Energia

Energia

Moçambique. Gás pode impulsionar cortes em juros

Um consórcio liderado pela petrolífera Anadarko formalizou um investimento de 25 mil milhões de dólares para extração, liquefação e exportação de gás natural a partir de 2024.
Eletricidade

Eletricidade restaurada em 90% da Argentina

104
90% da Argentina já tem eletricidade, bem como a maioria dos habitantes do Uruguai. Buenos Aires tem problemas no abastecimento de água. Terra do Fogo, na Patagónia, escapa ao apagão.
Gás Natural

Consórcio anuncia investimento de grande dimensão

O anúncio formal de um dos maiores investimentos de sempre em Moçambique está agendado para terça-feira pelo consórcio de exploração de gás natural liderado pela petrolífera norte-americana Anadarko.
Geopolítica

Japão pede aos EUA provas do envolvimento do Irão

148
O Governo japonês pediu aos Estados Unidos mais provas para sustentar a afirmação de que o Irão é o responsável pelos ataques de quinta-feira contra dois petroleiros no Golfo de Omã.
Geopolítica

Arábia Saudita alerta Irão que não hesitará reagir

211
O príncipe herdeiro saudita disse que "não hesitará" reagir a qualquer ameaça contra o reino, comentando a tensão com o Irão, após o ataque a dois petroleiros no Golfo de Omã.
Emirados Árabes Unidos

Omã. Emirados querem intervenção internacional

Os Emirados Árabes Unidos apelaram à intervenção das potências internacionais para a proteção do comércio marítimo e para o aprovisionamento de energia no Golfo de Omã.
Rússia

Ataques no mar de Omã. Rússia pede "moderação"

Donald Trump disse que os ataques "têm a assinatura" do Irão e a Rússia considerou "inaceitável acusar quem quer que seja antes da conclusão de uma investigação internacional detalhada e imparcial".
Ambiente

Exploração de minas de lítio "com rigor ambiental"

109
A Quercus diz que "é imperioso um esclarecimento" da Unesco sobre a manutenção do "Património Agrícola Mundial do Sistema Agro-Silvo-Pastoril" caso se instalem as explorações mineiras de lítio.
Obras Públicas

Oleoduto "pode mesmo ser feito pela CLC" 

O novo oleoduto para abastecer o Aeroporto Humberto Delgado "pode mesmo ser feito pela CLC", controlada pela Galp, disse o ministro do Ambiente e da Transição Energética.
Angola

Angola precisa de 1.800 milhões para energia

Angola necessita de mobilizar 1.772 milhões de euros para interligar os quatro sistemas de energia do país e garantir ligação entre estados vizinhos.
Elétricos

E se produzisse a sua energia para a casa e carro?

954
A ACAP, a associação que representa o sector automóvel, passou a ser auto-suficiente em termos energéticos, inclusivamente para carregar os veículos eléctricos. Será que a solução serve a todos?
erse

Mail ou telefone. Elétricas têm de atender cliente

O regulador energético recomendou aos consumidores o contacto com a empresa por diversos meios. Elétricas "têm de garantir o atendimento telefónico e por escrito aos consumidores".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau com nova central fotovoltaica

O governante da da Guiné-Bissa adiantou que a central fotovoltaica que vai ser construída a partir de julho, em Gardete, tem um prazo de construção de 18 meses.
Moçambique

Hidroelétrica de Cahora Bassa procura alternativas

César Machava disse que Hidroelétrica de Cahora Bassa pretende identificar alternativas à barragem que alimento empreendimento. Utilização de mais energias renováveis é uma possibilidade.
Eletricidade

Empresas elétricas querem lista negra de devedores

O fenómeno afeta mais as empresas de menor dimensão, mas "estes turistas energéticos rodam todos", explica o presidente da Associação de Comercializadores. Questões legais dificultam criação de lista.
Macau

Macau promove "apagão" em campanha de poupança 

O Governo de Macau vai promover um 'apagão' em pontes, casinos e locais turísticos como forma de sensibilizar para a poupança energética, anunciaram as autoridades em comunicado.
Petróleo

Irão exporta petróleo por vias não-convencionais

Apesar das sanções dos Estados Unidos, o Irão garante que continua a vender petróleo de forma "não oficial", embora não as divulgue porque "os Estados Unidos as impediriam imediatamente".
Gasolina

Descida histórica no preço dos combustíveis

1.039
Os preços dos combustíveis vão descer. Depois da queda acentuada dos preços do petróleo nos mercados internacionais, tanto a gasolina como o gasóleo poderão baixar sete cêntimos na próxima semana.
Angola

Governo angolano assina acordo com NFE

Angola assinou um acordo sobre monetização de gás com a NFE Internacional que envolve os ministérios angolanos da Energia e Recursos Hídricos, dos Recursos Minerais e Petróleos e das Finanças.
Energia Solar

Consumidor ganha com leilão renovável, diz Governo

444
Governo vai lançar maior leilão de energia renovável desde 2007. São 1400 megwatts de potência solar, mas desta vez em vez de sobrecusto, haverá ganho para o consumidor, garante João Galamba.
EDP

China Three Gorges negoceia controlo da EDP Brasil

A notícia foi avançada pela Bloomberg e diz que o maior acionista da energética portuguesa está a analisar a fusão dos ativos que detém naquele país da América Latina.
Petróleo

Angola pede investimento no setor petrolífero

O Presidente incentivou os operadores petrolíferos mundiais a investir em Angola. Governo diz estar "consciente" da realidade e das potencialidades africanas.
Angola

Angola. Futuro do setor petrolífero em debate

O futuro do setor petrolífero em Angola vai ser discutido em Luanda na conferência "Oil&Gas". O Governo angolano vai pré-anunciar o Concurso de Licitação de Blocos Petrolíferos.
Angola

Agência de Petróleos de Angola descobre petróleo

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) de Angola e a petrolífera italiana ENI anunciaram a quinta descoberta de petróleo no Bloco 15/06, nas águas profundas de Angola.
Energia Nuclear

Movimento ibérico pede fecho de centrais nucleares

432
Mais de 50 organizações de Portugal e Espanha juntaram-se num movimento que exige o encerramento das centrais ibéricas espanholas, a começar por Almaraz junto ao rio Tejo.
Inovação

UTAD cria modelo inovador de abastecimento de gás

365
O modelo desenvolvido pela UTAD está instalado no posto de abastecimento da empresa Dourogás, em Vila Real, e foi desenvolvido no âmbito do projeto europeu Eco-Gate.
Moçambique

Moçambique. Queixas de escassez de gás doméstico

Os consumidores contam que a falta de gás de cozinha vem a registar-se desde abril deste ano: "Mal é descarregado, o gás acaba, porque há uma corrida causada pela escassez dos últimos dias".
Aeroporto de Lisboa

Lisboa. Aeroporto abastecido por oleoduto em 2021

198
Ministro do Ambiente diz que se trata de um investimento de 40 milhões de euros e aproveitará uma conduta de água já existente.
Eletricidade

Reduzir potência de eletricidade poupa 22 euros

164
Pode estar a pagar mais do que devia de acordo com a potência contratada. Agora já tem um simulador online para fazer as contas e ver se precisa mesmo daquela potência.
Angola

Angola. Petróleo deixará de ser o principal motor

106
Setor do petróleo não vai manter-se como o principal motor do crescimento económico de Angola a longo prazo, devido à descida dos níveis médios de produção.
Eletricidade

Governo fecha central termoeléctrica do Pego

Nas palavras do Ministro do Ambiente, "a central do Pego vai mesmo encerrar muito pouco depois de 2020". José Pedro Matos Fernandes também quer encerrar a central termoelétrica de Sines até 2030.
Energia Solar

Carnide com central fotovoltaica de dois milhões

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou por unanimidade a contratação da empreitada de construção de uma central fotovoltaica junto ao cemitério de Carnide, no valor de dois milhões de euros.
Alterações Climáticas

Só elétricos? Também há combustíveis mais limpos

206
Indústria petrolífera contesta futuro apenas "elétrico" nos transportes. Combustíveis vão continuar, sobretudo no avião e navios, mas podem ser mais limpos. E pede mais apoio e menos discriminação.
Moçambique

Moçambique. 85 mil milhões de euros em gás natural

198
Moçambique deverá receber cerca de 85 mil milhões de euros nos próximos 25 anos que resultam da soma dos 46 mil milhões de dólares de receitas do consórcio liderado pela Exxon Mobil.
EDP

EDP e Engie juntas para liderar eólicas no mar

Elétrica portuguesa e grupo francês Engie vão juntar-se para desenvolver produção eólica em offshore (no mar). Parceria quer ser um dos líderes mundiais deste mercado. Acionista chinesa CTG fica fora.
Eletricidade

Portugal tem a eletricidade mais cara da UE

8.099
Segundo o Eurostat Portugal teve a eletricidade para consumo doméstico mais cara da UE, com 28,2 PPC por 100 kWh, seguido pela Alemanha com 28,0 PPC por 100 kWh.
Venezuela

Venezuela. Um dia na fila para abastecer o carro

110
A capital da Venezuela juntou-se à lista de estados do país que têm os stocks de gasolina na reserva. Já são 12 dos 24. Há quem chegue a esperar um dia para abastecer os carros nas bombas.
Energia

ERSE cria regras para guardar e trocar botijas

A ERSE acaba de pôr em consulta pública um regulamento que prevê novas medidas para o armazenamento de botijas de gás. Objetivo é evitar o extravio ou a alimentação de um mercado paralelo.
Energia

Motoristas de matérias perigosas desconvocam greve

164
O Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) desconvocou a greve marcada para dia 23, após uma reunião com o Governo e com a associação patronal ANTRAM.
Energia

Rendas excessivas na energia atingem 5.000 milhões

É o resultado da política de sucessivos governos do PS, PSD e CDS, muitas vezes ao arrepio dos alertas das entidades reguladoras. Comissão de inquérito vota esta quarta-feira relatório final.
Petróleo

Barril Brent sobe 1,55% para 71,28 dólares

O preço do barril de petróleo Brent para entrega em julho terminou no mercado de futuros de Londres em alta de 1,55%, para os 71,28 dólares.
Petróleo

Petróleo sobe após ataque com 'drones' a oleoduto

O preço do barril de petróleo subiu, numa altura em que a tensão aumenta no Médio Oriente após um ataque com um 'drone' num oleoduto saudita, perturbando a atividade do principal exportador mundial.
Petróleo

ENI anuncia nova descoberta de petróleo

A ENI anunciou ter descoberto um novo poço de petróleo em águas profundas no Bloco 15/06, em Ndungu. Trata-se da quarta perfuração em que obtém sucesso no bloco, depois de Kalimba, Afoxé e Agogo.
Energia

Anadarko vai vender gás ao Japão e Taiwan

A Anadarko faz mais um contrato de fornecimento de gás natural com a Jera e CPC e prevê o fornecimento de 1,6 milhões de toneladas por ano ao longo de 17 anos a partir da data de início de exploração.
IVA

Descida do IVA da eletricidade e gás natural 

A redução do IVA aplica-se apenas aos consumidores que tenham uma potência de eletricidade que não ultrapasse 3,45 kVA e que tenham consumos de gás em baixa pressão até aos 10.000 m3 anuais.
Petróleo

Dois petroleiros sauditas atacados

103
Incidente poderá ter sido no estratégico estreito de Ormuz. Alegada sabotagem foi denunciada por ministro da Energia saudita e ocorre poucos dias após EUA alertarem para possíveis ataques do Irão.
Energia Nuclear

Cordão humano pede encerramento de Almaraz

175
Cerca de duzentos ambientalistas portugueses e espanhóis formaram um cordão humano para exigir aos governos de Portugal e Espanha o encerramento da central nuclear de Almaraz.
Energia Nuclear

Ativistas juntos contra central de Almaraz

Sensibilizar a opinião pública e os Governos de Portugal e Espanha para o "perigo da continuidade em funcionamento" da central nuclear de Almaraz junta em Nisa ativistas ambientais dos dois países.
Angola

Presidente quer mais rapidez em novas refinarias

João Lourenço comparou o combustível ao sangue que "nos faz viver" e alertou para a necessidade de investir em refinarias nacionais. Lourenço afirmou que a crise de combustível está já ultrapassada.
Petróleo

Exxon Mobil prepara nova prospeção em Moçambique

A Exxon Mobil prevê começar a explorar "dois poços de prospeção (com uma estimativa de 45 dias por poço), mais um poço opcional" ao largo de Moçambique já a partir de 2020.
Combustível

Matérias perigosas. Sindicato não desmarca greve

Pedro Pardal Henriques, do Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP), disse que o pré-aviso de greve se mantém "até que haja uma resposta definitiva dos associados da ANTRAM.
Combustível

ANTRAM e Sindicato dos Motoristas chegam a acordo

O anúncio foi feito de madrugada, pelo Governo. As duas partes chegaram a um acordo. Agora falta submetê-lo "para ratificação pelos signatários junto dos seus respetivos associados e filiados".
Petróleo

Chevron já não vai comprar petrolífera Anadarko

O presidente da Chevron defendeu que a compra da petrolífera significaria a diluição dos lucros e a perda de valor dos acionistas. Desta forma, a Occidental poderá adquirir a Anadarko.
Greve

Motoristas já entregaram pré-aviso de greve

178
O SNMMP entregou esta quinta-feira o pré-aviso de greve que terá inicio dia 23 de maio. Francisco São Bento frisa que "não há qualquer fim à vista para a greve, depende das negociações".
Transportes

Proposta para salário dos motoristas é de 700€

128
O líder sindical dos motoristas afirmou que a contraproposta da ANTRAM era um valor que se aproximava dos 1200€ exigido. Agora a associação esclarece que, afinal, é de 700€.
Combustível

Combustíveis. Fumo branco trava greves

Motoristas de Matérias Perigosas chegaram a pré-acordo com os patrões do setor (ANTRAM) que garante "paz social" até final do mês. Mas as duas partes têm leituras muito diferentes sobre quem cedeu.
Lisboa

Fórum de Energia de África realiza-se em Lisboa

O fórum pretende debater e trocar conhecimento sobre tecnologia e oportunidades económicas. Vários secretários de Estado de todo o mundo e ministros de países lusófonos participam no evento.
Angola

Angola. Governo corta orçamento devido ao petróleo

O Orçamento Geral do Estado angolano é de 30.640 milhões de euros mas baixa agora 9%, acompanhando o decréscimo do preço do barril de 68 para 55 dólares. O orçamento foi aprovado em 2018.
Angola

Falta de combustível em Angola

A crise de combustíveis que afeta Angola desde a passada sexta-feira, está gradualmente a paralisar todos os setores produtivos no país e está a originar graves problemas de energia.
Nigéria

Niger. 55 mortos em explosão de tanque de camião

O camião capotou e derramou combustível. O tanque explodiu e vitimou 55 habitantes que tentavam recolher o material. Há ainda 37 feridos graves e o número de mortos pode aumentar.
Combustível

"Existe a possibilidade de pré-aviso de greve"

160
Sindicato dos condutores de mercadorias perigosas volta a negociar com a ANTRAM. Vice-presidente não cede no salário de 1200 euros e admite outras formas de luta, como o regresso à greve.
Combustível

Camionistas. Quem é o negociador do Governo? /premium

275
Guilherme Dray foi chefe de gabinete de Mário Lino e Sócrates — e foi investigado na Operação Marquês por ser intermediário entre Sócrates e Lula. É o homem do Governo na negociação com os camionistas
Angola

Angola. Falta de combustíveis faz disparar preços

128
O litro da gasolina em Angola vale 0,44 euros e o gasóleo 0,37 euros. Os preços podem quadruplicar em mercados paralelos. Grande parte dos postos de combustível em Luanda estão fechados.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)