Os World Beard and Moustache Campionships (o campeonato mundial de barba e bigode) é uma competição mundial organizada pela World Beard and Moustache Associaton (sim, a associação mundial da barba e do bigode). Acontece a cada dois anos e premeia o melhor bigode e a melhor barba do mundo, de acordo com três rigorosas categorias.

O surgimento do campeonato está envolto em dúvida e mistério. Apesar de ser organizado desde 2005 pela WBMA, não se sabe ao certo onde começou. Um grupo de barbudos italiano diz ter organizado o primeiro concurso no norte de Itália nos anos 70, mas o mais provável é que tenha começado com um primeiro evento organizado em 1990 na Alemanha, pelo First Höfener Beard Club em Höfen an der Enz, numa pequena aldeia perto da Floresta Negra. Cinco anos depois, o mesmo clube realizou uma segunda competição mundial na cidade local de Pforzheim.

Depois de 1995, clubes locais no norte da Europa começaram a organizar competições internacionais de dois em dois anos. Em 1997, o Clube Norueguês dos Bigodes (“Den Norske Mustascklubben) fez uma competição na sua cidade natal, Trondheim, e nos anos seguintes seguiram-se os concursos organizados pelo clube sueco e pelo clube alemão de Swabia, que organizou o evento de comemoração do 10º aniversário.

Em 2003, a competição chegou à América com a criação dos World Beard and Moustache Championships. Desde 2005 que são organizados pela WBMA, uma associação nascida em 2004 num encontro realizado em Höfen an der Enz. Desde então, o seu objetivo tem sido, de acordo com a mesma, “promover a valorização das barbas e dos bigodes” e contribuir para a realização de eventos internacionais, encorajando a “amizade entre aqueles que têm bigodes e barbas”. Atualmente, o clube conta com membros em onze países diferentes. Em 2013, o concurso teve lugar mais uma vez na Alemanha, na cidade de Leinfelden-Echterdigen, e em 2015 acontecerá em Leogang na Áustria.

As barbas e bigodes a concurso são avaliados de acordo com três categorias diferentes — “bigodes”, “barbas parciais” e “barbas completas”. Dentro de cada categoria existem diferentes subcategorias, que dizem respeito ao cumprimento, largura ou espessura da barba ou bigode. Apesar dos estilos clássicos, como o “inglês” ou o “húngaro, serem mais comuns, existem também categorias “ao natural” ou de “estilo livre”, que apela à criatividade dos concorrentes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR