De acordo com o boletim mensal divulgado pelo Instituto de Gestão do Crédito Público (IGCP), em setembro as famílias investiram 278 milhões de euros em certificados de aforro e levantaram 52 milhões de euros. Em certificados do tesouro, foram investidos 311 milhões de euros e levantados apenas um milhão.

Ao todo, no final de setembro, os cofres do Estado tinham 11.595 milhões de euros relativos a certificados de aforro e mais 4.090 milhões de euros em certificados do tesouro, totalizando 15.685 milhões de euros. Face a agosto, isto representa um aumento de 536 milhões de euros nestes dois instrumentos de poupança criados para captar o investimento das famílias.

Já comparando com os valores registados no final de 2013, verifica-se que nos primeiros nove meses deste ano o montante investido em certificados de aforro e em certificados do tesouro aumentou 3.527 milhões de euros.

O Governo tem vindo a tentar captar a poupança das famílias para a dívida pública. Depois de, em agosto de 2012, ter alterado as condições de remuneração dos certificados de aforro, no final de outubro de 2013 lançou os Certificados do Tesouro Poupança Mais, cujas subscrições têm feito aumentar o saldo dos certificados do tesouro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR