Energia

Energia

Petróleo. Descida de preços não aumentará procura

A procura será travada pela moderação das perspetivas económicas. O pacto entre a Organização de Países Exportadores de Petróleo e outros 10 levou a uma descida na oferta em 415 mil barris por dia.
Empresas

EDPR, Engie e Repsol já podem adquirir Windplus

A Comissão Europeia concluiu que a aquisição do conjunto do consórcio português Windplus pela EDP Renováveis (EDPR), pela francesa Engie e pela espanhola Repsol não levanta problemas de concorrência.
Ministério do Mar

Novo plano de ordenamento privilegia renováveis

Entre outras medidas, o novo plano de ordenamento marítimo prevê a aposta nas energias renováveis oceânicas e a proibição da exploração petrolífera, anunciou a ministra do Mar.
Angola

Produção petrolífera angolana cresce 1,521 milhões

Angola produziu 1,521 milhões de barris de petróleo por dia em novembro, um aumento de 3 mil barris face a outubro, segundo o relatório mensal da Organização de Países Exportadores de Petróleo.
OPEP

OPEP: produção de petróleo será mais baixa em 2019

Segundo a OPEP, em 2019, a produção rival da organização deverá ser de 62,19 milhões de dólares, mais 90 mil barris do que o previsto há um ano.
Angola

Angola vai fornecer geradores a São-Tomé

O responsável da missão técnica angolana garantiu que o seu país tem "experiência avançada" no ramo e acredita ser possível até às vésperas da quadra festiva ter o problema resolvido.
Guiné-Bissau

UE e Galp levam gás a casa de 130 mil guineenses

O projeto Fumu Kaba é financiado em 90% pela União Europeia e em 10% pela Galp e pretende incentivar os guineenses a deixar de utilizar o carvão para cozinhar os alimentos e passar a usar gás.
Brasil

Roubo de petróleo causa grande derrame no Brasil

As autoridades brasileiras dizem que o derrame de petróleo no estado do Rio de Janeiro, no sábado passado, foi causado por ladrões de combustível. Foram libertados cerca de 15.850 galões de petróleo.
Angola

Petrolífera italiana descobre petróleo em Angola

Esta descoberta em Afoxé foi a última confirmação do potencial para exploração de petróleo no lado sul do Bloco 15/06, previsivelmente considerado também com potencial para exploração de gás natural.
Eletricidade

Tarifas da luz devem baixar 3,5% em janeiro

106
Governo enviou ao regulador um despacho a aprovar transferência de 189 milhões de euros para o sistema elétrico. Tarifas baixam 3,5% em janeiro para as famílias.
Ministério do Ambiente

Transportes e energia serão foco no Ambiente

123
Portugal vai revolucionar o setor dos transportes e investir largamente na energia solar, só considerando a exploração de petróleo com uma "discussão muito alargada", disse o ministro do Ambiente.
Angola

Parlamento pede atenção ao preço do petróleo

Ruth Mendes, adiantou que os deputados já debateram a possibilidade de uma revisão à proposta do OGE para 2019 - o orçamento está projetado com base no preço do barril de petróleo a 68 dólares.
França

Macron fala sobre "coletes amarelos" para a semana

Emmanuel Macron vai falar ao país sobre os "coletes amarelos" após o protesto nacional daquele movimento marcado para sábado "porque não deseja colocar óleo no fogo".
Angola

OPEP. Angola solução para o preço do petróleo

Angola defende que Organização dos Países Exportadores de Petróleo deve encontrar "soluções" para estabelecer um "preço justo" do barril de petróleo que satisfaça produtores e consumidores.
França

Governo acusa "coletes amarelos" de violência

A ministra do Interior francesa advertiu para a existência de manifestantes violentos entre os "coletes amarelos", dando o exemplo de um porta-voz que quis invadir o Palácio do Eliseu.
Moçambique

Hidrocarbonetos: falta de preparação para projetos

Alfredo Sitoe defende a necessidade de as empresas que pretendem prestar serviços e fornecer bens às multinacionais envolvidas na exploração de hidrocarbonetos conhecerem as normas de qualidade.
Angola

Angola aprovou fim do monopólio dos diamantes

217
As decisões foram tomadas na tradicional reunião do Conselho de Ministros, liderada pelo Presidente angolano, João Lourenço, cujo comunicado final foi enviado à agência Lusa.
Donald Trump

Trump pede à OPEP para não subir preço do petróleo

A discussão foca-se em torno de estratégias de redução de produção, no momento em que o preço do barril se aproxima, em queda, de 50 dólares.
Moçambique

Anadarko vai contratar seguradoras para Moçambique

A companhia Anadarko anunciou que vai contratar empresas de seguros para as suas operações em Moçambique, onde vai liderar um consórcio que vai produzir gás natural na região norte do país.
Energia

Plano propõe metade da energia limpa em 2030

O ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, lembrou que as metas estão em consonância com as do Roteiro, cujas metas são atingir a neutralidade carbónica.
Brasil

Brasil bate recorde de produção de petróleo e gás

A produção de petróleo e gás natural no Brasil bateu um novo recorde em outubro, quando o país bombeou 3,35 milhões de barris por dia.
Investimento

Neutralidade carbónica: mais 2 mil milhões por ano

O investimento anual em Portugal deverá aumentar de 30 para 2 mil milhões de euros, para tornar o país neutro nas emissões de dióxido de carbono até 2050. O maior investimento será nos transportes.
França

Governo francês suspende aumento de impostos

668
O primeiro-ministro francês anunciou ao país que o aumento dos impostos sobre os combustíveis, que está na origem dos tumultos no país, será suspenso durante seis meses. "Agora é tempo de diálogo".
Alterações Climáticas

CO2. Próxima década será decisiva para Portugal

A próxima década será decisiva para Portugal ser neutro nas emissões carbónicas, com mais setores da economia a virarem-se para a eletricidade produzida a partir de fontes renováveis.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo defende que EUA são prioridade

Na véspera de receber o Presidente da China, Xi Jinping, Marcelo apontou Portugal como "um dos muito poucos" países na Europa que "conseguem compreender plenamente" os Estados Unidos da América
Venezuela

Conferência da OPEP será presidida pela Venezuela

A Venezuela assumirá a presidência da Conferência da OPEP a partir de janeiro de 2019, que abrirá com um debate sobre um novo corte da produção de petróleo.
Petróleo

Brent em forte alta por trégua entre EUA e China

O barril de petróleo Brent para entrega em fevereiro estava a cotar-se a 61,90 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, mais 5,4% que no fim da sessão anterior.
OPEP

Qatar sai da OPEP mas diz que não é por "política"

120
País garante que é uma decisão "estratégica", sem motivações políticas, quando as relações do Qatar com os países vizinhos azedam cada vez mais. É o primeiro país do Médio Oriente a sair da OPEP.
Mar

Do maldito petróleo à sanha anti-empresarial

O consórcio ENI/Galp já anunciou a desistência do projecto. Uma pequena contrariedade para o consórcio? Mas, para Portugal, eventualmente, muito pior do que isso, talvez mesmo um grande rombo.
Angola

Petróleo mais barato faz Angola perder dinheiro

A produção petrolífera de angolana caiu do equivalente a 3.325 milhões de euros, em outubro, para 2.683 milhões de euros em novembro.
Combustível

Macron. "Eles não querem mudanças, querem o caos"

608
Há 75 mil pessoas a manifestar-se em toda a França: 5500 estão em Paris. Entre os feridos, estão 17 polícias. Um manifestante terá roubado uma arma fogo de um carro da polícia.
Angola

Angola. Preço do petróleo não deve desanimar

O presidente angolano disse que a baixa do preço do barril de petróleo no mercado internacional não deve desanimar e defende que se deve apostar na produção interna e no aumento das exportações.
Governo

Brasil. Militar será ministro de Minas e Energia

O almirante é o 10.º membro do gabinete do futuro Governo brasileiro que pertence ou mantém uma relação forte com as Forças Armadas do país. Bolsonaro reforça, assim, o perfil militar do seu gabinete.
Energia Renovável

Renováveis. 5 pareceres contra devolução de apoios

A APREN, que junta produtores renováveis, está pronta para lutar contra devolução de duplos apoios públicos. Cinco pareceres jurídicos contestam legalidade da medida que pode custar até 300 milhões.
Orçamento do Estado

Bloco. Governo deu "mega-isenção" às renovaveis

Centrais eólicas que ganharam licença em concurso e contribuíram para fundo de inovação vão continuar isentas do pagamento da contribuição extraordinária sobre a energia.
Peru

Oito mil barris de petróleo derramados na Amazónia

Os autores do ataque ao oleoduto denunciam irregularidades por parte do Partido Restauração Nacional, que venceu a eleição no município de Morona, em Loreto, região que faz fronteira com o Brasil.
Galp

Política fiscal de curto prazo trava investimento

Presidente da Galp avisa que enquanto a Europa não tiver visão de longo prazo da política fiscal na energia, será muito difícil decidir investimentos e isso pode perturbar segurança de abastecimento.
França

França. Impostos sobre combustíveis vão aumentar 

Apesar dos protestos protagonizados pelos "coletes amarelos", a reivindicar o aumento do preço dos combustíveis, o governo francês confirmou a intenção de aumentar os impostos sobre os combustíveis.
França

Português detido por atropelar "colete amarelo"

O camionista português, com cerca de 50 anos, atropelou um motard que estava a participar na marcha lenta dos "coletes amarelos". A polícia francesa está a investigar o caso.
Emmanuel Macron

Macron vai fechar 14 reatores nucleares até 2035

Além do fecho de reatores, também vai ser dado apoio ao desenvolvimento das energias renováveis, que vai passar dos cinco mil milhões atuais para "sete a oito mil milhões de euros por ano".
Moçambique

Governo acusa gasolineiras de venda adulterada

O Ministério dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique acusou estações de serviço de venderem combustível adulterado, anunciando a aplicação de sanções contra os suspeitos.
Energia Renovável

Renováveis podem ter de devolver até 300 milhões

137
Mais de 150 produtores do regime especial receberam 300 milhões de euros em apoios públicos que acumularam com tarifas acima do mercado e vão ter de devolver uma parte. Decisão está com João Galamba.
Petróleo

Instituições definiram o preço por barril

O Governo angolano projetou o preço do barril de petróleo em 68 dólares como base do OGE 2019 por estar abaixo do estimado (70 dólares) por várias organizações financeiras internacionais.
Petróleo

Geopolítica define oscilações do preço do petróleo

Em declarações à agência Lusa o economista nigeriano Mahaman Laouan Gaya, argumentou que a lei da oferta e da procura já foi ultrapassada por questões geoestratégicas na definição do preço do petróleo
Combustível

Governo baixa imposto sobre gasolina em 2019

937
Governo vai baixar em três cêntimos por litro a taxa sobre a gasolina. Portaria publicada em Diário da República dá conta de descida, a partir de início do próximo ano.
França

"Coletes amarelos". 130 detidos e 24 feridos

339
"Coletes amarelos" estiveram nas ruas de Paris, em confrontos com forças de segurança. Protestos começaram contra aumento dos combustíveis e passaram a pedidos de demissão de Macron. Veja as imagens.
Angola

Petróleo. Efeitos no Orçamento preocupam Angola

O petróleo é a receita essencial para o Orçamento Geral do Estado (OGE) angolano, tendo atingido esta sexta-feira a cotação mais baixa desde outubro de 2017.
Petróleo

Barril atinge nível mais baixo desde 2017

O barril de petróleo Brent continuou a cair e cotou-se a 60,29 dólares cerca das 10:35 em Lisboa, o nível mais baixo desde novembro de 2017 e menos 2,4% do que na abertura.
Energia

Energia. Marcelo nega interferência externa

O Presidente da República foi questionado sobre um alegado desagrado da China face à política energética nacional. Marcelo afirmou que está "fora de causa" qualquer interferência de qualquer país.
Alterações Climáticas

Carros a diesel e gasolina. Banir venda em 15 anos

640
Estudo da federação europeia diz que para cumprir meta de carbono zero em 2050, países europeus devem banir venda de carros a diesel e gasolina, até 2035, o mais tardar. E propõe aumento de impostos.
Timor-Leste

Timor-Leste compra participação da Shell 

O negócio da participação da Shell no consórcio dos campos Greater Sunrise custou a Timor-Leste cerca de 265 milhões de euros e representa 26,56% da empresa. Xanana Gusmão diz que é "histórico".
Energia

Ministro insiste: famílias devem rever potência

364
Em artigo de opinião, ministro do Ambiente revela a potência de energia que ele próprio contratou e insiste na "exortação" às famílias para que revejam os seus casos.
Energia

Novo diretor de Galamba foi afastado por falhas 

6.164
Novo Diretor-Geral de Energia, nomeado por João Galamba, tinha sido afastado em março de um cargo na DGEG por supostas falhas no exercício de funções, por decisão do diretor que ele agora substitui.
Energia

João Galamba afasta Diretor-Geral da Energia

389
Com a chegada de João Galamba à pasta da energia já há mexidas. O diretor-geral da Energia, nomeado pelo anterior secretário de Estado, foi afastado. Ministério fala em reestruturação.
França

Ruas e bombas bloqueadas. Franceses dizem "basta!"

2.400
Estão cansados de "pagar, pagar, pagar". Queixam-se do aumento dos impostos e da perda do poder de compra, por isso, tomaram conta das ruas. Enquanto bloqueiam estradas, gritam pela demisão de Macron.
França

Camionistas ponderam seguir protesto francês

3.721
Depois dos protestos dos "coletes amarelos" em França, os camionistas portugueses admitem seguir o mesmo exemplo na ausência de respostas da reunião com o secretário de Estado das Infraestruturas.
França

Franceses revoltados. Quanto pagam na bomba?

5.306
Combustível mais caro das últimas décadas levou milhares para as ruas. A gota de água foi o anúncio da subida do imposto sobre os hidrocarbonetos. Como se compara com os preços em Portugal?
França

Mais de 400 feridos nos protestos em França

Mais de 400 pessoas ficaram feridas, 14 em estado grave, nos bloqueios organizados em França pelos "coletes amarelos" contra o aumento dos impostos dos combustíveis e a diminuição do poder de compra.
França

"Coletes amarelos" juntam 50.000 manifestantes

159
O movimento dos "coletes amarelos" promoveu mais de mil manifestações em toda a França, com mais de 50 mil manifestantes, disse o ministro do Interior francês, Christophe Castaner.
Protestos

Manifestante morre em bloqueio em França

108
Uma manifestante dos "coletes amarelos" morreu hoje em Sabóia, sudeste de França, atropelada por uma condutora em pânico,
Entrevista

"Precisamos da EDP para cumprir metas" ambientais

Ministro do Ambiente garante que não absorveu a Energia só para fazer o jeito ao colega da Economia. Diz que o país precisa muito da EDP e garante que não se preocupa com o "lobby" elétrico.
Energia

O lobby elétrico "preocupa-me muito pouco" /premium

Ministro do Ambiente e Transição Energética não receia lobby da energia. Diz que vai manter cortes decididos pelo antecessor, mas também assume que país precisa da EDP para cumprir metas ambientais.
Energia Nuclear

Espanha quer fechar central de Almaraz até 2024

O Governo espanhol pretende começar a encerrar as centrais nucleares do país à medida que estas cumpram 40 anos de atividade. Os sete reatores que estão a funcionar serão desligados entre 2023 e 2028.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)