266kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Conflitos

Atualidade

Etiópia. Guerra deu lugar a crise humanitária

A região do Tigray, no norte da Etiópia, vive um clima de guerra desde novembro de 2020. A pandemia e um surto de gafanhotos contribuíram para que mais de dois milhões de pessoas não tenham alimentos.
Síria

10 anos de guerra fizeram meio milhão de mortos

A ONG contabilizou até esta terça-feira 494.438 vítimas mortais desde o princípio da guerra, que começou com manifestações em Damasco pela implementação de regras democráticas.
Bashar al-Assad

Eleições na Síria. Assad deve renovar mandato

Os sírios vão novamente às urnas e Assad prepara-se perpetuar o poder. As eleições vão decorrer nas regiões controladas pelo regime, cerca de dois terços do país.
Atualidade

Gaza. Imagens do conflito mais violento desde 2014

Israel e a Faixa de Gaza têm sido palco de vários bombardeamentos nos últimos 10 dias. Já morreram mais de 200 pessoas. Um vídeo para perceber o que desencadeou a escalada de violência.
Israel

Israel desvia voos devidos a conflito

Os aviões vão ser dirigidos para o aeroporto de Ramon, perto de Eilat, no sul de Israel, disseram as autoridades aeroportuárias. A decisão não afeta, de momento, os voos para fora.
Israel

Israel anuncia novo ataque contra Gaza

Tensão entre Israel e Palestina continua: as forças israelitas indicaram ter "concluído uma série de ataques, que atingiram casas de responsáveis" do movimento de resistência Hamas.
Conflitos

Paquistão não permitirá tropas dos EUA no seu solo

Em resposta à possível presença de bases aéreas dos Estados Unidos em solo paquistanês, Qureshi foi contundente, embora reitere o apoio do seu país ao processo de paz afegão.
Israel

EUA pedem a Israel para evitar maior violência

103
Preocupação de Washington está sobretudo relacionada com os eventuais despejos das famílias palestinianas dos bairros de Jerusalém Oriental, "muitas das quais lá vivem há gerações".
Conflitos

Etiópia. Quase 5.000 crianças separadas da família

Durante os primeiros seis meses do conflito em Tigray, a Organização Internacional para as Migrações detetou pelo menos 917 menores desacompanhados e 4.056 crianças separadas dos pais.
Somália

Somália. Confrontos fizeram 100 mil deslocados

"Para além de deslocar civis inocentes, a violência inicial criou incerteza e medo de haver perturbações na ajuda humanitária a centenas de milhares de pessoas vulneráveis", disse responsável da ONU.
Rússia

Moscovo começou a retirar tropas da Crimeia

As tropas russas que tinham sido enviadas para a Crimeia para exercícios militares começaram esta sexta-feira a sair o território. O movimento provocou uma escalada de tensões no leste da Ucrânia.
Moçambique

Partidos exigem saber quanto custa a guerra 

Em Moçambique, "o setor da defesa e segurança deve ser escrutinado, porque em tempos de guerra, as elites usam este setor para o seu enriquecimento ilícito", salienta o deputado moçambicano.
Chade

Oposição no Chade denuncia "golpe de Estado"

Mahamat Idriss Déby está à frente de um Conselho Militar de Transição e exerce a função de Presidente da República. Partidos da oposição apontam grande concentração de poderes.
Conflitos Religiosos

UE terá estratégia antissemitismo em 2021

As várias áreas políticas da UE serão integradas nesta missão, da segurança à educação, medidas de integração, inclusão e aspetos internacionais. Haverá educação sobre a memória do Holocausto.
Conflitos

Livro revela recente operação israelita em Teerão

O investigador e jornalista Eric Frattini escreveu um livro, em que revela os detalhes de uma das últimas operações da Mossad, que teve como alvo Moshen Fakhrizadeh, físico e cientista iraniano.
Afeganistão

Portugal planeia retirada de militares em junho

"Portugal ajustará o dimensionamento da sua participação, tendo decidido manter a presença na proteção do Aeroporto Internacional em Cabul até final de maio", refere o comunicado do MNE e do MDN.
Afeganistão

Mais 29% de vítimas civis no Afeganistão

O aumento ocorre quando decorrem no Qatar conversações de paz entre o governo afegão e os talibãs, iniciadas em setembro e que visam acabar com quase duas décadas de guerra no país.
Afeganistão

NATO discute retirada de tropas do Afeganistão

Joe Biden pretende garantir que a retirada das tropas norte-americanas do país é "coordenada" e se faz em simultâneo com os restantes Aliados da NATO.
Conflitos

Biden anuncia retirada de tropas do Afeganistão

Biden anunciou que a retirada dos soldados americanos do Afeganistão acontecerá até 11 de setembro, ao contrário do estabelecido pela administração de Trump, que previa a saída a 01 de maio.
Ucrânia

NATO pede à Rússia para "parar com provocações"

Moscovo tem "movimentado milhares de tropas prontas para o combate para a fronteira com a Ucrânia", a maior concentração desde 2014, confirmou o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg.
Myanmar

Myanmar 24 mil deslocados após ataques do exército

Entre 3 e 12 de abril, ocorreram diariamente na área ataques com morteiros e outras armas, matando um homem, causando danos em casas, escolas e hospitais, e forçando milhares de pessoas a fugir.
Conflitos

Nato e Ucrânia discutem situação fronteiriça

O chefe da diplomacia norte-americana lembrou numa entrevista televisiva que "há agora mais tropas russas concentradas na fronteira (ucraniana) do que em qualquer momento desde 2014".
Conflitos

Ucrânia. Merkel pede menos presença militar russa 

A conversa entre Putin e Merkel aconteceu numa altura em que Kiev e os seus aliados ocidentais acusam Moscovo de aumentar o número de militares presentes na fronteira com a Ucrânia.
Conversas à Quinta

A curta e trágica vida da II República espanhola

A 14 de Abril de 1931 Espanha voltou a ser uma República. O rei foi para o exílio mas o novo regime nunca se consolidaria, terminando numa sangrenta guerra civil. Como é que um povo se dividiu tanto?
Atualidade

Conflito em Moçambique. Como se chegou aqui?

As Forças de Defesa e Segurança moçambicanas recuperaram Palma, 11 dias depois do ataque que fez dezenas de mortos e milhares de desalojados. Mas o conflito armado em Cabo Delgado dura há três anos.
Papa Francisco

Papa Francisco pede para se acelerar a vacinação

O Papa Francisco disse a benção de Páscoa dentro da Basílica e com uma Praça de São Pedro vazia. Apelou ao fim da guerra e pediu aos países para que aumentem os esforços para acabar com a pandemia.
Síria

Síria. Rússia e Turquia fecham postos de controlo

O encerramento ocorre apenas uma semana depois de Moscovo e Ancara terem anunciado a abertura dos três postos de controlo "para acabar com o isolamento e face ao bloqueio interno de civis".
Myanmar

Grupos étnicos fazem ultimato à junta militar

Se as forças de segurança "continuarem a matar civis, vamos colaborar com os manifestantes e retaliar", referem os três grupos étnicos armados numa declaração conjunta.
Myanmar

Tailândia espera refugiados dos ataques de Myanmar

A Tailândia está a preparar-se para uma possível chegada de milhares de refugiados de etnia Karen depois de, este domingo, terem sido relatados novos ataques aéreos dos militares de Myanmar.
Conflitos

ONU alerta para crise em Tigray

Saeed assinalou que os parceiros das Nações Unidas continuam a receber relatos de assassinatos premeditados de civis, violência sexual e violência de género ou deslocamento forçado
Myanmar

Junta militar quer acabar com anarquia em Myanmar

"É preciso reprimir a anarquia. Que países do mundo aceitam a anarquia?", diz o porta-voz do regime, especificando que o acesso à internet permanecerá restrito "por um certo período".
África

Primeiro-ministro da Etiópia reconhece atrocidades

"Foram cometidas atrocidades na região de Tigray". Nobel da paz e primeiro-ministro, Abiy Ahmed, admitiu crimes de guerra e a responsabilização dos soldados que violaram mulheres e mataram inocentes.
Iémen

Iémen. 17.000 civis mortos em ataques sauditas 

Huthis avançam que a aliança árabe destruiu 50% das instalações de saúde do Iémen e matou 3821 crianças e 2892 mulheres. Acusam também a Arábia Saudita de bombardear e de impedir ajuda humanitária.
Myanmar

Myanmar: pelo menos oito manifestantes abatidos

Por volta das 16h30 de domingo foram ouvidos disparos de armas automáticas em Mandalay, tendo oito pessoas sido abatidas e mais de 50 ficado feridas, disse à France-Presse uma fonte hospitalar.
Afeganistão

Rússia apela à resposta afegã na solução de Doha

O ministro russo considerou que "perante a degradação da situação política e militar, serão inaceitáveis mais atrasos", mas manifesta confiança que a reunião de Moscovo permita desbloquear o processo.
Conflitos

Paquistão: Índia deve dar primeiro passo para paz

Khan insistiu que a Índia terá que permitir um referendo na parte da Caxemira que controla, algo muito improvável depois de Nova Deli ter revogado o estatuto especial daquela região em 2019.
Crise em Moçambique

Moçambique. Católicos alertam para fome e cólera 

131
Segundo o relato de um missionário em Nangololo, destruída pelos terroristas, estes grupos continuam a atacar povoações, "há uma profunda precariedade alimentar" e há casos de cólera e de malária.
Myanmar

Myanmar: pelo menos 149 pessoas foram mortas

O número de mortos aumentou dramaticamente, há centenas de pessoas desaparecidas desde o golpe e a junta militar parece cada vez mais determinada a acabar com o protesto, diz a ONU.
Moçambique

Crianças são alvo de ataques em Moçambique

201
De acordo com a ONG Save The Children, cerca de metade das pessoas afetadas pela violência em Cabo Delgado são menores de 18 anos e "quase um milhão de pessoas enfrenta fome severa" na região.
Síria

Manifestantes na Síria assinalam revolução 

Manifestantes assinalaram o aniversário da revolta popular contra o regime de Bashar al-Assad, que culminou numa guerra que provocou o maior deslocamento de refugiados desde a II Guerra Mundial.
Síria

