António Lamas chegou esta terça-feira ao Centro Cultural de Belém, em Lisboa, para ocupar o cargo de presidente. A secretaria de Estado da Cultura já anunciou o antigo presidente da Parques de Sintra – Monte da Lua como sucessor de Vasco Graça Moura, mas António Lamas pode vir a gerir todo o pólo museológico entre Belém e Ajuda.

A decisão de nomear António Lamas como presidente da Fundação Centro Cultural de Belém já tinha sido anunciada há um mês, mas o exercício de funções começa esta terça. O que a secretaria de Estado da Cultura (SEC) confirma agora é a possibilidade de António Lamas ficar à frente de um novo modelo de gestão dos museus, monumentos, jardins e equipamentos culturais, onde se incluem, por exemplo, a Torre de Belém, o Palácio da Ajuda e mesmo o novo Museu dos Coches.

“Dele se espera a apresentação de um projeto de gestão integrada do eixo Belém-Ajuda, articulando-se entidades e equipamentos de responsabilidade institucional de diferentes tutelas, com o objetivo de promover a nível nacional e internacional aquele que é o conjunto patrimonial mais visitado do país”, pode ler-se no comunicado enviado pela SEC. Ou seja, só após a apresentação e aprovação do projeto é que António Lamas poderá passar a gerir todo o pólo museológico de Belém e Ajuda.

António Lamas era desde 2006 presidente da Parques de Sintra – Monte da Lua, que gere o Palácio da Pena, o Palácio de Monserrate, entre outros. No final do ano passado, escreveu um artigo de opinião no Público onde levanta o véu ao que se pode esperar do seu mandato no CCB, e onde se pode ler que, na sua visão, a sustentabilidade da Parques de Sintra “depende, por isso, do que costumo designar por ciclo virtuoso da correta gestão do património: a sua recuperação qualificada permite atrair mais visitantes, gerar mais receitas e promover mais intervenções valorizadoras desse património”. No seguimento desta ideia explica que esta gestão talvez se possa aplicar a outros sítios “como exemplo, o caso de Belém, em Lisboa, em que, num perímetro delimitado, existe património diversificado do mais alto nível, nacional e mundial…”.

António Lamas substitui, a partir desta terça-feira, o vogal do conselho de administração do CCB Miguel Leal Coelho, que ocupava a presidência interina desde o falecimento do presidente do CCB, Vasco Graça Moura, em abril deste ano. Vasco Graça Moura tinha deixado prontas as linhas programáticas do CCB até 2015.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR