815kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Mercados Financeiros

BCE

Baixa de juros deve ser mais lenta do que previsto

Depois de primeiro corte de juros, esta 5ª feira, nova descida em julho parece estar fora de questão. Discurso de Lagarde leva analistas a prever que nem mesmo em setembro é provável que juros desçam.
BCE

BCE. Centeno e "pombas" querem novo corte em julho

Christine Lagarde deve anunciar, esta 5ª feira, o primeiro corte das taxas de juro desde 2019. Será o início da inversão de rumo, depois da mais agressiva subida de juros na história da zona euro.
Energia

Americanos compram 78,90% da Greenvolt

O fundo norte-americano KKR já é dono de 78,90% do capital da empresa de energias renováveis e vai avançar com uma oferta pública de aquisição obrigatória para adquirir o capital que ainda não detém.
BCE

BCE. Juros devem continuar "restritivos" até 2025

Taxa de juro, que está em 4%, deve começar a baixar na próxima semana, na reunião de junho do BCE. Mas, depois disso, deve descer muito devagar nos meses seguintes, defende o economista-chefe do BCE.
Segurança Social

Reforma. "Pessoas não têm noção do que vão perder"

Líder da APFIPP diz que os reformados "não souberam fazer as contas" e não podem colocar-se de fora de uma solução para a Segurança Social. Uma solução que "nunca passaria por cortar pensões baixas".
BCE

BdP terminou ano de 2023 com menos dívida pública

No cumprimento das compras de dívida ordenadas pelo BCE, o Banco de Portugal comprou 3,6 mil milhões de euros em dívida pública, mas quase o dobro desse valor em títulos atingiu a maturidade.
REN

REN sobe investimento para 1.700 milhões até 2027

A Redes Energéticas Nacionais (REN) quer investir até 2027 mais 70% do que a média anual do ciclo de investimentos anterior. A par da "transição energética", a prioridade é expansão da rede elétrica.
Café

Café: instabilidade vai levar a aumento do preço

O presidente executivo do Grupo Nabeiro - Delta Cafés afirma que "as matérias-primas estão de novo a subir muito" e diz ser "uma certeza absoluta que vai ter" reflexos no valor pago pelo consumidor.
Economia

PME portuguesas à conquista dos mercados externos

Expandir operações além-fronteiras em busca de crescimento é um passo ousado para muitas PME portuguesas, mas não deve ser um obstáculo. Trata-se de um desafio e a Yunit Consulting ajuda a superar.
Economia

Faltou vontade de pôr os revisores a vigiar o PRR

A Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (OROC) assinou um protocolo para fiscalizar o PRR, mas o bastonário diz, em entrevista ao Observador, que não houve vontade para o pôr a funcionar.
BCE

BCE. Centeno entre os que quiseram baixar juros já

Christine Lagarde sinalizou claramente que primeira redução dos juros irá acontecer em junho – é quase uma certeza. Mas os juros na zona euro não devem baixar tanto, este ano, quanto se previa.
BCE

Até Alemanha aceita baixar juro mas dólar é ameaça

Conselho do BCE reúne-se esta 5ª feira. Juros só devem ser reduzidos na próxima reunião, em junho, mas zona euro corre riscos se baixar as taxas (muito) antes dos EUA, o que é cada vez mais provável.
CMVM

CMVM levanta suspensão de ações da SAD do FC Porto

Após dois esclarecimentos do FC Porto no dia, um de manhã e outro mais ao final do dia, a CMVM acabou agora por levantar a suspensão negociações das ações da SAD dos dragões, suspensas na terça-feira.
Eleições FC Porto

"Luís André? Quando venci 4 títulos não era assim"

André Villas-Boas garante que não ficou incomodado após Pinto da Costa o ter chamado de "Luís André".
Mercados Financeiros

Preço do cacau disparou (mas Páscoa está a salvo)

Cotação quadruplicou, ao longo do último ano, para valores inéditos. Custos elevados ainda não parecem estar a chegar ao preço do chocolate. Empresas dizem que estão a absorver custo – por agora.
Fitch

"Incerteza" após eleições trava subida de "rating"

Fitch mantém inalterado o "rating" da dívida portuguesa, que continua com perspetiva "estável". Resultado das eleições de 10 de março cria "incerteza" e possibilidade de nova queda do Governo.
Bancos Centrais

Banco da Suíça é o primeiro a cortar taxas de juro

Banco Nacional Suíço surpreendeu os mercados, nesta quinta-feira, com um corte da taxa de juro. É o primeiro grande banco central a dar esse passo, por considerar que combate à inflação "foi eficaz".
Reserva Federal

Fed não desce juros mas continua a prever reduções

Reserva Federal norte-americana manteve inalteradas as taxas de juro, como se esperava, mas apesar da inflação reiterou a previsão de que as taxas de juro podem baixar três vezes até final do ano.
Taxas de Juro

Banco do Japão acaba com taxas de juro negativas

Banco central japonês era o último resistente nas taxas de juro negativas, que na zona euro terminaram em julho de 2022. Subiu, nesta quarta-feira, a taxa de juro pela primeira vez em 17 anos.
Taxas de Juro

BCE pode não esperar pela Fed para descer os juros

Economia dos EUA soma e segue, gerando dúvidas sobre quando a Fed irá baixar juros. BCE gosta de esperar que Fed dê primeiro passo, mas crise na zona euro pode forçar a mão de Christine Lagarde.
Juros da Dívida

Juros da dívida portuguesa descem a 2, 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam a descer esta quarta-feira a dois, a cinco e a 10 anos, os três abaixo dos 3%. Ficam alinhados com os juros da Grécia, Irlanda, Itália e Espanha.
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem a dois anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta terça-feira a subir a dois anos e a descer a cinco e a 10 anos. Os juros de Espanha, Grécia e Itália desciam em todos os prazos.
BCE

Inflação à beira da meta mas BCE não baixa juros

Mesmo com previsões que colocam a inflação no objetivo de 2% já em 2025, descida de juros (muito) dificilmente virá antes de junho. Antes, Lagarde diz querer ver como evoluem as negociações salariais.
Agências de Rating

S&P melhora "rating" e não tem receio das eleições

Era a única agência que ainda tinha a dívida portuguesa com notação abaixo dos níveis A. "Redução acentuada da dívida" justifica a decisão. Eleições de 10 de março não preocupam a agência financeira.
Investimento

"Temos de habituar-nos a inflação mais elevada"

A guerra na Ucrânia, que começou há dois anos, abalou os fluxos comerciais globais e criou terreno fértil para preços mais caros nas matérias-primas e inflação mais alta, diz analista da Schroders.
Euribor

Euribor sobe a três meses, desce a seis e 12 meses

A Euribor subiu a três meses e desceu a seis e a 12 meses esta quinta-feira, mantendo curva de rendimentos invertida, e mantendo-se abaixo de 4% nos três prazos.
Ministério das Finanças

Estado baixou dívida e "nada deixou de ser feito"

Fernando Medina, em tom de despedida, garante que dívida abaixo de 100% não foi feita à custa do investimento. E não comenta a "antecipação" feita por Centeno – o mérito é de Costa, afirma.
Mercados Financeiros

Inflação em queda porque "consumidor revoltou-se"

Economista-chefe do UBS diz que inflação é mais baixa do que dizem os números oficiais. E vai continuar a cair, porque as empresas estão a deixar de conseguir subir preços sob o pretexto da inflação.
BCE

BCE dá "primeiro pequeno passo" para descer juros

Lagarde falou, pela primeira vez, numa "estabilização dos aumentos salariais" e disse ter "esperança" de que as empresas estejam a absorver esses aumentos sem os repercutir em preços mais elevados.
BCE

Inflação cai. BCE tinha de subir (tanto) os juros?

Criticada por reconhecer tarde o surto inflacionista, em 2021, Lagarde está agora a ver a inflação a recuar. Foi mérito do BCE? Ou os preços teriam caído mesmo sem uma subida dos juros tão agressiva?
Euribor

Euribor desce a três e seis meses e sobe a 12

A taxa Euribor desceu a três e a seis meses, com o recuo a deixar a primeira acima da segunda, com 3,929%, e 3,922%, e subiu a 12 meses para 3,676%, mantendo-se abaixo de 4% nos três prazos.
Mercados Financeiros

Greenvolt considera "justo" preço proposto por KKR

O Conselho de Administração da Greenvolt considera "justo" o valor oferecido pela norte-americana Kohlberg Kravis Roberts (KKR) na oferta de compra do grupo português de energias renováveis.
BCE

Lagarde diz que taxas de juro atingiram "o pico"

A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, referiu que as taxas de juro da zona euro atingiram o seu pico e "não continuarão a aumentar", mas não se compromete a "dar uma data".
Bitcoin

ETF aprovado. Bitcoin passa a ser "mainstream"?

Considerado, desde o início, um investimento especulativo e obscuro, a bitcoin poderá ter dado passo de gigante no sentido de se tornar mais "mainstream".
China

Detido o CEO de filial da chinesa Evergrande

A filial da construtura chinesa anunciou a detenção do CEO por suspeita "de ter cometido crimes". Evergrande NEV suspendeu negociações de ações.
Crédito à Habitação

BCE. Euribor invertida prevê corte rápido de juros

Euribor a 12 meses mais baixa do que prazos mais curtos. Quando este fenómeno acontece, normalmente sinaliza recessão, mas nesta fase é visto como sinal de que os juros podem cair rapidamente.
CTT

CMVM. Não tinha de haver comunicação prévia

A CMVM assume que a compra de ações no mercado não tem de ser comunicada previamente, nem necessita de autorização sua. E defende que os deveres de informação da Parpública são menores.
Dívida Pública

Portugal emite dívida a 10 anos a menos de 3%

O Estado português colocou quatro mil milhões de euros em títulos de dívida que serão reembolsados aos investidores em 2034. Custo foi mais baixo do que aquele que vinha sendo pago nos últimos meses.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos