Mercados Financeiros

Programa de Estabilidade

Portugal "ganhou à Alemanha por 100 pontos-base"? /premium

Fact Check. Centeno congratula-se pelas taxas de juro em mínimos e ataca quem atribui o resultado apenas às "políticas do BCE". Portugal está assim tão bem na foto da zona euro? E de quem é o mérito?
CMVM

CMVM adverte EDP por causa do fundo Elliot

A CMVM alertou que se os acionistas da EDP rejeitarem a proposta de alteração estatutária do fundo Elliot dá-se "a não verificação" de uma das condições para o registo da oferta sobre a EDP.
Uber

Uber acelera para a bolsa a valer 100 mil milhões

A Uber Technologies confirmou, finalmente, os planos de dispersar parte do capital na bolsa de Nova Iorque, prevendo-se que venda ações no valor de 10 mil milhões de dólares.
Mário Centeno

"Não houve uma dramática" viragem da austeridade

3.390
Mário Centeno reconhece, numa reportagem do Financial Times, que não houve uma "dramática" viragem da austeridade, O governo fez mudanças, mas "não foram grandes mudanças".
Banca

Lucros do Grupo Crédito Agrícola descem 26%

Na apresentação dos resultados, em Lisboa, o presidente do grupo, Licínio Pina, justificou a descida do resultado consolidado por em 2017 ter havido uma importante venda de dívida pública.
CMVM

Supervisão. Reforma do Centeno reduz independência

Banco de Portugal e CMVM acusam proposta de reforma de supervisão feita pelo Governo de reduzir independência de reguladores. BdP ataca controlo por Inspeção das Finanças que depende do ministro.
Mercados Financeiros

Inteligência artificial valoriza, mas vigiada

Em Portugal, existe um fundo que investe em ações de 50 empresas à escala global e que é gerido através de computação inteligente. Chama-se Acatis AI e tem ganhos de 18% desde o início do ano.
Deutsche Bank

Ações do Commerzbank e Deutsche Bank em alta

As ações dos bancos alemães estão esta segunda-feira a negociar com fortes subidas, depois de terem anunciado, no domingo, que vão dar início a negociações formais com vista à eventual fusão.
Mercados Financeiros

Dívida em moeda chinesa é "mutuamente benéfica"

338
A China espera que se concretize "de forma satisfatória" a emissão de dívida pública portuguesa em moeda chinesa, que vê como uma "cooperação mutuamente benéfica".
Juros da Dívida

Juros da dívida caem a 2 e sobem a 5 e 10 anos

Os juros a dois anos estavam esta quarta-feira de manhã a cair para -0,261%. Em sentido inverso, os juros a 10 anos estavam a avançar para 1,430% e, prazo de cinco anos, os juros subiam para 0,268%.
Caixa Geral de Depósitos

CGD cumpre Requisitos de capital de BCE

O banco público divulgou, através de comunicado à CMVM os rácios de capital exigidos pelo Banco Central Europeu a partir de 1 de março de 2019 e afirmou que os já cumpria desde final de 2018.
Bolsa de Lisboa

Governador pede “contas transparentes e auditadas"

380
Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, afirmou num evento da Euronext Lisbon que um dos fatores essenciais para a confiança nas empresas é haver contas "transparentes e auditadas".
Mercados Financeiros

Portugal paga juro mais baixo de sempre a 10 anos

222
IGCP colocou 1.000 milhões de euros em dívida pública a 10 e a 15 anos, que no caso do prazo mais curto obteve uma taxa de juro de 1,57%, a mais baixa de sempre em leilões a 10 anos.
Juros da Dívida

Juros da dívida caem a 2 anos, mas sobem a 10

Os juros da dívida portuguesa estavam esta quinta-feira de manhã a cair para -0,220% a dois anos, estavam estabilizados em 0,460% a cinco e subiam a 10 para 1,662%, contra 1,659% na quarta-feira.
Juros da Dívida

Juros da dívida caem a dois, cinco e dez anos

Alinhados com os da Irlanda, os juros de Portugal caíram em todos os prazos. Os juros da Grécia e Itália subiam em todos os prazos e os de Espanha avançavam a dois anos e recuavam a cinco e dez anos.
TAP

Acionistas querem TAP na bolsa, mas Governo vetou

O consórcio que tem 45% do capital da TAP (o Estado tem 50%) quis avançar já com a dispersão do capital da TAP em bolsa, mas o Governo não aceitou, considerando que não é o momento, avança o Negócios.
Startups

Slack vai para bolsa avaliado em 7 mil milhões

161
A empresa deve entrar em bolsa este ano através de listagem direta. Estratégia beneficia acionistas mais antigos e trabalhadores. A aplicação tem 10 milhões de utilizadores e quer acabar com o email.
Juros da Dívida

Juros da dívida portuguesa sobem e descem

Os juros a dois anos estavam a subir para -0,213%, a dez anos caem para 1,616% e no prazo de cinco anos recuam para 0,416% em relação à quinta-feira.
Juros da Dívida

Juros da dívida de Portugal caem a 2, 5e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa a 10 anos estavam, esta quinta-feira de manhã, a cair para 1,639%, a 5 estavam a recuar, para 0,448% e a 2 estavam a descer, para -0,207%.
Mercados Financeiros

Intermediação financeira vai ter novas regras

As principais alterações dizem respeitam ao registo para o exercício de atividades de intermediação financeira, ao relatório de controlo interno e ao dever de comunicação dos analistas financeiros.
Bolsa

CMVM desdramatiza entradas falhadas na bolsa

O supervisor da bolsa atribui o fracasso de ofertas em bolsa como as da Modelo Continente, Vista Alegre e Science4you, a circunstâncias infelizes que também penalizaram 150 operações a nível mundial.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. CMVM acompanha, mas não tem auditoria

176
O supervisor do mercado não tem, nem pediu a auditoria à gestão da Caixa. Mas está a acompanhar o tema e pode vir a intervir, sobretudo no que diz respeito ao trabalho feito pela auditora EY.
Tecnologia

Apple corta produção de novos iPhone em 10%

Depois de começar o ano com perdas de 10%, a Apple pediu aos seus fornecedores para produzir menos iPhone. O pedido foi feito antes de Tim Cook avisar que as receitas iam ser inferiores ao esperado.
Economia

Obrigações do Tesouro: 4 mil milhões a 10 anos

As Obrigações do Tesouro a 10 anos portuguesas negoceiam com um juro de 1,786%. Entre os bancos envolvidos na operação constam o BBVA, o BNP Paribas, o Credit Agricole, o Citi e o Morgan Stanley.
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem em todos os prazos

Alinhados com os de Espanha e da Itália, os juros da dívida em Portugal estavam esta quarta-feira a subir a dois, cinco e dez anos em relação a terça-feira.
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem em todos os prazos

Os juros da dívida de Portugal sobem a dois, cinco e dez anos em relação a segunda-feira, alinhados com os de Espanha e da Irlanda. Os juros de Itália sobem a dois anos e descem a cinco e dez anos.
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem em todos os prazos

Último dia do ano começa com a subida dos juros em todos os prazos relativamente a sexta-feira. Portugal acompanha assim a Grécia, a Irlanda e a Espanha
Economia

Eixos estratégicos para a internacionalização

Conhecimento profundo dos mercados, parceiros de confiança nas várias geografias mundiais e acesso a rede de networking. Eixos que ajudam as empresas portuguesas a atingir o sucesso internacional.
Mercados Financeiros

Perdas em Wall Street contagiam bolsas asiáticas

As ações nipónicas deslizaram e outros mercados asiáticos também caíram na sequência das perdas significativas em Wall Street, desencadeadas pelos ataques de Donald Trump à Fed.
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem em todos os prazos

Em Lisboa, os juros a dez anos estavam a subir para 1,645%. Os juros de Espanha e Irlanda desciam em todos os prazos, enquanto os de Itália subiam a dois e dez anos e desciam a cinco anos.
Mercados Financeiros

Portugal e Espanha estão melhor do que Itália

A agência Moody's considera que os dois países estão mais bem posicionados do que a Itália para enfrentar a transição para o ambiente "pós-programa de compra de dívida do Banco Central Europeu".
Juros da Dívida

Juros da dívida caem para mínimos desde junho

Os juros da dívida portuguesa caíram para mínimos desde junho a dois, cinco e dez anos em relação a terça-feira, alinhados com os de Espanha, Grécia, Irlanda e Itália.
Petróleo

Petróleo cai para preços mais baixos desde 2017

Os preços do petróleo estão a derrapar mais de 4% em Nova Iorque, com sinais de excesso de oferta nos mercados internacionais apesar do compromisso da OPEP para reduzir a produção.
BPI

CMVM aprova saída de bolsa do BPI

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários aprovou esta sexta-feira a saída de bolsa do banco BPI. O requerimento tinha sido apresentado pelo próprio banco a 12 de julho deste ano.
Juros da Dívida

Juros da dívida caem em todos os prazos

Os juros da dívida portuguesa caíram em todos os prazos e a dois e dez anos para mínimos desde junho em relação a quarta-feira, alinhados com os da Grécia e Itália.
Economia

Como internacionalizar o seu negócio com confiança

Marcar presença nos mercados internacionais é a ambição de muitas empresas em Portugal, mas existem algumas precauções que fazem toda a diferença para o sucesso (ou não) do negócio.
Jaguar

Vendas Jaguar Land Rover atiram dono para o lixo

237
Os maus resultados da Jaguar Land Rover colocaram o fabricante britânico sob grande pressão. Que agora aumentou, pois arrastaram as acções do dono do grupo inglês, os indianos da Tata, para o lixo.
CMVM

Fitch sobe 'rating' do BCP

A agência Fitch melhorou o rating do BCP de longo prazo de BB- para BB, com uma perspetiva estável, segundo um comunicado do banco à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
Mercados Financeiros

Bolsas europeias seguem tendência de queda

Os analistas atribuem este retrocesso aos receios de que a trégua comercial de 90 dias entre Estados Unidos e China não leve a nenhum acordo e à preocupação com a desaceleração da economia global.
Economia

Juros da dívida do país caem em todos os prazos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta manhã a cair em todos os prazos, a dois anos para mínimos dos últimos seis meses, em relação a terça-feira, alinhados com os de Itália e Espanha.
Mercados Financeiros

Apple compra a Tesla e mais 9 previsões insólitas /premium

396
E se a Apple comprar a Tesla, a GE falir (e abalar a Netflix), Trump despedir o líder da Fed e a Alemanha cair em recessão? Aí está a nova edição de "Outrageous Predictions" do Saxo Bank, para 2019.
Juros da Dívida

Juros da dívida caem em todos os prazos

Os juros da dívida portuguesa estavam a cair em todos os prazos, a dois anos para mínimos dos últimos seis meses, em relação a segunda-feira, alinhados com os da Irlanda.
Angola

Acordo com FMI facilita emissão de dívida em 2019

O acordo de financiamento será fulcral para aumentar as reservas em moeda externa e para tornar mais fácil para o Governo emitir mais dívida pública em moeda estrangeira no próximo ano.
Entrevista

"Esta geração vai viver sugada, como no Matrix" /premium

427
No filme de 1999 os humanos viam a sua energia ser sugada, enquanto "viviam" na Matrix. Os juros baixos vão ter o mesmo efeito para os jovens. Richard McGuire tem um comprimido vermelho para si.
Mercados Financeiros

Angola. Mercado de Ações arranca em 2019

O presidente da Comissão de Mercado de Capitais de Angola acredita que o Mercado de Ações será impulsionado pelo Programa de Privatizações em curso no país.
Moçambique

Moçambique normaliza relação com os mercados

O representante do grupo de credores assinou o acordo com o Governo de Moçambique sobre a dívida pública e garante que este vai oferecer um caminho para atingir o crescimento a longo prazo.
Juros da Dívida

Juros da dívida de Portugal caem a 2, 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta quarta-feira de manhã a descer a dois, cinco e dez anos em relação a terça-feira, alinhados com os de Espanha, Grécia e Itália.
Economia

Perfis de investimento: qual o seu?

“Conhece-te a ti mesmo.” O célebre aforismo grego atribuído a Sócrates também se aplica aos investimentos. Para saber como investir, é necessário que entenda qual é o seu perfil.
CMVM

Resultado líquido da Navigator sobe 18%

O resultado líquido da Navigator subiu 18% nos primeiros nove meses do ano para 172 milhões de euros, segundo os dados comunicados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Mercados Financeiros

"Bolsorally". Bolsa paulista salta com Bolsonaro

2.764
A bolsa de São Paulo abriu em máximos históricos, com uma valorização superior a 3%. Suíço UBS admite que bolsa pode disparar quase 40% até ao final do ano.
Mercados Financeiros

Amazon e Google gastam mais mas faturam menos

Investidores não perdoaram que Amazon tenha dececionado, pelo segundo trimestre consecutivo, com vendas abaixo das expectativas. A época natalícia também não inspira especial otimismo.
BCE

Itália. BCE não está "otimista", está "confiante"

Presidente do BCE diz que são "limitados" os sinais de contágio do risco italiano a outros países. Mas esses sinais "estão lá". BCE está confiante de que irá haver um acordo com o governo italiano.
Japão

Bolsa. Tóquio cai 3,72% arrastada por Wall Street

O principal índice da bolsa de Tóquio, o Nikkei, caiu esta quinta-feira 3,72%, no fecho da sessão, para se cotar nos 21.268,73 pontos, arrastado pelas perdas de Wall Street no dia anterior.
Juros

Juros da dívida de Portugal caem a 2, 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta quarta-feira de manhã a descer a dois, cinco e dez anos em relação a terça-feira, alinhados com os de Itália e da Grécia.
Mercados Financeiros

Mais de 1 milhão em dívida a três e 11 meses

Portugal colocou 1.250 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro a taxas de juro médias negativas, mas a subirem tanto a três meses como a 11 meses em relação aos anteriores leilões comparáveis.
Mercados Financeiros

Capital Group sai do capital da EDP

A EDP anunciou que o The Capital Group Companies, que chegou a ter quase 10% do capital da elétrica, deixou de "deter qualquer participação no capital social e direitos de voto" na empresa.
Fact Check

Galamba: Rating caiu com Passos, não com Sócrates /premium

3.678
Deputado e ex-porta-voz do Partido Socialista quis "lembrar" no Twitter que quando a Moody's cortou o "rating" para "lixo" estava Passos no governo, não Sócrates. Faz sentido?
Mercados Financeiros

Chinesa Tencent Music (também) adia ida para bolsa

Empresa dona dos serviços de "streaming" de música mais usados na China decidiu adiar a estreia na bolsa, pelas mesmas razões que levaram a Sonae MC a cancelar a sua operação.
Mercados Financeiros

Bolsas estão "locas" ou é insanidade temporária?

Trump redobrou as críticas à Reserva Federal dos EUA por estar a subir as taxas de juro como uma "loca". Bolsas continuam no "vermelho", depois da queda histórica de quarta-feira.
Brexit

Brexit e as dores de cabeça para setor financeiro

Fundo Monetário Internacional alerta para incerteza no curto prazo em setores como derivados e os seguros. A médio prazo, o Brexit tem riscos para a estabilidade financeira da UE e Reino Unido.
Entrevista

"Deviam ter vergonha de não ser um país de topo" /premium

22.958
País teve "conjugação sortuda de fatores" para economia crescer o que cresceu. Mas foi pouco – e o governo "reclama louros" por algo a que é "totalmente alheio". Eis Portugal visto por Steen Jakobsen.
Economia

Portugal volta ao mercado na quarta-feira

Na última emissão comparável, realizada em 12 de setembro, o organismo liderado por Cristina Casalinho colocou 672 milhões de euros com uma taxa de juro de 1,854%, acima da de 11 de julho (1,727%).
Mercados Financeiros

Em cada cinco investidores apenas um é mulher

Inquérito feito aos investidores portugueses indica que 82% são homens. Percentagem ainda é maior nos que transacionam criptomoedas, revela questionário da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)