Mercados Financeiros
CMVM

CMVM suspende negociação das ações da Vista Alegre

Negociação das ações da Vista Alegre é suspensa devido a aumento de capital da empresa. Aumento "visa contribuir para a diversificação da base acionista da Sociedade", garante a empresa.
Reino Unido

Brexit e o domínio francês entre as "tribos" da UE /premium

Economista-chefe da Schroders explica porque a saída do Reino Unido irá ditar "mudanças profundas" no equilíbrio de poderes entre liberais e protecionistas. Isto, claro, se o Brexit não for cancelado.
Caixa Geral de Depósitos

Caixa já cobra comissões a instituições

A cobrança de comissões tem sido feita desde o terceiro semestre deste ano para "saldos acima de determinado valor" não conhecido. O BPI foi o primeiro banco a admitir que estava a cobrar comissões.
Mercados Financeiros

Bolsa de Xangai encerra a cair 0,25%

A bolsa de Xangai, principal praça financeira da China, fechou a cair 0,25% para 2.903,64 pontos.
Euribor

Taxas Euribor sobem a 3 e 12 meses e caem a 6

As taxas Euribor subiram esta segunda-feira 0,002 pontos e passou para os -0,267% a 12 meses. A taxa também subiu a três meses para os -0,403%, tendo descido a seis meses para os -0,338%.
Mercados Financeiros

"Taxas de juro altas como antes da crise? Esqueça"

Diretor global de investimentos da Schroders, gestora que tem à sua responsabilidade 500 mil milhões de euros, acredita que a Europa vai ter "taxas de juro mais baixas por mais tempo".
Mercados Financeiros

Dívida. Juros caem a 2 anos e sobem a 5 e 10.

Juros da dívida portuguesa caem a dois anos, mas sobem a cinco e 10 em congruência com Espanha.
Empresas

EDP Renováveis aumenta lucros em quase 200%

Os dados são relativos ao mesmo período do ano passado e o crescimento é de 197%, tendo sido registado um lucro de 342 milhões de euros em 2019 até ao mês de setembro.
CMVM

Cofina/TVI. CMVM pede auditor independente

A decisão do regulador dos mercados resulta do facto de a Cofina ter apresentado à CMVM um requerimento visando a declaração de derrogação do dever de lançamento de uma OPA subsequente.
Dívida Pública

Portugal emite 1.250 milhões de euros em dívida

Portugal lançou no mercado 1.250 milhões de euros em dívida pública a três e 11 meses. As taxas de juro são menos negativas do que as da dívida emitida em agosto.
Leilão De Dívida

Portugal paga menos de 0,5% por dívida a 15 anos

Estado português pagou juros mais baixos num leilão de dívida a 15 anos -- 750 milhões de euros a uma taxa média de 0,49%, um mínimo histórico neste prazo.
Mercados Financeiros

Portugal emite 1.000 milhões de euros em dívida

Portugal regressa ao mercado para emitir até 1.000 milhões de euros num leilão de Obrigações do Tesouro com maturidade em 18 de abril de 2034 (cerca de 15 anos).
Mercados Financeiros

Agência de "rating" DBRS sobe rating de Portugal

101
Agência canadiana, que perdeu importância para Portugal desde que as principais agências tiraram as suas notações de "lixo", decidiu melhorar a notação de risco da dívida portuguesa.
Mercados Financeiros

Geringonça difícil. País pode ficar "ingovernável"

162
Banco de investimento holandês ING acredita que o "enfoque do PS na prudência orçamental" torna menos provável nova aliança à esquerda. Costa pode ter as mesmas dificuldades que está a ter Sánchez.
Mercados Financeiros

"Olhando de perto, nem tudo está assim tão bem"

1096
Numa nota de antecipação das eleições deste domingo, Commerzbank prevê uma "vitória clara" de Costa mas avisa que desempenho da economia esconde "vários riscos que se estão a formar a prazo".
CMVM

CMVM deteta deficiências em supervisões

Relatório da CMVM, que detetou "deficiências na generalidade", dá conta que das ações presenciais concluídas no ciclo 2018/2019 resultaram 291 recomendações sobre irregularidades.
Juros da Dívida

Juros caem a 2 anos e sobem a 5 e a 10 anos

Os juros a dois anos estavam esta terça-feira de manhã a cair para -0,560%. Em sentido inverso, os juros a 10 anos estavam a avançar para 0,175% e no prazo de cinco anos, os juros subiam para -0,273%.
Política

Costa: Portugal é "um país que paga o que deve"

1349
"Todos em Portugal estão hoje a viver melhor do que viviam há quatro anos", defendeu António Costa durante uma ação de campanha do Partido Socialista.
Ações

CMVM suspende ações de Cofina e Media Capital

Um mês depois, a CMVM voltou esta terça-feira a suspender as ações de Cofina e Media Capital. "Negociações aprofundadas" e desenvolvidas de "forma muito intensa" para compra da TVI justificam decisão.
Corrupção

Caso EDP. Testemunha-chave terá sido pressionada /premium

Ministério Público recebeu denúncia de pressões sobre técnica da REN que é uma das principais testemunhas de alegados benefícios à EDP. E pondera proibir contactos entre João Conceição e testemunha.
Mercados Financeiros

Portugal paga juro mais baixo de sempre a 10 anos

Emissão de dívida a 10 anos, esta quarta-feira, contou com o pagamento dos juros mais baixos de sempre em operações de financiamento público neste prazo de referência.
Crédito à Habitação

Fixe taxa a 30 anos (a 0%) e durma bem toda a vida /premium

140
Com Euribor negativa, clientes desprezam a taxa fixa. Mas nos últimos dias aproximou-se de 0% o indexante das taxas fixas a 30 anos. Saiba se vale a pena aproveitar e pagar mais por dormir descansado.
Marcelo Rebelo de Sousa

CMVM controla gestoras de fundos de investimento

Até agora, CMVM e Banco de Portugal repartiam a supervisão da indústria dos fundos de investimento. CMVM passa agora a supervisionar fundos e sociedades. Diploma entra em vigor a 1 de janeiro de 2020.
Banco Espírito Santo

Impugnação de créditos termina esta segunda-feira

Foram reconhecidos créditos no valor de 5.057 milhões de euros, pertencentes a 4.955 credores. Podem impugnar os credores que não viram os seus créditos reconhecidos, mas também credores reconhecidos.
CMVM

KPMG. Três auditores do BES deixam de ter licença

288
Fernando Antunes, Inês Viegas e Sílvia Gomes fiscalizaram as contas do BES até 2014. Foram condenados em abril pelo Banco de Portugal. Pediram à CMVM a suspensão do registo para exercer.
Mercados Financeiros

Já se paga o "privilégio" de emprestar a Portugal /premium

386
BCE vai lançar nova "bazuca" de estímulos. Antecipação está a aprofundar queda dos juros. À boleia, Portugal já goza de juros negativos na dívida até 8 anos. A 10 anos, só 0,1%. Boa notícia. Ou não?
Juros da Dívida

Juros da dívida soberana descem em todos os prazos

Na manhã desta terça-feira, os juros da dívida a dois anos desciam para -0,598%, face aos -0,593% registados na segunda-feira. O atual mínimo de sempre é de 0,065% e foi alcançado em 15 de agosto.
Mercados Financeiros

Emissão de 1 mil milhão em dívida de curto prazo

Portugal vai ao mercado na próxima quarta-feira para emitir até 1 mil milhões de euros em Bilhetes do Tesouro a três e a 11 meses, e vai realizar no próximo dia 21 de agosto dois leilões.
Banca

Banco Best aumenta lucros em 6% no 1.º semestre

No primeiro semestre, o Best cresceu 7% nos depósitos de clientes. Este aumento dos depósitos verificou-se exclusivamente a nível dos depósitos à ordem.
Caso BES

KPMG. CMVM acusa auditora do BES (não só por BESA)

Houve falhas no trabalho de supervisão feito pela KPMG sobre o BES até ao colapso do banco, em 2014, defende a CMVM, que considera que os problemas vão muito além do BES Angola.
Mercados Financeiros

Efacec emitiu obrigações de 58 milhões de euros

Emissão foi colocada exclusivamente junto de investidores institucionais espanhóis e portugueses e pretende financiar o crescimento do negócio da Efacec.
Economia

"Japonificação". Euro arrisca nova década perdida

142
Num artigo de análise publicado pela norte-americana CNN, analistas dizem recear que, depois de uma década de estagnação económica, a Europa caminhe para mais uma década perdida. Pode ser a última.
Caixa Geral de Depósitos

EY. Ex-gestores da CGD já se queixaram na CMVM

Vários antigos administradores do banco público, incluindo Fernando Faria de Oliveira, já se queixaram do que consideram ser "erros grosseiros" cometidos na auditoria de consultora EY.
BCE

O dinheiro falou: Lagarde vai manter juros baixos /premium

Entre os analistas, as opiniões dividem-se, mas o dinheiro já falou: Lagarde, uma antiga craque na natação sincronizada, é garantia de continuidade na política monetária. Mas isso comporta "riscos".
CMVM

CMVM aplicou 39 coimas nos mercados de capitais

Supervisor diz que em 2018 foram concluídos 63 processos de contraordenação, mais do que o dobro do ano anterior, o que em 39 casos levou à aplicação de coimas -- no total, somaram 2,17 milhões.
Mercados Financeiros

Moeda angolana recupera ligeiramente face ao euro

A moeda angolana abriu a semana a apreciar-se ligeiramente face à europeia e mantém-se em mínimos históricos frente à norte-americana, transacionando-se a 383,920 kwanzas/euro e 340,687 kwanzas/dólar.
Mercados Financeiros

"Porco chinês". Analista do UBS causa ira na China

Paul Donovan viu-se forçado a pedir desculpa publicamente por uma frase que se tornou viral e foi considerada insultuosa na China.
BCE

Utilização global do euro subiu em 2018

O euro ganhou terreno face ao dólar enquanto divisa usada nas reservas governamentais a nível global, recuperando de mínimos históricos.
Médio Oriente

Dois petroleiros atacados. EUA mostram vídeo

506
Dois petroleiros terão sido atacados no golfo de Omã, perto do estreito de Ormuz, segundo a Marinha dos EUA. Os Estados Unidos suspeitam de minas colocadas no casco do navio e divulgam um vídeo.
Mercados Financeiros

Perfil de crédito de Moçambique ainda fraco

A analista financeira Moody's disse que o acordo com os credores da dívida soberana melhora a sustentabilidade da dívida, mas o perfil de crédito continuará "fraco".
Bolsa

Bolsa de Nova Iorque fecha estagnada

A bolsa nova-iorquina encerrou esta terça-feira perto do ponto de equilíbrio, com os investidores a recuperarem o fôlego após várias sessões consecutivas de subida.
Credit Suisse

Portugal "no bom caminho", mas falta investimento

Economistas do Credit Suisse avisam que o investimento ainda está abaixo dos níveis antes da crise, em proporção do PIB. Culpa do setor privado mas, também, do Governo de António Costa.
Mercados Financeiros

Mercado de trabalho fecha Wall Street em alta 

A bolsa nova-iorquina encerrou em subida, com os investidores animados pelos números dececionantes do mercado de trabalho, que alimenta a esperança de a Reserva Federal vir a descer as taxas de juro.
Mercados Financeiros

Juros da dívida caem para mínimos históricos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta terça-feira a descer em todos os prazos, com a taxa a 10 anos a cair para os 0,75%.
Mercados Financeiros

Uber é desastre na bolsa ou pode dar a volta? /premium

Em 2012, Facebook teve estreia miserável na bolsa. O arranque foi difícil, mas desde então o valor da ação multiplicou-se. A Uber pode revelar-se outro ótimo investimento ou caminha para o "desastre"?
Mercados Financeiros

Vêm aí eleições na Grécia – e os mercados adoram

439
Alexis Tsipras e o Syriza sofreram derrota pesada e vêm aí eleições legislativas antecipadas. Perspetiva de mudança de governo leva bolsa a subir mais de 6% e os juros da dívida caírem para mínimos.
Serviços financeiros

A nova diretiva de sistemas de pagamento da UE

A segunda diretiva europeia de serviços de pagamentos DSP2 tem como principal objetivo a criação de regas que permitam a criação de um mercado de pagamentos com mais integração, eficiência e segurança
KPMG

Auditora KPMG recebe "multa gigantesca" em Londres

Irregularidades no acompanhamento das contas da unidade londrina do Bank of New York Mellon devem levar a mais uma multa para a KPMG, que a própria considera "gigantesca": 12,5 milhões de libras
CMVM

Vice-presidente da CMVM demite-se do cargo

É a segunda baixa na equipa de Gabriela Figueiredo Dias, em pouco mais de um ano, depois da saída de Afonso Silva.
Uber

Uber estreia-se em bolsa a cair perto de 7%

Foi Khosrowshahi quem tocou o sino que marca a entrada de uma nova empresa em bolsa. A Uber estreou-se em Wall Street em queda e a valer 42 dólares por ação. Fechou a 41,35 dólares.
Startups

Uber fixa preço das ações no mínimo do intervalo

Uber começa a ser cotada na bolsa de Nova Iorque esta sexta-feira. Preço para a venda de 180 milhões de ações fixou-se nos 45 dólares, o valor mínimo do intervalo estabelecido pela empresa para o IPO.
Uber

A Uber dos 91 mil milhões chega a Wall Street /premium

É a entrada em bolsa mais esperada da indústria tecnológica, que pode avaliar a Uber num máximo de 91 mil milhões. Conseguirá Dara Khosrowshahi livrar-se do fantasma que é Travis Kalanick?
Mercados Financeiros

Foi há 5 anos que Portugal regressou aos mercados

1504
Estávamos em 2014 e Pedro Passos Coelho liderava o Governo de coligação entre PSD e CDS. A decisão surgiu depois de uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros
Bolsa de Nova Iorque

Wall Street fecha em alta com recorde do Nasdaq

Bolsa nova-iorquina encerrou semana com uma nota positiva, graças a números melhores do que o esperado sobre o emprego em abril e o desempenho da Amazon.
Mercados Financeiros

Commerzbank elogia Portugal. Juros vão descer mais

O influente banco alemão elogia a estabilidade política em Portugal e diz que o país continua a "colher os frutos das reformas feitas anteriormente". Mas os mercados podem sofrer abalo ainda este ano.
Programa de Estabilidade

Portugal "ganhou à Alemanha por 100 pontos-base"? /premium

Fact Check. Centeno congratula-se pelas taxas de juro em mínimos e ataca quem atribui o resultado apenas às "políticas do BCE". Portugal está assim tão bem na foto da zona euro? E de quem é o mérito?
CMVM

CMVM adverte EDP por causa do fundo Elliot

A CMVM alertou que se os acionistas da EDP rejeitarem a proposta de alteração estatutária do fundo Elliot dá-se "a não verificação" de uma das condições para o registo da oferta sobre a EDP.
Uber

Uber acelera para a bolsa a valer 100 mil milhões

A Uber Technologies confirmou, finalmente, os planos de dispersar parte do capital na bolsa de Nova Iorque, prevendo-se que venda ações no valor de 10 mil milhões de dólares.
Mário Centeno

"Não houve uma dramática" viragem da austeridade

3390
Mário Centeno reconhece, numa reportagem do Financial Times, que não houve uma "dramática" viragem da austeridade, O governo fez mudanças, mas "não foram grandes mudanças".
Banca

Lucros do Grupo Crédito Agrícola descem 26%

Na apresentação dos resultados, em Lisboa, o presidente do grupo, Licínio Pina, justificou a descida do resultado consolidado por em 2017 ter havido uma importante venda de dívida pública.
CMVM

Supervisão. Reforma do Centeno reduz independência

Banco de Portugal e CMVM acusam proposta de reforma de supervisão feita pelo Governo de reduzir independência de reguladores. BdP ataca controlo por Inspeção das Finanças que depende do ministro.
Mercados Financeiros

Inteligência artificial valoriza, mas vigiada

Em Portugal, existe um fundo que investe em ações de 50 empresas à escala global e que é gerido através de computação inteligente. Chama-se Acatis AI e tem ganhos de 18% desde o início do ano.
Deutsche Bank

Ações do Commerzbank e Deutsche Bank em alta

As ações dos bancos alemães estão esta segunda-feira a negociar com fortes subidas, depois de terem anunciado, no domingo, que vão dar início a negociações formais com vista à eventual fusão.
Mercados Financeiros

Dívida em moeda chinesa é "mutuamente benéfica"

338
A China espera que se concretize "de forma satisfatória" a emissão de dívida pública portuguesa em moeda chinesa, que vê como uma "cooperação mutuamente benéfica".
Juros da Dívida

Juros da dívida caem a 2 e sobem a 5 e 10 anos

Os juros a dois anos estavam esta quarta-feira de manhã a cair para -0,261%. Em sentido inverso, os juros a 10 anos estavam a avançar para 1,430% e, prazo de cinco anos, os juros subiam para 0,268%.
Caixa Geral de Depósitos

CGD cumpre Requisitos de capital de BCE

O banco público divulgou, através de comunicado à CMVM os rácios de capital exigidos pelo Banco Central Europeu a partir de 1 de março de 2019 e afirmou que os já cumpria desde final de 2018.
Bolsa de Lisboa

Governador pede “contas transparentes e auditadas"

380
Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, afirmou num evento da Euronext Lisbon que um dos fatores essenciais para a confiança nas empresas é haver contas "transparentes e auditadas".
Mercados Financeiros

Portugal paga juro mais baixo de sempre a 10 anos

222
IGCP colocou 1.000 milhões de euros em dívida pública a 10 e a 15 anos, que no caso do prazo mais curto obteve uma taxa de juro de 1,57%, a mais baixa de sempre em leilões a 10 anos.
Juros da Dívida

Juros da dívida caem a 2 anos, mas sobem a 10

Os juros da dívida portuguesa estavam esta quinta-feira de manhã a cair para -0,220% a dois anos, estavam estabilizados em 0,460% a cinco e subiam a 10 para 1,662%, contra 1,659% na quarta-feira.
Juros da Dívida

Juros da dívida caem a dois, cinco e dez anos

Alinhados com os da Irlanda, os juros de Portugal caíram em todos os prazos. Os juros da Grécia e Itália subiam em todos os prazos e os de Espanha avançavam a dois anos e recuavam a cinco e dez anos.
TAP

Acionistas querem TAP na bolsa, mas Governo vetou

O consórcio que tem 45% do capital da TAP (o Estado tem 50%) quis avançar já com a dispersão do capital da TAP em bolsa, mas o Governo não aceitou, considerando que não é o momento, avança o Negócios.
Startups

Slack vai para bolsa avaliado em 7 mil milhões

161
A empresa deve entrar em bolsa este ano através de listagem direta. Estratégia beneficia acionistas mais antigos e trabalhadores. A aplicação tem 10 milhões de utilizadores e quer acabar com o email.
Juros da Dívida

Juros da dívida portuguesa sobem e descem

Os juros a dois anos estavam a subir para -0,213%, a dez anos caem para 1,616% e no prazo de cinco anos recuam para 0,416% em relação à quinta-feira.
Juros da Dívida

Juros da dívida de Portugal caem a 2, 5e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa a 10 anos estavam, esta quinta-feira de manhã, a cair para 1,639%, a 5 estavam a recuar, para 0,448% e a 2 estavam a descer, para -0,207%.
Mercados Financeiros

Intermediação financeira vai ter novas regras

As principais alterações dizem respeitam ao registo para o exercício de atividades de intermediação financeira, ao relatório de controlo interno e ao dever de comunicação dos analistas financeiros.
Bolsa

CMVM desdramatiza entradas falhadas na bolsa

O supervisor da bolsa atribui o fracasso de ofertas em bolsa como as da Modelo Continente, Vista Alegre e Science4you, a circunstâncias infelizes que também penalizaram 150 operações a nível mundial.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. CMVM acompanha, mas não tem auditoria

176
O supervisor do mercado não tem, nem pediu a auditoria à gestão da Caixa. Mas está a acompanhar o tema e pode vir a intervir, sobretudo no que diz respeito ao trabalho feito pela auditora EY.
Tecnologia

Apple corta produção de novos iPhone em 10%

Depois de começar o ano com perdas de 10%, a Apple pediu aos seus fornecedores para produzir menos iPhone. O pedido foi feito antes de Tim Cook avisar que as receitas iam ser inferiores ao esperado.
Economia

Obrigações do Tesouro: 4 mil milhões a 10 anos

As Obrigações do Tesouro a 10 anos portuguesas negoceiam com um juro de 1,786%. Entre os bancos envolvidos na operação constam o BBVA, o BNP Paribas, o Credit Agricole, o Citi e o Morgan Stanley.
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem em todos os prazos

Alinhados com os de Espanha e da Itália, os juros da dívida em Portugal estavam esta quarta-feira a subir a dois, cinco e dez anos em relação a terça-feira.
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem em todos os prazos

Os juros da dívida de Portugal sobem a dois, cinco e dez anos em relação a segunda-feira, alinhados com os de Espanha e da Irlanda. Os juros de Itália sobem a dois anos e descem a cinco e dez anos.
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem em todos os prazos

Último dia do ano começa com a subida dos juros em todos os prazos relativamente a sexta-feira. Portugal acompanha assim a Grécia, a Irlanda e a Espanha
Economia

Eixos estratégicos para a internacionalização

Conhecimento profundo dos mercados, parceiros de confiança nas várias geografias mundiais e acesso a rede de networking. Eixos que ajudam as empresas portuguesas a atingir o sucesso internacional.
Mercados Financeiros

Perdas em Wall Street contagiam bolsas asiáticas

As ações nipónicas deslizaram e outros mercados asiáticos também caíram na sequência das perdas significativas em Wall Street, desencadeadas pelos ataques de Donald Trump à Fed.
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem em todos os prazos

Em Lisboa, os juros a dez anos estavam a subir para 1,645%. Os juros de Espanha e Irlanda desciam em todos os prazos, enquanto os de Itália subiam a dois e dez anos e desciam a cinco anos.
Mercados Financeiros

Portugal e Espanha estão melhor do que Itália

A agência Moody's considera que os dois países estão mais bem posicionados do que a Itália para enfrentar a transição para o ambiente "pós-programa de compra de dívida do Banco Central Europeu".
Juros da Dívida

Juros da dívida caem para mínimos desde junho

Os juros da dívida portuguesa caíram para mínimos desde junho a dois, cinco e dez anos em relação a terça-feira, alinhados com os de Espanha, Grécia, Irlanda e Itália.
Petróleo

Petróleo cai para preços mais baixos desde 2017

Os preços do petróleo estão a derrapar mais de 4% em Nova Iorque, com sinais de excesso de oferta nos mercados internacionais apesar do compromisso da OPEP para reduzir a produção.
BPI

CMVM aprova saída de bolsa do BPI

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários aprovou esta sexta-feira a saída de bolsa do banco BPI. O requerimento tinha sido apresentado pelo próprio banco a 12 de julho deste ano.
Juros da Dívida

Juros da dívida caem em todos os prazos

Os juros da dívida portuguesa caíram em todos os prazos e a dois e dez anos para mínimos desde junho em relação a quarta-feira, alinhados com os da Grécia e Itália.
Economia

Como internacionalizar o seu negócio com confiança

Marcar presença nos mercados internacionais é a ambição de muitas empresas em Portugal, mas existem algumas precauções que fazem toda a diferença para o sucesso (ou não) do negócio.
Jaguar

Vendas Jaguar Land Rover atiram dono para o lixo

237
Os maus resultados da Jaguar Land Rover colocaram o fabricante britânico sob grande pressão. Que agora aumentou, pois arrastaram as acções do dono do grupo inglês, os indianos da Tata, para o lixo.
CMVM

Fitch sobe 'rating' do BCP

A agência Fitch melhorou o rating do BCP de longo prazo de BB- para BB, com uma perspetiva estável, segundo um comunicado do banco à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
Mercados Financeiros

Bolsas europeias seguem tendência de queda

Os analistas atribuem este retrocesso aos receios de que a trégua comercial de 90 dias entre Estados Unidos e China não leve a nenhum acordo e à preocupação com a desaceleração da economia global.
Economia

Juros da dívida do país caem em todos os prazos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta manhã a cair em todos os prazos, a dois anos para mínimos dos últimos seis meses, em relação a terça-feira, alinhados com os de Itália e Espanha.
Mercados Financeiros

Apple compra a Tesla e mais 9 previsões insólitas /premium

396
E se a Apple comprar a Tesla, a GE falir (e abalar a Netflix), Trump despedir o líder da Fed e a Alemanha cair em recessão? Aí está a nova edição de "Outrageous Predictions" do Saxo Bank, para 2019.
Juros da Dívida

Juros da dívida caem em todos os prazos

Os juros da dívida portuguesa estavam a cair em todos os prazos, a dois anos para mínimos dos últimos seis meses, em relação a segunda-feira, alinhados com os da Irlanda.
Angola

Acordo com FMI facilita emissão de dívida em 2019

O acordo de financiamento será fulcral para aumentar as reservas em moeda externa e para tornar mais fácil para o Governo emitir mais dívida pública em moeda estrangeira no próximo ano.
Entrevista

"Esta geração vai viver sugada, como no Matrix" /premium

427
No filme de 1999 os humanos viam a sua energia ser sugada, enquanto "viviam" na Matrix. Os juros baixos vão ter o mesmo efeito para os jovens. Richard McGuire tem um comprimido vermelho para si.
Mercados Financeiros

Angola. Mercado de Ações arranca em 2019

O presidente da Comissão de Mercado de Capitais de Angola acredita que o Mercado de Ações será impulsionado pelo Programa de Privatizações em curso no país.
Moçambique

Moçambique normaliza relação com os mercados

O representante do grupo de credores assinou o acordo com o Governo de Moçambique sobre a dívida pública e garante que este vai oferecer um caminho para atingir o crescimento a longo prazo.
Juros da Dívida

Juros da dívida de Portugal caem a 2, 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta quarta-feira de manhã a descer a dois, cinco e dez anos em relação a terça-feira, alinhados com os de Espanha, Grécia e Itália.
Economia

Perfis de investimento: qual o seu?

“Conhece-te a ti mesmo.” O célebre aforismo grego atribuído a Sócrates também se aplica aos investimentos. Para saber como investir, é necessário que entenda qual é o seu perfil.
CMVM

Resultado líquido da Navigator sobe 18%

O resultado líquido da Navigator subiu 18% nos primeiros nove meses do ano para 172 milhões de euros, segundo os dados comunicados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Mercados Financeiros

"Bolsorally". Bolsa paulista salta com Bolsonaro

2764
A bolsa de São Paulo abriu em máximos históricos, com uma valorização superior a 3%. Suíço UBS admite que bolsa pode disparar quase 40% até ao final do ano.
Mercados Financeiros

Amazon e Google gastam mais mas faturam menos

Investidores não perdoaram que Amazon tenha dececionado, pelo segundo trimestre consecutivo, com vendas abaixo das expectativas. A época natalícia também não inspira especial otimismo.
BCE

Itália. BCE não está "otimista", está "confiante"

Presidente do BCE diz que são "limitados" os sinais de contágio do risco italiano a outros países. Mas esses sinais "estão lá". BCE está confiante de que irá haver um acordo com o governo italiano.
Japão

Bolsa. Tóquio cai 3,72% arrastada por Wall Street

O principal índice da bolsa de Tóquio, o Nikkei, caiu esta quinta-feira 3,72%, no fecho da sessão, para se cotar nos 21.268,73 pontos, arrastado pelas perdas de Wall Street no dia anterior.
Juros

Juros da dívida de Portugal caem a 2, 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta quarta-feira de manhã a descer a dois, cinco e dez anos em relação a terça-feira, alinhados com os de Itália e da Grécia.
Mercados Financeiros

Mais de 1 milhão em dívida a três e 11 meses

Portugal colocou 1.250 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro a taxas de juro médias negativas, mas a subirem tanto a três meses como a 11 meses em relação aos anteriores leilões comparáveis.
Mercados Financeiros

Capital Group sai do capital da EDP

A EDP anunciou que o The Capital Group Companies, que chegou a ter quase 10% do capital da elétrica, deixou de "deter qualquer participação no capital social e direitos de voto" na empresa.
Fact Check

Galamba: Rating caiu com Passos, não com Sócrates /premium

3678
Deputado e ex-porta-voz do Partido Socialista quis "lembrar" no Twitter que quando a Moody's cortou o "rating" para "lixo" estava Passos no governo, não Sócrates. Faz sentido?
Mercados Financeiros

Chinesa Tencent Music (também) adia ida para bolsa

Empresa dona dos serviços de "streaming" de música mais usados na China decidiu adiar a estreia na bolsa, pelas mesmas razões que levaram a Sonae MC a cancelar a sua operação.
Mercados Financeiros

Bolsas estão "locas" ou é insanidade temporária?

Trump redobrou as críticas à Reserva Federal dos EUA por estar a subir as taxas de juro como uma "loca". Bolsas continuam no "vermelho", depois da queda histórica de quarta-feira.
Brexit

Brexit e as dores de cabeça para setor financeiro

Fundo Monetário Internacional alerta para incerteza no curto prazo em setores como derivados e os seguros. A médio prazo, o Brexit tem riscos para a estabilidade financeira da UE e Reino Unido.
Entrevista

"Deviam ter vergonha de não ser um país de topo" /premium

22958
País teve "conjugação sortuda de fatores" para economia crescer o que cresceu. Mas foi pouco – e o governo "reclama louros" por algo a que é "totalmente alheio". Eis Portugal visto por Steen Jakobsen.
Economia

Portugal volta ao mercado na quarta-feira

Na última emissão comparável, realizada em 12 de setembro, o organismo liderado por Cristina Casalinho colocou 672 milhões de euros com uma taxa de juro de 1,854%, acima da de 11 de julho (1,727%).
Mercados Financeiros

Em cada cinco investidores apenas um é mulher

Inquérito feito aos investidores portugueses indica que 82% são homens. Percentagem ainda é maior nos que transacionam criptomoedas, revela questionário da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários.
Mercados Financeiros

Metade dos agentes quer regulação das criptomoedas

Um inquérito feito junto e 100 entidades financeiras revela que 42% defende a regulação das criptomoedas. Mas presidente da CMVM diz que antes de regularee é preciso conhecer a realidade das Fin Techs.
Farfetch

