Dark Mode 94,3 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Solidariedade

Braga

Braga. Lar cobrava até 40 mil euros por vaga

2877
O Ministério Público de Braga acusou a Irmandade de Santa Cruz e o seu ex-provedor do crime de corrupção passiva no setor privado. Em causa estão 297 mil euros em "donativos" ou joias.
100% português

Meias solidárias para descalçar a Covid com estilo

315
O Projeto Volta é uma marca de vestuário que quer dar a volta por cima à crise económica. Começou com uma coleção de meias desenhadas por artistas, onde 10% do valor reverte para associações.
Coronavírus

Camisola assinada por Ronaldo vai a leilão

Receitas do leilão de uma camisola assinada por Ronaldo vão reverter a favor do "Fundo Emergência abem: Covid-19", que se destina "a dar acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde".
Coronavírus

José Ornelas alerta para dificuldades das IPSS

O bispo de Setúbal, José Ornelas, destacou o esforço desenvolvido pelas IPSS face à pandemia, mas alertou que algumas destas entidades estão a passar por dificuldades.
Coronavírus

Músicos unem-se em festival solidário no dia 20 

O festival chama-se Regresso ao Futuro e consiste na realização de 21 concertos num só dia, com as receitas de bilheteira a reverterem para o fundo de emergência criado pela Audiogest e GDA.
Coronavírus

Sindicato denuncia "abusos laborais" em IPSS

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços denunciou a existência de "abusos laborais" em várias IPSS da região Norte, relacionados com a "elevada carga horária".
Ciclismo

Ciclista André Greipel propõe ação solidária

O ciclista alemão propôs-se a pedalar, em coletivo, os quilómetros suficientes para uma circum-navegação do planeta Terra no dia 3 de junho. Fundos revertem para a esclerose lateral amiotrófica.
Ministério Público

Lar acusado de exigir contrapartidas a idosos

194
O Ministério Público acusou dois responsáveis de uma IPSS de Guimarães de recebimento indevido de vantagem ao exigirem entre mil e 30 mil euros pela admissão de idosos no lar.
País

Responsabilidade social – fazer o melhor por todos

787
Muito mais do que uma moda ou tendência, a responsabilidade social é o reflexo de uma mudança global que tem sido acentuada nos últimos anos: contribuir para o bem maior de todos é o grande objetivo.
Burla

MP acusa lar de lesar Segurança Social

Cinco responsáveis de uma IPSS em Moure, Vila Verde, foram acusados de burla pelo Ministério Público por alegadamente incluirem nas listagens enviadas à Segurança Social falsos utentes.
Coronavírus

Fenprof defende pagamentos a educadoras das IPSS

198
Fenprof denuncia que "muitas IPSS decidiram suspender os contratos de trabalho das educadoras de infância", mantendo o financiamento para o seu funcionamento pleno, e pede reposição de valor em falta.
Coronavírus

Neste lar deram-se abraços. Com plástico pelo meio /premium

773
Cristina abraçou a mãe Leonor três meses depois. A D. Maria Joaquina foi surpreendida pela visita da filha e do neto. Uma cortina de plástico com mangas permitiu os abraços e beijos proibidos.
Coronavírus

Cultura. Já há grupos de ajuda alimentar 

Um projeto da companhia de teatro Palco 13 tem estado no terreno e esta semana entregou 13 cabazes em Lisboa. Pedidos de ajuda têm aumentado. Expectativas de profissionais para 2020 são pessimistas.
Governo

Lares. Governa nega descoordenação sobre regras

O semanário Expresso publicou uma notícia dando conta de que as regras a lares foram enviadas sem conhecimento da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. O ministério desmente.
Açores

Açores. Aprovada ajuda de 8,2 milhões 

Proposta da Comissão Europeia prevê 8,2 milhões de euros de ajuda de emergência a Portugal. Em causa estão os prejuízos causados pelo furacão Lorenzo nos Açores, em outubro de 2019.
Coronavírus

Já foram doados 35 milhões contra a Covid-19

Segundo os dados do "Observatório de Doações Covid-19", as principais doações em Portugal vêm de campanhas, seguindo-se as fundações. Site permite saber quanto foi doado, por quem e com que objetivo.
Coronavírus

Os que põem comida na mesa dos que mais precisam

688
Na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, distribui-se almoço e jantar a cerca de 500 famílias carenciadas. São feitas na escola da freguesia e distribuídas porta a porta.
Coronavírus

Rui Rio. Saúde não paga às IPSS desde janeiro /premium

761
Se a Segurança Social está a pagar às IPSS, o mesmo não acontece com o Ministério da Saúde, denuncia Rui Rio. Sobre o 13 maio sem peregrinos, diz: "A Igreja Católica tem mais juízo do que a CGTP".
Coronavírus

CNIS quer data para retomar visitas a idosos

157
A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade diz que é preciso "apontar uma data" para a retoma das visitas aos lares: "Os idosos estão ali enclausurados, não podem ser esquecidos".
Solidariedade

Método infalível para obter dinheiro /premium

141
Nós que não poderíamos viver o confinamento sem livros, música, filmes, séries, temos obrigação de dar de volta a quem perdeu tudo e não sabe quando poderá voltar a viver do seu trabalho e da sua arte
IPSS

Cobravam 5 mil euros para admitirem idosos no lar

O Ministério Público acusou de corrupção três responsáveis de uma instituição social de Pousa, Barcelos, por alegadamente cobrarem 5.000 euros para admissão de idosos no lar.
Coronavírus

Porto. Filas para refeições solidárias triplicam

918
Diariamente, em alguns pontos da cidade, são comuns filas de sem-abrigo em busca de uma refeição solidária, um problema que adquiriu contornos maiores com a chegada da Covid-19.
Comida

Um novo cabaz para ajudar marcas independentes 

A plataforma Menos Hub e a Kitchenette Pop Up Store juntaram-se para organizar vários conjuntos de alimentos não perecíveis que pode comprar sabendo que está a ajudar pequenos negócios.
Moda

Aqui pode comprar nacional e ajudar os hospitais

1142
“Eu Apoio a Produção Nacional” é o movimento que reúne várias marcas portuguesas num só site. 10% do valor das compras reverte para os Hospitais de Santa Maria, em Lisboa, e São João, no Porto.
Coronavírus

Bolt apoia voluntários da app "Quero Ajudar"

176
A Bolt está a disponibilizar vouchers promocionais aos mais de 2500 voluntários do projeto “Quero Ajudar”, uma aplicação portuguesa que presta vários serviços a quem está de quarentena.
Coronavírus

Rede solidária lança hospital em Viana do Castelo

713
Cerca de uma centena de voluntários conseguiram transformar o pavilhão gimnodesportivo do seminário diocesano da capital do Alto Minho numa enfermaria com 50 camas em apenas oito dias.
Coronavírus

Creches e ATL preparados para abrir em agosto

1994
Partindo do princípio de que o verão não vai ser sinónimo de férias, a confederação que reúne as IPSS portuguesas está preparada para ter ajudas sociais a funcionar durante todo o mês de agosto.
Coronavírus

Carta aberta sobre a situação nos lares

310
Estamos a enfrentar uma situação de pandemia, com menos colaboradores, com um grau de exigência muito maior em termos de cuidados e enfrentando um evidente aumento da tensão sentida pelos utentes.
Coronavírus

Covid-19. A solidariedade do mundo da restauração

1087
O setor da restauração é um dos mais afetados pelos problemas económicos causados pela pandemia mas já são vários os cozinheiros e restaurantes a tentar ajudar quem mais precisa. Conheça alguns deles.
Solidariedade

O maravilhoso mundo das IPSS

2030
Cuidadores serão sempre as famílias que tendem a exigir e a desresponsabilizar-se, assim que entregam os seus aos cuidados duma IPSS. Famílias sem tempo, sem conhecimento de quem são os seus pais/avós
Coronavírus

Tem uma casa vazia? Então, "Acolhe um Herói"

514
Em menos de uma semana, a plataforma online “Acolhe um Herói” já deu um teto a 52 profissionais de saúde que combatem diariamente o novo coronavírus. A empresa já lançou uma versão internacional.
Coronavírus

Rede de solidariedade cresce em Vila Real

Jovens e bombeiros estão a mobilizar ajudas para a população mais idosa, após o início do estado de emergência. O serviço é gratuito e os bens alimentares ou medicamentos são entregues em casa.
Coronavírus

Inglaterra. Grupos coordenam compras para isolados

1201
No Reino Unido, a ajuda a quem está em isolamento está a ser coordenada a nível nacional. Fazer compras, levantar medicamentos ou passear os cães estão entre as tarefas destes voluntários.
Viral

"1 Picasso por 100 euros": um sorteio solidário

Picasso pintou "Natureza Morta" em 1921. Agora, o quadro vai ser sorteado, basta comprar um bilhete de 100 euros para estar habilitado. As receitas vão permitir levar água potável a 200 mil pessoas.
Imperdíveis

“O Guardian diz que fazemos coisas fantásticas"

337
Francisca Prieto, 48 anos, 4 filhos, background em agências de publicidade, criou a “Déjà Lu”, livraria solidária que já doou 150 mil euros e foi referida como exemplo pelo The Guardian.
Celebridades

amfAR: pernas ao vento e um leilão solidário

A nata da indústria da moda voltou a reunir-se em Nova Iorque para mais uma gala solidária da amfAR. Nomes como Heidi Klum e Cindy Bruna abrilhantaram a noite. Veja as imagens.
Solidariedade

Futebol Clube Vizela ajuda jovem com cancro

1200
Bruno Oliveira tem 20 anos, é familiar de um histórico jogador do clube e vive com um linfoma de Hodgkin desde 2017. Já o conseguiu debelar duas vezes, mas agora precisa de um transplante de medula
Sociedade

Banco do Bebé: todos por uma boa causa

Juntámos os leitores, os parceiros Fundação Ageas e Fidelidade, e ajudámos uma boa causa: o Banco do Bebé.
IPSS

IPSS de Ponte de Lima acusados de burla

239
O Ministério Público acusou o presidnete e duas diretoras técnicas de uma IPSS de burla tributária, em Ponte de Lima. Em causa estão declarações de serviços não prestados.
Observador Lab

Mais do que um trabalho, uma CAuSA Maior

Isabel Trindade trabalha na Cofidis há cerca de 15 anos. Aqui encontrou não só um trabalho, mas também um local onde poderia fazer aquilo que mais gosta: ser solidária.
Austrália

Austrália. Portugueses entregam alimentos e água

535
Um grupo predominantemente de portugueses entregou toneladas de alimentos, água e outros víveres numa zona a sul de Sydney para apoio a comunidades afetadas pelos incêndios florestais.
Global Shapers

Importância da voz da inclusão e igualdade em 2020

Num mundo onde tudo é vivido à velocidade da luz, que em 2020 se passe da voz individual à coletiva, com projetos de combate à exclusão dos mais velhos e de igualdade de oportunidades para os jovens.
Crianças

A loja solidária que tem 1.500 brinquedos para dar

Rita abriu uma loja onde mais de 1.500 brinquedos serão distribuídos gratuitamente. A The Mainan Store é a face visível de um projeto maior. Para 2020, o objetivo é construir uma escola na Indonésia.
Natal

Cinco coisas que todas as famílias devem fazer 

Já pensou na sua Bucket List familiar? Damos algumas ideias que vão enriquecer o tempo passado em família, criar memórias e reforçar as relações.
Presentes de Natal

10 presentes solidários para apoiar boas causas

Um livro, uma agenda, uma camisola ou um creme de barbear. Em vésperas de Natal, não é só a corrida às compras que sobe a pique. É tempo de ser solidário e estes 10 presentes estão mesmo a pedi-las.
País

A nova vida dos super’eletro

É um pássaro? Um avião? Não. E também não é o super-homem. É uma impressora, uma máquina de café e um secador: três supereletrodomésticos reciclados pelo projeto Worten Transforma.
Arsenal

Equipa do Arsenal doa um dia de salário

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário à fundação The Arsenal para ações solidárias de natal e vão ainda usar uma camisola especial no jogo frente ao City.
País

Um novo modelo de educação para mudar o mundo

A Girl MOVE Academy aposta na educação de mulheres africanas, potenciando o seu efeito multiplicador. E tudo para quebrar o ciclo de pobreza.  #observamosboascausas
País

Em Portugal, já é quase natural fazer voluntariado

504
Laurinda Alves tem anos e anos de voluntariado na bagagem, e defende que trabalhar sem esperar nada em troca é uma experiência que deve ser natural. #observamosboascausas
Banco Alimentar Contra a Fome

Marcelo enche carrinho para Banco Alimentar 

636
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, encheu um carrinho de bens essenciais para doar ao Banco Alimentar contra a Fome e apelou a todos para que contribuam.
Lifestyle

Giving Tuesday. Depois das compras, é dia de dar

118
Depois da Black Friday e da Cyber Monday, chega a Giving Tuesday. O movimento estreia-se em Portugal a 3 de dezembro. Só no ano passado, nos EUA, foram doados 400 milhões de dólares a causas sociais.
País

Fundação Ageas de alma e coração pela Sociedade

327
Tendo na sua estratégia o compromisso com o desenvolvimento económico e social, a Fundação Ageas desenvolveu, nos últimos meses, 3 projetos para promover a solidariedade social.#observamosboascausas
Solidariedade

Movimento contra Black Friday chega a Portugal

Chama-se GivingTuesday e tem como objetivo "que no dia 3, isto seja uma loucura de dar, porque dar é mudar". O movimento conta com o apoio da Fundação Bill & Melinda Gates.
País

Estado de asfixia

1082
Uma Sociedade estatizada é uma Sociedade pobre, e nem por isso amiga dos mais pobres, por abafar a atenção inteligente ao caso particular e a gratuidade que anima e motiva tanto pessoas como comunidades.
País

Voluntariado não é sazonal, é uma forma de estar

459
A história do voluntariado anda de mãos dadas com a da própria Humanidade, mas tem crescido com o tempo. Ainda assim, os números mostram que em Portugal ainda há caminho a fazer. #observamosboascausas
Sociedade

Contribuímos para Boas Causas

Na época do ano em que a palavra solidariedade ganha mais ênfase, o Observador lança o desafio aos seus parceiros comerciais e leitores para apoiar a Associação Banco do Bebé: #observamosboascausas.
Sem-abrigo

Governo não se compromete com meta de Marcelo

299
Presidente diz que meta para erradicar sem-abrigo "é lógica" e "é de todos", mas ministra Ana Mendes Godinho foi questionada e não responde ela mesma. Plano para 2020 será "reajustado".
Relógios

Relógio mais caro do mundo leiloado por 28 milhões

O recorde de relógio mais caro do mundo é desde sábado detido por um Patek Philippe, leiloado por 28 milhões de euros num leilão de caridade que durou apenas cinco minutos.
Solidariedade

Nani vai fazer dois jogos solidários em Cabo-Verde

Os jogos solidários são organizados pelo Orlando City (o atual clube de Nani), o Sporting, Sporting da Praia e o Mindelense junto com o governo e empresas de Cabo-Verde.
Angola

Angola estima 4,2 milhões em doações

As autoridades angolanas registaram doações na ordem dos 4,2 milhões de euros em bens alimentares e equipamentos destinados ao apoio institucional. Apoios vieram sobretudo de ONG.
Filantropia

Saber, riqueza e filantropia

Uma coisa é apoiar Instituições que praticam filantropia; outra, distinta, exigindo compromisso, dedicação, é a dos que sem fortuna mas com uma ideia põem mãos à obra para prestar um serviço essencial
IPSS

‘Cancro’ continua a ser uma palavra difícil /premium

560
Sábado mil pessoas caminharam para celebrar os 25 anos da Acreditar. Pais e filhos, amigos e familiares de crianças e jovens com cancro. Pessoas que viveram ou estão a viver um tempo altamente erosivo
IPSS

Arquivado caso sobre maus-tratos em lar de Alijó

248
O Ministério Público concluiu que as imagens colhidas sem autorização no interior da instituição não traduziam qualquer situação de maus tratos, arquivando o inquérito sobre as denúncias.
Filantropia

Celebrar as fundações sem preconceitos ideológicos

Existem alguns sinais preocupantes, em Portugal e na Europa, com mudanças na paisagem política que encorajam sentimentos antifilantrópicos e contra as Fundações por razões de base meramente ideológica
País

400 mil euros para premiar o valor social

Os projetos destinados a melhorar a qualidade de vida de grupos vulneráveis são o alvo dos Prémios ao Valor Social, num total de 400 mil euros. As candidaturas decorrem até 3 de outubro.
Segurança Social

Creches: 8 em cada 10 crianças sem vagas em 2017

Um terço dos concelhos com maior necessidade localiza-se perto do Porto. Associação de creches privadas diz estar disponível para receber mais alunos, mas Governo ainda não deu resposta.
Moçambique

Noruega. 3,6 ME para zonas afetadas por ciclones

A embaixada da Noruega em Moçambique assinou acordos para apoiar com 3,675 milhões de euros o Programa Mundial da Alimentação e a Unicef em zonas afetadas pelos ciclones Idai e Kenneth.
Cancro

Concerto solidário junta artistas no Campo Pequeno

129
Ana Bacalhau, Tim, Sofia Escobar, Paulo de Carvalho, Gisela João e Carlão juntam-se no dia 23 de outubro em Lisboa para um concerto solidário "Todos por uma Casa", para ajudar os doentes oncológicos.
Solidariedade

O tempo, esse grande escultor /premium

120
Cuidar melhor dos outros, ser progressista, cultivar a abertura à diversidade e aceitar ideias divergentes, encontrando o tom certo para o debate, mas também para a ação, é muito difícil. Para todos.
Migrantes

Navio espanhol vai recolher migrantes do Open Arms

174
O navio "Audaz" está desde esta manhã a preparar-se para largar de Cádiz, da Base Naval Rota, rumo a Lampedusa onde os migrantes a bordo do Open Arms aguardam o resgate.
Solidariedade

Pedalou 120km por dia pela esclerose múltipla

116
2.400 quilómetros e 19 dias depois, Filipe Gaivão chegou a Lisboa, vindo de Bruxelas. Viagem de bicicleta serviu de alerta e apoio aos doentes com esclerose múltipla.
IPSS

70% dos infantários de IPSS estão ilegais 

429
A maioria dos jardins de infância das IPSS inspecionadas não tem autorização de funcionamento e não tem diretor pedagógico. Metade deles cobra aos pais por serviços que deveriam ser gratuitos.
Segurança Social

IPSS. Prestação para a Inclusão influencia apoio

Acordo de cooperação para o setor social e solidário será assinado esta quinta-feira. Documento prevê mudanças na prestação social para a inclusão e na comparticipação familiar em creches.
Saúde

Santa Casa abre centro dentista infantil gratuito

1627
Estão a ser ultimados os preparativos para que o espaço esteja aberto a 19 de agosto. O provedor da instituição garantiu que este será "um espaço moderno, aberto a todas as pessoas", em Lisboa.
Doenças raras

Bebé Matilde. Remédio pode chegar à Europa em 2019

951
O Zolgensma é o medicamento mais caro do mundo. O laboratório que o produz já pediu autorização para o comercializar na Europa. O remédio que pode curar Matilde pode chegar a Portugal este ano.
Doenças raras

Bebé Matilde. Donativos passaram os 800 mil euros

321
Bebé que sofre de doença rara precisa de um medicamento que custa quase dois milhões de euros. Pedido de ajuda dos pais já motivou donativos superiores a 800 mil euros.
Cristiano Ronaldo

A criança que parou a seleção para abraçar Ronaldo

1048
Eduardo tem 11 anos e uma doença rara. Ficou conhecido pelo abraço a Ronaldo, mas não planeia um futuro no futebol. Quer ser Presidente da República para ajudar "os velhinhos" e os doentes como ele.
Ambiente

França quer proibir a destruição de produtos novos

307
A medida faz parte de um ambicioso plano de "economia circular" que ainda está em fase de elaboração, mas já tem datas propostas. Se aprovada, a partir de 2023 será proibido destruir artigos novos.
Solidariedade

Ex-mulher de Jeff Bezos vai doar metade da fortuna

MacKenzie Bezos divorciou-se do fundador da Amazon e tornou-se numa das mulheres mais ricas do mundo. Agora, aderiu à iniciativa The Giving Pledge e prometeu doar 36,6 mil milhões de dólares.
Solidariedade

Recolha do Banco Alimentar este fim-de-semana

Organização leva a cabo mais uma campanha de recolha de alimentos, com a ajuda de 40 mil voluntários. Em vez dos alimentos, portugueses podem recorrer a vales.
Apoio Social

Fundação “la Caixa” faz retrato do sector social

A Fundação "La Caixa" assinou esta quinta-feira um protocolo com a Nova SBE, a "Iniciativa para a Equidade Social", que terá como um dos principais eixos fazer o retrato do sector social em Portugal.
Moçambique

População cabo-verdiana ajuda Moçambique

As várias contas abertas pela CVCV nos bancos cabo-verdianos para a campanha de solidariedade para Moçambique reuniram até ao momento 45.323 euros e a oferta de bens não tem parado.
Solidariedade

Atleta de Almeirim vai de bicicleta até ao Nepal 

Pedro Bento, de 40 anos, vai partir no próximo dia 13 de abril, sozinho, na sua bicicleta com o objetivo de reunir 10.000 euros, tendo como lema da aventura "1 euro por 1 quilómetro".
Solidariedade

Voluntárias costuram para crianças carenciadas

2567
Voluntárias de Torres Vedras juntam-se todas as semanas para costurar "com o coração" para crianças carenciadas em todo o mundo, dando sentido à expressão em suaíli 'My Moyo', o nome do ateliê.
Dívidas

Ex-presidente da Raríssimas deve 350 mil euros

1864
Em dezembro de 2017 uma reportagem denunciava irregularidades na gestão da associação. Agora, foram identificadas despesas não relacionadas com a atividade da Raríssimas.
Educação

João de Deus fez compras em marcas de luxo

4629
IPSS João de Deus fez compras em marcas de luxo como a Prada. Diretor pediu dinheiro aos pais para comprar a Casa do Poeta João de Deus, mas quer vender imóvel por mais 700 mil euros.
Solidariedade

Programa leva cabazes de comida a 80 mil pessoas

De acordo com dados do Ministério do Trabalho, foram entregues "mais de 13.500 toneladas de bens desde novembro de 2017" a cerca de 80 mil pessoas, entre mais de 30 mil agregados familiares.
Solidariedade

Foram 5 contra 5 e no final ganhou a solidariedade

291
O Observador esteve presente no "Jogo das Estrelas: Golos por Moçambique", torneio de futebol que juntou celebridades como o humorista Luís Filipe Borges, o ator Nuno Janeiro e Pedro Lamy.
U2

Os U2 tocaram pelos sem-abrigo na véspera de Natal

1764
Vídeo: Bono e The Edge, dos U2, tocaram num evento de solidariedade anual em Dublin, na Irlanda. "Esta é a época da esperança", disse Bono, que cantou duas músicas de Natal e outra do último álbum.
IPSS

Raríssimas "está viva e vai entrar numa nova fase"

Apesar das dúvidas, foi possível salvar a Raríssimas. Marcelo diz que associação resistiu e vai "entrar numa nova fase", elogiando a "dedicação excecional" da secretária de Estado da Segurança Social.
Santa Casa de Lisboa

SCML dá 1,16 milhões em compras aos funcionários

3426
Administração da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa decidiu dar aos seus cerca de 5500 funcionários um bónus em cartão que vale 200 euros em compras no El Corte Inglés.
Solidariedade

Caridade com o dinheiro dos outros

460
Quanto mais nos sentirmos roubados pelo Estado, menor a disposição em sermos solidários para com o próximo. E mais os beneficiários se sentirão no “direito” de ser ajudados, perpetuando a mendicidade.
Presentes de Natal

Natal: 16 presentes solidários para dar a dobrar

Chegou a altura do ano em que dar presentes não chega. O sino solidário toca todos os natais e a provar isso há marcas, portuguesas e não só, que se associam a causas diversas. Eis as nossas escolhas.
Solidariedade

Servir é um poder? Por que interessa responder

118
Numa cultura como a nossa, que contrapõe mandar e servir, poder e obedecer, acabamos por assumir uma visão caricatural do serviço quando este é uma forma de relação que só os seres humanos podem ter.
IPSS

Quase metade das IPSS deu prejuízo em 2016

145
Mais de 40% das IPSS deram prejuízo em 2016. O presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade garante que o Estado "não está a cumprir com as suas obrigações".
Governo

Raríssimas. Estado não detetou irregularidades

1939
Inspeção ordenada pelo Ministério do Trabalho concluiu que os serviços do Estado não detetaram as alegadas irregularidades na gestão financeira da Raríssimas, apesar das denúncias.
Solidariedade

Fundo social recolheu 30 milhões em 15 anos

A efeméride foi assinalada esta quarta-feira, na sede da Organização das Nações Unidas para destacar o "potencial" do IBAS "para criar impacto e transformar as vidas das comunidades locais".
Solidariedade

Instituto de Apoio à Criança celebra com concerto

Uma dezena de artistas portugueses vão participar na comemoração dos 35 anos do Instituto de Apoio à Criança, através de um concerto solidário, na próxima terça-feira, em Lisboa.
Fraude

História inspiradora de sem-abrigo pode ser fraude

Um casal recolheu dinheiro para ajudar um sem-abrigo que teria usado os seus últimos dólares para ajudar a mulher. Agora os procuradores acusam-nos de terem montado um esquema para conseguir milhares.
Solidariedade

Santa Casa devolve 3,2 milhões em cortes salariais

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa devolveu este ano 3,2 milhões de euros em cortes salariais, com juros, aplicados na instituição por decisão do anterior Governo a 1.110 funcionários.
Detenções