Macron pede solução para acabar guerra na Síria

Através da rede social Twitter, Macron assinalou o começo da guerra na Síria, há uma década, com uma mensagem de apoio à sua população e disse que lutará para conseguir "uma solução política".
Moçambique

Um terço dos guerrilheiros entregaram armas

Cerca de um terço dos antigos guerrilheiros da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) já entregaram as armas no âmbito do processo de desmilitarização, desarmamento e reintegração.
Síria

Síria: quase metade dos jovens perdeu alguém

Para além da perda de familiares ou amigos na guerra, 54% dos jovens tiveram distúrbios do sono, 73% ansiedade e 58% depressão, enquanto 46% sentiram solidão por causa do conflito.
Estados Unidos da América

Militares vão manter-se no Capitólio até maio

A decisão de Austin surge depois de um pedido de extensão do destacamento feito na semana passada pela polícia do Capitólio. O contingente de soldados será, porém, reduzido para 2.300.
Emmanuel Macron

Macron quer desclassificação de arquivos argelinos

O Presidente francês decidiu facilitar o acesso a arquivos classificados com mais de 50 anos, entre os quais os documentos da guerra da Argélia (1954-1962).
Myanmar

Myanmar: polícia mata a tiro dois manifestantes

Num dia em que os sindicatos cumprem uma greve geral contra a Junta Militar que tomou o poder na antiga Birmânia, dois manifestantes foram mortos a tiro pela polícia na cidade de Myitkina.
Conflito na Síria

Cruz Vermelha receia que a Síria seja esquecida

O presidente do Comité Internacional da Cruz Vermelha receia que a comunidade internacional esqueça a Síria, 10 anos após o início da guerra, afirmando que o seu povo necessita "de um futuro".
Síria

ONG apresenta queixa contra crimes de guerra 

A queixa baseia-se em numerosos testemunhos e provas documentais e quer apurar as responsabilidades dos ataques químicos em 2013 na Síria e imputados ao regime de Bashar al-Assad.
Ucrânia

Ucrânia pede nova cimeira com a Rússia 

"Esgotámos todos os nossos esforços". O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, pediu uma nova cimeira entre Kiev, França, Alemanha e Rússia para cessar as hostilidades na região.
Guerra Colonial

Cravinho lamenta geração de vítimas da Guerra

212
Para o ministro da Defesa, "a sociedade faz bem em pensar e refletir sobre o passado", mas ao responsável ministerial, " não compete "acicatar ânimos".
Moçambique

Moçambique. Portugal quer resposta para violência 

Portugal quer medidas concretas na parceria que está a ser negociada entre Lisboa, União Europeia e Moçambique a propósito da violência na província de Cabo Delgado, no norte do país africano.
Somália

Somália: tiroteio após governo fechar ruas

Explosões e tiroteios ocorreram esta sexta-feira na capital da Somália, após tensões entre as forças do governo somali e apoiantes da oposição indignados com o adiamento das eleições presidenciais.
Conflito na Síria

ONU denuncia 10 anos de crimes de guerra na Síria

A Missão de Investigação das Nações Unidas para a Síria apresenta um relatório "sobre dez anos de crimes de guerra" no país, por parte de todas as fações, com a ajuda da "negligência internacional". 
União Europeia

Missão europeia forma 300 militares no Mali

Portugal tem um contingente de 11 militares na Missão que visa treinar "os quadros superiores das Forças Armadas" do país africano, que enfrenta graves problemas como conflitos internos e terrorismo.
Diplomacia

Myanmar. Internet voltou, oito horas depois

Serviços como telecomunicações e internet foram restaurados em Myanmar depois de um blackout de 8 horas. A detenção da líder civil foi prolongada por dois dias. As manifestações continuam.
NATO

Afeganistão. Talibãs pede fim da presença da NATO

Os aliados dos Estados Unidos na NATO devem decidir na próxima semana se os seus 10.000 militares se retiram com as forças norte-americanas ou se continuam envolvidos na missão da organização.
Kosovo

Kosovo. Indefinição do estatuto gera instabilidade

Cerca de 200.000 sérvios abandonaram o Kosovo desde o início dos bombardeamentos da NATO, e pouco mais de 130.000 permanecem no território, em particular no norte, junto à fronteira com a Sérvia.
Iémen

Iémen. Dezenas de mortos e feridos

Dezenas de mortos e de feridos registaram-se nas últimas 24 horas, no norte do Iémen, devido uma escalada da ofensiva dos rebeldes Huthis contra uma região nas mãos de forças lealistas.
Moçambique

Morte do Chefe do Estado-Maior é "duro golpe"

A morte do militar foi "uma contrariedade" na resolução do conflito em Cabo Delgado, uma vez que tinha trazido uma grande esperança. Mussa foi um defensor da atuação do Exército contra as milícias.
Marrocos

Governo de Marrocos denuncia "guerra mediática"

"É um novo exemplo da guerra mediática, apoiada por falsas informações divulgadas pela liderança dos separatistas para fazer crer em vitórias imaginárias" afirma o chefe do Governo marroquino.
Conflitos

Angola. UE quer reunião sobre conflitos em Cafunfo

Os incidentes na zona de Cafunfo motivou a União Europeia a enviar uma carta ao ministro da Justiça e dos Direitos Humanos angolano pedindo uma reunião para "abordar diretamente a situação".
África

HRW acusa Etiópia de violar leis da guerra

A HRW desmentiu o primeiro-ministro da Etiópia, denunciando "ataques indiscriminados" que mataram pelo menos 83 pessoas, incluindo crianças. Terá sido usada artilharia contra alvos civis como escolas.
Conflitos

Irão. Militar envolvido na morte do físico nuclear

Um militar das forças armadas do Irão está envolvido na morte do físico nuclear a 27 de novembro, segundo revela o ministro dos Serviços de Informação iraniano.
Religião

Papa pede libertação dos detidos em Myanmar

O golpe militar a 1 de fevereiro levou à detenção de vários políticos e o Papa Francisco pede agora a "rápida" libertação destes de modo a incentivar "um diálogo sincero pelo bem do país".
Moçambique

Cabo Delgado. 824 mil euros doados para educação 

Verba financiará espaços de aprendizagem e campanhas de sensibilização para a prevenção da exploração e o abuso sexuais na região moçambicana de Cabo Delgado, afetada por ataques terroristas.
Deficientes

Deficientes das Forças Armadas lembram 1961

214
A Associação dos Deficientes das Forças Armadas evocou "a força justa das vítimas de uma guerra injusta", numa carta aberta aos portugueses sobre o início da guerra colonial.
África

Região etíope do Tigray em situação "muito grave"

Segundo o ACNUR, mais de 60.000 pessoas fugiram da violência em Tigray, tendo procurado refúgio no vizinho Sudão. É necessária ajuda "urgente".
Conflitos

Começa cessar-fogo em Nagorno-Karabakh

A Rússia e a Turquia começaram a monitorizar o cessar-fogo em Nagorno-Karabakh, com a abertura de um centro comum de observação na região azeri de Agdam.
China

"Independência de Taiwan significa guerra" 

A China adverte que a "independência de Taiwan significa guerra", dias depois de 13 aviões de guerra chineses terem sobrevoado o estreito da Formosa e a ascensão ao poder de Joe Biden nos EUA.
Diplomacia

Novo programa de cooperação entre Lisboa e Maputo

339
Os dois países estão a criar um novo programa de cooperação militar, algo que já acontece desde 1988. O novo acordo tem como objetivo melhorar os "desempenhos operacionais" de Moçambique.
Moçambique

Moçambique falhou na proteção dos direitos humanos

100
Relatório da Ordem dos Advogados de Moçambique alerta para a incapacidade do Governo em proteger o direito à vida, a integridade física e a propriedade das populações na província de Cabo Delgado.
Moçambique

Ataques. Moçambique "saudou disponibilidade da UE"

Augusto Santos Silva reuniu-se com o Presidente moçambicano Filipe Nyusi para fomentar a cooperação europeia com o regime de Maputo. Para o efeito, a UE prepara projetos de apoio ao desenvolvimento.
ONG

População afegã precisa de ajuda, diz ONG

Quase 10 milhões de crianças afegãs e cerca de oito milhões de adultos precisam de ajuda urgente para sobreviver após décadas de guerra, agravadas pela pandemia e pobreza endémica.
Crise humanitária

Iémen: a humanidade esquecida

142
Mais de 13 milhões de habitantes do Iémen encontram-se privados de água, comida e eletricidade. E cerca de 80% dos 29 milhões de habitantes do Iémen dependem de ajuda humanitária.
África

Etiópia anuncia morte de três antigos ministros

Governo etíope anunciou que matou três antigos ministros, incluindo o antigo chefe da diplomacia durante quase 20 anos. Ex-ministros pertenciam à Frente de Libertação do Povo Tigray (TPLF).
Conflitos

Etiópia. Milhões não têm acesso a serviços médicos

Entre três a quatro milhões de pessoas estão sem acesso a serviços médicos essenciais na zona de Tigray, na Etiópia. Cerca de 2,3 milhões de pessoas necessitam urgentemente de assistência humanitária.
Refugiados

ONU anuncia novo campo de refugiados no Sudão 

Conflito na vizinha Etiópia, mais concretamente na província do Tigray, já provocou a deslocação forçada de mais de 56.000 etíopes. A ONU estima que um terço destes refugiados tenha menos de 18 anos.
Conflitos

Irão diz estar pronto para ataque dos EUA

O Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano afirma que está pronto para um possível ataque dos Estados Unidos — e que o Irão tem "uma resposta para cada situação".
Nações Unidas

Situação "extremamente crítica" em Moçambique 

As Nações Unidas apelaram a 208 milhões de euros para responder às necessidade de 1,1 milhões de pessoas em Moçambique. O ano começou com 90 mil deslocados e agora há mais de meio milhão.
África

RCA. Rebeldes capturam quarta maior cidade do país

Segundo as autoridades locais e as Nações Unidas, não houve violência contra os habitantes, mas a cidade encontra-se sob controlo de grupos armados.
República Centro Africana

Forças Armadas confirmam missão portuguesa na RCA

227
António Silva Ribeiro confirmou que a Força de Reação Imediata portuguesa participou numa "missão difícil" na República Centro-Africana, que envolveu "contactos de fogo com alguma intensidade".
Conflitos

Moçambique. Papa manifesta "grande amor" 

O Papa Francisco manifestou a sua "proximidade e grande amor" pelo povo de Cabo Delgado durante um encontro com o bispo de Pemba no Vaticano, na sexta-feira.
Conflitos

Conflito no Tigray prolongar-se-á por muitos anos

Especialistas afirmam que o conflito no Tigray, norte da Etiópia, está a evoluir para uma "prolongada guerrilha insurgente", com o apoio muito significativo da população, e que não terá fim tão cedo.
Arménia

Nagorno-Karabakh. Arménios de luto enchem ruas

Milhares de arménios encheram as ruas de Erevan, no dia em que o país inicia três dias de luto nacional em homenagem às vítimas mortais do conflito com o Azerbaijão, que terminou com o cessar-fogo.
Moçambique

Portugal coloca Moçambique na agenda internacional /premium

O parlamento português aprovou na dois projetos de resolução para colocar a crise de humanitária e de segurança em Moçambique na agenda internacional durante presidência portuguesa Europeia.
Diplomacia

Realojamento de 45 mil famílias em Moçambique

O diretor para a área de Prevenção e Mitigação no INGC disse que as autoridades têm estado a assistir outros grupos deslocados que preferiram fugir para províncias vizinhas, com destaque para Nampula.
Moçambique

Moçambique: FAO assiste a 20 mil famílas

O apoio disponibilizado pela FAO consiste na garantia de meios de subsistência, compostos por sementes e ferramentas agrícolas, permitindo que as famílias produzam alimentos.
Moçambique

Parlamento português debate situação em Moçambique

265
O CDS e o PAN apresentam propostas para ajudar a resolver a crise criada pelo conflito moçambicano, que passam por recorrer a canais diplomáticos junto da comunidade internacional.
Moçambique

MNE africana diz que Maputo deve resolver conflito

Para a governante sul-africana, silenciar as armas nessas situações requer lidar com as raízes do conflito, que invariavelmente incluem défices de governação.
Ucrânia

TPI diz que houve crimes de guerra na Ucrânia

A procuradora-geral do Tribunal Penal Internacional revela que existiu um "largo leque" de crimes de guerra e contra a humanidade na Ucrânia desde 2014, que deveria ter dado origem a um inquérito.
Moçambique

Moçambique: Portugal vai formar militares

203
Uma equipa de militares irá dar formação aos soldados moçambicanos, abrangendo as forças de intervenção rápida, forças especiais, fuzileiros e militares da área do controlo aéreo tático.
Amnistia Internacional

Amnistia pede investigação sobre crimes de guerra

Para a organização de direitos humanos, ambos os lados comportaram-se de maneira monstruosa, pedindo que todos os perpetradores sejam levados à justiça.
Fact Check

Presidente chinês ameaçou com nova guerra mundial?

Um vídeo em que o Presidente chinês alegadamente declara uma nova guerra mundial é, na verdade, uma mensagem de Ano Novo gravada no final de 2018. As legendas foram alteradas para mudar o significado.
Conflitos

387 mil pessoas já morreram na guerra na Síria

O Observatório Sírio de Direitos Humanos revelou que cerca de 117.000 civis, incluindo mais de 22.000 crianças, morreram desde o início do conflito em 2011, assim como 57 mil rebeldes.
Irão

Irão terá detido suspeitos da morte de cientista

O conselheiro para assuntos internacionais do Parlamento iraniano disse terem detido alguns sionistas, que não poderiam ter tratado do assassinato sem a ajuda da agência de espionagem dos EUA (CIA).
CPLP

CPLP debate Cabo Delgado e situações de emergência

O Conselho de Ministros deverá manifestar-se pela primeira vez sobre o conflito armado em Moçambique e debater a reafirmação da cooperação da CPLP no contexto da pandemia Covid-19.
Partidos e Movimentos

Junta Militar aceita desmobilização em Moçambique

José Manteigas avançou que João Machava foi desmobilizado no quadro da desativação da base do braço armado da Renamo no distrito de Mabote, província de Inhambane, sul de Moçambique.
Bielorrússia

Bielorrússia agrava violação dos direitos humanos

A alta comissária da ONU denunciou que penas impostas aos manifestantes "estão a tornar-se mais severas" e admitiu estar "muito preocupada com as violações" de direitos humanos.
Arménia

Conflito. Azerbaijão com 2.783 soldados mortos

O país divulgou ainda que cerca de 100 soldados estão ainda desaparecidos. Já a Arménia Arménia relatou a morte de mais de 2.300 soldados em meados de novembro.
Moçambique

Risco de represálias caso Lisboa apoie Maputo

402
Um ex-militar português adverte para o risco de uma eventual intervenção portuguesa em Cabo Delgado, criticando essa possibilidade, que foi colocada pelo ministro da Defesa na semana passada.
Moçambique

Moçambique. Nyusi defende unidade na luta

O Presidente moçambicano apelou à união do país, afirmando que a ausência de paz é ameaça aos direitos e liberdades fundamentais alcançados com a implantação da democracia.
África

Acnur pede à Etiópia acesso à região de Tigray 

Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) não teve acesso à região de Tigray e exortou as autoridades etíopes a permitirem a assistência aos deslocados pelo conflito.
África

Exército etíope bombardeia capital do Tigray

O exército etíope bombardeou com artilharia pesada a cidade de Mekele, a capital regional de Tigray, onde o Governo iniciou uma guerra com a Frente Popular de Libertação do Tigray.
António Guterres

Conflito na Etiópia. Guterres pede diálogo

António Guterres apelou a que as várias partes envolvidas no conflito na Etiópia aproveitassem a "oportunidade vital" de mediação, para "resolver pacificamente o conflito" em Tigray.
Moçambique

Moçambique. Eanes critica imobilidade dos PALOP

O ex-Presidente da República considera que os PALOP já deveriam ter mobilizado a sua ação externa para pressionar uma ajuda da Europa no combate ao islamismo radical que ataca o norte de Moçambique.
Guerra

Etiópia. Exército avança sobre a região de Tigray

O governante advertiu que atuará "sem piedade" se os residentes não se afastarem dos líderes de Tigray, ao mesmo tempo que aconselhou a população a "ficar em casa".
Forças Armadas

Portugal disponível para ajudar Moçambique

225
O ministro da Defesa destacou que Portugal tem "uma longa experiência de trabalho com Moçambique", mostrando disponibilidade para ajudar Moçambique, caso haja um pedido por parte das autoridades.
Moçambique

Apoio alimentar vai ser reduzido em Moçambique

O Programa Alimentar Mundial vai reduzir as porções de alimentos devido a uma situação de subfinanciamento ao longo de todo o ano. Dos 96 milhões de dólares com que contava, tem apenas 11,7 milhões.
Conflitos

Crianças são obrigadas a casar para sobreviver

"As meninas casam-se entre os 12 e 17 anos (...) às vezes os pais oferecem-nas em casamento porque precisam de recursos e ficam com menos uma boca para alimentar”, afirma agente da Care.
Intervenção Militar

Austrália pede desculpa por mortes ilegais

"Ao povo do Afeganistão, em nome das forças de defesa australiana, peço sinceras e sem reservas desculpas por qualquer ato ilícito dos soldados australianos", disse o General Angus Campbell.
Moçambique

Moçambique pede ajuda militar "sem hipocrisia"

Mirko Manzoni defende que a ajuda internacional deve auxiliar o exército moçambicano a cumprir as suas obrigações e não ocupar o seu lugar.
Atualidade

Forças de paz russas já estão em Karabakh

Acordo assinado pela Arménia e pelo Azerbaijão terminou o conflito armado e atribuiu o território aos azerbaijanos. Famílias passam fronteira e recolhem restos mortais de soldados perdidos em combate.
Sociedade

Assinalar o Dia Mundial da Tolerância

A coexistência pacífica de religiões em Lisboa e, pode ser dito, em Portugal, é tanto mais louvável quando mais considerarmos que o nosso país é marcadamente católico ou tem uma religião predominante.
Conflitos

Nagorno-Karabakh provocou milhares de refugiados

Putin assinalou que em Nagorno-Karabakh foram mortas nas seis semanas de combates mais de 4.000 pessoas, "incluindo civis", e "mais de 8.000 pessoas ficaram feridas".
Atualidade

Seis mortos no Mediterrâneo, entre eles uma bebé

110
Entre as seis vítimas do último naufrágio estava a bebé Joseph, de apenas 6 meses. Mãe chorou desesperadamente pela criança, que ainda foi reanimada, mas não resistiu.
Emmanuel Macron

Macron homenageia vítimas da Primeira Guerra 

159
Emmanuel Macron homenageou em Paris os combatentes da Primeira Guerra Mundial, num ato sem público. As celebrações vão continuar esta tarde com a entrada no Panteão do escritor Maurice Genevoix.
Cristianismo

Lamentações por Nagorno-Karabakh

É na Arménia que se encontra, segundo uma antiquíssima tradição, o local do começo da “segunda vaga” da humanidade. Sem a Arménia, a Europa poderia ter membros, até um torso, mas não mais do que isso.
Atualidade

Arménios invadem parlamento, Azerbaijão festeja

Manifestantes invadiram o parlamento arménio após a comunicação da assinatura do acordo de paz com o Azerbaijão. Do outro lado, multidões saíram à rua para cantar vitória e agradecer aos turcos.
Arménia

Rússia envia soldados de manutenção de paz

Na segunda-feira foi assinado um acordo entre o Azerbaijão e a Arménia para um cessar de fogo total. Moscovo anunciou, assim, a partida dos primeiros seis aviões de manutenção de paz.
União Europeia

Riscos de desintegração na Etiópia preocupam UE

O governo federal etíope tem em curso desde a semana passada uma operação militar na região separatista de Tigray, da qual terão já resultado várias baixas entre soldados dos dois lados em conflito.
Moçambique

Moçambique. Duas pessoas feridas após ataque 

A zona já tem estado sob outros ataques por parte da Junta Militar da Renamo, grupo de dissidentes do maior partido da oposição em Moçambique, mas o líder disse desconhecer o incidente.
Guerra

