Energia

Moçambique

Moçambique. Anadarko disputada por empresas 

A Occidental Petroleum oferece à líder Anadarko 68 euros por ação, mais 20% do que a Chevron propunha. Contudo, a Chevron já tinha anunciado a compra da Anadarko a 12 de abril.
Banco Mundial

África. Banco Mundial financia eletrificação

Através de sistemas solares autónomos modernos, o projeto visa melhorar o acesso de países como Guiné-Bissau e Cabo Verde a eletricidade. 1,7 milhões de africanos serão abrangidos pela medida.
Energia

O IVA da eletricidade e gás natural vai descer

126
O Conselho de Ministros aprovou a redução do IVA para 6% na componente fixa de eletricidade e gás natural para os consumidores com potência mais baixa, medida que entrará em vigor a 1 de julho.
Crónica

A Caça aos Combustíveis e o Camelinho da Páscoa  /premium

260
Se a geringonça fosse um animal seria um camelo. O grosso do quadrúpede era o PS, e o PCP e o Bloco de Esquerda eram as bossas, coladas ao lombo socialista meio às três pancadas.
Angola

Angola quer liberalização do setor petrolífero

Segundo José Alexandre Barros, a entrada em função de uma nova concessionária vai contribuir para uma maior liberalização do mercado, que necessita da reunião de todas as "condições legislativas".
EDP

EDP-Renováveis encaixa 800 milhões de euros 

Os compradores são "investidores institucionais aconselhados pela J. P. Morgan Asset Management". Os ativos em causa estão em Portugal, Espanha, França e Bélgica.
Eletricidade

Bruxelas autoriza Portugal a descer IVA na luz

945
Se o Governo quiser, a taxa poderá descer para os 6% para consumidores com potência contratada mais baixa. Número de famílias abrangidas com poupança poderá superar os 3 milhões.
Angola

Angola. Petróleo rende 6.565 milhões de euros 

A petrolífera Sonagol exportou 45 milhões de barris mas arrecadou menos 192 milhões de euros face ao quatro trimestre de 2018. A China é o principal destino do petróleo de Angola.
Luís Marques Mendes

Marques Mendes: "Governo agiu no limite" na greve 

266
O ex-líder do PSD acredita que o "Governo desvalorizou" o pré-aviso de greve. Porém, elogiou o papel do ministro Pedro Nuno Santos, o "bombeiro competente", para travar a greve.
Combustível

Bombas reabastecidas até segunda-feira

Há ainda postos com falhas em alguns produtos, mas são cada vez menos os que estão fechados. ANAREC estima que a situação de stocks esteja normalizada até segunda-feira, o mais tardar na terça-feira.
Combustível

Crónica de uma greve (literalmente) anunciada /premium

1.365
A greve mostrou por uns dias o que é habitar a Venezuela. O nosso “espaço público”, da saloiice do poder à subserviência dos “media”, mostra-o constantemente. É é ridículo perder tempo a lamentá-lo.
Sindicatos

Salário de 1.200 euros e reforma mais cedo

328
O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) vai bater-se por salários de 1.200 euros para os profissionais do setor e pela redução da idade de reforma.
Combustível

Há centenas de postos ainda sem combustível

Presidente da ANAREC diz que reposição está a decorrer "a bom ritmo" mas a situação ainda não está totalmente normalizada. Agora é a gasolina que falta em mais locais.
Angola

Angola já tem nova concessionária para o petróleo

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis é nova concessionária do setor, função que era da petrolífera estatal Sonangol, "concluído o quadro legal para o exercício efetivo" da atividade.
Aeroporto de Lisboa

Oleoduto para aeroporto. Há ideias, faltam estudos /premium

233
Lisboa é caso raro nos aeroportos europeus. Não há pipeline porque Portela estava para fechar. Decisão de manter Humberto Delgado é de 2015, mas foi preciso crise para relançar debate sobre oleoduto.
Combustível

Bastidores: as 24 horas que puseram fim à greve /premium

184
Em 24 horas houve um "Conselho de Ministros" a funcionar por WhatsApp, reuniões de emergência, tentativas frustradas, chamadas a meio da noite e um plano B que não chegou a ser preciso
Combustível

O acordo com os motoristas nas entrelinhas /premium

251
O acordo que acabou com a crise dos combustíveis ocupa três páginas e tenta resolver um conflito que levou algumas centenas de motoristas a secarem o país. O que se pode ler nas entrelinhas?
Aeroporto de Lisboa

ANA defende que petrolíferas estudem oleoduto 

175
Agora que o futuro do aeroporto Humberto Delgado é "mais claro", a ANA quer que as petrolíferas ponderem a construção de um pipeline para abastecer o aeroporto, "num futuro próximo".
Combustível

Já chega da conversa de que não havia nada a fazer /premium

5.120
Quando se percebe que foi Pedro Nuno Santos a gerir o dossier da greve dos combustíveis compreende-se como se instalou o caos em 3 dias. Será que já não há adultos capazes de tomar conta do Governo?
Combustível

As 5 reivindicações que os motoristas vão negociar

Em 72 horas de greve, os motoristas que transportam matérias perigosas apresentaram-se ao país e mostraram qual o seu papel. Agora, até final do ano, esperam um reconhecimento. O que vão negociar?
Combustível

Este é o acordo que pôs fim à greve dos motoristas

857
Ao fim de uma reunião que começou de madrugada e só terminou de manhã, os motoristas conseguiram a promessa de uma negociação que terminará no final do ano. O Governo será mediador.
Combustível

Siza Vieira: "Não espero ver uma nova greve" - como aconteceu

308
Ministro da Economia defende acção do Governo na crise dos combustíveis. "Não houve perturbação da economia, nem das infraestruturas". Siza Vieira não espera nova greve após o acordo alcançado.
Combustível

Os 9 setores mais afetados pela greve /premium

Estes são alguns dos mais relevantes, mas o número pode aumentar caso a paralisação se estique por mais tempo. Pode haver quebras no abastecimento de comida e até na recolha de resíduos.
Combustível

Entre o direito à greve e a falta de combustível /premium

129
Filipe foi obrigado a cumprir os serviços mínimos, mas as filas nas bombas de combustível continuam intermináveis. Há até portugueses a irem abastecer a Espanha. Retrato do terceiro dia de greve.
Combustível

A lista dos 310 postos de emergência por distritos

1.932
São 43 no distrito de Lisboa, e 41 no distrito do Porto, mas em todo o distrito de Portalegre há apenas 4. Veja a lista, por distritos, dos 310 postos abertos ao público num cenário de crise extrema.
Greve

"Já não dá para abastecer" e outros sites de crise

375
Criou o janaodaparaabastecer.vost.pt na terça-feira, quando o combustível começou a faltar nos postos de gasolina. Já antes, João Pina tinha criado o fogos.pt e o suprimidos.pt. Diz que quer ajudar.
Combustível

BICA. Como é que o Governo não antecipou a greve?

510
Os efeitos do protesto dos transportadores de combustíveis apanharam todos de surpresa, incluindo o Governo. Sara Antunes de Oliveira, Pedro Benevides e Miguel Pinheiro analisam como foi possível.
Transportes

Os transportes que a greve está a condicionar

Dos autocarros aos táxis, a greve de motoristas de mercadorias perigosas já está a ter efeito nos serviços de transporte. Saiba as alterações e constrangimentos que vão sendo divulgados.
Combustível

Diesel. Portugal usa 14 milhões de litros por dia 

395
Dados da Direção-Geral da Energia e Geologia sobre venda de combustíveis rodoviários no ano passado revelam que o consumo de gasóleo superou os cinco mil milhões de litros no ano passado.
Combustível

Retrato da greve que 'secou' os combustíveis

402
Um camião cisterna foi bloqueado em Matosinhos por grevistas, aviões tiveram de abastecer em Espanha, há transportes suprimidos, 40% das bombas estão inativas. Os efeitos da greve pelo país.
José Saramago

O conto de Saramago em que a gasolina acaba /premium

3.074
É um dos contos que faz parte do livro "Objeto Quase". A história acontece durante um período em que o abastecimento energético está condicionado e o caos toma conta da cidade e da personagem.
Debate Quinzenal

