Dark Mode 94,3 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Mercados Financeiros

Benfica

Benfica formalizou rescisão com Bruno Laje

A comunicação feita este sábado à CMVM. O treinador havia apresentado a demissão na segunda-feira depois do jogo frente ao Marítimo, o último de um ciclo com apenas dois triunfos em 13 jogos.
Luanda Leaks

Luanda Leaks. CMVM investigou 138 transações

124
Os restantes seis processos continuam em curso, cabendo ao Conselho de Administração do regulador decidir se seguem para ação sancionatória, para apuramento de contraordenações.
CMVM

CMVM preocupada com EDP

CMVM diz que tem várias preocupações, nomeadamente de que não haja informação da empresa aos investidores e que aí interveio para garantir que toda a informação que possa ter impacto chegue ao mercado
Alemanha

Ex-presidente da Wirecard sai em liberdade

A Wirecard era vista como caso sério de sucesso entre as fintech inovadoras alemãs. Agora está no centro do que parece ser uma das maiores fraudes financeiras dos últimos anos. Markus Braun era o CEO.
Mercados Financeiros

Wirecard. "Estrela" das fintech alemãs em colapso

214
Está em risco a Wirecard, uma empresa até recentemente vista como um caso sério de sucesso entre as fintech inovadoras alemãs. 1.900 milhões desaparecidos "provavelmente não existem", reconheceu.
Coronavírus

BCE prepara "banco mau" para evitar crise bancária

307
Reuters noticia que o BCE já está a conceber aquilo que assumirá a forma de um "banco mau", capaz de absorver crédito malparado na banca europeia relacionado com a pandemia Covid-19.
Empresas

Corticeira Amorim vai manter proposta de dividendo

Apesar das consequências da pandemia, o Conselho de Administração decidiu manter a proposta de distribuição de um dividendo de 18,5 cêntimos por ação.
TVI

Mário Ferreira compra 30,22% da Media Capital

104
A operação vai custar ao empresário 10,5 milhões de euros, mas ainda está sujeita a validação pelos reguladores. "A Prisa reitera que considera a Pluris um investidor adequado para a Media Capital."
Coronavírus

Lucro do Bank Millennium cai 89% no 1º. trimestre

Os resultados foram penalizados pelos custos de 30,1 milhões de zlótis (6,9 milhões de euros) de integração do Euro Bank e com as provisões relacionadas com o impacto esperado da Covid-19.
Coronavírus

Credores privados devem rejeitar perdão da dívida

As declarações surgem face à discussão nos mercados financeiros africanos sobre como os governos podem honrar compromissos e, ao mesmo tempo, investir na despesa necessária no combate à pandemia.
BCE

BCE. Tribunal alemão aprova QE mas questiona ação

Tribunal Constitucional deliberou que as compras de dívida pelo BCE não são "financiamento monetário" mas pediu ao banco que demonstre a sua "proporcionalidade". Bruxelas já reagiu à decisão.
Coronavírus

Buffett vendeu todo o investimento no setor aéreo

981
"O mundo mudou" para estas empresas, reconheceu o lendário investidor, que não quer ficar exposto a empresas que "apenas irão consumir dinheiro nos próximos tempos".
Coronavírus

Conselho Europeu "falhou", juros da dívida sobem

146
Não é uma questão de copo "meio cheio" ou "meio vazio". O problema é que não se vê o copo a encher. Os analistas consideram o Conselho Europeu de quinta-feira "um fracasso". E os juros sobem.
Coronavírus

Mercados preparam-se para (mais) uma deceção

151
Analistas preveem "noite longa e inconclusiva", que deverá resultar num comunicado vago sobre até onde o Conselho Europeu admite ir (além do plano de Centeno, que vale muito menos do que parece).
Juros da Dívida

Juros da dívida portuguesa caem a 2, 5 e 10 anos

Cerca das 8h30 em Lisboa, os juros a 10 anos recuavam para 1,022%, contra 1,040% na segunda-feira, depois de terem subido até 1,441% em 18 de março, um máximo desde março de 2019.
Juros da Dívida

Juros da dívida portuguesa sobem a 2, 5 e 10 anos

Os juros a 10 anos subiam para 0,990%, uma subida face aos 0,956% registados na sexta-feira, depois de terem avançado até 1,441% em 18 de março.
Coronavírus

Petróleo dos EUA cai 40% para perto de 10 dólares

317
O preço do barril de petróleo norte-americano está a cair quase 40%, com relatos de que por causa da forte quebra na procura está a tornar-se até difícil encontrar locais para armazenar o crude.
Coronavírus

O quinino da água tónica pode tratar a Covid-19?

Marca Fevertree foi questionada pelos consumidores sobre o quinino e respondeu: "Usem a nossa água apenas para preparar bebidas saborosas para ajudar a manter o ânimo em alta neste período difícil".
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem a 2, 5 e a 10 anos

Cerca das 8h30 em Lisboa, os juros a 10 anos avançavam para 0,920%, contra 0,898% na quinta-feira, depois de terem subido até 1,441% em 18 de março, um máximo desde março de 2019.
Mercados Financeiros

Fundo bolsista "à prova de riscos" ganha 3.600%

142
As notícias de queda nas bolsas têm sido quase diárias (embora na última semana muitos mercados tenham subido). mas quem investe com medo dos riscos está a ganhar muito, muito dinheiro.
Petróleo

Fim da "guerra". Russos e sauditas fecham acordo

619
A Rússia e a OPEP (cartel informalmente liderado pela Arábia Saudita) chegaram, finalmente, a um acordo para um corte da produção que irá ajudar a estabilizar os mercados energéticos.
Coronavírus

Bolsas no "verde". Investidores veem estabilização

"Os investidores vieram de fim de semana com vontade de investir e o sentimento de mercado melhorou", diz a corretora XTB. Bolsas europeias em alta e Wall Street deve abrir no "verde".
Juros da Dívida

Juros da dívida portuguesa caem a 2, 5 e 10 anos

Cerca das 8h25 em Lisboa, os juros a 10 anos estavam a recuar para 0,843%, contra 0,860% na quinta-feira, depois de terem subido até 1,441% em 18 de março, um máximo desde março de 2019.
Juros da Dívida

Juros da dívida portuguesa caem a 2, 5 e 10 anos

Cerca das 8h35 em Lisboa, os juros a 10 anos estavam a recuar para 0,841%, contra 0,860% na terça-feira, depois de terem subido até 1,441% em 18 de março, um máximo desde março de 2019.
Coronavírus

Porque estão as agências de "rating" tão caladas?

Países agravam previsões de recessão mas, em contraste com a última crise, as agências de "rating" têm-se contido em comentários e, sobretudo, em cortes de notação da dívida. Até quando será assim?
Coronavírus

CMVM admite avaliações feitas por terceiros

Comissão do Mercado de Valores Mobiliários admitiu que em casos justificados as inspeções poderão ser feiras por terceiros, "suportadas em alternativas tecnológicas para esse efeito" e segundo regras.
Coronavírus

"Coronabonds": vantagens, obstáculos e alternativa

176
“Se haverá um momento em que a solidariedade tem de surgir, é hoje”, diz um economista alemão. Mas há resistências à emissão de "coronabonds" — e está a ser defendida uma receita alternativa.
Juros da Dívida

Juros da dívida portuguesa caem a 2, 5 e 10 anos

Cerca das 8h25 em Lisboa, os juros a 10 anos estavam a cair para 1,041%, contra 1,065% na terça-feira, depois de terem subido até 1,441% em 18 de março, um máximo desde março de 2019.
Coronavírus

China. O nosso indicador avançado

Ao contrário do que muitos extremistas defendem (Estado mínimo para uns e Estado máximo para outros), a gestão desta crise obriga ao concurso de todos.
Benfica

OPA do Benfica pode cair após chumbo da CMVM

273
CMVM chumbou OPA do Benfica depois de detetar irregularidades. SAD encarnada foi notificada mas estranha timing da decisão e tem interpretação diferente. Covid-19 pode fazer cair operação de vez.
Coronavírus

CMVM reforça reporte de informação

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários anunciou um reforço das "obrigações de reporte de informação que seja vital à avaliação das consequências" do surto de Covid-19.
Coronavírus

Bazuca do BCE "tem semana de atraso e não chega"

307
Bolsas abriram em alta, caíram mas fecharam a subir. Economista Fernando Alexandre diz que medidas do BCE vieram tarde, não serão suficientes e que Christine Lagarde vai ter de "usar o helicóptero".
Mercados Financeiros

Situações extremas exigem medidas extremas

Apesar de importantes, o conjunto das medidas propostas, com um custo global anunciado de cerca de 300 milhões (menos de 6 dias de receitas do Estado com contribuições para a SS), são insuficientes.
Coronavírus

Fed lança mega-plano de estímulo. Juro cai para 0%

181
O banco central norte-americano tenta antecipar-se ao que podia ser mais uma "segunda-feira negra" nos mercados. E bancos centrais incluindo BCE lançam ação coordenada para dar liquidez ao mercado.
Coronavírus

"Pandemia será choque temporário", diz economista

176
"Os mercados financeiros estão em modo de pânico", concentrando-se em "interpretações negativas dos acontecimentos e não no quadro geral". Economista do Berenberg Bank lança mensagem de serenidade.
Coronavírus

Bolsas europeias e Dow Jones com quedas históricas

219
O índice que segue as 600 maiores empresas europeias, cotadas em bolsa, fechou a cair 11,4% – é a maior queda percentual de que há registo. Nos EUA registaram-se as maiores quedas em 30 anos.
Coronavírus

BCE lança estímulo mas pede a governos: "Atuem já"

O BCE decidiu manter as taxas de juro inalteradas, quando muitos analistas previam mais uma redução, mas vai conceder empréstimos com taxas de juros mais baixas e atenuar os requisitos de capital.
TVI

Negociação da Cofina e Media Capital suspensas

Não estão "reunidas as condições de que depende a conclusão do negócio de compra e venda das ações da Vertix", uma vez que falhou a operação que permitia o aumento de capital da Cofina em 85 milhões.
Mercados Financeiros

Bolsa de Lisboa com maior queda diária desde 2008

282
Bolsa de Lisboa caiu quase 9%, no pior desempenho diário desde a crise de 2008. Índice das maiores empresas desvalorizou mais de 5 mil milhões de euros. Petróleo arrastou Nova Iorque para pior queda.
Mercados Financeiros

Petróleo. Covid-19 abre "guerra" Arábia vs Rússia

2980
No meio da crise do coronavírus, Arábia Saudita ameaça despejar petróleo no mercado. Rússia diz que aguenta preços baixos. Petróleo cai para 34 dólares. Combustíveis vão baixar, mas não é boa notícia.
Coronavírus

Um espirro na China constipou toda a Humanidade

Assegurar a continuidade da atividade das empresas é tarefa central de qualquer gestor. Não há uma lista padrão sobre os procedimentos a adotar mas existem alguns procedimentos elementares a adotar.
CMVM

Ações da Sporting SAD suspensas

O anuncio da suspensão foi feito após a saída de Silas. A CMVM referiu que a situação só será normalizada depois da "divulgação de informação relevantes sobre o emitente".
Coronavírus

Coronavírus e as bolsas. E agora, compro ou vendo?

“A coisa mais importante a fazer é não entrar em pânico”, dizem analistas. Antecipar o impacto na economia e nas bolsas é "tarefa hercúlea" mas há confiança de que, a prazo, a economia irá recuperar.
Mercados Financeiros

Coronavírus afunda bolsas em todo o mundo

540
Dow Jones regista a maior perda de pontos num dia. Mercados norte-americanos em terreno de correção. Companhias aéreas em queda livre nas bolsas europeias
Coronavírus

Coronavírus. Dia negro nas bolsas mundiais

318
PSI-20 perdeu mais de 2,2 mil milhões de euros. Cotações não caíam tanto desde o referendo do Brexit. Investidores refugiam-se no ouro, que subiu a ritmos de 2013.
Bolsa

Sócio de Vieira não vende. Reforçou em plena OPA

199
"Rei dos Frangos" (José António dos Santos) diz que seria "mau negócio" vender na OPA que está em curso e continua a comprar mais ações da Benfica SAD no mercado bolsista.
Banca

Coimas a banqueiros, na maioria, acabam prescritas

10477
10 antigos gestores bancários, de Ricardo Salgado a Oliveira e Costa, passando por Tomás Correia, acumulam coimas de quase 17 milhões. Mas processos tendem a arrastar-se em tribunal.
Agências de Rating

Moody's: "É um enigma Portugal não crescer mais" /premium

4281
O Estado deve conseguir um excedente orçamental este ano, mas ao olhar para a composição da despesa pública, formou-se nos últimos anos uma maior "rigidez", alerta a agência Moody's, em entrevista.
Tesla

Tesla vale mais do que GM, Ford e Fiat. Juntas

772
Sem nunca ter tido um ano lucrativo, a empresa liderada por Elon Musk duplicou de valor desde o início do ano. Analista acredita que Tesla pode vir a valer mais de um bilião.
Mercados Financeiros

Portugal e Espanha só pensam na "redistribuição"

1234
Commerzbank avisa investidores que nos dois países "os políticos estão mais concentrados na redistribuição do que em fazer reformas estruturais, até mesmo revertendo parcialmente reformas já feitas".
Luanda Leaks

Centeno quer saber o que fizeram os supervisores

113
Finanças pediram ao Banco de Portugal e à CMVM "informação sobre os procedimentos" que estes adotaram em relação a Isabel dos Santos. E em duas vertentes: "branqueamento de capitais e de supervisão”.
Sporting

Sporting. CMVM levanta suspensão de negociação

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, que esta manhã suspendeu a negociação das ações do Sporting, voltou atrás na decisão após venda do futebolista Bruno Fernandes ao Manchester.
Mercados Financeiros

Coronovírus leva preço do ouro para máximo de 2013

A cotação da onça de ouro registou esta segunda-feira novos máximos desde 10 de abril de 2013 ao atingir 1.585,73 dólares.
CMVM

Luanda Leaks. CMVM iniciou ações de supervisão

A presidente da CMVM disse que o órgão "iniciou já ações de supervisão concretas" no âmbito do Luanda Leaks. Informação divulgada "é de enorme relevo para a CMVM", garantiu Gabriela Figueiredo Dias.
País

O futuro passa por poupar

162
Investimento de longo-prazo, rendimento potencial a cada mês. Eis a proposta de uma sociedade Francesa que desenvolve soluções de investimento e que está a investir no mercado português.
Dívidas

A dívida e a debilidade das instituições /premium

197
A dívida total do Estado, empresas e famílias representa cerca de 320% do PIB, continua a ser uma das mais elevadas do mundo, expõe a economia a graves riscos e põe a nu a debilidade das instituições.
Juros

Juros da dívida portuguesa caem

Os juros da dívida portuguesa estão a cair a dois anos e a subir a cinco e a 10 anos. Os juros da Grécia descer a cinco anos e subiam a dez, enquanto os de Itália sobem em todos os prazos.
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem a dois, a cinco e a 10 anos 

Os juros da dívida portuguesa estavam esta quinta-feira a subir a dois, a cinco e a 10 anos em relação a quarta-feira. Os juros a 10 anos estavam a avançar para 0,392%, contra 0,390% da
Mercados Financeiros

Ouro negoceia em máximos de seis anos

Na manhã desta segunda-feira, o ouro subiu para os 1.574,84 dólares por onça depois das tensões vividas no Médio Oriente.
Ana Gomes

"Em Portugal há cúmplices do saque a Angola"

8015
A ex-eurodeputada Ana Gomes diz que Portugal nunca investigou os negócios da família de José Eduardo dos Santos porque tem "gente muito poderosa", da justiça à política, cúmplice da corrupção angolana
Entrevista

"Jovens, poupem. O tempo é o vosso melhor amigo" /premium

658
Charles Prideaux, recém-promovido a "global head of investment" na Schroders, recusa generalizações, mas deixa um aviso para os jovens que trocam poupança para o futuro por "experiências no imediato"
CMVM

CMVM suspende negociação das ações da Vista Alegre

Negociação das ações da Vista Alegre é suspensa devido a aumento de capital da empresa. Aumento "visa contribuir para a diversificação da base acionista da Sociedade", garante a empresa.
Reino Unido

Brexit e o domínio francês entre as "tribos" da UE /premium

Economista-chefe da Schroders explica porque a saída do Reino Unido irá ditar "mudanças profundas" no equilíbrio de poderes entre liberais e protecionistas. Isto, claro, se o Brexit não for cancelado.
Caixa Geral de Depósitos

Caixa já cobra comissões a instituições

A cobrança de comissões tem sido feita desde o terceiro semestre deste ano para "saldos acima de determinado valor" não conhecido. O BPI foi o primeiro banco a admitir que estava a cobrar comissões.
Mercados Financeiros

Bolsa de Xangai encerra a cair 0,25%

A bolsa de Xangai, principal praça financeira da China, fechou a cair 0,25% para 2.903,64 pontos.
Euribor

Taxas Euribor sobem a 3 e 12 meses e caem a 6

As taxas Euribor subiram esta segunda-feira 0,002 pontos e passou para os -0,267% a 12 meses. A taxa também subiu a três meses para os -0,403%, tendo descido a seis meses para os -0,338%.
Mercados Financeiros

"Taxas de juro altas como antes da crise? Esqueça"

Diretor global de investimentos da Schroders, gestora que tem à sua responsabilidade 500 mil milhões de euros, acredita que a Europa vai ter "taxas de juro mais baixas por mais tempo".
Mercados Financeiros

Dívida. Juros caem a 2 anos e sobem a 5 e 10.

Juros da dívida portuguesa caem a dois anos, mas sobem a cinco e 10 em congruência com Espanha.
Empresas

EDP Renováveis aumenta lucros em quase 200%

Os dados são relativos ao mesmo período do ano passado e o crescimento é de 197%, tendo sido registado um lucro de 342 milhões de euros em 2019 até ao mês de setembro.
CMVM

Cofina/TVI. CMVM pede auditor independente

A decisão do regulador dos mercados resulta do facto de a Cofina ter apresentado à CMVM um requerimento visando a declaração de derrogação do dever de lançamento de uma OPA subsequente.
Dívida Pública

Portugal emite 1.250 milhões de euros em dívida

Portugal lançou no mercado 1.250 milhões de euros em dívida pública a três e 11 meses. As taxas de juro são menos negativas do que as da dívida emitida em agosto.
Leilão De Dívida

Portugal paga menos de 0,5% por dívida a 15 anos

Estado português pagou juros mais baixos num leilão de dívida a 15 anos -- 750 milhões de euros a uma taxa média de 0,49%, um mínimo histórico neste prazo.
Mercados Financeiros

Portugal emite 1.000 milhões de euros em dívida

Portugal regressa ao mercado para emitir até 1.000 milhões de euros num leilão de Obrigações do Tesouro com maturidade em 18 de abril de 2034 (cerca de 15 anos).
Mercados Financeiros

Agência de "rating" DBRS sobe rating de Portugal

101
Agência canadiana, que perdeu importância para Portugal desde que as principais agências tiraram as suas notações de "lixo", decidiu melhorar a notação de risco da dívida portuguesa.
Mercados Financeiros

Geringonça difícil. País pode ficar "ingovernável"

162
Banco de investimento holandês ING acredita que o "enfoque do PS na prudência orçamental" torna menos provável nova aliança à esquerda. Costa pode ter as mesmas dificuldades que está a ter Sánchez.
Mercados Financeiros

"Olhando de perto, nem tudo está assim tão bem"

1096
Numa nota de antecipação das eleições deste domingo, Commerzbank prevê uma "vitória clara" de Costa mas avisa que desempenho da economia esconde "vários riscos que se estão a formar a prazo".
CMVM

CMVM deteta deficiências em supervisões

Relatório da CMVM, que detetou "deficiências na generalidade", dá conta que das ações presenciais concluídas no ciclo 2018/2019 resultaram 291 recomendações sobre irregularidades.
Juros da Dívida

Juros caem a 2 anos e sobem a 5 e a 10 anos

Os juros a dois anos estavam esta terça-feira de manhã a cair para -0,560%. Em sentido inverso, os juros a 10 anos estavam a avançar para 0,175% e no prazo de cinco anos, os juros subiam para -0,273%.
Política

Costa: Portugal é "um país que paga o que deve"

1349
"Todos em Portugal estão hoje a viver melhor do que viviam há quatro anos", defendeu António Costa durante uma ação de campanha do Partido Socialista.
Ações

CMVM suspende ações de Cofina e Media Capital

Um mês depois, a CMVM voltou esta terça-feira a suspender as ações de Cofina e Media Capital. "Negociações aprofundadas" e desenvolvidas de "forma muito intensa" para compra da TVI justificam decisão.
Corrupção

Caso EDP. Testemunha-chave terá sido pressionada /premium

Ministério Público recebeu denúncia de pressões sobre técnica da REN que é uma das principais testemunhas de alegados benefícios à EDP. E pondera proibir contactos entre João Conceição e testemunha.
Mercados Financeiros

Portugal paga juro mais baixo de sempre a 10 anos

Emissão de dívida a 10 anos, esta quarta-feira, contou com o pagamento dos juros mais baixos de sempre em operações de financiamento público neste prazo de referência.
Crédito à Habitação

Fixe taxa a 30 anos (a 0%) e durma bem toda a vida /premium

140
Com Euribor negativa, clientes desprezam a taxa fixa. Mas nos últimos dias aproximou-se de 0% o indexante das taxas fixas a 30 anos. Saiba se vale a pena aproveitar e pagar mais por dormir descansado.
Marcelo Rebelo de Sousa

CMVM controla gestoras de fundos de investimento

Até agora, CMVM e Banco de Portugal repartiam a supervisão da indústria dos fundos de investimento. CMVM passa agora a supervisionar fundos e sociedades. Diploma entra em vigor a 1 de janeiro de 2020.
Banco Espírito Santo

Impugnação de créditos termina esta segunda-feira

Foram reconhecidos créditos no valor de 5.057 milhões de euros, pertencentes a 4.955 credores. Podem impugnar os credores que não viram os seus créditos reconhecidos, mas também credores reconhecidos.
CMVM

KPMG. Três auditores do BES deixam de ter licença

288
Fernando Antunes, Inês Viegas e Sílvia Gomes fiscalizaram as contas do BES até 2014. Foram condenados em abril pelo Banco de Portugal. Pediram à CMVM a suspensão do registo para exercer.
Mercados Financeiros

Já se paga o "privilégio" de emprestar a Portugal /premium

386
BCE vai lançar nova "bazuca" de estímulos. Antecipação está a aprofundar queda dos juros. À boleia, Portugal já goza de juros negativos na dívida até 8 anos. A 10 anos, só 0,1%. Boa notícia. Ou não?
Juros da Dívida

Juros da dívida soberana descem em todos os prazos

Na manhã desta terça-feira, os juros da dívida a dois anos desciam para -0,598%, face aos -0,593% registados na segunda-feira. O atual mínimo de sempre é de 0,065% e foi alcançado em 15 de agosto.
Mercados Financeiros

Emissão de 1 mil milhão em dívida de curto prazo

Portugal vai ao mercado na próxima quarta-feira para emitir até 1 mil milhões de euros em Bilhetes do Tesouro a três e a 11 meses, e vai realizar no próximo dia 21 de agosto dois leilões.
Banca

Banco Best aumenta lucros em 6% no 1.º semestre

No primeiro semestre, o Best cresceu 7% nos depósitos de clientes. Este aumento dos depósitos verificou-se exclusivamente a nível dos depósitos à ordem.
Caso BES

KPMG. CMVM acusa auditora do BES (não só por BESA)

Houve falhas no trabalho de supervisão feito pela KPMG sobre o BES até ao colapso do banco, em 2014, defende a CMVM, que considera que os problemas vão muito além do BES Angola.
Mercados Financeiros

Efacec emitiu obrigações de 58 milhões de euros

Emissão foi colocada exclusivamente junto de investidores institucionais espanhóis e portugueses e pretende financiar o crescimento do negócio da Efacec.
Economia

"Japonificação". Euro arrisca nova década perdida

142
Num artigo de análise publicado pela norte-americana CNN, analistas dizem recear que, depois de uma década de estagnação económica, a Europa caminhe para mais uma década perdida. Pode ser a última.
Caixa Geral de Depósitos

EY. Ex-gestores da CGD já se queixaram na CMVM

Vários antigos administradores do banco público, incluindo Fernando Faria de Oliveira, já se queixaram do que consideram ser "erros grosseiros" cometidos na auditoria de consultora EY.
BCE

O dinheiro falou: Lagarde vai manter juros baixos /premium

Entre os analistas, as opiniões dividem-se, mas o dinheiro já falou: Lagarde, uma antiga craque na natação sincronizada, é garantia de continuidade na política monetária. Mas isso comporta "riscos".
CMVM

CMVM aplicou 39 coimas nos mercados de capitais

Supervisor diz que em 2018 foram concluídos 63 processos de contraordenação, mais do que o dobro do ano anterior, o que em 39 casos levou à aplicação de coimas -- no total, somaram 2,17 milhões.
Mercados Financeiros

Moeda angolana recupera ligeiramente face ao euro

A moeda angolana abriu a semana a apreciar-se ligeiramente face à europeia e mantém-se em mínimos históricos frente à norte-americana, transacionando-se a 383,920 kwanzas/euro e 340,687 kwanzas/dólar.
Mercados Financeiros

"Porco chinês". Analista do UBS causa ira na China

Paul Donovan viu-se forçado a pedir desculpa publicamente por uma frase que se tornou viral e foi considerada insultuosa na China.
BCE

Utilização global do euro subiu em 2018

O euro ganhou terreno face ao dólar enquanto divisa usada nas reservas governamentais a nível global, recuperando de mínimos históricos.
Médio Oriente

Dois petroleiros atacados. EUA mostram vídeo

506
Dois petroleiros terão sido atacados no golfo de Omã, perto do estreito de Ormuz, segundo a Marinha dos EUA. Os Estados Unidos suspeitam de minas colocadas no casco do navio e divulgam um vídeo.
Mercados Financeiros

Perfil de crédito de Moçambique ainda fraco

A analista financeira Moody's disse que o acordo com os credores da dívida soberana melhora a sustentabilidade da dívida, mas o perfil de crédito continuará "fraco".
Bolsa

Bolsa de Nova Iorque fecha estagnada

A bolsa nova-iorquina encerrou esta terça-feira perto do ponto de equilíbrio, com os investidores a recuperarem o fôlego após várias sessões consecutivas de subida.
Credit Suisse

Portugal "no bom caminho", mas falta investimento

Economistas do Credit Suisse avisam que o investimento ainda está abaixo dos níveis antes da crise, em proporção do PIB. Culpa do setor privado mas, também, do Governo de António Costa.
Mercados Financeiros

Mercado de trabalho fecha Wall Street em alta 

A bolsa nova-iorquina encerrou em subida, com os investidores animados pelos números dececionantes do mercado de trabalho, que alimenta a esperança de a Reserva Federal vir a descer as taxas de juro.
Mercados Financeiros

Juros da dívida caem para mínimos históricos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta terça-feira a descer em todos os prazos, com a taxa a 10 anos a cair para os 0,75%.
Mercados Financeiros

Uber é desastre na bolsa ou pode dar a volta? /premium

Em 2012, Facebook teve estreia miserável na bolsa. O arranque foi difícil, mas desde então o valor da ação multiplicou-se. A Uber pode revelar-se outro ótimo investimento ou caminha para o "desastre"?
Mercados Financeiros

Vêm aí eleições na Grécia – e os mercados adoram

439
Alexis Tsipras e o Syriza sofreram derrota pesada e vêm aí eleições legislativas antecipadas. Perspetiva de mudança de governo leva bolsa a subir mais de 6% e os juros da dívida caírem para mínimos.
Serviços financeiros

A nova diretiva de sistemas de pagamento da UE

A segunda diretiva europeia de serviços de pagamentos DSP2 tem como principal objetivo a criação de regas que permitam a criação de um mercado de pagamentos com mais integração, eficiência e segurança
KPMG

Auditora KPMG recebe "multa gigantesca" em Londres

Irregularidades no acompanhamento das contas da unidade londrina do Bank of New York Mellon devem levar a mais uma multa para a KPMG, que a própria considera "gigantesca": 12,5 milhões de libras
CMVM

Vice-presidente da CMVM demite-se do cargo

É a segunda baixa na equipa de Gabriela Figueiredo Dias, em pouco mais de um ano, depois da saída de Afonso Silva.
Uber

Uber estreia-se em bolsa a cair perto de 7%

Foi Khosrowshahi quem tocou o sino que marca a entrada de uma nova empresa em bolsa. A Uber estreou-se em Wall Street em queda e a valer 42 dólares por ação. Fechou a 41,35 dólares.
Startups

Uber fixa preço das ações no mínimo do intervalo

Uber começa a ser cotada na bolsa de Nova Iorque esta sexta-feira. Preço para a venda de 180 milhões de ações fixou-se nos 45 dólares, o valor mínimo do intervalo estabelecido pela empresa para o IPO.
Uber

A Uber dos 91 mil milhões chega a Wall Street /premium

É a entrada em bolsa mais esperada da indústria tecnológica, que pode avaliar a Uber num máximo de 91 mil milhões. Conseguirá Dara Khosrowshahi livrar-se do fantasma que é Travis Kalanick?
Mercados Financeiros

Foi há 5 anos que Portugal regressou aos mercados

1504
Estávamos em 2014 e Pedro Passos Coelho liderava o Governo de coligação entre PSD e CDS. A decisão surgiu depois de uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros
Bolsa de Nova Iorque

Wall Street fecha em alta com recorde do Nasdaq

Bolsa nova-iorquina encerrou semana com uma nota positiva, graças a números melhores do que o esperado sobre o emprego em abril e o desempenho da Amazon.
Mercados Financeiros

Commerzbank elogia Portugal. Juros vão descer mais

O influente banco alemão elogia a estabilidade política em Portugal e diz que o país continua a "colher os frutos das reformas feitas anteriormente". Mas os mercados podem sofrer abalo ainda este ano.
Programa de Estabilidade

Portugal "ganhou à Alemanha por 100 pontos-base"? /premium

Fact Check. Centeno congratula-se pelas taxas de juro em mínimos e ataca quem atribui o resultado apenas às "políticas do BCE". Portugal está assim tão bem na foto da zona euro? E de quem é o mérito?
CMVM

CMVM adverte EDP por causa do fundo Elliot

A CMVM alertou que se os acionistas da EDP rejeitarem a proposta de alteração estatutária do fundo Elliot dá-se "a não verificação" de uma das condições para o registo da oferta sobre a EDP.
Uber

Uber acelera para a bolsa a valer 100 mil milhões

A Uber Technologies confirmou, finalmente, os planos de dispersar parte do capital na bolsa de Nova Iorque, prevendo-se que venda ações no valor de 10 mil milhões de dólares.
Mário Centeno

"Não houve uma dramática" viragem da austeridade

3390
Mário Centeno reconhece, numa reportagem do Financial Times, que não houve uma "dramática" viragem da austeridade, O governo fez mudanças, mas "não foram grandes mudanças".
Banca

Lucros do Grupo Crédito Agrícola descem 26%

Na apresentação dos resultados, em Lisboa, o presidente do grupo, Licínio Pina, justificou a descida do resultado consolidado por em 2017 ter havido uma importante venda de dívida pública.
CMVM

Supervisão. Reforma do Centeno reduz independência

Banco de Portugal e CMVM acusam proposta de reforma de supervisão feita pelo Governo de reduzir independência de reguladores. BdP ataca controlo por Inspeção das Finanças que depende do ministro.
Mercados Financeiros

Inteligência artificial valoriza, mas vigiada

Em Portugal, existe um fundo que investe em ações de 50 empresas à escala global e que é gerido através de computação inteligente. Chama-se Acatis AI e tem ganhos de 18% desde o início do ano.
Deutsche Bank

Ações do Commerzbank e Deutsche Bank em alta

As ações dos bancos alemães estão esta segunda-feira a negociar com fortes subidas, depois de terem anunciado, no domingo, que vão dar início a negociações formais com vista à eventual fusão.
Mercados Financeiros

Dívida em moeda chinesa é "mutuamente benéfica"

338
A China espera que se concretize "de forma satisfatória" a emissão de dívida pública portuguesa em moeda chinesa, que vê como uma "cooperação mutuamente benéfica".
Juros da Dívida

Juros da dívida caem a 2 e sobem a 5 e 10 anos

Os juros a dois anos estavam esta quarta-feira de manhã a cair para -0,261%. Em sentido inverso, os juros a 10 anos estavam a avançar para 1,430% e, prazo de cinco anos, os juros subiam para 0,268%.
Caixa Geral de Depósitos

CGD cumpre Requisitos de capital de BCE

O banco público divulgou, através de comunicado à CMVM os rácios de capital exigidos pelo Banco Central Europeu a partir de 1 de março de 2019 e afirmou que os já cumpria desde final de 2018.
Bolsa de Lisboa

Governador pede “contas transparentes e auditadas"

380
Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, afirmou num evento da Euronext Lisbon que um dos fatores essenciais para a confiança nas empresas é haver contas "transparentes e auditadas".
Mercados Financeiros

Portugal paga juro mais baixo de sempre a 10 anos

222
IGCP colocou 1.000 milhões de euros em dívida pública a 10 e a 15 anos, que no caso do prazo mais curto obteve uma taxa de juro de 1,57%, a mais baixa de sempre em leilões a 10 anos.
Juros da Dívida

Juros da dívida caem a 2 anos, mas sobem a 10

Os juros da dívida portuguesa estavam esta quinta-feira de manhã a cair para -0,220% a dois anos, estavam estabilizados em 0,460% a cinco e subiam a 10 para 1,662%, contra 1,659% na quarta-feira.
Juros da Dívida

Juros da dívida caem a dois, cinco e dez anos

Alinhados com os da Irlanda, os juros de Portugal caíram em todos os prazos. Os juros da Grécia e Itália subiam em todos os prazos e os de Espanha avançavam a dois anos e recuavam a cinco e dez anos.
TAP

Acionistas querem TAP na bolsa, mas Governo vetou

O consórcio que tem 45% do capital da TAP (o Estado tem 50%) quis avançar já com a dispersão do capital da TAP em bolsa, mas o Governo não aceitou, considerando que não é o momento, avança o Negócios.
Startups

Slack vai para bolsa avaliado em 7 mil milhões

161
A empresa deve entrar em bolsa este ano através de listagem direta. Estratégia beneficia acionistas mais antigos e trabalhadores. A aplicação tem 10 milhões de utilizadores e quer acabar com o email.
Juros da Dívida

Juros da dívida portuguesa sobem e descem

Os juros a dois anos estavam a subir para -0,213%, a dez anos caem para 1,616% e no prazo de cinco anos recuam para 0,416% em relação à quinta-feira.
Juros da Dívida

Juros da dívida de Portugal caem a 2, 5e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa a 10 anos estavam, esta quinta-feira de manhã, a cair para 1,639%, a 5 estavam a recuar, para 0,448% e a 2 estavam a descer, para -0,207%.
Mercados Financeiros

Intermediação financeira vai ter novas regras

As principais alterações dizem respeitam ao registo para o exercício de atividades de intermediação financeira, ao relatório de controlo interno e ao dever de comunicação dos analistas financeiros.
Bolsa

CMVM desdramatiza entradas falhadas na bolsa

O supervisor da bolsa atribui o fracasso de ofertas em bolsa como as da Modelo Continente, Vista Alegre e Science4you, a circunstâncias infelizes que também penalizaram 150 operações a nível mundial.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. CMVM acompanha, mas não tem auditoria

176
O supervisor do mercado não tem, nem pediu a auditoria à gestão da Caixa. Mas está a acompanhar o tema e pode vir a intervir, sobretudo no que diz respeito ao trabalho feito pela auditora EY.
Tecnologia

Apple corta produção de novos iPhone em 10%

Depois de começar o ano com perdas de 10%, a Apple pediu aos seus fornecedores para produzir menos iPhone. O pedido foi feito antes de Tim Cook avisar que as receitas iam ser inferiores ao esperado.
Economia

Obrigações do Tesouro: 4 mil milhões a 10 anos

As Obrigações do Tesouro a 10 anos portuguesas negoceiam com um juro de 1,786%. Entre os bancos envolvidos na operação constam o BBVA, o BNP Paribas, o Credit Agricole, o Citi e o Morgan Stanley.
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem em todos os prazos

Alinhados com os de Espanha e da Itália, os juros da dívida em Portugal estavam esta quarta-feira a subir a dois, cinco e dez anos em relação a terça-feira.
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem em todos os prazos

Os juros da dívida de Portugal sobem a dois, cinco e dez anos em relação a segunda-feira, alinhados com os de Espanha e da Irlanda. Os juros de Itália sobem a dois anos e descem a cinco e dez anos.
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem em todos os prazos

Último dia do ano começa com a subida dos juros em todos os prazos relativamente a sexta-feira. Portugal acompanha assim a Grécia, a Irlanda e a Espanha
Economia

Eixos estratégicos para a internacionalização

Conhecimento profundo dos mercados, parceiros de confiança nas várias geografias mundiais e acesso a rede de networking. Eixos que ajudam as empresas portuguesas a atingir o sucesso internacional.
Mercados Financeiros

Perdas em Wall Street contagiam bolsas asiáticas

As ações nipónicas deslizaram e outros mercados asiáticos também caíram na sequência das perdas significativas em Wall Street, desencadeadas pelos ataques de Donald Trump à Fed.
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem em todos os prazos

Em Lisboa, os juros a dez anos estavam a subir para 1,645%. Os juros de Espanha e Irlanda desciam em todos os prazos, enquanto os de Itália subiam a dois e dez anos e desciam a cinco anos.
Mercados Financeiros

Portugal e Espanha estão melhor do que Itália

A agência Moody's considera que os dois países estão mais bem posicionados do que a Itália para enfrentar a transição para o ambiente "pós-programa de compra de dívida do Banco Central Europeu".
Juros da Dívida

Juros da dívida caem para mínimos desde junho

Os juros da dívida portuguesa caíram para mínimos desde junho a dois, cinco e dez anos em relação a terça-feira, alinhados com os de Espanha, Grécia, Irlanda e Itália.
Petróleo

Petróleo cai para preços mais baixos desde 2017

Os preços do petróleo estão a derrapar mais de 4% em Nova Iorque, com sinais de excesso de oferta nos mercados internacionais apesar do compromisso da OPEP para reduzir a produção.
BPI

CMVM aprova saída de bolsa do BPI

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários aprovou esta sexta-feira a saída de bolsa do banco BPI. O requerimento tinha sido apresentado pelo próprio banco a 12 de julho deste ano.
Juros da Dívida

Juros da dívida caem em todos os prazos

Os juros da dívida portuguesa caíram em todos os prazos e a dois e dez anos para mínimos desde junho em relação a quarta-feira, alinhados com os da Grécia e Itália.
Economia

Como internacionalizar o seu negócio com confiança

Marcar presença nos mercados internacionais é a ambição de muitas empresas em Portugal, mas existem algumas precauções que fazem toda a diferença para o sucesso (ou não) do negócio.
Jaguar

Vendas Jaguar Land Rover atiram dono para o lixo

237
Os maus resultados da Jaguar Land Rover colocaram o fabricante britânico sob grande pressão. Que agora aumentou, pois arrastaram as acções do dono do grupo inglês, os indianos da Tata, para o lixo.
CMVM

Fitch sobe 'rating' do BCP

A agência Fitch melhorou o rating do BCP de longo prazo de BB- para BB, com uma perspetiva estável, segundo um comunicado do banco à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
Mercados Financeiros

Bolsas europeias seguem tendência de queda

Os analistas atribuem este retrocesso aos receios de que a trégua comercial de 90 dias entre Estados Unidos e China não leve a nenhum acordo e à preocupação com a desaceleração da economia global.
Economia

Juros da dívida do país caem em todos os prazos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta manhã a cair em todos os prazos, a dois anos para mínimos dos últimos seis meses, em relação a terça-feira, alinhados com os de Itália e Espanha.
Mercados Financeiros

Apple compra a Tesla e mais 9 previsões insólitas /premium

396
E se a Apple comprar a Tesla, a GE falir (e abalar a Netflix), Trump despedir o líder da Fed e a Alemanha cair em recessão? Aí está a nova edição de "Outrageous Predictions" do Saxo Bank, para 2019.
Juros da Dívida

Juros da dívida caem em todos os prazos

Os juros da dívida portuguesa estavam a cair em todos os prazos, a dois anos para mínimos dos últimos seis meses, em relação a segunda-feira, alinhados com os da Irlanda.
Angola

Acordo com FMI facilita emissão de dívida em 2019

O acordo de financiamento será fulcral para aumentar as reservas em moeda externa e para tornar mais fácil para o Governo emitir mais dívida pública em moeda estrangeira no próximo ano.
Entrevista

"Esta geração vai viver sugada, como no Matrix" /premium

427
No filme de 1999 os humanos viam a sua energia ser sugada, enquanto "viviam" na Matrix. Os juros baixos vão ter o mesmo efeito para os jovens. Richard McGuire tem um comprimido vermelho para si.
A página está a demorar muito tempo.