Energia

Furacão

Leslie. EDP diz que consumidores não pagar custos

Lei diz que custos de reparação da rede elétrica podem ser pagos pelos consumidores. Mas a EDP assegura que vai fazer tudo para que isso não aconteça.
Governo

Uma agenda para o novo sec. de Estado da Energia

O setor energético, no consumo como na mobilidade, precisa de acelerar a descarbonizaçãoe, sobretudo, assumir o caminho da democratização, tomando como maior interesse o do o consumidor final.
Eletricidade

Regulador propõe subida de 0,1% no preço da luz

106
Regulador propõe atualização de 0,1% nas tarifas da eletricidade para clientes domésticos em 2019, apesar de medidas para travar os preços. Mas há mais medidas e preços finais ainda podem baixar.
Governo

Galamba na Energia. Perestrello volta à AR

2.022
Ex-ministro da Economia vai voltar ao Parlamento, para assumir cargo de deputado, bem como o secretário de Estado da Defesa, Marcos Perestrello. João Galamba assume Energia no Governo.
Energia

Cepsa adia regresso à bolsa

Companhia petrolífera Cepsa justifica a sua decisão de adiamento com a atual situação nos mercados internacionais que afeta negativamente a sua valorização, assim como o interesse dos investidores.
Orçamento do Estado

O que já sabemos do OE: como vai mexer na sua vida /premium

104
A oposição chama-lhe eleitoralista, o Governo jura que o Orçamento cumpre todas as metas. Conheça as 40 medidas que já são certas na proposta que Centeno entrega esta 2ª feira.
Governo

Escusa de Siza na energia faz mudar Economia

Ministro Adunto (e amigo) de Costa acumula Economia. Mudança forçou outra: energia passou para Ambiente devido às dúvidas sobre a imparcialidade de Siza Vieira. E ainda há uma polémica em aberto.
Eletricidade

Energia muda entre guerras e negociação com EDP

Mudança da energia para o Ambiente acontece no meio de conflitos, mas também de negociações com a EDP sobre a CESE. Deputado do Bloco liga remodelação de secretário de Estado da Energia à elétrica.
Dicas Auto

Cuidado! Se vai atestar à bomba, não se confunda

2.616
Até ontem, a vida dos condutores era mais simples, pois só tinham de escolher gasolina ou gasóleo. Agora têm de optar entre abastecer com E5, E10 e E85, ou então do B7 e B10. E não convém enganar-se.
Orçamento do Estado

IVA a 6% no contador e 190 milhões para baixar luz

2.377
Bloco revela descida do IVA para 6% sobre parte fixa da fatura elétrica. Medida abrange potência contratada até aos 3,45 kVA, menos de metade dos clientes, mas há 190 milhões para baixar a luz em 5%.
Orçamento do Estado

Governo negoceia contribuição em falta com EDP

Governo quer convencer a EDP a pagar a contribuição extraordinária (CESE) que suspendeu em 2017, para baixar o preço da luz. Em troca, pode reduzir o valor da CESE à medida que cai a dívida tarifária
Tarifa Social

Árbitros. Tejo Energia tem de pagar tarifa social

A dona da central do Pego reclamava sete milhões de euros pelos custos assumidos com tarifa social de eletricidade. Painel de árbitros decidiu que o sistema elétrico não deve reembolsar essa fatura.
Eletricidade

ERSE. Deputados "são independentes do Governo"

147
Ministro da Economia defende escolha de Carlos Pereira para administração da ERSE. Os deputados, neste caso do PS, "são independentes do Governo". PSD diz que Governo "odeia entidades independentes."
Combustível

Preços dos combustíveis descem, sobretudo gasolina

211
Litro de gasolina deverá cair três cêntimos a partir da próxima segunda-feira, com o gasóleo a descer, em média, meio cêntimo.
Orçamento do Estado

IVA da luz vai baixar para a parte fixa da fatura

665
Fórmula ainda não está fechada, mas passará por uma "solução combinada" entre a redução do défice tarifário e uma descida do IVA sobre a parte fixa da fatura, revelou o PCP.
Governo

Reguladora ou agência de emprego partidário? /premium

542
E o pior é que tudo é feito já à descarada, sem qualquer pingo de vergonha. Num dia é a escolha para a ERSE, no dia seguinte é o deputado municipal de Lisboa que rompeu com o Bloco que acaba na EMEL.
Petróleo

Petrobras vai fundir-se com empresa dos EUA

A petrolífera estatal brasileira Petrobras anunciou que a subsidiária Petrobras América Inc-PAI e empresa norte-americana Murphy vão fundir as operações no Golfo do México.
EDP

Portas giratórias. "Conceito não se aplica a mim"

Antigo diretor-geral da Energia, defendeu estar fora do movimento de circulação de quadros técnicos entre Governo, consultoras e empresas de energia. Miguel Barreto criou e vendeu empresa à EDP.
EDP

Dar Sines à EDP? Não foi o diretor-geral, foi lei

Miguel Barreto afirmou que é falso que tenha dado uma licença grátis e sem prazo da central de Sines à EDP. "Não foi o diretor-geral, foi a lei", posição que sustenta em parecer da PGR.
Governo

Esperar que caia de podre. E não seja tarde demais /premium

2.282
O caso da ERSE, depois do caso de Tancos, depois do caso do Infarmed, indica que quem governa acha que pode fazer o que entender sem seguir regras ou sofrer consequências. Um dia a paciência esgota-se
Comissão Parlamentar

Audição a Carlos Pereira adiada por unanimidade

A comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas aprovou, por unanimidade, o adiamento da audição ao deputado socialista Carlos Pereira.
Petróleo

Brent abre em baixa para os 84,87 dólares

O preço do barril de petróleo Brent, para entrega em dezembro, abriu esta quarta-feira em baixa no mercado de futuros de Londres, a valer 84,87 dólares, menos 0,16% do que no fecho da sessão anterior.
Energia

Adiada audição do deputado do PS nomeado para ERSE

PCP pediu adiamento da audição no Parlamento do deputado socialista, Carlos Pereira, indicado para a administração do regulador da energia, ERSE. Ministro da Economia vai explicar primeiro a escolha.
EDP

"Não é correto dizer que a EDP ganhou tudo"

Rui Cartaxo, que foi assessor do ministro Manuel Pinho quando foi decidida a extensão das barragens, justificou o valor pago pela elétrica. E disse que a EDP também perdeu muito na negociação.
EDP

EDP ganhou com Sines, barragens e prémio de risco

Técnica da REN diz que EDP teve três benefícios com a lei que criou os CMEC. Não pagou pela Central de Sines, pagou menos 400 milhões, no mínimo, por barragens e recebeu prémio de risco nas rendas.
Governo

Governo indica deputado do PS para a ERSE

3.013
O deputado socialista Carlos Pereira foi nomeado pelo Governo para integrar a administração da entidade reguladora da energia. A CRESAP deu parecer favorável. Vai receber 10.431,32€ brutos.
Eletricidade

Subida da eletricidade "é machadada" nas empresas

"Estamos a falar nas empresas que não estão no mercado regulado e que fazem acordos com os distribuidores", explicou o presidente da AEP, realçando que foram confrontadas com situações incomportáveis.
Sonangol

Refinaria de Luanda parada 60 dias para manutenção

Interrupção temporária das operações na Refinaria de Luanda não terá impacto na distribuição de combustíveis à população, salienta a Sonangol.
Espanha

Espanha reduz durante seis meses preço da luz

A ministra da Transição Ecológica explicou na habitual conferência de imprensa depois do Conselho de Ministros que a eliminação temporária desses impostos terá um impacto de 4% na fatura.
Orçamento do Estado

Governo propõe 150 milhões do OE para baixar a luz

Em vez de baixar o IVA, Governo propõe transferir 150 milhões de euros da contribuição extraordinária sobre grandes empresas da energia para conseguir baixar o preço da eletricidade.
EDP

Aprovou sem saber de cláusula favorável à EDP 

296
Ex-secretário de Estado que deu luz verde aos contratos de rendas da EDP não sabia, nem foi avisado, que a passagem para os CMEC tinha uma condição: estender o prazo de exploração das barragens.
Eletricidade

Suspeitas de manipulação no regulador europeu

Regulador português levou as suspeitas de manipulação de preços no mercado grossista da eletricidade ibérico à agência europeia de reguladores. Investigação está em curso.
Cimeiras

Guiné-Equatorial. Cimeira do Gás começa hoje

Durante dois dias, a Cimeira vai abordar negócios e parcerias no setor, juntando representantes da indústria do gás e membros de governos africanos, tendo início marcado para esta quinta-feira.
EDP

Miguel Barreto pediu as contas que favoreceram EDP

Diretor-geral de Energia de Manuel Pinho pediu à REN que fizesse novas contas sobre o valor da extensão do prazo das barragens da EDP. E tinha pressa. O resultado favoreceu a elétrica
Moçambique

400 mil famílias vão passar a ter eletricidade

A Electricidade de Moçambique pretende que 400 mil famílias entrem na rede elétrica pública anualmente, visando acelerar o objetivo de acesso universal à eletricidade até 2030.
Petróleo

Barril de brent. Valores mais altos desde 2014

Barril de brent ultrapassou os 85 dólares, um máximo que não era alcançado desde 2014, devido aos persistentes temores dos investidores quanto à escassez de oferta global.
Eletricidade

"Tempestade perfeita" ameaça baixa do preço da luz /premium

196
Governo quer baixar a conta da luz outra vez. Plano esbarra com petróleo, gás e CO2 a negociar em máximos de anos. Centrais nucleares paradas não ajudam. Descer o IVA custa muito e não deve avançar.
Relações Internacionais

Energia. Suécia gasta 137 milhões em Moçambique

O Governo da Suécia desembolsou mais de 137, 6 milhões de euros para o setor de energia em Moçambique nos últimos 30 anos, anunciou esta segunda-feira a embaixada sueca em Maputo.
Energia

Energia. EDP investe 2 milhões em Moçambique

A EDP investiu dois milhões de euros na compra de uma participação minoritária na SolarWorks!, uma empresa holandesa de energia solar com operação em Moçambique.
Combustível

Angola importa 5 milhões de euros por dia

105
Angola, o segundo maior produtor de petróleo bruto em África, gastou cinco milhões de euros por dia para importar combustíveis em agosto.
Combustível

Prejuízos de 66 milhões com combustível ilegal

102
Os operadores que importaram gasóleo ilegalmente devem ao Estado 66 milhões de euros por transações entre 2013 e 2017, período no qual aumentaram a quota de mercado para 2,7%.
Brasil

Brasil. Leilão de petróleo rende 1,4 mil milhões

Doze das principais petrolíferas do mundo participaram no leilão, que se realizou num hotel na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.
Petróleo

Brasil. Maiores petrolíferas integram leilão

Segundo informação da Agência Nacional do Petróleo, está previsto um encaixe de 6,8 mil milhões de reais (cerca de 1,4 mil milhões de euros) apenas com a concessão de direitos sobre as quatro áreas.
Energia

Energia. Mais de 1 milhão com triplo dos serviços

Mais de um milhão de consumidores tinha, no final do primeiro semestre, serviços ou produtos adicionais com o fornecedor de energia o triplo dos existentes em março de 2017.
EDP

Acionistas da EDP metem Estado em tribunal

Acionistas da EDP vão para tribunal arbitral internacional contra corte de 285 milhões nas rendas recebidas no passado. Empresa diz que decisão do Governo implicará prejuízos na operação em Portugal.
Repsol

Concorrência aprova compra da Repsol Gás Portugal

O regulador lembra que tinha manifestado preocupações com a operação de concentração, "decorrentes do facto dos mercados em causa apresentarem estruturas de oferta muito concentradas".
EDP

Extensão das barragens era "ilegal e inconcebível"

Ex-presidente do Instituto da Água diz que extensão do prazo das barragens da EDP, sem concurso, era ilegal. Ministério de Pinho mudou lei para dar "respaldo" à decisão. Estado "não esteve à altura".
Petróleo

Preço de petróleo mantém-se em máximos desde 2014

O barril de petróleo Brent superou hoje os 82 dólares no mercado de futuros de Londres e mantém-se em máximos desde 2014, devido ao medo dos investidores de uma queda da oferta global.
Renault

Renault lança o maior sistema europeu de baterias 

O construtor francês vai criar o maior sistema de baterias em solo europeu, destinado a armazenar energia para utilizar em picos de consumo. E recorre a cerca de 2.000 baterias velhas do Zoe.
EDP

"Os reguladores nunca nos perdoaram"

Ex-ministro da Economia atacou parecer da Autoridade da Concorrência e estranha que o regulador da energia não tenha proposto melhorias ao projeto de lei que criou os CMEC da EDP, apesar das críticas.
EDP

Miguel Barreto escolhido porque não era do setor

Ex-secretário de Estado justifica escolha de Miguel Barreto para diretor-geral de Energia. Não vinha do setor da energia. Ex-diretor-geral está a ser investigado por decisões que terão favorecido EDP.
Carlos Tavares

Carlos Tavares ouvido hoje sobre os CMEC

O antigo ministro da Economia Carlos Tavares, que teve a tutela da Energia, responsável pelo desenho dos CMEC, vai hoje ser ouvido na comissão parlamentar de inquérito às rendas excessivas na energia.
Energia Nuclear

Bélgica. Nuclear parado põe em risco fornecimento 

Centrais nucleares belgas vão estar em manutenção mais tempo que o previsto. Paragem coloca o país em risco de falta de eletricidade em novembro. Já está a ser pedida energia aos vizinhos.
Energia Renovável

Vestas inaugura novas instalações em Matosinhos

140
A abertura no complexo empresarial da Lionesa, em Matosinhos, criou já duas centenas de postos de trabalho na região, a que deverão juntar-se mais 80 até final do ano.
Energia

Brasil. Regulador aceita compra da EDP pela CTG  

Regulador da concorrência do Brasil, o CADE, aprovou sem restrições a operação de compra da EDP pela chinesa China Three Gorges. Regulador da energia brasileiro ainda tem de se pronunciar.
Petróleo

Procura de petróleo deve subir até 2020

OPEP prevê até 2020 uma média anual de 1,6 milhões de barris diários, recuando depois para 0,2 milhões entre 2035 e 2040
Angola

Fitch alerta para risco de pagamentos com petróleo

A consultora Fitch Solutions diz que o modelo de empréstimos pagos com petróleo, muito usado pela China no financiamento a África, nomeadamente a Angola, vai aumentar no continente.
Energia Solar

81 novos pedidos de construção de centrais solares

120
A direção-geral de Energia e Geologia (DGEG) recebeu 81 novos pedidos de construção de centrais solares, em regime de mercado, representando um total de 1.700 megawatts (MW) de capacidade.
Angola

Angola. Nova escassez de combustível afeta Cabinda

A província petrolífera angolana de Cabinda está novamente a enfrentar uma escassez de combustível, depois de situação igual há uma semana.
EDP Renováveis

EDP Renováveis entra na energia solar brasileira

A EDP Renováveis fez contrato de longo prazo para produção e venda de energia solar no Brasil. Empresa vai construir e explorar uma central fotovoltaica com capacidade de 199 megawatts.
Eletricidade

Suspensão de taxas espanholas positiva para preço

Portugal considera positiva a descida de impostos sobre a produção elétrica espanhola. Secretário de Estado da Energia acredita que poderá ajudar a baixar preço da energia que é vendida do lado de cá.
Eletricidade

Madrid trava imposto a elétricas para baixar preço

Espanha vai suspender taxa sobre a produção de eletricidade e o imposto do sol. São medidas extraordinárias para travar o impacto da escalada de preços no mercado grossista que também apanha Portugal.
EDP

Saída da EDP e o desconforto do Governo Sócrates 

João Talone admite que Governo do PS "não estava confortável" com o facto de ser presidente da EDP. E contou episódio em que abandonou reunião depois de esperar horas pelo ministro Manuel Pinho.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)