Gasolina caiu sobre o fogo da Segurança Social 

Foi o tema levado pelo primeiro-ministro que acabou por marcar mais o debate quinzenal. Sobre os combustíveis não houve quem não perguntasse, mas Costa só se mostrou preparado para falar de resultados
Debate Quinzenal

Combustíveis: PM admite alargar serviços mínimos - como aconteceu

510
Ao PSD, Costa admitiu alargar serviços mínimos. Mais tarde, pressionado pelo CDS, não se comprometeu e ficou-se por uma garantia: "O governo tudo fará para que o conflito seja ultrapassado".
Combustível

Como uma greve 'seca' a gasolina de um país  /premium

2.224
Pânico dos consumidores. Poucas reservas de combustível. E um sistema nas mãos de 800 camionistas. Esta é a receita para um país paralisado em pouco mais de 24 horas. Mas não acontece só em Portugal.
Barragens

EDP exige devolução do valor da barragem de Fridão

188
Elétrica diz que a decisão de não construir a barragem de Fridão, no rio Tâmega, é do Governo e que não abdicará dos seus direitos. Em causa está um valor de cerca de 218 milhões de euros.
Transporte Rodoviário

Motoristas de matérias perigosas. O que pedem? /premium

2.446
São 800 em todo o país e só eles podem transportar combustíveis por terra. O que está em causa na greve dos motoristas que estão a paralisar os transportes?
Barragens

Barragem do Fridão não vai avançar

210
O ministro do Ambiente anunciou hoje no parlamento que a barragem do Fridão, no rio Tâmega, não será construída e que "não há razões para a restituição de qualquer montante" à EDP.
Combustível

Viaturas civis podem abastecer até 15 litros - como aconteceu

6.982
Cerca de 40% dos postos estão inativos ou em pré-rutura. Reunião entre Governo e Sindicato terminou já de madrugada e foi decidido alargar os serviços mínimos a todo o País.
Brasil

Brasil. Zonas marinhas sensíveis vão a leilão 

O leilão ocorre em outubro e foi autorizada a inclusão de quatro áreas sensíveis. A exploração petrolífera neste local pode prejudicar a biodiversidade da primeira reserva ambiental marinha do Brasil.
Durão Barroso

CMEC. interesse público foi "salvaguardado"

275
Durão Barroso garante que o interesse público foi "devidamente e escrupulosamente salvaguardado" quando o seu governo desenhou os CMEC, que tinham o objetivo de garantir a neutralidade financeira.
Petróleo

Preço do petróleo subiu no primeiro trimestre

A decisão da Arábia Saudita e da OPEP de cortar a produção e as sanções à Venezuela e ao Irão impulsionarem o preço do petróleo no primeiro trimestre deste ano, revertendo a queda registada em 2018.
Petrolíferas

Petrolífera Chevron vai comprar a Anadarko 

A norte-americana Chevron, uma das maiores petrolíferas do mundo, chegou a acordo para comprar a Anadarko, empresa do mesmo ramo presente em Moçambique, por cerca de 33 mil milhões de dólares.
Combustível

Viajar na Páscoa mais caro. Combustíveis vão subir

1.967
Se vai viajar de carro na Páscoa e quiser poupar alguns cêntimos, abasteça já neste fim de semana. Os preços dos combustíveis vão subir na próxima semana. Gasolina sobe 10 semanas consecutivas.
OPEP

Produção cai mais de meio milhão de barris

Queda da produção da OPEP deve-se a fortes reduções do fornecimento da Arábia Saudita, Venezuela e Iraque, anunciou a organização.
SEAT

Quer combustível barato? A Seat tem uma solução

O biocombustível é uma solução mais amiga do ambiente do que a gasolina normal. E há uma forma ainda mais barata de produzi-lo: a partir do lixo que deitamos fora. A Seat explica como é.
Gás Natural

Mercado livre de gás natural cresceu 4% em janeiro

O mercado livre de gás natural aumentou 4% para 1,2 milhões de clientes em janeiro deste ano, face ao período homólogo, adiantou esta quarta-feira a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
Energia

Governo quer "considerar" recomendações

Relatório preliminar do inquérito às rendas na energia começa a ser apreciado pelos deputados na quarta-feira. Galamba frisa que preços baixos são "a grande prioridade".
Energia

Elétricas receberam milhões de euros a mais

184
Relatório preliminar da comissão de inquérito às rendas excessivas lista várias parcelas que as elétricas, incluindo a EDP, terão recebido ao longo de décadas.
Startups

2 startups portuguesas na final do Free Electrons

152
A Enging e a Save 2 Compete vão representar Portugal na final mundial do Free Electrons, programa global que liga startups a gigantes do setor de energia. O grande vencedor será anunciado em Lisboa.
Bloco de Esquerda

Bloco quer devoluções para consumidores de energia

176
A coordenadora do BE, Catarina Martins, pediu que sejam retiradas consequências políticas das conclusões da comissão de inquérito às rendas excessivas.
Guiné Equatorial

Ministro lança apelo a petrolíferas africanas

Ministro das Minas e Hidrocarbonetos da Guiné Equatorial apelou às companhias petrolíferas africanas para que acordem e reclamem soberania sobre os seus recursos naturais.
São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe. FMI quer reformas estruturais

O Fundo Monetário Internacional (FMI) quer reformas estruturais nos setores da energia e turismo de São Tomé, para poder estimular o crescimento económico do país.
Angola

Angola deixa de usar petróleo como garantia

O Ministério das Finanças de Angola vai abandonar o modelo de financiamento internacional em que as garantias aos empréstimos são prestadas recorrendo à produção de petróleo.
Arábia Saudita

Petrolífera saudita é a mais lucrativa do mundo

A Aramco lucrou quase 99,08 mil milhões de euros em 2018, mais do que qualquer outra empresa do mundo. A petrolífera estatal saudita produz 10% do crude usado globalmente.
Gás Natural

Regulador propõe descida de tarifas de gás natural

Os preços têm vindo a descer continuamente nas últimas atualizações, sendo que os consumidores domésticos verificam uma redução média anual de 7,0% desde julho de 2016 e os industriais de 18,9%.
Venezuela

Maduro anuncia plano de racionamento de energia

O regime de Nicolás Maduro disse que que o plano ajudará a lidar com os 'apagões' que causaram falhas no abastecimento de água e cortes nas comunicações. A medida vai durar 30 dias.
Venezuela

Novo apagão na Venezuela afeta 15 dos 24 Estados

Um novo apagão, o terceiro de grande impacto em março, voltou a afetar na sexta-feira pelo menos 15 dos 24 Estados da Venezuela.
Energias Alternativas

Macau pode ser líder ecológico e influenciar China

Segundo o consultor Michael Liebreich, a falta de espaço de Macau não pode ser desculpa para não investir em infraestuturas sustentáveis, em áreas muitos distintas.
Barragens

Brasil. Quatro barragens podem colapsar

A empresa afirmou que soou alarmes em áreas rurais onde o estado de Minais Gerais, região onde estão localizadas as barragens em causa, não pode garantir um resgate oportuno.
Combustível

Governo falhou previsões sobre combustíveis

No total, o Governo falhou a previsão de receitas com impostos sobre combustíveis em 183 milhões de euros, de acordo com um relatório da Unidade Técnica de Apoio Orçamental.
Brasil

Brasil. 3 barragens em "risco iminente de romper"

Está no máximo o nível de risco de três barragens da Vale, construtora da barragem de Brumadinho. Já foram evacuadas aldeias próximas.
Venezuela

Apagão na Venezuela. Escolas e trabalho suspensos

O governo venezuelano "decidiu suspender as atividades laborais e educativas" por 24 horas, devido ao apagão que está a deixar a Venezuela às escuras desde segunda-feira.
Petróleo

Angola admite deixar de pagar dívida com petróleo

O presidente angolano admitiu que poderá deixar de oferecer petróleo como garantia das linhas crédito e assinalou que os anteriores acordos assinados com a China estão desatualizados.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)