Energia
Petróleo

México. Maior descoberta de petróleo desde 1987

O campo de 34 quilómetros quadrados está planeado para ter 11 poços e uma produção de 69.000 barris por dia em 2020 e 110.000 barris de petróleo diários em 2021.
OPEP

Países produtores de petróleo vão cortar na oferta

Os países da OPEP e os seus aliados, como a Rússia, vão cortar a produção em meio milhão de barris de petróleo por dia. A partir de janeiro a produção deve ser de 1,7 milhões de barris.
Orçamento do Estado

Quem ganha mais com a descida do IVA na luz? /premium

Estado será o grande perdedor na receita fiscal. Entre os ganhadores estão 6 milhões de famílias, sobretudo as que usam mais eletricidade. Escolas e hospitais também ganham, empresas ficam na mesma.
Brasil

Brasil sem provas sobre derrame três meses depois

As autoridades brasileiras conseguiram rastrear o crude derramado a três poços na Venezuela, mas não sabem quem foi o responsável.
Bolsa

Aramco faz maior entrada de sempre na bolsa

A petrolífera saudita Aramco foi esta quinta-feira protagonista da maior entrada de sempre em bolsa ao ultrapassar os 25 mil milhões de dólares alcançados pela Ali Baba aquando da sua entrada.
Orçamento do Estado

Governo quer baixar luz mas sem mexer no IVA

139
Posições da esquerda e do PSD sobre baixa do IVA da energia estão a ser "levadas seriamente". Governo quer voltar a usar contribuições sobre empresas para baixar custos. Há conversas com a Galp.
Combustível

Sonangol rescinde com a United Shine 

A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola rescindiu o contrato com a United Shine. A Sonangol destaca falta de "financiamento ou garantias" como motivos para a anulação contratual.
Ambiente

Que medidas ecológicas implementou a AR?

Com a larga maioria das bancadas parlamentares a apregoarem a defesa do clima e do ambiente, a rádio Observador quis saber que medidas tinham sido implementadas pela Assembleia da República.
Gás Natural

Rússia e China: irmãos para sempre? /premium

148
A construção do novo gasoduto reforça as relações entre a China e a Rússia, mas é difícil imaginar que se volte a gritar a palavra de ordem de Estaline e Mao: “Russos e chineses, irmãos para sempre!”
Barragens

Madrid diz cumprir acordos do Tejo, apesar da seca

231
Madrid não considera que se verifiquem condições que levem ao incumprimento dos caudais e prometeu resolver a situação da barragem de Cedillo até 15 de dezembro.
Energia Renovável

Produção de eletricidade renovável sobre para 55%

São dados relativos à produção de energia em 2018, em que 55% da eletricidade foi gerada por fontes renováveis, um aumento de quase 10% em relação a 2017. A maior subida foi na hidroelétrica.
Leiria

Leiria quer travar exploração de gás na Bajouca

Numa missiva assinada pelo presidente da Câmara de Leiria, apela-se ao ministro do Ambiente e Ação Climática que resgate a concessão de exploração de gás natural
Orçamento do Estado

Porque baixar o IVA da eletricidade é uma má ideia

259
Baixar o IVA da eletricidade não melhora a competitividade das empresas, tem efeitos distributivos muito duvidosos e é contrário aos esforços de melhoria ambiental. Há alternativas mais benéficas.
Ambiente

França defende que nuclear é energia verde. Será?

549
Se os condutores são empurrados para os automóveis eléctricos, os países estão a ser forçados a produzir energia a partir de fontes não poluentes. França diz que nuclear serve. Alemanha diz que não.
Orçamento do Estado

Baixa da Eletricidade? É necessária e é possível /premium

152
Em termos absolutos Portugal está no grupo da eletricidade mais cara da UE28, ocupa a 8ª posição, mas se considerarmos as paridades de poder de compra de cada país está na 4ª posição, dados Eurostat.
Eletricidade

IVA da eletricidade. PS quer explicação do PSD

260
O secretário-geral adjunto pediu aos três candidatos à liderança do PSD que expliquem como pretendem compensar a perda de receita do Estado, caso a proposta de diminuir o IVA seja aprovada.
Iberdrola

Iberdrola indemniza lesados da barragem de Daivões

A Iberdrola vai pagar mais 1,4 milhões de euros de indemnização às famílias lesadas pela construção da barragem de Daivões, incluída no Sistema Eletroprodutor do Tâmega.
Estilo de Vida

Casal dá a volta ao mundo com três filhos

460
“É para conhecer outras pessoas, outras formas de viver, outras culturas”, afirmou Rute, que deixou o seu trabalho como gestora da Galp para cumprir um sonho antigo com o marido e os seus três filhos.
Saúde

Turbinas eólicas têm riscos para a saúde 

110
Um especialista em saúde ambiental alerta para o perigo dos infrassons nas turbinas eólicas, gerados à passagem da pá pela turbina, que não são contabilizados nos estudos de impacto ambiental.
Energia

Pó branco /premium

981
O lítio de Galamba é o Freeport de Sócrates. O pó branco foi a sua tentação irresistível. Despachou uma concessão de exploração no meio de um furacão e de acusações múltiplas de golpes e trafulhices.
Ambiente

Ucrânia alerta para repercussões de gasoduto russo

"Preveem-se consequências ambientais irreversíveis", alertou a Embaixada da Ucrânia em Portugal. O gasoduto Nord Stream-2 permitirá a Moscovo duplicar as entregas de gás natural russo na Europa.
Eletricidade

Descida do IVA na eletricidade seria "excelente"

O presidente da Associação Portuguesa de Energias Renováveis defende a redução do IVA na eletricidade de 23 para 6%, uma medida que traria "conforto térmico e energético" à população.
Alterações Climáticas

Ambientalistas pedem mais ambição dos países da UE

"Todos os países da UE precisam de melhorar a sua resposta para garantir que a Europa (...) exceda as suas metas atuais de redução", afirmou a rede ambientalista, pedindo mais ambição aos Estados.
Sociedade

Gastos com casa, luz e água pesam 17,6% 

Em 2018, 17,6% dos orçamentos das famílias portuguesas era destinado à habitação e às despesas com água, eletricidade e gás. Média europeia fixou-se fixou em 24%.
Eletricidade

UE. Eletricidade em Portugal é a oitava mais cara

364
Preço da eletricidade para os domésticos (com impostos) é o oitavo mais caro da UE, graças a uma das maiores descidas (4,1%) na primeiro metade do ano. Valores sem impostos invertem tabela.
Cabo Verde

Cabo Verde deixa cair golden share em petrolífera

O governo cabo-verdiano decidiu colocar uma oferta pública de venda para as 21.000 acções que detém da Enacol. A petrolífera em questão tem mais de 50% de quota de mercado em Cabo Verde.
Assembleia Da República

Lítio, um método socrático

335
Espera-se que o dr. Galamba aproveite o método socrático, em que mergulhou este processo da exploração de Lítio, e reconheça a “importância da ignorância” antes de ser ouvido na comissão parlamentar.
Investimento

Rússia investe 10 mil milhões de dólares em Angola

Investidores russos vão disponibilizar cerca de dez mil milhões de dólares (nove mil milhões de euros) para financiar projetos com impacto socioeconómico em Angola.
Galp

Galp vai comprar energia renovável a Espanha

O contrato com a Grenergy Renovable prevê entre 300 a 360 GWh por ano, provenientes de vários projetos de energia solar em Espanha. Trata-se do segundo negócio deste tipo feito pela Galp em 2019.
Governo

Costa e o IVA na eletricidade: há que "escolher"

559
É preciso "escolher prioridades", diz PM face à redução do IVA na eletricidade. Afirmação surge depois de Observador ter noticiado que possível coligação negativa entre partidos pode aprovar descida.
Brasil

Manchas de petróleo chegam ao Rio de Janeiro

As manchas de petróleo que desde o final de agosto se arrastam pelo litoral do Brasil alcançaram hoje, com pequenos fragmentos, a praia de Grussai, no município de São José da Barra.
Energia Nuclear

Brasil diz que energia nuclear é prioridade 

"O programa nuclear, para o Brasil, é uma prioridade", declarou o ministro de Minas e Energia brasileiro. O país tem duas centrais nucleares em operação.
Orçamento do Estado

Impostos. As opções que mexem no seu bolso em 2020 /premium

122
Os juros dos depósitos e as rendas vão mesmo ser englobados no IRS? O aumento dos escalões é, de facto, adiado para 2021? E há ou não redução do IVA da energia?
Petróleo

Quercus exige fim de prospeção de petróleo 

100
A Quercus submeteu esta quinta-feira um pedido para o fim da prospeção de petróleo em Alcobaça e Leiria. A associação alega que estas vão contra as políticas ambientais definidas pela UE.
Emissões Poluentes

Combustíveis fósseis excedem metas até 2030

Em 2030 a produção de carvão excederá em 150% o nível considerado compatível com as metas do Acordo de Paris. Já a produção de petróleo e gás irão superar as metas em 40% e 50%, respetivamente.
Energias Alternativas

Governo quer construir central de hidrogénio 

1519
Trata-se de um projeto de 600 milhões de euros, feito com ajuda de fundos europeus, para criar energia suficiente para que uma frota de autocarros consiga fazer 800 milhões de quilómetros por ano.
Moçambique

FMI defende fundo soberano para receitas de gás

"Nós achamos que a criação de um fundo, apesar de adiar o consumo num cenário onde há necessidades, iria favorecer a economia moçambicana", disse o representante do FMI.
Energia

Lítio. Governo quer ter primeira fábrica da Europa

2521
Embora não seja definitiva, a escolha da localização — o porto de Leixões — deve-se à proximidade aos locais de extração, mas também por permitir receber lítio de outros países.
Petróleo

África. Produção de energia vai subir 60% até 2040

O vice-presidente da petrolífera BP para África prevê que a produção de energia no continente suba 60% nos próximos 20 anos, mostrando-se otimista sobre a evolução da indústria nesta região.
Moçambique

Moçambique perspetiva subida de rating

O ministro do Comércio e Indústria moçambicano diz crer que "rating" internacional ainda vai subir. Em causa esta a assinatura da decisão final de investimento relativa a um megaprojeto de gás.
País

Empresas do lítio estudam fixar-se em Portugal

São "várias empresas" de refinação de lítio que, segundo a A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, estão a estudar a sua fixação em Portugal.
Angola

Banco de Africano quer emprestar à ENH

A primeira incursão de uma empresa angolana nos mercados internacionais tem entraves face às dívidas há não muito tempo reveladas, mas o BAD parece entusiasmado com a oportunidade de investimento.
Combustível

É melhor usar combustíveis aditivados ou low-cost?

Muitos condutores têm dúvidas no momento de atestar com combustíveis premium, mais caros, ou low cost, mais baratos. Será que com a poupança o carro passa a andar menos? E a mecânica fica afectada?
Angola

Sonangol, ENI e TOTAL querem petróleo no Namibe

As três empresas apresentaram três propostas válidas para a exploração. De fora ficou uma quarta, a Pago Technical Group, que viu a proposta recusada por formulários mal preenchidos.
Angola

Angola e ENI assinam acordos na saúde e energias

A visita de João Lourenço a Roma trouxe um encontro com o Papa e três acordos na área das energias, nomeadamente para a exploração de petróleo, e uma doação de cinco milhões para a formação de médicos
Lisboa

CDS propõe bonificações nas taxas municipais

Medida irá basear-se numa "lógica de bonificação das residências que reduzirem o seu consumo de eletricidade, de gás natural e de água, face a uma meta anual", segundo a proposta do CDS-PP.
Moçambique

Moçambique: país não pode acomodar conflitos

"Não podemos continuar distraídos a acomodar conflitos, a dificultar o futuro e o crescimento de uma nação que pode ser próspera muito rapidamente", disse o Presidente moçambicano.
Energia

Antes explorar o lítio que explorar a mãe /premium

308
Portugal é o sexto país do mundo com mais reservas de lítio. Possuir esta abundância de um recurso natural é estupendo. Como se comprova pelo sucesso do país com mais reservas de petróleo, a Venezuela
Eletricidade

Eletricidade mais cara que a média europeia 

998
Os preços da eletricidade doméstica em Portugal são mais caros do que a média da União Europeia desde 2014, mesmo quando o preço baixou no país.
País

João Galamba vai ser ouvido no Parlamento

309
O PSD interpôs um requerimento para que João Galamba fosse ouvido no Parlamento face à polémica da mina de lítio em Montalegre, que foi aprovada pela comissão de Ambiente.
Brasil

Eletrobras com lucro de 155,7 ME 

São dados relativos ao terceiro trimestre de 2019 e afirmam uma recuperação contrastante com o défice de 480 milhões de euros apresentado no ano passado.
Ambiente

Governo e AICEP querem desenvolvimento de baterias

312
No programa Prós e Contras sobre o caso do lítio, João Galamba revelou que o Governo e a AICEP estão em "negociações com uma empresa para desenvolver uma tecnologia de baterias".
País

João Galamba confrontado com protestos em Boticas

3410
O secretário de Estado Adjunto da Energia compareceu esta segunda-feira em Covas do Barroso para uma visita ao Centro de Informação da localidade, onde se viu rodeado de manifestantes.
Timor-Leste

Receitas de 907 milhões em novo campo de gás 

O regulador petrolífero timorense avançou que o novo campo de gás no Mar de Timor pode gerar receitas de mil milhões de dólares (907 milhões de euros).
Brasil

Aptas para banhos primeiras praias com petróleo

Algumas das primeiras praias a serem atingidas por uma mancha de petróleo já podem ser utilizadas. Origem do derrame será um poço venezuelano explorado por navio de bandeira grega.
Energia

Fecho da central de Sines: segurança acautelada

O secretário de Estado da Energia garantiu que todas as situações de segurança serão acauteladas antes do fecho da central termoelétrica de Sines, em 2023.
Eletricidade

Luz. Contratos com serviços adicionais têm riscos

121
Número de contratos de eletricidade e gás com serviços adicionais, como seguros e reparação de avarias, disparou 500%. Regulador alerta para riscos de cláusulas abusivas e falta de transparência.
Petróleo

EAU querem investir no petróleo angolano

Os Emirados Árabes Unidos estão a estudar várias oportunidades e investimentos, nomeadamente nos campos petrolíferos e de gás angolanos.
Petróleo

Petrobras e chinesa com petróleo brasileiro

A Petrobras e a CNODC, uma petrolífera chinesa compraram em leilão um bloco de petróleo brasileiro por 1,1 mil milhões de euros e pelo mínimo de excedente de petróleo.
Moçambique

Moçambique. Mobilidade elétrica é ainda problema

O maior desafio é a fiabilidade da oferta de eletricidade mas há vantagens em recursos como a grafite, utilizada nas baterias de automóveis elétricos e que está disponível em minas moçambicanas.
Brasil

Brasil investiga mais quatro navios gregos 

Mais quatro navios gregos estão a ser investigados pela suspeita de derrame de petróleo no litoral nordeste do Brasil. A Delta Tankers já recebeu um aviso para entregar a documentação.
Angola

Holanda financia projetos elétricos em Angola

Foi aprovado financiamento de 580 milhões de dólares (522 milhões de euros) para a expansão dos projetos de construção da infraestruturas fotovoltaicas em alguns municípios angolanos.
Brasil

Brasil. Rutura de barragem podia ter sido evitada

A Agência Nacional de Mineração (ANM) acusa a empresa brasileira Vale de não ter informado as autoridades sobre anomalias na infraestrutura, o que podia ter evitado a rutura da barragem de Brumadinho.
Energia

Lucro da Endesa cai 85% até setembro cai 

O lucro da energética espanhola caiu 85% por causa da deterioração contabilística da avaliação das centrais a carvão, pela queda da procura durante os meses quentes e os preços dos direitos de CO2.
Petróleo

Petróleo deve continuar a dominar em 2040

A OPEP libertou mais um estudo para as Previsões Mundiais de Petróleo em que afirma uma contínua procura do petróleo, embora em queda apenas 6%. As causas apontadas são o protecionismo.
Galp

Galp alerta para riscos da transição energética

161
Alterações previstas no roteiro para a neutralidade carbónica 2050 prevêem que a transformação de petróleo em Matosinhos e Sines — duas refinarias da Galp — seja reduzida até 88% em 2050.
Brasil

Brasil. Marinha envia navios para combater derrame

A Marinha do Brasil vai enviar dois navios para a região nordeste do país para ajudar a combater os estragos causados pelo derrame de petróleo que foi detetado há dois meses.
Eletricidade

Carvão cai para valores historicamente baixos  

Produção de eletricidade a partir do carvão caiu para valores "historicamente baixos" nos primeiros dez meses do ano, diz a REN. O carvão está menos competitivo e é substituído por gás natural.
Gás Natural

Poupança até 26 euros no gás natural liberalizado

A ERSE calcula uma poupança até 26 euros por ano no mercado liberalizado de gás natural, quando comparado com o do mercado regulado.
Fundação Calouste Gulbenkian

Gulbenkian conclui venda da Partex por 555 milhões

"Depois do acordo de venda, assinado a 17 de junho deste ano, e obtidas todas as autorizações necessárias, foram hoje [segunda-feira] assinados os documentos finais", disse a instituição.
Moçambique

Petrolíferas investem em agronegócios e formação

O consórcio liderado pela Total em Moçambique vai investir na formação de 1.000 jovens para o programa Catalisa, que procura explorar a agricultura na vila de Palma, onde ficará a Cidade do Gás.
Brasil

Mancha de petróleo: "O pior ainda está para vir"

132
"O que chegou às praias é uma pequena parte do que foi derramado. O pior está por vir, uma catástrofe muito maior que, ao que tudo parece, foi criminosa", disse Bolsonaro.
Energia

Gigante petrolífero Aramco vai entrar em bolsa

Arábia Saudita tentou introduzir em bolsa a Aramco pela primeira vez em 2018, antes de recuar devido às condições de mercado consideradas desfavoráveis.
Brasil

Brasil. Polícia investiga derrame de petróleo

A Polícia Federal do Brasil fez dois mandados de busca em escritórios no Rio de Janeiro ligados a um navio grego suspeito de causar o derrame de petróleo que atinge a costa nordeste do país.
erse

Poupança até 161 euros/ano na eletricidade

"Existem poupanças significativas no mercado liberalizado", concluiu a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, que estima poupanças anuais no contrato de eletricidade até 161 euros por ano.
Energia

Lucros da EDP crescem 55% até setembro

754
Elétrica portuguesa obteve lucros de 460 milhões de euros até setembro, graças ao contributo do setor das renováveis, de acordo com um comunicado enviado à CMVM.
Espanha

Lucro da Iberdrola sobre 20,4%

Os dados da gigante da energia espanhola são dos primeiros nove meses do ano. As causas do lucro são o bom desempenho da rede, o negócio da geração e vários clientes.
Hong Kong

Hong Kong sem veículos de combustíveis fósseis 

Hong Kong pretende eliminar gradualmente todos os veículos comerciais e públicos de combustíveis fósseis nos próximos 10 a 20 anos e substituí-los por modelos elétricos.
Minas

#Lítioo /premium

208
Temos o melhor lítio do mundo, mas os piores lobistas do lítio do mundo. É óbvio que é bom ter um ex-governante socialista para ajudar a desbloquear um negócio. Mas não pode ser qualquer um.
África do sul

África do Sul: restrições no abastecimento de água

Com várias zonas do país a enfrentar escassez de água, o governo sul-africano anunciou esta segunda-feira restrições no abastecimento de água.
Mundo

Consórcio de gás investe 2.000 milhões em Angola

O novo consórcio junta a Sonangol à Chevron, Total e Eni, e pretende começar a produzir já em 2022. As negociações decorreram ao longo de 10 meses e estão finalmente concluídas.
Tesla

Elon Musk e telhas solares. Estas, sim, funcionam

113
As primeiras duas versões das telhas solares "não funcionavam, na realidade", admitiu líder da Tesla. Mas, agora sim, diz o empresário: está aí "um produto incrível".
EDP

EDP contrata venda de energia solar dos EUA

A EDP Renováveis assegurou um contrato de aquisição a 15 anos para venda da energia produzida num parque solar de 200 megawatts no estado da Califórnia, EUA.
Paços de Ferreira

Situação normalizada em Paços de Ferreira

Para minorar os efeitos do "apagão", a EDP está a fornecer energia ao Centro de Saúde, tribunal e câmara municipal com recurso a geradores. Não se sabe ainda quando é que a situação será normalizada.
Coimbra

Desenvolvido sistema de cogeração de energia

218
O “sistema tecnológico inovador de cogeração de energia a partir de biomassa” destina-se a “clientes com grandes consumos de energia térmica e elétrica", afirma a FCTUC.
Galp

Galp. Mais renováveis e gás e menos petróleo

A Galp quer acelerar o investimento na transição energética, o que no caso quer dizer mais gás natural e energias renováveis. Plano de 1 a 1,2 mil milhões de euros por ano investe menos em petróleo.
Recursos Naturais

Primeiro parque eólico flutuante da Europa

389
O primeiro parque eólico flutuante da Europa ficará instalado a 20 quilómetros de Viana do Castelo. O projeto Windfloat Atlantic, de 125 milhões de euros, é de uma central eólica offshore.
Angola

Angola. Aprovada parceria Sonangol e Total  

A petrolífera francesa vai juntar-se à Sonangol na comercialização, distribuição e venda de petróleo e derivados em Angola. A parceria já foi aprovada pela entidade reguladora, dois anos depois.
Energia Renovável

EDP tem 500 mil euros para projetos na Nigéria

A EDP lança esta quinta-feira a segunda fase do A2E, o concurso procura projetos para implementar energias renováveis, agora na Nigéria, e tem ainda 12 milhões para adquirir empresas do setor.
País

Uma parceria que não vai querer perder 

Se anda a pensar mudar o contrato de eletricidade lá de casa, este é o timing certo: há uma nova oferta no mercado e nós explicamos-lhe em 6 passos o que precisa saber sobre o Plano Galp Continente
Eletricidade

Eletricidade vai baixar 0,4% em 2020

605
Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos propõe descida de 0,4% nas tarifas da eletricidade para o próximo ano. Será a terceira descida consecutiva dos preços anuais, mas fica aquém da de 2019.
Equador

Governo e indígenas chegam a acordo

O Governo do Equador e o movimento indígena chegaram no domingo a um acordo para revogar o decreto que fazia aumentar o preço dos combustíveis após os protestos da população.
Celebridades

Jane Fonda detida em protesto pelo clima

12014
A atriz participava num protesto do grupo Oil Change International em defesa do ambiente, quando foi detida juntamente com mais 15 pessoas, avançou esta sexta-feira o Hollywood Reporter.
Brasil

30 navios notificados sobre derrame de petróleo

Derrame já atingiu 132 praias no nordeste do país. Segundo uma investigação preliminar, realizada pela companhia estatal petrolífera Petrobras, a origem do óleo derramado não é brasileira.
Petróleo

Procura de petróleo em baixa ligeira até 2020

A AIE reviu hoje em baixa ligeira a procura mundial de petróleo para 2019 e 2020 e sublinhou que os ataques às instalações sauditas de setembro tiveram menos efeito no mercado do que o esperado.
Espanha

Iberdrola. Escândalo despede chefe de segurança

Chefe de segurança foi esta sexta-feira despedido pela gigante elétrica espanhola depois de uma investigação ter revelado que Villarejo se infiltrou na oposição à construção de uma central elétrica.
Irão

Explosão em petroleiro iraniano 

Petroleiro terá sido atingido por mísseis, a cerca de 96 km da costa saudita. incidente acontece depois de os EUA alegarem que o Irão atacou petroleiros perto do Estreito de Ormuz.
Angola

Produção petrolífera cresce para 1.411 milhões

Relatório da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) revela que Angola produziu 1.411 milhões de barris de petróleo por dia em setembro, mais 24.000 face a agosto.
Energia

Cem milhões para aumentar eficiência energética

101
Mais de 100 milhões de euros de fundos europeus vão ser investidos no aumento da eficiência energética de empresas, autarquias, habitações sociais e Instituições Particulares de Solidariedade Social.
Equador

Estado de emergência. O que se passa no Equador?

244
O preço dos combustíveis pôs as ruas estão em convulsão. Confrontos já fizeram dezenas de feridos e centenas foram presos. O Presidente declarou estado de emergência e mudou o governo para Guayaquil.
Energia Renovável

MFS reduz participação na EDP Renováveis

MFS diminuiu a sua participação para 25.674.035 ações da EDP Renováveis, correspondente a 2,943% do capital social da EDPR e 2,943% dos respetivos direitos de voto.
Química

Nobel da Química para as baterias de lítio

757
As baterias de lítio permitiram um "mundo recarregável", segundo o anúncio do Nobel da Química. Três investigadores contribuíram para a revolução tecnológica que podemos levar para qualquer lado.
Clima

Associação Zero quer encerrar centrais a carvão

182
A Associação Zero quer que as alterações climáticas sejam uma das preocupações centrais do governo e dos restantes partidos no parlamento. Medidas incluem encerrar centrais a carvão.
Petróleo

Angola. Mais 2 mil milhões de barris de petróleo

Petrolífera italiana ENI confirmou potencial adicional de mais de 2 mil milhões de barris de petróleo, identificado nas recentes descobertas exploratórias realizadas num dos blocos onde é operadora.
Equador

Equador. Manifestantes obrigam Presidente a fugir

Os confrontos no Equador intensificaram-se nas últimas horas. O palácio presidencial foi evacuado. População manifesta-se contra o fim dos subsídios que mantinham os preços dos combustíveis baixos.
Moçambique

Moçambique: arranca o maior projeto de gás

Uma semana antes das eleições em Moçambique, o consórcio Rovuma LNG deverá adjudicar os contratos para extrair gás do fundo do mar, na zona Mamba. Galp detém 10% de interesse participativo.
Energia Nuclear

Central nuclear de Almaraz parada por 34 dias

O reator II da central nuclear espanhola de Almaraz está parado a partir desta segunda-feira durante 34 dias para fazer trabalhos de manutenção e realizar uma recarga de combustível.
Brasil

Brasil. Produção de petróleo no bate recorde

Brasil bate recorde de produção de petróleo com uma média de 2,8 milhões de barris diários. Foram produzidos 133,3 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural, totalizando 1 milhão de barris.
Energia

Zero quer "etiqueta energética" nos aquecedores

“Está na hora da Comissão Europeia” tomar esta medida para permitir que os consumidores saibam que estes aquecedores são “um produto da classe G”, os menos eficientes.
Tecnologia

Supercomputador com tecnologia verde e europeia?

Portugal, Croácia, Turquia e Espanha reuniram-se para avançar na instalação de supercomputadores em Portugal e Espanha. Fazem questão que funcionem com energias renováveis e tecnologia europeia.
Energia Renovável

País. 43% da energia veio de produção renovável

500
As eólicas abasteceram 24% do consumo, as hidroelétricas 14%, a biomassa 5% e as fotovoltaicas 2,3%, de acordo com a REN. Já a produção a carvão está em queda, com destaque para agosto.
Combustível

Cabo Verde. Importações de combustíveis sobem 10%

Entre janeiro e julho deste ano, Cabo Verde importou mais de 5.158 milhões de escudos em combustíveis, o que representa uma subida de mais 10% face ao mesmo período de 2018.
Gás Natural

Tarifa do gás natural desce 50 cêntimos na fatura

Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos estabeleceu os preços de gás natural para 2019-2020. Tarifa desce na fatura mensal a partir desta terça-feira e até 30 de setembro do próximo ano.
Greve

Motoristas. Sindicato quer intervenção de Costa

Sindicato pediu a intervenção do PM face às alegadas represálias impostas pelos patrões aos trabalhadores que aderiram às greves, ameaçando recorrer a instâncias europeias, caso situação se mantenha.
Moçambique

Petrolífera Total: exploração de gás sem riscos

Petrolífera francesa classifica como "amplamente livre de riscos" a exploração de gás natural na Área 1 de Moçambique. "Estamos totalmente comprometidos com o projeto", diz diretor da Total.
Combustível

Motoristas acusam patrões de "impor represálias"

346
Numa carta aberta enviada ao primeiro-ministro, o Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas pede a intervenção de António Costa.
Petróleo

Brasil fará leilão milionário de petróleo

Emenda à Constituição viabiliza um mega leilão de concessões de petróleo, com o governo a prever arrecadar 23,3 mil milhões de euros apenas pela adjudicação de licenças.
Brasil

Brasil deteta 105 derramamentos de petróleo bruto

Apesar de não ser produzido no Brasil, 105 focos de derramamentos de petróleo bruto foram encontrados na costa nordestina brasileira. Petrobras determinou que têm origem numa única fonte.
Eletricidade

Governo remete para PGR corte de 73 milhões à EDP

371
Governo vai pedir ao conselho consultivo da Procuradoria para avaliar base legal da devolução de 73 milhões de euros pagos em excesso pelas centrais da EDP. Já não haverá efeitos nesta legislatura.
Braga

Suspensa instalação de linha de muito alta tensão

Tribunal Administrativo de Braga aprova suspensão imediata da instalação de uma linha de muito alta tensão em Barcelos, pois o traçado previsto "penalizaria gravemente" o concelho.
Energia

Retalhistas obrigados a trocar garrafas de gás

Grossistas e retalhistas "estão obrigados, no ato de venda de uma garrafa de GPL, a receber em troca e por solicitação do cliente, uma garrafa usada equivalente, independentemente da respetiva marca".
Irão

Irão vai apresentar plano de segurança na ONU

O plano de segurança foi delineado em cooperação com outros países do Golfo Pérsico e surge na sequência de tensões na região depois do ataque às refinarias sauditas neste mês de setembro.
Arábia Saudita

Arábia Saudita vai tomar "medidas apropriadas"

Sauditas estão em contacto com os seus aliados para tomarem os "passos necessários" assim que a investigação aos ataques às suas refinarias estiver concluído. País defende responsabilidade iraniana.
Combustível

Combustíveis vão subir entre 3 e 4 cêntimos

1475
Fonte do setor petrolífero diz ao Negócios que gasolina deverá subir 4 cêntimos por litro na próxima semana, e o gasóleo 3, resultado do ataque com drones a uma importante refinaria na Arábia Saudita.
Fukushima

Absolvidos ex-responsáveis da central de Fukushima

Ex-responsáveis estavam acusados de não terem tomado as medidas necessárias para evitar o desastre nuclear, que foi provocado pelo violento sismo seguido de um tsunami, a 11 de março de 2011.
Petrobras

Brasil. Petrobas sobe gasolina e gasóleo 

A estatal brasileira Petrobras anunciou na quarta-feira o aumento de 3,5% no preço da gasolina e 4,2% no gasóleo nas refinarias, após o ataque de sábado passado a petrolíferas na Arábia Saudita.
Petróleo

São Tomé prepara negociações no petróleo

São Tomé e Príncipe anunciou que está para breve o início de negociações com a Guiné Equatorial e a revisão do tratado com a Nigéria sobre exploração conjunta de petróleo.
Combustível

Sindicato e patrões em "clima de paz social"

O sindicato dos motoristas de matérias perigosas está satisfeito com o compromisso da Antram de sensibilizar os associados a reavaliarem processos disciplinares aplicados a motoristas.
Arábia Saudita

Arábia Saudita: "inegável" que ataque foi iraniano

O Ministério da Defesa da Arábia Saudita mostrou destroços e imagens dos drones, que diz serem iranianos. Narrativa de que rebeldes no Iémen lançaram o ataque é "falsa".
Combustível

Portugal com mais veículos poluentes a gasóleo

O número de veículos poluentes a gasóleo que circulam em Portugal subiu de 713 mil para 846 mil entre 2018 e este ano, com a Europa a ter a circular mais de 50 milhões de veículos a gasóleo.
Petróleo

Mundo ainda treme com crises do petróleo. Porquê? /premium

Cotações do Brent estão a recuperar do impacto do ataque às refinarias na Arábia Saudita. Poderá regressar o fantasma da crise petrolífera de 1973? O que está em causa no conflito.
Angola

Angola. Novos contratos para explorar gás

Contratos de concessão dos dez blocos petrolíferos nas bacias do Namibe e Benguela vão permitir aos operadores explorar o gás natural encontrado. Da descoberta à produção decorrem cerca de 5 anos.
Emirados Árabes Unidos

EAU consideram inaceitável justificação do Irão

"Justificar um ataque terrorista sem precedentes contra as instalações da Aramco com os desenvolvimentos da guerra no Iémen é completamente inaceitável", afirmou o MNE dos Emirados Árabes Unidos.
Economia

Arábia, quarto fornecedor de petróleo a Portugal

A Arábia Saudita foi o quarto fornecedor de petróleo bruto a Portugal em 2018, atrás de Rússia, Angola e Azerbaijão, de acordo com dados da Direção-Geral de Energia e Geologia e cálculos da Lusa.
Petróleo

Preço do barril Brent sobe 14,59%

O preço do barril de petróleo Brent para entrega em novembro encerrou no mercado de futuros de Londres a subir 14,59%, para 69,02 dólares, depois dos ataques às instalações da petrolífera saudita.
Petróleo

Petróleo. Corte de fornecimento é de "curto prazo"

O ministro da Economia garantiu que "não há razões para preocupação" sobre o corte de fornecimento de petróleo da Arábia Saudita, 5% da oferta mundial, e que deve ser um tema de "muito curto prazo".
Nações Unidas

Arábia Saudita. Ataques mostram necessidade de paz

O enviado da ONU para o Iémen insistiu que os ataques reivindicados pelos rebeldes Huthis contra instalações petrolíferas sauditas mostram a necessidade de encontrar uma solução política para guerra.
Petróleo

Petrolíferas afastam crise de abastecimento 

Secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas diz que "não haverá nenhuma crise de abastecimento" de combustíveis por causa do corte na produção da Arábia Saudita.
Petróleo

Petróleo. Maior ganho diário desde Guerra do Golfo

108
Petróleo disparou quase 20% na negociação antes da abertura, em reação a ataque que parou 50% da produção da Arábia Saudita. Foi o maior salto diário desde 1991. Preço está a subir 14% em Londres.
Petróleo

ENSE pronta para mobilizar reservas de petróleo 

ENSE afirma que "dispõe de reservas estratégicas que podem ser mobilizadas para suprir uma falta eventual". Restabelecimento do fornecimento de petróleo levará semanas, garantiu a petrolífera Aramco.
Estados Unidos da América

EUA "prontos" a responder a ataque às refinarias

164
Os ataques deste sábado às instalações petrolíferas na Arábia Saudita foram reivindicados pelos Huthis. Governo iraniano já negou envolvimento. EUA aguardam por uma confirmação sobre quem é culpado.
Petróleo

Ataque a coração do setor petrolífero ameaça preço

206
O mais bem sucedido ataque ao "coração" da indústria petrolífera saudita retira do mercado 5% do abastecimento mundial. Preços podem subir, se produção não for regularizada. Irão nega envolvimento.
Zimbabué

Zimbabué compra energia a Moçambique

O presidente do Conselho de Administração da EDM, Aly Sicola Impija, disse que a empresa vai vender à ZESA 50 megawatts, ao abrigo do novo entendimento, ao contrário do que se queria, 400 megawatts.
Petróleo

Petróleo. AIE nega revisão em baixa da OPEP

AIE afastou-se da revisão em baixa da OPEP sobre a procura de petróleo em 2019 e 2020 porque vê sinais de aceleração do consumo, que na primeira metade deste ano esteve abaixo das expectativas.
Médio Oriente

Irão nega violar direito em transporte de petróleo

Governo britânico disse ter provas de que um petroleiro transportara petróleo iraniano para o regime sírio, violando as sanções da União Europeia e os compromissos com o Reino Unido.
Angola

Reforma no setor petrolífero em conferência

Angola participa, de 9 a 11 de outubro próximo, na conferência anual promovida pela "Africa Oil & Power", a decorrer na África do Sul, na qual abordará a situação do setor petrolífero.
Petróleo

OPEP revê em baixa consumo de petróleo

No relatório mensal do mercado do petróleo, a Organização de Países Exportadores de Petróleo prevê que o consumo de petróleo seja em média de 99,84 milhões de barris por dia, mais 1% que em 2018.
Aeroporto de Lisboa

Oleoduto para o Montijo é complexo e caro

167
A ANA está "obviamente interessada" no abastecimento por oleoduto ao novo aeroporto, mas o investimento é das petrolíferas. Há uma possibilidade, mas é tecnicamente complexa e tem custo elevado.
Combustível

Governo diz que Pardal Henriques mantém influência

165
Pedro Nuno Santos diz que advogado do sindicato dos motoristas de matérias perigosas mantém "ascendente", apesar de ter deixado de ser porta-voz. Advogado nunca disse que sairia do sindicato.
Combustível

BE. Desconvocação da greve é "passo importante"

A coordenadora do Bloco de Esquerda espera que a entidade patronal cumpra um eventual acordo. "É um passo importante, porque é um passo negocial e isso é muito importante", afirmou.
Combustível

Motoristas. Greve inicia às 00h deste sábado

Nova greve dos motoristas ao trabalho extraordinário, fins de semana e feriados, termina no dia 22. Sindicatos exigem pagamento de trabalhos extraordinários acima das 9h30 de trabalho diário.
Coreia do Norte

Coreia do Norte continua programa nuclear

Pyongyang realizou uma série de testes de mísseis de curto alcance para expressar a sua insatisfação com as manobras militares conjuntas conduzidas por forças sul-coreanas e norte-americanas.
Greve

Greve. Rede de postos fora dos serviços mínimos

Serviços mínimos para greve de motoristas define abastecimento a hospitais e proteção civil aos fins-de-semana. Rede de postos fica de fora. Greve a horas extraordinárias arranca sábado.
PCP

PCP indignado com MP sobre sindicato de motoristas

227
O secretário-geral do PCP defendeu o apuramento dos factos sobre eventuais desconformidades na constituição do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP).
Petróleo

MNE britânico quer salvaguardar acordo nuclear

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Dominic Raab, encontra-se com homólogos europeus para discutir como salvaguardar o acordo nuclear com o Irão e proteger o transporte marítimo em Ormuz.
Combustível

Pardal é mesmo o nome que está no despacho do MP

959
O advogado Pardal Henriques é, como se calculava, o nome que está no pedido de dissolução do sindicato dos motoristas de matérias perigosas, revela despacho citado pela SIC e pela RTP.
Política

Sondagem. PS não ganhou nada com gestão da greve

1091
Sondagem da Pitagórica, para o Jornal de Notícias e TSF, indica que são quase tantos os portugueses que acham que o Governo geriu bem a crise dos combustíveis como os que acham que geriu mal.
Combustível

Motoristas. Sindicato extinto? 5 respostas /premium

526
DGERT devia ter notificado o sindicato sobre ilegalidades, mas SNMMP garante que tal não aconteceu. Cinco respostas sobre o pedido do MP para dissolver o sindicato — e todas as perguntas em suspenso.
Barragens

Abate de sobreiros criticado pela Quercus

Construção das barragens do Alto Tâmega é de "imprescindível utilidade pública", viabilizando o abate de 1.145 sobreiros nas áreas que serão inundadas, medida criticada pela Quercus.
Timor-Leste

Timor-Leste. Vetadas emendas a leis petrolíferas

120
O chefe de Estado do país considera que a decisão do recurso obriga a eliminar normas inconstitucionais. Será agendado um novo debate no plenário para determinar o futuro dos diplomas.
A página está a demorar muito tempo.