Conflitos
América

America Latina. Economia na base da contestação

Especialistas explicam que a classe média dos países latino-americanos está descontente em relação à desaceleração da economia na região e à falta de oportunidades ligadas a lacunas de investimento.
Jair Bolsonaro

Bolsonaro quer isentar polícias de punições

O Presidente do Brasil quer isentar agentes das forças armadas e das polícias de eventuais punições criminais relacionadas com operações de segurança realizadas por ordem da Presidência.
Bolívia

Bolívia. Marcha com caixões dispersada com gás

A manifestação de milhares de pessoas partiu da cidade vizinha de El Alto e seguiu até a praça central de São Francisco, com as urnas dos oito civis mortos durante a operação da última terça-feira.
Iraque

Iraque. Quatro manifestantes mortos em confrontos

Os confrontos nas duas pontes principais na capital iraquiana também provocaram pelo menos 44 feridos.
Angola

Angola é dos países com maior área por desminar

Um relatório mostra a situação preocupante de Angola, um dos países com maior área por desminar. Ao invés, Moçambique é um dos 31 países que se viu livre de minas nos últimos cinco anos.
Bolívia

Bolívia. Autoridades reabrem refinaria bloqueada

As autoridades bolivianas reabriram esta  o acesso à refinaria de Senkata bloqueada desde quinta-feira por apoiantes de Evo Morales. A polícia recorreu a gás lacrimogéneo.
Hong Kong

Hong Kong. ONU apela a "diálogo inclusivo"

"Instamos o governo a redobrar os seus esforços para conciliar todos os setores da sociedade (...) num diálogo inclusivo para procurar uma solução pacífica para o descontentamento", pediu o porta-voz.
Hong Kong

Hong Kong. Crise afeta turismo em Macau e Shenzhen

Muitos turistas pretendem visitar os três destinos durante a mesma viagem, e o facto de um deles estar a viver momentos de grande instabilidade prejudica os outros dois.
Moçambique

Moçambique. Autores de ataques vão ser capturados

"Todos dizem que não estão envolvidos. Já que ninguém quer assumir [os ataques], nós orientamos as Forças de Defesa para perseguir essas pessoas para que sejam responsabilizadas", disse Filipe Nyusi.
Assembleia Da República

Chile. Parlamento dividido, mas preocupado

O parlamento debateu esta sexta-feira cinco projetos de resolução sobre a situação no Chile. Apenas o do PS, de "preocupação pela violação dos direitos humanos no Chile", foi aprovado.
Chile

Chile. 22 mortos e 1600 feridos em confrontos

O número de mortos em protestos no Chile subiu para 22. O saldo de vítimas mortais estagnara após as primeiras semanas de agitação social, mas aumentou passados 28 dias.
Conflito Israelo-palestiniano

Islamitas atacam Israel após cessar-fogo

Os foguetes foram lançados horas depois de um cessar-fogo ter sido acordado entre Israel e o grupo palestiniano Jihad Islâmica para pôr fim ao mais violento confronto na fronteira em meses.
Bolívia

Bolívia. Dez mortos e 508 feridos em confrontos

A crise na Bolívia que dura há 24 dias provocou 10 mortos, 508 feridos e 460 detenções. A violência intensificou-se na Bolívia no domingo, quando Evo Morales renunciou ao cargo de Presidente do país.
Faixa de Gaza

Cessar-fogo entre Israel e Jihad Islâmica

Este "acordo de cessar-fogo é resultado dos esforços do Egito", indicou um representante egípcio. Já segundo a Jihad Islâmica, o cessar-fogo baseou-se numa lista de exigências do grupo.
Hong Kong

Hong Kong. Portugal apoia estudantes portugueses

O cônsul-geral de Portugal em Macau e Hong Kong estima que “existam cerca de 20.000 indivíduos em Hong Kong com passaporte português, dos quais entre 500 e 1.000 serão portugueses expatriados”.
Moçambique

Moçambique: país não pode acomodar conflitos

"Não podemos continuar distraídos a acomodar conflitos, a dificultar o futuro e o crescimento de uma nação que pode ser próspera muito rapidamente", disse o Presidente moçambicano.
Hong Kong

Hong Kong. Confrontos fecham escolas e parlamento

Durante a manhã (madrugada em Lisboa) os manifestantes construíram barreiras improvisadas e colocaram tijolos nas estradas um pouco por toda a cidade e também em algumas universidades.
Bolívia

Bolívia. Pelo menos sete mortos em confrontos

Duas pessoas morreram em La Paz (oeste), duas em Santa Cruz (leste) e três em confrontos em Cochabamba (centro), informou o procurador-geral. Quatro destas foram baleadas.
Israel

Israel e Palestina. UE apela a fim da escalada

"Tal como a UE tem vindo consistentemente a reiterar, apenas uma solução política pode por fim aos sucessivos ciclos de violência" na região, pode ler-se no comunicado da União Europeia.
Renamo

Frelimo acusada de reativar "esquadrões de morte"

"Violando o espírito e a letra do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional, assinado no dia 6 de agosto do presente ano, a Frelimo reativou os esquadrões de morte", declarou a Renamo.
Espanha

Encontradas 5 mil fotos da Guerra Civil espanhola

Foi o neto de Antoni Campañà quem encontrou o material fotográfico na garagem da casa do avô, trinta anos depois da sua morte. Imagens ilustram "a vida quotidiana" entre 1935 e 1940.
Hong Kong

Hong Kong. 128 feridos e 260 detidos em confrontos

Após a greve violenta de segunda-feira que deixou 128 feridos e mais de 260 detidos, foram registados novos confrontos entre a polícia de choque e manifestantes esta terça-feira.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau analisada em cimeira africana

A chefe da diplomacia do governo de Aristides Gomes vai participar na cimeira extraordinária da Comunidade Económica Estados da África Ocidental convocada depois da demissão do governo guineense.
Guiné-Bissau

Conselho de Defesa faz recomendações a Presidente

A Guiné-Bissau vive um momento de grande tensão política, tendo o país neste momento dois governos e dois primeiros-ministros, nomeadamente Aristides Gomes e Faustino Imbali.
Iraque

Iraque. Pelo menos sete mortos e 12 feridos

Pelo menos sete pessoas morreram e outras 12 ficaram feridas devido ao pânico formado na multidão quando a polícia usou gás lacrimogéneo e jatos de água para dispersar quem se acumulava na ponte.
Irão

Irão: "Morte à América, Morte a Israel"

Dezenas de milhares de pessoas reuniram-se no início da manhã desta segunda-feira em frente à antiga embaixada nos Estados Unidos para um protesto antiamericano.
Iémen

Iémen. Guerra matou pelo menos 100 mil pessoas

O projeto ACLED relata a morte de aproximadamente 20.000 pessoas desde janeiro, tornando 2019 o segundo ano que regista o maior número de mortes desde o início da guerra.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Campanha pode arrancar no sábado

A Guiné-Bissau tem eleições marcadas para 24 de novembro, estando a segunda volta, caso seja necessária, prevista para 29 de dezembro. Na campanha eleitoral vão participar 12 candidatos.
Estado Islâmico

Al-Baghdadi sepultado no mar como Bin Laden

129
O corpo do líder do Estado Islâmico foi sepultado no mar após a operação militar dos EUA, confirmou à AFP um dirigente do Pentágono. Tal como aconteceu com Bin Laden.
Estado Islâmico

Ministros da coligação anti-jihadista reúnem-se 

A reunião servirá para que os ministros da coligação internacional anti-jihadista debatam "as próximas medidas a serem tomadas para aumentar a presença da coligação no nordeste da Síria".
Nicolás Maduro

Venezuela: Maduro denuncia "agressões económicas"

Nicolás Maduro afirmou que novas estratégias de guerra internacional de algumas potências são "agressões económicas" contra os "setores mais vulneráveis".
NATO

NATO: Turquia isolada na discussão sobre a Síria

Aliados tentaram fazer ver à Turquia que a intervenção na Síria "não está a contribuir para a estabilidade do país" nem para "o combate contra o terrorismo", adiantou o ministro João Gomes Cravinho.
Mundo

Etiópia admite guerra com o Egito por barragem

O primeiro-ministro etíope fez a primeira aparição pública desde que ganhou o prémio da paz. Em declarações sobre a Grande Barragem do Renascimento Etíope, admitiu guerra caso o Egito recorra à força.
Síria

Síria: Turquia ameaça atacar curdos

“Se eles [forças militares curdas] não se retirarem, a nossa operação vai recomeçar”, ameaçou o ministro dos Negócios Estrangeiros turco que acusa os curdos de violarem o acordo de cessar fogo.
Afeganistão

Número recorde de vítimas civis no Afeganistão

O número de vítimas civis no Afeganistão atingiu no terceiro trimestre de 2019 "um número sem precedentes". Cerca de 1.174 civis foram mortos e 3.139 feridos entre 1 de julho e 30 de setembro.
Conflitos

Paquistão e India trocam tiros na Caxemira

São reportados vários incidentes com troca de tiros desde o início da semana. Na raiz do problema está a província de Caxemira, reivindicada por ambos os estados na sua totalidade.
Irão

Irão promete "resposta adequada" a ataque

O Governo do Irão prometeu este sábado uma "resposta apropriada" aos autores do ataque contra o petroleiro iraniano no Mar vermelho, depois de concluídas as investigações sobre este caso.
Guerra

Forças turcas avançam na Síria

114
As forças turcas estão a avançar este sábado para controlar auto-estradas estratégicas no nordeste da Síria. Já é o quarto dia do ataque contra sírios curdos.
Recep Tayyip Erdogan

Erdogan não vai parar operação militar na Síria

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, rejeitou esta sexta-feira "ameaças" e diz que não vai parar com os ataques contra as milícias curdas no nordeste da Síria.
Estados Unidos da América

EUA enviam mais 1.800 soldados para Arábia Saudita

O Pentágono anunciou que vai enviar mais 1.800 soldados norte-americanos para a Arábia Saudita como resposta aos ataques a refinarias petrolíferas na região.
Donald Trump

PR ucraniano nega ter sido chantageado por Trump

Presidente ucraniano negou esta quinta-feira ter sido chantageado por Trump. "Somos um país independente, temos relações com muitos países", não apenas os EUA”, afirma o Zelensky.
Paris

Proibida manifestação de apoio a assassino

Manifestação de apoio a Mickaël Harpon convocada para esta quarta-feira foi proibida. Ministro do Interior de França afirma que protesto "é uma infâmia e um insulto à memória dos polícias".
Rússia

Guerra síria. Rússia apela à "resolução pacífica"

Rússia apelou para que "não seja sabotada a resolução pacífica" do conflito na Síria, onde curdos estão sob ameaça de uma ofensiva da Turquia após anúncio da retirada militar norte-americana.
China

China. Vídeo parece mostrar prisioneiros vendados

186
Imagens de drone surgiram de forma anónima na internet. Tratar-se-á de um transporte de prisioneiros muçulmanos. Casa Branca acredita que vídeo é autêntico. A China ainda não fez qualquer declaração.
Estados Unidos da América

Síria. Republicanos contra retirada "precipitada"

O líder republicano no Senado diz que a saída das tropas dos EUA da Síria só beneficia "a Rússia, o Irão e o regime de Al-Assad". Trump diz que cabe aos protagonistas regionais "resolver situação".
Presidente Trump

Trump ameaça "destruir" economia turca

444
"Caso a Turquia faça algo que eu, na minha grande e inigualável sabedoria, considere que está fora dos limites, destruirei e aniquilarei totalmente a economia da Turquia", garantiu Donald Trump.
Médio Oriente

Turquia ameaça com ofensiva imediata na Síria

O Presidente turco, Erdogan, disse que uma ofensiva pode ser lançada a qualquer momento no norte da Síria, depois de Washington anunciar que não se envolveria numa operação contra os curdos.
Hong Kong

Hong Kong. Governo proíbe máscaras em protestos

A "lei anti-máscara" foi anunciada esta sexta-feira pela chefe do governo, Carrie Lam, e prevê penas de até um ano de prisão e multas que podem ascender a quase três mil euros.
União Africana

União Africana pede apoio contra terrorismo

Presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, salienta "urgência" de um "apoio forte e eficaz" da comunidade internacional aos esforços regionais de luta contra o terrorismo.
França

França diz que vai retaliar contra sanções dos EUA

Se Washington aplicar as sanções contra produtos europeus anunciadas na quarta-feira, porta-voz garante que França vai retaliar. "Lamento que estejamos envolvidos nessa guerra comercial", diz Ndiaye.
Coreia do Norte

Coreia do Norte confirma lançamento de novo míssil

Míssil foi disparado na quarta a partir de um submarino e caiu no mar do Japão. Regime fala em "sucesso" e diz que nova arma vai aumentar defesa. Teste surgiu antes do regresso às negociações com EUA.
Mali

Mali. Mais de 40 mortos em ataque a militares

Entre os mortos, 25 são soldados das forças armadas do Mali e os restantes são rebeldes. Estes ataques estão a ser considerados dos mais ousados e sangrentos dos rebeldes no Mali.
Conflitos

Coreia do Norte disparou novo projétil

Projétil foi disparado durante a madrugada desta quarta-feira. Tóquio diz que caiu no mar do Japão. Incidente ocorre depois do anúncio do regresso às negociações com EUA.
Amnistia Internacional

AI denuncia repressão pelo caso Jamal Khashoggi

A 2 de outubro de 2018, o jornalista saudita Jamal Khashoggi foi morto no consulado da Arábia Saudita em Istambul por agentes sauditas. AI acusa Arábia Saudita de bloquear monitorização do caso.
Mali

Mali. 16 mortos após ataque a uma base militar

Membros do grupo Ansarul Islam, associado à al-Qaida, atacaram, com recurso a armamento pesado, o batalhão maliano presente na base militar de Boulikessi durante a noite.
Coreia do Norte

EUA e Coreia do Norte retomam diálogo sexta-feira

EUA e Coreia do Norte “concordaram em manter um contacto preliminar a 4 de outubro e manter uma reunião de trabalho a 5 de outubro”, segundo comunicado norte-coreano.
Hong Kong

Fotos. Violência em Hong Kong, parada em Pequim

356
Em Hong Kong as ruas são campo de batalha, onde a polícia dispara balas reais contra manifestantes com guarda-chuvas. Em Pequim, a parada militar mostrou novas armas potentes. Veja as imagens.
Conflitos

Irão. Militares ameaçam destruição de Israel

O comandante em chefe do exército ideológico da República islâmica do Irão, disse que a destruição de Israel "deixou de ser um sonho, mas antes um objetivo ao alcance da mão".
Lesbos

Grécia. Fogo faz 2 mortos em campo de refugiados

Refugiados envolveram-se em confrontos, dizendo que as autoridades demoraram a responder ao alerta do incêndio. Polícia lançou gás-lacrimogéneo. Uma criança e uma mulher morreram.
Hong Kong

Hong Kong mantém proibição de protesto desta terça

Autoridades indeferiram o recurso apresentado pelo movimento que convocou uma manifestação pró-democracia para terça-feira, no Dia Nacional da China. É a terceira manifestação proibida por Hong Kong.
Iémen

Huthis dizem ter capturado militares sauditas 

Os rebeldes Huthis, apoiados pelo Irão na guerra do Iémen, afirmaram ter capturado um "grande número" de militares sauditas durante uma operação em Nayrán, no sul da Arábia Saudita.
Índia

Índia. PM cita terrorismo mas não fala de Caxemira

No seu discurso à Assembleia-Geral da ONU, o primeiro-ministro da Índia evitou qualquer menção direta à situação na região disputada também pelo Paquistão, apesar de ter falado em terrorismo.
Arábia Saudita

Arábia Saudita pede "pressão máxima" contra Irão

Ministro de Relações Exteriores saudita insiste que o Irão é responsável pelos ataques às suas instalações de petróleo. "Meias ações" ou "acordos parciais" com o Irão já não resultam, afirma al Asaf.
Direitos Humanos

EUA anunciam sanções contra Raul Castro

160
Os EUA anunciaram sanções contra o ex-presidente cubano e líder do Partido Comunista de Cuba, Raul Castro, "por envolvimento em graves violações dos direitos humanos", quando era ministro da Defesa.
Conflitos

Situação na Caxemira "vai piorar", diz Paquistão

"Vai piorar e há potencial para dois países atómicos se encontrarem em algum momento", disse o primeiro-ministro paquistanês. Milhares de pessoas continuam detidas na Caxemira indiana.
Catalunha

Catalunha. 9 detidos por planear ações violentas

A polícia espanhola deteve na Catalunha nove pessoas ligadas a grupos separatistas radicais desta comunidade autónoma que planeavam ações violentas com explosivos caseiros.
Donald Trump

"Sanções mais severas jamais aplicadas a um país"

Donald Trump anunciou novas sanções contra o sistema bancário iraniano, assegurando tratar-se das "mais severas jamais impostas a um país", na sequência do ataque com drones a um campo petrolífero.
Moçambique

Moçambique. Violência armada levanta "incógnita"

Violência armada coloca "incógnita" sobre a liberdade do escrutínio em certas regiões, e já causou a morte de, pelo menos, cerca de 200 pessoas. Missão da UE teme pelo direito de voto nas eleições.
Moçambique

Estado Islâmico reivindica ações em Moçambique

Os terroristas atacaram dois postos militares em Moçambique e deixaram vários mortos. Os atentados foram reivindicados num comunicado do Estado Islâmico.
Hong Kong

Hong Kong. Amnistia Internacional denuncia tortura

ONG realizou entrevistas com 21 detidos. "Quase todos descreveram ter sido espancados com cassetetes durante a detenção", diz relatório. Diretor conclui que uso da força foi "claramente excessivo".
Rep Democrática do Congo

RDCongo. 14 mortos em ataque de milícias

Catorze pessoas morreram e quatro ficaram feridas num ataque de milícias contra uma aldeia no leste da República Democrática do Congo, que tem sido alvo de violência nos últimos meses.
Rep Democrática do Congo

RDCongo. Líder de milícia ruandesa declarado morto

Sylvestre Mudacumura, líder de um grupo rebelde hutu ruandês, era um dos homens mais procurados na RDCongo, tendo sido abatido numa região onde estão presentes dezenas de grupos rebeldes.
Conflitos

ONU e Cruz Vermelha pedem fim de bombardeamentos

António Guterres e o presidente do Comité Internacional da Cruz Vermelha pediram que se deixe de bombardear as cidades Idlib, na Síria, e Tripoli, na Líbia, após consequências humanitárias dramáticas.
Irão

Irão avisa EUA. E Trump responde com mais sanções

163
"O alcance da resposta não se vai limitar a uma ameaça", avisa Teerão. EUA responde de imediato e diz que já deu instruções para aumentar sanções ao Irão.
Moçambique

Moçambique. Ataque à camiões fere quatro pessoas

Um grupo armado, munido de metralhadoras AK47, atacou dois camiões de mercadorias, ferindo quatro ocupantes em Zimpinga, centro de Moçambique. Os condutores foram alvejados e feridos com gravidade.
Emirados Árabes Unidos

EAU consideram inaceitável justificação do Irão

"Justificar um ataque terrorista sem precedentes contra as instalações da Aramco com os desenvolvimentos da guerra no Iémen é completamente inaceitável", afirmou o MNE dos Emirados Árabes Unidos.
Guerra

Como seria uma guerra nuclear entre EUA e Rússia?

542
Simulação científica de Princeton mostra que conflito "convencional" escalaria para guerra nuclear e causaria mais de 90 milhões de vítimas em horas. Rússia seria primeira a avançar, com ogivas.
Nações Unidas

Arábia Saudita. Ataques mostram necessidade de paz

O enviado da ONU para o Iémen insistiu que os ataques reivindicados pelos rebeldes Huthis contra instalações petrolíferas sauditas mostram a necessidade de encontrar uma solução política para guerra.
Conflitos

Arábia Saudita. Rebeldes iemenitas ameaçam ataques

Os rebeldes Houthis reivindicaram atentados de sábado contra instalações petrolíferas sauditas. Pompeo, secretário de Estado dos EUA, considera não existir qualquer ataque proveniente do Iémen.
Israel

PM quer "todos os colonatos" da Cisjordânia

Benjamin Netanyahu afirma que quer "estender a soberania a todos os colonatos", incluindo alguns que sejam importantes para a herança de Israel. Eleições são esta terça-feira.
Drones

Ex-funcionária da Google fala em robots assassinos

203
A Google pediu a Laura Nolan para reforçar os drones militares dos EUA. Recusou, demitiu-se e juntou-se a uma causa. Agora, alerta para o perigo destas armas que, diz, podem originar uma guerra.
Leis

Arbitragem em litígios de consumo até 5 mil euros

Em consumos de baixo valor (até cinco mil euros), os consumidores têm o direito de resolverem litígios nos Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo, através da mediação ou de julgamento arbitral.
Rep Democrática do Congo

O ébola continua por controlar. Porquê? /premium

A vacina travou o aumento explosivo de casos, os tratamentos têm reduzido a mortalidade, mas a desconfiança e os ataques a médicos e clínicas comprometem a resposta. Já morreram mais de 2.000 pessoas.
Venezuela

Venuzela "preparada" para se defender 

"Não permitiremos que ninguém pise o solo sagrado venezuelano, responderíamos, e esperemos que isso nunca aconteça", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Jorge Arreaza.
Venezuela

Venezuela. Oposição agradece reunião de países

Oposição venezuelana agradeceu a decisão da Organização de Estados Americanos de convocar uma reunião dos Estados que integram o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca para debater a crise.
Hong Kong

Hong Kong. Polícia proíbe manifestação de domingo

Polícia de Hong Kong proibiu a manifestação convocada para domingo pela Frente Cívica de Direitos Humanos (FCDH), que tem liderado os grandes protestos pró-democracia na antiga colónia britânica.
Médio Oriente

Irão nega violar direito em transporte de petróleo

Governo britânico disse ter provas de que um petroleiro transportara petróleo iraniano para o regime sírio, violando as sanções da União Europeia e os compromissos com o Reino Unido.
Venezuela

12 países debatem crise na Venezuela

Uma dúzia de países americanos convocou os ministros das Relações Externas dos Estados que integram o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca para uma reunião onde será discutida a crise.
Relações Internacionais

China contra encontro de manifestantes e Alemanha

Governo chinês declarou ao embaixador alemão em Pequim o descontentamento por o ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha ter reunido com um ativista pró-democracia de Hong Kong.
Infância

Milhões de crianças precisam de apoio psicológico

Save The Children anunciou que desde 2010 o número de crianças vítimas, nomeadamente assassínios e mutilações, recrutamento para integrar forças armadas e violência sexual, aumentou em 174%.
Israel

Mundo árabe critica plano de Netanyahu 

Benjamin Netanyahu prometeu anexar parte da Cisjordânia se for reeleito. Mundo árabe não gostou: nações do Médio Oriente dizem que violência vai aumentar e pedem reunião de urgência.
África do sul

Joanesburgo. 2 mortos e 5 feridos em protesto

Polícia diz que cinco pessoas ficaram feridas e 17 foram detidas por violência pública durante um protesto. Pelo menos cinco lojas portuguesas já foram pilhadas e destruídas na cidade.
Hezbollah

Hezbollah abateu drone israelita no Líbano

Drone não identificado foi destruído com "as armas apropriadas", assegura o movimento xiita em comunicado. Israel confirma que perdeu um drone, mas diz que aparelho simplesmente "caiu no Líbano".
Direitos Humanos

Empresas de armas não respeitam direitos humanos

A ONG denunciou a venda de equipamento e munições a países acusados de cometer crimes de guerra e violações graves de direitos humanos, como a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos.
Moçambique

Moçambique. Base de guerrilha da Renamo atacada

O líder da Junta Militar, disse que um contingente das Forcas de Defesa e Segurança invadiu uma base do grupo da Junta Militar da Renamo e disparou contra os guerrilheiros ali entrincheirados.
Venezuela

Venezuela usará mísseis para defender fronteira

176
Sistema de mísseis é voltado para a defesa antiaérea nas fronteiras com a vizinha Colômbia, país que acusa a Venezuela de propiciar um "conflito armado" por supostamente abrigar grupo das FARC.
Irão

Irão acaba com limites ao desenvolvimento nuclear

Presidente iraniano quer fornecer ao país tudo o que precisa para o enriquecimento de urânio. Trump admite encontra-se com Rohani, mas diz que Estados Unidos não "precisam de ninguém" para negociar.
África do sul

Polícia dispersa manifestação de mulheres

Nas últimas semanas, têm vindo a público relatos de morte de várias mulheres. Manifestantes criaram movimento #AmINext" e querem declarar a violência de género como uma situação de emergência.
Estados Unidos da América

EUA impõem sanções contra agência espacial do Irão

Irão estará a preparar lançamento para o espaço de um satélite de comunicação. EUA dizem que tais lançamentos violam resolução do Conselho de Segurança da ONU. Sanções passam por congelamento de bens.
Hong Kong

Tibete apoia protestos pró-democracia em Hong Kong

Os tibetanos dizem que vão apoiar os manifestantes que "se expressam através de meios e de fins pacíficos". Thubten Wangchen, membro do parlamento, diz que há o risco de a situação se agravar.
Médio Oriente

Hezbollah ameaça atingir Israel "em profundidade"

O líder do movimento xiita libanês Hezbollah, Hassan Nasrallah, assegurou que o seu movimento é capaz de atingir "em profundidade" o território de Israel em caso de ataque do Estado hebreu.
Conflitos

EUA. Esboço de acordo com talibãs entregue

O esboço de acordo prevê que os Estados Unidos retirem parte dos cerca de 10 mil soldados das cinco bases militares no Afeganistão, nos próximos 135 dias, se os talibãs cumprirem os seus compromissos.
Hezbollah

Israel e Hezbollah envolvem-se em troca de mísseis

Movimento xiita libanês atingiu alvos militares, mas não há registo de vítimas. Israel retaliou e também disparou mísseis. Confrontos surgem depois de ataque com drones enviados por Tel Aviv.
Hong Kong

Polícia de Hong Kong detém 40 pessoas em protestos

Pelo menos 40 pessoas foram detidas em Hong Kong na sequência de protestos não autorizados e 31 pessoas ficaram feridas, cinco em estado grave, dizem as autoridades.
Incêndios

Maduro responsabiliza Bolsonaro pelos incêndios

1195
Nicolás Maduro acusou Bolsonaro de entregar a Amazónia aos latifundiários, o que chamou de "seus amigalhaços", considerando que "estão a destruir" a maior floresta tropical do mundo.
Petróleo

MNE britânico quer salvaguardar acordo nuclear

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Dominic Raab, encontra-se com homólogos europeus para discutir como salvaguardar o acordo nuclear com o Irão e proteger o transporte marítimo em Ormuz.
Colômbia

FARC regressam à luta, tribunal ordena captura

Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia anunciaram, em vídeo, "uma nova etapa da luta" armada, e o tribunal colombiano revogou a suspensão dos mandados de captura de cinco ex-líderes.
Estados Unidos da América

EUA vão reduzir soldados no Afeganistão, diz Trump

Atualmente estão cerca de 14 mil soldados norte-americanos no Afeganistão. Trump admitiu que serão retirados 8.600 mas que os EUA terão "sempre uma presença lá".
Conflitos

Israel. Hezbollah e Líbano têm de ter cuidado

O movimento xiita libanês pró-iraniano acusou o Estado hebreu de um ataque com drones no domingo contra o seu bastião no sul de Beirute, interpretado como "declaração de guerra" pelo Líbano.
Conflitos

G7 quer discutir Líbia e Síria com países vizinhos

Os membros do G7 acordaram pedir à ONU e aos países da região para participarem em reuniões internacionais que conduzam a solução para as crises na Líbia e na Síria.
Hezbollah

Líder do Hezbollah critica ataque israelita

O líder do Hezbollah libanês, Hassan Nasrallah, criticou este domingo um ataque com 'drones' israelitas a um "alvo" no feudo do movimento xiita em Beirute.
Conflitos

Navio de guerra britânico mobilizado para o Golfo

Um novo navio de guerra britânico, o HMS Defender, foi mobilizado para proteger as embarcações comerciais no estreito de Ormuz, no Golfo, região no centro de tensões com o Irão.
Brasil

Brasil. Forças Armadas vão combater incêndios

486
Decreto é válido até 24 de setembro e permite que membros das Forças Armadas combatam incêndios na Amazónia, mediante pedido dos governadores dos Estados. Bolsonaro faz comunicado oficial às 00h30.
Brasil

Costa: Brasil precisa de apoio e não de sanções

337
"Não devemos confundir o drama que está a ser vivido neste momento na Amazónia com aquilo que é um acordo comercial, muito importante, e que levou mais de 20 anos a ser negociado", disse Costa.
China

China anuncia tarifas a produtos norte-americanos

131
É a resposta aos mais recentes anúncios de tarifas dos EUA: a China vai cobrar taxas de 5% e 10% a produtos norte-americanos. E as medidas entram em vigor nas mesmas datas agendadas por Trump.
Vladimir Putin

Míssil dos EUA. Putin anuncia "resposta simétrica"

O Presidente russo afirma que serão tomadas "medidas exaustivas no sentido da preparação de respostas simétricas". Putin diz que o ensaio de míssil "confirma as anteriores preocupações" da Rússia.
Hong Kong

Hong Kong. Contabilistas manifestam-se esta sexta

Contabilistas vão marchar às 12h30 locais no centro da cidade, num desfile autorizado pela polícia. O cordão humano está marcado para as 20h00 junto das três principais linhas de metro de Hong Kong.
Itália

PR italiano permite negociar novo governo

O Presidente de Itália disse, após consultas com os partidos, que há uma maioria parlamentar disposta a formar um novo governo, pelo que vai permitir estas negociações e convocará novamente partidos.
Albânia

Restaurante do homem que atacou turistas demolido

106
Mihal Kokedhima saltou para cima do carro dos turistas e tentou partir o vidro, depois de a família sair do restaurante porque o serviço demorou demasiado tempo. Restaurante era ilegal e foi demolido.
Venezuela

Venezuela. Salário mínimo mensal é de 2,46 euros

2494
Na Venezuela, o salário mínimo mensal é de 40 mil bolívares soberanos, o equivalente a 2,46 euros. Morador revela que um quilograma de fiambre custa dois salários mensais.
Forças Policiais

GOE processam Estado por falta de subsídio

582
Dos 60 portugueses mobilizados entre maio de 2008 e dezembro de 2010 para uma missão da ONU, apenas 36 receberam subsídio de guerra. 22 dos lesados pedem uma indeminização de 324 mil euros.
Hong Kong

Hong Kong cria plataforma de diálogo após protesto

Carrie Lam disse que tanto ela como os membros do Executivo que lidera estão "comprometidos em ouvir o que as pessoas têm a dizer".
Nações Unidas

Mais de 150 trabalhadores humanitários atacados

Até agora, em 2019, um total de 156 trabalhadores humanitários foram vítimas de ataques, com 57 mortos, 59 feridos e 40 raptados, depois de 2018 ter sido o segundo ano mais violento.
Brasil

Amazónia. Governadores criticam Bolsonaro

Em causa estão as iniciativas de Bolsonaro que levaram Noruega e Alemanha a suspender as suas contribuições para o Fundo Amazónia, que permitiam financiar a preservação da floresta.
Palestina

Palestina. Mahmud Abbas demite assessores

Gabinete do presidente fez anúncio sem dar pormenores, enquanto analistas atribuíram a decisão às dificuldades orçamentais daquele órgão provisório de governo, depois do congelamento feito por Israel.
Conflitos

Macron: cessar-fogo em Idlib deve ser respeitado

Só nos últimos três meses, mais de 400 mil pessoas foram deslocadas da província. No encontro com Macron, Putin disse que Moscovo "apoia o exército sírio" no combate contra as "ameaças terroristas".
Tecnologia

Huawei. Prorrogação não muda "tratamento injusto"

A empresa reagiu vincando que "a extensão da licença geral temporária não altera o facto de a Huawei ter sido tratada injustamente", e exigiu o fim das anunciadas barreiras da administração.
Conflitos

ONU debateu crise em Caxemira à porta fechada

O Conselho de Segurança debateu esta sexta-feira à porta fechada a crise em Caxemira, tema que há décadas não era debatido naquele órgão das Nações Unidas.
Irão

Petroleiro iraniano vai para o Mediterrâneo

Teerão diz que o navio mudou de pavilhão panamiano para iraniano. Navio foi arrestado em julho por transportar petróleo para a Síria. Destino final ainda é incerto.
Migrantes

Grécia. GNR resgata 23 migrantes no mar Egeu 

Foram resgatados sete crianças, sete mulheres e nove homens que estavam à deriva no mar Egeu num barco de borracha. "Apresentavam sinais visíveis de desidratação" e foram levados para um porto.
Hong Kong

Hong Kong. Trump apela à China para dialogar

"Estou preocupado, não quero ver violência. Aposto que o Xi Jinping resolvia isto em 15 minutos", disse Trump. Estão previstos novos protestos para este fim de semana. Polícia proibiu marcha.
Hong Kong

Hong Kong. No 68º andar, "homem-aranha" pede paz 

Alain Robert é conhecido por escalar edifícios com dezenas de andares. Desta vez, escolheu o Cheung Kong Center, de 68 andares, para exibir as bandeiras da China e Hong Kong juntas, num apelo à paz.
Banca

Principal banco turco corta relações com Caracas

Decisão surge depois de a Venezuela ter descoberto que o banco turco era usado para "mobilizar dinheiro e importar produtos em liras turcas". Objetivo é ainda evitar sanções dos EUA.
Índia

Caxemira. 6 paquistaneses mortos num dia

Só na quinta-feira, dois civis e três soldados foram mortos na parte paquistanesa da Caxemira. Conselho de Segurança da ONU vai discutir conflito esta sexta-feira numa reunião à porta fechada.
Rep Democrática do Congo

RD Congo. Quase 1.900 mortes em confrontos

Nos últimos dois anos, nas zonas de Kivu Norte e Kivu Sul, duas das mais problemáticas da RDCongo, ocorreram uma média de quatro incidentes violentos por dia. 73 'capacetes azuis' da ONU morreram.
Paquistão

Caxemira. Paquistão vai responder a agressões

"Decidimos que se a Índia cometer alguma violação, vamos lutar até o fim. Está a chegar o momento de vos ensinar uma lição", acrescentou o primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan.
Venezuela

Venezuela. UE critica fim da imunidade a deputados

A União Europeia acusou o Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela de atuar com "motivos políticos" ao levantar a imunidade de quatro parlamentares opositores e voltou a pedir eleições livres.
Rússia

Rússia afasta caça de avião com ministro da Defesa

213
Aviões russos afastaram um aparelho espanhol que transportava o ministro da Defesa da Federação Russa. Ministério da Defesa de Espanha pede explicações à NATO.
Estados Unidos da América

EUA adiam tarifas para produtos chineses

Taxas dos EUA visam telemóveis, computadores portáteis, consolas para jogos, calçado e roupa. Medidas vão entrar em vigor em dezembro e não em setembro, como estava previsto.
Hong Kong

Hong Kong. Polícia abandona aeroporto

Manifestantes tentaram bloquear sem êxito as entradas na zona central do aeroporto. Polícia entrou no edifício e manifestantes já começaram a dispersar. Mais de 200 voos tinham sido cancelados.
Hong Kong

Hong Kong. Interesse nos vistos gold cresce

Consultora chinesa observou um pico em pesquisas recentes em Hong Kong, com um aumento de 260% em junho em relação ao ano anterior na procura aos vistos decorrentes de compra de imóveis.
Médio Oriente

Iraque: Estados árabes garantem segurança do Golfo

A mensagem de Al-Hakim, ministro iraquiano, surgiu como resposta aos esforços dos EUA para criar missão de segurança liderada pelos norte-americanos para operar no estreito de Ormuz, no Golfo Pérsico.
Moçambique

Renamo pede que muçulmanos apoiem acordo de paz

"Aproveitamos este momento para pedir aos nossos irmãos muçulmanos que tenham presente nas suas preces a benevolência de Alá pelos acordos de cessação das hostilidades", disse Ossufo Momade.
Líbia

Líbia. Governo e Haftar aceitam trégua temporária

Forças do marechal Khalifa Haftar aceitaram as tréguas temporárias pedidas pela ONU por ocasião da grande festa muçulmana do Eid al-Adha. Governo disse estar pronto a respeitar, sob condições.
Paquistão

Caxemira. Milhares protestam no Paquistão

Milhares de pessoas, na maioria simpatizantes de partidos islamitas, protestaram em várias cidades do Paquistão contra a decisão da Índia de revogar o estatuto de autonomia da Caxemira.
Hong Kong

China detetou forças estrangeiras em Hong Kong

O ministro conselheiro da embaixada da China em Espanha, Yao Fei, acusou diplomatas norte-americanos de se reunirem com líderes da oposição de Hong Kong.
Moçambique

Havia um plano de fuga em massa da prisão

Segundo o diretor nacional dos Serviços Penitenciários as autoridades tinham conhecimento de um plano para uma evasão em massa. Três reclusos acabaram por ser baleados mortalmente.
Nações Unidas

Golfo. Rússia propõe criar sistema de segurança

A Rússia propôs à ONU a criação de um "sistema de segurança" para o Golfo Pérsico, para o qual sugere uma aliança única antiterrorista. Proposta já foi apresentada ao Conselho de Segurança da ONU.
Síria

Síria. Recomeço dos combates lança pânico

Há uma semana, Damasco anunciou uma trégua na região depois de mais de três meses de bombardeamentos quase diários, juntamente com o seu aliado russo, que mataram mais de 790 civis.
Itália

É o fim da coligação. Salvini quer novas eleições

210
Matteo Salvini deu a coligação governamental entre o partido de extrema direita Liga e o M5E como terminada e diz que é hora de devolver a palavra aos eleitores.
Huawei

Agências dos EUA proibidas de comprar à Huawei

Além da Huawei, a medida abrange outra empresa de telecomunicações, a ZTE, os fabricantes de câmaras de vigilância Hikvision e Dahua, e o grupo Hytera, que produz rádios bidirecionais.
Índia

Índia. Milhares de detenções em Caxemira 

As pessoas continuam retidas em casa pelo quarto dia consecutivo. Detenções visam travar onda de violência. Há uma petição para desafiar o bloqueio de comunicações e a repressão de segurança.
Hong Kong

EUA alertam cidadãos que viajam para Hong Kong

O Departamento de Estado norte-americano pede "maior cautela em Hong Kong devido a distúrbios civis" e pede aos viajantes que evitem manifestações.
Conflitos

ONG denuncia abusos a colombianos e venezuelanos

Desaparecimentos, assassínios, violência sexual, recrutamento de crianças e deslocamento forçado são denunciados num relatório da Human Rights Watch.
Comércio Externo

Disputa China-EUA volta a prejudicar comércio

Exportações e importações entre os dois países continuam em queda. Taxas alfandegárias ascendem já a centenas de milhares de dólares. Acordo entre Pequim e Washington parece cada vez mais difícil.
Venezuela

Venezuela suspende negociações com oposição 

Suspensão foi anunciada poucas horas antes da nova ronda de negociações, que estava agendada para quarta-feira. Decisão é protesto contra os Estados Unidos, que congelaram os ativos da Venezuela.
Conflitos

Caxemira. Paquistão expulsa embaixador indiano

O Paquistão expulsou o embaixador indiano e suspendeu o comércio bilateral na sequência da revogação da autonomia constitucional de Caxemira por Nova Deli e vai "reduzir as relações diplomáticas".
Afeganistão

Afeganistão. Quase 100 feridos por bomba em Cabul

O ataque ocorreu às 9h00 locais. Bomba fez 95 feridos e visava posto de controlo da polícia naquela zona. Também há uma escola militar perto do local da detonação. Talibãs falam em dezenas de mortos.
China

"Criminosos" de Hong Kong serão punidos, diz China

"Nunca subestimem a forte determinação e o imenso poder do governo central" e "não confundam contenção com fraqueza", disse o porta-voz do Gabinete de Assuntos de Hong Kong e Macau.
Renamo

Acordo final de paz em Moçambique vai ser assinado

A assinatura está marcada para as 16h00 locais (15h00 em Lisboa), na Praça da Paz. Portugal estará representado pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação.
Imigração

Senado italiano aprova lei contra ONG de imigração

168
Lei regulamenta o encerramento dos portos italianos para navios de ONGs que socorrem imigrantes no mar, estabelecendo multas no caso violação desta norma que podem atingir um milhão de euros.
A página está a demorar muito tempo.