O Benfica vai tentar esta sexta-feira cimentar a liderança da I Liga portuguesa de futebol na receção ao Rio Ave, quinto classificado, em jogo da nona jornada.

Depois da derrota na visita ao Sporting de Braga por 2-1, os “encarnados” permanecem no topo da classificação, com um ponto de avanço sobre o FC Porto, mas têm oportunidade de dilatar provisoriamente a vantagem, caso vençam a formação vila-condense.

Além de pressionar os “dragões”, o triunfo do Benfica significa ganhar pontos ao terceiro ou ao quarto classificados, Vitória de Guimarães e Sporting, que se defrontam no sábado, antes de o FC Porto receber o Nacional, 11.º.

No Estádio da Luz, a partir das 19:45 e sob arbitragem do bracarense Manuel Mota, o Rio Ave pode até igualar provisoriamente os vimaranenses no terceiro lugar, caso conquiste a segunda vitória como visitante na competição, naquele que seria o primeiro triunfo no recinto “encarnado”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A nona jornada prossegue no sábado com a receção do Penafiel, 17.º com quatro pontos, ao também “aflito” Estoril-Praia, 16.º com seis, antes dos jogos com os outros dois “grandes”.

O Sporting de Braga vai tentar confirmar a sua recuperação na classificação na visita à Académica, no domingo, dia em que o Paços de Ferreira recebe o Vitória de Setúbal, o Marítimo defronta o Moreirense, no Funchal, e o Gil Vicente enfrenta o Arouca, em Barcelos.

No encerramento da ronda, Belenenses e Boavista protagonizam um “clássico” do futebol português, entre dois clubes que já chegaram ao título nacional.