Conflitos

Iémen

Iémen. ONU pede cessar-fogo em Hodeida

A ONU expressou a sua preocupação pelo incumprimento do cessar-fogo e a retirada de tropas na província de Hodeida, no Iémen, acordado pelas partes beligerantes em dezembro do ano passado.
África

União Africana lança ultimato a militares do Sudão

A União Africana adiantou que, caso os militares não se retirem, o Sudão será impedido de participar nas atividades do organismo. O Conselho de Paz e Segurança pede que o poder seja entregue a civis.
Líbia

Abatido avião de combate das forças de Haftar

Forças do Governo de Acordo Nacional (GNA) anunciaram ter abatido um caça do Exército Nacional Líbio (ANL) do marechal Khalifa Haftar, a sul de Tripoli.
Líbia

Líbia. Guterres condena escalada de violência

O secretário-geral das Nações Unidas lembra que não há solução militar para o conflito na Líbia e pede a todas as partes que se envolvam imediatamente em diálogos para encontrar uma solução política.
Líbia

A Líbia está à beira de um novo conflito? /premium

133
Oito anos depois da Guerra Civil que viu morrer Muammar Kaddafi e que destruiu parte do país, a Líbia volta a estar em foco, com a possibilidade de um novo conflito. Saiba o que está em causa.
Conflitos

99 talibãs e 12 afegãos mortos em 48 horas

As mortes aconteceram durante uma ofensiva iniciada no sábado pelas forças afegãs para obrigar os talibãs a recuar no distrito de Bala-Murghad, adiantou o ministério da Defesa em comunicado.
Papa Francisco

Papa diz que "é preciso ir limpando" o Vaticano

350
Numa entrevista, o Papa Francisco explicou que Vaticano não está a salvo dos pecados e classificou como "uma injustiça" os países fecharem a portas a quem foge da guerra.
Conversas à Quinta

A guerra acabou há 80 anos, Espanha não a esqueceu

A Guerra Civil de Espanha acabou há 80 anos, mas há feridas e divisões que não desapareceram. E a memória de Franco nem é o maior dos problemas: o drama aparentemente irresolúvel é o dos nacionalismos
II Guerra Mundial

A tecnologia que quase fez os nazis vencer

866
Do primeiro caça-jato à primeira aeronave em forma de asa delta. A tecnologia aeronáutica nazi quase os fez ganhar a II Guerra Mundial e alimentou os desejos de Hitler, sempre de olhos postos no céu.
Síria

Mais de 370 mil mortos na Síria desde 2011

144
Mais de 370 mil pessoas morreram desde o início da guerra na Síria, que entra hoje no nono ano, indicou a organização não-governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
Somália

Somália. Ataques dos EUA triplicam mortos de 2018

225
Desde janeiro, os EUA mataram pelo menos 225 pessoas em ataques aéreos. Mantendo o ritmo, podem ultrapassar os 1100 mortos em 2019. No ano anterior houve 326 vítimas oficiais.
Armamento Nuclear

"Cimeira com Kim Jong Un foi um sucesso"

Cimeira sobre o nuclear entre Donald Trump e Kim Jong Un acabou mais cedo do que o previsto e sem declaração conjunta. Ainda assim, John Bolton diz que "foi um sucesso".
Estado Islâmico

Trump. Califado do Estado Islâmico acaba em breve

Presidente dos Estados Unidos vaticinou que está para breve o fim do califado proclamado pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI).
Conflitos

Conflito Índia/Paquistão em sete respostas /premium

117
A região da Caxemira está novamente no centro de um conflito entre a Índia e o Paquistão. A escalada de violência entre dois países com armamento nuclear está a gerar preocupação em todo o mundo.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

MNE "desaconselha vivamente" viagens a Caxemira

O Ministério dos Negócios Estrangeiros português alertou para os incidentes recentes na região de Caxemira e desaconselha viagens "não essenciais" pedindo, deste modo, "cautela extrema".
Conflitos

Moçambique. Começam alegações finais sobre ataques

Há 189 pessoas acusadas de envolvimento na violência armada que assola Cabo Delgado desde outubro de 2017. Arguidos começam a ser ouvidos na quinta-feira. Julgamento começou a 3 de outubro de 2018.
Guerra

Paquistão fecha espaço aéreo a voos comerciais

Continua a subir a tensão entre os dois países. Nesta quarta-feira o Paquistão disse ter abatido dois aviões depois de um ataque indiano a uma aldeia em Caxemira que terá provocado seis mortos.
Conflitos

Angola e Ruanda cooperam nos Grandes Lagos 

O acordo assinado entre os dois países prevê ainda a formação de agentes de segurança de outros países da região nos dois países, como forma de contribuir para a paz e estabilidade nos Grandes Lagos,
Conflitos

Índia faz ataque aéreo no Paquistão

369
A Índia diz que bombardeou uma base jihadista no Paquistão. Fala em 350 mortos. O Paquistão diz que foi"agressão" e avisa o Exército e população para estarem "prontos para desenvolvimentos".
Diplomacia

Seul acredita em acordo de paz entre Trump e Kim

Pyongyang e Seul continuam tecnicamente em guerra, depois de a Guerra da Coreia ter terminado com um armistício e sem a assinatura de um tratado de paz. Trump e Kim reúnem-se esta semana em Hanói.
Nações Unidas

Cerca de 420 milhões crianças em zonas de guerra

Segundo a 'Save the Children', entre 2013 e 2017, mais de meio milhão de crianças morreram por consequências indiretas da guerra, como desnutrição, doenças e falta de cuidados de saúde.
Crianças

Uso de crianças em conflitos aumenta em África

Segundo o último relatório das Nações Unidas, o uso de crianças-soldado foi confirmado na RCA, RDCongo, Mali, Somália, Sudão, Sudão do Sul e Nigéria. Em termos globais, a ONU verifica um crescimento.
Iémen

Morreram os siameses, símbolo da guerra no Iémen

291
Gémeos que nasceram com duas cabeças no mesmo corpo não sobreviveram à espera. Guerra no Iémen que impede circulação aérea, impossibilitou o transporte dos recém-nascidos para o estrangeiro.
PSP

PSP e detidos contam versões diferentes 

186
A PSP afirma que "as pedras vinham de todo o lado". Três dos quatro arguidos negam ter arremessado pedras da calçada contra polícia, enquanto outro elemento disse que não fazia parte da manifestação.
Protestos

Jamaica. Moradores protestam nesta sexta-feira

322
Contra a "brutalidade policial" e por "habitações únicas", as associações Coletivo Consciência Negra, SOS Racismo, Plataforma Gueto, FEMAFRO e Afrolis estão solidárias com o bairro do SeIxal.
Colômbia

Colômbia. Guerrilha quer negociar com o Governo

As negociações foram interrompidas após um ataque em Bogotá que causou 21 mortos. O negociador chefe do ELN espera que o "Governo dê garantias para o retorno".
Israel

Israel confirma ataque a alvos iranianos na Síria

Israel, até agora, renunciava-se a fazer declarações públicas sobre operações militares na Síria. Na declaração agora emitida por Israel pode ler-se que o país "atacou alvos iranianos".
Colômbia

Colômbia. Governo quer negociar com guerrilheiros

Alto-Comissário para a Paz da Colômbia disse que o Exército de Libertação Nacional deve "tomar uma decisão ética e política urgente". Considerado o último grupo rebelde do país, o ELN tem 17 reféns.
Conflitos

Mediterrâneo

Huntington defendeu, como Braudel, que a realidade de longa duração das civilizações se sobrepõe a outras realidades, incluindo os Estados-nação em que se supôs que a nova ordem mundial iria assentar.
Boko Haram

Mais de 30 mil nigerianos fugiram do Boko Haram

Mais de 30 mil nigerianos fugiram do Boko Haram e refugiaram-se em Maiduguri, capital do estado de Borno, devido ao agravamento dos combates entre o exército e o grupo jihadista.
Faixa de Gaza

Hamas assume controlo de posto fronteiriço em Gaza

O movimento islamita Hamas, que governa a Faixa de Gaza, assumiu o controlo da passagem de Rafah, que une a Faixa de Gaza ao Egito, após a renúncia da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP).
Iraque

Os rostos de quem fugiu da guerra no Iraque /premium

No verão de 2014, o Estado Islâmico ocupou Mossul e várias aldeias cristãs do Iraque. Famílias inteiras fugiram só com o que tinham no corpo. Agora voltaram. Os retratos de quem fugiu.
Cuba

Cuba. Ex-Presidente pede para fortalecer a defesa

O ex-Presidente de Cuba, Raul Castro, acusou a administração de Donald Trump de ter aumentado as pressões políticas e económicas para forçar uma mudança de regime na ilha comunista.
Conflito na Síria

2018 foi o ano com menos mortos na guerra da Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos assegura que morreram quase 20 mil pessoas em 2018 -- o ano menos mortífero desde o início da guerra civil síria em 2011.
Nações Unidas

Guterres pede eleições sem violência na RDCongo

As eleições gerais na República do Congo têm sido adiadas desde dezembro de 2016, quando o segundo e último mandato presidencial de Kabila acabou, de acordo com os limites constitucionais.
Armamento

Rússia testa novo sistema de mísseis hipersónicos

O Avangard é capaz de superar o escudo antimísseis norte-americano e foi lançado a partir da base de mísseis de Dombarovskiy. "Vai em direção ao alvo como um meteorito", disse Vladimir Putin.
Espanha

Toledo: ponto crucial da Guerra Civil /premium

137
A Guerra Civil espanhola (1936-1939) colocou frente a frente republicanos e nacionalistas. Toledo foi mais político do que militar. Foi o marco da reviravolta no poder. Ensaio de José Luís Andrade.
Rep Democrática do Congo

RD Congo incapaz de organizar eleições no domingo

A Comissão diz que não tem capacidade técnica para organizar as eleições gerais, inicialmente previstas para 2016. Oito mil urnas eletrónicas ficaram destruídas num incêndio no dia 13 de dezembro.
Governo

Guiné-Bissau. Partidos políticos são ouvidos hoje

José Mário Vaz vai reunir-se com os partidos para analisar o processo eleitoral em curso, que aumentou a tensão política no país, principalmente por causa dos atrasos no recenseamento eleitoral.
Intervenção Militar

RCA. Insegurança obriga a operação mais ampla

112
Há três semanas que dura "um impasse" em Bambari, na República Centro Africana, com parte da população "capturada" por grupos armados e impossibilitada de fazer uma vida normal.
China

Guerra comercial. China diz agir de forma célere

Os EUA e a China estabeleceram uma trégua comercial, que vai adiar por 90 dias o aumento das taxas alfandegárias norte-americanas impostas sobre importações chinesas.
Human Rights Watch

Suspeitas de execuções e abusos em Moçambique

Os ataques a povoações têm acontecido fora da zona de implantação da fábrica e outras infraestruturas das empresas petrolíferas que vão explorar gás natural, na península de Afungi, distrito de Palma.
Estados Unidos da América

EUA quer negociar fim da guerra no Afeganistão 

Um enviado norte-americano chegou esta terça-feira ao Paquistão para se reunir com a liderança política e militar do país com o intuito de negociar o fim da guerra com o Afeganistão.
Forças Armadas

Tabagismo é fator de risco nas Forças Armadas

377
A taxa de consumo de álcool é menos elevada do que se supunha e o tabagismo é um fator de risco, segundo indica o estudo avançado pelas Forças Armadas sobre a prevalência de distúrbios de consumo.
Afeganistão

Afeganistão. Bombardeamento dos EUA faz 23 mortes

Um bombardeamento militar dos EUA a sul do Afeganistão, que tinha como alvo os talibã, fez, pelo menos, 23 mortos civis. A ONU e a NATO vão abrir uma investigação ao caso.
República Centro Africana

Unicef: 2 em cada 3 crianças precisam de ajuda

Cerca de 1,5 milhão de crianças precisam de ajuda humanitária na República Centro-Africana e milhares foram sequestradas por grupos armados ou vítimas de violência sexual.
Crimeia

Kremlin acusa Ucrânia de querer aumentar tensão

O governo russo acusou a Ucrânia de querer aumentar a tensão no conflito entre os dois países, ao pedir uma maior intervenção de forças militares da Nato, em particular da Alemanha, no Mar de Azov.
Senado

EUA querem saber se empresa ajudou Venezuela

Os senadores querem ver determinado se a ZTE usou ilegalmente componentes norte-americanos ou ajudou o Governo do Presidente Nicolás Maduro a violar processos democráticos ou direitos humanos.
Moçambique

Grupo armado mata uma pessoa em novo ataque

Um grupo armado matou uma pessoa e feriu gravemente outra na noite de terça-feira na aldeia de Nacutuco, perto de Mucojo, zona remota do norte de Moçambique.
Conflitos

11 feridos em confrontos entre adeptos

Adeptos do AEK Atenas e do Ajax Amesterdão envolveram-se em confrontos violentos, dos quais resultaram 11 feridos ligeiros, durante o jogo da quinta jornada do Grupo E da Liga dos Campeões de futebol.
Iémen

No Iémen, a guerra das crianças é contra a fome 

3.657
São as vítimas mais flagrantes da guerra e têm um inimigo comum: a fome. Em três anos de conflito, morreram 85 mil crianças subnutridas. Estes são os rostos da pior crise humanitária do mundo.
Israel

Israel deteve mais de 900 menores desde janeiro

Desde janeiro e até final de outubro foram detidos 908 menores e 270 estão em centros de detenção israelitas, segundo a Sociedade de Prisioneiros Palestinianos.
Venezuela

EUA. Venezuela na lista dos que apoiam terrorismo?

A Casa Branca está a equacionar a hipótese de colocar a Venezuela na lista de países que apoiam atos terroristas a nível internacional. Na lista estão já Irão, Coreia do Norte, Sudão e Síria.
República Centro Africana

RCA. Pelo menos 48 mortos em confrontos

Um balanço anterior dava conta de pelo menos 37 mortos, incluindo dois padres, resultantes de combates entre milícias anti-Balaka e do grupo armado União para a Paz na República Centro-Africana (UPC).
Protestos

Movimento "coletes amarelos" vai bloquear Paris

O movimento dos "coletes amarelos" promove desde sábado protestos e marchas lentas em França contra o aumento do imposto sobre combustíveis.
Síria

Cerca de 10 mil civis retidos em zona de conflitos

A zona restrita do nordeste da Síria ainda é controlada pelo grupo extremista Estado Islâmico e tem estado sob intensos bombardeamentos das forças internacionais, de acordo com a ONU.
Rep Democrática do Congo

Congo. ONU está alarmada com situação em Beni

O estado de insegurança em Beni, no Congo, ameaça a realização das eleições em várias regiões do país. A cidade tem sido ameaçada pelos assassinatos por grupos armados e pela epidemia do ébola.
Venezuela

Novo mandato de Maduro declarado inconstitucional

226
A declaração da Assembleia Nacional baseou-se num projeto de acordo para uma solução política à crise venezuelana. Os parlamentares pedem eleições democráticas e com o apoio internacional.
Venezuela

20 mil trabalhadores abandonam empresa estatal

Os trabalhadores da empresa Corporação Elétrica Nacional da Venezuela abandonaram o trabalho devido a desmotivação profissional, baixas condições salariais, falta de uniformes e de equipamentos.
Iémen

UE pede respeito pela lei humanitária no Iémen

A alta representante da União Europeia instou os intervenientes no conflito do Iémen a respeitarem a lei humanitária e a permitirem a circulação de civis, quando o país está à beira da fome.
Chile

Mais de 200 chilenos vão ser repatriados

O Governo do Chile vai repatriar mais de 200 chilenos que vivem em Caracas em situação de "vulnerabilidade" devido à crise político-económica e social que afeta a Venezuela.
Venezuela

Forças Armadas defendem soberania nacional

As Forças Armadas da Venezuela estão preparadas para defender a soberania nacional de ataques de grupos "guerrilheiros, dissidentes, paramilitares, criminosos ou de narcotraficantes" colombianos.
República Centro Africana

Conflito na RCA não tem fim à vista alerta ONG

A situação político-militar na República Centro-Africana está em degradação contínua e o conflito está a ser internacionalizado e a ganhar características semelhantes ao da Síria, alerta uma ONG.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)