436kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Administração Pública

Administração Pública

PCP e BE exigem aumentos salariais

Durante a participação na manifestação dos trabalhadores da administração pública, em Lisboa, os dirigentes do PCP e do BE reivindicaram a necessidade de aumentar os salários.
Noticiário

20h. PM promete atualização de salários em 2023

Garantia deixada pelo primeiro-ministro numa entrevista promovida pelo clube dos jornalistas. Ainda neste jornal, Zelensky volta a sublinhar a disponibilidade para o diálogo com Moscovo.
Sindicatos

Sindicatos reúnem-se com novo Governo no dia 20

A equipa liderada pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, irá, pela primeira vez, reunir-se com estruturas sindicais para definição das matérias prioritárias para a negociação.
Administração Pública

Presidente da ANMP otimista com descentralização

Confiante com "soluções de consenso" com o Governo, a presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) afirma que o processo de descentralização está em “marcha acelerada”.
Açores

PRR. Deloitte nega pressão do governo dos Açores

Apesar de negar interferência feita pelo governo dos Açores, o consultor da Deloitte, Rui Gidro, admite contactos e tomadas de decisão do executivo sobre as Agendas Mobilizadoras.
PRR

Alargado prazo para concurso a estágios públicos

O prazo para a primeira edição do programa de estágios decorre até 18 de março, uma vez que foi prorrogado. Os estágios têm a duração de nove meses e destinam-se a jovens licenciados até aos 30 anos.
PRR

Administração Pública tem 73,58% do apoio digital

A Administração Pública beneficia de 73,58% dos montantes PRR no digital, diz Comissão Nacional de Acompanhamento. O PRR tem período de execução até 2026 e quer reparar danos provocados pela Covid-19.
Crime Informático

AP e operadores têm de notificar ciberataques

Estas entidades "devem implementar todos os meios e os procedimentos necessários à deteção, à avaliação do impacto e à notificação de incidentes com impacto relevante ou substancial".
Conselho de Ministros

Ação Social. Autarquias podem adiar transferência

Vários autarcas, nomeadamente o grupo dos autarcas social-democratas, tinham defendido o adiamento, para o fim de dezembro, considerando não terem condições para aceitar as áreas a descentralizar.
Administração Pública

Função Pública

Muitos anos de ver os melhores serem sempre quebrados, pouco a pouco, com o peso das disfuncionalidades, os obstáculos lançados no seu caminho, com todo o seu esforço ser emperrado e a recompensa zero
Militares

AOFA alerta "reduções de remunerações" militares

"2022 está já a constituir-se como o 12º ano consecutivo em que os militares portugueses verão reduzidas, em valor absoluto, as suas remunerações", escreve a AOFA, mencionando "outras agravantes".
Administração Pública

Criadas equipas multissetorias com projetos comuns

O despacho do diretor do Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública cria cinco equipas multidisciplinares e define as competências de cada uma.
Administração Pública

AMA analisa decisão da Proteção de Dados

Agência da Modernização Administrativa está a analisar formas alternativas de autenticação profissional ao Cartão de Cidadão e à chave móvel digital para funcionários das Lojas do Cidadão.
Administração Pública

Cobrança de impostos não é prioridade do Governo

A administração pública não pode continuar a selecionar lideranças que se eternizam nos lugares décadas e se escolhem umas às outras, em concursos de fachada, num sistema sem capacidade de regeneração
Administração Pública

Administração pública deve usar menos 20% papel

O diploma estabelece os objetivos nacionais a médio longo prazo da redução do consumo dos produtos de plástico, que ambicionam ser 80% até 31 de dezembro de 2026 e de 90% até 31 de dezembro de 2030.
Legislativas 2022

FESAP pede assumir de compromissos aos partidos

Para a FESAP é ainda fulcral que os partidos encarem o problema da precariedade na administração pública como uma prioridade, assumindo o iniciar um novo processo de regularização de vínculos.
Administração Pública

O Novo Normal dos Serviços Públicos

É necessário apostar na partilha dos dados entre as diferentes entidades e instituições, investir na literacia digital da sociedade, já que este é um dos aspetos que também cria entropias no processo.
Administração Pública

Administração Pública anuncia estágios em janeiro

Segunda edição de estágios "destina-se aos serviços que concorram ao aviso que deverá ser publicado em janeiro", sendo que, "para os candidatos, os critérios de seleção manter-se-ão idênticos".
Administração Pública

Mais mil estágios na Administração Pública

Em causa está o programa "EstágiAP XXI" que, segundo refere o comunicado do Conselho de Ministros, "visa promover o rejuvenescimento da Administração Pública e atrair jovens" para os serviços.
Liberdades

O segredo é a alma do socialismo

Não tarda, o tradutor para surdos que assiste a dra. Graça é “negacionista”. A prepotência convida à paranóia, e a paranóia convida a descobrir inimigos em cada esquina.
ADSE

