439kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Energia

Gazprom

Ex-chanceler alemão recusa lugar na Gazprom

Gerhard Schröder, de 78 anos, disse que ficou “surpreendido” com a divulgação, na imprensa alemã, de artigos a alegar que o antigo chancelar havia sido oficialmente nomeado pela Gazprom para um cargo.
Impostos

Contribuição ilegal foi paga pelos automobilistas

Contribuição para as estradas cobrada no imposto petrolífero foi considerada ilegal no Tribunal Europeu de Justiça. Petrolíferas podem pedir reembolso, mesmo tendo passado custo para o preço final.
Moçambique

Moçambique. Transportes querem reajustar preços

A federação moçambicana considera "insustentável" a atividade de transportes públicos em Moçambique. Não vê outra opção senão propor ao Governo um reajuste de preços.
Energia

Conferência sobre energia e transição em Sines

A conferência "Energy & Climate Summit" decorre em Sines nos dias 2 e 3 de junho. O evento é "determinante no contexto das alterações climáticas, transição energética e da descarbonização".
Guerra na Ucrânia

Embargo a petróleo russo fora de debate na cimeira

Não vai haver um acordo sobre embargo ao petróleo russo na cimeira, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, horas depois de o húngaro Viktor Orbán avisar que votaria contra.
Guerra na Ucrânia

Embargo a petróleo russo possível "dentro de dias"

O ministro da Economia alemão anunciou que embargo da UE ao petróleo russo pode acontecer "dentro de dias", mas não há unanimidade, especialmente pela Hungria que "levantou problemas".
Brasil

Petrobras mudou de presidente depois de 40 dias

A saída do presidente dá-se horas depois de Bolsonaro ter criticado a redução de 30% do fornecimento à Petrobras de gás natural da empresa estatal boliviana Yacimientos Petrolíferos.
EDP Renováveis

EDP Renováveis e Lhyfe em parceria para hidrogénio

Acordo industrial prevê que a EDP Renováveis forneça eletricidade para a produção de hidrogénio a partir de fontes renováveis. Empresa da EDP pode participar em novos projetos com a francesa Lhyfe.
Fact Check

EUA vão pagar embargo de gás russo?

Publicação diz que Joe Biden, presidente norte-americano, está disposto a pagar pelos efeitos do bloqueio europeu aos combustíveis russos. Será verdade?
Energia Renovável

GreenVolt no mercado de renováveis da Islândia

A GreenVolt destacou a Islândia como referência mundial em termos de energias renováveis, afirmando ser um "orgulho" poder ajudar o país no reforço da capacidade de geração de energia.
Gás Natural

Ibéria poderia substituir até 40% do gás russo 

Análise do centro de competências do Estado, o PlanApp, indica que a Península Ibérica teria capacidade para substituir até 40% do gás que Europa importa da Rússia. A interligação a França é o travão.
Vila Nova de Gaia

"Posto" ilícito de venda de gasolina desmantelado

A Autoridade Tributária e Aduaneira apreendeu cerca de 3.000 litros de produtos petrolíferos e 129 mil euros numa investigação criminal que desmantelou um posto clandestino de venda de gasolina.
Combustível

Margens das gasolineiras: acaba a consulta pública

A consulta pública da metodologia para lei das margens das gasolineiras, promovida pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), termina segunda-feira.
Noticiário

4h. Presidente da Polónia visita Ucrânia

Andrei Duda é o primeiro líder estrangeiro a discursar perante deputados desde o início da guerra. Governo acredita que porto de Sines é solução "imediata" para falhas de abastecimento energético.
Noticiário

24h. Energia. Sines pode suprir falhas de imediato

Secretário de Estado do Ambiente e da Energia, João Galamba, acredita que Portugal pode ter papel importante para combater falhas de abastecimento provocadas pela guerra na Ucrânia.
Guerra na Ucrânia

Gazprom suspende fornecimento de gás à Finlândia

Antes, a companhia finlandesa Gasum tinha revelado que a gigante russa do gás lhe cortara o fornecimento, tal como anunciado na sexta-feira, por não satisfazer a exigência de pagar em rublos.
Noticiário

2h. Estónia, Letónia e Lituânia com embargo russo

Rússia prepara-se para cortar o fornecimento de eletricidade aos três países Bálticos. E ainda, Ucrânia pede que Rússia seja responsabilizada financeiramente por crimes cometidos na guerra.
Noticiário

00h. Rússia corta energia a três países do Báltico

Antes, Moscovo já tinha anunciado o corte do fornecimento de energia à Finlândia, também a partir deste sábado. Ainda neste jornal, o Kremlin anuncia a rendição total na fábrica Azovstal.
António Costa

Portugal pode contribuir para autonomia energética

António Costa defendeu que Portugal pode contribuir para a autonomia energética na Europa, de maneira a perder a dependência às exportações do gás russo.
Guerra na Ucrânia

Antigo chanceler alemão deixa petrolífera russa

Gerhard Schröder, próximo do Presidente russo e sob fortes críticas desde o início da invasão, informou o grupo de que não podia prolongar as suas funções como presidente do conselho de administração.
Noticiário

10h. Portugal e Polónia negociam gás

O primeiro-ministro, António Costa, confirmou na manhã de sexta-feira que Portugal e Polónia estão a negociar a distribuição de gás, a partir do porto de Sines.
Noticiário

8h. Greve da função pública fecha escolas

Sentem-se os efeitos da greve da função pública, reportagem para ouvir. Portugal está a negociar enviar gás de Sines para Alemanha e Polónia. Costa vai a Kiev, como se prepara a capital ucraniana?
Guerra na Ucrânia

Portugal quer distribuir gás para a Europa

Atualizado
Governo português está em negociações “ao mais alto nível” para distribuir gás a partir de Sines para Alemanha e Polónia. António Costa confirma contactos com governo polaco e outros da UE.
Petróleo

Imposto sobre lucros inesperados

Se aos atuais custos de energia adicionar um desincentivo no investimento, com novo imposto, o mais provável é que a produção de petróleo diminua, com previsíveis aumentos na fatura do cliente final.
Guerra na Ucrânia

Zaporijia. Rússia quer que Kiev pague eletrecidade

A central de Zaporijia, a maior da Europa e sediada na Ucrânia, está sob ameaça de ser tomada caso Kiev não pague a Moscovo pela eletricidade produzida no local.
Comissão Europeia

Eficiência energética. UE dá 2 meses a Portugal

A Comissão Europeia afirmou esta quinta-feira que Portugal tem dois meses para completar a transposição na legislação nacional das regras europeias sobre eficiência energética.
Combustível

Combustíveis. Preços acima da média da UE

Os dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos divulgados esta quarta-feira revelam que os preços da gasolina e do gasóleo em Portugal estiveram acima da média da União Europeia.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia vai receber combustível da Polónia

A ministra do Desenvolvimento Económico da Ucrânia disse esta quarta-feira que vai receber combustível da Polónia, enquanto o governo está a lutar para equilibrar o mercado e retomar as exportações.
Guerra na Ucrânia

O "power" da UE para se livrar da energia russa

Plano europeu quer libertar Europa da energia russa o "quanto antes". Não há data no gás, mas há medidas para lidar com corte abrupto do abastecimento: redução solidária do consumo e teto aos preços.
Noticiário

16h. UE. Portugal tem a 8.ª gasolina mais cara

Este ano, o combustível em Portugal ficou 17 cêntimos mais caro em relação a Espanha, devido aos impostos. Ainda neste jornal, a União Europeia anuncia apoio à Ucrânia de mais 9 mil milhões de euros.
Energia

210 mil milhões para UE ser independente da Rússia

A Comissão lança pacote energético de 210 mil milhões de euros até 2027 para a UE ser independente da energia russa e propões redirecionar 300 mil milhões em verbas comunitárias para o financiar.
Noticiário

4h. UE apresenta plano contra combustíveis russos

Uma proposta que prevê um investimento de 210 milhões de euros. O objetivo é que esta dependência termine em 2027, e que se recorra a uma conversão para as energias verdes.
Guerra na Ucrânia

UE prevê "grave rutura" de gás no inverno

Para combater os problemas no fornecimento russo, Comissão Europeia propõe mais armazenamento e admite recurso ao mecanismo de compras conjuntas.
Guerra na Ucrânia

UE com plano para independência da energia russa

A Comissão Europeia vai propor um plano de 210 mil milhões de euros para que, em 2027, a União Europeia seja independente da energia russa. Bruxelas diz que "tal investimento será compensador".
Internet

550 famílias pediram a Tarifa Social de internet

A ANACOM adianta que quase 800 mil agregados podem vir a beneficiar da Tarifa Social da internet. Já a DECO considera que há uma fraca adesão e que a medida está abaixo das necessidades das famílias.
Guerra na Ucrânia

Bulgária pede escusa do embargo ao petróleo russo

Com 95% do gás utilizado pelo país oriundo da Rússia e com sua única refinaria a apenas conseguir processar petróleo russo, a Bulgária solicitou a sua isenção dos embargos a Rússia.
Guerra na Ucrânia

Países voltaram a querer petróleo e gás africano

O "ataque" aos combustíveis fósseis acabou em fevereiro por causa do conflito na Ucrânia. Agora dizem aos africanos: produzam mais gás, precisamos do vosso petróleo e gás", disse Obiang Lima.
Guerra na Ucrânia

MNE nega "oposição" a embargo ao petróleo russo

O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, afirmou que não existe nenhuma "oposição de fundo" por parte da União Europeia ao embargo do petróleo russo.
Açores

Empresa de eletricidade alvo de ataque informático

A empresa EDA e associados foram alvo de ataque informático, cujas "causas e impactos ainda estão a ser analisados", mas garantiu todas as condições inerentes ao normal fornecimento da energia.
Noticiário

4h. Combustíveis: ASAE recebeu 400 denúncias

Os dados são avançados pelo inspetor-geral da autoridade de segurança, Pedro Gaspar, que assegura que vai continuar a ser feito um acompanhamento do mercado.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.