Administração Pública

Administração Pública

A (Des)orientação ao Cidadão

175
Não basta produzir plataformas e sistemas mesmo que em co-criação com o cidadão, que apenas ligam dois pontos em linha reta e que ao mínimo desvio empurram o cidadão para o balcão e a fila de espera.
Impostos

A nova relação dos contribuintes com o Fisco

2.301
A partir de agora as inspeções fiscais passarão a ter lugar nos ecrãs da Autoridade Tributária, à margem do procedimento, ou seja, sem passar por considerações de direitos liberdades e garantias.
Administração Pública

Frente Comum: manifestação nacional a 10 de maio

A Frente Comum vai marcar uma manifestação nacional da administração pública para o próximo dia 10 de maio, foi adiantado numa manifestação contra as alterações ao código laboral promovida pela CGTP.
Administração Pública

A partidarização da administração pública

204
Mais danoso são os “jobs for the boys” na administração pública. Este tipo de “nomeações” deveria estar obrigatoriamente vinculada ao tempo de permanência de quem os indica.
Eleições Europeias

Estado proibido de promover-se até às europeias

244
A "publicidade institucional" está proibida. Estado só pode promover "atos, programas, obras ou serviços" em caso de "grave e urgente necessidade pública". E isto também é válido para os candidatos.
Administração Pública

Função pública tem novo programa de qualificação

190
O programa insere-se no Programa Qualifica e pretende dotar os trabalhadores da Administração Pública de qualificações e competências que potenciem o desenvolvimento dos seus percursos profissionais.
Greve

Função Pública marca 2 dias de greve em fevereiro

125
Em causa está a ausência de proposta do Governo de aumentos salariais para funcionários públicos e as injustiças causadas pela lei que aumenta o salário da administração pública para os 635,07 euros.
Administração Pública

Estado. Reformados recebem por trabalhos extra

Novo diploma permite que os trabalhadores com mais de 70 anos, autorizados a continuar a trabalhar para o Estado, possam receber o mesmo valor da pensão e recebam ainda por outros estudos e pareceres.
Função Pública

Fesap alerta para injustiças no aumento salarial

113
Para a Fesap, os trabalhadores com uma remuneração inferior a 635,07 euros e que entraram em 2019 com os 10 pontos de avaliação de desempenho necessários para progredir perdem os referidos pontos.
Salário Mínimo Nacional

Governo defende aumento do salário mínimo 

O ministro do trabalho defende que "isso acontece não apenas no setor público, há várias dezenas de contratos coletivos que fixam o salário mínimo até acima do fixado pelo Estado".
Eurostat

Portugal com o segundo maior excedente da UE

134
Números do Eurostat dizem respeito apenas aos três meses entre julho e setembro, mas Portugal iguala a Bulgária e fica apenas atrás de Malta.
IRS

Fesap diz que descida do IRS não chega

As tabelas do IRS asseguram um aumento de 21 euros, mas para os sindicatos este ajustamento mantém a "injustiça salarial" criada com a fixação da remuneração base da função pública nos 635 euros.
País

D de desmazelo /premium

229
Se alguém procedesse à contabilidade dos estragos de dimensão nacional pelo “deixa andar–esqueci-me–tanto faz–logo se vê–espera-se um bocadinho–não há-de ser nada”, chegaria a resultados devastadores.
Administração Pública

Fisco. Maioria dos serviços encerrada

115
No terceiro dia de greve dos trabalhadores dos Impostos a grande maioria dos serviços está encerrada e, os que não estão, têm falta de funcionários, declarou o presidente do Sindicato.
Administração Pública

Greve dos notários com 95% de adesão

No segundo dia de paralisação dos Registos e Notariado o sindicato registou uma adesão de 95%. Os trabalhadores protestam contra a revisão das carreiras especiais do setor dos registos.
Greve

Registos e Notariado. Greve com adesão de 90%

A greve dos trabalhadores dos Registos e Notariado registou "uma adesão de 90%", segundo o sindicato, criticando aspetos da proposta de revisão da lei laboral e um "défice de 1.500 trabalhadores".
FESAP

FESAP avisa para mais contestação de trabalhadores

Dirigente da FESAP lamentou que o Governo insista em aumentar apenas a remuneração mínima no Estado em 2019, deixando de fora "milhares de trabalhadores" e avisou sobre aumento da contestação.
Administração Pública

Registos. Serviços mínimos põem greve em causa

O Sindicato refere que o número de trabalhadores definidos para assegurar os serviços mínimos ultrapassa "numa grande parte das Conservatórias, os efetivos que lá trabalham", pondo em causa a greve.
Administração Pública

Espaços Cidadão ascendem a 537 em todo o país

Com a abertura de quatro novos serviços no concelho das Caldas da Rainha, o número de Espaços Cidadão do país subiu para 537. Só nesta legislatura foram abertos 321 novos espaços.
Greve

O mundo que António Costa criou /premium

1.596
Desde 2015 que este governo trata os funcionários como o factor decisivo das vitórias eleitorais. As greves são a maneira de os funcionários obrigarem Costa a pagar mais pelos seus votos.
Administração Pública

Agendas do Estado com dias e meses em castelhano

2.522
"Será que o Estado português já considera que Portugal é uma província de Espanha?", perguntou Marques Mendes na SIC, depois de mostrar as agendas distribuídas com dias e meses em castelhano.
Administração Pública

Plástico proibido na função pública este sábado

1.371
Copos para café ou água, pratos e taças, talheres, palhinhas e palhetas. Todos estes artigos de plástico estão proibidos a partir deste sábado na administração pública.
Administração Pública

Inteligência artificial no registo de dados

O governo apresentou projetos para tratar os dados recolhidos pela administração pública com mecanismos de inteligência artificial.
FESAP

Não houve "frango" para todos na reunião do PS

António Costa reuniu a Comissão Política Nacional do PS na sede do partido para falar sobre as contas para 2019. Num encontro "pacífico", os sindicatos foram a nota dissonante.
Orçamento do Estado

FESAP quer aumentos que dignifiquem trabalhadores

O dirigente da Federação dos Sindicatos da Administração Pública reafirmou que se o Governo não avançar com aumentos salariais que dignifiquem os trabalhadores vai partir para a greve.
Frente Comum

Frente Comum insiste em aumentos de 4%

A dirigente sindical disse que o Governo não apresentou qualquer proposta e adiantou que não irá desconvocar a greve nacional marcada para dia 26, afirmando que a decisão "está do lado do Governo".
Administração Pública

Dar mais a quem ganha menos. Justiça ou populismo? /premium

727
O populismo constrói-se com prioridades como aumentar mais quem ganha menos. É fácil concordar, mas errado, já que a administração pública tem um problema de baixos salários no topo e não na base.
Governo

Tanto faz, logo se vê, que se lixe... /premium

2.048
Dizem que é um modo de governar, e é o modo de Costa: baseia-se no "logo se vê". No "tanto faz". É esse o segredo da sua habilidade. Mas é também o veneno que está a dar cabo da Administração Pública.
FESAP

FESAP quer aumento salarial de 3,5% para 2019

A estrutura sindical reiterou também que o salário mínimo para 2019 deverá ser 615 euros, acompanhado pela revisão da tabela remuneratória única.
Caso Ricardo Robles

Leilões ao desbarato /premium

344
È muito fácil fazer grandes negócios depois de outros os terem feito, mas não me larga a sensação de que a Segurança Social andou (e se calhar ainda anda) a vender o seu património demasiado barato.
Crescimento Económico

Centeno e o arrefecimento global /premium

Centeno descongela os “funcionários” públicos que merecem do Governo a comiseração da justiça, mas de mansinho congela desenvolvimento e investimento, e as hipóteses de nos safarmos sem outra troika.
Administração Pública

Sindicatos querem proposta para rever carreiras

Os sindicatos da função pública ficaram esta sexta-feira desiludidos pela falta de uma proposta concreta do Governo para a revisão das carreiras de informática, inspeção e fiscalização
Administração Pública

Há alternativa ao ViaCTT. Está empatada há um ano

166
Parlamento já aprovou, em janeiro de 2017, e Marcelo já promulgou. É a morada única digital – que acabaria com a obrigatoriedade da ViaCTT. Mas já houve dois concursos falhados, apurou o Observador.
Administração Pública

Costa quer "liberdade" para inovação 

O primeiro-ministro reforçou, durante uma conferência no Teatro Camões, que se o país quer possuir uma administração pública inovadora, é então preciso "estimular a inovação".
Administração Pública

Militares vão lutar "até últimas consequências"

1.368
Progressões nas carreiras e reconhecimento dos anos em que o congelamento esteve em vigor: são essas as bandeiras da Associação dos Oficias das Forças Armadas, que acusa Governo de "desigualdade".
Simplex

Costa estima poupança de 1.100 milhões com Simplex

O primeiro-ministro destacou que as medidas do programa "Simplex+" significaram também "uma poupança de 490 mil horas de trabalho" para os funcionários públicos.
Simplex

Esqueça a robot Sophia, vem aí a Lola

528
Um robot que tira dúvidas e serve de guia nas lojas do cidadão é uma das três novidades prometidas no novo Simplex, que é apresentado esta quarta-feira
Administração Pública

Dirigentes têm que informar sobre progressões

Os dirigentes da administração pública que não prestarem informação à Inspeção-Geral de Finanças sobre o controlo e monitorização das progressões na carreira dos trabalhadores serão responsabilizados.
Governo

Governo avança com recrutamento de trabalhadores 

O Governo vai avançar com o curso que permite recrutar quadros qualificados para a administração pública e celebrar protocolos com universidades a preço mais baixo para os trabalhadores do Estado.
Administração Pública

Movimento pelo Interior desafia três governos

Relatório Final do Movimento pelo Interior apresentado esta sexta-feira traz desafio para as próximas três legislaturas para atrair serviços da Administração Pública para as zonas do interior do país.
Administração Pública

Integração de precários. Marcelo promulga diploma

O Presidente da República promulgou o diploma que estabelece os termos de integração dos precários da Administração Pública que trabalham nas estruturas que gerem os fundos comunitários.
Administração Pública

Pagamentos em atraso descem 22 milhões em março

Os pagamentos em atraso das administrações públicas totalizaram 963 milhões de euros até março, menos 22 milhões face ao período homólogo e menos 302 milhões comparando com o mês anterior.
Administração Pública

Administração local regulariza precários

O processo de regularização de precários na administração local já levou à abertura de concursos em 89 municípios e 289 freguesias, num total de 3.773 postos de trabalho.
Trabalho

Restrições aos contratos a prazo também no Estado

O ministro Vieira da Silva defendeu que a restrição da duração máxima dos contratos a prazo vai ser estendida à função pública. Há menos de uma semana, foi anunciada a mesma redução no setor privado.
Administração Pública

Precários. Aprovados 780 pedidos de integração

Maioria dos pedidos de integração nos quadros, das instituições de ensino superior e ciência, são de técnicos de carreiras gerais. Pouco mais de 10% dizem respeito a docentes e investigadores.
Administração Pública

Centeno dissolve direção dos Serviços Partilhados

O ministro das Finanças dissolveu a direção da Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública liderada por Jaime Quesado, para "imprimir nova orientação à gestão do instituto público".
Administração Pública

Novas regras de proteção de dados em 2019

As novas regras de proteção de dados, que serão aplicadas às redes e serviços de informação de vários serviços estatais, entram em vigor em 2019. Diploma foi publicado esta quarta-feira.
Ministério da Defesa

12 dirigentes ilegais no Ministério da Defesa

295
No topo da estrutura, são 12 os dirigentes em funções há mais de dois anos sem concurso e em regime de "substituição" fora de prazo. Tutela promete solução para "breve". Mas CReSAP não tem concursos.
Administração Pública

Milhares no protesto do sindicato da Administração

Trabalhadores da administração pública manifestam-se esta sexta-feira em Lisboa. Entre as reivindicações estão o aumento de salários e horário de trabalho de 35 horas.
Frente Comum

Frente Comum espera milhares na manifestação

A manifestação da Frente Comum tem como propósito "lutar por aumentos de salários, pelas carreiras profissionais, pelas 35 horas de trabalho e pelo fim da precariedade".
Igualdade de Género

Governo aumenta para 40% quota mínima por género

219
O Conselho de Ministros aprovou alterações à lei da paridade que aumentam de 33% para 40% o limiar mínimo da representação por género nos órgãos da Administração Pública.
Administração Pública

BE ameaça julgar Governo por programa de precários

Centeno diz que há quase 8 mil pareceres favoráveis a precários a regularizar, mas não garante que todos os concursos sejam lançados em março, como quer o BE. Apenas promete "máxima brevidade".
Trabalho

Bloco sugere que Governo está a boicotar precários

O Bloco quer explicações do Governo para o atraso na regularização de precários e fala em tentativas de "bloqueio" na aplicação da lei. Vieira da Silva garante que os trabalhadores estão protegidos.
Administração Pública

Mulheres superam homens na cúpula do Estado

O número de mulheres designadas para cargos de direção superior da Administração Pública foi superior ao número de homens, pela primeira vez, em 2017: 12 mulheres para 8 homens
Governo

Projeto de incentivo à ciência de dados

O Governo vai apresentar um programa de incentivo à ciência de dados: a ideia é que os projetos detetem problemas existentes em entidades da administração pública, procurando arranjar soluções.
FESAP

FESAP receia demora dos concursos para precários 

O presidente da FESAP receia que os concursos para a integração dos trabalhadores precários no Estado só aconteçam depois de junho. José Abraão diz que "há trabalhadores que estão a ficar para trás".
Administração Pública

Oito CAB a avaliar precários concluem em fevereiro

As primeiras oito Comissões de Avaliação Bipartida que estão a analisar pedidos de regularização dos precários da administração pública deverão concluir o seu trabalho no final de fevereiro.
Administração Pública

Professores: é possível uma conversa razoável?

148
O PS deve ter a noção clara que é ele que tem garantido a consolidação orçamental, não os partidos à sua esquerda, cujas propostas vão invariavelmente para o agravamento do défice.
Cartão de Cidadão

Cartão de Cidadão: já não precisa de leitor

1.592
Para utilizar novo serviço é necessário ativar a assinatura eletrónica, permitida a cidadãos com mais de 16 anos. Governo quer "massificar a utilização da chave móvel digital".
Frente Comum

Frente Comum. Admissões só na Educação e na Saúde

Ana Avoila garante que as novas admissões na administração pública só estão previstas na Educação e na Saúde. A dirigente sindical revelou que no setor da Educação estão previstas 1.200 admissões.
Administração Pública

FESAP: Governo aberto a "futuras admissões"

José Abraão, dirigente da FESAP, afirmou que o Governo mostrou abertura para discutir "futuras admissões" na Administração Pública. O dirigente disse que o executivo falou em 1.500 postos na educação.
Política

FESAP espera que greve da saúde pressione Governo

O secretário-geral da FESAP disse esperar que a greve do setor da saúde desta sexta-feira leve o Governo a entender a necessidade de melhorar as carreiras dos trabalhadores com contratos individuais.
Administração Pública

PCP: tempo de trabalho tem de ser contado

O secretário-geral do PCP afirmou que o tempo de trabalho de todos profissionais da administração pública tem de ser contado, acrescentando que vai apresentar uma proposta de alteração ao Orçamento.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)