Vasco Ribeiro é o novo campeão mundial júnior de surf, conta a Surf Portugal. Na final em Ribeira d’Ilhas, o surfista de 19 anos que começou a surfar as primeiras ondas na Praia da Poça, no Estoril, bateu o brasileiro Italo Ferreira. Vasquinho, como é conhecido e nem acha muita piada a tal, somou 18,63 pontos. No terceiro lugar do pódio ficou outro português: Tomás Fernandes.
É um ano de sonho para Vasco Ribeiro, que junta assim o título mundial ao de campeão europeu, em França, e o de campeão nacional. Mais: garantiu a entrada para o top 50 do mundo. O melhor resultado num Mundial júnior de surf havia sido um segundo lugar, alcançado por Tiago Pires em 2000.
O rapaz que gosta muito de esparguete à bolonhesa e que ouve hip hop e house tem um passado glorioso. Em 2009, foi campeão europeu sub-16. Dois anos depois sagrou-se o campeão nacional mais jovem da história. Em 2012, os ventos continuaram a soprar a favor: vice-campeão europeu ASP Pro Junior, terceiro lugar no ISA World Junior Surfing Games e também campeão nacional.