A Guiné-Bissau prepara-se para receber na próxima sexta-feira o voo inaugural da EuroAtlantic, raticamente um ano após a suspensão do único voo direto entre Bissau e uma capital europeia que era assegurado pela TAP via Lisboa.

A agência Lusa visitou hoje a sede da EuroAtlantic, companhia com a qual o Governo guineense vai voltar a ligar o país ao resto do mundo, constatando-se uma azáfama de passageiros a comprarem bilhetes ou a reservarem lugares.

O responsável da agência, o guineense Manuel Embaló, disse à Lusa que “a procura tem estado a aumentar” todos os dias em Bissau, o que contrasta com a situação em Lisboa, onde “há uma avalancha” de reservas tendo em conta o Natal.

“Guineenses de todas as partes do mundo têm procurado a nossa agência em Lisboa fazendo reservas para o Natal”, indicou Embaló, que chefia a agência da EuroAtlantic em Bissau que funciona em dois períodos, de segunda às sextas-feiras, das 09 às 13 horas e das 15 às 18 horas.

Para o voo inaugural na sexta-feira a companhia tem a venda um bilhete de promoção no valor de 327.300 francos CFA (500 euros).

A partir do voo inaugural, os bilhetes terão diferentes preços a partir dos 388 mil francos CFA na classe económica, adiantou Manuel Embaló.

O avião, um Boeing 737-800, sai de Lisboa às 09:00 horas para chegar à Bissau às 13:25 minutos e volta a partir da capital guineense às 15:45 horas para chegar a Lisboa às 20:00 horas, num voo sem paragem.

“A grande novidade desse voo é que será durante o dia, o que facilita o controlo e tem ainda uma grande vantagem para o passageiro”, defendeu Manuel Embaló, salientando que, vindo de Lisboa, há muito que um voo não chegava a Bissau durante o dia.

Recentemente, o presidente da Associação de Emigrantes Guineenses em Portugal, Causso Baldé, instou o Governo de Bissau no sentido de trabalhar com as companhias para que os voos vindos de Lisboa cheguem ao país durante o dia.

O boeing da EuroAtlantic destinado à rota Lisboa/Bissau/Lisboa tem para já capacidade para transportar 160 passageiros, 144 para classe económica e 16 na executiva, mas em caso de “grande procura”, a companhia disponibilizará um aparelho com 200 lugares, disse Manuel Embaló.

De Lisboa para Bissau, os voos da EuroAtlantic terão o número de código YU 351 e de Bissau para Lisboa, YU 352.