Segundo a informação do IPMA, Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, entre as 00h00 de hoje e as 03h00 de quarta-feira.

O aviso amarelo diz respeito a uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Devido à agitação marítimas, seis barras no continente estão fechadas a toda a navegação e outras três estão condicionadas, segundo informação disponível na página da Marinha na Internet.

De acordo com a informação da Marinha, com atualização feita às 17h56 de segunda-feira, há seis barras marítimas em Portugal Continental que estão fechadas a toda a navegação, sendo elas Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Douro e São Martinho do Porto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já as barras de Vila do Conde, Aveiro e Figueira da Foz estão condicionadas, havendo indicações específicas quanto às embarcações que podem ou não sair para o mar.

Para hoje, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para as regiões do norte e centro

períodos de céu muito nublado, com aguaceiros, em especial no litoral, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada e que serão de neve acima de 1200/1400 metros de altitude até meio da manhã.

O vento tende a soprar fraco a moderado (10 a 25 km/h) de noroeste, soprando moderado a forte (25 a 45 km/h) no litoral e nas terras altas, com rajadas da ordem de 70 km/h.

Já para a região sul, mantém-se igualmente a previsão de céu muito nublado e chuva persistente, por vezes forte, durante a noite. A partir do início da manhã, o céu terá boas abertas, com ocorrência de aguaceiros, em especial no litoral oeste, e que poderão ser de granizo.

O IPMA prevê ainda uma descida das temperaturas, com as máximas a rondar os 18 graus celsius em Faro e Sagres, 15 em Lisboa e Porto, e sete na cidade da Guarda, que será a zona mais fria de Portugal continental.

Já nas ilhas, as máximas no Funchal rondarão os 26 graus celsius, enquanto Santa Cruz e Angra do Heroísmo estão previstos os 22 de máxima.