682kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Mercados Financeiros

Sonangol

Sonangol quer mais flexibilidade do mercado

Responsável da petrolífera angolana afirma que mercado financeiro angolano é mais exigente do que o mercado internacional e pede flexibilidade.
BCE

Juros podem não subir mais, mas não caem tão cedo

Subida para 4% terá sido a última. Mas "não podemos dizer que já atingimos o pico". Uma certeza existe: as taxas de juro não vão baixar nos próximos meses, apesar das divergências crescentes no BCE.
BCE

BCE. Inflação teimosa leva a nova subida de juros?

Inflação na zona euro será maior do que 3% não só este ano como também em 2024 – é o que vão estimar as novas projeções do BCE. Torna-se mais provável que esta 5ª feira haja nova subida dos juros.
O Investidor Inteligente

Como se avalia uma empresa

Neste episódio, Pamela Macedo e Paulo Leite apresentam o processo de avaliação de uma empresa e a análise qualitativa e quantitativa subjacente.
Juros da Dívida

Juros da dívida descem a dois, cinco e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam a descer esta sexta-feira a dois, a cinco e a 10 anos, tal como tinha acontecido na quinta-feira e seguem alinhados com os de Espanha, Grécia e Itália.
PPR

Famílias resgatam 600 milhões de PPR

Aproveitando o período excecional de suspensão de penalizações por resgate antecipado, famílias foram buscar 600 milhões aos PPR para fazer face a agravamento dos custos com o crédito à habitação.
Boa moeda, má moeda

Juros: o pior já terá passado

Taxas de juro Euribor dão sinais de ter já chegado ao valor máximo. Deve seguir-se um período de estabilização antes de cairem em 2024. É isso que dizem os indicadores dos mercados de futuros.
Explicador

Como os mercados reagem ao imposto sobre a banca?

Para o analista de mercados Filipe Garcia, "a banca pôs-se a jeito" para a criação deste imposto. O especialista diz que as instituições bancárias "têm comunicado os lucros de forma bastante festiva".
Sonae

CMVM livra Sonaecom de lançar OPA sobre Nos

A CMVM livrou a Sonaecom de lançar uma oferta pública de aquisição sobre a Nos. Apesar de ter reforçado diretamente a posição na operadora, CMVM considera que domínio não foi alterado.
Resposta Pronta

Subida dos juros. "Grande divisão dentro do BCE"

Analista de mercados Filipe Garcia diz que única novidade com a 9ª subida consecutiva dos juros anunciada pelo Banco Central Europeu é a falta de clareza. Mas aponta para um fim de ciclo nos aumentos.
BCE

BCE admite pausa mas subidas podem não ter acabado

Se em junho Lagarde garantia que BCE não estava "sequer a pensar em fazer uma pausa" nos juros, a hipótese passou a estar em cima da mesa. Juros não descem antes de junho de 2024, dizem mercados.
Noticiário

9h. Aeroporto. Comissão perdeu 2 coordenadores

Só restam quatro dos seis elementos da Comissão Técnica escolhida por Rosário Partidário. E ainda, ações da Cofina disparam depois de CMVM ter levantado a suspensão das negociações em vigor.
Media

Como Ronaldo pode entrar na Cofina

Amigos (ou inimigos), negócios à parte. A relação conturbada entre Ronaldo e Cofina poderá conhecer um novo e inesperado capítulo. O jogador está em campo para se tornar acionista da dona da CMTV.
Inflação

Inflação desce mas "monstro" ainda "fora da jaula"

Ritmo de subida de preços em Portugal baixou pelo 8º mês mas, excluindo a correção na energia, a inflação está a baixar "devagarinho" e "a este ritmo a gente nunca mais chega" à meta, diz economista.
Ações

CTT passam a deter 1% do capital

Num comunicado enviado à CMVM os CTT informam que "no período entre 26 e 29 de junho de 2023, o banco BPI procedeu a aquisições de ações representativas do capital social dos CTT".
BCE

BCE. Lagarde atira às margens de lucro de empresas

Presidente do BCE diz que vivemos uma "segunda fase" do surto inflacionista e sublinha que as empresas têm de sacrificar as suas margens para acomodar as inevitáveis subidas salariais.
BCE

Lagarde: Inflação tornou-se "mais persistente"

Presidente do BCE diz em Sintra que a "natureza da inflação na zona euro está a alterar-se" e a tornar-se "mais persistente". Taxas de juro vão continuar altas "pelo tempo que for necessário".
BCE

BCE coloca as Euribor mais perto de superar os 4%

Christine Lagarde enviou mensagem mais agressiva do que se previa, ignorando quem avisa para os riscos de recessão, e deixou claro que juros vão subir novamente em julho. E talvez em setembro também.
Presidente Marcelo

"CMVM tem de estar à frente dos acontecimentos"

Marcelo Rebelo de Sousa quer um mercado de capitais como "alternativa efetiva a outras fontes de financiamento" para empresas e famílias e pede à CMVM que esteja "à frente dos acontecimentos".
Explicador

A economia portuguesa está assim tão bem?

Ex-ministro Carlos Tavares lamenta falta de investimento e diz que juros atuais são "mais saudáveis". Mostra preocupação sobre sustentabilidade da SS e lamenta a pouca regulação das empresas públicas.
Noticiário

21h. TAP fecha trimestre com perdas de quase 60M€

Ainda assim, em comunicado à CMVM, a transportadora sublinha a “melhoria significativa” quando em comparação com os primeiros trimestres de 2022 e 2019, quando teve perdas superiores a 100 milhões.
BCE

BCE. "Provavelmente haverá mais algumas subidas"

Governador do Banco de França, François Villeroy de Galhau, diz que "o essencial" da subida dos juros está cumprido. Mas "provavelmente ainda haverá mais alguns aumentos", antecipa.
BCE

BCE "infelizmente" não pode ajudar os endividados

Presidente do BCE deixou palavra para as famílias portuguesas, que estão entre as que mais sofrem com o aumento das prestações. Juros vão continuar a subir e BCE não tem como "atenuar" o impacto.
Bancos Centrais

Fed sobe juros mas sinaliza fim dos aumentos

O banco central norte-americano aumentou os juros pela décima vez consecutiva, para um intervalo entre 5% e 5,25%, mas deu a entender que esta poderá ter sido a última subida deste ciclo.
Bancos Centrais

Inflação 2%. Meta dos bancos centrais faz sentido?

5ª feira o BCE volta a subir taxas de juro. Outros bancos centrais devem fazer o mesmo, porque inflação continua longe do objetivo de 2%. Alguns economistas têm defendido que meta deve ser repensada.
Economia

De Criptoloja a Mercado Bitcoin Portugal

Criptoloja, a primeira Fintech Portuguesa de compra e venda de criptomoedas registada no Banco de Portugal, vai mudar de nome. Simplificar, expandir e fortalecer são os objetivos.
Empresas

IP: resultados mais do que triplicam em 2022 

Lucros da Infraestruturas de Portugal mais do que triplicaram em 2022 em relação a 2021, existindo uma melhoria de 34 milhões de euros face ao resultado de 14 milhões de 2021.
CMVM

CMVM instaurou 17 processos de contraordenação

Comissão do Mercado de Valores Mobiliários instaurou 17 processos de contraordenação no primeiro trimestre deste ano. Foram aplicadas cinco coimas no montante total de 305.000 euros.
Noticiário

7h. TAP. "Não há parecer para demissão da CEO"

A Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, diz que Governo vai entregar os documentos jurídicos à Comissão Parlamentar de Inquérito. Ainda, Presidente da CMVM tem outros títulos além da TAP.
Noticiário

22h. Presidente da CMVM tem títulos além da TAP

É uma notícia Observador. Luís Laginha de Sousa tem em ações da EDP e REN e dívida do Benfica, SIC e Mota-Engil. Ainda neste jornal, o resumo do desfile do 25 de Abril na Avenida da Liberdade.
CMVM

Presidente da CMVM tem outros títulos além da TAP

Pediu para não votar nas decisões sobre a TAP por deter títulos de dívida da empresa. O presidente da CMVM, Laginha de Sousa, tem no entanto mais investimentos. Mas só precisou de pedir escusa na TAP.
CMVM

AR chumba pedido do Chega sobre mulher de Galamba

O requerimento do Chega para ouvir os ministros das Finanças e da Presidência sobre as funções desempenhadas pela mulher de João Galamba foi chumbado pelos parlamentares.
Finanças

As explicações das Finanças sobre Laura Cravo

O Diretor-Geral do GPEARI, José Carlos Azevedo Pereira, enviou um esclarecimento sobre a não nomeação de Laura Cravo, mulher de João Galamba, para um cargo no ministério das Finanças.
BCE

BCE: perspectivas de crescimento são frágeis

Christine Lagarde considera que as tensões estão altas nos mercados financeiros, reinando incerteza e possibilidade de pressão. A presidente do BCE recorda que a guerra na Ucrânia é um fator negativo.
CMVM

Presidente da CMVM já pode decidir TAP em junho

O presidente da CMVM vai deixar de ter impedimento de votar decisões sobre TAP em junho. O investimento de 12 mil euros em títulos de dívida da transportadora foi comunicado, garante ao Observador.
Noticiário

18h. Presidente da CMVM tem obrigações da TAP

Neste jornal, destaque para as declarações de Luís Laginha de Sousa no Parlamento. O Governo aprovou o aumento extra de 1% para a Função Pública. E está dominado o incêndio na Covilhã.
TAP

Presidente da CMVM tem títulos de dívida da TAP 

Luís Laginha de Sousa confirma abertura de processo de contraordenação à TAP, mas indica que não vai participar da decisão porque tem obrigações da empresa que comprou antes de ir para a CMVM.
BCE

BCE prepara nova subida de juros, mas só 25 pontos

O consenso no Banco Central Europeu está a convergir no sentido de mais um aumento das taxas de juro, embora em dose mais branda do que nas últimas decisões, segundo a Reuters.
Noticiário

7h. TAP. Guerra dentro do PS iminente

Críticas vindas do Governo e de António Costa a ex-ministro Pedro Nuno Santos estão a agitar os socialistas. Hoje é ouvido no Parlamento o presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliário.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.