O FC Porto pode festejar o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, na quarta-feira, com uma conjugação de fatores que é tão verosímil quanto as que podem afastar Benfica e Sporting.

Líder do Grupo H, com sete pontos, depois de derrotar em casa o Athletic de Bilbau, por 2-1, o FC Porto desloca-se na quarta jornada ao terreno dos espanhóis e pode assegurar a qualificação se associar um inédito triunfo português em San Mamés ao do Shakhtar Donetsk, em casa, sobre os bielorrussos do BATE Borisov.

Esse cenário coloca os portistas nos oitavos de final e deixa os ucranianos bastante perto desse objetivo, enquanto o Athletic, só com um ponto, fica fora da corrida.

A primeira equipa portuguesa a entrar em campo será o Benfica, que, ao contrário do FC Porto, joga no Grupo C para evitar a eliminação. O campeão nacional somou o primeiro ponto com o empate no Mónaco (0-0) e precisa de vencer o conjunto de Leonardo Jardim, na terça-feira, no Estádio da Luz.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os “encarnados”, que nunca perderam em casa com equipas francesas, podem despedir-se da “Champions” se forem derrotados pelo Mónaco (2.º, com 5 pontos) e se os alemães do Leverkusen (1.º, com 6) vencerem o Zenit, de André Villas-Boas, em São Petersburgo.

No dia seguinte, o Sporting também procura a primeira vitória para evitar a despedida no Grupo G. Em Lisboa, os “leões” recebem os alemães do Schalke 04 e têm contas a ajustar da derrota em Gelsenkirchen (4-3), que chegou no último minuto dos descontos (90+4), com um penalti inexistente.

Após uma queixa rejeitada pela UEFA, a equipa de Marco Silva está encostada às cordas e tem de vencer para evitar o KO, que será inevitável se perder e se o Chelsea empatar ou ganhar ao Maribor (3.º, com 2 pontos).

O conjunto de José Mourinho, que goleou na visita à Eslovénia (6-0), soma sete pontos e recebe agora o Maribor em Londres, com a qualificação à distância de uma vitória. O Schalke (5 pontos) também fica perto dos “oitavos”, caso ganhe em Alvalade, onde o saldo é francamente favorável aos clubes alemães (quatro vitórias, quatro empates e apenas uma derrota).

No grupo B, o cem por cento vitorioso Real Madrid, campeão europeu, apura-se se bater em casa os ingleses no Liverpool. Num dos grandes jogos da quarta ronda, haverá uma atenção particular a Cristiano Ronaldo, a quem basta um golo para igualar o espanhol Raúl como melhor marcador da Liga dos Campeões, com 71 golos.

O argentino Lionel Messi também “persegue” o antigo número 7 do Real Madrid, mas precisa de dois golos para igualá-lo, o que pode suceder na visita do FC Barcelona ao Ajax, no Grupo F. O triunfo em Amesterdão pode apurar os catalães se o Paris Saint-Germain, líder do grupo, cumprir a sua “obrigação” frente ao APOEL Limassol.

No Grupo E, a Roma procura refazer-se da goleada sofrida em casa com o Bayern (7-1) e vai a Munique tentar evitar a qualificação dos alemães, com o Manchester City a torcer por novo triunfo germânico.

No Grupo E, Borussia de Dortmund e Arsenal rumam aos “oitavos” se vencerem frente a Galatasaray e Anderlecht, respetivamente, enquanto, no Grupo A, Atlético de Madrid e Olympiacos, ambos com seis pontos, visitam Malmoe e Juventus, os dois com três, mantendo-se todas as hipóteses em aberto.

Na quinta-feira, Estoril-Praia e Rio Ave tentam manter de pé as esperanças de atingirem os 16 avos de final da Liga Europa, os primeiros em visita ao Dínamo de Moscovo, após a derrota em casa (2-1), e os segundos na receção ao Steaua de Bucareste, depois de batidos na Roménia (2-1).

Terceiro do Grupo E, com três pontos, o Estoril desloca-se ao terreno do líder sabendo que um desaire complica muito a sua situação, mas não o elimina. No outro encontro, o Panathinaikos (4.º, 1 ponto) recebe o PSV Eindhoven (2.º, 4 pontos).

Sem ter qualquer ponto, o Rio Ave só fica a salvo da eliminação com uma vitória em Bucareste na quarta ronda do Grupo J, em que a equipa romena, o Dínamo de Kiev, de Miguel Veloso, e os dinamarqueses do Aalborg somam todos seis pontos.