Quase metade dos passageiros com reserva para voar na TAP na quinta-feira e no sábado, dias de greve dos tripulantes de cabine, já cancelaram ou reagendaram as suas viagens, de acordo com a companhia aérea nacional. A TAP informou que “no momento em que foi conhecida a greve, estavam reservados 55.000 passageiros no total dos dois dias, número que à data de hoje baixou para cerca de 30.000”, mas ainda assim a companhia antecipa “uma significativa perturbação na operação da companhia nestes dias”.

A transportadora nacional refere estar em condições de garantir apenas a realização dos voos operados pela Portugália Airlines (PGA) e dos voos declarados pelo Conselho Económico e Social como serviços mínimos. Estes voos para quinta-feira são: Lisboa/Funchal/Lisboa, Lisboa/Terceira/Lisboa, Lisboa/São Paulo/Lisboa. No sábado realizam-se os voos Lisboa/Funchal/Lisboa, Lisboa/Pico/Terceira e Lisboa/São Paulo/Lisboa.

A greve, convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), filiado na UGT, é repartida em dois períodos, sendo o primeiro entre as 00:00 e as 23:59 de quinta-feira e sábado e a segunda a 30 de novembro e 2 de dezembro.

“As razões da greve são lutar contra a postura de intransigência e de incumprimento do Acordo de Empresa” pela TAP, afirmou Nuno Fonseca da direção do sindicato à Lusa, adiantando que a transportadora não respeita o direito dos trabalhadores a um fim de semana em cada sete semanas, nem os direitos das mães com filhos em idade de amamentação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR