O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso amarelo cinco distritos do litoral norte devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes.

De acordo com a informação disponibilizada na página da Internet, os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo a partir das 10h00 de sábado, até às 21:00.

O aviso amarelo é o segundo mais grave de uma escala de quatro e recomenda atenção para situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Para hoje, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê períodos de céu muito nublado na região norte, devendo o céu apresentar-se muito nublado até meio da manhã. Estão ainda previstos aguaceiros, que vão diminuindo de intensidade e frequência a partir do início da manhã.

O vento soprará fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante oeste, soprando moderado a forte (30 a 40 km/h) nas terras altas até meio da manhã.

Para as regiões do centro e sul, o IPMA espera céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir da tarde na região centro e no Alto Alentejo.

Estão previstos períodos de chuva, passando gradualmente a regime de aguaceiros fracos e pouco frequentes a partir do meio da manhã. O vento soprará fraco a moderado (10 a 25 km/h) de sudoeste, passando para moderado a forte (30 a 40 km/h) nas terras altas até meio da manhã e rodando gradualmente para noroeste.

Segundo o IPMA, as temperaturas mínimas podem observar uma subida. Quanto às máximas vão rondar os 21 graus celsius em Faro, a cidade mais quente do país, 20 em Sagres, 19 em Beja, Santa Cruz e Angra do Heroísmo, 18 em Lisboa, Évora, Sines e Leiria.

No centro e norte são esperados 17 graus de máxima em Coimbra, Porto e Braga, 16 em Portalegre e Castelo Branco, 12 em Bragança e 10 na Guarda.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR