Conflitos

Conflitos

Antigo presidente egípcio enterrado discretamente

Foi durante a noite, num bairro cercado pela polícia, que decorreu o funeral de Mohamed Morsi. O antigo presidente do Egito morreu durante uma sessão em tribunal, esta segunda-feira.
Conflitos

Hong Kong. Candidato de Macau contra ação exterior

Durante uma conferência de imprensa onde apresentou formalmente a candidatura a chefe do Governo de Macau, Ho Iat Seng afirmou que Hong Kong "tem capacidade para tratar do problema".
China

China pede contenção a EUA e Irão

China pede "cabeça fria" depois de os EUA anunciarem o envio de cerca de mil soldados para o Médio Oriente. Medida surgiu após Washington acusar o Irão de atacar petroleiros no Mar de Omã.
Terrorismo

Atentado suicida matou 30 pessoas na Nigéria

160
Três bombistas suicidas fizeram-se explodir no domingo à tarde em frente a um centro de retransmissão de futebol, no nordeste da Nigéria, provocando 30 mortos e mais de 40 feridos.
Líbia

Líbia propõe eleições até ao final do ano

O chefe do governo líbio reconhecido pela ONU anunciou a criação de um "Fórum Líbio" para negociar uma solução pacífica para o conflito. Eleições deverão ocorrer até ao final do ano.
Venezuela

Lusodescendente preso precisa de operação urgente

Ana Maria da Costa disse que o irmão "está em perigo de perder o olho esquerdo ou de morrer" e apelou à intervenção do secretário-geral da Organização das Nações Unidas.
Rússia

Ataques no mar de Omã. Rússia pede "moderação"

Donald Trump disse que os ataques "têm a assinatura" do Irão e a Rússia considerou "inaceitável acusar quem quer que seja antes da conclusão de uma investigação internacional detalhada e imparcial".
Partidos e Movimentos

Dois vereadores chavistas assassinados numa semana

358
Michael Padrón, da Frente Francisco de Miranda, e Milagros Bedoya,do PSUV, foram assassinados no Estado venezuelano de Zúli. Polícia suspeita de morte por encomenda.
Sudão

Sudão. ONU condena violência e apela a solução

Os conflitos no Sudão começaram em dezembro, com a destituição do presidente Omar al-Bashir. A ONU quer o fim imediato da violência contra civis. China e Rússia não concordam com a organização.
Líbia

Líbia. Guterres quer fim do armamento ilegal 

O território libanês é disputado por vários grupos armados. Para o secretário-geral da ONU, só o embargo de armas pode pôr fim aos conflitos do país e garantir a segurança dos civis.
Haiti

Haiti. Dois mortos em protestos contra presidente 

Milhares de haitianos acusam o Presidente Moise de corrupção política e pedem que se demita. Os protestos tornaram-se violentos e pelo menos duas pessoas morreram e várias ficaram feridas.
Estados Unidos da América

EUA impõem novas sanções ao Irão

Os Estados Unidos acusam a Companhia Petroquímica do Golfo Pérsico, a maior petrolífera do Irão, de apoiar uma fação do exército iraniano. EUA falam em financiamento de operação terrorista.
Jean-Claude Juncker

Conflito EUA-China preocupa Juncker

Para o presidente da Comissão Europeia, o conflito entre EUA e China vai levar à diminuição do crescimento da economia a nível mundial. Para Jucker, o conflito "é desnecessário" e deve ser resolvido.
União Africana

União Africana suspende participação do Sudão

O Conselho de Paz e Segurança da União Africana anunciou a suspensão da participação do Sudão de todas as atividades da UA or causa da repressão contra manifestantes, que causou mais de 100 mortos.
Porto

Porto. Adeptos ingleses em confrontos com PSP

149
Os conflitos ocorreram ao final da tarde desta quarta-feira, na Avenida dos Aliados. Os adeptos causaram desacatos no local e a PSP carregou sobre os ingleses. Conflitos antecedem jogo com a Holanda.
Moçambique

Moçambique. PR separa muçulmanos dos conflitos

Filipe Nyusi diz que os homens que têm protagonizado ataques no país tentam fazer-se passar por muçulmanos. Nyusi diz que o país não tem conflitos religiosos e que os ataques serão condenados.
Moçambique

Moçambique. 23 pessoas condenadas por ataques

22 pessoas foram condenadas a uma pena de 16 anos de prisão. Um menor foi condenado a 12 anos. Foram acusados de se envolverem em ataques contra o Estado e perturbação da ordem pública.
Conflitos

Sudão. Repressão "brutal" já matou 35 pessoas

Depois da morte de cinco pessoas no distrito de Bahri, o Conselho dos Médicos do Sudão confirma que o número de mortos subiu para pelo menos 35.
Síria

Síria. 800 pessoas deixam campo sobrelotado

Em pouco tempo, a população neste campo passou de 10 mil (a capacidade prevista) para 74 mil. 17 autocarros transportaram as cerca de 800 mulheres e crianças de volta às suas casas e famílias.
Síria

Síria. Conflitos já mataram 130 crianças

130
Milhares de crianças continuam em risco devido à escalada dos conflitos. A violência obrigou a UNICEF a suspender as suas operações no terreno. Há ainda registo de ataques a hospitais.
Síria

Síria. Pelo menos 14 mortos em ataque aéreo

Mortes ocorreram em ataques aéreos do governo sírio no último reduto dos rebeldes no país. Os ataques surgem um mês depois de as forças do governo aumentarem a sua ofensiva contra Idlib.
Guerra Colonial

Soldados mortos na guerra colonial serão honrados

183
O ministro da Defesa português lembra que muitos soldados portugueses mortos em África "não foram devidamente reconhecidos". A Liga dos Combatentes fará um plano para "dignificar" esses soldados.
Sérvia

Belgrado acusa Kosovo de intimidações policiais

Segundo a televisão Sérvia, a polícia do Kosovo entrou na região norte do país e efetuou várias detenções provocando levando o presidente sérvio a ordenar o estado de prontidão às tropas.
Conflitos

Presidente da Geórgia denuncia ocupação russa

149
Salomé Zurabishvili acusa Moscovo de transformar a região separatista da Ossétia do Sul numa base militar.
Venezuela

Governo da Venezuela agradece mediação da Noruega

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, agradeceu a disponibilidade da Noruega em mediar o diálogo entre o Governo e a oposição e assegurou a ida de uma delegação a Oslo.
Estados Unidos da América

Herói ou assassino? O SEAL que Trump quer perdoar /premium

377
Era uma lenda entre os SEALs, mas foi denunciado por eles. Acusado de 14 crimes, Eddie Gallagher está preso, mas ainda pode ser amnistiado por Trump. Ao Observador, o seu advogado fala numa invenção.
Donald Trump

Trump quer vender armas à Arábia Saudita 

"Uma nova grande venda de bombas à Arábia Saudita" pode estar na mira da Administração Trump. O presidente dos EUA quer "fintar" Congresso e desbloquear 6,3 mil milhões de euros em vendas.
ONG

"Vidas estão em perigo na Líbia", alertam ONG

As organizações dizem que a falta de água, alimentos e serviços médicos estão a aumentar. Alertam ainda que há crianças sujeitas a "detenções arbitrárias e ilimitadas na Líbia".
Indonésia

Indonésia. Seis mortos, 200 feridos e 257 detidos

Nos confrontos que surgiram com o anúncio da reeleição do Presidente indonésio, Joko Widodo já houve pelo menos seis mortos, mais de 200 feridos registados e já foram detidas 257 pessoas.
Emmanuel Macron

Líbia. Macron pede fim do conflito a Haftar

Macron apelou a Haftar para que o fim das hostilidades "seja uma realidade o mais cedo possível". Durante uma reunião, Haftar terá explicado as razões da ofensiva militar que tem protagonizado.
Líbia

Líbia. ONU fala em "guerra longa e sangrenta"

"A Líbia está a caminho de uma guerra civil que poderá conduzir a uma divisão permanente do país", disse Ghassan Salamé. Há já 510 mortos e 2.467 feridos devido aos ataques de Khalifa Haftar
Mali

Mali. 7 mortos em ataques armados 

As vítimas são dois guardas militares, um funcionário da alfândega e quatro civis. Foram detidos quatro suspeitos. Os ataques ocorrem no posto de Kouri e na subprefeitura de Boura.
Nações Unidas

