Mercados Financeiros

Banif

Lesados do Banif podem ser tratados como os do BES

Primeiro-ministro diz que se a Comissão de Mercado de Valores Imobiliários (CMVM) declarar que houve práticas incorretas no caso do Banif, o Governo vai tratar a situação dos lesados como fez no BES.
Economia

Uma plataforma online de investimentos financeiros

A Internet veio democratizar a possibilidade de investir nos mercados financeiros. E as plataformas online de trading estão cada vez mais flexíveis.
Banca

"Não podemos estar satisfeitos com o crescimento"

António Horta Osório elogia o governo de Pedro Passos Coelho, que "tomou as medidas difíceis" e, também, António Costa, por ter "mantido o rumo". Mas lamenta ver pouca "ambição" para crescer mais.
Sporting

Sporting mantém "expectativa" de ir aos mercados

128
"Negócios" cita fonte oficial do clube que garante que continua a existir a "expectativa" de que a SAD irá conseguir ir aos mercados buscar financiamento que é crucial para o clube a curto prazo.
Juros da Dívida

Juros da dívida de Portugal a cair 

Os juros da dívida portuguesa estavam na manhã desta quinta-feira a descer a dois, cinco e dez anos face a quarta-feira, alinhados com os de Itália e Espanha.
PSI 20

Bolsa de Lisboa abre a cair 0,33%

A bolsa de Lisboa abriu hoje em terreno negativo, com o principal índice (PSI20) a cair 0,33% para 5.681,11 pontos.
EDP

OPA/EDP. Elétrica considera baixo o preço

A EDP considera que o preço oferecido pela China Three Gorges (Europe) para adquirir a elétrica portuguesa é baixo, numa nota enviada hoje à Comissão do Mercado do Valores Mobiliários.
Serviços financeiros

MBWay. BCE veio a Lisboa dar "puxão de orelhas"

533
Momento raro em conferência organizada pelo Banco de Portugal: um alto-representante do BCE aproveitou o discurso para criticar os moldes em que foi lançado o serviço MBWay em Portugal, pela SIBS.
Henrique Granadeiro

Caso Rio Forte leva Granadeiro à CMVM, outra vez

O antigo presidente da PT está a ser ouvido por causa do empréstimo feito pela antiga operadora à Rio Forte, do Grupo Espírito Santo. Que foi determinante para a queda da PT.
Mercados Financeiros

Sporting. Dívida a 6%, a mesma taxa das Filipinas

240
SAD leonina adianta que vai fazer a primeira do que podem ser várias emissões de dívida, de pelo menos 15 milhões. O juro? 6% -- o mesmo que o mercado pede às Filipinas de Rodrigo Duterte.
CMVM

José de Mello Saúde. Lucro desce para 22,8 milhões

O lucro consolidado da José de Mello Saúde totalizou 22,8 milhões de euros no ano passado, uma descida de 1,1 milhões de euros em relação a 2016, divulgou a empresa.
BCP

BCP adia assembleia-geral para 30 de maio

O BCP anunciou que vai convocar a assembleia-geral anual do banco para 30 de maio, duas semanas depois do que estava previsto, segundo foi comunicado esta segunda-feira à CMVM.
Angola

Angola espera mercados mais favoráveis que FMI

O ministro das Finanças Angolano acredita que os mercados internacionais de capitais podem oferecer condições mais vantajosas depois das reformas aprovadas.
Rating

Moody's não atualiza "rating", que fica em "lixo"

A Moody's optou por não aproveitar a data pré-agendada pela agência de "rating" e não se pronunciou sobre a notação de crédito de Portugal.
Bolsa

Bolsa de Lisboa em baixa ligeira

O principal índice da bolsa de Lisboa (PSI20) estava hoje, cerca das 8:40, a cair 0,05% para 5.474,76 pontos, em contra-ciclo face a outras bolsas europeias.
Mercados Financeiros

Operadora NOS prepara emissão de dívida no mercado

A NOS mandatou cinco bancos para apresentarem aos mercados a partir da próxima segunda-feira uma possível emissão obrigacionista de 300 milhões de euros a cinco ou sete anos.
Juros da Dívida

Juros da dívida a cair a 10 anos para mínimos

Os juros a dez anos estavam, esta terça-feira, a descer para 1,689%, um mínimo desde 13 de abril de 2015, contra 1,705% na segunda-feira. A cinco e a dois anos também estavam a recuar.
Mercado Imobiliário

"Lisboetas não vão conseguir voltar para o centro"

2.019
Subida dos preços muito dificilmente será reversível. Mesmo que acelere a construção, há procura (sobretudo externa) para absorver, garante Nuno Nunes, diretor de investimento da CBRE, em entrevista.
Juros da Dívida

Juros da dívida de Portugal a cair a 10 anos

165
Esta terça-feira, os juros da dívida portuguesa estavam a subir a dois anos e a descer a cinco e dez anos, estando no prazo mais longo a cair para mínimos desde 20 de abril de 2015.
Sporting

Novo Banco emprestou dinheiro à Sporting SAD

965
A entrada de novos investidores na Sporting SAD estava prevista desde final de 2014 mas, até ao momento, mantém-se inalterada. O Novo Banco será um investidor-fantasma da sociedade.
Economia

"Nuvens negras" estão a formar-se para 2020

Consultora Gefira avisa que está a criar-se uma "tempestade perfeita" na economia europeia e nos mercados financeiros globais. Na análise da Gefira, a instabilidade nos mercados pode voltar em 2020.
Mercados Financeiros

Ações do BCP voltam ao índice Stoxx 600

O banco Millennium BCP volta hoje a integrar o Stoxx Europe 600, índice acionista que integra as 600 empresas mais representativas dos mercados europeus.
Bolsa

Bolsa de Lisboa abre a subir 0,12%

Bolsa de Lisboa abriu novamente em terreno positivo. (PSI20) começou o dia subir 0,12%, para 5.447,19. pontos.
Empresas

Sonae. Lucros de 166 milhões de euros em 2017

Os lucros da Sonae baixaram para 166 milhões em 2017, um valor que o grupo diz não ser comparável com 2016 devido às mais-valias com a alienação de ativos imobiliários.
Mercados Financeiros

Portugal paga menos de 3% por dívida a 27 anos

Títulos com maturidade ultra-longa foram colocados com uma taxa implícita de 2,8%, o que compara com os quase 4% que se pagaram numa emissão parecida feita em julho. A 10 anos, taxa também caiu.
Obrigações do Tesouro

Portugal regressa esta quarta-feira ao mercado

Portugal realiza esta quarta-feira dois leilões de Obrigações do Tesouro (OT) a cerca 10 e 27 anos com um montante indicativo global entre mil milhões de euros e 1.250 milhões de euros.
Taxas de Juro

Atenção. Taxa de juro deve subir 3 vezes em 2019

Cenário em que o BCE está a trabalhar prevê o fim dos estímulos no final deste ano e três subidas da taxa de juro ao longo de 2019. Governadores do sul da zona euro estão mais preocupados.
Reportagem

Banca está mesmo a dar mais crédito? Fomos testar

Torneira voltou a abrir, mas bancos garantem que há cautela. Mesmo assim, dão créditos pessoais para ajudar com a entrada e satisfazer os clientes. Reportagem do que (realmente) se passa aos balcões.
Empresas

Lucro da Altri, dona da Celtejo, sobe 24,8%

O resultado líquido da Altri cresceu 24,8% em 2017. A Altri, que é a dona da Celtejo, adianta que as receitas totais atingiram 665,8 milhões de euros, um aumento de 8,7% face a 2016.
BCE

Mario Draghi critica frases "perigosas" de Trump

Reunião do BCE trouxe uma simples (mas significativa) alteração na política monetária, a caminho da retirada dos estímulos. BCE retirou referência à disponibilidade para reforçar os estímulos.
Mercados Financeiros

Bolsas recuperam de "susto". Roma é "ingovernável"

Bolsa italiana abriu a cair mais de 2%, em reação aos resultados das eleições de domingo no país, mas as perdas já foram reduzidas. Analistas dizem que "Itália parece ser um país ingovernável".
Caixa Geral de Depósitos

Défice excessivo da CGD não deve alarmar Portugal

Mesmo que a recapitalização da CGD aumente o défice de 2017 para mais de 3% do PIB, Portugal não deverá regressar ao Procedimento por Défice Excessivo, disse o vice-presidente da Comissão Europeia.
Presidente Trump

Guerra comercial? De que é que Trump está a falar?

Ao anunciar novas taxas alfandegárias nas importações de aço e alumínio, Trump alimentou os receios de que vem aí uma "guerra comercial", algo que, para Trump, "seria bom". O que está em causa?
CMVM

Novas regras reduzem confusão, diz CMVM

A nova legislação dos mercados financeiros contém regras para evitar confusões entre produtos financeiros, afirma a presidente da CMVM, reagindo àquilo que alguns partidos defendem.
Bolsa

Bolsa de Lisboa abriu a cair 0,45%

A Bolsa de Lisboa abriu hoje em terreno negativo, com o principal índice (PSI20) a cair 0,45% para 5.424,34 pontos.
Bolsa

Bolsa de Lisboa abriu a cair 0,42%

A Bolsa de Lisboa abriu hoje em terreno negativo, com o principal índice (PSI20) a cair 0,42% para 5.412,91 pontos.
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem a todos os prazos 

Os juros da dívida de Portugal estavam a subir a todos os prazos na manhã desta terça-feira. Uma tendência que se verificou também em Espanha, Itália e Irlanda.
Altice

Altice perdeu acionista histórico no final do ano

Os resultados pouco animadores da Altice em França, revelados em novembro, levaram um acionista de referência -- a Carmignac Gestion -- a desfazer-se de toda a sua participação na empresa.
Banca

Bancos cobraram mais comissões em 2017

No total, em 2017, Caixa Geral de Depósitos, BCP, Santander Totta, BPI e Montepio arrecadaram 1.876,8 milhões de euros em receitas de comissionamento. O BCP foi o banco que mais comissões cobrou.
Mercados Financeiros

Juros sobem ligeiramente em leilão a 10 anos

Emissão de dívida a 10 anos voltou a sair com juros superiores a 2%, ligeiramente acima do custo suportado na última operação. Incerteza nos mercados nas últimas semanas voltou a fazer subir os juros.
Bolsa

Bolsa de Lisboa abriu a subir 0,59%

A Bolsa de Lisboa abriu hoje em terreno positivo, com o principal índice (PSI20) a subir 0,59% para 5.397,15 pontos.
Sporting

Sporting gastou mais de 15 milhões no inverno

O Sporting gastou 15,85 milhões de euros no mercado de inverno, com a maior fatia a ser utilizada na contratação do brasileiro Wendel ao Fluminense por 7,5 milhões de euros.
Economia

Juros da dívida sobem a dois anos

Os juros da dívida a dois anos estavam a subir para -0,098%, contra -0,107% na sexta-feira e o mínimo de sempre, de -0,401%, em 5 de dezembro de 2017.
Bolsa

Bolsa de Lisboa abriu a subir 0,84%

A Bolsa de Lisboa abriu hoje em terreno positivo, com o principal índice (PSI20) a subir 0,84% para 5.339,28 pontos.
Agências de Rating

Rating vai subir? Banca pode fazê-lo cair de novo

Em entrevista ao Observador, principal responsável pela notação atribuída a Portugal não vê o défice a derrapar nos próximos tempos, mas lamenta que se tenha abrandado o ímpeto das reformas.
Mercados Financeiros

Bolsa de Nova Iorque vive mais um dia negro

121
Correção continua e o principal índice da Bolsa de Nova Iorque já perdeu mais de 10% nas últimas duas semanas. Europa também fechou no vermelho. Investidores estão a fugir para ativos mais seguros.
Empresas

Navigator. Lucro caiu 4,5% no último ano

O resultado líquido da Navigator Company atingiu os 207,8 milhões de euros em 2017, uma quebra de 4,5% relativamente ao ano anterior, segundo os resultados comunicados ao mercado.
Bolsa

PSI20 abre em queda ligeira de 0,05%

O principal índice da bolsa portuguesa (PSI20) abriu hoje com uma ligeira queda de 0,05% para 5.438,28 pontos, depois de ter encerrado a ganhar na última sessão.
Bolsa

Europa acusa efeito Wall Street, bolsas em queda

A Bolsa de Lisboa abriu em terreno negativo, com o PSI20 a cair 2,89%. Mas não está sozinha na Europa: quase todas as praças, de Madrid a Londres, estão a sentir o efeito mini crash de Wall Street.
Rating

Portugal vai continuar a ser dos mais vulneráveis

Agência de notação Moody's, a única que mantém o "rating" de Portugal em "lixo", avisa que apesar das boas notícias a dívida continua "muito elevada" e o país vai continuar vulnerável nos mercados.
Bolsa

Bolsa de Lisboa abriu a subir 0,05%

A Bolsa de Lisboa abriu hoje em terreno positivo, com o principal índice (PSI20) a subir 0,05% para 5.666,21 pontos.
Angola

Angola. Juros da dívida a mais de 12% ao ano

O Estado angolano vai emitir Obrigações do Tesouro no valor de 877 milhões de euros, pagando assim juros acima de 12%. Em causa está um despacho assinado pelo ministro das Finanças, Archer Mangueira.
Mercados Financeiros

Governo aprova regras dos mercados financeiros

O Conselho de Ministros aprovou as novas regras dos mercados financeiros para proteger os consumidores. A proposta de lei transpõe diretivas e regulamentos da União Europeia.
Mercados Financeiros

Portugal tem dois meses para aplicar regras

A Comissão Europeia deu dois meses a 12 Estados-membros para transporem integralmente para o direito nacional a legislação comunitária sobre mercados de instrumentos financeiros.
Mercados Financeiros

"China no centro da próxima crise financeira"

112
Economista Kenneth Rogoff, co-autor de "Desta vez é diferente" e professor em Harvard, avisa que se o crescimento do crédito na China entupir, "isso irá criar muitos problemas".
Mercados Financeiros

"Tempestade perfeita" no sistema financeiro global

977
William White, ex-economista-chefe do BIS e líder do conselho de supervisão da OCDE, avisa que existe mais perigo nos mercados financeiros mundiais do que em 2008, antes do colapso do Lehman.
Novo Banco

"A recuperação em Portugal não é o que parece"

192
Fundos de investimento que perderam dinheiro com a polémica decisão do Banco de Portugal no final de 2015, com a dívida do Novo Banco, avisam os outros investidores para terem cuidado com Portugal.
Fosun

Fosun conclui compra de 49% da Luz Saúde

A Fosun International concluiu, em meados deste mês, a compra à seguradora Fidelidade de 46.815.704 ações da Luz Saúde, representativas de 49% do capital social e dos direitos de voto.
Juros da Dívida

Juros da dívida a descer a dois, cinco e 10 anos

Esta segunda-feira, os juros da dívida portuguesa estavam a descer a dois, cinco e 10 anos em relação a sexta-feira, alinhados com os juros de Itália, Espanha e Grécia.
Bitcoin

Bitcoin derrapa para menos de 10.000 dólares

Cotação da moeda digital está 50% abaixo dos máximos que atingiu no final do ano passado. Desde finais de novembro que não caía para os quatro dígitos. O escrutínio dos reguladores está a aumentar.
Lesados do BES

Patris já pediu registo do fundo de indemnizações

A Patris já deu entrada junto da CMVM com o pedido de registo do fundo de recuperação de créditos dos lesados do papel comercial do BES.
Presidente Trump

Na economia, presidente Trump merece "nota alta"

256
Banco de investimento suíço UBS elogia políticas pró-crescimento, incluindo o pacote fiscal recentemente aprovado, e algumas medidas de desregulação em alguns setores que o UBS considera bem-vindas.
Juros da Dívida

Juros da dívida descem em todos os prazos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta sexta-feira a cair a dois, cinco e dez anos. Os espanhóis mantinham-se a dois, subiam a cinco e desciam a dez anos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Assinatura - Aceda aos dados da sua assinatura
  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)