830kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

GNR

GNR

Nove mortos na estrada durante o fim-de-semana

O acidente com mais vítimas mortais ocorreu na sequência de um despiste: o carro incendiou-se e causou a morte de quatro jovens, três no local e outro a caminho do hospital, em Viana do Castelo.
Guerra na Ucrânia

Forças de segurança. GNR formou 162 ucranianos

Forças ucranianas irão passar conhecimentos a mais de 40 mil elementos em zonas de conflito. Treino baseou-se em policiamento, táticas especiais, gestão de stress e cuidados de emergência médica.
Noticiário

21h. MAI. Acordo com polícias trouxe dignidade

Margarida Blasco realça dia histórico e afirma que esta era uma das questões mais urgentes a resolver. Ainda neste jornal, Inglaterra e Países Baixos empatados ao intervalo no Euro 2024.
Acidente

Morre atropelada a sinalizar avaria do carro

A vítima estava a sinalizar uma avaria no veículo em que seguia quando foi atropelada. O alerta foi dado pelas 16h47 para o quilómetro 11,7, no sentido sul/norte, em Covelas.
Noticiário

10h. Cabrita avisa Governo sobre custo dos acordos

O antigo Ministro da Administração Interna considera que a estratégia do Governo com acordos com as forças de segurança é ganhar tempo. E ainda, o pico de casos de Covid-19 deve estar para breve.
Noticiário

7h. PM fala na "maior valorização" das polícias

Montenegro saúda o acordo conseguido pela MAI com alguns sindicatos da polícia e associações da GNR. Ainda, Inglaterra e Países Baixos decidem hoje quem chega à final do Euro 2024.
Noticiário

4h. PM recusa comentar entrevista da PGR

Luís Montenegro recusa comentar entrevista da PGR e garante que governo "não vai entrar em diálogo". Ainda, Cimeira da NATO reforça apoio à Ucrânia.
PSP

Por 100€, faria um golpe de Estado? 

Num capricho demagógico, André Ventura arrisca tudo numa altura em que os  suplementos das forças de segurança acabaram de ser revistos.
Ministério Administração Interna

O acordo que separou os polícias

Governo e alguns sindicatos chegaram esta terça-feira a acordo para aumentar o suplemento de risco da PSP e GNR. Mas nem todos os organismos concordaram e os caminhos separaram-se.
Trânsito

Campanha vai fiscalizar motas a partir de quarta

Estas operações vão ter maior incidência em vias com elevado fluxo rodoviário para contribuir com a diminuição do risco de ocorrência de acidentes e para a adoção de comportamentos mais seguros.
Forças Policiais

Suplementos. Governo chega a acordo com sindicatos

"Nunca, até hoje, nenhum Governo, antes e depois de haver democracia, valorizou de forma tão alargada os profissionais da GNR e da PSP", disse Montenegro sobre o acordo.
Noticiário

14h. PNS diz que Montenegro só tem ameaças a fazer

No fechar das jornadas parlamentares do PS, Pedro Nuno Santos respondeu ao primeiro-ministro que avisou os partidos para não tentarem jogos políticos. Neste jornal, as negociações com a PSP e a GNR.
Afogamento

Lançada a Campanha de Prevenção de Afogamentos 

O objetivo desta campanha é sensibilizar as famílias para a importância das regras de segurança a respeitar junto da água, sendo que entre 2000 e 2022 morreram 305 crianças e jovens por afogamento.
Noticiário

6h. AR debate os suplementos da PSP e GNR

Governo vai debater as propostas do Chega, do PCP e do PAN para atribuir suplementos à PSP e GNR com um protesto das forças de segurança marcado para a mesma hora em frente ao Parlamento.
Noticiário

2h. PNS. "Ultimato bloqueou as negociações"

Pedro Nuno Santos considera errada a posição de Montenegro de "não dar nem mais um cêntimo" às forças de segurança. Defende que o ultimato levou ao bloqueio das negociações.
GNR

Autarca do Seixal pede audiência com MAI

Paulo Silva falava durante uma concentração da população junto ao posto de Paio Pires para contestar a possibilidade de este vir a encerrar, o que já foi garantido pela GNR que não vai acontecer.
Assembleia Da República

Forças de Segurança: ignorância é o inimigo comum

O Chega defende as Forças de Segurança por ser uma condição necessária da defesa do «Estado» e, desse modo, da defesa da «Sociedade». Alguém que explique o básico ao PSD (não sabe para onde se virar)
PSP

Polícias. O que esperar do novo momento de tensão?

Chega, PAN e PCP apresentaram propostas para aumentar o valor do suplemento de missão dos polícias. Movimentos inorgânicos e alguns sindicatos convocaram protesto para dentro e fora do Parlamento.
Forças de Segurança

Chega: suplemento igual para PSP, GNR e guardas

Chega leva a debate no plenário quatro projetos de lei e três projetos de resolução (sem força de lei). Deputados vão debater também projetos de lei e de resolução do PS, BE, PCP e PAN.
Noticiário

22h. Saúde. PR espera que plano de verão funcione

O Presidente da República avisa que não basta garantir a resposta às necessidades de saúde no verão, mas que é necessário um plano a longo prazo. Ainda, está a decorrer o velório de Fausto Dias.
Ministério Administração Interna

PSP e GNR: "Governo está disponível para discutir"

Margarida Blasco garante "boa-fé" de todos os intervenientes na procura do melhor acordo possível. Montenegro falou em "esforço medonho" e disse que nem "mais um cêntimo" será colocado na proposta.
Forças Policiais

PSP e GNR: Ventura acusa Montenegro de arrogância

Ventura explicou que as negociações com as forças de segurança não são "uma questão de cêntimos" nem "de birras" mas sim "uma injustiça histórica" e acusou ainda o Governo de "fomentar divisão".
Forças Policiais

BE defende atribuição de subsídio à PSP e GNR 

Mariana Mortágua diz que "o que se exige ao Governo neste momento e o que se exige ao primeiro-ministro é que resolva o problema" do subsídio de risco à PSP e GNR.
Direto ao Assunto

Suplemento risco. "Problema foi criado pelo PS"

Ascenso Simões, antigo Secretário de Estado da Administração Interna, considera que o governo tem de resolver o problema ligado ao suplemento de risco e que o Partido Socialista deve ajudar.
Forças Policiais

Sindicato acusa Montenegro de tom "provocatório"

SPP/PSP lamentou que o Governo continue sem atribuir o suplemento de missão reclamado pela PSP, GNR e Corpo da Guarda Prisional "quase quatro meses desde a sua tomada de posse".
Resposta Pronta

Forças de segurança: "Nem menos um cêntimo"

O porta-voz da Plataforma de Sindicatos da PSP e GNR, Bruno Pereira, considera que as declarações de Luís Montenegro "retiram utilidade" às negociações com a ministra da Administração Interna.
Noticiário

16h. Forças Segurança. Governo acredita em acordo

Depois da troca de acusações entre partidos, MAI acredita que ainda é possível chegar a acordo com as estruturas da PSP e da GNR. E ainda, PSD/Madeira esta confiante na aprovação do novo programa.
Protestos

Elementos da PSP e GNR mobilizam-se para protesto

As principais associações representativas da GNR e a PSP demarcaram-se da convocatória feita pelo Chega por existirem negociações em curso com o Governo para o aumento do subsídio de risco.
Forças Policiais

PSP e GNR: concentrações "cabem" aos sindicatos

"Não me parece razoável que qualquer líder político se deva substituir aos dirigentes sindicais para promover ações contestatárias", garantiu Bruno Pereira, que saúda as propostas do Chega.
Crime

GNR alerta para nova tentativa de burla

A GNR alerta que pedidos de pagamento por mensagem, em nome da própria GNR, são uma tentativa de burla. Pedem às pessoas que não efetuem o pagamento e denunciem as mensagens recebidas às autoridades.
Explosão

Explosão numa fábrica causa feridos em Valongo 

Uma explosão numa máquina industrial na fábrica de reciclagem de embalagens Glopol, causou esta segunda-feira dois feridos graves e um ligeiro, que foram transportados para o Hospital de São João.
Agricultura

GNR registou 602 acidentes agrícolas em 2023

Guarda Nacional vai reforçar as ações de sensibilização junto da população para promover a utilização segura dos veículos agrícolas e evitar um aumento dos acidentes e sinistralidade.
GNR

GNR detém 444 pessoas em várias operações

Entre 21 e 27 de junho a GNR realizou operações de prevenção e combate à criminalidade e à sinistralidade rodoviária. 444 pessoas foram detidas.
Segurança

Estruturas de PSP e GNR pedem ação ao Governo

Presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia e o presidente da Associação de Profissionais da Guarda assumiram não terem ficado surpreendidos com conclusões do relatório da IGAI.
Ministério Administração Interna

MAI: reestruturação nas polícias está em curso 

Ministério de Margarida Blasco defende o trabalho feito desde a tomada de posse e diz que diagnóstico feito pela Inspeção-Geral da Administração Interna é referente ao período do anterior Governo.
Polícia

Administração Interna: faltam viaturas e polícias

Nas esquadras e postos inspecionados verificou-se uma "reduzida percentagem de efetivos com formação em violência doméstica e estatuto de apoio à vítima", além da falta de condições das instalações.
GNR

Relação suspende pena de prisão a militar da GNR

O Tribunal considera que o arguido condenado a 4 anos e meio de prisão depois de falsificar uma escala de serviço, se encontra socialmente inserido, e que a ameaça de pena de prisão é suficiente.
Migrantes

GNR resgata 16 migrantes ao largo de Espanha 

Na embarcação, que tentou fugir à lancha de patrulhamento da GNR, ia ainda um facilitador que foi detido. Os restantes 16 homens foram levados para Almeria, em Espanha.
Crime

Rede de fraudulenta de tabaco desmantelada 

Além do detido, foram constituídos 12 arguidos, "indiciadas da prática de factos suscetíveis de consubstanciar os ilícitos criminais de associação criminosa e introdução fraudulenta no consumo.
Apreensões

GNR apreendeu 5,5 milhões de cigarros

No seguimento da ação foram constituídos arguidos oito suspeitos e detidos outros cinco com idades compreendidas entre os 46 e 68 anos, sendo que dois deles estão em prisão domiciliária e um em prisão
Bragança

GNR detém homem por crime de violência doméstica 

Guarda relembrou que os crimes de violência doméstica podem ser denunciados às autoridades nos postos, por telefone ou através das plataformas digitais existentes.
Ministério Administração Interna

PSP e GNR: Governo disponível para acordo

Ministério de Administração Interna está a analisar propostas relativas ao suplemento de missão apresentadas pelos sindicatos da PSP e da GNR com "intuito de promover oportunamente uma nova reunião".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas