Dark Mode 94,6 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Conflitos

Afeganistão

Rússia pagou a extremistas para matar militares

727
De acordo com uma investigação levada a cabo pelos serviços secretos norte-americanos, extremistas ligados aos Talibã receberam quantias monetárias para assassinar militares da NATO no Afeganistão.
Geopolítica

A China e a Índia e o mundo que aí vem /premium

A China não vê com bons olhos a forma como a Índia de Modi se está a relacionar de uma forma cada vez mais próxima com a Austrália e o Japão. E menos ainda da aproximação inédita aos Estados Unidos.
Kosovo

Kosovo. Presidente indiciado por crimes de guerra

Hashim Thaci é suspeito de 10 crimes de guerra, incluindo assassinato, desaparecimento forçado de pessoas, perseguição e tortura. Presidente do Kosovo deve ir à Casa Branca no sábado.
Conflitos

O que se passa na fronteira da China com a Índia? /premium

114
A Índia diz-se vítima de emboscada, a China de provocações na fronteira. Uma estrada está na origem do ataque que matou 20 soldados, atacados com pedras, ferro e empurrados a 4 mil metros de altitude.
Guerra

50 artistas foram salvos por Sousa Mendes

"A Lista de Aristides de Sousa Mendes", agora publicada em livro, conta a história dos fugitivos que receberam um visto do cônsul para viajarem até Portugal.
Conflitos

Conflito entre China/Índia faz 20 mortos indianos

672
Fronteira disputada há anos entre Índia e China volta a ser palco de mortos, 45 anos depois. Tensão cresceu nos últimos meses e deu origem a "confronto violento" que terá feito baixas dos dois lados.
Durão Barroso

Iraque: hoje não decidiria o mesmo, diz Barroso

1750
Ex-primeiro-ministro português recusa a ideia de uma "posição ideológica ou belicista" de Portugal e falou ainda sobre liderança de Barak Obama que, diz, "podia ter feito mais em relação à Europa".
Lisboa

Seguranças tentam despejar voluntários em Arroios

Um grupo de pessoas ocupou um antigo infantário abandonado e transformou-o num centro de apoio de ajuda a pessoas carenciadas. 10 seguranças privados entraram no espaço e tentaram expulsar 7 pessoas.
Moçambique

Autoridades moçambicanas recuperam Macomia

O governador da província de Cabo Delgado anunciou que a vila de Macomia está de novo sob controle das Forças de Defesa e Segurança, após ataques de rebeldes armados desde quinta-feira.
Brasil

Manifestantes cruzam-se e polícia tem que intervir

Manifestação em São Paulo convocada por adeptos do Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos "contra o fascismo e em defesa da democracia" cruzaram-se com apoiantes de Bolsonaro houve confrontos.
Afeganistão

Jornalista morre em bombardeamento no Afeganistão

Funcionários da estação de televisão afegã Khurshid TV, morreram este sábado num atentado bombista em Cabul. O Afeganistão é considerado um dos países mais mortíferos e perigosos para os jornalistas.
Coronavírus

Guterres lamenta falta de cessar-fogo global

António Guterres defendeu que um cessar-fogo global "iria criar condições para uma melhor resposta à pandemia" nos países mais vulneráveis, lamentando a falta de ações neste sentido.
Coronavírus

Guterres renova apelo para cessar-fogo em África

O secretário-geral das Nações Unidas voltou a apelar para um cessar-fogo global nos conflitos que ainda prevalecem em África e elogiou os países africanos pela liderança demonstrada na Covid-19.
Coronavírus

Guerras provocaram 660 mil novos deslocados

Um relatório do CNR denunciou que desde março e até 15 de maio pelo menos 661 mil pessoas foram obrigadas a retirar-se dos locais onde residiam, apesar dos apelos da ONU para um cessar-fogo geral.
Iraque

Iraque. Mais mísseis contra forças americanas

É a segunda vez esta semana que uma base militar com tropas da coligação liderada pelos Estados Unidos é atingida no Iraque.
Palestina

Palestina. Ministro quer unidade entre fações

Ministro dos Negócios Estrangeiros russo e líder do movimento radical palestiniano Hamas reuniram-se para "restaurar a unidade nacional palestiniana" e resolver conflito israelo-palestiniano.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Ocupação por militares continua

O primeiro-ministro, Aristides Gomes, denunciou que os militares ocuparam o Instituto Nacional de Segurança Social. Situação em Bissau está calma. Setor privado funciona com normalidade.
Síria

29 soldados turcos mortos em ataque aéreo na Síria

Turquia já está a retaliar contra alvos sírios. Presidente turco Erdogan convoca reunião de emergência do conselho de segurança, em Ancara.
Atualidade

Pai sírio ensina filha a rir-se do som das bombas

697
Faz lembrar o filme "A Vida É Bela", mas é real e é na Síria. Adbullah ensinou a filha de três anos a identificar aviões ou pistolas de brincar no som das bombas que caem nos arredores de Idlib.
Síria

A Vida é Bela. Pai sírio finge que bombas são jogo

198
"Diz aos teus filhos que o som das bombas é a brincar: é um jogo, não é aterrador". O desafio é de um pai, que se mostra ao lado da filha que ri à gargalhada depois de se ouvir um estrondo em fundo.
Ucrânia

Kiev e Budapeste ensaiam reaproximação

Kiev e Budapeste manifestaram um "objetivo comum" de reaproximação e restabelecimento das "relações de boa vizinhança" entre os dois, após adoção por Kiev de lei que ampliava ensinamento do ucraniano.
Síria

Síria: mais de 500 mil deslocados desde dezembro

Os conflitos armados intensificaram-se no noroeste e, desde dezembro, já deslocaram milhares de vítimas. Sucedem-se as ofensivas entre o exército de Damasco e os extremistas islâmicos.
Moçambique

Moçambique. Ataques já causaram mais de 500 mortos

Desde outubro de 2017, já mais de 500 moçambicanos morreram e milhares ficaram deslocados na sequência de ataques armados. O Bispo de Pemba alertou para aquilo a que chama "uma tragédia".
Iraque

Três granadas-foguete atingem embaixada dos EUA

Três granadas-foguete atingiram este domingo a embaixada norte-americana em Bagdad, mas sem causar vítimas. É a primeira vez que os projéteis atingem diretamente a embaixada na "Zona Verde".
Líbia

Erdogan não vê solução militar na Líbia

Recep Tayyip Erdogan reafirmou que a crise na Líbia não pode ser resolvida por "meios militares", após um encontro com o presidente da Argélia, que quer assumir o papel de mediador do conflito.
Estados Unidos da América

EUA. 34 soldados com traumatismos após ataque

122
O Pentágono divulgou que 34 militares foram diagnosticados com traumatismos cranianos após os ataques do Irão contra duas bases dos Estados Unidos da América, ao contrário do que Trump tinha dito.
Síria

Síria. Mais de 38 mil deslocados em cinco dias

Segundo o Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas, o regime de Bashar al-Assad e o seu aliado russo têm bombardeado diariamente a zona oeste de Alepo.
Fim do Mundo

Relógio do Apocalipse a 100 segundos da meia-noite

155
Desde 1947 só três vezes é que o "Doomsday Clock" esteve tão perto do fim. "Agora dizemos o quão perto o mundo está da catástrofe em segundos [em vez de minutos]", afirma especialistas que o criaram.
Líbia

Líbia. Novos disparos contra aeroporto de Tripoli

O aeroporto internacional de Mitiga, na Líbia, foi alvo de "seis 'rockets' Grand". Voos foram suspensos "até nova ordem" após a "nova violação do cessar-fogo" entre as duas autoridades rivais no país.
União Europeia

Líbia. UE deve estar pronta para enviar tropas

O chefe da diplomacia da União Europeia afirmou que os 27 devem estar dispostos a enviar tropas para garantir cessar-fogo, frisando que este não está a ser controlado por nenhuma terceira parte.
Venezuela

Venezuela. Oposição barrada na Assembleia

248
Deputados da oposição venezuelana foram impedidos de entrar na Assembleia Nacional, onde se iria realizar a sessão plenária convocada pelo autoproclamado Presidente, por grupos de civis armados.
Amnistia Internacional

Irão. Denunciada violência contra manifestantes

Amnistia Internacional denunciou o uso "ilegal da força" e a repressão "violenta" por parte das forças policiais em "concentrações pacíficas", baseando-se em imagens autenticadas e relatos de vítimas.
Guerra

Rockets atingem base dos EUA no Iraque

580
Uma base com tropas americanas no Iraque foi atingida por oito rockets. Três soldados iraquianos feridos. Mike Pompeo já reagiu: ataques ao povo e soberania do Iraque "têm de acabar".
Guerra

Ataque talibã mata dois soldados americanos

A explosão de uma mina, numa ação já reivindicada pelos talibãs, matou dois soldados norte-americanos e feriu outros dois no sul do Afeganistão.
Acidentes de Aviação

O que já se sabe da queda do Boeing no Irão

Pouco depois de levantar voo de Teerão, o Boeing 737 das linhas aéreas ucranianas caiu matando 176 pessoas. O que se passou? Que "erro humano" esteve na causa do acidente?
Iraque

Iraquianos protestam contra Washington e Teerão

Iraquianos manifestaram-se esta sexta-feira, acusando EUA e Irão de transformarem o Iraque "num lugar para acertarem contas entre si" e chamando "corruptos" aos políticos iraquianos.
Lufthansa

Lufthansa cancela voos de Frankfurt para Teerão

A companhia aérea alemã cancelou esta sexta-feira o seu voo diário entre Frankfurt e Teerão. Em causa está a insegurança do espaço aéreo em torno do aeroporto iraniano, após queda do avião ucraniano.
Japão

Primeiro-ministro japonês visita o Médio Oriente

O primeiro-ministro japonês inicia este sábado uma visita a três países do Médio Oriente para discutir soluções para reduzir a tensão no Médio Oriente, depois de a deslocação ter sido questionada.
União Europeia

UE discute tensão no Médio Oriente

Ministros vão reunir-se esta quinta-feira para "discutir os recentes desenvolvimentos no Iraque e no Irão" e o contributo que a UE pode dar para ajudar a "inverter a escalada de tensões na região".
Guerra

De Heydrich a Soleimani: verdades e consequências

É certo que o assassinato de Heydrich em pouco ou nada influiu o curso da II Guerra mas suscitou tremendas represálias. Costuma dizer-se que quem ignora os erros do passado está condenado a repeti-los
Guerra

Rockets caem junto à embaixada dos EUA no Iraque - como aconteceu

4334
Rockets lançados contra bases do EUA no Iraque não fizeram vítimas. Trump diz que o Irão parece estar a recuar, mas avança com novas sanções económicas. Rouhani diz que reagirá perante novo crime.
Guerra

Talvez o mundo tenha dado errado

Direito de matar? Direito de fazer prisioneiros? Permissão jurídica para essas insanidades? Há certos dias em que minha cabeça deixa de ser um jogo de xadrez e passa a ser um grande nó.
Nações Unidas

ONU está preocupada com situação no Mali

A situação piorou no Mali ao longo dos últimos três meses. O número de mortes entre os militares aumentou 116% e foram contabilizados 68 ataques às forças da ONU.
Turquia

Turquia vai enviar tropas para a Líbia

A medida foi aprovada pelo parlamento turco com votos de 325 deputados a favor e 184 contra, e vem no seguimento de um acordo militar com o governo assinado a 27 de dezembro.
Iraque

Embaixada dos EUA encerrada após ataque no Iraque

A embaixada dos Estados Unidos em Bagdade suspendeu as suas atividades consulares até novo aviso, pedindo aos cidadãos norte-americanos que não se aproximem das suas imediações.
Irão

Ayatollah Ali Khamenei chama 'tipo' a Trump 

É mais um passo na escalada de tensão entre o Irão e os Estados Unidos na sequência do ataque contra a embaixada dos EUA no Iraque. Ayatollah Khamenei explica a Trump que "não pode fazer nada".
Mundo

Ataque aéreo afegão mata 21 talibãs em Laghman

A informação foi avançada pelo próprio ministério da Defesa do Afeganistão. A operação foi levada a cabo pela Força aérea do país e, para além de 21 mortos, fez ainda cinco feridos.
Macau

Macau. Segurança reforçada em visita do Presidente

A visita do Presidente chinês no 20.º aniversário de Macau obrigou ao reforço da segurança no território. O programa oficial das celebrações ainda não é conhecido.
Filipinas

Governo não estende lei marcial a zona de conflito

Mindanao, no sul das Filipinas, tem sido palco de conflitos entre o Governo e grupos extremistas, mas lei marcial não será estendida à região. A decisão foi motivada pelo enfraquecimento da rebelião.
Guerra

Rússia e Ucrânia chegam a acordo para cessar-fogo

131
Reunidos em Paris com a mediação de Emmanuel Macron e de Angela Merkel, os líderes da Ucrânia e da Rússia chegaram a um acordo de cessar-fogo e querer trocar prisioneiros de guerra.
Líbano

Crise no Líbano vai ser discutida em Paris 

A crise política que afeta o Líbano vai ser o tema central da "reunião de trabalho" internacional, que tem como objetivo "apelar a uma rápida formação de um governo eficaz e credível".
Síria

Síria. 20 mortos em ataques a última zona rebelde

Pelo menos 20 civis, incluindo oito crianças, morreram em ataques do exército sírio e do principal aliado, a Rússia, contra as populações da província de Idlib.
Moçambique

Polícia chama todos no combate a grupos armados

A Polícia da República de Moçambique em Manica "está a pedir a aproximação de líderes comunitários, religiosos e a população em geral" para impedir e repelir situações de ataques.
Irão

Irão. Mais de 7.000 detidos em protestos

A ONU recebeu informações "que sugerem que pelo menos 208 pessoas foram mortas, incluindo 13 mulheres e 12 crianças", embora outros dados recebidos dupliquem esse número de mortes.
Irão

Irão. Aprovadas medidas para pacificar protestos

O líder supremo do Irão aprovou as recomendações de um relatório oficial que propunha que pessoas que tenham morrido sem ter "qualquer papel" nos distúrbios sejam reconhecidos como "mártires".
Nações Unidas

ONU pede 26 mil milhões para ajuda humanitária

222
O subsecretário geral da ONU para os Assuntos Humanitários apresentou a lista de necessidades prioritárias destinadas sobretudo ao Iémen, Sudão do Sul, Síria e Venezuela, no valor de 26 mil milhões.
Líbano

Líbano. Dezenas de feridos em confrontos

Durante a noite de domingo para esta segunda-feira, dezenas de pessoas ficaram feridas em confrontos entre apoiantes e opositores. Algumas das áreas eram linhas da frente durante a guerra civil.
China

Hong Kong. China ameaça retaliar contra EUA

A China ameaçou retaliar a decisão de Donald Trump de assinar a proposta de lei que apoia os direitos humanos e a democracia em Hong Kong, acusando-o de "se intrometer" nos seus assuntos internos.
Venezuela

Venezuela com curso de português para 10 mil

A Universidade Católica Andrés Bello prevê disponibilizar, a partir de 2020, um curso de Língua Portuguesa para 10 mil alunos e pessoas externas e avançar com parcerias com outras instituições.
América

America Latina. Economia na base da contestação

Especialistas explicam que a classe média dos países latino-americanos está descontente em relação à desaceleração da economia na região e à falta de oportunidades ligadas a lacunas de investimento.
Jair Bolsonaro

Bolsonaro quer isentar polícias de punições

345
O Presidente do Brasil quer isentar agentes das forças armadas e das polícias de eventuais punições criminais relacionadas com operações de segurança realizadas por ordem da Presidência.
Bolívia

Bolívia. Marcha com caixões dispersada com gás

A manifestação de milhares de pessoas partiu da cidade vizinha de El Alto e seguiu até a praça central de São Francisco, com as urnas dos oito civis mortos durante a operação da última terça-feira.
Iraque

Iraque. Quatro manifestantes mortos em confrontos

Os confrontos nas duas pontes principais na capital iraquiana também provocaram pelo menos 44 feridos.
Angola

Angola é dos países com maior área por desminar

Um relatório mostra a situação preocupante de Angola, um dos países com maior área por desminar. Ao invés, Moçambique é um dos 31 países que se viu livre de minas nos últimos cinco anos.
Bolívia

Bolívia. Autoridades reabrem refinaria bloqueada

As autoridades bolivianas reabriram esta  o acesso à refinaria de Senkata bloqueada desde quinta-feira por apoiantes de Evo Morales. A polícia recorreu a gás lacrimogéneo.
Hong Kong

Hong Kong. ONU apela a "diálogo inclusivo"

"Instamos o governo a redobrar os seus esforços para conciliar todos os setores da sociedade (...) num diálogo inclusivo para procurar uma solução pacífica para o descontentamento", pediu o porta-voz.
Hong Kong

Hong Kong. Crise afeta turismo em Macau e Shenzhen

Muitos turistas pretendem visitar os três destinos durante a mesma viagem, e o facto de um deles estar a viver momentos de grande instabilidade prejudica os outros dois.
Moçambique

Moçambique. Autores de ataques vão ser capturados

"Todos dizem que não estão envolvidos. Já que ninguém quer assumir [os ataques], nós orientamos as Forças de Defesa para perseguir essas pessoas para que sejam responsabilizadas", disse Filipe Nyusi.
Assembleia Da República

Chile. Parlamento dividido, mas preocupado

O parlamento debateu esta sexta-feira cinco projetos de resolução sobre a situação no Chile. Apenas o do PS, de "preocupação pela violação dos direitos humanos no Chile", foi aprovado.
Chile

Chile. 22 mortos e 1600 feridos em confrontos

O número de mortos em protestos no Chile subiu para 22. O saldo de vítimas mortais estagnara após as primeiras semanas de agitação social, mas aumentou passados 28 dias.
Conflito Israelo-palestiniano

Islamitas atacam Israel após cessar-fogo

Os foguetes foram lançados horas depois de um cessar-fogo ter sido acordado entre Israel e o grupo palestiniano Jihad Islâmica para pôr fim ao mais violento confronto na fronteira em meses.
Bolívia

Bolívia. Dez mortos e 508 feridos em confrontos

A crise na Bolívia que dura há 24 dias provocou 10 mortos, 508 feridos e 460 detenções. A violência intensificou-se na Bolívia no domingo, quando Evo Morales renunciou ao cargo de Presidente do país.
Faixa de Gaza

Cessar-fogo entre Israel e Jihad Islâmica

Este "acordo de cessar-fogo é resultado dos esforços do Egito", indicou um representante egípcio. Já segundo a Jihad Islâmica, o cessar-fogo baseou-se numa lista de exigências do grupo.
Hong Kong

Hong Kong. Portugal apoia estudantes portugueses

O cônsul-geral de Portugal em Macau e Hong Kong estima que “existam cerca de 20.000 indivíduos em Hong Kong com passaporte português, dos quais entre 500 e 1.000 serão portugueses expatriados”.
Moçambique

Moçambique: país não pode acomodar conflitos

"Não podemos continuar distraídos a acomodar conflitos, a dificultar o futuro e o crescimento de uma nação que pode ser próspera muito rapidamente", disse o Presidente moçambicano.
Hong Kong

Hong Kong. Confrontos fecham escolas e parlamento

Durante a manhã (madrugada em Lisboa) os manifestantes construíram barreiras improvisadas e colocaram tijolos nas estradas um pouco por toda a cidade e também em algumas universidades.
Bolívia

Bolívia. Pelo menos sete mortos em confrontos

Duas pessoas morreram em La Paz (oeste), duas em Santa Cruz (leste) e três em confrontos em Cochabamba (centro), informou o procurador-geral. Quatro destas foram baleadas.
Israel

Israel e Palestina. UE apela a fim da escalada

"Tal como a UE tem vindo consistentemente a reiterar, apenas uma solução política pode por fim aos sucessivos ciclos de violência" na região, pode ler-se no comunicado da União Europeia.
Renamo

Frelimo acusada de reativar "esquadrões de morte"

"Violando o espírito e a letra do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional, assinado no dia 6 de agosto do presente ano, a Frelimo reativou os esquadrões de morte", declarou a Renamo.
Espanha

Encontradas 5 mil fotos da Guerra Civil espanhola

Foi o neto de Antoni Campañà quem encontrou o material fotográfico na garagem da casa do avô, trinta anos depois da sua morte. Imagens ilustram "a vida quotidiana" entre 1935 e 1940.
Hong Kong

Hong Kong. 128 feridos e 260 detidos em confrontos

Após a greve violenta de segunda-feira que deixou 128 feridos e mais de 260 detidos, foram registados novos confrontos entre a polícia de choque e manifestantes esta terça-feira.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau analisada em cimeira africana

A chefe da diplomacia do governo de Aristides Gomes vai participar na cimeira extraordinária da Comunidade Económica Estados da África Ocidental convocada depois da demissão do governo guineense.
Guiné-Bissau

Conselho de Defesa faz recomendações a Presidente

A Guiné-Bissau vive um momento de grande tensão política, tendo o país neste momento dois governos e dois primeiros-ministros, nomeadamente Aristides Gomes e Faustino Imbali.
Iraque

Iraque. Pelo menos sete mortos e 12 feridos

Pelo menos sete pessoas morreram e outras 12 ficaram feridas devido ao pânico formado na multidão quando a polícia usou gás lacrimogéneo e jatos de água para dispersar quem se acumulava na ponte.
Irão

Irão: "Morte à América, Morte a Israel"

Dezenas de milhares de pessoas reuniram-se no início da manhã desta segunda-feira em frente à antiga embaixada nos Estados Unidos para um protesto antiamericano.
Iémen

Iémen. Guerra matou pelo menos 100 mil pessoas

O projeto ACLED relata a morte de aproximadamente 20.000 pessoas desde janeiro, tornando 2019 o segundo ano que regista o maior número de mortes desde o início da guerra.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Campanha pode arrancar no sábado

A Guiné-Bissau tem eleições marcadas para 24 de novembro, estando a segunda volta, caso seja necessária, prevista para 29 de dezembro. Na campanha eleitoral vão participar 12 candidatos.
Estado Islâmico

Al-Baghdadi sepultado no mar como Bin Laden

129
O corpo do líder do Estado Islâmico foi sepultado no mar após a operação militar dos EUA, confirmou à AFP um dirigente do Pentágono. Tal como aconteceu com Bin Laden.
Estado Islâmico

Ministros da coligação anti-jihadista reúnem-se 

A reunião servirá para que os ministros da coligação internacional anti-jihadista debatam "as próximas medidas a serem tomadas para aumentar a presença da coligação no nordeste da Síria".
Nicolás Maduro

Venezuela: Maduro denuncia "agressões económicas"

Nicolás Maduro afirmou que novas estratégias de guerra internacional de algumas potências são "agressões económicas" contra os "setores mais vulneráveis".
NATO

NATO: Turquia isolada na discussão sobre a Síria

Aliados tentaram fazer ver à Turquia que a intervenção na Síria "não está a contribuir para a estabilidade do país" nem para "o combate contra o terrorismo", adiantou o ministro João Gomes Cravinho.
Mundo

Etiópia admite guerra com o Egito por barragem

O primeiro-ministro etíope fez a primeira aparição pública desde que ganhou o prémio da paz. Em declarações sobre a Grande Barragem do Renascimento Etíope, admitiu guerra caso o Egito recorra à força.
Síria

Síria: Turquia ameaça atacar curdos

“Se eles [forças militares curdas] não se retirarem, a nossa operação vai recomeçar”, ameaçou o ministro dos Negócios Estrangeiros turco que acusa os curdos de violarem o acordo de cessar fogo.
Afeganistão

Número recorde de vítimas civis no Afeganistão

O número de vítimas civis no Afeganistão atingiu no terceiro trimestre de 2019 "um número sem precedentes". Cerca de 1.174 civis foram mortos e 3.139 feridos entre 1 de julho e 30 de setembro.
Conflitos

Paquistão e India trocam tiros na Caxemira

São reportados vários incidentes com troca de tiros desde o início da semana. Na raiz do problema está a província de Caxemira, reivindicada por ambos os estados na sua totalidade.
Irão

Irão promete "resposta adequada" a ataque

O Governo do Irão prometeu este sábado uma "resposta apropriada" aos autores do ataque contra o petroleiro iraniano no Mar vermelho, depois de concluídas as investigações sobre este caso.
Guerra

Forças turcas avançam na Síria

114
As forças turcas estão a avançar este sábado para controlar auto-estradas estratégicas no nordeste da Síria. Já é o quarto dia do ataque contra sírios curdos.
Recep Tayyip Erdogan

Erdogan não vai parar operação militar na Síria

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, rejeitou esta sexta-feira "ameaças" e diz que não vai parar com os ataques contra as milícias curdas no nordeste da Síria.
Estados Unidos da América

EUA enviam mais 1.800 soldados para Arábia Saudita

O Pentágono anunciou que vai enviar mais 1.800 soldados norte-americanos para a Arábia Saudita como resposta aos ataques a refinarias petrolíferas na região.
Donald Trump

PR ucraniano nega ter sido chantageado por Trump

Presidente ucraniano negou esta quinta-feira ter sido chantageado por Trump. "Somos um país independente, temos relações com muitos países", não apenas os EUA”, afirma o Zelensky.
Paris

Proibida manifestação de apoio a assassino

Manifestação de apoio a Mickaël Harpon convocada para esta quarta-feira foi proibida. Ministro do Interior de França afirma que protesto "é uma infâmia e um insulto à memória dos polícias".
Rússia

Guerra síria. Rússia apela à "resolução pacífica"

Rússia apelou para que "não seja sabotada a resolução pacífica" do conflito na Síria, onde curdos estão sob ameaça de uma ofensiva da Turquia após anúncio da retirada militar norte-americana.
China

China. Vídeo parece mostrar prisioneiros vendados

186
Imagens de drone surgiram de forma anónima na internet. Tratar-se-á de um transporte de prisioneiros muçulmanos. Casa Branca acredita que vídeo é autêntico. A China ainda não fez qualquer declaração.
Estados Unidos da América

Síria. Republicanos contra retirada "precipitada"

O líder republicano no Senado diz que a saída das tropas dos EUA da Síria só beneficia "a Rússia, o Irão e o regime de Al-Assad". Trump diz que cabe aos protagonistas regionais "resolver situação".
Presidente Trump

Trump ameaça "destruir" economia turca

444
"Caso a Turquia faça algo que eu, na minha grande e inigualável sabedoria, considere que está fora dos limites, destruirei e aniquilarei totalmente a economia da Turquia", garantiu Donald Trump.
Médio Oriente

Turquia ameaça com ofensiva imediata na Síria

O Presidente turco, Erdogan, disse que uma ofensiva pode ser lançada a qualquer momento no norte da Síria, depois de Washington anunciar que não se envolveria numa operação contra os curdos.
Hong Kong

Hong Kong. Governo proíbe máscaras em protestos

A "lei anti-máscara" foi anunciada esta sexta-feira pela chefe do governo, Carrie Lam, e prevê penas de até um ano de prisão e multas que podem ascender a quase três mil euros.
União Africana

União Africana pede apoio contra terrorismo

Presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, salienta "urgência" de um "apoio forte e eficaz" da comunidade internacional aos esforços regionais de luta contra o terrorismo.
França

França diz que vai retaliar contra sanções dos EUA

Se Washington aplicar as sanções contra produtos europeus anunciadas na quarta-feira, porta-voz garante que França vai retaliar. "Lamento que estejamos envolvidos nessa guerra comercial", diz Ndiaye.
Coreia do Norte

Coreia do Norte confirma lançamento de novo míssil

Míssil foi disparado na quarta a partir de um submarino e caiu no mar do Japão. Regime fala em "sucesso" e diz que nova arma vai aumentar defesa. Teste surgiu antes do regresso às negociações com EUA.
Mali

Mali. Mais de 40 mortos em ataque a militares

Entre os mortos, 25 são soldados das forças armadas do Mali e os restantes são rebeldes. Estes ataques estão a ser considerados dos mais ousados e sangrentos dos rebeldes no Mali.
Conflitos

Coreia do Norte disparou novo projétil

Projétil foi disparado durante a madrugada desta quarta-feira. Tóquio diz que caiu no mar do Japão. Incidente ocorre depois do anúncio do regresso às negociações com EUA.
Amnistia Internacional

AI denuncia repressão pelo caso Jamal Khashoggi

A 2 de outubro de 2018, o jornalista saudita Jamal Khashoggi foi morto no consulado da Arábia Saudita em Istambul por agentes sauditas. AI acusa Arábia Saudita de bloquear monitorização do caso.
Mali

Mali. 16 mortos após ataque a uma base militar

Membros do grupo Ansarul Islam, associado à al-Qaida, atacaram, com recurso a armamento pesado, o batalhão maliano presente na base militar de Boulikessi durante a noite.
Coreia do Norte

EUA e Coreia do Norte retomam diálogo sexta-feira

EUA e Coreia do Norte “concordaram em manter um contacto preliminar a 4 de outubro e manter uma reunião de trabalho a 5 de outubro”, segundo comunicado norte-coreano.
Hong Kong

Fotos. Violência em Hong Kong, parada em Pequim

356
Em Hong Kong as ruas são campo de batalha, onde a polícia dispara balas reais contra manifestantes com guarda-chuvas. Em Pequim, a parada militar mostrou novas armas potentes. Veja as imagens.
Conflitos

Irão. Militares ameaçam destruição de Israel

O comandante em chefe do exército ideológico da República islâmica do Irão, disse que a destruição de Israel "deixou de ser um sonho, mas antes um objetivo ao alcance da mão".
Lesbos

Grécia. Fogo faz 2 mortos em campo de refugiados

Refugiados envolveram-se em confrontos, dizendo que as autoridades demoraram a responder ao alerta do incêndio. Polícia lançou gás-lacrimogéneo. Uma criança e uma mulher morreram.
Hong Kong

Hong Kong mantém proibição de protesto desta terça

Autoridades indeferiram o recurso apresentado pelo movimento que convocou uma manifestação pró-democracia para terça-feira, no Dia Nacional da China. É a terceira manifestação proibida por Hong Kong.
Iémen

Huthis dizem ter capturado militares sauditas 

Os rebeldes Huthis, apoiados pelo Irão na guerra do Iémen, afirmaram ter capturado um "grande número" de militares sauditas durante uma operação em Nayrán, no sul da Arábia Saudita.
Índia

Índia. PM cita terrorismo mas não fala de Caxemira

No seu discurso à Assembleia-Geral da ONU, o primeiro-ministro da Índia evitou qualquer menção direta à situação na região disputada também pelo Paquistão, apesar de ter falado em terrorismo.
Arábia Saudita

Arábia Saudita pede "pressão máxima" contra Irão

Ministro de Relações Exteriores saudita insiste que o Irão é responsável pelos ataques às suas instalações de petróleo. "Meias ações" ou "acordos parciais" com o Irão já não resultam, afirma al Asaf.
Direitos Humanos

EUA anunciam sanções contra Raul Castro

160
Os EUA anunciaram sanções contra o ex-presidente cubano e líder do Partido Comunista de Cuba, Raul Castro, "por envolvimento em graves violações dos direitos humanos", quando era ministro da Defesa.
Conflitos

Situação na Caxemira "vai piorar", diz Paquistão

"Vai piorar e há potencial para dois países atómicos se encontrarem em algum momento", disse o primeiro-ministro paquistanês. Milhares de pessoas continuam detidas na Caxemira indiana.
Catalunha

Catalunha. 9 detidos por planear ações violentas

A polícia espanhola deteve na Catalunha nove pessoas ligadas a grupos separatistas radicais desta comunidade autónoma que planeavam ações violentas com explosivos caseiros.
Donald Trump

"Sanções mais severas jamais aplicadas a um país"

Donald Trump anunciou novas sanções contra o sistema bancário iraniano, assegurando tratar-se das "mais severas jamais impostas a um país", na sequência do ataque com drones a um campo petrolífero.
Moçambique

Moçambique. Violência armada levanta "incógnita"

Violência armada coloca "incógnita" sobre a liberdade do escrutínio em certas regiões, e já causou a morte de, pelo menos, cerca de 200 pessoas. Missão da UE teme pelo direito de voto nas eleições.
Moçambique

Estado Islâmico reivindica ações em Moçambique

Os terroristas atacaram dois postos militares em Moçambique e deixaram vários mortos. Os atentados foram reivindicados num comunicado do Estado Islâmico.
Hong Kong

Hong Kong. Amnistia Internacional denuncia tortura

ONG realizou entrevistas com 21 detidos. "Quase todos descreveram ter sido espancados com cassetetes durante a detenção", diz relatório. Diretor conclui que uso da força foi "claramente excessivo".
Rep Democrática do Congo

RDCongo. 14 mortos em ataque de milícias

Catorze pessoas morreram e quatro ficaram feridas num ataque de milícias contra uma aldeia no leste da República Democrática do Congo, que tem sido alvo de violência nos últimos meses.
Rep Democrática do Congo

RDCongo. Líder de milícia ruandesa declarado morto

Sylvestre Mudacumura, líder de um grupo rebelde hutu ruandês, era um dos homens mais procurados na RDCongo, tendo sido abatido numa região onde estão presentes dezenas de grupos rebeldes.
Conflitos

ONU e Cruz Vermelha pedem fim de bombardeamentos

António Guterres e o presidente do Comité Internacional da Cruz Vermelha pediram que se deixe de bombardear as cidades Idlib, na Síria, e Tripoli, na Líbia, após consequências humanitárias dramáticas.
Irão

Irão avisa EUA. E Trump responde com mais sanções

163
"O alcance da resposta não se vai limitar a uma ameaça", avisa Teerão. EUA responde de imediato e diz que já deu instruções para aumentar sanções ao Irão.
Moçambique

Moçambique. Ataque à camiões fere quatro pessoas

Um grupo armado, munido de metralhadoras AK47, atacou dois camiões de mercadorias, ferindo quatro ocupantes em Zimpinga, centro de Moçambique. Os condutores foram alvejados e feridos com gravidade.
Emirados Árabes Unidos

EAU consideram inaceitável justificação do Irão

"Justificar um ataque terrorista sem precedentes contra as instalações da Aramco com os desenvolvimentos da guerra no Iémen é completamente inaceitável", afirmou o MNE dos Emirados Árabes Unidos.
Guerra

Como seria uma guerra nuclear entre EUA e Rússia?

542
Simulação científica de Princeton mostra que conflito "convencional" escalaria para guerra nuclear e causaria mais de 90 milhões de vítimas em horas. Rússia seria primeira a avançar, com ogivas.
Nações Unidas

Arábia Saudita. Ataques mostram necessidade de paz

O enviado da ONU para o Iémen insistiu que os ataques reivindicados pelos rebeldes Huthis contra instalações petrolíferas sauditas mostram a necessidade de encontrar uma solução política para guerra.
Conflitos

Arábia Saudita. Rebeldes iemenitas ameaçam ataques

Os rebeldes Houthis reivindicaram atentados de sábado contra instalações petrolíferas sauditas. Pompeo, secretário de Estado dos EUA, considera não existir qualquer ataque proveniente do Iémen.
Israel

PM quer "todos os colonatos" da Cisjordânia

Benjamin Netanyahu afirma que quer "estender a soberania a todos os colonatos", incluindo alguns que sejam importantes para a herança de Israel. Eleições são esta terça-feira.
Drones

Ex-funcionária da Google fala em robots assassinos

203
A Google pediu a Laura Nolan para reforçar os drones militares dos EUA. Recusou, demitiu-se e juntou-se a uma causa. Agora, alerta para o perigo destas armas que, diz, podem originar uma guerra.
Leis

Arbitragem em litígios de consumo até 5 mil euros

Em consumos de baixo valor (até cinco mil euros), os consumidores têm o direito de resolverem litígios nos Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo, através da mediação ou de julgamento arbitral.
Rep Democrática do Congo

O ébola continua por controlar. Porquê? /premium

A vacina travou o aumento explosivo de casos, os tratamentos têm reduzido a mortalidade, mas a desconfiança e os ataques a médicos e clínicas comprometem a resposta. Já morreram mais de 2.000 pessoas.
Venezuela

Venuzela "preparada" para se defender 

"Não permitiremos que ninguém pise o solo sagrado venezuelano, responderíamos, e esperemos que isso nunca aconteça", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Jorge Arreaza.
Venezuela

Venezuela. Oposição agradece reunião de países

Oposição venezuelana agradeceu a decisão da Organização de Estados Americanos de convocar uma reunião dos Estados que integram o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca para debater a crise.
Hong Kong

Hong Kong. Polícia proíbe manifestação de domingo

Polícia de Hong Kong proibiu a manifestação convocada para domingo pela Frente Cívica de Direitos Humanos (FCDH), que tem liderado os grandes protestos pró-democracia na antiga colónia britânica.
Médio Oriente

Irão nega violar direito em transporte de petróleo

Governo britânico disse ter provas de que um petroleiro transportara petróleo iraniano para o regime sírio, violando as sanções da União Europeia e os compromissos com o Reino Unido.
Venezuela

12 países debatem crise na Venezuela

Uma dúzia de países americanos convocou os ministros das Relações Externas dos Estados que integram o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca para uma reunião onde será discutida a crise.
Relações Internacionais

China contra encontro de manifestantes e Alemanha

Governo chinês declarou ao embaixador alemão em Pequim o descontentamento por o ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha ter reunido com um ativista pró-democracia de Hong Kong.
Infância

Milhões de crianças precisam de apoio psicológico

Save The Children anunciou que desde 2010 o número de crianças vítimas, nomeadamente assassínios e mutilações, recrutamento para integrar forças armadas e violência sexual, aumentou em 174%.
Israel

Mundo árabe critica plano de Netanyahu 

Benjamin Netanyahu prometeu anexar parte da Cisjordânia se for reeleito. Mundo árabe não gostou: nações do Médio Oriente dizem que violência vai aumentar e pedem reunião de urgência.
África do sul

Joanesburgo. 2 mortos e 5 feridos em protesto

Polícia diz que cinco pessoas ficaram feridas e 17 foram detidas por violência pública durante um protesto. Pelo menos cinco lojas portuguesas já foram pilhadas e destruídas na cidade.
Hezbollah

Hezbollah abateu drone israelita no Líbano

Drone não identificado foi destruído com "as armas apropriadas", assegura o movimento xiita em comunicado. Israel confirma que perdeu um drone, mas diz que aparelho simplesmente "caiu no Líbano".
Direitos Humanos

Empresas de armas não respeitam direitos humanos

A ONG denunciou a venda de equipamento e munições a países acusados de cometer crimes de guerra e violações graves de direitos humanos, como a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos.
Moçambique

Moçambique. Base de guerrilha da Renamo atacada

O líder da Junta Militar, disse que um contingente das Forcas de Defesa e Segurança invadiu uma base do grupo da Junta Militar da Renamo e disparou contra os guerrilheiros ali entrincheirados.
Venezuela

Venezuela usará mísseis para defender fronteira

176
Sistema de mísseis é voltado para a defesa antiaérea nas fronteiras com a vizinha Colômbia, país que acusa a Venezuela de propiciar um "conflito armado" por supostamente abrigar grupo das FARC.
Irão

Irão acaba com limites ao desenvolvimento nuclear

Presidente iraniano quer fornecer ao país tudo o que precisa para o enriquecimento de urânio. Trump admite encontra-se com Rohani, mas diz que Estados Unidos não "precisam de ninguém" para negociar.
África do sul

Polícia dispersa manifestação de mulheres

Nas últimas semanas, têm vindo a público relatos de morte de várias mulheres. Manifestantes criaram movimento #AmINext" e querem declarar a violência de género como uma situação de emergência.
Estados Unidos da América

EUA impõem sanções contra agência espacial do Irão

Irão estará a preparar lançamento para o espaço de um satélite de comunicação. EUA dizem que tais lançamentos violam resolução do Conselho de Segurança da ONU. Sanções passam por congelamento de bens.
Hong Kong

Tibete apoia protestos pró-democracia em Hong Kong

Os tibetanos dizem que vão apoiar os manifestantes que "se expressam através de meios e de fins pacíficos". Thubten Wangchen, membro do parlamento, diz que há o risco de a situação se agravar.
Médio Oriente

Hezbollah ameaça atingir Israel "em profundidade"

O líder do movimento xiita libanês Hezbollah, Hassan Nasrallah, assegurou que o seu movimento é capaz de atingir "em profundidade" o território de Israel em caso de ataque do Estado hebreu.
Conflitos

EUA. Esboço de acordo com talibãs entregue

O esboço de acordo prevê que os Estados Unidos retirem parte dos cerca de 10 mil soldados das cinco bases militares no Afeganistão, nos próximos 135 dias, se os talibãs cumprirem os seus compromissos.
A página está a demorar muito tempo.