dos que sem fortuna mas com uma ideia põem mãos à obra para prestar um serviço essencial
IPSS

‘Cancro’ continua a ser uma palavra difícil /premium

560
Sábado mil pessoas caminharam para celebrar os 25 anos da Acreditar. Pais e filhos, amigos e familiares de crianças e jovens com cancro. Pessoas que viveram ou estão a viver um tempo altamente erosivo
IPSS

Arquivado caso sobre maus-tratos em lar de Alijó

248
O Ministério Público concluiu que as imagens colhidas sem autorização no interior da instituição não traduziam qualquer situação de maus tratos, arquivando o inquérito sobre as denúncias.
Filantropia

Celebrar as fundações sem preconceitos ideológicos

Existem alguns sinais preocupantes, em Portugal e na Europa, com mudanças na paisagem política que encorajam sentimentos antifilantrópicos e contra as Fundações por razões de base meramente ideológica
País

400 mil euros para premiar o valor social

Os projetos destinados a melhorar a qualidade de vida de grupos vulneráveis são o alvo dos Prémios ao Valor Social, num total de 400 mil euros. As candidaturas decorrem até 3 de outubro.
Segurança Social

Creches: 8 em cada 10 crianças sem vagas em 2017

Um terço dos concelhos com maior necessidade localiza-se perto do Porto. Associação de creches privadas diz estar disponível para receber mais alunos, mas Governo ainda não deu resposta.
Moçambique

Noruega. 3,6 ME para zonas afetadas por ciclones

A embaixada da Noruega em Moçambique assinou acordos para apoiar com 3,675 milhões de euros o Programa Mundial da Alimentação e a Unicef em zonas afetadas pelos ciclones Idai e Kenneth.
Cancro

Concerto solidário junta artistas no Campo Pequeno

129
Ana Bacalhau, Tim, Sofia Escobar, Paulo de Carvalho, Gisela João e Carlão juntam-se no dia 23 de outubro em Lisboa para um concerto solidário "Todos por uma Casa", para ajudar os doentes oncológicos.
Solidariedade

O tempo, esse grande escultor /premium

120
Cuidar melhor dos outros, ser progressista, cultivar a abertura à diversidade e aceitar ideias divergentes, encontrando o tom certo para o debate, mas também para a ação, é muito difícil. Para todos.
Migrantes

Navio espanhol vai recolher migrantes do Open Arms

174
O navio "Audaz" está desde esta manhã a preparar-se para largar de Cádiz, da Base Naval Rota, rumo a Lampedusa onde os migrantes a bordo do Open Arms aguardam o resgate.
Solidariedade

Pedalou 120km por dia pela esclerose múltipla

116
2.400 quilómetros e 19 dias depois, Filipe Gaivão chegou a Lisboa, vindo de Bruxelas. Viagem de bicicleta serviu de alerta e apoio aos doentes com esclerose múltipla.
IPSS

70% dos infantários de IPSS estão ilegais 

429
A maioria dos jardins de infância das IPSS inspecionadas não tem autorização de funcionamento e não tem diretor pedagógico. Metade deles cobra aos pais por serviços que deveriam ser gratuitos.
Segurança Social

IPSS. Prestação para a Inclusão influencia apoio

Acordo de cooperação para o setor social e solidário será assinado esta quinta-feira. Documento prevê mudanças na prestação social para a inclusão e na comparticipação familiar em creches.
Saúde

Santa Casa abre centro dentista infantil gratuito

1627
Estão a ser ultimados os preparativos para que o espaço esteja aberto a 19 de agosto. O provedor da instituição garantiu que este será "um espaço moderno, aberto a todas as pessoas", em Lisboa.
Doenças raras

Bebé Matilde. Remédio pode chegar à Europa em 2019

951
O Zolgensma é o medicamento mais caro do mundo. O laboratório que o produz já pediu autorização para o comercializar na Europa. O remédio que pode curar Matilde pode chegar a Portugal este ano.
Doenças raras

Bebé Matilde. Donativos passaram os 800 mil euros

321
Bebé que sofre de doença rara precisa de um medicamento que custa quase dois milhões de euros. Pedido de ajuda dos pais já motivou donativos superiores a 800 mil euros.
Cristiano Ronaldo

A criança que parou a seleção para abraçar Ronaldo

1048
Eduardo tem 11 anos e uma doença rara. Ficou conhecido pelo abraço a Ronaldo, mas não planeia um futuro no futebol. Quer ser Presidente da República para ajudar "os velhinhos" e os doentes como ele.
Ambiente

França quer proibir a destruição de produtos novos

307
A medida faz parte de um ambicioso plano de "economia circular" que ainda está em fase de elaboração, mas já tem datas propostas. Se aprovada, a partir de 2023 será proibido destruir artigos novos.
Solidariedade

Ex-mulher de Jeff Bezos vai doar metade da fortuna

MacKenzie Bezos divorciou-se do fundador da Amazon e tornou-se numa das mulheres mais ricas do mundo. Agora, aderiu à iniciativa The Giving Pledge e prometeu doar 36,6 mil milhões de dólares.
Solidariedade

Recolha do Banco Alimentar este fim-de-semana

Organização leva a cabo mais uma campanha de recolha de alimentos, com a ajuda de 40 mil voluntários. Em vez dos alimentos, portugueses podem recorrer a vales.
Apoio Social

Fundação “la Caixa” faz retrato do sector social

A Fundação "La Caixa" assinou esta quinta-feira um protocolo com a Nova SBE, a "Iniciativa para a Equidade Social", que terá como um dos principais eixos fazer o retrato do sector social em Portugal.
Moçambique

População cabo-verdiana ajuda Moçambique

As várias contas abertas pela CVCV nos bancos cabo-verdianos para a campanha de solidariedade para Moçambique reuniram até ao momento 45.323 euros e a oferta de bens não tem parado.
Solidariedade

Atleta de Almeirim vai de bicicleta até ao Nepal 

Pedro Bento, de 40 anos, vai partir no próximo dia 13 de abril, sozinho, na sua bicicleta com o objetivo de reunir 10.000 euros, tendo como lema da aventura "1 euro por 1 quilómetro".
Solidariedade

Voluntárias costuram para crianças carenciadas

2567
Voluntárias de Torres Vedras juntam-se todas as semanas para costurar "com o coração" para crianças carenciadas em todo o mundo, dando sentido à expressão em suaíli 'My Moyo', o nome do ateliê.
Dívidas

Ex-presidente da Raríssimas deve 350 mil euros

1864
Em dezembro de 2017 uma reportagem denunciava irregularidades na gestão da associação. Agora, foram identificadas despesas não relacionadas com a atividade da Raríssimas.
Educação

João de Deus fez compras em marcas de luxo

4629
IPSS João de Deus fez compras em marcas de luxo como a Prada. Diretor pediu dinheiro aos pais para comprar a Casa do Poeta João de Deus, mas quer vender imóvel por mais 700 mil euros.
Solidariedade

Programa leva cabazes de comida a 80 mil pessoas

De acordo com dados do Ministério do Trabalho, foram entregues "mais de 13.500 toneladas de bens desde novembro de 2017" a cerca de 80 mil pessoas, entre mais de 30 mil agregados familiares.
Solidariedade

Foram 5 contra 5 e no final ganhou a solidariedade

291
O Observador esteve presente no "Jogo das Estrelas: Golos por Moçambique", torneio de futebol que juntou celebridades como o humorista Luís Filipe Borges, o ator Nuno Janeiro e Pedro Lamy.
U2

Os U2 tocaram pelos sem-abrigo na véspera de Natal

1764
Vídeo: Bono e The Edge, dos U2, tocaram num evento de solidariedade anual em Dublin, na Irlanda. "Esta é a época da esperança", disse Bono, que cantou duas músicas de Natal e outra do último álbum.
IPSS

Raríssimas "está viva e vai entrar numa nova fase"

Apesar das dúvidas, foi possível salvar a Raríssimas. Marcelo diz que associação resistiu e vai "entrar numa nova fase", elogiando a "dedicação excecional" da secretária de Estado da Segurança Social.
Santa Casa de Lisboa

SCML dá 1,16 milhões em compras aos funcionários

3426
Administração da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa decidiu dar aos seus cerca de 5500 funcionários um bónus em cartão que vale 200 euros em compras no El Corte Inglés.
Solidariedade

Caridade com o dinheiro dos outros

460
Quanto mais nos sentirmos roubados pelo Estado, menor a disposição em sermos solidários para com o próximo. E mais os beneficiários se sentirão no “direito” de ser ajudados, perpetuando a mendicidade.
Presentes de Natal

Natal: 16 presentes solidários para dar a dobrar

Chegou a altura do ano em que dar presentes não chega. O sino solidário toca todos os natais e a provar isso há marcas, portuguesas e não só, que se associam a causas diversas. Eis as nossas escolhas.
Solidariedade

Servir é um poder? Por que interessa responder

118
Numa cultura como a nossa, que contrapõe mandar e servir, poder e obedecer, acabamos por assumir uma visão caricatural do serviço quando este é uma forma de relação que só os seres humanos podem ter.
IPSS

Quase metade das IPSS deu prejuízo em 2016

145
Mais de 40% das IPSS deram prejuízo em 2016. O presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade garante que o Estado "não está a cumprir com as suas obrigações".
Governo

Raríssimas. Estado não detetou irregularidades

1939
Inspeção ordenada pelo Ministério do Trabalho concluiu que os serviços do Estado não detetaram as alegadas irregularidades na gestão financeira da Raríssimas, apesar das denúncias.
Solidariedade

Fundo social recolheu 30 milhões em 15 anos

A efeméride foi assinalada esta quarta-feira, na sede da Organização das Nações Unidas para destacar o "potencial" do IBAS "para criar impacto e transformar as vidas das comunidades locais".
Solidariedade

Instituto de Apoio à Criança celebra com concerto

Uma dezena de artistas portugueses vão participar na comemoração dos 35 anos do Instituto de Apoio à Criança, através de um concerto solidário, na próxima terça-feira, em Lisboa.
Fraude

História inspiradora de sem-abrigo pode ser fraude

Um casal recolheu dinheiro para ajudar um sem-abrigo que teria usado os seus últimos dólares para ajudar a mulher. Agora os procuradores acusam-nos de terem montado um esquema para conseguir milhares.
Solidariedade

Santa Casa devolve 3,2 milhões em cortes salariais

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa devolveu este ano 3,2 milhões de euros em cortes salariais, com juros, aplicados na instituição por decisão do anterior Governo a 1.110 funcionários.
Detenções

Casal que dirigia IPSS de Gaia detido por burla

210
Homem e mulher, de 70 e 75 anos, são suspeitos de desviarem o dinheiro de donativos recolhidos para várias obras de carácter social. Em 2010, tinham perdido o estatuto de IPSS por várias denúncias.
Cancro

Cancro. Peditório para colmatar lacunas do Estado

Na véspera de mais uma recolha de donativos, o presidente da Liga Contra o Cancro lamenta, ao Observador, que a instituição só possa contar com o financiamento privado. "É um desgosto muito grande."
País

Prémios para Acreditar e Semear sempre

201
Simples, próximo e justo. São palavras que inspiram quem quer marcar a diferença ao apoiar projetos na área social e ambiental.
Governo

Vieira da Silva: pobreza pode ser reduzida

A taxa de pessoas em risco de pobreza abrange 23,3% da população portuguesa, segundo dados do Eurostat.
Burla

MP acusa IPSS de de burla contra Segurança Social

O Ministério Público acusou o presidente, diretora técnica e uma Instituição Particular de Solidariedade Social de Chaves da prática do crime de burla tributária agravado contra a Segurança Social.
Solidariedade

Helpo quer ajudar 7.500 crianças moçambicanas

A Organização Não Governamental para o Desenvolvimento Helpo vai lançar uma campanha de angariação de fundos em Portugal para ajudar 7.500 crianças moçambicanas a ter acesso à educação.
Incêndios

Monchique. Esposende doa verba de festividade

A Câmara de Esposende vai atribuir à sua congénere de Monchique um apoio financeiro de 7.380 euros, correspondente ao custo do espetáculo piromusical que esteve programado para domingo.
Grécia

Filas para dar sangue e 1 milhão do Olympiacos

166
A espera para dar sangue na Grécia chega a ser de duas horas mas no parlamento apenas um deputado grego aceitou ajudar as vítimas dos incêndios. Olympiacos e PAOK já anunciaram donativos.
Solidariedade

Casa Pia vai ter casa para jovens mães 

A Casa Pia de Lisboa vai ter, pela primeira vez, uma casa de autonomização para jovens mães que estão à guarda do Estado, que começa a funcionar em setembro com quatro jovens a gerir o apartamento.
IPSS

Raríssimas: Apoio "imediato" sem valor definido

Misericórdia de Lisboa confirma apoio financeiro "imediato" para "necessidades urgentes" da Raríssimas, mas diz que é "prematura a definição do valor". Negociações ainda decorrem.
IPSS

Institutições: Marcelo alerta para "ilusão"

O chefe de Estado falava na cerimónia das comemorações dos 500 anos da Misericórdia de Bragança, sublinhando o papel na história de Portugal das misericórdias e das IPSS.
Solidariedade

Marcelo elogia Maria José Nogueira Pinto

O Presidente da República evocou a antiga deputada Maria José Nogueira Pinto, considerando que faz falta a Portugal nas lutas pela dignidade humana, pelo direito à saúde e pela liberdade na educação.
Refugiados

"Solidariedade" no Dia Mundial do Refugiado

289
Na quarta-feira, "o mundo celebra a coragem e a resiliência de milhões de refugiados" e este ano "solidariedade" é a palavra escolhida para dar mote às iniciativas do CPR.
Fogo de Pedrógão Grande

Altice dá cinco mil árvores a Pedrógão Grande

149
A operadora Altice promove no sábado em Pedrógão Grande uma corrida solidária e entrega cinco mil árvores àquela região do distrito de Leiria, onde os incêndios de junho de 2017 provocaram 66 mortes.
Solidariedade

Banco Alimentar recolhe mais de 1.600 toneladas

O Banco Alimentar Contra a Fome recolheu mais de 1.600 toneladas de alimentos durante o fim de semana, na primeira campanha anual realizada em mais de 2.000 lojas no país.
Sociedade

Campanha anual do Banco Alimentar arranca hoje

393
Isabel Jonet aproveitou ainda para lembrar que quem não puder ou não quiser ir a uma grande superfície comercial, pode fazer uma contribuição através do site www.alimentestaideia.pt.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo destaca alojamento para sem-abrigo

O Presidente da República revelou que "em menos de um ano" dezenas "significativas" de sem-abrigo encontraram alojamento temporário, mas só 20/30 pessoas com casas "definitivas", "ainda é pouco".
Solidariedade

"Uma Imagem Solidária" angaria 3.365 euros

O resultado da ação "Uma Imagem Solidária", que juntou mais de cem fotógrafos e alcançou 3.365 euros, é entregue na sexta-feira à associação Acreditar.
Solidariedade

"Uma imagem solidária" apoia associação Acreditar

"Uma Imagem Solidária" junta fotojornalistas e fotógrafos amadores, e os donativos pela aquisição das suas fotografias revertem para a Acreditar. Donativos serão entregues no dia da criança.
UEFA

Figo, Vítor Baía e Nuno Gomes em jogo solidário

Figo, Vítor Baía e Nuno Gomes vão participar no jogo solidário da UEFA, cujas receitas vão reverter para projetos solidários com crianças em África, Ásia e América do Sul e para a Autismo Genebra.
Música

Fora dos bairros para aprender a dar um concerto

Vivem na Buraca, na Cova da Moura, no Zambujal, no Bairro da Serafina. Com o projeto Acorde Maior, passaram as férias da Páscoa a aprender música no Village Underground. Há concerto esta sexta às 17h.
Montepio

Misericórdia do Porto entra no capital do Montepio

Santa Casa liderada por um porta-voz do PSD vai investir dez mil euros no capital do Montepio, apesar de conhecidas as posições do partido sobre o tema. "É um valor simbólico", diz António Tavares.
Solidariedade

Estudante Erasmus cria rede de apoio a sem-abrigo

4044
Começou com uma brincadeira na Internet quando estudantes Erasmus perceberam que Portugal não é um país tropical. Victor Micu decidiu transformar a brincadeira numa campanha de ajuda aos sem-abrigo.
Solidariedade

"Uma imagem solidária" apoia associação Acreditar

213
"Uma imagem solidária" vai juntar fotojornalistas e fotógrafos amadores, e os donativos pela aquisição das fotografias vão reverter para a Acreditar para continuar a ajudar crianças com cancro.
IPSS

Raríssimas: "A Paula Costa continua a ter salário"

1922
Um mês e meio depois da eleição, Sónia Margarida Laygue revela que a ex-presidente da IPSS continua a ser remunerada. Também fala dos mecenas perdidos com o escândalo. E da doença da filha, de 3 anos.
Alimentação

Cozinhar com proteína sem gastar muito dinheiro

158
A Direção-Geral da Saúde recomenda a ingestão de proteína como parte de uma alimentação saudável e equilibrada. Para ajudar na preparação destes alimentos apresenta um manual com receitas e sugestões.
Pobreza

Cáritas: Combate não quebrou pobreza geracional

Um relatório europeu da Cáritas concluiu que as políticas de combate à pobreza não quebraram a pobreza geracional. As pessoas mais carenciadas continuam a ser originárias das famílias mais pobres.
Autoeuropa

Só há uma creche aberta ao sábado - e é privada

Apenas uma creche privada recebe uma comparticipação da Segurança Social para abrir todos os dias do ano. Vieira da Silva tinha dito que a solução encontrada para a Autoeuropa não era uma exceção.
IPSS

Vieira da Silva: importante é "corrigir erros"

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social considerou que, mais importante do que o volume de IPSS investigadas, é que o trabalho se faça e se corrijam os erros, se existirem.
IPSS

"O Sonho". Presidente vai ser constituído arguido

277
Há suspeitas de crimes de peculato de uso, fraude na obtenção de subsídios e falsificação de documentos. O presidente da "O Sonho" vai ser constituído arguido e será ouvido ainda esta sexta-feira.
IPSS

Raríssimas pode fechar se perder mecenas

A presidente da Raríssimas afirma que a IPSS corre o risco de fechar caso os mecenas deixem de a apoiar. Sónia Margarida Laygue garante que tem sido o Estado a sustentar a instituição.
Global Shapers

A forma como resolvemos problemas está a mudar

Enquanto sociedade, o nosso desenvolvimento será medido, não pelos serviços de apoio que prestamos, mas pelos resultados que esses serviços alcançam.
IPSS

"A situação da Raríssimas é grave"

1007
Sónia Laygue assumiu o cargo há um mês e deparou-se com quebra significativa nos donativos. Apoios do Estado têm mantido associação a funcionar.
IPSS

Governo não reconhece Fundação Raríssimas

139
A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa recusou o pedido de reconhecimento da Fundação Raríssimas, uma intenção da ex-presidente da associação, Paula Brito e Costa.
IPSS

Nova presidente da Raríssimas devolveu o BMW

3509
Sónia Margarida Laygue, que sucedeu a Paula Brito e Costa na liderança da Raríssimas, devolveu o carro topo de gama que ainda estava na Casa dos Marcos. O veículo custava 921 euros/mês à associação.
Estado Social

Solidariedade: Um Rendimento Básico Incondicional

390
O debate sobre o Rendimento Básico Incondicional deve existir para além dos desafios do progresso tecnológico, porque responde a problemas que existem desde o início dos sistemas de proteção social.
Estado Social

Rendimento básico sem obrigações ou participativo?

352
Aquilo que a justiça deve distribuir antes de tudo é igualdade de oportunidades no acesso à liberdade. Os argumentos contra e a favor de um Rendimento Básico Incondicional, para todos.
IPSS

Trabalhadores das IPSS exigem melhores condições

113
150 trabalhadores das IPSS manifestaram-se em frente ao ministério do Trabalho. Exigem a redução da carga horária e melhores condições laborais.
IPSS

IPSS. MP analisa auditoria a Sol Maior, de Gaia

1050
Em causa está a instituição Sol Maior, onde a mulher do presidente da câmara de Gaia foi aumentada 390%. Segurança Social detetou "irregularidades" e enviou conclusões para o MP que está a "analisar".
Autoeuropa

Creche para filhos dos trabalhadores não é exceção

673
O apoio aos filhos de funcionários da Autoeuropa que trabalhem ao fim de semana não é uma regime de exceção, garante ministério de Vieira da Silva. Opção é debatida esta quarta-feira.
IPSS

Suspensão de Paula Brito da Costa prolongada

A direção da associação Raríssimas decidiu prolongar a suspensão de Paula Brito da Costa, que não poderá aceder a nenhum dos espaços da associação até que estejam concluídos os "procedimentos legais".
Estado Social

"Devemos dar dinheiro diretamente às pessoas"

1399
Autor de "Utopia para Realistas" diz que a inovação tecnológica vai levar-nos a largar "ideias obsoletas" e ter "coragem política" de tentar novas, sem preconceitos e sem o "paternalismo da esquerda".
IPSS

Há mais duas IPSS raríssimas no Seixal e Açores

3948
Uma investigação da SIC levanta o véu sobre as contas da Associação Unitária de Reformados, no Seixal. Nos Açores, a Sábado revela que a ex-presidente da Arrisca ganhava mais de 4.600 euros por mês.
IPSS

Raríssimas. Vieira da Silva estava a dar autógrafo

1346
Ministro responde a perguntas do PSD e CDS sobre a Raríssimas e diz que assinatura no Ministério, ao lado de Paula Brito e Costa, foi "ato de boa sorte" para uma fundação sueca.
Papa Francisco

Papa convida 2.100 sem-abrigo para circo em Roma

O papa Francisco vai convidar 2.100 pessoas, entre sem-abrigo, presos e refugiados, para o circo em Roma. O sumo pontífice já tinha tido uma iniciativa semelhante em 2016.
IPSS

O que têm em comum Raríssimas e "O Século?

1519
Em menos de um mês, rebentaram dois escândalos que envolvem os responsáveis de IPSS -- e alegados crimes de desvio e apropriação de dinheiros públicos. O que têm em comum Raríssimas e "O Século"?
Justiça

O Século diz que foi pressionada por autarquia

Emanuel Martins acusa a Câmara Municipal de Lisboa de ter dado apenas 1 dos 4,3 milhões de euros acordados e de ter ficado com a Feira Popular, apesar de ter havido acordo.
IPSS

Nova presidente da Raríssimas quer "transparência"

Sónia Laygue tomou esta sexta-feira posse como presidente da Raríssimas. Durante um curto discurso, explicou que quer retomar a confiança dos associados e traçar um plano com "transparência".
IPSS

Raríssimas. Ministro não pensou em demitir-se

260
O ministro Vieira da Silva garante que nunca lhe passou pela cabeça demitir-se e que também não foi pressionado pelo primeiro-ministro para abandonar o cargo, após a polémica da Raríssimas.
Hollywood

Passadeira vermelha "vestida de luto" nos Óscares

366
Depois de um ano repleto de escândalos em Hollywood, pelos casos de assédio sexual, neste início de 2018 atrizes e atores juntam-se num movimento de solidariedade com as mulheres.
IPSS

Raríssimas. Sónia Laygue é a nova presidente

1561
A nova presidente da Raríssimas é mãe de uma menina de três anos com uma doença rara. Sónia Laygue foi eleita esta quarta-feira na assembleia geral da associação.
IPSS

Raríssimas. Ainda não há lista candidata à direção

Associados tinham até sexta-feira para apresentarem uma candidatura antes da realização da Assembleia-Geral, na quarta-feira, onde deveria decorrer a eleição.
Observador

Do "completamente cercado" ao "herdeiro da parada"

Fogos. Zé Pedro. Salvador Sobral. Urban. Sá Pinto. Uma orgia gay no Vaticano. Raríssimas. Títulos e histórias que mais mexeram com os leitores em 2017, num vídeo de 199 segundos
Financiamento dos Partidos

Seitas, associações e partido

802
Num país onde um professor com 20 anos de carreira, um enfermeiro ou um médico leva para casa 1500 euros, é obsceno que se atribuam valores de 2800 euros a uma secretária ou 3700 a um assessor.
Marcelo Rebelo de Sousa

Raríssimas. Marcelo visitou a Casa dos Marcos

O chefe de Estado visitou a Casa dos Marcos, da Raríssimas, na Moita. Marcelo foi a uma unidade de cuidados continuados, visitar as crianças que lá estão internadas e que aí vão passar o Natal.
Solidariedade

Ricardo foi fazer rir e acabou a chorar

14808
Ricardo Araújo Pereira foi o convidado mistério da festa de Natal da Acreditar e acabou por emocionar-se ao reencontrar a criança que um dia, mesmo doente, o definiu com precisão como "o mais parvo"
IPSS

Afinal, Teresa Caeiro esteve mesmo na Raríssimas

5672
A deputada do CDS garantiu ao Observador nunca ter feito parte dos órgãos sociais da associação, mas a ata de tomada de posse dos dirigentes para o mandato 2013/2015 prova o contrário.
PS

Raríssimas. Viagem de deputada do PS investigada

613
Os inspetores querem perceber se a viagem da deputada socialista Sónia Fertuzinhos à Suécia foi paga com recursos da Raríssimas. Em causa, suspeitas do crime de recebimento indevido de vantagem.
Governo

Raríssimas: Vieira da Silva deveria pedir escusa

630
PSD acusou Vieira da Silva de ter violado o Código de Conduta do Governo ao ter decidido sobra a Raríssimas. Juristas dividem-se, mas maioria acredita que ministro está impedido de tomar mais decisões
IPSS

Raríssimas. Ex-presidente constituída arguida

659
A PJ realizou cinco mandados de busca na manhã de quinta-feira. No terreno estiveram 29 elementos da PJ e dois magistrados do Ministério Público. Paula Brito e Costa já foi constituída arguida.
Incêndios

Incêndios. Cardeal-Patriarca solidário com vítimas

Para além das vítimas dos incêndios deste ano, os promotores desta cerimónia religiosa também pretenderam homenagear os bombeiros e restantes forças vocacionadas para combater os fogos.
IPSS

Raríssimas. Os dois lados de Paula Brito e Costa

525
Há quem conte que exigia vénias. Mas também há quem garanta que só se tem visto o lado mau. O que se diz na Raríssimas da mulher que forrou paredes e portas com a própria imagem.
Redes Sociais

Top riso: 10 histórias que divertiram os leitores

Dois carros entalados na mesma portagem, os emails sobre o bruxo do Benfica, o tasse dos D.A.M.A., e a fluência de Sá Pinto em francês. Veja as histórias que levaram mais leitores a reagir com riso.
IPSS

Como Paula Brito e Costa deixou a Casa dos Marcos 

1334
A presidente demissionária já saiu da Casa dos Marcos, ao lado do marido, completamente disfarçado. Cerca de 50 funcionários da Raríssimas estavam concentrados à porta das instalações em protesto.
Facebook

As 10 histórias que mais indignaram os leitores

É o balanço de 2017 que os leitores do Observador fizeram sem saber, quando reagiam no Facebook com surpresa, adoro, riso ou tristeza. Veja o top 10 da ira: Raríssimas, fogos e outros escândalos.
Vieira da Silva

CDS faz 15 perguntas a Vieira da Silva por escrito

465
O CDS-PP vai fazer questões adicionais por escrito sobre a ligação do ministro Vieira da Silva à Raríssimas. O partido considera que estes pontos não ficaram esclarecidos em comissão parlamentar.
Moçambique

Moçambique. Órfãos de explosão recebem donativos

A mulher do Presidente da República de Moçambique vai entregar donativos às crianças que ficaram órfãs depois da explosão de um camião cisterna. Há um ano, o acidente provocou 155 mortos.
IPSS

Raríssimas. As respostas e as dúvidas que ficam

426
No Parlamento, Vieira da Silva garantiu que não foram dados apoios irregulares à Raríssimas, explicou o que pode fazer o Governo e voltou a assegurar que não recebeu denúncias sobre gestão danosa.
IPSS

Raríssimas: a linguagem corporal dos visados

1380
Que gestos mostram stress, raiva, medo ou desconforto? As entrevistas de Manuel Delgado à TVI e de Paula Brito e Costa à RTP, analisadas por um especialista em linguagem corporal
IPSS

Raríssimas. Veja aqui a audição de Vieira da Silva

O ministro da Segurança Social está no Parlamento a explicar o que sabia e não sabia sobre o caso Raríssimas. Vieira da Silva foi vice-presidente da Assembleia Geral da associação entre 2013 e 2015.
IPSS

Ministro diz que tem condições para continuar - como aconteceu

383
Ministro Vieira da Silva explicou porque aceitou cargo na Raríssimas, disse estar "preocupado" com impacto desta crise no setor social e negou acusação de favorecimento, bem como de negligência.
União Europeia

Já chegaram 83,7 milhões do fundo de solidariedade

Portugal já recebeu 83,7 milhões de euros do Fundo de Solidariedade da União Europeia desde 2002. Neste valor não está contabilizada a ajuda que ainda vai chegar na sequência dos incêndios.
Solidariedade

Re-Food vai ter restaurante solidário na UberEATS

196
A UberEATS lançou uma parceria com a Re-Food. Até 22 de dezembro, a app disponibiliza um restaurante virtual no qual os menus são simbólicos e servem apenas para representar o valor de uma doação.
Vieira da Silva

Vieira da Silva ouvido esta segunda-feira

122
O ministro do Trabalho, Segurança Social e Solidariedade é ouvido esta segunda-feira na Assembleia da República. Em causa está o seu envolvimento no caso Raríssimas.
IPSS

Raríssimas. Galamba ataca jornais que o citaram

2182
Porta-voz do PS explicou-se no Facebook, acusando o Observador e o Jornal Económico, que reproduziram as suas declarações ao Canal Q sobre o papel dos tesoureiros, de não serem sérios.
Bloco de Esquerda

Bloco: Raríssimas mostra "enorme confusão"

331
A coordenadora do BE considera que o caso Raríssimas mostra a "enorme confusão" que existe entre políticos e responsáveis das IPSS e exige um esclarecimento sobre envolvimento de Vieira da Silva.
IPSS

Raríssimas. IEFP analisa queixa de irregularidades

O IEFP confirmou ter recebido na quinta-feira uma denúncia proveniente de "grupo de associados" da Raríssimas sobre alegadas irregularidades em estágios profissionais.
IPSS

Marcelo. Manter Raríssimas é questão de bom senso

314
Presidente da República considera uma "questão de bom senso" manter a Raríssimas em funcionamento salientando que as crianças e adultos da instituição "não têm culpa".
IPSS

"Sinto-me muito magoada com o meu país"

13232
Fundadora da Raríssimas garante nunca ter usado dinheiro público e explica que vestidos eram "farda" para eventos da associação. Paula Brito e Costa diz que ministro soube de irregularidades em junho.
IPSS

Assessora da Raríssimas deixa buraco na SPEM

992
A atual coordenadora jurídica da Raríssimas terá deixado um buraco de 144 mil euros na Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla. Manuela Duarte Neves diz estar a ser alvo de "cabala imoral".
IPSS

O Estado, essa doença comum

1483
Fora do manicómio em que saltita boa parte da “opinião”, o problema da Raríssimas não é ser “particular” na designação, nos estatutos e na teoria: é não ser particular na prática.
IPSS

"Quando se vai à rainha temos de levar farda"

1613
Paula Brito e Costa explica despesas com cartão de crédito da Raríssimas. Vestido era "farda" para estar com Letízia. "Alérgica" a marisco, comprou gambas para jantar com parceiros da associação.
IPSS

Como Paula Costa construiu uma rede de influências

1044
Nestes 15 anos, a fundadora da Raríssimas tentou sempre mover influências ao mais alto nível para conseguir fazer crescer a sua obra. À esquerda e à direita, eis como conquistou a atenção do poder.
Solidariedade

O bengaleiro solidário de Lisboa está de volta

1114
"A corda mais quente, Lisboa!" está de volta à Avenida da Liberdade no dia 22 de dezembro. Pode levar casacos, camisolas, calças ou mantas e ajudar quem mais precisa.
IPSS

Trabalhadores pedem demissão de presidente

547
Num abaixo-assinado, 90 trabalhadores e colaboradores da Raríssimas pedem a demissão da ex-presidente Paula Brito da Costa. Os trabalhadores pedem um "rigoroso e cabal esclarecimento dos factos".
Presidente Marcelo

Raríssimas. Marcelo recusa generalizações

126
O Presidente da República defende que não se deve generalizar depois de casos como o da Raríssimas. Marcelo considera que a maioria das instituições portuguesas trabalha de forma séria.
IPSS

Desvio de fundos. Brito e Costa acusa ex-dirigente

449
Ex-presidente da Raríssimas revela auditoria que indica irregularidades de 270 mil euros na delegação da Maia que levaram ao afastamento da sua líder. Vice-presidente terá beneficiado o filho.
IPSS

Raríssimas. Listas até 29 de dezembro

Os associados da Raríssimas que queiram apresentar listas candidatas à direção e ao conselho fiscal da associação têm de o fazer até 29 de dezembro. A assembleia-geral acontece dia 3 de janeiro.
IPSS

Mais duas denúncias contra Paula Brito e Costa

281
A TVI dá conta de mais duas denúncias apresentadas contra a ex-presidente da Raríssimas, desta vez junto do IEFP e da Autoridade para as Condições do Trabalho no passado mês de novembro.
IPSS

Raríssimas: o ataque de João Galamba ao tesoureiro

1195
"O comportamento do tesoureiro que forneceu essa informação à TVI é que tem de ser rapidamente investigado", afirmou o porta-voz do PS, João Galamba, no Canal Q
IPSS

Raríssimas suspensa de rede europeia

1368
A Raríssimas e a federação nacional de doenças raras, que foram presididas por Paula Brito e Costa, foram suspensas da rede europeia ligada à área. Em causa estão as suspeitas de alegada má gestão.
Fact Check

Fact Check. Verdade e mentira na novela Raríssimas

1426
Vieira da Silva sabia dos problemas nas contas da Raríssimas? Paula Brito e Costa recebia o vencimento previsto na lei? Sónia Fertuzinhos desenvolveu trabalho sobre doenças raras? Veja as respostas.
PS

Raríssimas. João Galamba critica denunciadores

8218
O deputado do PS apontou falhas à gestão de Paula Brito e Costa, mas não deixou de questionar o comportamento dos antigos tesoureiros da Raríssimas que denunciaram o caso à TVI.
IPSS

Raríssimas: o Estado é parte do problema

816
Mais do que por uma “vida de luxo”, a direcção da Raríssimas foi atraída por uma “vida de Estado”. Libertar a sociedade deste Estado gordo e promíscuo seria um meio de a libertar das piores tentações.
Trabalho

Como uma consciência social pode atrair talento

216
Estudo revela que 84% dos Millennials admitem que ter um impacto positivo no mundo é mais importante do que o reconhecimento profissional. Mas o que significa isso para as empresas?
IPSS

Paula Brito e Costa ainda é diretora-geral

520
Ex-presidente continua a tentar trabalhar a partir de casa e garante que só sairá da Casa dos Marcos se for despedida. Departamento jurídico diz que funcionários não obedecem às suas ordens.
Governo

O país pequenino onde uma mão lava a outra

3093
A Raríssimas não é raríssima. Pior: se virmos como desde o topo do Governo a um pouco por todo o Estado há demasiados amigos e familiares, percebe-se que o exemplo até vem de cima. E ninguém estranha.
IPSS

SMS. Raríssimas: como é que o ministro não sabia?

394
Miguel Pinheiro e Filomena Martins discutem por SMS o papel de Vieira da Silva na polémica da Raríssimas. O ministro pertenceu à Assembleia Geral mas não sabia de nada? Como é possível?
IPSS

FEDRA fez denúncia em janeiro

820
Carta com denúncias sobre aluguer do carro de alta cilindrada pago pela FEDRA, entre outras despesas, foi entregue em janeiro, de acordo com a TVI. Segurança Social, contudo, diz nunca a ter recebido.
IPSS

Eleições na Raríssimas a 3 de janeiro

A associação Raríssimas vai realizar uma assembleia-geral a 3 de janeiro para eleger os titulares dos órgãos sociais em falta, após a saída da sua presidente, Paula Brito e Costa.
IPSS

Ex-vice-presidente da Raríssimas investigada

994
A ex-vice-presidente da Raríssimas, Joaquina Teixeira, abandonou a associação depois de uma auditoria externa ter levantado suspeitas na delegação do Norte, de que era responsável. MP investiga.
IPSS

O PS é incorrigível

636
Se não houve vigilância financeira, quem nos diz que há vigilância médica e técnica competente? A Segurança Social, a par da Função Pública, continua pois a ser grande fonte de clientelismo do Estado.
IPSS

Raríssimas: madrinha não fala com a fundadora

"Por agora não". Maria Cavaco Silva respondeu assim quando lhe perguntaram se ia falar com Paula Brito e Costa. E há mecenas que só voltam a ajudar a Raríssimas se marido e filho da fundadora saírem.
Governo

Costa mantém "total confiança" em Vieira da Silva

3024
O primeiro-ministro considera que o facto de Vieira da Silva ter sido vice-presidente da assembleia geral da Raríssimas em nada compromete o ministro com a alegada gestão danosa da associação.
Presidente Marcelo

Marcelo recebeu carta, mas nada de específico

1047
Caso Raríssimas. O Presidente da República admitiu hoje ter recebido, no Palácio de Belém, uma carta sobre a situação na associação Raríssimas. Foi poucos dias antes da reportagem da TVI, garante.
IPSS

Silêncio de António Costa é "inqualificável"

O vice-presidente do CDS-PP lamentou que Portugal tenha "um primeiro-ministro insensível e absolutamente impreparado" e considerou "inqualificável" o silêncio de Costa em relação à Raríssimas.
IPSS

Raríssimas. Presidente já se demitiu

O presidente da Assembleia Geral, Paulo Olavo Cunha, recebeu esta quinta-feira o pedido de demissão. A responsável pela delegação de Viseu já pediu a convocação de uma Assembleia Extraordinária.
IPSS

Raríssimas. Eleição da nova direção marcada hoje

A data da próxima reunião da Assembleia Geral da Raríssimas, durante a qual será nomeada a nova direção, vai ser marcada ainda esta quinta-feira, avança o Expresso.
IPSS

Raríssimas. Maria Cavaco Silva está "espantada"

506
A ex-madrinha da Raríssimas diz que está "espantada porque não esperava" e "muito preocupada" porque acredita que "não podemos prescindir dos serviços" que a instituição "presta a tantas pessoas".
PSD

"Vieira da Silva deve dar explicações ao país"

542
O PSD quer ouvir Vieira da Silva sobre o caso Raríssimas até sexta-feira. Os sociais-democrata pediram a audição do ministro com "carácter de urgência" para dar as explicações que o "país exige".
IPSS

Raríssimas. Casa dos Marcos corre risco de fechar

1245
Sem acesso às contas, a Casa dos Marcos, o principal projeto da Raríssimas, pode vir a fechar. Mecenas cortaram financiamento até que Paula Brito e Costa, o marido e o filho abandonem a instituição.
Bitcoin

Bitcoin. Casal doa ganhos para luta contra cancro

3979
Halle Tecco e Jeff Hammerbacher esperam inspirar outros com a doação dos ganhos do investimento que fizeram em Bitcoin, do qual até se tinham esquecido.
PS

Governo manteve, não subiu, apoios à Raríssimas

3547
Em 2014, ainda no governo anterior, o valor orçamentado para 2016 era de 1,2 milhões. O montante manteve-se, ao contrário do que escreve esta manhã o Diário de Notícias.
IPSS

Raríssimas, uma história de subdesenvolvimento

4556
Num país desenvolvido as instituições teriam funcionado e a Casa dos Marcos teria sido fiscalizada. Nenhum país enriquece sendo como vimos que Portugal é no caso Raríssimas. Enriquecem algumas pessoas
IPSS

Ministro e Paula Costa estiveram juntos na Suécia 

2046
O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social garante que a viagem à Suécia nada teve a ver com a Raríssimas, mas surge numa fotografia ao lado de Paula Brito e Costa.
IPSS

Ex-Secretário de Estado explica demissão

1056
Diz que se demitiu por “grave violação da privacidade” da sua vida pessoal e diz nunca ter recebido “qualquer favorecimento por qualquer relação pessoal”.
IPSS

Raríssimas. Ex-tesoureiro lança novas dúvidas

461
Ricardo Chaves, ex-tesoureiro da Raríssimas, questiona as declarações de Nuno Branco e afirma que era ele o responsável pela aprovação dos salários e despesas do cartão de crédito.
IPSS

Esquerda critica IPSS e direita pede explicações

156
Num ponto os partidos estão de acordo: é preciso apurar responsabilidades e escutar Vieira da Silva no Parlamento. No entanto, discordam quanto ao papel que as IPSS têm na sociedade.
IPSS

Direção da Raríssimas pondera demitir-se

260
O diretor da Raríssimas, Nuno Branco, confessa-se preocupado com o futuro da instituição, garantiu desconhecer as alegadas ilegalidades e revelou que a direção está a ponderar demitir-se.
IPSS

Raríssimas. Inspetores foram à Casa dos Marcos

359
Dois inspetores da Segurança Social estiveram naquele que é o maior projeto da Raríssimas -- a Casa dos Marcos, na Moita -- na sequência da denúncia de alegadas irregularidades nas contas.
Segurança Social

Vieira da Silva está "de consciência tranquila"

3275
Ministro continua em contradição sobre a polémica na Raríssimas. Insiste que não sabia de irregularidades mas recebeu uma denúncia que pedia uma "inspeção aprofundada" às contas da instituição.
Incêndios

Cruz Vermelha atribui donativos até ao Natal

180
A Cruz Vermelha recebeu o Prémio dos Direitos Humanos 2017 da Assembleia da República, no valor de 25 mil euros, montante que vai ser entregue às vítimas dos incêndios do verão.
IPSS

Raríssimos políticos

2319
Perante tudo isto, qual a reação à esquerda? As do costume. João Galamba (palmas para a falta de originalidade) tentou colocar a culpa em cima do ministro da segurança social do governo anterior.
A página está a demorar muito tempo.