Energia
País

Uma parceria que não vai querer perder 

Se anda a pensar mudar o contrato de eletricidade lá de casa, este é o timing certo: há uma nova oferta no mercado e nós explicamos-lhe em 6 passos o que precisa saber sobre o Plano Galp Continente
Eletricidade

Eletricidade vai baixar 0,4% em 2020

551
Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos propõe descida de 0,4% nas tarifas da eletricidade para o próximo ano. Será a terceira descida consecutiva dos preços anuais, mas fica aquém da de 2019.
Equador

Governo e indígenas chegam a acordo

O Governo do Equador e o movimento indígena chegaram no domingo a um acordo para revogar o decreto que fazia aumentar o preço dos combustíveis após os protestos da população.
Celebridades

Jane Fonda detida em protesto pelo clima

12014
A atriz participava num protesto do grupo Oil Change International em defesa do ambiente, quando foi detida juntamente com mais 15 pessoas, avançou esta sexta-feira o Hollywood Reporter.
Brasil

30 navios notificados sobre derrame de petróleo

Derrame já atingiu 132 praias no nordeste do país. Segundo uma investigação preliminar, realizada pela companhia estatal petrolífera Petrobras, a origem do óleo derramado não é brasileira.
Petróleo

Procura de petróleo em baixa ligeira até 2020

A AIE reviu hoje em baixa ligeira a procura mundial de petróleo para 2019 e 2020 e sublinhou que os ataques às instalações sauditas de setembro tiveram menos efeito no mercado do que o esperado.
Espanha

Iberdrola. Escândalo despede chefe de segurança

Chefe de segurança foi esta sexta-feira despedido pela gigante elétrica espanhola depois de uma investigação ter revelado que Villarejo se infiltrou na oposição à construção de uma central elétrica.
Irão

Explosão em petroleiro iraniano 

Petroleiro terá sido atingido por mísseis, a cerca de 96 km da costa saudita. incidente acontece depois de os EUA alegarem que o Irão atacou petroleiros perto do Estreito de Ormuz.
Angola

Produção petrolífera cresce para 1.411 milhões

Relatório da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) revela que Angola produziu 1.411 milhões de barris de petróleo por dia em setembro, mais 24.000 face a agosto.
Energia

Cem milhões para aumentar eficiência energética

101
Mais de 100 milhões de euros de fundos europeus vão ser investidos no aumento da eficiência energética de empresas, autarquias, habitações sociais e Instituições Particulares de Solidariedade Social.
Equador

Estado de emergência. O que se passa no Equador?

244
O preço dos combustíveis pôs as ruas estão em convulsão. Confrontos já fizeram dezenas de feridos e centenas foram presos. O Presidente declarou estado de emergência e mudou o governo para Guayaquil.
Energia Renovável

MFS reduz participação na EDP Renováveis

MFS diminuiu a sua participação para 25.674.035 ações da EDP Renováveis, correspondente a 2,943% do capital social da EDPR e 2,943% dos respetivos direitos de voto.
Química

Nobel da Química para as baterias de lítio

757
As baterias de lítio permitiram um "mundo recarregável", segundo o anúncio do Nobel da Química. Três investigadores contribuíram para a revolução tecnológica que podemos levar para qualquer lado.
Clima

Associação Zero quer encerrar centrais a carvão

182
A Associação Zero quer que as alterações climáticas sejam uma das preocupações centrais do governo e dos restantes partidos no parlamento. Medidas incluem encerrar centrais a carvão.
Petróleo

Angola. Mais 2 mil milhões de barris de petróleo

Petrolífera italiana ENI confirmou potencial adicional de mais de 2 mil milhões de barris de petróleo, identificado nas recentes descobertas exploratórias realizadas num dos blocos onde é operadora.
Equador

Equador. Manifestantes obrigam Presidente a fugir

Os confrontos no Equador intensificaram-se nas últimas horas. O palácio presidencial foi evacuado. População manifesta-se contra o fim dos subsídios que mantinham os preços dos combustíveis baixos.
Moçambique

Moçambique: arranca o maior projeto de gás

Uma semana antes das eleições em Moçambique, o consórcio Rovuma LNG deverá adjudicar os contratos para extrair gás do fundo do mar, na zona Mamba. Galp detém 10% de interesse participativo.
Energia Nuclear

Central nuclear de Almaraz parada por 34 dias

O reator II da central nuclear espanhola de Almaraz está parado a partir desta segunda-feira durante 34 dias para fazer trabalhos de manutenção e realizar uma recarga de combustível.
Brasil

Brasil. Produção de petróleo no bate recorde

Brasil bate recorde de produção de petróleo com uma média de 2,8 milhões de barris diários. Foram produzidos 133,3 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural, totalizando 1 milhão de barris.
Energia

Zero quer "etiqueta energética" nos aquecedores

“Está na hora da Comissão Europeia” tomar esta medida para permitir que os consumidores saibam que estes aquecedores são “um produto da classe G”, os menos eficientes.
Tecnologia

Supercomputador com tecnologia verde e europeia?

Portugal, Croácia, Turquia e Espanha reuniram-se para avançar na instalação de supercomputadores em Portugal e Espanha. Fazem questão que funcionem com energias renováveis e tecnologia europeia.
Energia Renovável

País. 43% da energia veio de produção renovável

500
As eólicas abasteceram 24% do consumo, as hidroelétricas 14%, a biomassa 5% e as fotovoltaicas 2,3%, de acordo com a REN. Já a produção a carvão está em queda, com destaque para agosto.
Combustível

Cabo Verde. Importações de combustíveis sobem 10%

Entre janeiro e julho deste ano, Cabo Verde importou mais de 5.158 milhões de escudos em combustíveis, o que representa uma subida de mais 10% face ao mesmo período de 2018.
Gás Natural

Tarifa do gás natural desce 50 cêntimos na fatura

Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos estabeleceu os preços de gás natural para 2019-2020. Tarifa desce na fatura mensal a partir desta terça-feira e até 30 de setembro do próximo ano.
Greve

Motoristas. Sindicato quer intervenção de Costa

Sindicato pediu a intervenção do PM face às alegadas represálias impostas pelos patrões aos trabalhadores que aderiram às greves, ameaçando recorrer a instâncias europeias, caso situação se mantenha.
Moçambique

Petrolífera Total: exploração de gás sem riscos

Petrolífera francesa classifica como "amplamente livre de riscos" a exploração de gás natural na Área 1 de Moçambique. "Estamos totalmente comprometidos com o projeto", diz diretor da Total.
Combustível

Motoristas acusam patrões de "impor represálias"

346
Numa carta aberta enviada ao primeiro-ministro, o Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas pede a intervenção de António Costa.
Petróleo

Brasil fará leilão milionário de petróleo

Emenda à Constituição viabiliza um mega leilão de concessões de petróleo, com o governo a prever arrecadar 23,3 mil milhões de euros apenas pela adjudicação de licenças.
Brasil

Brasil deteta 105 derramamentos de petróleo bruto

Apesar de não ser produzido no Brasil, 105 focos de derramamentos de petróleo bruto foram encontrados na costa nordestina brasileira. Petrobras determinou que têm origem numa única fonte.
Eletricidade

Governo remete para PGR corte de 73 milhões à EDP

371
Governo vai pedir ao conselho consultivo da Procuradoria para avaliar base legal da devolução de 73 milhões de euros pagos em excesso pelas centrais da EDP. Já não haverá efeitos nesta legislatura.
Braga

Suspensa instalação de linha de muito alta tensão

Tribunal Administrativo de Braga aprova suspensão imediata da instalação de uma linha de muito alta tensão em Barcelos, pois o traçado previsto "penalizaria gravemente" o concelho.
Energia

Retalhistas obrigados a trocar garrafas de gás

Grossistas e retalhistas "estão obrigados, no ato de venda de uma garrafa de GPL, a receber em troca e por solicitação do cliente, uma garrafa usada equivalente, independentemente da respetiva marca".
Irão

Irão vai apresentar plano de segurança na ONU

O plano de segurança foi delineado em cooperação com outros países do Golfo Pérsico e surge na sequência de tensões na região depois do ataque às refinarias sauditas neste mês de setembro.
Arábia Saudita

Arábia Saudita vai tomar "medidas apropriadas"

Sauditas estão em contacto com os seus aliados para tomarem os "passos necessários" assim que a investigação aos ataques às suas refinarias estiver concluído. País defende responsabilidade iraniana.
Combustível

Combustíveis vão subir entre 3 e 4 cêntimos

1475
Fonte do setor petrolífero diz ao Negócios que gasolina deverá subir 4 cêntimos por litro na próxima semana, e o gasóleo 3, resultado do ataque com drones a uma importante refinaria na Arábia Saudita.
Fukushima

Absolvidos ex-responsáveis da central de Fukushima

Ex-responsáveis estavam acusados de não terem tomado as medidas necessárias para evitar o desastre nuclear, que foi provocado pelo violento sismo seguido de um tsunami, a 11 de março de 2011.
Petrobras

Brasil. Petrobas sobe gasolina e gasóleo 

A estatal brasileira Petrobras anunciou na quarta-feira o aumento de 3,5% no preço da gasolina e 4,2% no gasóleo nas refinarias, após o ataque de sábado passado a petrolíferas na Arábia Saudita.
Petróleo

São Tomé prepara negociações no petróleo

São Tomé e Príncipe anunciou que está para breve o início de negociações com a Guiné Equatorial e a revisão do tratado com a Nigéria sobre exploração conjunta de petróleo.
Combustível

Sindicato e patrões em "clima de paz social"

O sindicato dos motoristas de matérias perigosas está satisfeito com o compromisso da Antram de sensibilizar os associados a reavaliarem processos disciplinares aplicados a motoristas.
Arábia Saudita

Arábia Saudita: "inegável" que ataque foi iraniano

O Ministério da Defesa da Arábia Saudita mostrou destroços e imagens dos drones, que diz serem iranianos. Narrativa de que rebeldes no Iémen lançaram o ataque é "falsa".
Combustível

Portugal com mais veículos poluentes a gasóleo

O número de veículos poluentes a gasóleo que circulam em Portugal subiu de 713 mil para 846 mil entre 2018 e este ano, com a Europa a ter a circular mais de 50 milhões de veículos a gasóleo.
Petróleo

Mundo ainda treme com crises do petróleo. Porquê? /premium

Cotações do Brent estão a recuperar do impacto do ataque às refinarias na Arábia Saudita. Poderá regressar o fantasma da crise petrolífera de 1973? O que está em causa no conflito.
Angola

Angola. Novos contratos para explorar gás

Contratos de concessão dos dez blocos petrolíferos nas bacias do Namibe e Benguela vão permitir aos operadores explorar o gás natural encontrado. Da descoberta à produção decorrem cerca de 5 anos.
Emirados Árabes Unidos

EAU consideram inaceitável justificação do Irão

"Justificar um ataque terrorista sem precedentes contra as instalações da Aramco com os desenvolvimentos da guerra no Iémen é completamente inaceitável", afirmou o MNE dos Emirados Árabes Unidos.
Economia

Arábia, quarto fornecedor de petróleo a Portugal

A Arábia Saudita foi o quarto fornecedor de petróleo bruto a Portugal em 2018, atrás de Rússia, Angola e Azerbaijão, de acordo com dados da Direção-Geral de Energia e Geologia e cálculos da Lusa.
Petróleo

Preço do barril Brent sobe 14,59%

O preço do barril de petróleo Brent para entrega em novembro encerrou no mercado de futuros de Londres a subir 14,59%, para 69,02 dólares, depois dos ataques às instalações da petrolífera saudita.
Petróleo

Petróleo. Corte de fornecimento é de "curto prazo"

O ministro da Economia garantiu que "não há razões para preocupação" sobre o corte de fornecimento de petróleo da Arábia Saudita, 5% da oferta mundial, e que deve ser um tema de "muito curto prazo".
Nações Unidas

Arábia Saudita. Ataques mostram necessidade de paz

O enviado da ONU para o Iémen insistiu que os ataques reivindicados pelos rebeldes Huthis contra instalações petrolíferas sauditas mostram a necessidade de encontrar uma solução política para guerra.
Petróleo

Petrolíferas afastam crise de abastecimento 

Secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas diz que "não haverá nenhuma crise de abastecimento" de combustíveis por causa do corte na produção da Arábia Saudita.
Petróleo

Petróleo. Maior ganho diário desde Guerra do Golfo

108
Petróleo disparou quase 20% na negociação antes da abertura, em reação a ataque que parou 50% da produção da Arábia Saudita. Foi o maior salto diário desde 1991. Preço está a subir 14% em Londres.
Petróleo

ENSE pronta para mobilizar reservas de petróleo 

ENSE afirma que "dispõe de reservas estratégicas que podem ser mobilizadas para suprir uma falta eventual". Restabelecimento do fornecimento de petróleo levará semanas, garantiu a petrolífera Aramco.
Estados Unidos da América

EUA "prontos" a responder a ataque às refinarias

164
Os ataques deste sábado às instalações petrolíferas na Arábia Saudita foram reivindicados pelos Huthis. Governo iraniano já negou envolvimento. EUA aguardam por uma confirmação sobre quem é culpado.
Petróleo

Ataque a coração do setor petrolífero ameaça preço

206
O mais bem sucedido ataque ao "coração" da indústria petrolífera saudita retira do mercado 5% do abastecimento mundial. Preços podem subir, se produção não for regularizada. Irão nega envolvimento.
Zimbabué

Zimbabué compra energia a Moçambique

O presidente do Conselho de Administração da EDM, Aly Sicola Impija, disse que a empresa vai vender à ZESA 50 megawatts, ao abrigo do novo entendimento, ao contrário do que se queria, 400 megawatts.
Petróleo

Petróleo. AIE nega revisão em baixa da OPEP

AIE afastou-se da revisão em baixa da OPEP sobre a procura de petróleo em 2019 e 2020 porque vê sinais de aceleração do consumo, que na primeira metade deste ano esteve abaixo das expectativas.
Médio Oriente

Irão nega violar direito em transporte de petróleo

Governo britânico disse ter provas de que um petroleiro transportara petróleo iraniano para o regime sírio, violando as sanções da União Europeia e os compromissos com o Reino Unido.
Angola

Reforma no setor petrolífero em conferência

Angola participa, de 9 a 11 de outubro próximo, na conferência anual promovida pela "Africa Oil & Power", a decorrer na África do Sul, na qual abordará a situação do setor petrolífero.
Petróleo

OPEP revê em baixa consumo de petróleo

No relatório mensal do mercado do petróleo, a Organização de Países Exportadores de Petróleo prevê que o consumo de petróleo seja em média de 99,84 milhões de barris por dia, mais 1% que em 2018.
Aeroporto de Lisboa

Oleoduto para o Montijo é complexo e caro

167
A ANA está "obviamente interessada" no abastecimento por oleoduto ao novo aeroporto, mas o investimento é das petrolíferas. Há uma possibilidade, mas é tecnicamente complexa e tem custo elevado.
Combustível

Governo diz que Pardal Henriques mantém influência

165
Pedro Nuno Santos diz que advogado do sindicato dos motoristas de matérias perigosas mantém "ascendente", apesar de ter deixado de ser porta-voz. Advogado nunca disse que sairia do sindicato.
Combustível

BE. Desconvocação da greve é "passo importante"

A coordenadora do Bloco de Esquerda espera que a entidade patronal cumpra um eventual acordo. "É um passo importante, porque é um passo negocial e isso é muito importante", afirmou.
Combustível

Motoristas. Greve inicia às 00h deste sábado

Nova greve dos motoristas ao trabalho extraordinário, fins de semana e feriados, termina no dia 22. Sindicatos exigem pagamento de trabalhos extraordinários acima das 9h30 de trabalho diário.
Coreia do Norte

Coreia do Norte continua programa nuclear

Pyongyang realizou uma série de testes de mísseis de curto alcance para expressar a sua insatisfação com as manobras militares conjuntas conduzidas por forças sul-coreanas e norte-americanas.
Greve

Greve. Rede de postos fora dos serviços mínimos

Serviços mínimos para greve de motoristas define abastecimento a hospitais e proteção civil aos fins-de-semana. Rede de postos fica de fora. Greve a horas extraordinárias arranca sábado.
PCP

PCP indignado com MP sobre sindicato de motoristas

227
O secretário-geral do PCP defendeu o apuramento dos factos sobre eventuais desconformidades na constituição do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP).
Petróleo

MNE britânico quer salvaguardar acordo nuclear

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Dominic Raab, encontra-se com homólogos europeus para discutir como salvaguardar o acordo nuclear com o Irão e proteger o transporte marítimo em Ormuz.
Combustível

Pardal é mesmo o nome que está no despacho do MP

959
O advogado Pardal Henriques é, como se calculava, o nome que está no pedido de dissolução do sindicato dos motoristas de matérias perigosas, revela despacho citado pela SIC e pela RTP.
Política

Sondagem. PS não ganhou nada com gestão da greve

1091
Sondagem da Pitagórica, para o Jornal de Notícias e TSF, indica que são quase tantos os portugueses que acham que o Governo geriu bem a crise dos combustíveis como os que acham que geriu mal.
Combustível

Motoristas. Sindicato extinto? 5 respostas /premium

526
DGERT devia ter notificado o sindicato sobre ilegalidades, mas SNMMP garante que tal não aconteceu. Cinco respostas sobre o pedido do MP para dissolver o sindicato — e todas as perguntas em suspenso.
Barragens

Abate de sobreiros criticado pela Quercus

Construção das barragens do Alto Tâmega é de "imprescindível utilidade pública", viabilizando o abate de 1.145 sobreiros nas áreas que serão inundadas, medida criticada pela Quercus.
Timor-Leste

Timor-Leste. Vetadas emendas a leis petrolíferas

120
O chefe de Estado do país considera que a decisão do recurso obriga a eliminar normas inconstitucionais. Será agendado um novo debate no plenário para determinar o futuro dos diplomas.
Petróleo

Timor. Alterações à lei são inconstitucionais

O tribunal superior timorense deu razão parcial ao Presidente da República, confirmando a inconstitucionalidade de parte de um conjunto de alterações à lei de atividades petrolíferas.
Petróleo

Moçambique. Galp investe 125 ME em armazenamento

A Galp vai aumentar a capacidade de armazenamento de combustíveis em Moçambique com um investimento de 125 milhões de euros em novos parques logísticos.
Greve

Motoristas: Sindicato e patrões sem acordo

Decisão sobre serviços mínimos na greve de setembro ficará para os ministérios responsáveis. Sindicato e patrões não chegaram a acordo sobre serviços mínimos para sábados, domingos e feriados.
PSD

PSD acusa Costa de fazer papel de artista de circo

348
David Justino afirma que Costa consegue ser malabarista, contorcionista ou ilusionista mantendo o "circo" em torno da greve dos motoristas.
Segurança Rodoviária

Porto: trovoada deixa 46 semáforos sem funcionar

Os semáforos estão com falhas de energia desde domingo, quando começaram as trovoadas na região norte. Durante esta segunda-feira ainda há registos de falha em 20 deles.
Ensino Secundário

Energia. Escolas podiam reduzir consumo com obras

Estudo da Universidade de Coimbra diz que iniciativa poderia ajudar a "melhorar significativamente a Qualidade Ambiental Interior". Autora sublinha que medidas não afetariam conforto dos alunos.
Combustível

ANTRAM e sindicato discutem serviços mínimos

Novo pré-aviso de greve compreende o período entre os dias 7 e 22 de setembro, e engloba trabalho extraordinário e aos fins de semana. Sem entendimento, Governo fica responsável por definir serviços.
Greve

Serviços mínimos disparam com Governo PS /premium

370
Nem nos tempos da troika se impunham tantos serviços mínimos, mesmo no que toca só a trabalho suplementar. Governo diz que há mais pré-avisos de greve em setores de "necessidades impreteríveis".
Conflitos

Navio de guerra britânico mobilizado para o Golfo

Um novo navio de guerra britânico, o HMS Defender, foi mobilizado para proteger as embarcações comerciais no estreito de Ormuz, no Golfo, região no centro de tensões com o Irão.
Estados Unidos da América

Banco dos EUA dá 4,5 milhões a Moçambique

O Banco de Exportações e Importações vai pedir ao Congresso 4,5 mil milhões de euros de empréstimo para o projeto de gás natural no norte de Moçambique. Fundo pode apoiar a criação de 16.400 empregos.
Combustível

O mundo ao contrário

614
Se o seu depósito é mais importante do que aquilo que os pais deste bebé sentiram quando lhes disseram que o filho deles morreu instantes depois do nascimento, é porque tem o mundo ao contrário.
Combustível

Motoristas. Empresas entregam providência cautelar

Empresas consideram que o regime de trabalho suplementar não se aplica aos motoristas, logo a greve está "ferida de legalidade". Não foram reveladas quais as empresas que estão envolvidas na ação.
Combustível

Abastecimento dos aeroportos em risco com greve

Aeroportos têm necessidade de abastecimento quase permanente, inclusive aos domingos, logo, estarão mais suscetíveis à paralisação de 7 a 22 de setembro. Pré-aviso não contempla serviços mínimos.
Combustível

Reuniões da greve: do tagarela ao casamento salvo /premium

127
As discussões entre Matias de Almeida e Pardal Henriques de telemóvel na mão. E a mediadora que batia na mesa, entornava copos e usou uma caixa de chocolates para ajudar a manter um casamento.
Greve

Sindicato mantém pré-aviso de greve

Sindicato "não abre mão dos pressupostos" e mantém a paralisação ao trabalho suplementar de 7 a 22 de setembro. Com a saída de Pardal Henriques, Francisco São Bento será o porta-voz do SNMMP.
Política

Costa. País tem "grande dívida com o interior"

952
O secretário-geral do PS assumiu que o país tem "uma grande dívida para com o interior" tendo em conta que é nesta zona que se produz um quarto da energia consumida em Portugal.
Combustível

Ministério vai avaliar pré-aviso de nova greve

O ministro do Trabalho diz que vai verificar a necessidade de serem tomadas medidas, mas sublinhou que o cenário é agora distinto da paralisação anterior.
Combustível

Motoristas. As 2 cláusulas que levam a nova greve

146
Motoristas queriam garantir um aumento de 50 euros no subsídio de operações e o pagamento de todas as horas extraordinárias antes de iniciada a mediação. "Não é assim que se faz", criticou ministro.
Combustível

Sindicato anuncia greve entre 7 e 22 de setembro

855
Motoristas agendaram greve às horas extraordinárias em dias úteis, feriados e fins de semana. Paralisação começa a 7 de setembro e termina a 22, na véspera de início da campanha eleitoral.
Combustível

Quando a verdade está a banhos…

1890
Durante a greve dos motoristas, a violação dos mais basilares princípios da construção democrática foi dinamitada por um silêncio cúmplice e ensurdecedor de uma esquerda sedenta de poder.
Combustível

7 dias e 7 noites de "uma cabidela" /premium

Em Leça da Palmeira não foi acionada a requisição civil, não houve visitas de políticos nem por lá passou Pardal Henriques. Mas houve bifanas, tendas para dormir e ameaças de "uma cabidela".
Combustível

"Uma das partes quis resultados antes da mediação"

594
André Matias de Almeida referiu que "o que aconteceu no domingo não passou de mais um número lamentável". Pardal Henriques diz que "ANTRAM não quis evitar possível greve por 50 euros".
Marinho e Pinto

Marinho e Pinto: Pardal Henriques seria excelente

1485
O presidente do PDR afirma que o Governo "acariciou as entidades patronais" quando devia "tê-las obrigado à negociação". E diz que Pardal Henriques "seria um excelente candidato à Assembleia".
Combustível

O que opõe motoristas a patrões? Não são só euros /premium

Os salários para 2021 e 2022 resultaram nesta greve e as negociações agora centram-se num subsídio de 125 euros. Mas há muito mais a dividir patrões e motoristas, que até guardaram uma última bala.
Energias Alternativas

Parque eólico. 28 pescadores recebem 500 mil euros

Compensação financeira é destinada a 28 embarcações locais afetadas pela instalação de um parque eólico e de um cabo submarino que impede a pesca.
Greve

António Costa: crise energética acaba à meia-noite

205
O primeiro-ministro anunciou que o estado de crise energética acaba ao primeiro minuto desta terça-feira. Postos REPA exclusivos terminam esta segunda-feira às 10h. Vai poder abastecer até 25 litros.
Combustível

Os motoristas e o mercado

989
Quando o Governo não consegue instrumentalizar politicamente os sindicatos, passa ao ataque. A luta e defesa dos trabalhadores é só para trabalhadores do Estado e filiados na CGTP.
Combustível

O cantor "tímido" que lidera a luta dos motoristas /premium

883
Quem aparece mais é Pardal Henriques, primo da sua companheira, mas Francisco São Bento é que dirige o sindicato. Foi despedido mas chegou a acordo. E já liderou duas bandas: de rock e pimba.
Greve

Motoristas desconvocam greve mas admitem voltar - como aconteceu

623
Pardal Henriques e Francisco São Bento anunciaram o fim da paralisação mas motoristas ameaçam retomar greve às horas extraordinárias se ANTRAM se mostrar "intransigente" na reunião de terça-feira.
Greve

Manifesto pede fim imediato da requisição civil

1572
Manifesto assinado por várias personalidades afirma que a atuação do Estado na greve dos motoristas abre um "perigoso precedente" que pode pôr em causa o direito à greve no futuro.
Combustível

Bom dia, Caracas (notas sobre a greve) /premium

1826
Com a greve a decorrer, o dr. Costa imaginou que ficaria bem no papel de Churchill, a decidir os destinos da Terra a partir dos “war rooms”. Imaginou mal.
Petróleo

Irão. Produção de petróleo cai 2% em julho

A produção do Irão caiu em julho, para 2,213 milhões de barris por dia, face ao mês anterior, o que corresponde a menos 47 mil barris diários que no mês de junho.
Combustível

Greve. Como funciona um processo de mediação?

Sindicato fala em negociar através do Ministério do Trabalho. Como funciona este tipo de mediação formal? Quem pode ser nomeado mediador? Quanto tempo demora? As partes podem recusar?
Irão

Petroleiro iraniano vai para o Mediterrâneo

Teerão diz que o navio mudou de pavilhão panamiano para iraniano. Navio foi arrestado em julho por transportar petróleo para a Síria. Destino final ainda é incerto.
Combustível

"Estamos duros como o aço". Ouça aqui

282
Ouça aqui o noticiário das 10h00, com as frases fortes de Francisco São Bento aos 8m15s: desde o sindicato que se retirou da greve e deixou de os atender até à vida de Pardal Henriques.
Combustível

Greve mantém-se após 10 horas de reunião - como aconteceu

337
O Sindicato de Motoristas admitia suspender a greve temporariamente. Mas após 10 horas de encontro com o Governo a paralisação manteve-se. Partes terão rejeitado propostas mútuas.
Combustível

Como Governo e ANTRAM isolaram Pardal Henriques /premium

309
Sindicato Independente roeu a corda e abandonou a greve. Sobra o sindicato de Pardal Henriques, cada vez mais isolado. ANTRAM e Governo pressionam os motoristas a desistir.
Combustível

O stress nas bombas com os limites até 25 litros

224
Há postos de abastecimento que instruíram os funcionários para memorizarem as caras dos clientes, medo dos fiscais e condutores desafiadores. A saga para impor os limites de 15 e 25 litros.
Energia

Moçambique lança concurso para rede elétrica

O Governo moçambicano vai lançar um concurso público para a aquisição de material elétrico destinado a garantir o acesso de 260 mil famílias à rede elétrica em várias províncias moçambicanas.
Greve

Sindicato independente desconvoca greve - como aconteceu

181
Sindicato liderado por Jorge Cordeiro esteve reunido com ANTRAM no Ministério das Infraestruturas e vai prosseguir negociações. Sindicato de matérias perigosas reage esta sexta-feira pelas 9h00.
Combustível

Teorias da conspiração /premium

A única coisa que não sabemos ao certo acerca da greve dos camionistas é se o governo a combate a sério, servindo-se para isso da implantação do PS na organização do patronato, ou se finge combatê-la.
Combustível

Uma história de hipocrisia /premium

452
António Costa precisa, quanto mais não seja por causa da dúbia origem do seu poder, de afirmar constantemente a sua autoridade. Daí também ter encenado um espectáculo sem par.
Combustível

Defender os patrões, esmagar os grevistas /premium

2479
Para os comunistas, não é concebível que as lutas dos trabalhadores se possam travar fora da esfera de influência da CGTP – isto é, do próprio PCP. Quem vier de fora é um inimigo.
Greve

Motoristas. As fotos do 3º dia da greve 

108
Pardal Henriques denunciou detenções e "desafiou" a ANTRAM para uma reunião. O PSD acusou o Governo de "ser forte com os mais fracos e fraco com os mais fortes". Eis os melhores momentos desta quarta.
Combustível

Não foi isso que eu disse. Contradições na greve

A ANTRAM anuncia, o Governo desmente. Os sindicatos dizem uma coisa e algumas horas depois o seu contrário. Em três dias de greve já houve espaço para desmentidos, avanços e recuos de todas as partes.
Combustível

Pode (de certeza) atestar aqui. Veja o mapa /premium

Muitos portugueses estão a viajar nesta véspera de feriado. Vai de Lisboa para o Porto? Ou do Porto para o Algarve? O Observador contactou os postos de abastecimento para saber onde há combustível.
Tech Auto

Páre! Não se livre da ferrugem, ela produz energia

170
Ninguém gosta de ferrugem e gastam-se milhões para nos livrarmos dela. Agora, cientistas descobriram uma forma de produzir energia eléctrica a partir de metal enferrujado, que bate os painéis solares.
Greve

Greve. Porque precisam os hospitais dos motoristas

138
Não é só o combustível. Os hospitais precisam de produtos cujo transporte é ainda mais exigente, como o oxigénio para estabilizar os doentes e os gases para as anestesias gerais.
Combustível

Febras e tentativas de bloqueio. O 3º dia de greve

116
Em Leça da Palmeira, camiões tentaram bloquear o acesso à refinaria. Os apelos à greve são acompanhados de febras grelhadas. Em Aveiras a situação está calma, apesar de algumas recusas de transporte.
Combustível

O direito à greve não é uma vaca sagrada /premium

383
Costa vive agora a sua oportunidade de se mostrar um líder com autoridade e lá veio lampeiro salvar-nos do cataclismo energético. Dá vontade de rir. Papas e bolos para enganar os tolos.
Combustível

FECTRANS E ANTRAM chegam a acordo - como aconteceu

2042
Memorando de entendimento alcançado esta quarta-feira prevê aumento mínimo de 120 euros a partir de 2020. Pardal Henriques acusa Governo de patrocinar acordo "à revelia" dos motoristas.
Combustível

Como os motoristas estão a fintar a requisição /premium

2766
Telefones desligados, baixas médicas, atrasos nas descargas, condução lenta, almoços mais longos. E a mãe de todas as medidas: recusar fazer horas suplementares. Tudo para que a greve não morra.
Combustível

Vamos ver militares a conduzir camiões de alfaces?

Requisição civil alargada ao transporte de produtos? Sindicatos a cortar estradas? Nuno Vinha, Edgar Caetano e Rui Pedro Antunes antecipam cenários caso a greve dos combustíveis se prolongue.
Greve

As fotos do 2º dia da greve dos motoristas 

208
De militares a conduzirem camiões aos cartazes dos motoristas e até à visita de Santana Lopes a Aveiras. As fotos do Observador que mostram como foi o segundo dia da greve dos motoristas.
Ambiente

Neoen investiu em Portugal. É grande cliente Tesla

A Neoen é uma empresa francesa, no campo da energia renovável, que opera em 13 países e quatro continentes. Em Portugal, lançou o primeiro parque fotovoltaico em 2013 e é o maior cliente da Tesla.
Combustível

Greve: 11 motoristas notificados por incumprimento - como aconteceu

1649
O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, diz que há 14 trabalhadores que não cumpriram com os serviços mínimos. E que, destes, 11 foram notificados por incumprimento.
Combustível

Greve. Três ministros entram num estúdio de TV...

557
Se fosse uma anedota seria assim: "Três ministros entram num bar". Mas Pedro Nuno Santos, Matos Fernandes e Vieira da Silva foram antes às televisões defender a requisição civil. Eis o que disseram.
Combustível

Greve dos motoristas. Podemos ficar descansados? /premium

289
O Governo decretou a requisição civil, mas há postos que ainda podem secar. O Algarve é a região mais afetada e nos supermercados "há atrasos". 5 respostas sobre o que esperar.
Gasóleo

Nova energia no cu dos outros, para mim é refresco /premium

434
Pela reacção histérica de quem se lançou às bombas de gasolina com miúfa de ficar empanado, é óbvio que os portugueses não estão prontos para os desafios que o futuro energético traz.
Combustível

6 respostas que explicam a requisição civil

Só pode ser aplicada quando está em causa "funcionamento de certas atividades fundamentais" e quando há "perturbações graves da vida social, económica e até política". 6 respostas sobre a requisição.
Combustível

Da "tranquilidade" à requisição: o dia 1 de greve /premium

141
Às 10h30 estava tudo bem, constatava Costa. Cinco horas depois, o PM anunciava a reunião que deu origem à requisição civil. O retrato do dia 1 da greve, com um longo combate entre dois advogados.
Combustível

#Jánãodáparaabastecer? Afinal, na maioria ainda dá

Ninguém sabe, exatamente, quantos postos estão secos. Plataforma criada por voluntários está a ser usada como fonte de informação, mas uma pesquisa mostra que a maioria dos dados não são reais.
Médio Oriente

Iraque: Estados árabes garantem segurança do Golfo

A mensagem de Al-Hakim, ministro iraquiano, surgiu como resposta aos esforços dos EUA para criar missão de segurança liderada pelos norte-americanos para operar no estreito de Ormuz, no Golfo Pérsico.
Greve

A greve dos camiões arrancou numa trotinete

1559
Pedro Pardal Henriques, o rosto da greve, chegou de trotinete para poupar combustível. A noite foi calma e só quando às 6h30 arrancaram os serviços mínimos é que ocorreu o primeiro incidente.
Greve

"Nem um passo atrás!": de Estaline aos motoristas

568
Os motoristas em greve gritam "nem um passo atrás!" em Aveiras, mas essas palavras tiveram origem na Moscovo de 1942. O lema serviu para proibir deserções em combate contra as tropas nazis.
Greve

As greves antes e depois dos motoristas /premium

759
As greves podem nunca mais voltar a ser as mesmas depois do que está a acontecer com os motoristas. Estas greves são em si efeitos de um Governo com o inédito apoio dos partidos de esquerda.
Greve

Greve. A emissão especial na Rádio Observador

Estamos desde as 0h00 em emissão especial na Rádio Observador para acompanhar o início da greve dos motoristas, com diretos, comentários e as declarações dos principais protagonistas.
Greve

Lisboa. Cidade semideserta a horas da greve

134
Postos "desertos" ou sem filas. "Violações" dos limites e funcionários confusos. A poucas horas da greve, o Observador atestou que há combustível, mas a corrida às bombas da capital foi na quinta.
Greve

Veja os mapas que mostram onde pode abastecer

521
Já voltou a funcionar o mapa da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) com os níveis de combustível nos postos de Rede de Emergência. Mapa da VOST mostra níveis em todos os postos do país.
Combustível

"Sindicatos caíram na esparrela"

590
Marques Mendes disse este domingo que os sindicatos de motoristas cometeram "erros de palmatória" e elogiou o Governo, que disse estar "preparado" e ter sido "muito profissional".
Combustível

Greve. O que mudou a partir da meia-noite? /premium

139
Limites ao abastecimento entraram em vigor a partir da meia-noite. Incumprimento dos serviços mínimos ou bloqueios de estrada dos grevistas são riscos que podem fazer escalar a tensão.
Greve

"Reagir da mesma maneira à requisição é um engano" - como aconteceu

1998
Decisão foi tomada em Conselho de Ministros, justificada com incumprimento de serviços mínimos. Medida abrange aeroportos, abastecimento do sul partir de Sines, postos REPA e distribuição de gás.
Combustível

Olheiros e Marcelo. Bastidores de um plenário

150
Motoristas foram instruídos a "servir de olheiros" e proibiram gravações. "Nem um passo atrás!" foi o grito oficial do plenário. Mas houve outro: "Pardal, não deixes que te cortem as asas!"
Combustível

A vida de um motorista de matérias perigosas /premium

1819
Acordar à 1h30, trabalhar 12 horas, repetir uma semana e mudar de turno. "Quando o Governo pensa que nos mete medo... é quando nos revoltamos mais". Acompanhámos um motorista de matérias perigosas.
Combustível

Costa. "O interesse nacional nunca tira férias"

2844
O primeiro-ministro garantiu que o Governo tudo tem “feito para que a greve não se concretize” e, caso os serviços mínimos não sejam cumprimos, serão adotadas "as medidas necessárias”.
Combustível

"Governo responsabilizado por qualquer acidente"

Greve civilizada? "Com certeza". O líder sindical Jorge Cordeiro garantiu que não haverá oposição aos serviços mínimos e que os motoristas em alerta para a possibilidade de haver infiltrados.
Combustível

Supermercados podem racionar bens como entenderem /premium

125
Super e hipermercados preparam-se há semanas para a greve dos motoristas e o racionamento é um cenário improvável. Há 80 anos, foi preciso racionar pão, farinhas e azeite. Em 2010, faltou açúcar.
Combustível

Greve mantém-se. Patrões endurecem medidas - como aconteceu

175
Motoristas decidiram manter a greve de 2ª feira. "Nem um passo atrás", ouviu-se no plenário. Patrões prometem "processos disciplinares" no minuto seguinte a quem não cumpra serviços mínimos.
Combustível

Governo decreta Situação de Alerta. Eis o que muda

205
Entre as medidas que resultam da declaração estão a elevação do grau de prontidão de equipas de segurança, socorro, assistência e resolução de problemas de energia e comunicações.
Transportes

De durão do râguebi a patrão dos patrões  /premium

267
Gustavo Paulo Duarte é presidente da ANTRAM que se impõe só pela "massa corporal" nas reuniões. Pilar no râguebi, agrediu um adversário a soco. Mas também investe em restaurantes (vegan) e quiosques.
Combustível

Parecer da PGR sobre greve não é consensual

145
Um advogado e membro da comissão executiva da CIP leu o parecer da PGR e comentou-o ao Observador. Diz que não entende que a lei seja interpretada de forma diferente consoante quem organiza a greve.
Combustível

O que é que fica proibido com a crise energética?

375
Caso decida prorrogar o tempo de crise energética o Governo pode recorrer ao aumento dos preços para fazer a procura diminuir. Lei permite ainda restrições à circulação de carros e motas.
Greve

PGR: leia o que diz o parecer sobre a greve

167
O Conselho Consultivo da PGR diz não ter "elementos para afirmar que a greve [dos motoristas] é ilícita", mas afirma que "permite ao Governo" recorrer à "requisição civil" ou à "mobilização.
Combustível

A greve na terra do ministro e de Pardal Henriques /premium

130
A escola de condução onde Pedro Nuno Santos tirou a carta, em São João da Madeira, ainda não atestou os carros. Em Alpiarça, terra do líder dos grevistas, não há postos da rede de emergência.
Combustível

Um dia numa bomba, quatro dias antes da greve

158
Um dia depois de o Governo ter decretado preventivamente o “estado de emergência energética”, acompanhámos o impacto numa das gasolineiras de Lisboa que o Governo considera prioritárias.
Combustível

Jerricãs e filas: o dia numa gasolineira de Lisboa

Passámos o primeiro dia após o anúncio do estado de emergência energética numa das maiores gasolineiras de Lisboa que integra a rede estratégica. Houve jerricãs e funcionários a fazer de sinaleiros.
Greve

Excessivos ou justos? Os serviços mínimos na greve /premium

Governo decretou serviços mínimos a partir de 50% para a greve dos motoristas. Sindicato fala em "serviços máximos", mas patrões falam em justiça. Nove respostas para perceber o que está em causa.
Combustível

Serviços mínimos "protegem as pessoas", diz MNE

347
Governo fixou serviços mínimos para a greve dos motoristas da próxima segunda-feira entre os 50% e os 100%, consoante o nível de prioridade. MNE considera que visam defender as pessoas.
Combustível

País em alerta. 23% dos postos sem gasóleo - como aconteceu

1137
Em estado de emergência energética, Governo declara Situação de Alerta. Limites de abastecimento de combustível entram em vigor às 23h59 de domingo. Quase uma em cada quatro bombas já não têm gasóleo.
Combustível

Fotos e vídeos. Já há filas nas bombas de gasolina

747
O Presidente disse na Alemanha que tem o carro cheio para ir de férias. Os portugueses ainda não, mas estão a fazê-lo e as filas começam a formar-se. Já há 30 bombas com combustível em falta.
Curiosidades Auto

Este Presidente é louco! Brinca à porta do inferno

Gurbanguly Berdymukhamedov, Presidente do Turquemenistão, sofre de uma doença crónica e foi dado como morto. Agora, a televisão local exibiu um filme em que fazia piruetas nas "portas do inferno".
Iberdrola

Iberdrola entre na energia solar em Portugal

A empresa adjudicou 149 megawatts de energia solar fotovoltaica em Portugal. "Estes novos projetos destacam o compromisso da Iberdrola com a energia renovável", refere o presidente da empresa.
Combustível

Câmara de Mafra já só deixa abastecer 25 litros

2085
O abastecimento de viaturas em Mafra já está limitado a 25 litros de combustível por cada carro. O enchimento de jerricãs foi proibido. A autarquia decretou um alerta municipal.
Combustível

"Os polícias não são o braço armado do Governo"

2270
Sindicatos da PSP e da GNR estão contra a utilização de agentes das forças de segurança para fazer o transporte de combustível na greve. Marcelo não comenta e diz
Combustível

"Caldeirada", o perigo de descarregar combustíveis /premium

2596
Militares da GNR e agentes da PSP estão a ter em 3 dias formação que os motoristas levam mais de um mês a receber. As operações de cargas e descargas acarretam riscos -- e podem dar em "caldeirada".
Greve

Postos sem combustível estabilizam perto dos 10%

320
De acordo com os dados mais recentes, são 261 os postos de abastecimento do país sem de combustível. A par disto, 374 já não têm gasolina, 644 já esgotaram o gasóleo e 38 já ficaram sem GPL.
A página está a demorar muito tempo.