Novas tabelas da ADSE em vigor a partir de janeiro

A ministra salientou que a revisão das tabelas da ADSE foi "muito complexa" mas, a seu ver, "foi conseguida", lembrando que as mesmas não eram atualizadas "há pelo menos duas décadas".
Salários

Aumento dos salários só num próximo Governo

Sobre os aumentos salariais aquém do previsto, ministra justificou com uma "situação de crise, que foi uma crise de saúde pública, mas com óbvias consequências económicas e sociais".
Ministério do Ambiente

PRR. 40 milhões para eficiência energética

No texto, é referido que "o Governo apoiará medidas que fomentem a eficiência energética nos edifícios da Administração Pública Central e que reforcem a produção de energia de fontes renováveis."
Administração Pública

O dia da libertação

A nossa percentagem de funcionários públicos está em linha com a dos demais países da UE. Mas sempre que existe algum desafio que ultrapasse a mera rotina são necessários mais meios.
FESAP

FESAP. Governo admite aumento superior a 0,9%

O Governo indicou que dado o contexto político atual, com o chumbo do Orçamento do Estado para 2022, os funcionários públicos terão no próximo ano uma atualização salarial de 0,9%.
Função Pública

Sindicato: atualização salarial é insuficiente

A presidente do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado diz que "há outros mecanismos que podem trazer rendimento disponível" aos trabalhadores como o pagamento das contribuições para a ADSE.
Função Pública

Governo: objetivo é "não perder poder de compra"

A ministra da Administração Pública diz que as atualizações salariais da função pública acompanharão um eventual aumento da inflação, a partir da qual foram calculadas.
Função Pública

Governo e sindicatos em ronda negocial suplementar

Os sindicatos da função pública esperam convencer o Governo a subir a proposta de atualização salarial para 2022, que se encontra em 0,9%, valor que as estruturas sindicais consideram insuficiente.
Noticiário

14h. FESAP afasta novas greves antes de eleições

Sindicatos da Administração Pública lamentam a falta de resposta do Governo, mas guardam greves para depois das eleições. NATO não vê a situação na fronteira da Polónia como "ameaça militar".
Administração Pública

FESAP pede aumentos além de 0,9% se inflação subir

Sindicatos da função pública criticam o Governo por não mudar proposta de aumentos salariais para 2022. Com a inflação a subir, FESAP quer que atualização dos salários fique acima dos 0,9%.
Sindicatos

Governo e função pública reúnem-se esta 2ª feira

O Governo confirmou que os funcionários públicos vão ter no próximo ano uma atualização salarial de 0,9% e que a remuneração base será alinhada com o novo valor do salário mínimo nacional.
Noticiário

6h. Portugal conhece adversário a 26 de novembro

Neste jornal, Portugal conhece adversário do play-off de acesso ao Mundial a 26 de novembro. E ainda, as expectativas dos sindicatos para as reuniões com o Governo.
Noticiário

4h. FESAP com esperanças na reunião com o Governo

Nesta edição, os sindicatos voltam a reunir esta segunda-feira com o Governo. A FESAP tem esperança que o executivo traga novidades, nomeadamente na questão do salário mínimo nacional
Noticiário

14h. Governo garante processo de descentralização

Quem o diz é a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão. Processo de descentralização de competências para as autarquias tem de ficar concluído até 31 de Março.
Greve

Greve começa já esta noite nos hospitais e lixo

A Frente Comum (CGTP) reivindica aumentos de 90 euros para todos os trabalhadores e um salário mínimo de 850 euros na administração pública, mas o Governo vai fazer uma atualização salarial de 0,9%.
UGT

FESAP. Momento político prejudica os trabalhadores

Abraão considera que chumbo do OE atrasou processos de negociações e diz que é preciso um crescimento dos salários, uma política fiscal mais justa e melhores oportunidades de trabalho para os jovens.
Frente Comum

Frente Comum mantém greve da função publica na 6.ª

A Frente Comum reivindica aumentos de 90 euros para todos os trabalhadores, um salário mínimo de 850 euros na administração pública, a revisão das carreiras e do sistema de avaliação.
Administração Pública

Fesap volta na quarta às negociações com o Governo

As duas reuniões de negociação coletiva foram marcadas pelo gabinete do secretário de Estado da Administração Pública em resposta ao pedido que a federação fez na semana passada.
Emissão Especial

Eleições? "Administração pública terá de reagir"

Para o economista António Nogueira Leite, Marcelo "utilizou uma data adequada a um esclarecimento" político. E diz que OE, aprovado noutro contexto, seria "muito mau" para a economia portuguesa.
FESAP

Fesap desconvoca greve de dia 12

Fesap disse ter pedido uma reunião ao primeiro-ministro e à ministra da Administração Pública para obter explicações quanto à viabilidade do aumento do salário mínimo nacional em regime de duodécimos.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.