771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Mercados Financeiros

Juros da Dívida

Juros da dívida portuguesa descem a 2, 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam a descer esta quarta-feira a dois, a cinco e a 10 anos, os três abaixo dos 3%. Ficam alinhados com os juros da Grécia, Irlanda, Itália e Espanha.
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem a dois anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta terça-feira a subir a dois anos e a descer a cinco e a 10 anos. Os juros de Espanha, Grécia e Itália desciam em todos os prazos.
BCE

Inflação à beira da meta mas BCE não baixa juros

Mesmo com previsões que colocam a inflação no objetivo de 2% já em 2025, descida de juros (muito) dificilmente virá antes de junho. Antes, Lagarde diz querer ver como evoluem as negociações salariais.
Agências de Rating

S&P melhora "rating" e não tem receio das eleições

Era a única agência que ainda tinha a dívida portuguesa com notação abaixo dos níveis A. "Redução acentuada da dívida" justifica a decisão. Eleições de 10 de março não preocupam a agência financeira.
Investimento

"Temos de habituar-nos a inflação mais elevada"

A guerra na Ucrânia, que começou há dois anos, abalou os fluxos comerciais globais e criou terreno fértil para preços mais caros nas matérias-primas e inflação mais alta, diz analista da Schroders.
Euribor

Euribor sobe a três meses, desce a seis e 12 meses

A Euribor subiu a três meses e desceu a seis e a 12 meses esta quinta-feira, mantendo curva de rendimentos invertida, e mantendo-se abaixo de 4% nos três prazos.
Ministério das Finanças

Estado baixou dívida e "nada deixou de ser feito"

Fernando Medina, em tom de despedida, garante que dívida abaixo de 100% não foi feita à custa do investimento. E não comenta a "antecipação" feita por Centeno – o mérito é de Costa, afirma.
Mercados Financeiros

Inflação em queda porque "consumidor revoltou-se"

Economista-chefe do UBS diz que inflação é mais baixa do que dizem os números oficiais. E vai continuar a cair, porque as empresas estão a deixar de conseguir subir preços sob o pretexto da inflação.
BCE

BCE dá "primeiro pequeno passo" para descer juros

Lagarde falou, pela primeira vez, numa "estabilização dos aumentos salariais" e disse ter "esperança" de que as empresas estejam a absorver esses aumentos sem os repercutir em preços mais elevados.
BCE

Inflação cai. BCE tinha de subir (tanto) os juros?

Criticada por reconhecer tarde o surto inflacionista, em 2021, Lagarde está agora a ver a inflação a recuar. Foi mérito do BCE? Ou os preços teriam caído mesmo sem uma subida dos juros tão agressiva?
Euribor

Euribor desce a três e seis meses e sobe a 12

A taxa Euribor desceu a três e a seis meses, com o recuo a deixar a primeira acima da segunda, com 3,929%, e 3,922%, e subiu a 12 meses para 3,676%, mantendo-se abaixo de 4% nos três prazos.
Mercados Financeiros

Greenvolt considera "justo" preço proposto por KKR

O Conselho de Administração da Greenvolt considera "justo" o valor oferecido pela norte-americana Kohlberg Kravis Roberts (KKR) na oferta de compra do grupo português de energias renováveis.
BCE

Lagarde diz que taxas de juro atingiram "o pico"

A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, referiu que as taxas de juro da zona euro atingiram o seu pico e "não continuarão a aumentar", mas não se compromete a "dar uma data".
Bitcoin

ETF aprovado. Bitcoin passa a ser "mainstream"?

Considerado, desde o início, um investimento especulativo e obscuro, a bitcoin poderá ter dado passo de gigante no sentido de se tornar mais "mainstream".
China

Detido o CEO de filial da chinesa Evergrande

A filial da construtura chinesa anunciou a detenção do CEO por suspeita "de ter cometido crimes". Evergrande NEV suspendeu negociações de ações.
Crédito à Habitação

BCE. Euribor invertida prevê corte rápido de juros

Euribor a 12 meses mais baixa do que prazos mais curtos. Quando este fenómeno acontece, normalmente sinaliza recessão, mas nesta fase é visto como sinal de que os juros podem cair rapidamente.
CTT

CMVM. Não tinha de haver comunicação prévia

A CMVM assume que a compra de ações no mercado não tem de ser comunicada previamente, nem necessita de autorização sua. E defende que os deveres de informação da Parpública são menores.
Dívida Pública

Portugal emite dívida a 10 anos a menos de 3%

O Estado português colocou quatro mil milhões de euros em títulos de dívida que serão reembolsados aos investidores em 2034. Custo foi mais baixo do que aquele que vinha sendo pago nos últimos meses.
Juros da Dívida

Juros da dívida de Portugal sobem a 2, 5 e 10 anos

Cerca das 9h30 em Lisboa, os juros a 10 anos avançavam para 2,725%, os juros a dois anos subiam face à última sessão para 2,511% e a cinco anos subiam, para 2,334%.
Mercados Financeiros

