Dark Mode 73,7 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Energia

Estados Unidos da América

EUA declaram estado de emergência no Michigan

As inundações em Midland forçaram 11 mil pessoas a deixarem as suas casas, após o que o serviço meteorológico nacional classificou como "falhas catastróficas nas barragens" de Edenville e Sanford.
A Sexta Coluna

Considerações sobre a crise petrolífera /premium

Que pode a Geopolítica do petróleo fazer num mundo em que a economia e a geoeconomia ficaram reféns da pandemia e em que as relações internacionais vivem na geometria variável dos interesses?
Ambiente

Produção de hidrogénio vai trazer 7 mil milhões

124
Governo aprovou documentos para orientar a estratégia energética para a descarbonização, centrada no hidrogénio verde. Emissão de gases com efeito de estufa deverá ser reduzida até 55% em 2030.
Combustível

Venezuela. Militares vão escoltar barcos iranianos

O ministro da Defesa venezuelano revelou que todos os barcos vão ser escoltados por naves, barcos e aviões para dar as "boas-vindas e dizer, ao povo iraniano, obrigado por tanta solidariedade".
Energia Nuclear

Governo quer que central de Almaraz seja avaliada

O Governo quer que a extensão de funcionamento da central nuclear espanhola de Almaraz seja sujeita a uma avaliação de impacto ambiental, apesar desta não estar prevista na lei.
Coronavírus

Pandemia pode provocar primeira queda de energias 

A OCDE calcula que este ano se registe uma descida de 13% nas novas instalações renováveis de produção elétrica ligadas à rede devido aos atrasos na construção provocados pelo confinamento.
Som Ambiente

Com petróleo barato, o que deve fazer o Estado?

O petróleo vai continuar assim tão barato? Estes preços dificultam a transição para energias mais limpas? Os Estados devem intervir? Como? E ainda: o teletrabalho é assim tão verde como o pintam?
EDP

EDP recebe 515 milhões. Total compra-lhe centrais

A petrolífera francesa Total comprou à EDP uma carteira de 2,5 milhões de clientes residenciais em Espanha e duas centrais de gás com capacidade para 850 megawatts por 515 milhões de euros.
Mundo

Irão ameaça EUA. Motivo: combustíveis e Venezuela

Tensão entre os dois países aumentou depois de terem sido divulgados relatórios sobre a intenção dos EUA de impedir o transporte de combustível iraniano para a Venezuela.
Energia Nuclear

Almaraz. Protejo contra continuidade da central

255
O movimento ambientalista sublinha que Portugal pode ser afetado caso ocorra um acidente grave, quer por contaminação das águas, uma vez que a central se situa numa albufeira afluente do rio Tejo.
Coronavírus

Portugal é 19.º na transição para energias limpas

Portugal desceu três lugares em relação a 2019. A maioria dos países está a fazer progressos no processo de transição para energias limpas, mas a pandemia pode levar a retrocessos.
Energia Nuclear

PSD questiona Governo sobre central nuclear

PSD desafiou o Governo a esclarecer se "é ou não" contra o prolongamento do funcionamento da Central Nuclear de Almaraz, que "deveria ter sido encerrada há 10 anos", tendo o encerramento sido adiado.
Angola

Empresas devem reduzir expatriados em Angola

Presidente da associação da construção, AECOPS, avisa que empresas têm de adaptar estruturas, reduzir quadros expatriados em Angola onde o investimento começará a vir mais de fora.
Brasil

Brasil regista deflação de 0,31% em abril

O Brasil registou deflação de 0,31% em abril, o menor índice em 22 anos. O recuo foi influenciado pela queda de 9,59% no preço dos combustíveis e pelas medidas adotadas para combater a pandemia.
Energia Nuclear

Central nuclear de Almaraz vai funcionar até 2028

320
A central nuclear de Almaraz, em Espanha, está autorizada a funcionar até outubro de 2028. O Movimento Ibérico diz que continuidade da central nuclear “é de gravidade extrema” 
Coronavírus

Preço do gás natural revisto a cada 3 meses

As tarifas do gás natural vão ser revistas trimestralmente, de forma que sejam ajustadas às oscilações dos preços do petróleo, tal como já acontece no setor elétrico.
EDP

Lucro da EDP sobe 45% até março

O resultado líquido da EDP nos primeiros três meses atingiu os 146 milhões de euros, um aumento de 45% em relação ao período homólogo, com um "impacto reduzido" da pandemia de Covid-19.
Eletricidade

Portugal com quebra nos preços da eletricidade

Os preços da eletricidade tiveram em Portugal a terceira maior baixa homóloga no segundo semestre de 2019 (-4,9%). Eliminando as diferenças de níveis de preços, Portugal ficou em quarto lugar na UE.
Repsol

Repsol regista perdas de 497 milhões de euros

Entre janeiro e março, a petrolífera Repsol perdeu 497 milhões de euros devido à descida dos preços do crude e pela queda do consumo provocada pela pandemia.
Coronavírus

Lucro da Total caiu 99% no 1.º trimestre

No primeiro trimestre, a empresa foi afetada pela queda da procura de petróleo devido à pandemia da Covid-19, tendo o preço do petróleo, no mês de março, caído 21% em termos homólogos.
Coronavírus

Consumo de eletricidade recuou para níveis de 2004

106
Consumo de eletricidade caiu 12% em abril e recuou para nível registado em agosto de 2004, há 16 anos. A procura de gás natural baixou 26%. Centrais a carvão estiveram paradas em abril.
Energia Renovável

Geotermia: uma oportunidade energética a ganhar

Em Portugal continental existem áreas onde é possível o uso da geotermia, como toda zona da falha Penacova-Régua-Verín, onde ocorrem à superfície aquíferos com temperaturas entre os 40ºC e os 73ºC.
Coronavírus

Petróleo. Como Trump convenceu príncipe saudita

149
Investigação da Reuters revela telefonema do presidente americano ao príncipe bin Salmam. Trump terá ameaçado retirar as tropas da Arábia Saudita, se não houvesse acordo para corte na produção.
Combustível

Consumo de combustível cai no 1.º trimestre

A gasolina, o gasóleo e o "jet" a sofrerem maior queda em março, face ao período homólogo anterior, em 17,4 quilotoneladas (kton), 49,2 kton e 37,9 kton, respetivamente.
Coronavírus

ONG moçambicana quer proteger economia 

O Centro de Integridade Pública defende que o "governo deve tomar medidas para proteger a economia da queda do preço do Petróleo e evitar cenário negativo".
Coronavírus

Revendedores de combustíveis com quebras de 70%

A ANAREC teme que várias revendedoras de combustíveis não aguentem o impacto da crise. E apela às petrolíferas para que distribuam melhor as margens de comercialização.
Coronavírus

Preços do petróleo em queda nos mercados

Preços do petróleo (sobretudo o crude de referência nos Estados Unidos, o West Texas Intermediate) descem 27%, para 12 dólares. Brent, crude de referência para Portugal, cai 9%.
Coronavírus

Preços dos combustíveis vão baixar, diz Partex

404
Presidente executivo da Partex considera que preços dos combustíveis em Portugal vão baixar ao longo dos próximos 2 anos pandemia e que Covid-19 vai ter consequências para a indústria petrolífera.
Petróleo

Eni passa de lucro a prejuízo de 2.929 milhões

A petrolífera Eni registou um prejuízo de 2.929 milhões de euros no primeiro trimestre, uma quebra de 44% na comparação com os 2.354 milhões de euros contabilizados no mesmo período do ano passado.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

As boas notícias que Trump não conseguiu estragar

222
As notícias são excelentes para países importadores como Portugal pois a redução do preço do petróleo constitui uma ajuda preciosa: os seus efeitos positivos no PIB contribuem para moderar a crise.
Coronavírus

China acumula reservas de crude

182
A queda do preço está a afetar os produtores estatais de petróleo e, possivelmente, a interromper planos oficiais de desenvolvimento da indústria, mas favorece consumidores e fábricas chinesas.
Petróleo

Barril de Brent sobe 6,92% para 20,39 dólares

O preço do barril de petróleo Brent no mercado de futuros de Londres fechou esta quarta-feira em alta, de 6,92%, para 20,39 dólares, após duas sessões de fortes quedas.
Coronavírus

Madeira garante isenções na água e luz

101
Todos os consumidores de água potável e eletricidade da Madeira vão beneficiar das isenções de pagamento decretadas pelo governo regional, no período entre 16 e 31 de março.
Bolsa de Nova Iorque

Wall Street negoceia em alta no início da sessão

A bolsa de Nova Iorque negociava esta quarta-feira em alta ao início da sessão, após o presidente dos EUA ter anunciado a intenção de avançar com um plano de apoio ao setor petrolífero.
Coronavírus

Preços do petróleo sobem mais de 18%

O preço do barril West Texas Intermediate, de referência nos EUA, para entrega em junho subiu para 13,76 dólares (12,7 euros), depois das pesadas perdas registadas na segunda-feira em Nova Iorque.
Coronavírus

Petróleo. 6 respostas para um "mundo irracional" 

281
Pagar para vender e para conseguir espaço para guardar o petróleo que não se vende. Aconteceu nos Estados Unidos. Seis perguntas e respostas para explicar o "mundo irracional" que estamos a viver.
Coronavírus

EUA. Trump pede plano de emergência petrolífera

Donald Trump anunciou que pediu ao seu Governo para definir um plano de ajuda de emergência para a indústria de petróleo e gás, após o preço do barril de petróleo ter atingido níveis negativos.
Coronavírus

ENSE defende suspensão de refinarias da Galp

A Entidade Nacional para o Setor Energético aconselhou a suspensão temporária das refinarias da Galp, em Matosinhos e Sines, "para evitar o colapso da armazenagem", dado o impacto da pandemia.
Coronavírus

As 6 semanas em que os preços do petróleo desceram

Cotação do barril de petróleo de referência nos EUA, o West Texas Intermediate, caiu para 37,63 dólares negativos. Esta situação nunca antes vista regista-se após seis semanas de descida.
Coronavírus

Trump e o petróleo: "Vamos encher as reservas"

282
O presidente norte-americano vincou ainda esta segunda-feira o crescimento no stock de ventiladores e testes no país ao longo do surto. "Agora, somos os reis dos ventiladores", referiu mesmo.
Energia

Consumo de eletricidade e gás desceu 10% a 11%

O consumo de eletricidade e gás desceu 11,09% e 10,42%, respetivamente, em Portugal, desde 19 de março, após ter sido decretado o estado de emergência, devido à pandemia de Covid-19.
Petróleo

Crash. Petróleo em Nova Iorque com valor negativo

8250
Pela primeira vez na História, o preço do barril do petróleo atingiu valores negativos na negociação em Nova Iorque. A pandemia fez colapsar a procura de crude e os produtores não têm onde armazenar.
Coronavírus

Petróleo dos EUA cai 40% para perto de 10 dólares

317
O preço do barril de petróleo norte-americano está a cair quase 40%, com relatos de que por causa da forte quebra na procura está a tornar-se até difícil encontrar locais para armazenar o crude.
Coronavírus

Governo fixa preço máximo do gás de botija 

1518
O Governo decidiu intervir no mercado do gás de garrafa e botija depois de constatar um aumento da margem dos operadores, ao arrepio da descida do preço da matéria-prima, e fixou preços para abril.
Petróleo

Regulador desapontado com investimento adiado

O adiamento, sem prazo, deve-se a um corte da ExxonMobil em 2020 nas despesas de capital em 30% e nas despesas operacionais em 15% devido à queda dos preços do petróleo.
Energia

Lítio. Concurso em plena pandemia gera protestos

4691
O concurso para a exploração de lítio na Serra da Argemela foi publicado recentemente em Diário da República e está a gerar protestos por coincidir com o estado de emergência.
Petróleo

EUA. OPEP duplica corte na produção petrolífera

O Presidente norte-americano anunciou que o corte na produção petrolífera para travar a descida de preços, inicialmente previsto em 9,7 milhões de barris diários, vai ser duas vezes maior.
Petróleo

Petróleo: Putin, Trump e rei saudita saúdam corte

200
Os três chefes de Estado tiveram uma conversa telefónica sobre o acordo alcançado pelo cartel da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), que deverá estabilizar o mercado.
Coronavírus

Gasolina ao preço do diesel e o futuro do petróleo

549
Sem consumo, gasolina está quase ao preço de diesel. Estado vai perder milhões em impostos. Com queda abrupta da procura, o petróleo está em crise, mas preços baixos podem travar transição energética.
Petróleo

Fim da "guerra". Russos e sauditas fecham acordo

619
A Rússia e a OPEP (cartel informalmente liderado pela Arábia Saudita) chegaram, finalmente, a um acordo para um corte da produção que irá ajudar a estabilizar os mercados energéticos.
Coronavírus

Empresas em "lay-off" vão poder reduzir luz e gás

Empresas que acionaram o regime de "lay-off" vão poder ajustar a potência contratada e de energia para reduzir a fatura. Medidas excecionais adotadas pelo setor foram alargadas até 30 de junho.
Volkswagen

Volkswagen aposta nos biocombustíveis sintéticos

A VW, o construtor tradicional que mais aposta nos eléctricos, defende que os motores a combustíveis fósseis vão existir durante muito tempo. Daí que os queira alterar para combustíveis sintéticos.
Coronavírus

ERSE não prevê inspeções de gás ou eletricidade

A ERSE adianta que não vai fazer inspeções, "salvo em situações urgentes ou solicitadas pelo consumidor", e alerta para a realização de falsas inspeções, mediante o pagamento de cerca de 60 euros.
Eletricidade

Redução de 3% na eletricidade do mercado regulado

Esta medida foi aprovada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos na sequência da baixa de preços da energia ocorrida no Mercado Ibérico de Eletricidade e produz efeitos imediatos.
Energia

Mercado livre de eletricidade cresce 2,8%

O mercado livre de eletricidade alcançou um número acumulado superior a 5,3 milhões de clientes em fevereiro, um crescimento de 2,8% face ao mês homólogo de 2018 e de 10,8 mil face a janeiro.
Coronavírus

Como as renováveis podem ajudar a reduzir consumo

259
Com tanta gente em casa, muitos portugueses veem agora os seus níveis de consumo de energia subirem em flecha. Bem, nem todos. A verdade é que muitas pessoas já adoptaram soluções de autoconsumo.
Coronavírus

Queda da procura faz descer preço da luz em 3%

A queda dos preços nos mercados grossistas de Portugal e Espanha, por causa da paragem da economia, vai ter como efeito uma descida extraordinária da eletricidade em 3% para os domésticos em abril.
Coronavírus

Barril de petróleo da OPEP cai para mínimo 

A descida acumulada desde o início do ano, com o pico alcançado em janeiro (70,87 dólares) já ultrapassa 67%, numa espiral de perdas causada pelos efeitos negativos da pandemia na economia.
Eletricidade

Chaminés da central de Sines derrubadas

A EDP concluiu o derrube das duas chaminés de 200 metros de altura da central termoelétrica de Setúbal, depois do adiamento da operação no passado dia 6 de março, devido a um problema num detonador.
Coronavírus

Preços da gasolina e do gasóleo caem 1,6% e 3,7%

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos afirma que "no início do ano 2020 o preço médio de venda ao público (PVP) da gasolina simples 95 aumentou cerca de 3% face a dezembro de 2019".
Coronavírus

Moçambique. Pandemia pode adiar projetos de gás 

Os economistas afirmam que a pandemia do novo coronavírus "vai provavelmente pressionar a balança de pagamentos devido aos baixos preços das matérias-primas".
Coronavírus

Barril de petróleo da OPEP cai para mínimo 

Analistas citados pela Efe referem que os "petropreços" vão continuar a ser pressionados para descer devido à contração da procura mundial de energia e a grande incerteza sobre a evolução da pandemia.
Coronavírus

Madeira desliga iluminação pública à meia-noite?

Circula um apelo na internet para partilhar um "recolher obrigatório" na Madeira entre a meia-noite e as 06h devido à falta de iluminação pública. Em troca os madeirenses não pagariam luz. É falso.
Coronavírus

Descida do petróleo pode fazer subir gás natural

Analistas ouvidos pela consideram que a manutenção dos preços baixos do petróleo, ficando no patamar atual, pode fazer os preços do gás natural liquefeito aumentarem no final da década.
Timor-Leste

Timorenses exigem qualidade na eletricidade

A organização reivindicou o respeito pelos direitos dos consumidores consagrados na lei, através da definição de um “quadro legal para os serviços públicos essenciais, entre os quais a eletricidade".
Timor-Leste

Valor do fundo petrolífero timorense caiu 

O valor do Fundo Petrolífero de Timor-Leste caiu 306,7 milhões de euros no mês de fevereiro. Em 2019, o valor do fundo cresceu mais de 11,94%, o maior retorno no investimento de sempre.
Coronavírus

Combustíveis com descida recorde, mas não é bom

4497
Gasolina pode baixar 12 cêntimos por litro na próxima semana. O gasóleo deverá baixar até 9 cêntimos. Será a maior descida dos preços dos combustíveis de sempre, mas não é bom sinal.
Coronavírus

Dicas para evitar o contágio em bombas de gasolina

760
Ter um desinfetante ou um pacote de lenços à mão, usar as luvas disponíveis na bomba e o telemóvel para fazer pagamentos poderão evitar o contágio que a passagem num posto de combustível propicia.
Petróleo

Petróleo. Angola e Guiné querem mais cooperação

Governos de Angola e da Guiné Equatorial querem relançar acordos para a formação de quadros, produção, exploração e comercialização de hidrocarbonetos. Objetivo é estreitar laços na área petrolífera.
Energia

Os sucessivos anúncios do fim do petróleo

Não só o petróleo, como os seus derivados, continuarão a ser utilizados, pelo que manterão uma importância relevante na economia, ficando a aguardar novas tecnologias e matérias-primas alternativas.
Fact Check

Gasóleo subiu 42 cêntimos? Petróleo caiu 70 euros?

155
Imagem junta os três líderes da esquerda e os preços do barril do petróleo e do gasóleo para mostrar que, entre 2015 e 2019, a queda do primeiro não se refletiu na descida do segundo. Não foi assim.
Rússia

Moscovo não "fecha porta" a aliança com OPEP

O ministro da Energia afirmou que o facto de o acordo de redução da produção não ter sido prolongado além de abril "não significa que no futuro não possa haver mais cooperação entre países OPEP".
Comissão Europeia

Bruxelas dá "luz verde" à venda de seis barragens

115
A elétrica anunciou em dezembro a venda da concessão de seis barragens a um consórcio de investidores por 2,2 mil milhões, 3 delas centrais de fio de água, em Miranda, Bemposta e Picote.
Mercados Financeiros

Petróleo. Covid-19 abre "guerra" Arábia vs Rússia

2980
No meio da crise do coronavírus, Arábia Saudita ameaça despejar petróleo no mercado. Rússia diz que aguenta preços baixos. Petróleo cai para 34 dólares. Combustíveis vão baixar, mas não é boa notícia.
Moçambique

Moçambique. Consórcio de gás garante segurança

Em fevereiro de 2019, viaturas do consórcio foram atacadas e um condutor moçambicano que estava ao serviço das obras de construção do megaprojeto de processamento de gás de Afungi foi morto.
Auto

Dois combustíveis, tripla vantagem

124
Embora as vendas de automóveis eléctricos estejam a aumentar, há construtores que reforçam a oferta de modelos com dois modos de propulsão, como é o caso das versões GNC, a gás natural comprimido.
Barragens

Barragens estão a “fazer desaparecer” mexilhão

Estudo alerta que as pequenas barragens estão a "fazer desaparecer" o mexilhão de água doce e sugere que "se evite a construção de barragens nos rios com aquela espécie".
Energia Renovável

Nova tecnologia para armazenar energia renovável

686
Uma equipa de investigadores portugueses está a desenvolver um processo “novo à escala mundial” de produção de combustíveis sintéticos, através da eletrólise da água usando grafite.
Morte

Morreu o empresário Cassiano Alves Bandeira

750
Dono da rede que integra 150 postos de abastecimento e 850 trabalhadores em Portugal, Cassiano Alves Bandeira, morreu esta sexta-feira. Empresário foi distinguido pela Câmara de Vila Nova de Poiares.
Combustível

Preços dos combustíveis rodoviários subiram até 7%

276
Preços dos combustíveis em Portugal sofreram um agravamento em janeiro entre 3% e 7% face a dezembro, principalmente devido aos "aumentos de incorporação de biocombustíveis e da taxa de carbono".
Açores

Combustíveis descem nos Açores a partir de domingo

O preço da gasolina 95 vai descer 0,8 cêntimos por litro, passando a custar 1,433 euros. Já o dos gasóleos rodoviário, colorido e marcado, consumido na agricultura e nas pescas, descem 2,4 cêntimos.
Alterações Climáticas

Fecho de Sines e Pego. UE compensa com 79 milhões

334
Bruxelas deu a Portugal cerca de 80 milhões de euros para que o país feche as centrais a carvão. Medida pode custar 650 empregos irá afetar sobretudo Sines e Abrantes (Pego).
França

França inicia encerramento de central nuclear

144
O primeiro de dois reatores da central nuclear de Fessenheim (leste), a mais antiga em atividade em França, foi desligado às 01h00 (em Lisboa) da rede elétrica.
Moçambique

Cabo Delgado. Ataques ameaçam gás natural 

"Desenvolvimento das fábricas para a exploração de gás na província nortenha de Cabo Delgado é ameaçado pela crescente presença militar de grupos islamitas", considerou a Economist Intelligence Unit.
Combustível

Combustível. Faturas detalhadas obrigatórias

A partir de meados de agosto, as faturas dos postos de combustível vão passar a detalhar informação sobre o preço total, taxas e impostos, encargos suplementares de transporte e despesas de entrega.
Brasil

Brasil. Produção de petróleo e gás aumenta

Os números indicam que a produção de petróleo obteve um aumento de 1,99% em relação a dezembro do ano passado e que a de gás natural foi 0,71% maior que no mês anterior.
Eletricidade

Cortes à EDP. Galamba recusa "medidas populistas" 

Dúvidas legais sobre cortes às renováveis e à EDP ainda não chegaram à PGR. Secretário de Estado recusa "medidas populistas para ganhar aplausos no curto prazo, estando-se nas tintas para o futuro".
Energia

O fim do petróleo

O pico de consumo de petróleo será atingido não pelo caracter finito da matéria-prima, mas antes devido ao surgimento de fontes e tecnologias alternativas com custos económicos e ambientais menores.
Galp

Galp quer produzir 10 gigawatts de energia solar

A empresa quer desenvolver mais projetos de produção de energia fotovoltaica e pretende "reduzir a pegada de carbono, aumentar vendas aos clientes e aproveitar oportunidades de rentabilidade".
Angola

Angola e EU reiniciam diálogo sobre energia 

O secretário de Estado Mike Pompeo disse que os EUA e a Angola reiniciaram o diálogo sobre energia e criticou a "cultura da impunidade", que tem prejudicado o crescimento económico do povo angolano.
Ciência

Produção de eletricidade através da humidade do ar

1892
Cientistas na Universidade de Massachussets, Estados Unidos, descobriram uma maneira de criar eletricidade a partir da humidade no ar, uma tecnologia que propõem para o futuro das energias renováveis.
João Galamba

"O país não tem de se auto-mutilar economicamente" /premium

878
Sustentabilidade ambiental, sim, mas não à custa do crescimento económico, defende secretário de Estado da Energia, em entrevista no "Sob Escuta". Eletricidade vai baixar, e não é pelo IVA.
Sob Escuta

"Sob Escuta". A entrevista completa João Galamba

Secretário de Estado da Energia, João Galamba, defende que as medidas ambientais não se podem sobrepor ao crescimento económico. A descarbonização não pode ser feita a qualquer preço, diz.
Angola

Produção de petróleo em Angola desce 41%

A Fitch Solutions aponta para um declínio de "550 mil barris por dia em 2028 face aos níveis de produção de 2019" e sublinha que são necessários "novos investimentos substanciais".
Emirados Árabes Unidos

Emirados Árabes Unido vai ter 1.ª central nuclear

O representante permanente do país na Agência Internacional de Energia Atómica sublinhou que este é um "programa nuclear pacífico" que vai "atender às futuras necessidades de energia do país".
Gasóleo

Consumo de gasóleo cresce 3,7% no 4.º trimestre 

O consumo de gasóleo rodoviário cresceu 3,7% no quarto trimestre de 2019, o equivalente a mais 41,0 milhares de toneladas e atingindo um total de cerca de 1.158,7 milhares de toneladas.
António Costa

Costa salienta posição estratégica de Portugal

Portugal está numa posição estratégica e tem um papel crucial para assegurar o abastecimento energético da Europa em segurança, publicou o primeiro-ministro na sua conta do Twitter.
Petróleo

Guiné-Bissau e Senegal juntos no petróleo

A empresa canadiana OP AGC quer iniciar em 2020 a prospeção de petróleo na zona conjunta da Guiné-Bissau e Senegal. A avaliações que permitem saber qual será o impacto ambiental estão em curso.
Orçamento do Estado

IVA da luz levou Costa a convocar reunião urgente

3077
Temeu-se o pior no Governo com a guerra do IVA da luz. O cerco apertou e Costa convocou reunião de coordenação antes de embarcar em Bruxelas. PS negociou em quatro frentes para evitar vitória de Rio.
Eletricidade

Como pode baixar IVA da luz, segundo o Governo  

Negociações com Bruxelas vão arrancar e há muitos cenários. Consumo médio para cada potência contratada servirá para fixar escalões. E gastar abaixo pode pagar menos IVA. Mas não há data, nem custos.
Angola

Bacias petrolíferas. Angola procura investidores

Concessionária petrolífera angolana pediu aprovação ao Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos de Angola para continuar à procura investidores para sete blocos que antes não receberam propostas.
Cabo Verde

Peritos vão investigar barragens em Cabo Verde

A Comissão Parlamentar de Inquérito diz que as barragens têm "problemas técnicos". Vão ser ouvidos no parlamento os peritos envolvidos nas obras e a CPI vai averiguar a responsabilidade do governo.
Gasóleo

Gasóleo profissional. Lei mantém-se até fim do ano

Em causa está uma medida que visa aumentar do consumo de gasóleo em Portugal, aplicada aos abastecimentos realizados em ou para instalações de consumo próprio, que arrancou em 2016.
Orçamento do Estado

Do xadrez ao bluff. Os bastidores da guerra do IVA

186
Houve telefonemas discretos, contas a cada ponto de cada proposta, muito xadrez e bluff para tentar fazer passar a redução do IVA da luz. Todos querem, mas ninguém aprova. Saíram como entraram.
Energia

Segurança energética: derrotas no Atlântico

Na Europa, o aliado histórico e natural dos Estados Unidos, os reveses estratégicos também se repetem, com a construção do projecto Nord Stream 2, que ligará a Rússia à Alemanha através do Mar Báltico
Energia

Regulador da energia recebe menos 10 mil contactos

Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos recebeu 21.358 reclamações e pedidos de informação em 2019, menos 32% em relação a 2018. Setor elétrico é o maior alvo, com quase 14 mil registos.
Gás Natural

Consumo de gás em Portugal atinge máximo histórico

O consumo de gás natural em Portugal atingiu os 6.752 gigawatt por hora em janeiro, um novo máximo histórico. O consumo de energia elétrica registou, no mesmo mês, um crescimento de 0,9%.
Barragens

PSD quer mais-valias de barragens em Bragança

O PSD entende que as barragens representam "uma riqueza incalculável para o país" pela energia elétrica produzida e pelo "valor incalculável das reservas de água disponíveis para múltiplos fins".
Orçamento do Estado

Parlamento trava poder de Centeno na Saúde

1238
Na hora de decidir exceções salariais no SNS, o ministro das Finanças não vai ter tanto poder como o Governo pretendia. Aprovado aumento extraordinário (e antecipado) de pensões mais baixas.
Algarve

Ministro: barragens não resolvem falta de água

“O Algarve, no longo prazo, não vai ter mais água do que aquela que tem hoje”, alertou o ministro do ambiente, acrescentando que "tem de se consumir menos água" e usá-la com mais eficiência.
Orçamento do Estado

IVA da luz: "Alguém quer voltar para trás?"

2655
Costa diz que propostas de PSD, BE e PCP para reduzir IVA da eletricidade são "financeiramente insustentáveis" e "um erro porfundíssimo" no Orçamento. Primeiro-ministro pede "bom senso" à oposição.
Combustível

Biocombustíveis nas faturas das gasolineiras

As gasolineiras têm ainda de descriminar o combustível, identificar a compatibilidade de veículos, a quantidade fornecida em litros ou número de garrafas e as taxas e os impostos.
Braga

Braga investe um milhão na eficiência energética

O município pretende racionalizar os consumos energéticos da rede de iluminação pública "reduzindo os consumos através da alteração das luminárias existentes por luminárias LED".
Orçamento do Estado

Marcelo: não faz sentido haver uma crise política

O Presidente da República espera que o Orçamento do Estado para 2020 seja aprovado em votação final global, afirmando ser preciso começar "a preparação do Orçamento para o ano seguinte".n
Petróleo

Petróleo. Acordo entre EUA e China dificulta venda

O analista responsável pelos mercados emergentes, William Jackson, sublinha que o "subinvestimento no setor petrolífero" contribuiu para a queda da produção em Angola nos últimos anos.
Barragens

PM diz que barragens do Tâmega são estratégicas

Para António Costa e o ministro do Ambiente, o Sistema Eletroprodutor do Tâmega será uma "grande bateria natural" que vai substituir as centrais a carvão e compensar intermitência das renováveis.
Orçamento do Estado

PSD desafia Centeno a provar que proposta é ilegal

Em causa está a proposta do partido para a redução do IVA da eletricidade para consumo doméstico, considerada ilegal pelo ministro das Finanças. Sem contrapartidas proposta "não será votada", diz PSD.
Orçamento do Estado

OE. PCP contra rejeição de propostas por origem

Secretário-geral do PCP elogiou o PSD por estar disponível para "conversar" sobre a possibilidade de baixar o IVA da eletricidade, afirmando não conhecer o conteúdo da proposta do partido.
Energia

Iberdrola investe 200 milhões em projetos eólicos

O presidente da empresa espanhola explicou que este projeto vai permitir "fornecer energia limpa" aos 800 mil clientes que a empresa tem em Portugal, para "promover a transição energética".
Orçamento do Estado

IVA. Bloco avisa PS que "tem segunda oportunidade"

Mariana Mortágua não especula sobre eventual entendimento com PSD para reduzir IVA na energia, mas garante que "não será nunca por causa do BE que o IVA não descerá" na energia.
Combustível

Biocombustível avançado com resíduos de árvores

Um projeto de aproveitamento de resíduos das podas das oliveiras, vinhas e árvores de fruto na produção de biocombustível avançado está a ser desenvolvido no Campus da BLC3, em Oliveira do Hospital.
Eletricidade

Mercado livre de eletricidade cresceu 2,8% em 2019

Mercado livre de eletricidade atingiu 5,2 milhões de clientes, permanecendo cerca de 1,03 milhões no mercado regulado. EDP Comercial manteve a sua posição como principal operador no mercado livre.
Leiria

Leiria. Morados em marcha contra prospeção de gás

Cerca de 450 pessoas marcharam para travar a prospeção de gás na Bajouca. Presidente da Junta diz que população não vai parar de lutar enquanto os contratos da empresa Australis não forem cancelados.
Startups

EDP investe 6 milhões em startup irlandesa

As soluções da GridBeyond permitem prestar serviços de sistema inteligentes através da atuação remota sobre cargas flexíveis (como os grandes fornos) que estão em fábricas, por exemplo.
Ambiente

Petróleo “verde”. Estes noruegueses estão loucos?

337
A Noruega é o país europeu que mais vezes se tenta destacar dos seus congéneres ao reivindicar a maior responsabilidade ambiental. Agora, até diz ter uma exploração de petróleo amiga do ambiente.
Operação Stop

Um carro eléctrico pode poluir mais que um diesel?

133
Regularmente aparecem a circular informações, por vezes suportadas por estudos, segundo as quais um automóvel eléctrico pode poluir mais do que outro com motor a gasolina ou diesel. Será possível?
Galp

Galp. 450 milhões no solar para ficar mais verde 

Petrolífera faz primeira grande aquisição nas renováveis. Paga à ACS 450 milhões de euros por projetos de energia fotovoltaica m Espanha para se tornar no maior operador solar da Península Ibérica.
Gás Natural

GNL de Sines alcançou máximos históricos

O terminal de gás natural liquefeito de Sines alcançou máximos históricos, com um recorde de receção de navios e de cargas de cisternas a duplicar a sua atividade em 2019.
Orçamento do Estado

Governo rejeita a proposta do BE sobre IVA da luz

132
O Bloco de Esquerda reformulou a sua ideia inicial de baixa generalizada do IVA da luz e gás natural, mas nem assim convence o Governo. O PS prepara-se para chumbar a proposta.
Energia

Eurodeputada critica fundos atribuídos a Portugal 

Portugal vai arrecadar 79 milhões de euros com o Fundo de Transição Justa criado pela Comissão Europeia, mas a eurodeputada do PS, Margarida Marques, lamenta a desvalorização do esforço de Portugal.
EFACEC

Moçambique. Efacec ganha contrato de central solar

A empresa controlada pela empresária angolana Isabel dos Santos ganhou o contrato para a operação e manutenção da "central de energia solar de maior capacidade instalada em Moçambique".
Eletricidade

E depois do carvão? Hidrogénio em Sines e biomassa

Com o fim anunciado para 2023, procuram-se alternativas para o carvão. Ministro do Ambiente diz que Sines pode manter-se um polo energético, mas agora verde, com a produção de hidrogénio.
Orçamento do Estado

Aviões e barcos. Governo não exclui fim de isenção

738
Porque não eliminar a isenção fiscal ao combustível usado por aviões e barcos? À pergunta do PAN, ministro do Ambiente diz que não se opõe a começar a estudar taxas. Mas regras fiscais são europeias.
Orçamento do Estado

Governo aberto a aprovar taxa sobre as celuloses 

307
2019 terminou sem que o Governo legislasse sobre taxa a cobrar às indústrias de celulose e madeira. Mas o ministro do Ambiente diz que ainda vai a tempo de avançar com a taxa em 2020.
Gasóleo

Novos carros a diesel poluem mil vezes mais

1089
Conclusão é de estudo da Federação Europeia dos Transportes e Ambiente e divulgado pela associação ambientalista Zero. Associação Automóvel de Portugal critica “alarmismo sem base científica".
Eletricidade

Apoios às eólicas. Indecisão ameaça preço da luz  

127
Decisão de 2017, beneficiou preços da eletricidade em 140 milhões de euros. Mas produtores eólicos deviam ter devolvido duplas ajudas. Governo pediu parecer à PGR e ainda não revelou o que vai fazer.
Eletricidade

Consumo de eletricidade cai 1,1%

O consumo de energia elétrica em Portugal caiu 1,1% em 2019 em termos homólogos, segundo dados da REN. A mesma entidade diz que estão em causa os efeitos das temperaturas e o número de dias úteis.
Eletricidade

Produção a partir de carvão em mínimo de 30 anos

A três anos do anunciado fim, a energia produzida a partir do carvão atingiu o nível mais baixo desde 1989. Renováveis abasteceram mais de 51% do consumo, mas o gás natural foi a principal tecnologia.
Gás Natural

East-Med. Grécia, Chipre e Israel assinam acordo

Os três países assinaram o acordo para o gasoduto de 1.872 quilómetros que deverá movimentar entre nove e 11 mil milhões de metros cúbicos de gás natural por ano.
Rios

Sabe por que é que Douro está castanho?

894
Não é sempre que lhe vemos esta faceta mutável. O rio Douro acordou da cor da terra. O fenómeno não é natural, mas torna-se fácil de explicar se tivermos em linha de conta descargas das barragens.
Energia

CESE. Estudo pode repor desconto às elétricas

200
Estudo pedido por João Galamba vai reavaliar impacto dos custos das elétricas com a tarifa social e a contribuição da energia (CESE). A sua exclusão em 2017 beneficiou os preços da eletricidade.
Barragens

Barragens. Novos donos pagam impostos em Portugal

554
A EDP chegou a acordo para vender seis barragens do Douro a um consórcio francês. O Estado deverá impor como condição a instalação da sede social em Portugal, para que os impostos sejam pagos cá.
Barragens

Barragem que governo travou poderia impedir cheias

1746
Barragem de Girabolhos foi cancelada pelo governo em 2016. Ordem dos Engenheiros diz que, sem ela, "será muito difícil" evitar que as cheias no rio Mondego se repitam.
Petróleo

Petróleo. Riade e Kuwait assinam acordo 

A Arábia Saudita e o Kuwait assinaram um acordo para retomar, depois de cinco anos de interrupção, a produção de dois campos petrolíferos numa zona partilhada pelos dois países.
Energia

Projeto ibérico analisa qualidade da biomassa

105
Várias entidades ibéricas estão a desenvolver no sul de Portugal e de Espanha uma tecnologia para caracterizar os tipos e a qualidade da biomassa de forma rápida e barata.
Moçambique

Moçambique. Eletricidade perde 90 milhões

A empresa pública Electricidade de Moçambique perde anualmente cerca de 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) devido a ligações clandestinas.
Energia

Acionista REN compra metade da rede energia do Omã

O grupo China State Grid, que em Portugal é o maior acionista da REN, comprou 49% da rede de distribuição de energia do Omã. A compra faz parte da iniciativa chinesa intitulada "uma faixa, uma rota".
Eletricidade

Tarifa da luz desce 0,4% no mercado regulado

O regulador da energia, a ERSE, já tinha apresentado esta proposta de descida de tarifas no mercado regulado em Outubro. Agora confirmou que será essa mesma a descida a partir de janeiro.
Petróleo

Preço do barril de Brent sobe para 65,33 dólares

O preço do barril de petróleo Brent para entrega em fevereiro terminou esta segunda-feira no mercado de futuros de Londres em alta de 0,12%.
Moçambique

Banco de Moçambique cria fundo com receitas de gás

Os trabalhos técnicos da elaboração da proposta deverão estar concluídos em 2020. O objetivo é a "implementação de um modelo transparente para a gestão das receitas dos recursos minerais".
EDP Renováveis

Parques eólicos da EDPR financiados com 45 milhões

O Banco Europeu de Investimento financiou com 45 milhões de euros três parques eólicos da Eólica da Linha, integralmente detida pela EDP Renováveis, que contam ainda com o cofinanciamento do BPI.
Fact Check

Cientista inventa carro alimentado a água?

Texto afirma que cientista inventou um carro que pode andar a água com maior eficácia. Mas isso viola as leis da física. Outros afirmaram o mesmo no passado, mas também era mentira.
Orçamento do Estado

OE inclui autorização legislativa sobre IVA da luz

Costa não espera resposta de Bruxelas ao pedido para variar IVA da energia em função do consumo até segunda-feira. Proposta de Orçamento vai ter autorização legislativa para avançar ao longo de 2020.
Alterações Climáticas

Carreira 702 só opera com óleos alimentares usados

Seis autocarros da Carris que ligam todos os dias a Serafina ao Marquês de Pombal já só usam biodiesel produzido a partir de óleos alimentares usados. Promotores falam em menos 83% de emissões.
Orçamento do Estado

IVA da luz. Costa faz proposta que afastou em 2018

233
Em 2018, Bloco propôs taxa reduzida do IVA para um primeiro escalão de consumo na eletricidade. Governo nem fez pedido a Bruxelas, porque considerou que não tinha enquadramento legal. Agora avançou.
Eletricidade

Costa está "a ganhar tempo" no tema do IVA da luz

320
Governo quer que Bruxelas altere regras do IVA para poder cobrar o imposto na eletricidade consoante o consumo. Eduardo Catroga desconfia: também se faria o mesmo nos restaurantes de luxo?
Orçamento do Estado

IVA da luz. Costa pede decisão política a Bruxelas

1318
Primeiro-ministro admite que variar da taxa de IVA em função do consumo de eletricidade foge aos princípios do imposto, mas invoca alterações climáticas para pedir decisão política a Von der Leyen.
EDP

EDP: variar IVA em função do consumo "tem lógica" 

398
O presidente executivo da EDP considerou que a variação da taxa de IVA sobre a energia em função dos escalões de consumo é "mais justa", sendo uma decisão sem "nenhuma influência no negócio da EDP".
Alterações Climáticas

COP25: Brasil quer 50% de energias renováveis

"As renováveis já têm [um] papel importante no Brasil", afirmou o ministro de Minas e Energia do Brasil, que espera que todas as fontes renováveis representem 50% da matriz do país em 2050.
Portalegre

Governo: Barragem do Pisão vai ser uma "realidade"

A ministra da Coesão Territorial garantiu que a construção da Barragem do Pisão, no Crato, vai "ser uma realidade", já havendo "até financiamento para os trabalhos preparatórios".
Angola

Angola. 10 províncias estão sem energia elétrica

Dez províncias de Angola estão desde as 15h44 sem energia, devido a "um corte geral", confirmou o Ministério da Energia e Águas, não havendo ainda uma previsão em relação ao tempo de reparação.
Iberdrola

Barragens do Tâmega: Iberdrola sobe indemnizações

A Iberdrola vai aumentar o valor das indemnizações pelas 52 casas afetadas pelas barragens de Daivões, Alto Tâmega e Gouvães. Por cada metro quadrado de casa afetada, vão ser entregues 950 euros.
A página está a demorar muito tempo.