Energia

Jerónimo De Sousa

Combustíveis. Críticas ao PCP são "conversa fiada"

Secretário-geral do PCP rejeita acusações de "traição" do deputado socialista Ascenso Simões. O PS é que não está a respeitar compromissos assumidos sobre combustíveis, acusou Jerónimo de Sousa.
Petróleo

OPEP corta produção para subir preço do petróleo

Arábia Saudita e Rússia arrancam acordo a ferros para subir preço do petróleo. Produção deveria subir em um milhão de barris por dia, mas para já só aumenta em 600 mil barris por dia.
Combustível

Combustíveis. Por que pesam tanto os impostos /premium

Peso dos impostos nos combustíveis não parou de subir desde 2004. Agora foi aprovada proposta para baixar o ISP. O Estado vai perder muito? Os consumidores vão ganhar? Dez respostas para perceber.
CDS-PP

CDS tenta apressar lei dos combustíveis

Projeto foi aprovado na generalidade mas todos duvidam de que entre em vigor antes de 2019. CDS quer apressar trabalhos e enviou requerimento à comissão de orçamento e finanças para dar prioridade.
Ministério da Economia

"Descidas importantes"na energia diz Ministro

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, afirmou que os preços da energia tiveram "descidas importantes" com o atual Governo, nomeadamente na energia elétrica.
OPEP

OPEP reúne com Arábia Saudita e Irão

OPEP reúne com Arábia Saudita, primeiro exportador mundial de petróleo, quer agora aumentar as extrações num contexto de recuperação da procura, e Irão.
PSD

Combustíveis. PSD aprovou projeto à revelia de Rio

329
Fonte da direção do PSD disse à agência Lusa que a decisão da bancada do PSD de votar a favor do projeto do CDS sobre combustíveis foi tomada "à revelia" de Rui Rio. É "gravíssimo", diz.
Combustível

Imposto vai descer, mas não já. E todos sabiam

212
Serviços do Parlamento avisaram que projetos para baixar imposto petrolífero com perda de receita só devem ter efeitos em 2019. Ex-secretário de Estado diz que diploma do CDS é inconstitucional.
Parlamento

Gasóleo. Aprovada baixa de 6 cêntimos no imposto 

420
PCP e BE viabilizaram projetos da direita para baixar imposto sobre os combustíveis. Proposta do CDS prevê descida até 6,5 cêntimos no imposto do gasóleo. Governo e PS isolados.
Imposto Sobre Produtos Petrolíferos

Governo. Baixar imposto não garante preço inferior

737
Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais diz que descida do imposto petrolífero trará perda de receita fiscal considerável, mas pode não ter o mesmo impacto direto na baixa dos preços na bomba.
Parlamento

PS acusa Bloco: "Abriu a época da caça ao voto"

606
A perspetiva de uma coligação negativa no Parlamento para baixar o imposto sobre os combustíveis fez o líder parlamentar do PS deixar críticas ao parceiro do partido no Parlamento.
Combustível

Combustíveis. Partidos querem acabar com imposto

803
CDS, PSD, BE e PCP querem eliminar o imposto adicional sobre produtos petrolíferos. PS vai votar contra todas as propostas, mesmo reconhecendo que o que levou à criação do imposto já não existe.
Petróleo

O Mar de Timor /premium

118
Há poucos meses, foi anunciado um novo acordo entre Timor Leste e a Austrália sobre os recursos petrolíferos. Neste acordo, finalmente, parece que Timor Leste consegue ver os seus direitos protegidos.
Alterações Climáticas

Alterações climáticas. Portugal é 2.º melhor

363
Portugal está entre os melhores a nível europeu num ranking de ambição contra as alterações climáticas. País tem aspetos negativos, como a possibilidade de exploração de petróleo.
Elétricos

Venda de veículos elétricos quase triplicou

A venda de veículos elétricos quase triplicou (+170,9%) em Portugal entre janeiro e abril, na comparação homóloga, num total 1.184 viaturas, informou a Associação do Comércio Automóvel de Portugal.
Petróleo

Greve na Petrogal "cumpriu os objetivos"

O coordenador da Comissão de Trabalhadores da Petrogal disse que a greve que terminou na empresa "cumpriu os objetivos" e registou uma adesão de 70% nas áreas operacionais em Sines e de 80% no Porto.
Combustível

Camionistas exigem combustíveis mais baratos

712
Os camionistas iniciaram hoje uma paralisação nacional, alegando que o Governo "não respondeu no prazo" que a Associação Nacional de Transportadoras Portuguesas (ANTP) estabeleceu.
Coreia do Norte

Gazprom retoma projeto de gasoduto na Coreia

O gigante do gás russo Gazprom retomou as conversações com a Coreia do Sul sobre a construção de um gasoduto que atravessará território norte-coreano, anunciou a empresa estatal russa
Moçambique

Moçambique. Custo da energia degrada negócios

As tarifas de eletricidade têm aumentado desde 2015 em Moçambique. O custo das empresas moçambicanas com a energia têm degradado o ambiente de negócios no país.
EDP

Quem será chamado ao inquérito às rendas da EDP

São 100 nomes, em números redondos. Políticos, gestores, reguladores, atuais e ex-decisores do setor chamados à comissão parlamentar de inquérito às rendas da eletricidade. Quem chama quem?
Energia

Renováveis. Portugal quer metas mais ambiciosas

Segundo o o secretário de Estado da Energia, Portugal tinha "uma meta anteriormente estabelecida para 2020 de 31%" de obtenção de energia através de fontes renováveis, mas esse valor "está adquirido".
Energia

UE adota meta obrigatória de energia renovável

A União Europeia (UE) estabeleceu esta quinta-feira uma meta vinculativa de 32% de energia de fontes renováveis para 2030 e que pode ser revista em alta até 2023.
Petróleo

Procura de petróleo voltará a crescer em 2019

A procura global de petróleo voltará a crescer no próximo ano ao mesmo ritmo de 2018, com 1,4 milhões de barris diários suplementares em cada dia, resultado do dinamismo da economia.
Moçambique

Maputo acolhe hoje seminário sobre petróleo e gás

Maputo acolhe hoje um seminário sobre petróleo e gás, um evento organizado pela Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) em pareceria com a Embaixada do Brasil em Moçambique.
Macau

Ar condicionado. Macau contra uso de gravatas

114
Foi lançada esta terça-feira em Macau uma campanha para reduzir o consumo de ar condicionado. As pessoas são aconselhadas a não levar casacos e gravatas para o trabalho.
Angola

Mais de metade da dívida é garantida com petróleo

Em 2016, o petróleo era dado como garantia para 57,6% da dívida pública externa angolana. No ano seguinte o valor subiu para 59%. Segundo o Governo, o país vai continuar a aumentar os empréstimos.
Combustível

Combustíveis mais caros em Portugal face a Espanha

Segundo dados da Comissão Europeia, na primeira semana de junho o litro do gasóleo custava em média 1,38 euros nos postos portugueses e 1,24 euros/litro nos espanhóis.
França

Agricultores franceses ameaçam bloquear refinarias

Os agricultores franceses iniciaram uma ação de bloqueio por três dias de refinarias e depósitos de combustível para forçar o governo a reverter a autorização dada à petrolífera Total.
Ambiente

Ambientalistas juntos em Salamanca contra Nuclear

Organizações ambientalistas portuguesas e espanholas manifestam-se em Salamanca, contra a continuação da central nuclear de Almaraz e a abertura de uma mina de urânio em Retortillo.
Combustível

Combustível. Pedido o fim do preço de referência

A Autoridade da Concorrência quer que a Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis deixe de publicitar os preços de referência dos combustíveis rodoviários.
Energia Nuclear

UE abre processo de infração a Espanha e Polónia

A União Europeia (UE) emendou a diretiva sobre segurança nuclear em 2014, depois de realizar testes de resistências nos países, na sequência do acidente nuclear de Fukushima.
Impostos

Gasóleo. Carga fiscal aumentou 56% desde 2004

Os custos de política fiscal têm o maior peso nos preços de venda ao público dos combustíveis rodoviários, tendo aumentado 56% no gasóleo e 26% na gasolina desde 2004.
Moçambique

Moçambique prolonga licença de prospeção de gás

A extensão foi pedida devido à situação de segurança em Mocímboa da Praia, Palma e arredores do bloco Tembo, em Moçambique, que tem impedido um acesso seguro à zona pelos trabalhadores da Wentworth.
Petróleo

EUA. Petróleo sobe em 2,1 milhões de barris

A subida de petróleo dos Estados Unidos em 2,8 milhões de barris surpreendeu os analistas, que tinham antecipado uma descida de 1,3 milhões.
Energia

Repsol investe 15.000 milhões de euros até 2020 

A petrolífera espanhola Repsol pretende investir 15.000 milhões de euros até 2020, dos quais 2.500 milhões de euros em projetos com baixas emissões, como solar e eólico.
Petróleo

Maduro acusa EUA por causa do petróleo

Maduro disse ter "provas de um processo de penetração, de filtração, através dos corruptos da embaixada dos EUA para gerir informações estratégicas e intervir em processos fundamentais na indústria".
Angola

Angola pede financiamento para reabilitar barragem

O Governo angolano prevê recorrer a um financiamento de Espanha para reabilitar a Central Hidroelétrica da Matala, construída em 1958 na província da Huíla, no sul.
Energia

Gás de botija. Tarifa social deve avançar em 2018

Secretário de Estado da Energia diz que o Governo está a trabalhar para aprovar a tarifa social do gás de botija este ano. E diz que há várias empresas interessadas em suportar os custos.
Irão

Irão aumenta capacidade de enriquecer urânio

O Irão informou na segunda-feira a Agência Internacional de Energia Atómica de que vai aumentar a sua capacidade de enriquecer urânio dentro dos limites determinados pelo acordo de 2015.
Eletricidade

Bloco e PCP exigem devolução de 510 milhões na luz

Governo volta a ser desafiado a exigir à EDP devolução do valor, supostamente pago a mais, ao abrigo dos contratos CMEC. Secretário de Estado de Energia diz que os serviços estão a fazer as contas.
Petróleo

Petróleo. Total tem nova aposta em Angola

A multinacional francesa Total vai apostar nos próximos dois anos na prospeção petrolífera em águas angolanas a 2.500 metros de profundidade, tendo obtido do Governo a posição de operador.
Petróleo

Petrolífera venezuelana impedida de cumprir quotas

A empresa estatal Petróleos da Venezuela (PDVSA) notificou oito clientes internacionais de que não conseguirá cumprir todos os compromissos de fornecimento de petróleo, durante este mês.
Energia

PS quer ouvir Pinho, Salgado e Sanches

No requerimento do PS entregue na comissão parlamentar de inquérito ao pagamento de rendas excessivas aos produtores de eletricidade é ainda solicitado um conjunto de documentos e audições a empresas.
Petróleo

Angola. China é o principal comprador de petróleo 

Angola vendou 180 mil milhões de euros em barris de petróleo nos últimos cinco anos, negócio cada vez mais concentrado com a China, que gastou mais de metade do valor total.
Barragens

Barragens canceladas podiam abastecer o interior

140
Em 2016, o Governo cancelou a construção das barragens do Alvito e Girabolhos. Em conjunto, as duas infraestruturas podiam armazenar um total de 764 milhões de metros cúbicos de água.
Angola

Angola cresce 1,2% este ano e 2,4% no próximo

Depois de dois anos de recessão, Standard Bank prevê que a economia de Angola cresça 1,2% este ano e 2,4% em 2019. Subida do preço do petróleo é responsável.
Angola

Crise corta investimento em energia em Angola

Devido à crise provocada pela quebra nas receitas angolanas com a exportação de petróleo, o plano inicial de 23 mil milhões de dólares a aplicar até 2017 ficou reduzido a metade.
Gás Natural

Tarifas do gás natural descem 0,2% em julho

As tarifas de gás aplicadas às famílias que se mantêm no mercado regulado vão descer em média 0,2% a partir de 1 de julho, aprovou esta sexta-feira a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
Petróleo

Exploração de petróleo? Só com estudo ambiental

O primeiro-ministro garante que, no caso de haver petróleo na costa algarvia, e se se decidir avançar com a exploração de hidrocarbonetos terá de ser feito previamente um estudo de impacto ambiental.
Água

Albufeiras: 39 têm mais de 80% de água

Das 60 albufeiras monitorizadas em Portugal continental, 39 tinham em maio reservas superiores a 80% do volume total e apenas duas estavam abaixo dos 40% do nível de água.
Coreia do Norte

Kim Jong-un reafirma plano de "desnuclearização"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reforçou o compromisso "consistente e imutável" para a desnuclearização da península da Coreia, informou hoje a agência estatal de notícias KCNA.
Diplomacia

Seul e Pyongyang retomam encontros

As duas Coreias reiniciaram reuniões para começar a aplicar a declaração conjunta assinada em abril, na qual concordaram em aumentar a cooperação e trabalhar para a paz e a "desnuclearização total".
EDP

OPA chinesa. Vespeiro regulatório e teste à Europa /premium

OPA da China Three Gorges sobre a EDP joga-se em vários tabuleiros. Madrid avisa para o "vespeiro regulatório". Danos colaterais podem chegar à REN. Negócio vai testar "pruridos" europeus à China.
Combustível

Combustíveis aumentam três cêntimos nos Açores

O preço da gasolina de 95 octanas, do gasóleo rodoviário e do verde, destinado à agricultura e pescas, vai aumentar três cêntimos por litro, nos Açores, a partir das 00:00, foi hoje anunciado.
Petróleo

Preço do barril Brent sobe para 77,34 dólares

O preço do barril de petróleo Brent para entrega em julho encerrou esta quarta-feira no mercado de futuros de Londres a subir 2,57% para os 77,34 dólares.
País

Portugal continua com o gás mais caro da UE

633
Portugal manteve, em 2017, os preços mais elevados da União Europeia no gás e o segundo lugar no preço da eletricidade, em termos de paridade do poder de compra, segundo o Eurostat.
Energia

Portugal tem a energia mais cara da Europa

1.707
O relatório do Eurostat relativo ao primeiro semestre concluiu que Portugal tem a energia mais cara da Europa face ao nível de vida. O preço real da eletricidade só é mais alto na Alemanha.
Moçambique

ONG alerta para exploração de combustíveis fósseis

A diretora da organização não-governamental Justiça Ambiental, Anabela Lemos, alertou esta terça-feira para o "caminho errado" de Moçambique em relação à exploração dos combustíveis fósseis no país.
Energia

Há um novo simulador para escolher luz e gás

É lançado esta terça-feira um novo simulador de preços de energia que permite às famílias e empresas comparar todas as ofertas comerciais de eletricidade e de gás natural em Portugal.
Combustível

Camionistas paralisam segunda-feira. GNR atenta

4.406
Camionistas querem melhores condições de trabalho e preço dos fretes indexados aos combustíveis. Protesto acontece 10 anos depois do bloqueio e com diesel a subir. GNR prepara-se.
Petróleo

Ambientalistas temem repetição de derrames 

Grupo ambientalista teme que prospeção e exploração de petróleo ao largo de Aljezur (Algarve) possa provocar derrames de crude como os que atingiram a costa alentejana na década de 1980.
Petróleo

Petróleo. Rússia e Arábia querem aumentar produção

Depois dos preços do petróleo terem atingido recentemente os níveis mais elevados desde 2014, os presidentes da Rússia e da Arábia Saudita consideram um possível aumento da produção de petróleo.
Combustível

Combustíveis devem subir pela 10ª semana

419
Gasóleo e gasolina devem subir um cêntimo por litro, em cada um dos casos, marcando a décima semana consecutiva de preços mais caros. Gasolina muito perto dos 1,60 euros por litro.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)