ISIS está a reorganizar-se e é ameaça, diz ONU

389
O presidente do comité do Conselho de Segurança diz que o Estado Islâmico é "a maior ameaça terrorista internacional". Também a Al-Qaida permanece ativa, reforça Dian Triansyah Djani.
Irão

Irão ultrapassa limite de produção de urânio

O Irão apenas pode produzir urânio enriquecido até 300 quilos. Agora, o país está a aumentar em quatro vezes esta produção. Caso surge na sequência do aumento de tensão entre Irão e EUA.
Coreia do Sul

"Biobots". Coreia do Sul vai ter militares robôs

O exército sul-coreano vai trabalhar de perto com empresas nacionais para desenvolver robôs que imitam os movimentos de animais. Primeiros "biobots" devem ser implementados em 2024.
Guerra

EUA e Irão em guerra? 5 perguntas e respostas /premium

130
Em Washignton e em Teerão, ninguém admite abertamente um cenário de guerra, mas ambos os lados movimentam-se como se fosse isso mesmo. Estão a fazer bluff ou avançam para uma guerra sem precedentes?
Myanmar

ONU dá cartões de identidade a refugiados rohingya

Há cerca de 900 mil refugiados rohingyas em campos no Bangladesh. Os refugiados têm agora um documento de identidade individual que lhes permite regressar ao Myanmar, país de origem.
Síria

Síria. Violência atinge "ponto crítico", dizem ONG

180.000 pessoas ficaram deslocadas apenas nas últimas duas semanas, devido aos conflitos entre rebeldes e Governo. Vários hospitais e postos humanitários estão a ser atingidos pela guerra.
Venezuela

Venezuela. Comunidade internacional busca solução 

Vários países reconhecem que a situação na Venezuela está estagnada, não tem evoluído nem nenhuma das partes tem prevalecido. Por todo o mundo, nações procuram uma solução.
Conflitos

Fragata espanhola deixa porta-aviões dos EUA 

116
O ministério espanhol retira a fragata que fazia parte da frota do porta-aviões norte-americano USS Abraham Lincoln e diz que é uma "medida temporária de retirada enquanto se encontrar naquela zona".
Sudão

Sudão. Al-Bashir acusado da morte de manifestantes

O ex-presidente do Sudão foi destituído em abril, depois de quatro meses de contestação popular. As autoridades locais terão matado cerca de 100 manifestantes durante os protestos.
Albânia

Albânia. Manifestações anti-governo continuam 

A oposição acusa os responsáveis oficiais de corrupção e fraude eleitoral. Exige um governo de transição e eleições antecipadas. Confrontos entre polícia e manifestantes fizeram vários feridos.
Síria

Síria. 35 mortos em apenas um dia de conflitos

Os conflitos entre o regime de Bashar al-Assad e grupos jihadistas mataram em apenas um dia cerca de 19 extremistas e 16 combatentes pró-regime. Aldeias e terrenos estão também a ser atacados.
Venezuela

Venezuela. Detenções atrasam solução, diz Guterres

137
O secretário-geral das Nações Unidas apela à Venezuela para adoptar medidas que evitem o agravamento da situação. Para Guterres, as recentes detenções prejudicam a resolução pacífica do conflito.
Venezuela

Venezuela. Detenção de Zambrano "é uma afronta"

O vice-presidente do Parlamento venezuelano foi acusado de crimes de traição à pátria e conspiração, depois de apoiar Guaidó. O Grupo de Lima fala em medida "inconstitucional" e "afronta".
Venezuela

Venezuela. Embaixadas acolhem deputados opositores

O Supremo Tribunal de Justiça venezuelano acusou dez parlamentares de traição e rebelião. Mariela Magallanes foi recebida pelo embaixador italiano e Richard Blanco refugiou-se na embaixada argentina.
Nigéria

Nigéria. 9 mortos em ataques de grupo jihadista 

O grupo, fortemente armado, atacou a localidade de Molai. baleou seis civis e incendiou ainda casas. Na localidade de Konduga, o mesmo grupo assassinou violentamente dois fazendeiros.
Estados Unidos da América

EUA alertam para ameaça do Irão

Os Estados Unidos enviaram para o Médio Oriente o porta-aviões "Abraham Lincoln" e um conjunto de navios. Afirmam que não procuram uma guerra, mas estão preparados para responder a qualquer ataque.
Moçambique

Moçambique. 3 mortos em novos conflitos armados 

171
Trata-se do quarto ataque registado nos últimos quatro dias. Está a decorrer no país um processo de recenseamento eleitoral e há ainda registo de vários postos e casas destruídos em Cabo Delgado.
Venezuela

EUA dizem que Maduro vai abandonar Caracas 

155
Mike Pompeo refere que Maduro tem perdido o apoio dos militares e não pode continuar a governar. Afirmou ainda que o Presidente vai abandonar a cidade "dentro de uma semana ou dentro de um mês".
Venezuela

Venezuela. Bispos condenam ataques a igrejas 

181
A Conferência Episcopal da Venezuela dá conta de um ataque contra a Igreja de Nossa Senhora de Fátima e agressões a centenas de católicos. Há ainda a registar ataques a jornalistas e vários assaltos.
Rep Democrática do Congo

RD Congo. Confrontos causam 17 mortos 

Milícias de diferentes grupos étnicos lutam pelo território de Djugu e esta sexta-feira morreram treze milicianos e quatro militares num conflito que envolveu um dos grupos armados.
Mali

Mali. Emboscadas causam morte a 18 civis 

O Mali tem sido assolado por conflitos entre grupos extremistas ligados à Al-Qaida. Homens armados mataram 12 civis na quarta-feira. Esta sexta-feira, o mesmo grupo matou mais seis pessoas.
Iémen

Iémen. ONU pede cessar-fogo em Hodeida

A ONU expressou a sua preocupação pelo incumprimento do cessar-fogo e a retirada de tropas na província de Hodeida, no Iémen, acordado pelas partes beligerantes em dezembro do ano passado.
África

União Africana lança ultimato a militares do Sudão

A União Africana adiantou que, caso os militares não se retirem, o Sudão será impedido de participar nas atividades do organismo. O Conselho de Paz e Segurança pede que o poder seja entregue a civis.
Líbia

Abatido avião de combate das forças de Haftar

Forças do Governo de Acordo Nacional (GNA) anunciaram ter abatido um caça do Exército Nacional Líbio (ANL) do marechal Khalifa Haftar, a sul de Tripoli.
Líbia

Líbia. Guterres condena escalada de violência

O secretário-geral das Nações Unidas lembra que não há solução militar para o conflito na Líbia e pede a todas as partes que se envolvam imediatamente em diálogos para encontrar uma solução política.
Líbia

"Mercenário português". O que se passa na Líbia? /premium

133
Um grupo militar de oposição ao governo líbio garante ter capturado um piloto português no país. Oito anos depois da Primavera Árabe, a Líbia está de novo em guerra civil. Saiba o que está em causa.
Conflitos

99 talibãs e 12 afegãos mortos em 48 horas

As mortes aconteceram durante uma ofensiva iniciada no sábado pelas forças afegãs para obrigar os talibãs a recuar no distrito de Bala-Murghad, adiantou o ministério da Defesa em comunicado.
Papa Francisco

Papa diz que "é preciso ir limpando" o Vaticano

350
Numa entrevista, o Papa Francisco explicou que Vaticano não está a salvo dos pecados e classificou como "uma injustiça" os países fecharem a portas a quem foge da guerra.
Conversas à Quinta

A guerra acabou há 80 anos, Espanha não a esqueceu

A Guerra Civil de Espanha acabou há 80 anos, mas há feridas e divisões que não desapareceram. E a memória de Franco nem é o maior dos problemas: o drama aparentemente irresolúvel é o dos nacionalismos
II Guerra Mundial

A tecnologia que quase fez os nazis vencer

866
Do primeiro caça-jato à primeira aeronave em forma de asa delta. A tecnologia aeronáutica nazi quase os fez ganhar a II Guerra Mundial e alimentou os desejos de Hitler, sempre de olhos postos no céu.
Síria

Mais de 370 mil mortos na Síria desde 2011

144
Mais de 370 mil pessoas morreram desde o início da guerra na Síria, que entra hoje no nono ano, indicou a organização não-governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)