ONU evoca possibilidade de "crimes de guerra"

Um dos locais atacados foi o mercado de Stepanakert, capital do Nagorno-Karabakh, o território em disputa e internacionalmente reconhecido como parte do Azerbaijão, controlado por arménios.
Papa Francisco

Nagorno-Karabakh. Papa pede negociações sinceras

Papa Francisco reiterou necessidade de os arménios e os azeris negociarem de forma sincera para conseguirem chegar a uma paz duradoura no enclave separatista de Nagorno-Karabakh.
Arménia

Azerbaijão pede medidas contra Arménia

O Azerbaijão apelou ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos para aplicar "medidas provisórias" contra a Arménia, de maneira a que forças arménias cessem com os bombardeamentos em zonas civis.
Moçambique

Moçambique. Líder de guerrilheiros admite diálogo

Mariano Nhongo, dissidente da guerrilha da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), disse estar disponível para "negociar com o Governo" uma solução para acabar com os ataques armados do seu grupo.
Conflitos

Cessar-fogo em Nagorno-Karabakh novamente em risco

A Arménia e o Azerbaijão trocaram acusações de violação do cessar-fogo na região de Nagorno-Karabakh, minutos após a sua entrada em vigor. Forças azeris acusam a Arménia de ataques às suas posições.
Guerra

Forças australianas acusadas de matar prisioneiro

Um chefe de tripulação norte-americano acusou as forças armadas australianas de matarem um prisioneiro afegão por não haver espaço para o transportar. "Violaram as regras de guerra", diz.
Conflitos

EUA pedem fim da violência a Arménia e Azerbaijão 

Pompeo reuniu-se separadamente com os seus homólogos do Arzebaijão, Djeyhoun Baïramov, e da Arménia, Zohrab Mnatsakanian, no departamento de Estado em Washington. Não houve reunião a três.
Conflitos

Nagorno-Kharabakh. 5 mil mortos, diz Putin

"Atualmente, o conflito está na pior das suas variantes", lamentou Vladimir Putin, na qualidade de líder da principal potência regional que mantém boas relações com as duas fações.
Ajuda Humanitária

Aprovada ajuda humanitária para Sahel Central

Em comunicado, a Organização das Nações Unidas (ONU) diz que este montante é resultado de um compromisso de 24 nações e é destinado às populações do Níger, Mali e Burkina Faso.
Bielorrússia

"Quem recebe 80% de apoio não precisa de armas"

A líder da oposição bielorrussa no exílio, Svetlana Tikhanovskaya, declarou que "quem recebe 80% do apoio" não precisa de "usar armas letais e força bruta", referindo-se ao Presidente da Bielorrússia.
Conflitos

Arménia e Azerbaijão acusam-se de violar "trégua"

Esta tentativa de organizar um cessar-fogo, o segundo desde a retoma das hostilidades acontece numa altura em que o conflito entra na sua quarta semana. A primeira trégua nunca foi respeitada.
Guerra

Arménia e Azerbaijão anunciam "trégua humanitária"

Antes do anúncio da trégua, na madrugada deste sábado, pelo menos 12 pessoas morreram e mais de 40 ficaram feridas após um ataque com mísseis a uma zona residencial em Ganja.
Venezuela

Venezuela tem rede de túneis para proteger Maduro 

226
A rede de túneis terá sido iniciada ainda durante o tempo de Hugo Chávez, denuncia a advogada de direitos humanos Tamara Suju. Muitos estarão abandonados porque os militares roubaram o dinheiro.
Arménia

Gulbenkian doa 85 mil euros para apoiar arménios

A doação, anunciada esta sexta-feira em comunicado, será realizada através do Hayastan All Armenian Fund, a organização pan-Arménia para o desenvolvimento.
Tailândia

Tailândia: protestos impõem estado de emergência

O Governo da Tailândia decretou esta quinta-feira estado de emergência, após protestos que exigiam a demissão do Governo e reformas para limitar o poder dos militares e da monarquia tailandesa.
África do sul

África do Sul. Ex-Presidente fala de guerra civil

O ex-Presidente sul-africano Kgalema Motlanthe advertiu esta quinta-feira que o agravamento da situação económica e da violência racial na África do Sul pode precipitar o país para uma "guerra civil".
Síria

ONG acusa Rússia de crimes de guerra na Síria

A associação Human Rights Watch acusa a Rússia de ter cometido "crimes de guerra", que podem "equivaler a crimes contra a humanidade". Em causa, estão "ataques ilegais" a hospitais e escolas.
Conflitos

Combates prosseguem em Nagorno-Karabakh

As forças separatistas da Arménia de Nagorno-Karabakh e o exército do Azerbaijão continuam os combates em várias frente, apesar do cessar-fogo acordado em Moscovo no sábado.
Conflitos

Quirguistão decreta novo estado de emergência

O novo estado de emergência decretado reflete o caos em que o país está submerso depois das últimas eleições legislativas que desencadearam várias manifestações.
Conflitos

Nagorno-Karabakh. Quebrado acordo de cessar-fogo 

As forças separatistas arménias de Nagorno Karabakh e do exército do Azerbaijão entraram em confrontos pela manhã, violando mais uma vez o acordo de cessar-fogo humanitário.
Guerra

Kim Kardashian, a arma (pouco) secreta da Arménia 

Depois de chamar a atenção de milhões através das redes sociais, a socialite, de ascendência arménia, anunciou que vai doar um milhão de dólares para ajudar ao esforço de guerra em Nagorno-Karabakh.
Conflitos

Bombardeamento causa sete mortos no Azerbaijão

Sete pessoas morreram e 33 ficaram feridas em bombardeamentos contra a cidade de Gandja, apesar do cessar-fogo que supostamente vigora desde sábado.
Conflitos

Azerbaijão e Arménia acordam cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão declararam este sábado cessar-fogo, após violentos conflitos na zona de Nagorno-Karabakh. Os paises entrarão agora numa fase de diálogo.
Guerra

Arménia e Azerbeijão discutem conflito em Moscovo

Os ministros da Arménia e do Azerbaijão foram convidados a deslocar-se a Moscovo pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com o objetivo de procurar uma solução para o conflito no enclave.
Conflitos

Capital de Nagorno-Karabakh bombardeada

Durante toda a madrugada os sinais de alerta estiveram ativos em Stepanakert enquanto os projéteis atingiam os alvos, tal como na noite anterior. O balanço de baixas ainda não foi determinado.
Arménia

Nagorno-Karabakh. 50 mil civis são deslocados

Uma grande parte da população do Nagorno-Karabakh, entre 70 a 75 mil pessoas, foram deslocadas dos locais onde residem por causa dos combates entre a Arménia e o Azerbaijão.
Angola

FLEC-FAC decreta "cessar-fogo imediato" em Cabinda

150
A direção política do movimento independentista de Cabinda anunciou que "acolheu positivamente o apelo de um cessar-fogo mundial" lançado pelo secretário-geral das Nações Unidas.
Conflitos

Bombardeamentos na capital de Nagorno-Karabakh

A intervalos regulares, quase todas as horas, soaram sirenes de aviso na cidade, mergulhada numa escuridão quase total, seguindo-se uma sucessão de explosões.
Explicador

O que se passa no conflito mais antigo da Europa? /premium

Explicador. O conflito entre a Arménia e o Azerbaijão é o mais antigo de toda a Europa. Com o ataque do último domingo o cessar-fogo foi posto em causa. Corremos o risco de uma guerra mais alargada?
Resposta Pronta

"Este conflito irá até onde o deixarmos ir"

Licínia Simão, investigadora do CES e especialista em espaço pós-soviético, analisa o conflito de Nagorno-Karabakh e defende mais ação da comunidade internacional: "Tem sido negligenciado".
Arménia

Arménia e Azerbaijão "à beira de uma guerra"

134
Arménios acusam Azerbaijão de ter atacado o enclave arménio de Nagorno-Karabakh, mas os azeris garantem que Arménia lançou ataques contra as suas tropas. Conflito fez este domingo 23 mortes.
Resposta Pronta

Moçambique. "Governo disfarça o que acontece"

259
António Pacheco, especialista em Assuntos Africanos, analisa a situação de Cabo Delgado, em Moçambique, depois de denúncias de violações dos Direitos Humanos. Amnistia Internacional pede investigação.
Conflitos

China e Índia concordam sobre retirada de tropas

As tensões aumentaram após um confronto na fronteira, em 15 de junho, no vale de Galwan, que resultou em pelo menos 20 soldados indianos mortos, no pior incidente entre os dois países em 45 anos.
Irão

Irão diz que venceu EUA em fóruns internacionais

O presidente iraniano, Hassan Rohani, disse que o Irão derrotou recentemente "várias vezes" os Estados Unidos em fóruns internacionais em assuntos relacionados com o acordo nuclear de 2015.
Hamas

Hamas anuncia acordo com Israel sobre Gaza

Acordo para conter os ataques do exército israelita à Faixa de Gaza teve a mediação do enviado do Qatar, Mohammed el-Emadi. O exército israelita tem bombardeado todas as noites desde 6 de agosto.
Conflitos

Papa pede diálogo entre Grécia e Turquia

O Papa Francisco está preocupado com as tensões entre Grécia e Turquia, apelando a um diálogo construtivo para que sejam resolvidos os conflitos "que ameaçam a paz dos povos da região".
Israel

Israel bombardeia objectivos do Hamas em Gaza

O exército de Israel bombardeou esta quinta-feira, pelo nono dia consecutivo, objetivos do movimento islâmico Hamas em Gaza devido ao lançamento a partir do enclave de balões incendiários.
Conflitos

Estudo: Portugal não quer proibir robôs assassinos

Portugal, apesar de apoiar a realização de negociações para o fim do uso de robôs assassinos em conflitos militares, está fora da lista de países que procuram proibir armas totalmente autónomas.
China

China acusa EUA de porem em risco a paz

A China acusou os Estados Unidos de "porem em risco a paz" com o anúncio da visita de uma delegação de alto nível a Taiwan, território que Pequim reclama como sendo uma província sua.
A página está a demorar muito tempo.