Não arrisque. Explore ativos com rendimento fixo

Esta é uma excelente oportunidade para os participantes no mercado com um perfil de risco conservador, uma vez que não se regista um rendimento deste tipo no mercado desde 2007.
BCE

Juros não descem? Lagarde nem sempre segue o guião

Christine Lagarde, "a recuperar" de Covid, garantiu em conferência de imprensa que BCE nem falou em descer juros. Mas nem sempre as suas palavras foram um guia certeiro sobre o que viria a acontecer.
BCE

BCE não mexe mas descer juros está "no horizonte"

BCE deve manter as taxas de juro inalteradas esta quinta-feira. Mercados financeiros estão a considerar provável uma primeira descida em março, mas analistas avisam que poderá não ser tão cedo.
Agências de Rating

Moody's avisa Pequim: há limites para apoios

Agência ameaça cortar "rating", avisando que há limites para a política de apoio a setores que estão em apuros, como o imobiliário. Analistas não veem estouro mas, sim, uma agonia económica difícil.
Semáforo Político

Se PNS tomar posse mais trapalhadas da TAP virão

Luz verde para a CMVM que "cumpriu a sua função". A informação dada pela TAP foi "objetivamente falsa". Ainda, luz amarela para sondagem que aponta eleitorado do PS como o mais velho e menos instruído
Comentário

OE. Quais as principais alterações?

Alexandra Machado, editora de Economia do Observador, analisa alterações ao Orçamento do Estado para 2024. Ainda a multa da CMVM à TAP de 50 mil euros, a propósito da saída de Alexandra Reis.
TAP

Alexandra Reis. CMVM multa TAP em 50 mil euros

O comunicado de saída da ex-administradora da TAP tinha informação "não verdadeira" e não clara, o que valeu à TAP uma coima de 50 mil euros aplicada pela Comissão de Mercado de Valores Mobiliários.
BCE

BCE não irá descer juros "nos próximos trimestres"

É preciso manter as taxas de juro no nível elevado atual "por tempo suficiente", diz Christine Lagarde, presidente do BCE, descartando que uma descida possa ocorrer "no próximo par de trimestres".
Emissão Especial

Qual é o impacto da crise política na economia?

Neste debate, o antigo ministro das Finanças socialista Luís Campos e Cunha, e o ex-presidente da Autoridade da Concorrência Abel Mateus não perspetivam grandes abalos na economia portuguesa.
Crise Política

Mercados. "Demissão complicou o panorama político"

Um dos bancos mais influentes no mercado de dívida pública na Europa, o Rabobank, diz que o anúncio de Costa "complica significativamente o panorama político" mas, para já, não prevê sobressaltos.
Euribor

Taxas Euribor descem após BCE manter juro na mesma

A taxa Euribor desceu a três, a seis e a 12 meses face a quinta-feira, com os níveis dos dois prazos mais longos com uma diferença de apenas 0,002 pontos percentuais.
BCE

Descida dos juros à vista? Não antes do verão

É "totalmente prematuro" falar em descer os juros, garante o BCE, depois de não as ter subido pela primeira vez desde julho de 2022. Primeiro (possível) corte não deverá surgir antes do próximo verão.
BCE

BCE deve manter taxas de juro inalteradas

O BCE deverá manter as taxas de juro inalteradas, na primeira pausa do ciclo de subidas dos juros iniciado em julho de 2022, segundo a expectativa dos mercados.
Japão

Japão não comenta depreciação do iene

Governo japonês refere ainda que continua "firmemente empenhado em responder adequadamente às flutuações excessivas da taxa de câmbio, sem excluir quaisquer meios disponíveis".
Sonangol

Sonangol quer mais flexibilidade do mercado

Responsável da petrolífera angolana afirma que mercado financeiro angolano é mais exigente do que o mercado internacional e pede flexibilidade.
BCE

Juros podem não subir mais, mas não caem tão cedo

Subida para 4% terá sido a última. Mas "não podemos dizer que já atingimos o pico". Uma certeza existe: as taxas de juro não vão baixar nos próximos meses, apesar das divergências crescentes no BCE.
BCE

BCE. Inflação teimosa leva a nova subida de juros?

Inflação na zona euro será maior do que 3% não só este ano como também em 2024 – é o que vão estimar as novas projeções do BCE. Torna-se mais provável que esta 5ª feira haja nova subida dos juros.
O Investidor Inteligente

Como se avalia uma empresa

Neste episódio, Pamela Macedo e Paulo Leite apresentam o processo de avaliação de uma empresa e a análise qualitativa e quantitativa subjacente.
Juros da Dívida

Juros da dívida descem a dois, cinco e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam a descer esta sexta-feira a dois, a cinco e a 10 anos, tal como tinha acontecido na quinta-feira e seguem alinhados com os de Espanha, Grécia e Itália.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos