458kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Argélia

Espanha

"Desastre". Tensão entre Argélia e Espanha escala

Comissão Europeia interveio para obrigar Argélia a cumprir acordos comerciais, mas tensão por causa de Marrocos aumentou e causou ondas de choque na política espanhola.
Espanha

Diplomacia de joelhos

A inabilidade política de Pedro Sánchez já não surpreende ninguém. A novidade é que a política externa e a diplomacia espanholas são hoje feitas de joelhos e aos pés de Marrocos.
Gás Natural

Abastecimento de gás a Portugal está assegurado?

Sem o gás da Argélia que vinha por gasoduto, o abastecimento português está muito dependente da Nigéria, fornecedor que tem falhado entregas, e de uma única porta de entrada, Sines.
Argélia

Argélia ameaça rescindir exportação de gás

A Argélia ameaçou interromper a exportação de gás com Espanha, no caso de qualquer violação contratual, em que o destino do gás não seja o que está previsto no acordo.
Estados Unidos da América

EUA. Argelino preso há 20 anos enviado para casa

Sufyian Barhoumi, preso há quase 20 anos em Guantánamo, foi repatriado com garantias de que medidas de segurança seriam impostas para reduzir o risco de que pudesse representar uma ameaça no futuro.
Guerra na Ucrânia

Blinken: Argélia deve repensar relação com Rússia

O chefe da diplomacia dos EUA exorta a Argélia a repensar a relação com a Rússia, sendo este país um grande cliente de armamento russo, e apela a um fortecimento das relações com Marrocos.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Santos Silva realça importância da Argélia

Santos Silva disse que a Argélia é um grande produtor de gás e que a diversificação das fontes de abastecimento de gás é essencial para a Europa diminuir a sua dependência energética face a Rússia.
Diplomacia

"Dinâmica positiva" entre França e Argélia

Presidentes falaram este sábado ao telefone. Para além de prepararem cimeira entre União Europeia e União Africana, debateram relações dos dois países. Macron realçou "dinâmica positiva".
Futebol

Egito de Queiroz em 1.º na Taça das Nações Árabes

Aos 20 minutos, o jovem defesa Mohamed Tougai colocou a Argélia na frente, contudo o experiente médio Amr El Soulia igualou, de penálti, aos 59. Critério do fair play fez a diferença para liderança.
Diplomacia

Portugal pode mediar paz entre Marrocos e Argélia 

Conclusão é do analista Riccardo Fabiani que defende que país deveria colmatar espaço para comunicação diplomática entre os dois vizinhos magrebinos.
Migrantes

Tensão no Magrebe pode trazer migrantes a Portugal

Diretor do Programa para o Norte de África afirma que "podemos começar a ver brevemente um grande fluxo de migrantes em direção a Portugal e Espanha".
Energia

Gasoduto do Magrebe discutido no Parlamento

O possível encerramento do Gasoduto Magreb-Europa preocupa o PS, PSD e CDS, uma vez que pode levar a uma escassez de fornecimento de gás no país e ao aumento dos preços.
EDP

EDP termina parceria com argelina Sonatrach

No meio da tempestade de preços e abastecimento no mercado do gás, a EDP e Sonatrach terminam parceria comercial de 14 anos. Empresa argelina é fornecedora de gás a Portugal e acionista da eléctrica.
Argélia

Irmão de ex-PR argelino condenado a prisão

O Ministério Público tinha pedido sete anos de prisão para Said Bouteflika por "incitamento à falsificação de documentos oficiais", "abuso de poder", "entrave à justiça" e "injúria a magistrado".
Argélia

Argélia chama embaixador após críticas de Macron

Argélia condenou as declarações atribuídas ao Presidente francês e diz que representam uma "interferência inadmissível nos seus assuntos internos".
Argélia

Pelo menos 65 mortos em incêndios na Argélia

O governo já pediu ajuda à comunidade internacional e está em negociações para alugar aviões de combate a fogos. O ministro do Interior afirmou que se trata de fogo posto.
Noticiário

4h. Incêndios fazem mais de 42 mortos na Argélia

Na região nordeste da Argélia estão ativos cerca de 50 incêndios. Até ao momento, foram registadas 42 mortes. No país as temperaturas ultrapassam os 40 graus. O governo já pediu ajuda internacional.
Argélia

Argélia ordena libertação de manifestantes

O Presidente argelino ordenou a libertação dos jovens detidos por terem apelado ou participado em manifestações, no quadro do movimento de protesto Hirak.
Argélia

PM argelino demite-se após abstenção recorde

As eleições legislativas foram marcadas por uma abstenção histórica, de 77%. Abelaziz Djerad vai permanecer como chefe do governo para gestão dos assuntos correntes.
Espanha

Líder da Frente Polisário já abandonou Espanha

"El País" escreve que o líder da Frente Polisário, Brahim Gali, voou para a Argélia esta madrugada, depois de 44 dias em que esteve hospitalizado em Espanha enquanto recuperava da Covid-19.
Emmanuel Macron

Macron quer desclassificação de arquivos argelinos

O Presidente francês decidiu facilitar o acesso a arquivos classificados com mais de 50 anos, entre os quais os documentos da guerra da Argélia (1954-1962).
Argélia

Presidente da Argélia dissolve Assembleia Nacional

Abdelmadjid Tebboune dissolveu a Assembleia Popular Nacional, a câmara baixa do Parlamento, abrindo caminho a eleições antecipadas no prazo de seis meses, noticiou a televisão nacional do país.
Argélia

Nevou no Sahara pela 4.ª vez nos últimos 42 anos

A queda das temperaturas fez com que nevasse na região argelina de Ain Sefra pela quarta vez em 42 anos. Foi a terceira vez nos últimos cinco anos que esta zona do Sahara ficou pintada de branco.
França

França quer reconhecer erros do passado colonial

Macron vai adotar "atos simbólicos" destinados a reconhecer os erros da era colonial francesa na Argélia, mas não é um pedido de "desculpas". Trata-se apenas de uma "iniciativa de reconhecimento".
Argélia

Irmão do ex-presidente Bouteflika absolvido

Tribunal militar absolveu irmão do ex-presidente Abdelaziz Bouteflika e dois antigos chefes dos serviços de informações. Tinham sido condenados a 15 anos de prisão por "conspirar" contra o Estado.
Argélia

Argelinos celebram "primeira primavera" em Paris

Os "quase 10.000 manifestantes", segundo números da organização, reuniram-se em maior número do que no desfile anterior, em meados de setembro.
Argélia

Argélia acusa Repórteres Sem Fronteiras

O presidente argelino acusou a Repórteres Sem Fronteiras, que lançou uma campanha de apoio a Khaled Drareni, seu correspondente preso, de querer desestabilizar o país.
Argélia

Argélia anuncia referendo para rever Constituição

Um referendo sobre uma revisão da Constituição argelina vai ser realizado a 1 de novembro, dia que se celebra o aniversário do início da guerra da independência da Argélia, que durou de 1954 a 1962.
Coronavírus

Site de informação na Argélia "censurado"

O site de informação Le Matin d’Argérie denunciou um ataque à liberdade de imprensa no país, anunciando ter sido bloqueado nas últimas semanas. Vários media anunciaram bloqueios nas últimas semanas.
Líbia

Erdogan não vê solução militar na Líbia

Recep Tayyip Erdogan reafirmou que a crise na Líbia não pode ser resolvida por "meios militares", após um encontro com o presidente da Argélia, que quer assumir o papel de mediador do conflito.
Argélia

Manifestantes do "Hirak" querem derrube do sistema

"Hirak", o poderoso movimento de protesto popular que desafia o poder argelino desde 22 de fevereiro, saiu às ruas de Argel pela 49.ª semana consecutiva para exigir o desmantelamento do "sistema".
Argélia

Presidente argelino nomeia governo

Aconteceu exatamente duas semanas depois da tomada de posse de Abdelmadjid Tebboune, o novo presidente argelino. O novo executivo é composto por 39 elementos.
Argélia

Argélia. Abdelaziz Djerad é novo primeiro-ministro

O novo Presidente da Argélia, Abdelmadjid Tebboune, nomeou Abdelaziz Djerad para o cargo de primeiro-ministro, anunciou a televisão pública citando um comunicado oficial.
Argélia

Eleições. Oposição argelina denuncia golpe

A oposição argelina denunciou a "vontade" de "restaurar o sistema autoritário" no país que registou uma afluência de pouco mais de 39% às urnas. Chamam-lhe um "golpe de força" e falam em fraude.
Argélia

Argélia. Presidente eleito estende mão ao "Hirak"

"Estendo a mão ao 'Hirak' para um diálogo franco pela Argélia", afirmou o Presidente argelino eleito Abdelmadjid Tebboune, que foi esta sexta-feira eleito na primeira volta das presidenciais.
Eleições

Antigo PM argelino eleito presidente

Abdelmadjid Tebboune, antigo ministro e chefe de governo, foi eleito para suceder o presidente Abdelaziz Bouteflika, à primeira volta. O político argelino de 74 anos foi eleito com 58,15% dos votos.
Eleições

Presidenciais Argélia. Menor afluência de sempre

A taxa de votantes foi de 41,14%, a mais baixa das eleição pluralistas do país. A eleição era rejeitada pelos contestatários de Abdelaziz Bouteflika que viram no sufrágio uma manobra do regime.
Argélia

Dois primeiros-ministros condenados por corrupção

Dois antigos primeiros-ministros argelinos, Ahmed Ouyahia e Abdelmalek Sellal, foram condenados 15 e 12 anos de prisão, respetivamente. Os réus foram julgados por favorecimento na indústria automóvel.
Comércio

Argélia: Exportações de Portugal descem 16,6% 

As exportações de Portugal para a Argélia desceram 16,6% até setembro, para 173 milhões de euros, enquanto as importações aumentaram 12,7%. Em 2018 a Argélia era o 26.º cliente e fornecedor de Lisboa.
Argélia

Argélia. Salah apela ao voto nas presidenciais

A Argélia, que é palco de um movimento de contestação inédito, vai a eleições presidenciais a 12 de dezembro. O general Ahmed Gaid Salah apela aos argelinos para "se manterem ao lado do seu país".
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.