Mercados Financeiros

Dívida Pública

Juros sobem a 2 anos e descem a 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam hoje de manhã a subir a dois anos, e a descer a cinco e a dez anos em relação a terça-feira, enquanto para Espanha os juros desciam em todos os prazos.
Dívida Pública

Dívida. Portugal emite mil milhões de euros

Portugal vai hoje ao mercado para emitir até 1.000 milhões de euros em dois leilões de Bilhetes de Tesouro (BT) a três e a 11 meses, segundo o IGCP.
Mercados Financeiros

Portugal quer atrair mais gestoras de ativos

CMVM e Banco de Portugal lançaram guia de boas vindas para atrair gestoras de ativos que queriam atuar a partir de Portugal, aproveitando o efeito do Brexit. Registo será mais fácil e rápido.
Bolsa

Bolsa de Lisboa abre a perder 0,21%

A bolsa de Lisboa abriu hoje em terreno negativo, com o principal índice (PSI20) a descer 0,21% para 5.618,93 pontos, depois de ter encerrado a ganhar na última sessão.
Bolsa

Bolsa de Lisboa em alta com Galp Energia a subir

A bolsa de Lisboa estava hoje de manhã em alta, com a Galp Energia a liderar os ganhos, a subir 1,22% para 17,835 euros.
PSI 20

PSI20 abre com subida ligeira de 0,01%

A bolsa de Lisboa abriu hoje em terreno positivo, com o principal índice (PSI20) a subir 0,01% para os 5.594,67 pontos, depois de ter encerrado a sessão de sexta-feira em queda.
Apple

Atingido um bilião, Tim Cook manda email à equipa 

"Quero agradecer do fundo do coração por todas as horas extra, por todas as vezes que se recusaram a aceitar algo menos que a excelência". O que Tim Cook disse à equipa, atingido o valor de um bilião.
Wall Street

Wall Street não mexe apesar de recorde da Apple

A bolsa nova-iorquina encerrou sem tendência definida, com a capitalização bolsista da Apple a superar o bilião de dólares a ser incapaz de eliminar o aumento de tensões entre Washington e Pequim.
Bolsa

Bolsa de Lisboa abre a cair 0,43%

A bolsa de Lisboa abriu hoje em terreno negativo, com o principal índice (PSI20) a cair 0,43% para 5.613,13 pontos, depois de ter encerrado a sessão de quarta-feira a subir.
EDP

Altri acorda compra de 50% da EDP Bioeléctrica

A Altri anunciou em comunicado à CMVM que acordou com a EDP a compra dos 50% que ainda não detinha da EDP Produção - Bioeléctrica, por 55 milhões de euros.
CTT

Lucro dos CTT cai 64,8% no 1º semestre

Os Correios de Portugal anunciaram num comunicado enviado à CMVM que os lucros da empresa caíram 64,8% para 6,3 milhões de euros nos primeiros seis meses de 2018.
Bolsa

Bolsa de Lisboa abre a subir 0,05%

A bolsa de Lisboa abriu hoje em terreno positivo, com o principal índice (PSI20) a subir 0,05% para os 5.618,15 pontos, depois de ter fechado a sessão de sexta-feira também a ganhar.
Galp

Galp lucra 387 milhões em seis meses, mais 68%

A petrolífera ganhou mais na produção -- o EBITDA nesse segmento mais do que duplicou --, o que permitiu compensar a descida dos resultados operacionais na área da refinação e distribuição.
Jerónimo Martins

Lucro da Jerónimo Martins sobe para 180 milhões

O lucro da Jerónimo Martins subiu 3,9% no primeiro semestre, face a igual período de 2017, para 180 milhões de euros, anunciou esta quarta-feira a dona do Pingo Doce.
OPA

CMVM extingue OPA da Altice sobre Media Capital

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários anunciou a extinção do processo administrativo referente à Oferta Pública de Aquisição da Meo, detida pela Altice, sobre a Media Capital.
Dívidas

Estado, empresas e famílias nunca deveram tanto

5.744
Dados do Banco de Portugal apontam para um novo recorde nominal no valor da dívida total da economia portuguesa: 724,7 mil milhões de euros, um dado de maio.
Banif

Governo reúne-se com lesados do Banif e CMVM

Representantes do Governo, da Associação de Lesados do Banif e da CMVM vão reunir-se em Lisboa, um encontro marcado por iniciativa do gabinete do primeiro-ministro.
Mercado Imobiliário

CMVM questiona "sustentabilidade" do imobiliário

Regulador do mercado de capitais considera que "o forte crescimento dos preços do imobiliário em Portugal suscita questões relativas à sua sustentabilidade", por estar a subir mais que outros países.
Bitcoin

Supervisores alertam para moedas virtuais

O Banco de Portugal, a CMVM e a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões voltaram a alertar os consumidores para os riscos da compra de moedas virtuais.
Mercados Financeiros

Sem medo dos mercados, Itália prevê mais défice

Novo ministro das Finanças, Giovanni Tria, admite que o défice de 2019 "poderá ser maior" do que os 0,9% previstos pelo governo anterior. Mas "não seria justificável" que agências cortem o "rating".
REN

REN encaixa 4 milhões com venda à ENERGYCO

A REN -- Redes Energéticas Nacionais encaixou 4 milhões de euros com a venda de todas as ações do capital social da REN Portgás GPL à ENERGYCO II, segundo comunicado à CMVM.
Economia

Portugal quer receber 4.750 milhões nos mercados

Portugal espera financiar-se em 4.750 milhões de euros neste trimestre, entre três idas ao mercado para emitir Bilhetes do Tesouro e um leilão de Obrigações do Tesouro, foi esta terça-feira anunciado.
Bolsa

Bolsa de Lisboa abre a subir 0,02%

O principal índice da bolsa de Lisboa (PSI20) abriu hoje em terreno positivo, a subir 0,02%, para 5.592,64 pontos.
Banif

CMVM não encontrou vendas irregulares no Banif

A presidente da CMVM disse, no Parlamento, que houve vendas agressivas no Banif, mas que não foi encontrada evidência de venda irregular generalizada de produtos financeiros.
Sporting

CMVM. Sporting formaliza mudança na liderança

200
A substituição de Bruno de Carvalho por Sousa Cintra, que poderá vigorar até ao final do atual mandato, foi formalizada junto da CMVM. Antigo presidente do clube já está em funções.
CMVM

CMVM deferiu saída de bolsa da Sumol+Compal

A CMVM concedeu o pedido de saída da bolsa da Sumol+Compal na quinta-feira. Esta sexta-feira, o regulador anunciou que as ações foram já excluídas da negociação.
Caixa Geral de Depósitos

Caixa poupa na dívida e conclui recapitalização

Autorização europeia para emitir dívida subordinada com menor risco permitiu poupar nos juros, em relação à emissão de títulos que foi feita no ano passado. Juros ficaram pela metade.
Troika

Portugal poupa 1350 milhões com empréstimo europeu

O empréstimo do Mecanismo Europeu de Estabilidade permitiu a Portugal poupar 1350 milhões de euros em juros no ano passado face ao que pagaria no mercado. Grécia poupa 10 vezes mais.
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem a dois, cinco e dez anos

Esta quinta-feira, os juros a dez anos estavam a subir para 1,743%, a cinco anos estavam a avançar para 0,615%, e, no prazo de dois anos, os juros também estavam a subir, para -0,160%.
CMVM

Reclamações à CMVM subiram 24% em 2017

A CMVM recebeu, em 2017, mais 24% de reclamações comparativamente com o ano anterior. 51% das reclamações recebidas foram referentes a obrigações e 27% a ações.
CMVM

BES, Banif e PT fazem disparar ações contra a CMVM

Os lesados dos maiores casos financeiros têm vindo a apresentar cada vez mais queixas contra o supervisor do mercado. Só no ano passado entraram 40 ações quase todas relacionadas com o BES.
Mercados Financeiros

Protecionismo de Trump abala Wall Street

Abalada pela exacerbação das disputas comerciais entre os EUA e a China, a bolsa nova-iorquina encerrou em baixa, com o seletivo Dow Jones a fechar em queda pela sexta sessão consecutiva.
Alemanha

Risco de crise do euro 2.0. Ifo está pessimista

Instituto de pesquisa alemão, muito influente em Berlim, cortou drasticamente as previsões de crescimento para o país e diz que "os riscos da economia global aumentaram de forma significativa".
CMVM

Luz Saúde. Auditor define preço de saída da bolsa

A CMVM pediu a um auditor independente que defina o preço de saída da Luz Saúde da bolsa. A decisão foi tomada tendo em conta que as ações da Luz Saúde "apresentam reduzida liquidez".
BCE

Para levar kayak a direito, BCE usa a outra pagaia

Uma no cravo e outra na ferradura, para não abalar os mercados financeiros. Depois de economista do BCE indicar que o fim dos estímulos está próximo, Mario Draghi deve mostrar que não tem pressa.
Mercados Financeiros

Portugal paga mais caro para ir aos mercados

Leilão de dívida a cinco e a 10 anos saiu mais caro do que em operações anteriores, fruto da subida das taxas de juro e no rescaldo da crise política em Itália.
Dívida Pública

Portugal emite hoje até mil milhões em dívida

Portugal volta hoje ao mercado para emitir até 1.000 milhões de euros em dois leilões de Obrigações do Tesouro a cinco e dez anos.
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem a dois anos

Os juros da dívida portuguesa a dois anos subiram até ao máximo desde maio de 2017 esta terça-feira. A dez e a cinco anos, os juros estavam a descer para 1,959% e 0,784%, respetivamente.
Economia

O que Centeno (não) diz sobre os méritos da retoma /premium

240
Mário Centeno escreveu um artigo num site especializado a contestar a contribuição da troika para a retoma em Portugal. Um resumo do que o ministro das Finanças diz (com anotações sobre o que não diz)
Banco de Portugal

Dívida será pesada mesmo que juros subam devagar

103
Banco de Portugal sublinha que as empresas e famílias portuguesas estão entre as mais endividadas do euro. Mesmo com subida gradual dos juros, pagar as dívidas pode tornar-se cada vez mais difícil.
Banco de Portugal

BdP alerta: "Sinais de sobrevalorização" nas casas

1.558
Numa análise à estabilidade financeira, o Banco de Portugal avisa que "começaram a surgir alguns sinais de sobrevalorização" nos preços do imobiliário, no segmento residencial.
CMVM

Presidente da CMVM defende regulação mais simples

O modelo de regulação no mercado financeiro deverá reinventar-se e tornar-se "simples, flexível e assente em princípios", defendeu a presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
PSI 20

Bolsa de Lisboa abre a subir 0,26%

O principal índice da bolsa de Lisboa (PSI20) abriu hoje em terreno positivo, a subir 0,26% para 5.598,63 pontos.
Global Shapers

Fintech em Moçambique: mais dinâmica?

Olhando para o panorama europeu e a reduzida dimensão do mercado nacional, sem uma postura aberta de cooperação com fintechs, não me admirava se no médio prazo não existissem bancos portugueses.
PSI 20

PSI20 abre a subir 0,63%

O principal índice da Bolsa de Lisboa (PSI20) abriu hoje a subir 0,63% para 5.551,98 pontos, depois de ter fechado a sessão de sexta-feira em alta.
Investimento

Raize já formalizou pedido para entrar na Euronext

A plataforma de crowdfunding para PME entregou na terça-feira os documentos necessários para dispersar capital na bolsa portuguesa. A admissão deverá acontecer nas próximas "duas, três semanas".
Mercados Financeiros

Queda de governo de Rajoy não perturba bolsas

Os juros da dívida de Espanha baixaram e bolsa de Madrid subiu apesar da mudança de governo em Espanha, com a queda de Rajoy e a subida de Sánchez a presidente do governo. "Rating" não está em risco.
Mercados Financeiros

Itália. Mercados mais calmos mas não há alívio

Nomeação de novo governo estancou a hemorragia na bolsa e na dívida italianas. Mas analistas dizem que ninguém faz ideia do que vai acontecer em Itália nos próximos anos.
PSI 20

Bolsa de Lisboa abre a subir 0,78%

O principal índice da bolsa de Lisboa (PSI20) abriu hoje em terreno positivo, a subir 0,78% para 5.511,24 pontos.
Política

Costa e as fábulas de ‘La Centaine’ /premium

164
Há desconfianças sobre Itália. Crise política em Espanha. Guerra comercial dos EUA. Uma tempestade perfeita que pode arrastar Portugal para o olho do furacão. Mas o Governo não quer saber da borrasca.
Mercados Financeiros

Wall Street cai com decisões comerciais nos EUA

A bolsa de Nova Iorque reagiu negativamente à posição comercial dos (EUA) com os seus principais parceiros, com o Dow Jones, o principal índice da praça, a perder 1,02% (para 24.415,84 pontos).
Mercados Financeiros

Soros prevê nova crise. "Ridículo", diz banqueiro

James Gorman, presidente do banco de investimento Morgan Stanley, diz que é "ridículo" o alerta do investidor George Soros sobre o risco de uma crise mundial iminente.
Itália

Presidente aprova novo governo em Itália

167
Liga e Movimento Cinco Estrelas chegaram a acordo para formar governo e Presidente já aprovou a proposta. O eurocético Paolo Savona será ministro dos Assuntos Europeus.
Juros da Dívida

O aviso que vem de Itália /premium

441
O Governo seguiu uma política económica arriscada e agora Portugal pode ficar de novo em risco de ser abalado por uma tempestade financeira como se vê pelos efeitos que já tivemos da crise italiana.
PSI 20

Bolsa de Lisboa abre a subir 0,40%

O principal índice da bolsa de Lisboa (PSI20) abriu hoje em terreno positivo, a subir 0,40% para 5.390,50 pontos.
Mercados Financeiros

Juros sobem e bolsas caem. Mercados temem Italexit

110
Crise política em Itália leva juros do país para 3%, arrastando os outros "periféricos", como Portugal, Espanha e, até, Grécia. Sobrevivência do euro novamente posta em causa.
Itália

Zingales, possível ministro das Finanças italiano

Presidente Mattarella não quer o eurocético Paolo Savona como ministro das Finanças. Luigi Zingales é possível alternativa, um moderado que atenua o nervosismo dos mercados.
BCE

Portugal e outros muito dependentes do crescimento

893
Se as taxas de crescimento continuarem a abrandar e/ou se houver menor empenho na redução do défice, "alguns países" incluindo Portugal, arriscam ver novamente fechadas as portas nos mercados.
Sonae

Sonae Capital. Prejuízo agrava-se no 1.º trimestre

O prejuízo da Sonae Capital agravou-se em 62,1% no primeiro trimestre de 2018 face ao mesmo período do ano anterior, para 7,86 milhões de euros, segundo o comunicado publicado pela CMVM.
Banif

Lesados do Banif podem ser tratados como os do BES

Primeiro-ministro diz que se a Comissão de Mercado de Valores Imobiliários (CMVM) declarar que houve práticas incorretas no caso do Banif, o Governo vai tratar a situação dos lesados como fez no BES.
Economia

Uma plataforma online de investimentos financeiros

A Internet veio democratizar a possibilidade de investir nos mercados financeiros. E as plataformas online de trading estão cada vez mais flexíveis.
Banca

"Não podemos estar satisfeitos com o crescimento"

António Horta Osório elogia o governo de Pedro Passos Coelho, que "tomou as medidas difíceis" e, também, António Costa, por ter "mantido o rumo". Mas lamenta ver pouca "ambição" para crescer mais.
Sporting

Sporting mantém "expectativa" de ir aos mercados

128
"Negócios" cita fonte oficial do clube que garante que continua a existir a "expectativa" de que a SAD irá conseguir ir aos mercados buscar financiamento que é crucial para o clube a curto prazo.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)