Energia

Angola

Governo angolano acaba com monopólio da Sonangol

O Governo de Angola anunciou a criação da Agência Nacional de Petróleos e Gás, pondo termo ao monopólio da empresa petrolífera angolana Sonangol.
Moçambique

Energia. Escolha de regulador considerada ilegal

O Centro de Integridade Pública de Moçambique considera ilegal a decisão do Governo de selecionar por concurso público o presidente da entidade reguladora do setor energético no país.
Brasil

Fitch revê em baixa produção de petróleo

A consultora britânica Fitch Solutions reviu hoje em baixa a previsão de produção de petróleo no Brasil, antecipando uma subida da produção na ordem dos 1,9% até 2020.
Eletricidade

Portugal e Espanha pedem investigação a preços

Subida "atípica" no preço da eletricidade no mercado grossista, preocupa Lisboa e Madrid que pedirem investigação a reguladores. Governos admitem reformar regras do mercado ibérico (MIBEL).
Galp

Sonangol prepara saída da Galp

A petrolífera angolana quer desfazer-se do investimento na empresa portuguesa. Porém, a necessidade de vender a curto prazo e os diferendos com a acionista Isabel dos Santos podem ser um entrave.
Incêndios

Eletricidade reposta em Monchique

A energia elétrica já foi restabelecida em todas as localidades do concelho de Monchique que foram afetadas pelo incêndio que lavrou na última semana.
BMW

Outro BMW incendeia-se na Coreia do Sul

As chamas deflagraram na traseira de um modelo com motor a gasolina numa viagem na autoestrada de Namyangju, sem que tenham resultado feridos.
Petróleo

Aljezur. Tribunal trava furo de petróleo

740
Tribunal de Loulé deferiu a providência cautelar interposta para travar furo de prospeção de petróleo ao largo da costa de Aljezur. Consórcio está a avaliar, Governo ainda não reagiu.
OPEP

OPEP reve em baixa procura de petróleo em 2019

Também esta segunda-feira a OPEP divulgou que o preço do petróleo encerrou a semana passada em baixa, fixando-se na sexta-feira nos 70,60 dólares por barril, menos 2% do que no dia anterior.
Petróleo

Argumentos anti-petróleo. Marcelo vai refletir

164
Marcelo Rebelo de Sousa, reuniu-se com o Movimento e a Plataforma Algarve Livre de Petróleo numa audiência em Almancil e disse que vai refletir sobre os argumentos que lhe foram apresentados.
EDP

EDP paga multa de 1,9 milhões e compensa clientes

EDP reconheceu infrações na atribuição da tarifa social e o regulador reduziu coima para 1,9 milhões de euros. Elétrica tem de compensar 140 clientes, com o pagamento de 100 euros.
Moçambique

Nyusi preside a seminário sobre exploração de gás

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, preside esta sexta, em Pemba, no norte do país, a uma sessão de informação a empresas moçambicanas sobre oportunidades locais na exploração de gás natural.
Guiné-Bissau

Guiné pode rever fronteira marítima com Senegal

Zamora Induta defendeu à Lusa ser fundamental que o país coloque em cima da mesa a redefinição da fronteira marítima com o Senegal antes de qualquer discussão sobre a partilha do petróleo.
Energia

Energia. Países mais caros fora do ranking

Dados do Eurostat colocam Portugal em terceiro lugar entre os países da União Europeia com a eletricidade e o gás natural mais caros. Regulador português diz que há uma distorção no ranking.
Petróleo

Moçambique. Governo aprova contratos de petróleo

Os termos dos contratos aprovados pelo Conselho de Ministros moçambicano decorrem do quinto concurso internacional de petróleo lançado em 2014 em Londres.
Eletricidade

Luz portuguesa é a 2ª a pagar mais taxas na Europa

Eletricidade portuguesa é a segunda na Europa a pagar mais impostos, taxas e outros encargos que incluem custos politicos e rendas dos produtores. Pesam mais de 50% no preço final.
Eletricidade

Luz portuguesa é a 2ª a pagar mais taxas na Europa

981
Eletricidade portuguesa é a segunda na Europa a pagar mais impostos, taxas e outros encargos que incluem custos politicos e rendas dos produtores. Pesam mais de 50% no preço final.
Moçambique

Moçambique e Exxon assinam prospecção de petróleo

O Governo moçambicano e a Exxon Mobil vão assinar em setembro um contrato para a prospeção e pesquisa de petróleo no âmbito do quinto concurso internacional lançado em 2014.
Energia

O petróleo em Portugal /premium

449
Se houver petróleo ao largo de Portugal espero que o debate seja sobre o modo mais correcto de usar os rendimentos da sua exploração, olhando para os exemplo da Noruega, da Dinamarca ou da Holanda.
Petróleo

800 pessoas criticaram furo de petróleo em Almada

924
A manifestação contra a prospeção de petróleo em Portugal aconteceu na praia da Cova do Vapor, em Almada. Joana Mortágua, do Bloco de Esquerda, esteve presente e falou em "crime ambiental".
Petróleo

Arábia Saudita retoma exportações em Bab el-Mandeb

A Arábia Saudita anunciou este sábado a retoma das suas exportações de petróleo pelo estreito estratégico de Bab el-Mandeb, suspensas há dez dias na sequência de um ataque de rebeldes iemenitas.
OCDE

Energia e alimentação fazem subir preços na OCDE

A taxa de inflação homóloga no conjunto dos países da OCDE fixou-se nos 2,8% em junho, mais duas décimas que em maio devido à subida dos preços da energia e da alimentação.
Energia

Gasolineiras têm de vender gás engarrafado

Os postos de abastecimento têm de começar a vender gás engarrafado no seguimento da entrada em vigor das novas regras de comercialização das botijas, após um período de adaptação de seis meses.
Petróleo

EUA. Reservas de petróleo têm subida inesperada

No nível atual, as reservas de crude mantêm-se na média para esta época do ano, indicaram as autoridades norte-americanas.
Petróleo

CE diz que país cumpriu regras no furo de Aljezur

A Comissão Europeia considera que Portugal cumpriu as regras comunitárias no processo relacionado com o furo de Aljezur. Cabe ao Estado decidir da necessidade de avaliação de impacto ambiental.
Rio de Janeiro

Brasil vai construir segunda central termoelétrica

O Governo brasileiro autorizou na segunda-feira a construção de uma segunda central termoelétrica a gás natural no Porto do Açu, no litoral norte do Rio de Janeiro.
Diplomacia

Ministra australiana visita Timor após disputa

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Austrália visita esta segunda-feira Timor-Leste para reparar as relações bilaterais, depois de uma disputa sobre receitas de gás e petróleo.
Impostos

Luz. IVA pode voltar a 6%? Se Bruxelas deixar sim /premium

106
Baixa do IVA na eletricidade para 6% está a ser estudada e pode reverter medida do tempo da troika. Isto se Bruxelas aprovar. Se avançar, fatura pode baixar 13%, mas quem paga é o Estado e não a EDP.
País

Espanha promete "toda a informação" sobre Almaraz

O primeiro-ministro espanhol prometeu fornecer "toda a informação" a Portugal sobre a central nuclear de Almaraz, mas não estabeleceu qualquer calendário para acabar com a produção desta energia.
Energia

Cimeira Energética. Costa satisfeito com resultado

António Costa disse que foi "dado um passo significativo" com a definição do financiamento do projeto de infraestruturas e o estabelecimento de metas ambiciosas.
Eletricidade

Portugal, Espanha e França acordam rede elétrica

Responsáveis de Portugal, Espanha e França comprometeram-se a ter "rapidamente" uma interligação elétrica a ligar os três países, projeto que vai receber "o maior apoio financeiro europeu de sempre".
Energia Solar

Energia solar produzida pode sextuplicar até 2025

141
Ministro da Economia disse que Portugal é um dos países mais competitivos na energia solar e está a ganhar novas centrais que permitirão multiplicar por seis a produção nacional até 2025.
EDP

Decisões políticas custaram 144 milhões à EDP 

Resultados da elétrica caíram 16% no primeiro semestre para 380 milhões de euros. Decisões políticas e alterações regulatórias em Portugal tiveram impacto negativo de 144 milhões de euros.
Eletricidade

Eletricidade. Planos de pagamento obrigatórios 

Os distribuidores de eletricidade têm que disponibilizar planos de pagamentos às empresas comercializadoras afetadas por leituras erradas dos contadores ou consumos prescritos.
Energia

"Nova vaga" de centrais solares triplica produção

"Uma nova vaga de centrais solares" arranca com a inauguração da primeira central sem tarifas garantidas, de várias que começam a funcionar até 2021, permitindo triplicar a produção de energia solar.
Energia Solar

Central solar sem subsídios já produz em Ourique

203
A primeira grande central solar da Europa a produzir energia sem tarifas garantidas ou outros subsídios já está a funcionar no concelho de Ourique, após um investimento de 35 milhões de euros.
EDP

Governo compensou EDP por corte de rendas em 2013

230
Correspondência enviada à comissão de inquérito às rendas mostra que corte de 2013 nos juros pagos nos CMEC foi negociado com a EDP que obteve contrapartidas junto do Governo de Passos Coelho.
Timor-Leste

Projeto petrolífero deverá criar 60 mil trabalhos

176
O projeto de exploração petrolífera na costa sul de Timor-Leste deverá criar até 10 mil postos de trabalho diretos e até 50 mil empregos indiretos.
Energia Renovável

Que produtores de eletricidade ganham mais?

Estudo da ERSE confirma que eólicas mais antigas têm remuneração mais alta. Mas também há renováveis com rentabilidade inferior às centrais da EDP que beneficiam dos CMEC. 85% da produção tem apoios.
EDP

Extensão das barragens sem concurso foi ilegal

300
Ex-presidente da ERSE admite que decisão de Manuel Pinho de estender o prazo de exploração das barragens da EDP e da central de Sines para além do prazo inicial, sem concurso público, será ilegal.
EDP

Lei dos CMEC deixou regulador de pés e mãos atados

Ex-presidente da ERSE diz que lei que aprovou rendas às centrais da EDP em 2004 teve a "preocupação inequívoca" de retirar poder ao regulador. "Estávamos de pés e mãos atados", diz Vítor Santos.
Eletricidade

BE quer redução do IVA na eletricidade

331
Catarina Martins, coordenadora do BE, disse que é preciso baixar o imposto porque "é muito difícil explicar como é que o IVA de um bem essencial como a eletricidade está na taxa máxima".
Angola

Angola quer duplicar produção eléctrica

O Governo angolano pretende duplicar a capacidade instalada de produção de eletricidade para 5.400 MegaWatts (MW) até 2022, com cerca de 30% proveniente de centrais privadas.
Sonangol

Sonangol quer vender ativos para investir 

A petrolífera Angola pretende reforçar o foco na sua actividade principal, a pesquisa, exploração e produção de hidrocarbonetos, "bem como de outras atividades da cadeia de valor do petróleo e do gás"
Moçambique

Projeto de extração de gás arranca em setembro

O início da construção da plataforma flutuante que vai extrair gás natural e torná-lo liquefeito ao largo de Moçambique está previsto para setembro, de acordo com um portal especializado.
Energia Nuclear

Almaraz. "Alcalde" preocupado com fecho da central

A presidente da Câmara Municipal de Almaraz, em Espanha, manifestou preocupação com as consequências sociais de um eventual encerramento da central nuclear.
Energia Renovável

Quando há concursos, como na éolica, não há rendas

Ex-secretário de Estado do Ambiente diz que não há rendas excessivas quando foram feitos concursos como na energia eólica. Carlos Pimenta defende renováveis face à opção nuclear que é uma "desgraça".
Galp

Galp fornecer electricidade a 400 postos Mobi.E.

A Galp vai passar a fornecer eletricidade, em exclusivo, nos 400 pontos de carregamento da rede pública de mobilidade elétrica da Mobi.E.
Gás Natural

Famílias pagam 103 euros a mais no gás natural

822
O valor pago de taxa de ocupação do subsolo corresponde a 10,8% da fatura final do gás natural. A taxa deveria ter deixado de ser paga pelos consumidores há um ano e meio.
Angola

Petróleo. Angola encaixa 5 mil milhões em 2018

O petróleo exportado por Angola rendeu aos cofres do Estado o equivalente a 5.000 milhões de euros, mais de 60% da previsão governamental para 2018 e quase tanto como em todo o ano de 2017.
Angola

Petróleo angolano rendeu valor mais alto em 4 anos

As vendas globais de petróleo em junho ascenderam a 3.050 milhões de euros, que por sua vez representaram receitas fiscais para o Estado angolano de praticamente 1.015 milhões de euros.
EDP

Pinho falou tudo sobre energia e nada sobre GES

179
Fatura da eletricidade é uma vaca leiteira, mas o problema não são as rendas excessivas e sim o IVA. Ex-ministro da Economia de Sócrates deixou deputados sem respostas sobre alegados pagamentos do GES
EDP

GES ficou de fora, Pinho só falou sobre energia - como aconteceu

320
Ex-ministro recusou responder a factos relacionado com Grupo Espírito Santo. Manuel Pinho aceitou ir ao Parlamento na condição de falar só sobre energia. Querem descer o preço da luz, baixem o IVA.
Energia

Rendas. Clemente Nunes aponta dedo a Sócrates

255
O especialista em energia Clemente Pedro Nunes afirmou no parlamento que nunca se sentiu tão mal como quando José Sócrates anunciou 8.000 megawatts (MW) de produção eólica com tarifas bonificadas.
Imposto Sobre Produtos Petrolíferos

Descida do preço dos combustíveis chumbada

4.505
A redução do preço dos combustíveis acabou travada, na especialidade, com o PCP e o Bloco de Esquerda a mudarem o voto feito na primeira votação, há menos de um mês. CDS fala em "hipocrisia política".
DECO

Sites essenciais sem livro de reclamações digital

Mais de metade dos 392 'sites' de prestadores de serviços de água, eletricidade, gás e comunicações analisados pela Deco não facultava ao consumidor o livro de reclamações eletrónico.
Energia

ERSE passa a ter um conselho para os combustíveis

A ERSE passa ter um conselho para os combustíveis, um órgão consultivo com 21 representantes do universo do gás de petróleo liquefeito, combustíveis e biocombustíveis.
Galp

Produção da Galp aumentou 21%

A produção de petróleo da Galp Energia aumentou no segundo trimestre do ano 21% em termos homólogos. Para isso contribuiu a entrada em operação da unidade flutuante do pré-sal brasileiro.
Angola

Taxistas em Luanda contra preços dos combustíveis

Mais de 200 taxistas marcharam, em Luanda, em protesto contra a possível subida dos preços dos combustíveis no país, considerando que a medida poderá "encarecer ainda mais" a vida dos cidadãos.
Petróleo

Luanda acolhe conferência de petróleo em novembro

O diretor executivo da AMEDTrade diz que Luanda vai acolher em novembro um encontro sobre o desenvolvimento dos conteúdos locais na produção de petróleo, repetindo a reunião de há dois anos.
Combustível

Governo aprova estatutos para ERSE

O Governo aprovou a alteração dos estatutos da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, alargando a sua regulação aos setores do gás de petróleo liquefeito em todas as suas categorias.
Angola

Angola. Nova quebra na produção de petróleo

A produção petrolífera angolana voltou às quebras em junho, equivalente a 88.300 barris diários no espaço de um mês, afastando-se da Nigéria, que consolidou a liderança entre os produtores africanos.
Petróleo

Procura de petróleo mundial vai aumentar 1,47%

A procura de petróleo mundial em média vai ultrapassar 100 milhões de barris por dia em 2019, estimou a OPEP, que assegurou que os membros poderão garantir "o fornecimento suficiente".

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)