460kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Solidariedade

Noticiário

16h. Apoio alimentar será pago em dois momentos

Em julho vai ser pago aos beneficiários da tarifa social e da eletricidade. Em agosto, a quem recebe prestações sociais mínimas. O apoio é de 60 euros.
Warren Buffett

Leilão de almoço com Buffett rende 19 milhões

A identidade do licitante é desconhecida, mas sabe-se que abriu os cordões à bolsa para almoçar com Warren Buffett, o CEO da Berkshire Hathaway, num leilão solidário.
Noticiário

4h. 1.695 toneladas de alimentos recolhidas

Campanha dos Bancos Alimentares contra a Fome recolhe 1.695 toneladas de alimentos este fim-de-semana. São mais 72 toneladas do que em 2019.
Iniciativas Observador

Surfar contra a exclusão 

Na Praia de Carcavelos, em Cascais, as pranchas de surf ajudam a vencer as ondas da exclusão, da ansiedade e do estigma. O projeto Surf.Art já ajudou centenas de crianças na última década.
Solidariedade

O que há de errado com o Mundo. Um exemplo

A moral não deve ter necessariamente força de Lei, mas o que é proibido por Lei precisa necessariamente de ser moral. E, se não for moral, nós cidadãos temos o dever também moral de o rejeitar.
Noticiário

7h. Lares com dúvidas quanto a dose de reforço

Lares ainda com dúvidas quanto à nova dose de reforço aos idosos que começa hoje; Os comboios estão em greve durante todo o dia.
Observador na Ucrânia

Os dilemas de matar para sobreviver numa guerra

Os enviados especiais entrevistaram o Bispo católico de Kharkiv, que "compreende a não ida do Papa à Ucrânia". Falou ainda sobre o dilema da "legitimidade de matar para sobreviver na guerra".
Solidariedade

CEP. Crise afeta instituições de solidariedade

O presidente da CEP alertou, em Fátima, para a crise económica causada pela inflação que está a afetar instituições de solidariedade e que deixa muitas em risco de sobrevivência.
Sem-abrigo

Protocolos com associações tiram 64 pessoas da rua

A ideia é ajudar cerca de mil pessoas no próximo ano, mas por agora foram 64. Este sábado o governo assinou acordos com associações de solidariedade que permitem dar casa a sem-abrigo.
Solidariedade

Comunidade Vida e Paz pede leite para sem-abrigo

Comunidade Vida e Paz gasta mais de 54.800 litros de leite para ajudar as pessoas em situação de sem-abrigo e está a pedir contribuições através da recolha de pacotes individuais de leite (200 ml).
Fact Check

Kamala Harris riu-se sobre apoios a refugiados?

Vídeo mostra vice-presidente norte-americana a rir-se à gargalhada depois de uma pergunta sobre eventuais apoios a refugiados ucranianos. Kamala Harris riu-se mesmo numa conferência de imprensa?
Iniciativas Observador

Os sons que acalmam a dor

No Hospital de Leiria, a musicoterapia é um analgésico sonoro para os doentes que sofrem de dores crónicas e incapacitantes. O projeto Dói Menor já recebeu mais de trezentos doentes.
Guerra na Ucrânia

Salvador Sobral atua domingo na Polónia

Com o nome "Save Ukraine #StopWar", a série de concertos vai juntar nomes como Imagine Dragons, Nothing But Thieves, Fatboy Slim, Craig David, Brainstorm, bem como o português Salvador Sobral.
Gabinete de Guerra

Aulas de português disponíveis para refugiados

A professora Lígia Farinha não ficou indiferente a esta causa e, por isso, criou um programa de aulas gravadas alojadas num programa online. Uma iniciativa que conta já com mais de 1300 inscritos
Guerra na Ucrânia

Menina ucraniana que cantou em bunker dá concerto

Amelia Anisovych, a menina que circulou nas redes sociais ao cantar a música "Let It Go" num bunker em Kiev, cantou o hino nacional ucraniano num concerto na Polónia pelos refugiados.
Sociedade

Pequenos almoços doados a quem mais precisa

Conheça a campanha solidária Pequeno-Almoço do Dia.
Guerra na Ucrânia

Bélgica. Reis acolhem refugiados ucranianos

Os reis Philippe e Mathilde vão abrir as portas de três propriedades para acolher famílias refugiadas ucranianas. Os país já recebeu 10 mil pessoas em fuga do conflito e espera chegar às 200 mil.
Gabinete de Guerra

"O teatro é sensível ao mundo e teria de ajudar"

O Teatro Nacional São João criará bolsas para artistas ucranianos dentro de uma "política de responsabilidade social". O presidente, Pedro Sobrado, diz que irão participar nos projetos já em curso.
O Lado Bom da Vida

Talento e vozes unidos pela paz na Ucrânia

"Uma voz pela paz". É este o nome do espetáculo solidário que irá acontecer no dia 15 de março na Super Bock Arena, no Porto. Vários músicos atuam com o objetivo de angariar apoio para os ucranianos.
Gabinete de Guerra

"As nossas armas de artistas são os pincéis"

A pintora russa Dinara Dindarova apresenta hoje uma exposição/venda de beneficência, intitulada “Pela Ucrânia”, cuja receita das obras em exibição, reverte a favor do povo ucraniano.
Gabinete de Guerra

"Máfia na Roménia a aproveitar-se da situação"

Bernardo D'Orey é um português a regressar a Portugal com uma família de refugiados. Conta o ambiente de "empatia" entre voluntários e ucranianos. E assinala ainda alguns perigos nestas viagens.
Zoom

"Estão cerca de 600 mil crianças fora da Ucrânia"

Beatriz Imperatori, diretora da UNICEF, diz que estarão cerca de 600 mil crianças fora da Ucrânia, a "maioria acompanhada". Refere que "já estão 140 pessoas no terreno a prestar apoio humanitário".
Observador Lab

Café Joyeux. A alegria está na diferença

Um café alegre e inclusivo, as coincidências que lhe dão origem e a força de quem o sonhou para dar um futuro a jovens com dificuldades de aprendizagem.
O Lado Bom da Vida

Canções da Ucrânia e pela Ucrânia

Um cantautor que agora espera pela paz no seu país, uma americana em campanha contra a guerra e dois portugueses que vão atuar em concertos de apoio às vítimas são as sugestões desta semana.
Gabinete de Guerra

22 refugiados "desejosos de chegar" a Portugal

Beatriz Nobre está nesta caravana a caminho de Portugal vinda da Polónia. Conta que dos 22 refugiados, 14 são adultos e oito são crianças. Há também 15 voluntários, "todos com profissões diferentes".
Gabinete de Guerra

Autarcas vão buscar familiares de ucranianos

O presidente da Junta de Gaeiras e Olho Marinho e o vereador da Câmara de Óbidos juntaram-se com voluntários e estão a caminho da Polónia para trazer familiares de ucranianos que moram nas freguesias.
Resposta Pronta

"Vamos doar toda a receita do espetáculo"

O humorista Paulo Almeida explica que a Ucrânia tem uma importância especial no seu percurso na comédia, e por isso vai doar a receita das ultimas datas do seu espetáculo para ajudar o povo ucraniano.
Gabinete de Guerra

Polónia. "Há um pouco da Europa toda ali"

André Portugal é um dos voluntários que está na fronteira entre a Polónia e Ucrânia. Conta que "há cada vez mais apoios das comunidades locais", mas também "apoio de pessoas dos mais diversos países".
Gabinete de Guerra

Cascais "estima receber 300 ucranianos"

Carlos Carreiras garante capacidade da autarquia para "alojar de emergência 300 cidadãos ucranianos". O autarca promete ainda uma campanha "para as famílias de Cascais receberem mais refugiados".
Gabinete de Guerra

Três camiões seguem viagem para ajudar ucranianos

Dmytro Shekeryak tem familiares na Ucrânia e é um dos motoristas que partiu de Coimbra. Conta que estão ainda em caminho, por França, e que consigo levam "comida, roupa e medicamentos" para ajudar.
Guerra na Ucrânia

Portugal envia ajuda humanitária via UE

Segundo dados divulgados pela Comissão Europeia, Portugal, Noruega, Bulgária, República Checa, Estónia e Luxemburgo foram os países que mais recentemente aderiram ao apelo de envio de auxílio.
Gabinete de Guerra

Joanna Koltan "temos ofertas de todo o país"

A consultora imobiliária Joanna Koltan, neta de ucranianos, juntou um grupo de consultores imobiliários portugueses e criou uma rede de alojamento para acolher ucranianos em Portugal.
Guerra na Ucrânia

Marcelo elogia solidariedade dos portugueses

Marcelo Rebelo de Sousa elogiou o "projeto solidário nacional e global que liga pessoas" e se propõe ser o "ponto de encontro de quem precisa de ajuda e de quem quer disponibilizar" meios.
Guerra na Ucrânia

AMI envia equipa de apoio a refugiados

Em comunicado divulgado, a AMI adianta que uma equipa sua "parte esta semana para a Hungria, um dos destinos da população ucraniana que atravessa a fronteira para fugir do conflito".
Guerra na Ucrânia

Cáritas arranca com campanha de apoio

Rita Valadas adiantou que a campanha decorre entre 7 e 30 de março, mas irá sendo avaliada, à medida da evolução dos acontecimentos e que irão dando conta do dinheiro que for sendo angariado.
Guerra na Ucrânia

Baião disponibiliza alojamentos a refugiados

O presidente da Câmara quis manifestar "solidariedade" do município para "com a Ucrânia" e associou-se "a este povo que se encontra num difícil e complexo contexto de guerra".
Noticiário

10h. Rússia: Civis podem deixar Kiev em segurança

Kremlin garante que o percurso para sair de Kiev é "aberto e seguro" para civis, numa altura em que se voltam a ouvir sirenes na capital. Reportagem a acompanhar uma ação solidária com Kiev em Lisboa.
Resposta Pronta

"100 mil pessoas a tentar entrar na Polónia"

A presidente da Cáritas, Rita Valadas, indica que esse seria o número estimativo de pessoas à entrada da Polónia. Garante que a Cáritas portuguesa "tem condições para acolher as pessoas necessárias".
Guerra na Ucrânia

Como ajudar as pessoas que estão na Ucrânia

O mundo está de olhos postos na Ucrânia. Depois de um conflito que durante oito anos e afetou algumas regiões, agora há uma guerra a abalar todo o país. Há formas de ajudar à distância.
Guerra na Ucrânia

Leiria manifesta-se contra a invasão russa

O município de Leiria enviou "uma mensagem de solidariedade à comunidade ucraniana residente na região e reiteraram disponibilidade para prestar apoio e auxílio humanitário".
Guerra na Ucrânia

солідарність: O mundo ilumina-se de azul e amarelo

De Downing Street, em Londres, ao Portão de Brandemburgo, em Berlim, vários foram os edifícios históricos ou com funções governativas e os monumentos iluminados de amarelo e azul.
Guerra na Ucrânia

Cáritas doa 20 mil euros a congénere ucraniana

A presidente da Cáritas Portuguesa, Rita Valadas, diz que a doação pretende garantir à congénere ucraniana "condições de continuar o seu trabalho junto das pessoas afetadas".
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.