455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Conflitos

Noticiário

23h. Guerra na Ucrânia entra no quinto mês

Presidente ucraniano garante que a moral do povo não vai ser quebrada pelas tropas russas. Do lado do PCP, Jerónimo de Sousa diz que a solução para guerra passa "pelo diálogo" e não pela violência.
Guerra na Ucrânia

Mar Negro. 3 mil golfinhos mortos durante a guerra

Os sonares e explosões presentes no Mar Negro “impedem os golfinhos de encontrar comida“, e estes animais são, cada vez mais, descobertos, já mortos, na zona costeira.
Guerra na Ucrânia

A sabotagem russa para que Minsk entre na guerra

Serviços de informação do Ministério da Defesa da Ucrânia acreditam que mercenários russos disfarçados de civis vão explodir cidade na Bielorrússia para forjar um pretexto para a entrada na guerra.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia precisará de "10 anos" para desminar país

Porta-voz dos serviços de emergência ucranianos assume que cerca de metade do território ucraniano apresenta risco de minas. "Não sabemos o que está acontecer onde há combate ativo", explicou.
Guerra na Ucrânia

Aliado de Putin: Londres seria atingida primeiro

Andrey Gurulyov, deputado russo aliado de Putin, afirmou que a capital do Reino Unido seria a primeira a ser atingida caso a situação no enclave de Kaliningrado desencadeasse um conflito global.
Fronteiras

Moçambique requalifica fronteiras

O Serviço Nacional de Migração moçambicano pretende requalificar fronteiras com a Tanzânia. A região encontra-se sob conflito armado e a porosidade dos postos facilita a entrada de rebeldes.
África

Cinco mortos no enclave espanhol de Melilla

Milhares de imigrantes forçaram e tentaram saltar a vedação fronteiriça com Marrocos. Cinco pessoas morreram e 322 ficaram feridas, dos quais 189 são polícias espanhóis e marroquinos.
A Guerra Traduzida

Militar russo julgado por violação

Um militar russo começou a ser julgado em Kiev por violar uma mulher e matar o marido. As reações na Ucrânia e UE à aprovação do estatuto de candidato.
A Guerra Traduzida

Lançaram música "anti-guerra" e fugiram da Rússia

Nesta edição ouvimos os "Little Big", um grupo que lançou uma música polémica no dia 120 da guerra. Ainda as reações da Rússia à aprovação do estatuto de candidadato à UE da Ucrânia.
Contra-Corrente

A terceira guerra vai começar nos países bálticos?

Os líderes europeus deram ontem o estatuto de país candidato à UE à Ucrânia numa altura em que sobem as tensões entre a Rússia a Lituânia. Nos países bálticos vivem-se horas de justificada inquietação
Guerra

A terceira guerra vai começar nos Países Bálticos?

Nos últimos dias o principal foco de tensão entre a União Europeia, a Nato e a Rússia passou da Ucrânia para Kaliningrado. Ligue 910024185 e participe em direto no Contra-Corrente
Guerra na Ucrânia

Kiev: 200 a 300 crimes dia cometidos pelos russos

Procuradora-geral diz que duas pessoas foram identificadas como suspeitas de genocídio. Além disso, foram registados 12 casos de ecocídio cometidos durante a invasão à Ucrânia.
Noticiário

1h. EUA doam quase 430 ME à Ucrânia

Novo pacote de assistência vai incluir entrega adicional de foguetes avançados. para serem utilizados contra tropas russas. E, José Eduardo dos Santos internados nos cuidados intensivos em Barcelona.
Guerra

Ucrânia, na história do nosso futuro

Claro que os EUA tomaram várias opções questionáveis desde o final da Segunda Guerra Mundial, mas nunca como resultado das suas ações militares anexaram qualquer território.
Resposta Pronta

"Pessoas recusam ajuda, nem sabem que é de graça"

Kateryna Gora é voluntária na organização ucraniana Dobra Sprava, que resgata civis das zonas de guerra. "Maior problema é encontrar combustível" mas há pessoas que "nem sabem que podem ser ajudadas".
A Guerra Traduzida

Cão-robô procura minas na Ucrânia

Um cão robô, chamado SPOT, vai ajudar na desminagem na Ucrânia. Zelensky falou com a presidente da Moldávia sobre a integração europeia.
A Guerra Traduzida

Professores "ensinados" a dar aulas na Crimeia

Os professores que lecionam em Kherson e Zaporizhzhia foram convidados a ir à Crimeia para uma formação de "padrões educacionais". Ainda o mercado paralelo de consolas.
Guerra na Ucrânia

Soldados relatam arsenal desigual no Donbass

Militares ucranianos garantem que por cada peça de artilharia do exército de Kiev há cerca de 20 dos russos. E relatam como uma mesma unidade foi atacada por “tanques, aviões, helicópteros e mísseis“.
Guerra na Ucrânia

Kaliningrado. Pode a Rússia invadir a Lituânia?

Após bloqueio parcial de mercadorias para Kaliningrado, o Kremlin ameaçou que a Lituânia sofrerá represálias que não serão apenas diplomáticas. País Báltico tem razões para temer invasão?
A Guerra Traduzida

Requisitos para entrar na UE? Ser "russofóbico"

Imprensa russa dá destaque ao bloqueio ao trânsito de mercadorias em Kaliningrado, mas também às queixas de "russofobia". Ainda tempo para os livros russos, banidos de Kiev.
A Guerra Traduzida

Mãe canta canção de embalar a soldado morto

O presidente ucraniano apareceu em várias televisões antes do Conselho Europeu. Mãe canta canção de embalar a soldado morto.
Guerra na Ucrânia

PR indonésio vai encontrar-se com Putin e Zelensky

"É o primeiro líder asiático a visitar os dois países". Presidente da Indonésia, Joko Widodo quer "Incentivar o espírito de paz" ao encontrar-se com os homólogos russo e ucraniano.
A História do Dia

Que consequências tem o “não” da Lituânia a Putin?

Kaliningrado é um pedaço russo entre Polónia e Lituânia. Vilnius proibiu a passagem de mercadorias russas. Moscovo responde com ameaças. Quais as consequências deste novo foco de conflito?
Guerra na Ucrânia

Kaliningrado. "Lituânia aplica as medidas da UE"

Em resposta ao Observador, governo lituano garante não estar a aplicar "qualquer sanção unilateral" contra a Rússia no bloqueio parcial a Kaliningrado. "Lituânia aplica as medidas da UE", diz MNE
A Guerra Traduzida

Que países cumprem o apoio à Ucrânia?

Infografia mostra de que forma os países estão a cumprir o apoio à Ucrânia. Um restaurante não chegou a abrir portas, mas está a servir refeições solidárias.
Guerra na Ucrânia

Kiev: 1500 ucranianos em prisões russas

Governo ucraniano diz que foram deportados 1,2 milhões de cidadãos ucranianos para o território russo desde o início da invasão, incluindo 240 mil crianças.
Guerra na Ucrânia

Norte-americano capturado admite pena de morte

Os 2 norte-americanos capturados pelo exército russo em Kharkiv podem enfrentar a pena de morte, à semelhança do que aconteceu aos 2 britânicos e ao marroquino detidos por separatistas do Donbass.
Noticiário

17h. Crise alimentar. UE envia carta a África

Josep Borrel diz que Moscovo está a usar um sistema de propaganda para convencer a comunidade internacional de que a União Europeia é a responsável pelo aumento dos preços dos alimentos e da energia.
A Guerra Traduzida

Homem fica famoso por travar tropas russas

O morador da cidade de Bakhmach ficou famoso por travar as tropas russas no início da guerra. Presidente da Câmara de Irpin anuncia controlo da venda de álcool.
Guerra na Ucrânia

Ucranianos ainda não terão recebido apoio social

Associação dos Ucranianos em Portugal alerta que há cada vez mais refugiados a planear voltar à Ucrânia porque "já gastaram tudo" o que trouxeram. Governo e ISS ainda não se pronunciaram.
Resposta Pronta

"Ucranianos gastaram cá tudo o que tinham"

Pavlo Sadokha, presidente da Associação de Ucranianos em Portugal, explica que os pedidos de ajuda "aumentaram nas últimas semanas". Ucranianos que chegaram há três meses "gastaram tudo o que tinham".
Noticiário

15h. Cidade de Irpin vai ser irmã de Cascais

O autarca ucraniano da cidade que liderou a resistência vem a Portugal para oficializar o acordo. Ainda neste jornal, a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros contraria o Ministro das Finanças.
Noticiário

14h. Eleições Francesas. Emmanuel Macron já votou

Estas eleições vão definir a composição da Assembleia Nacional francesa. Nas últimas legislativas o partido de Macron obteve maioria absoluta. Ainda, registo de novos bombardeamentos em Kiev.
Guerra na Ucrânia

O que se sabe ao 115.º dia de conflito na Ucrânia

O dia começou com a notícia de mineiros presos numa mina em Donestsk e com declarações de Boris Johnson, a alertar para a fadiga da guerra.
Guerra

Guerra com enorme impacto na circulação de pessoas

Historiador e antropólogo José Manuel Sobral defende que conflito pôs fim a "um certo convívio" nas relações da Europa com a Rússia. A disrupção das viagens terá efeito na circulação de ideias também.
A Guerra Traduzida

2 mil estrangeiros morreram a lutar pela Ucrânia

O ministério da defesa russo comunica que quase 2 mil estrangeiros morreram a lutar pela Ucrânia desde o início da guerra. Ainda o discurso de Putin atrasado por um ataque informático.
A Guerra Traduzida

Miss Ucrânia: “Façam amor, mas não com moscovitas"

Anna Neplyakh, miss Ucrânia 2021, anuncia na TV que deixou namorado russo e diz que "os homens perfeitos são os militares ucranianos. Ainda a cidade de carruagens em Irpin. 
A História do Dia

Porque é que Putin tem tanto medo de um homem só?

O inimigo número 1 de Vladimir Putin foi transferido para uma prisão de alta segurança. Pavel Elizarov, russo exilado em Portugal que conhece Alexei Navalny, ajuda-nos a perceber quem é este homem.
Noticiário

6h. Bruxelas discute hoje adesão da Ucrânia à UE

É expectável que Bruxelas se manifeste favorável à atribuição do estatuto oficial de país candidato. E ainda, assinalam-se hoje cinco anos desde os incêndios de Pedrógão Grande.
Noticiário

4h. Ucrânia mais perto de aderir à UE

Depois da visita a Kiev por parte dos líderes da Alemanha, França, Itália e Roménia, Zelensky agradece o apoio dos quatro países que defendem a criação de um estatuto especial para a Ucrânia.
Noticiário

2h. "A Rússia não invadiu a Ucrânia", MNE russo

Sergey Lavrov diz ainda que tem pena da situação em alguns pontos da Ucrânia, mas afirma que "com a Rússia, é mesmo assim".
Noticiário

1h. Novas falhas nas urgências hospitalares

Falhas já não estão circunscritas à especialidade de Ginecologia e Obstetrícia. E ainda, Marcelo Rebelo de Sousa recebe opositora ao regime bielorrusso.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.