Farfetch mais "cara" do que a Amazon. Porquê? /premium

531
5,8 mil milhões por uma empresa criada há 10 anos, por um português, e que não cria nada – só quer ser a "ponte" entre quem vende e quem compra. Vai para a bolsa "mais cara" do que a Amazon.
Farfetch

Farfetch vai para a bolsa a valer 5,5 mil milhões

Forte procura pelas ações levou gestores da operação a reverem em alta o intervalo de preços com que a Farfetch vai abrir o capital em Nova Iorque. Estreia em bolsa deverá acontecer ainda esta semana.
Banca

Kwanza sofre nova depreciação 

O kwanza voltou a depreciar-se em relação às moedas europeia e norte-americana, valendo agora, 335,821 kwanzas/euro e 287,226 kwanzas/dólar, segundo indica uma nota do Banco Nacional de Angola.
Mercados Financeiros

Comprou casa? É um especulador ou um investidor? /premium

121
Quem ouviu nos últimos dias as propostas dos partidos sobre especulação imobiliária até pode pensar que é um conceito fácil de definir. Não é. O Observador ouviu vários economistas sobre este tema.
Bolsa de Nova Iorque

Lehman. As horas e dias de caos, por quem o viveu /premium

Um de apelido Rodrigues e, outro, de nome Groves. Falámos com quem estava no Lehman Brothers em Nova Iorque, quando colapsou o então mais antigo banco de investimento dos EUA. Eles contam como foi.
Bolsa

Bolsa de Lisboa abre a cair 0,02%

A bolsa de Lisboa abriu hoje em baixa com o principal índice (PSI20) a cair 0,02% para 5.277,78 pontos.
Juros da Dívida

Juros da dívida descem a 2 e 5 anos mas sobem a 10

Os juros da dívida portuguesa desciam esta sexta-feira a dois e cinco anos e subiam a 10 anos, em relação a quinta-feira.
Juros da Dívida

Juros da dívida de Portugal descem

Os juros da dívida portuguesa a dois, cinco e 10 anos seguiam esta terça-feira a descer face a segunda-feira.
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem em todos os prazos

Os juros da dívida portuguesa estavam na manhã desta quarta-feira a subir em todos os prazos, o mesmo acontecendo com Espanha, enquanto em Itália desciam em todas as maturidades.
Economia

CMVM quer formação para intermediários financeiros

A CMVM definiu requisitos mínimos para que os colaboradores das empresas que vendem produtos financeiros tenham formação e conhecimento suficiente para poder prestar informação aos investidores.
Bolsa

Bolsa de Lisboa abre a cair 0,11%

A bolsa de Lisboa abriu hoje em baixa com o principal índice (PSI20) a cair 0,11% para 5.515,35 pontos.
Investimento

10 inovações disruptivas que estão a mudar o mundo /premium

357
Terá sido achado um elixir da juventude? Está aí, finalmente, a tecnologia que vai desbloquear o progresso nos carros elétricos? Eis a nova edição de "Disruptive Innovations", elaborado pelo Citi.
Câmbios

Real brasileiro cai quase 5% numa semana

A forte desvalorização da moeda do Brasil, que registou uma queda de 4,85% na última semana, é consequência da indefinição do cenário eleitoral do país.
Caixa Geral de Depósitos

Caixa distribui prémios pelos trabalhadores

105
Mérito, empenho, assiduidade: são alguns dos critérios que a gestão da CGD vai avaliar para atribuir prémios aos trabalhadores. Mas a negociação para um novo acordo de empresa está a dividir o banco.
Sonae

Lucro da Sonae aumenta para 98 milhões de euros

O lucro da Sonae subiu 34,2% nos primeiros seis meses do ano, face a igual período de 2017, para 98 milhões de euros, anunciou a dona da cadeia de hipermercados Continente e da Worten, entre outros.
Crédito à Habitação

Taxa de juro no crédito à habitação volta a subir

Contando apenas os contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro registada em julho pelo INE foi de 1,471%, acima da taxa de 1,427% em junho.
PSI 20

Bolsa de Lisboa abre a perder 0,05%

A bolsa de Lisboa abriu hoje em baixa com o principal índice (PSI20) a perder 0,05% para os 5.502,23 pontos, invertendo a tendência de subida com que fechou a última sessão.
Donald Trump

Trump acusa Europa e China de manipular as moedas

Presidente dos EUA critica o banco central norte-americano, liderado por um homem escolhido por si, por estar a subir as taxas de juro. Mesmo assim, vai sair "vitorioso" no final, garante Trump.
Mercados Financeiros

Apostar contra a Tesla de Musk é que está a dar

Investidores que têm as chamadas "posições curtas", a apostar na queda das ações da Tesla, estão a ver as suas apostas valorizarem-se em mil milhões de dólares desde o "tweet" de Elon Musk.
Futuro da Grécia

Propaganda? O vídeo de Centeno em 4 pontos

159
O que está certo e o que faltou dizer no vídeo em que Mário Centeno dá as "boas-vindas" à Grécia? Análise à mensagem do presidente do Eurogrupo que irritou a esquerda e a direita.
Farfetch

Farfetch entrega papéis para entrar na bolsa

A abertura do capital da Farfetch, o "unicórnio" fundado pelo português José Neves, está iminente. Segundo a imprensa, a empresa sedeada em Londres entregou um documento para entrar em bolsa.
Dívida Pública

Juros sobem a 2 anos e descem a 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam hoje de manhã a subir a dois anos, e a descer a cinco e a dez anos em relação a terça-feira, enquanto para Espanha os juros desciam em todos os prazos.
Dívida Pública

Dívida. Portugal emite mil milhões de euros

Portugal vai hoje ao mercado para emitir até 1.000 milhões de euros em dois leilões de Bilhetes de Tesouro (BT) a três e a 11 meses, segundo o IGCP.
Mercados Financeiros

Portugal quer atrair mais gestoras de ativos

CMVM e Banco de Portugal lançaram guia de boas vindas para atrair gestoras de ativos que queriam atuar a partir de Portugal, aproveitando o efeito do Brexit. Registo será mais fácil e rápido.
Bolsa

Bolsa de Lisboa abre a perder 0,21%

A bolsa de Lisboa abriu hoje em terreno negativo, com o principal índice (PSI20) a descer 0,21% para 5.618,93 pontos, depois de ter encerrado a ganhar na última sessão.
Bolsa

Bolsa de Lisboa em alta com Galp Energia a subir

A bolsa de Lisboa estava hoje de manhã em alta, com a Galp Energia a liderar os ganhos, a subir 1,22% para 17,835 euros.
PSI 20

PSI20 abre com subida ligeira de 0,01%

A bolsa de Lisboa abriu hoje em terreno positivo, com o principal índice (PSI20) a subir 0,01% para os 5.594,67 pontos, depois de ter encerrado a sessão de sexta-feira em queda.
Apple

Atingido um bilião, Tim Cook manda email à equipa 

"Quero agradecer do fundo do coração por todas as horas extra, por todas as vezes que se recusaram a aceitar algo menos que a excelência". O que Tim Cook disse à equipa, atingido o valor de um bilião.
Wall Street

Wall Street não mexe apesar de recorde da Apple

A bolsa nova-iorquina encerrou sem tendência definida, com a capitalização bolsista da Apple a superar o bilião de dólares a ser incapaz de eliminar o aumento de tensões entre Washington e Pequim.
Bolsa

Bolsa de Lisboa abre a cair 0,43%

A bolsa de Lisboa abriu hoje em terreno negativo, com o principal índice (PSI20) a cair 0,43% para 5.613,13 pontos, depois de ter encerrado a sessão de quarta-feira a subir.
EDP

Altri acorda compra de 50% da EDP Bioeléctrica

A Altri anunciou em comunicado à CMVM que acordou com a EDP a compra dos 50% que ainda não detinha da EDP Produção - Bioeléctrica, por 55 milhões de euros.
CTT

Lucro dos CTT cai 64,8% no 1º semestre

Os Correios de Portugal anunciaram num comunicado enviado à CMVM que os lucros da empresa caíram 64,8% para 6,3 milhões de euros nos primeiros seis meses de 2018.
Bolsa

Bolsa de Lisboa abre a subir 0,05%

A bolsa de Lisboa abriu hoje em terreno positivo, com o principal índice (PSI20) a subir 0,05% para os 5.618,15 pontos, depois de ter fechado a sessão de sexta-feira também a ganhar.
Galp

Galp lucra 387 milhões em seis meses, mais 68%

A petrolífera ganhou mais na produção -- o EBITDA nesse segmento mais do que duplicou --, o que permitiu compensar a descida dos resultados operacionais na área da refinação e distribuição.
Jerónimo Martins

Lucro da Jerónimo Martins sobe para 180 milhões

O lucro da Jerónimo Martins subiu 3,9% no primeiro semestre, face a igual período de 2017, para 180 milhões de euros, anunciou esta quarta-feira a dona do Pingo Doce.
OPA

CMVM extingue OPA da Altice sobre Media Capital

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários anunciou a extinção do processo administrativo referente à Oferta Pública de Aquisição da Meo, detida pela Altice, sobre a Media Capital.
Dívidas

Estado, empresas e famílias nunca deveram tanto

5744
Dados do Banco de Portugal apontam para um novo recorde nominal no valor da dívida total da economia portuguesa: 724,7 mil milhões de euros, um dado de maio.
Banif

Governo reúne-se com lesados do Banif e CMVM

Representantes do Governo, da Associação de Lesados do Banif e da CMVM vão reunir-se em Lisboa, um encontro marcado por iniciativa do gabinete do primeiro-ministro.
Mercado Imobiliário

CMVM questiona "sustentabilidade" do imobiliário

Regulador do mercado de capitais considera que "o forte crescimento dos preços do imobiliário em Portugal suscita questões relativas à sua sustentabilidade", por estar a subir mais que outros países.
Bitcoin

Supervisores alertam para moedas virtuais

O Banco de Portugal, a CMVM e a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões voltaram a alertar os consumidores para os riscos da compra de moedas virtuais.
Mercados Financeiros

Sem medo dos mercados, Itália prevê mais défice

Novo ministro das Finanças, Giovanni Tria, admite que o défice de 2019 "poderá ser maior" do que os 0,9% previstos pelo governo anterior. Mas "não seria justificável" que agências cortem o "rating".
A página está a demorar muito tempo.