454kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Mercados Financeiros

CMVM

PSD quer CMVM no Parlamento para esclarecimentos

O PSD denuncia que a CMVM está atualmente a trabalhar apenas com dois trabalhadores, "expondo uma situação de funcionamento anormal, para a qual o Governo não conseguiu encontrar uma solução".
Mercado Imobiliário

É desta que os preços das casas vão cair?

Não faltou quem, quando surgiu a pandemia, vaticinasse uma grande correção no valor das casas. Pelo contrário, continuaram (e continuam) a subir. Mas com a subida dos juros serão mais os "aflitinhos".
A História do Dia

A bolha das criptomoedas vai rebentar?

As criptomoedas perderam mais de 800 mil milhões de dólares em cerca de um mês. Particulares, empresas e países têm milhões investidos num sistema não regulado. A crise terá consequências tangíveis?
Juros da Dívida

Juros da dívida atinge novo máximo desde 2017

Esta segunda-feira às 08h25 em Lisboa, os juros a 10 anos avançavam, para 2,715%, contra 2,690% na sexta-feira e 3,100% a 14 de junho, um novo máximo desde agosto de 2017.
Boa moeda, má moeda

Continua a sangria nas criptomoedas

Em Novembro cada bitcoin valia 69 mil dólares. Agora vale 20 mil, reflectindo a enorme queda do mercado de criptoactivos. Bill Gates deu uma ajuda, dizendo estamos perante um logro.
BCE

BCE comprometido em evitar a fragmentação

Vice-presidente do BCE afirmou que a instituição está empenhada em evitar a fragmentação injustificada nos mercados de dívida, depois de países como Itália e Espanha verem os prémios de risco disparar
BCE

Mercados. BCE cede com Itália no olho do furacão

Quatro dias de pressão intensa nos mercados bastaram para levar BCE a anunciar "novo instrumento" contra a subida dos juros. Centeno não levanta o véu e redobra avisos para não se subirem salários.
BCE

BCE reúne-se de emergência para reagir a mercados

Com o euro muito perto da paridade face ao dólar e os juros da dívida de Itália, Portugal e outros sob pressão, BCE convocou reunião extraordinária para esta quarta-feira.
BCE

BCE atira à inflação mas acorda outro "fantasma"

Juros vão ter primeira subida em julho e devem subir novamente em setembro (em dose dupla, a menos que a inflação recue). Lagarde não consegue tranquilizar investidores na dívida dos países do sul.
BCE

Irá BCE voltar a surpreender e subir já os juros?

Banco central reúne-se esta quinta-feira e vai anunciar o fim das compras de dívida que foram cruciais para Portugal. Subida da taxa de juro deve vir só em julho, mas o BCE já tem vindo a surpreender.
Mercados Financeiros

Portugal paga mais que o dobro em dívida a 9 anos

Atualizado
O Estado português suportou um custo implícito de 2,33% para emitir dívida a nove anos, mais do que o dobro do juro de pouco mais de 1% que suportou numa emissão comparável em fevereiro.
Contra-Corrente

As quotas não conduzem à liberdade das mulheres

Será que a CMVM anda à procura de uma mulher para presidente? E quantas empresas vai a CMVM multar por causa da lei das quotas? Assim não, não vamos lá, porque a engenharia social nunca é boa solução.
BCE

BCE garante que subida dos juros será "gradual"

Economista-chefe do BCE garante que "cenário central" é uma subida de 25 pontos-base em julho e outra em setembro, rebatendo especulação de subidas de 50 pontos-base (meio ponto percentual).
Dívida Pública

De quem é o nosso PIB?

A única vantagem que o rácio divida pública/PIB tem não é o seu rigor conceptual, é esconder a enormidade da dívida pública debaixo do PIB e ocultar a incapacidade de o Estado vir a pagar o que deve.
Mercados Financeiros

"Vem aí recessão, mas pode ser bom para as bolsas"

Líder da estratégia em ações da Allianz Global Investors diz que Europa e EUA vivem "desaceleração sincronizada" mas se a inflação recuar as bolsas podem recuperar das fortes perdas dos últimos meses.
Banco de Portugal

BdP comprou mais dívida do que o Estado emitiu

Banco de Portugal comprou 20,3 mil milhões de euros em dívida pública portuguesa em 2021, mais do que os 18,5 mil milhões do ano anterior. Foi mais do que toda a nova dívida emitida pelo IGCP no ano.
Resposta Pronta

Crescimento do rublo é "manobra de propaganda"

Apesar da moeda russa estar a crescer há vários dias, o analista de mercados financeiros Filipe Garcia defende que o rublo "não tem um mercado funcional" e duvida das números avançados pelo Kremlin.
Guerra na Ucrânia

BCE admite subir juros de forma mais rápida

Presidente do BCE, Christine Lagarde, admite que existe um risco de que uma abordagem "gradual" à subida das taxas de juro possa não ser a mais adequada. Euro recupera face ao dólar.
Mercados Financeiros

Lagarde sobre criptoativos: "Não valem nada"

Contra as suas recomendações, o filho investiu em criptomoedas. "É um homem livre". A presidente do BCE expressou a sua opinião sobre estes ativos: "Não valem nada".
Mercados Financeiros

Gestora nórdica torna Portugal num dos seus "hubs"

A Nordea Asset Management tornou Portugal num dos "hubs", a olhar para a Europa do Sul e para a América Latina. Numa altura em que os investidores estão em modo "esperar para ver".
Mercados Financeiros

Dívida nova deixa de ser mais barata que a antiga

À boleia das compras do BCE, Portugal pôde nos últimos anos renovar dívida antiga a custos mais baixos (e, também, com prazos mais longos). Com a subida dos juros, essa folga orçamental desaparece.
Novo Banco

Novo Banco. BCP recebeu investidor de Nova Iorque

Responsáveis do gigante nova-iorquino Carlyle Group estiveram em Lisboa, pouco antes da pandemia, e foram recebidos por Miguel Maya, presidente do BCP. O motivo da reunião? O Novo Banco.
Mercados Financeiros

Portugal paga juros mais altos em leilão de dívida

O Tesouro português obteve a totalidade dos 750 milhões de euros pretendidos, mas pagou juros mais elevados numa emissão com prazo de oito anos.
BCE

Lagarde admite subir juros no início do verão

Presidente do BCE afirmou que o programa de compra de dívida deve terminar no início do terceiro trimestre e juros podem subir "poucas semanas depois".
BES

BES. Ex-administradores dizem não existir provas

Os ex-administradores do BES dizem não existir matéria para a condenação do pagamento de coimas de 2,8 milhões de euros. De acordo com o Ministério Público, este processo prescreve em 26 de novembro.
Agências de Rating

Fitch melhora perspetiva do "rating" de Portugal

Agência de "rating" melhorou a perspetiva (outlook) da notação de risco de crédito que atribui à República Portuguesa. Maioria absoluta cria "um quadro de maior estabilidade" governativa, diz a Fitch.
Reserva Federal

EUA. Reserva Federal sobe juros em 50 pontos-base

Com uma inflação superior a 8% e desemprego em apenas 3,6%, o banco central mais poderoso do mundo decidiu subir as taxas de juro em 50 pontos-base. Desde 2000 que não subia os juros tão bruscamente.
BCE

"Falar já não chega, temos de agir" e subir juros

"Um aumento da taxa de juro em julho é possível", reconheceu a influente Isabel Schnabel, membro destacado do conselho executivo do Banco Central Europeu.
Guerra na Ucrânia

Bruxelas propõe proibição faseada a petróleo russo

"Para ajudarmos a Ucrânia, as nossas economias têm de continuar fortes", justificou Ursula von der Leyen. Proibição ao petróleo russo será faseada ao longo de vários meses, mas há mais novas sanções.
Resposta Pronta

"Euribor vai subir nos próximos meses"

O analista de mercados financeiros, Filipe Garcia, acredita que, nos próximos meses, as taxas euribor vão continuar a subir, mas poderão estabilizar no fim do ano.
Economia

Como moldamos o futuro da Europa?

É a questão que o Delphi Economic Forum tenta responder anualmente. De volta ao vivo, o fórum abordou o futuro — e a Philip Morris apresentou a sua visão para a evolução do consumo.
Mercados Financeiros

Taxa de juro a 10 anos de Portugal supera os 2%

Dois meses e meio depois de superar a fasquia de 1%, as taxas de juro da dívida portuguesa a 10 anos superaram os 2% no mercado secundário, pela primeira vez desde finais de 2018.
BCE

Vice do BCE também admite subida de juros em julho

O espanhol Luis de Guindos, número 2 do BCE, alinha-se com aquilo que foi dito pelo governador da Letónia: compras de dívida devem acabar em julho e taxas de juro podem subir logo aí também.
BCE

BCE pode subir as taxas de juro "já em julho"

Governador letão Martins Kazacs diz à agência Bloomberg que é "possível" que o BCE avance já em julho para uma primeira subida das taxas de juro, devido a riscos "significativos" na inflação.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Apoios devem ser "cirúrgicos e temporários"

Vítor Gaspar, diretor de Assuntos Orçamentais do FMI, avisa que com inflação mais elevada pode complicar-se a vida para países com mais dívida. Défice português deste ano deverá ser menor: 2,4%.
Fundo Monetário Internacional

FMI alerta. Juros podem subir de forma mais rápida

Bancos centrais têm um "equilíbrio delicado" para gerir, entre controlar a inflação e não estrangular a retoma. Nesse processo, as taxas de juro podem subir mais do que os mercados estão a prever.
BCE

BCE suaviza mensagem na retirada dos estímulos

Lagarde vê inflação alta e impacto grave da guerra na economia mas recusa falar em "estagflação". Mas, diz um economista, "se um bicho caminha como um pato e grasna como um pato, então..."
Twitter

Elon Musk lança oferta para comprar todo o Twitter

O patrão da Tesla oferece-se para comprar a totalidade do capital do Twitter, em dinheiro – com o objetivo de tirar a empresa de bolsa e poder fazer "as mudanças que têm de ser feitas" na rede social.
Guerra na Ucrânia

Rublo afundou mas ergueu-se. Putin vence sanções?

Divisa russa chegou a perder quase 30% do valor, mas recuperou. É um sinal de que o Kremlin está a conseguir resistir à pressão das sanções ou a economia russa está (mesmo) condenada?
Mercados Financeiros

Custo da emissão de dívida quintuplica em 5 meses

Estado teve de pagar juro de 1,69% para emitir dívida a 10 anos. Em novembro, conseguia endividar-se neste prazo a 0,3%. Custos quintuplicam mas "ainda estão longe de níveis críticos", diz analista.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.