Casal que dirigia IPSS de Gaia detido por burla

210
Homem e mulher, de 70 e 75 anos, são suspeitos de desviarem o dinheiro de donativos recolhidos para várias obras de carácter social. Em 2010, tinham perdido o estatuto de IPSS por várias denúncias.
Cancro

Cancro. Peditório para colmatar lacunas do Estado

Na véspera de mais uma recolha de donativos, o presidente da Liga Contra o Cancro lamenta, ao Observador, que a instituição só possa contar com o financiamento privado. "É um desgosto muito grande."
País

Prémios para Acreditar e Semear sempre

201
Simples, próximo e justo. São palavras que inspiram quem quer marcar a diferença ao apoiar projetos na área social e ambiental.
Governo

Vieira da Silva: pobreza pode ser reduzida

A taxa de pessoas em risco de pobreza abrange 23,3% da população portuguesa, segundo dados do Eurostat.
Burla

MP acusa IPSS de de burla contra Segurança Social

O Ministério Público acusou o presidente, diretora técnica e uma Instituição Particular de Solidariedade Social de Chaves da prática do crime de burla tributária agravado contra a Segurança Social.
Solidariedade

Helpo quer ajudar 7.500 crianças moçambicanas

A Organização Não Governamental para o Desenvolvimento Helpo vai lançar uma campanha de angariação de fundos em Portugal para ajudar 7.500 crianças moçambicanas a ter acesso à educação.
Incêndios

Monchique. Esposende doa verba de festividade

A Câmara de Esposende vai atribuir à sua congénere de Monchique um apoio financeiro de 7.380 euros, correspondente ao custo do espetáculo piromusical que esteve programado para domingo.
Grécia

Filas para dar sangue e 1 milhão do Olympiacos

166
A espera para dar sangue na Grécia chega a ser de duas horas mas no parlamento apenas um deputado grego aceitou ajudar as vítimas dos incêndios. Olympiacos e PAOK já anunciaram donativos.
Solidariedade

Casa Pia vai ter casa para jovens mães 

A Casa Pia de Lisboa vai ter, pela primeira vez, uma casa de autonomização para jovens mães que estão à guarda do Estado, que começa a funcionar em setembro com quatro jovens a gerir o apartamento.
IPSS

Raríssimas: Apoio "imediato" sem valor definido

Misericórdia de Lisboa confirma apoio financeiro "imediato" para "necessidades urgentes" da Raríssimas, mas diz que é "prematura a definição do valor". Negociações ainda decorrem.
IPSS

Institutições: Marcelo alerta para "ilusão"

O chefe de Estado falava na cerimónia das comemorações dos 500 anos da Misericórdia de Bragança, sublinhando o papel na história de Portugal das misericórdias e das IPSS.
Solidariedade

Marcelo elogia Maria José Nogueira Pinto

O Presidente da República evocou a antiga deputada Maria José Nogueira Pinto, considerando que faz falta a Portugal nas lutas pela dignidade humana, pelo direito à saúde e pela liberdade na educação.
Refugiados

"Solidariedade" no Dia Mundial do Refugiado

289
Na quarta-feira, "o mundo celebra a coragem e a resiliência de milhões de refugiados" e este ano "solidariedade" é a palavra escolhida para dar mote às iniciativas do CPR.
Fogo de Pedrógão Grande

Altice dá cinco mil árvores a Pedrógão Grande

149
A operadora Altice promove no sábado em Pedrógão Grande uma corrida solidária e entrega cinco mil árvores àquela região do distrito de Leiria, onde os incêndios de junho de 2017 provocaram 66 mortes.
Solidariedade

Banco Alimentar recolhe mais de 1.600 toneladas

O Banco Alimentar Contra a Fome recolheu mais de 1.600 toneladas de alimentos durante o fim de semana, na primeira campanha anual realizada em mais de 2.000 lojas no país.
Sociedade

Campanha anual do Banco Alimentar arranca hoje

393
Isabel Jonet aproveitou ainda para lembrar que quem não puder ou não quiser ir a uma grande superfície comercial, pode fazer uma contribuição através do site www.alimentestaideia.pt.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo destaca alojamento para sem-abrigo

O Presidente da República revelou que "em menos de um ano" dezenas "significativas" de sem-abrigo encontraram alojamento temporário, mas só 20/30 pessoas com casas "definitivas", "ainda é pouco".
Solidariedade

"Uma Imagem Solidária" angaria 3.365 euros

O resultado da ação "Uma Imagem Solidária", que juntou mais de cem fotógrafos e alcançou 3.365 euros, é entregue na sexta-feira à associação Acreditar.
Solidariedade

"Uma imagem solidária" apoia associação Acreditar

"Uma Imagem Solidária" junta fotojornalistas e fotógrafos amadores, e os donativos pela aquisição das suas fotografias revertem para a Acreditar. Donativos serão entregues no dia da criança.
UEFA

Figo, Vítor Baía e Nuno Gomes em jogo solidário

Figo, Vítor Baía e Nuno Gomes vão participar no jogo solidário da UEFA, cujas receitas vão reverter para projetos solidários com crianças em África, Ásia e América do Sul e para a Autismo Genebra.
Música

Fora dos bairros para aprender a dar um concerto

Vivem na Buraca, na Cova da Moura, no Zambujal, no Bairro da Serafina. Com o projeto Acorde Maior, passaram as férias da Páscoa a aprender música no Village Underground. Há concerto esta sexta às 17h.
Montepio

Misericórdia do Porto entra no capital do Montepio

Santa Casa liderada por um porta-voz do PSD vai investir dez mil euros no capital do Montepio, apesar de conhecidas as posições do partido sobre o tema. "É um valor simbólico", diz António Tavares.
Solidariedade

Estudante Erasmus cria rede de apoio a sem-abrigo

4044
Começou com uma brincadeira na Internet quando estudantes Erasmus perceberam que Portugal não é um país tropical. Victor Micu decidiu transformar a brincadeira numa campanha de ajuda aos sem-abrigo.
Solidariedade

"Uma imagem solidária" apoia associação Acreditar

213
"Uma imagem solidária" vai juntar fotojornalistas e fotógrafos amadores, e os donativos pela aquisição das fotografias vão reverter para a Acreditar para continuar a ajudar crianças com cancro.
IPSS

Raríssimas: "A Paula Costa continua a ter salário"

1922
Um mês e meio depois da eleição, Sónia Margarida Laygue revela que a ex-presidente da IPSS continua a ser remunerada. Também fala dos mecenas perdidos com o escândalo. E da doença da filha, de 3 anos.
Alimentação

Cozinhar com proteína sem gastar muito dinheiro

158
A Direção-Geral da Saúde recomenda a ingestão de proteína como parte de uma alimentação saudável e equilibrada. Para ajudar na preparação destes alimentos apresenta um manual com receitas e sugestões.
Pobreza

Cáritas: Combate não quebrou pobreza geracional

Um relatório europeu da Cáritas concluiu que as políticas de combate à pobreza não quebraram a pobreza geracional. As pessoas mais carenciadas continuam a ser originárias das famílias mais pobres.
Autoeuropa

Só há uma creche aberta ao sábado - e é privada

Apenas uma creche privada recebe uma comparticipação da Segurança Social para abrir todos os dias do ano. Vieira da Silva tinha dito que a solução encontrada para a Autoeuropa não era uma exceção.
IPSS

Vieira da Silva: importante é "corrigir erros"

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social considerou que, mais importante do que o volume de IPSS investigadas, é que o trabalho se faça e se corrijam os erros, se existirem.
IPSS

"O Sonho". Presidente vai ser constituído arguido

277
Há suspeitas de crimes de peculato de uso, fraude na obtenção de subsídios e falsificação de documentos. O presidente da "O Sonho" vai ser constituído arguido e será ouvido ainda esta sexta-feira.
IPSS

Raríssimas pode fechar se perder mecenas

A presidente da Raríssimas afirma que a IPSS corre o risco de fechar caso os mecenas deixem de a apoiar. Sónia Margarida Laygue garante que tem sido o Estado a sustentar a instituição.
Global Shapers

A forma como resolvemos problemas está a mudar

Enquanto sociedade, o nosso desenvolvimento será medido, não pelos serviços de apoio que prestamos, mas pelos resultados que esses serviços alcançam.
IPSS

"A situação da Raríssimas é grave"

1007
Sónia Laygue assumiu o cargo há um mês e deparou-se com quebra significativa nos donativos. Apoios do Estado têm mantido associação a funcionar.
IPSS

Governo não reconhece Fundação Raríssimas

139
A ministra da Presidência e da Modernização Administrativa recusou o pedido de reconhecimento da Fundação Raríssimas, uma intenção da ex-presidente da associação, Paula Brito e Costa.
IPSS

Nova presidente da Raríssimas devolveu o BMW

3509
Sónia Margarida Laygue, que sucedeu a Paula Brito e Costa na liderança da Raríssimas, devolveu o carro topo de gama que ainda estava na Casa dos Marcos. O veículo custava 921 euros/mês à associação.
Estado Social

Solidariedade: Um Rendimento Básico Incondicional

390
O debate sobre o Rendimento Básico Incondicional deve existir para além dos desafios do progresso tecnológico, porque responde a problemas que existem desde o início dos sistemas de proteção social.
Estado Social

Rendimento básico sem obrigações ou participativo?

352
Aquilo que a justiça deve distribuir antes de tudo é igualdade de oportunidades no acesso à liberdade. Os argumentos contra e a favor de um Rendimento Básico Incondicional, para todos.
IPSS

Trabalhadores das IPSS exigem melhores condições

113
150 trabalhadores das IPSS manifestaram-se em frente ao ministério do Trabalho. Exigem a redução da carga horária e melhores condições laborais.
IPSS

IPSS. MP analisa auditoria a Sol Maior, de Gaia

1050
Em causa está a instituição Sol Maior, onde a mulher do presidente da câmara de Gaia foi aumentada 390%. Segurança Social detetou "irregularidades" e enviou conclusões para o MP que está a "analisar".
Autoeuropa

Creche para filhos dos trabalhadores não é exceção

673
O apoio aos filhos de funcionários da Autoeuropa que trabalhem ao fim de semana não é uma regime de exceção, garante ministério de Vieira da Silva. Opção é debatida esta quarta-feira.
IPSS

Suspensão de Paula Brito da Costa prolongada

A direção da associação Raríssimas decidiu prolongar a suspensão de Paula Brito da Costa, que não poderá aceder a nenhum dos espaços da associação até que estejam concluídos os "procedimentos legais".
Estado Social

"Devemos dar dinheiro diretamente às pessoas"

1399
Autor de "Utopia para Realistas" diz que a inovação tecnológica vai levar-nos a largar "ideias obsoletas" e ter "coragem política" de tentar novas, sem preconceitos e sem o "paternalismo da esquerda".
IPSS

Há mais duas IPSS raríssimas no Seixal e Açores

3948
Uma investigação da SIC levanta o véu sobre as contas da Associação Unitária de Reformados, no Seixal. Nos Açores, a Sábado revela que a ex-presidente da Arrisca ganhava mais de 4.600 euros por mês.
IPSS

Raríssimas. Vieira da Silva estava a dar autógrafo

1346
Ministro responde a perguntas do PSD e CDS sobre a Raríssimas e diz que assinatura no Ministério, ao lado de Paula Brito e Costa, foi "ato de boa sorte" para uma fundação sueca.
Papa Francisco

Papa convida 2.100 sem-abrigo para circo em Roma

O papa Francisco vai convidar 2.100 pessoas, entre sem-abrigo, presos e refugiados, para o circo em Roma. O sumo pontífice já tinha tido uma iniciativa semelhante em 2016.
IPSS

O que têm em comum Raríssimas e "O Século?

1519
Em menos de um mês, rebentaram dois escândalos que envolvem os responsáveis de IPSS -- e alegados crimes de desvio e apropriação de dinheiros públicos. O que têm em comum Raríssimas e "O Século"?
Justiça

O Século diz que foi pressionada por autarquia

Emanuel Martins acusa a Câmara Municipal de Lisboa de ter dado apenas 1 dos 4,3 milhões de euros acordados e de ter ficado com a Feira Popular, apesar de ter havido acordo.
IPSS

Nova presidente da Raríssimas quer "transparência"

Sónia Laygue tomou esta sexta-feira posse como presidente da Raríssimas. Durante um curto discurso, explicou que quer retomar a confiança dos associados e traçar um plano com "transparência".
IPSS

Raríssimas. Ministro não pensou em demitir-se

260
O ministro Vieira da Silva garante que nunca lhe passou pela cabeça demitir-se e que também não foi pressionado pelo primeiro-ministro para abandonar o cargo, após a polémica da Raríssimas.
Hollywood

Passadeira vermelha "vestida de luto" nos Óscares

366
Depois de um ano repleto de escândalos em Hollywood, pelos casos de assédio sexual, neste início de 2018 atrizes e atores juntam-se num movimento de solidariedade com as mulheres.
IPSS

Raríssimas. Sónia Laygue é a nova presidente

1561
A nova presidente da Raríssimas é mãe de uma menina de três anos com uma doença rara. Sónia Laygue foi eleita esta quarta-feira na assembleia geral da associação.
IPSS

Raríssimas. Ainda não há lista candidata à direção

Associados tinham até sexta-feira para apresentarem uma candidatura antes da realização da Assembleia-Geral, na quarta-feira, onde deveria decorrer a eleição.
Atualidade

Do "completamente cercado" ao "herdeiro da parada"

Fogos. Zé Pedro. Salvador Sobral. Urban. Sá Pinto. Uma orgia gay no Vaticano. Raríssimas. Títulos e histórias que mais mexeram com os leitores em 2017, num vídeo de 199 segundos
Financiamento dos Partidos

Seitas, associações e partido

802
Num país onde um professor com 20 anos de carreira, um enfermeiro ou um médico leva para casa 1500 euros, é obsceno que se atribuam valores de 2800 euros a uma secretária ou 3700 a um assessor.
Marcelo Rebelo de Sousa

Raríssimas. Marcelo visitou a Casa dos Marcos

O chefe de Estado visitou a Casa dos Marcos, da Raríssimas, na Moita. Marcelo foi a uma unidade de cuidados continuados, visitar as crianças que lá estão internadas e que aí vão passar o Natal.
Solidariedade

Ricardo foi fazer rir e acabou a chorar

14808
Ricardo Araújo Pereira foi o convidado mistério da festa de Natal da Acreditar e acabou por emocionar-se ao reencontrar a criança que um dia, mesmo doente, o definiu com precisão como "o mais parvo"
IPSS

Afinal, Teresa Caeiro esteve mesmo na Raríssimas

5672
A deputada do CDS garantiu ao Observador nunca ter feito parte dos órgãos sociais da associação, mas a ata de tomada de posse dos dirigentes para o mandato 2013/2015 prova o contrário.
PS

Raríssimas. Viagem de deputada do PS investigada

613
Os inspetores querem perceber se a viagem da deputada socialista Sónia Fertuzinhos à Suécia foi paga com recursos da Raríssimas. Em causa, suspeitas do crime de recebimento indevido de vantagem.
Governo

Raríssimas: Vieira da Silva deveria pedir escusa

630
PSD acusou Vieira da Silva de ter violado o Código de Conduta do Governo ao ter decidido sobra a Raríssimas. Juristas dividem-se, mas maioria acredita que ministro está impedido de tomar mais decisões
IPSS

Raríssimas. Ex-presidente constituída arguida

659
A PJ realizou cinco mandados de busca na manhã de quinta-feira. No terreno estiveram 29 elementos da PJ e dois magistrados do Ministério Público. Paula Brito e Costa já foi constituída arguida.
A página está a demorar muito tempo.