771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Bruno Cardoso Reis

Convidado

Artigos publicados

Governo

Dois grandes desafios do próximo governo

Seria fundamental que os dois principais partidos se deixassem de tabus e chegassem a compromissos, ao menos em questões vitais.
Legislativas 2024

Chega de tribalismo?

A fragmentação política pode ser simplesmente o resultado natural de um país mais plural mas também pode significar caos, incapacidade de governar e novas eleições a curto prazo.
Guerra

2024, 5 continentes: guerras, migrações e eleições

Para um país como Portugal este é um Mundo mais complicado de gerir e mais perigoso. O país tem perdido peso relativo em organizações que elas próprias têm perdido peso a nível global.
Eleições

Nada para a defesa, segurança, diplomacia?

Admito que estas minhas prioridades para a Nação possam ser questionadas. Dispenso a concordância, queria era ver mais debate sobre estes temas.
Política Externa

O Estreito de Áden ameaçado, e a Europa?

O Estreito de Áden não pode ser um instrumento de chantagem permanente de um grupo armado fundamentalista aliado do Irão sobre as economias da Europa.
Mundo

Perigos populistas e um grande ano eleitoral

2024 será um ano com um número recorde de eleições, mais de 70 a nível global. Elas envolverão mais de metade da população global. Elas afetarão também países fundamentais.
Guerra

Ano novo, guerras novas

A NATO e UE até poderão não acabar formalmente. Mas podem ser esvaziadas na prática por decisores nacionais hostis. Uma Europa e um Ocidente “das nações” será um continente dividido e empobrecido.
Bloco Central

Os regimes também se abatem se o centro colapsar

Aparentemente, há muito quem ache que o que está bem para o nosso nível é primeiro ganhar as eleições com um programa qualquer e uns slogans e, depois, governa-se conforme calhar.
Política

A direita populista à conquista do mundo?

Populista é o nome que se dá a um líder popular de que não gostamos? Sim, o termo populismo pode ser reduzido a um mero insulto político. Mas também pode ser um conceito útil.
Crise Política

Crise de regime, crise externa e avós sapateiros

Podemos regular o lobby e aumentar mecanismos preventivos da corrupção. O que não podemos é deixar de tirar o máximo partido da oportunidade histórica de termos as maiores reservas de lítio da Europa.
Israel

Israel, um Estado ilegal?

O Hamas não quer negociar, nunca quis, quer uma guerra total no Médio Oriente. Esperemos que Israel, mesmo com o atual chefe do governo, seja capaz de evitar cair nessa armadilha.
Hamas

Depois do massacre a guerra

Prioritário, para os EUA e a Europa, deve ser limitar os riscos de escalada. Mas o Médio Oriente é a região onde um pessimista acha que as coisas não podem piorar, e um otimista acha que podem, sim.
Alterações Climáticas

O protesto errado, no país errado

Estes ativistas em Portugal fazem uma figura ridícula. O seu protesto é mesmo um disparate de quem parece desconhecer o país real, ou considera que a pobreza é aceitável porque é boa para o ambiente.
Guerra na Ucrânia

Na Ucrânia nem a guerra, nem a paz serão fáceis

A posição que melhor serve Portugal neste momento é defender que a Ucrânia deve primeiro aderir à Aliança Atlântica e que a adesão à UE não pode ser precipitada. Foi aliás este o padrão no Leste.
Nações Unidas

As nações desunidas e a ONU

Guterres está em boa forma. Não esteve com as falinhas vagas apreciadas por uma certa escola diplomática portuguesa. Deixou claro que nesta fase de Segunda Guerra Fria o Mundo vive grandes incertezas.
Elon Musk

Ursula, os tecnobarões e o fim da humanidade

O tecno-otimismo acrítico e a autorregulação que os bilionários de Silicon Valley propagandeiam há décadas falhou, exceto na multiplicação descontrolada do seu poder e riqueza.
Forças Armadas

Portugal precisa de uma legião estrangeira?

Muitos Estados não permitem o recrutamento dos seus cidadãos por países terceiros. Um cuidado prévio se optássemos por este modelo seria garantir que isso não teria a oposição dos países de origem.
BRICS

Os novos BRICS e um magnífico mundo novo

Os BRICS continuam a ser um clube exclusivo para países grandes, que exclui a maioria dos estados do Sul Global. Por isso não contribuirão para um mundo mais multilateral, mais justo ou democrático.
Vladimir Putin

Marcelo, Prigozhin e a paz

A ideia de que poderá resultar uma paz a qualquer preço com Putin ignora os esforços feitos antes e depois de 2014. Foram múltiplas as tentativas de apaziguar sucessivos senhores do Kremlin.
Religião

Uma petição pela discriminação

Estes mais de 17.000 signatários fizeram um apelo à violação do princípio da não-discriminação. Esta petição requer que alguém que pertença ao clero católico não possa ser objeto de homenagem pública.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos