807kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Catástrofes

Noticiário

10h. Israel: Sánchez é "cúmplice no genocídio"

O ministro israelita dos Negócios Estrangeiros acusa Espanha de pedir fim do Estado de Israel. Ainda, perto de 8 mil pessoas estão a ser retiradas na Papua Nova Guiné devido a deslizamento de terras.
Desastres Naturais

Papua Nova Guiné. Mais 7.900 pessoas retiradas

Receio de novo episódio no deslizamento de terras que soterrou mais de duas mil pessoas numa província da Papua Nova Guiné leva a retirar 7.900 pessoas do local.
Bangladesh

800.000 bengalis fogem da costa devido a ciclone

Pelo menos 800.000 bengalis abandonaram as aldeias costeiras para se refugiarem em abrigos de betão no interior, enquanto o país se prepara para a chegada de um ciclone muito violento.
Conversas Sem Riscos

Empresas e catástrofes naturais: como se protegem?

O que leva as empresas a preocuparem-se cada vez mais com eventos climáticos? Estas e outras questões foram respondidas por José Amaral e João Moreira, analistas de risco da seguradora Allianz.
Reportagem Observador

Rio Grande do Sul em "cenário de guerra"

As cheias no Rio Grande do Sul já fizeram centenas de mortes, num "cenário de guerra" onde os voluntários têm sido preciosos. Laísa Susin está no terreno e dá conta de pessoas que "perderam tudo". 
Brasil

Brasil. Chuvas torrenciais fazem mais de 65 mortos

Último balanço oficial aponta para 67 mortes confirmadas e outras seis sob investigação no sul do Brasil devido às chuvas torrenciais. Há ainda 101 pessoas desaparecidas.
África

Ciclone atinge Quénia e Tanzânia

O ciclone tropial Hidaya começou a atingir a costa do Quénia e da Tanzânia, prometendo agravar as inundações na região, que já registou mais de 400 mortos.
Noticiário

6h. Governo volta a receber professores esta manhã

Professores e o Governo arrancam hoje negociações sobre tempo de serviço congelado. Ainda, Rita Júdice reúne-se com as diversas estruturas sindicais representantes dos oficiais de Justiça.
Quénia

Uma centena de turistas retidos no Quénia

Pelo menos 179 pessoas morreram desde março em catástrofes relacionadas com as inundações, revela o Governo queniano.
Noticiário

2h. Nova erupção vulcânica na Islândia

Entre as pessoas a quem foi pedido que abandonassem a zona estão os residentes da pequena cidade de Grindavik. Esta é a quarta erupção que decorre na região desde dezembro de 2023.
Chile

Governo demite responsável após incêndios

O Ministério do Interior chileno demitiu e substituiu o diretor do Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres, criticado pela reação aos incêndios que em fevereiro mataram 131 pessoas.
Desastres Naturais

Aluimento de terras na Indonésia mata 19 pessoas

Pelo menos 19 pessoas morreram num aluimento de terras, na sequência de chuvas torrenciais e inundações repentinas na ilha indonésia de Samatra.
Cultura

Conflitos é tema do Dia dos Monumentos e Sítios 

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios celebra-se a 18 de abril e tem como mote "Património Resiliente a Catástrofes e Conflitos — Preparação, Resposta e Recuperação".
Desastres Naturais

Filipinas. Criança resgatada quase 60 horas depois

Resgate vem trazer esperança às equipas de salvamento numa altura em que ainda há mais de uma centena de desaparecidos. Resgates estão a ser dificultados pela chuva, que persiste.
União Europeia

UE dá 400 milhões para reconstrução na Turquia

É a maior contribuição financeira no âmbito do fundo de solidariedade. É o primeiro país a receber este montante enquanto candidato à UE, sendo também a primeira vez que a Turquia é destinatária.
Desastres Naturais

Filipinas. Onze mortos em deslizamento de terras

Dois autocarros onde seguiam mineiros ficaram soterrados. Há mais de 100 desaparecidos. Empresa diz que "a pouca visibilidade e os deslizamentos de terra iminentes" estão a dificultar o resgate.
Chile

Incêndios. UE oferece ajuda ao Chile

O alto-representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros ofereceu ajuda ao Chile para o combate aos incêndios que assolam aquele país e que já causaram 64 mortos.
Alterações Climáticas

Catástrofes custaram 360 euros a cada habitante

As regiões com rendimentos mais elevados suportaram um maior impacto económico e os países que causaram menos danos ao clima sofreram o maior número de vítimas. Incêndios no Havai tiveram maior custo.
Tempestade Tropical

Tufão Koinu faz um morto em Taiwan

Tempestade tropical trouxe ventos mais rápidos alguma vez registados em Taiwan e causou um morto. Tufão, que se está a dirigir para a China, está a enfraquecer.
Fact Check

Vídeo mostra tufão Saola nas Filipinas?

Nas redes sociais há publicações que têm levantado dúvidas sobre se as imagens partilhadas correspondem ao momento em que um furacão atingiu as Filipinas no final do mês de agosto.
Fact Check

Líbia. Recém-nascido encontrado nos destroços?

Vídeo não foi gravado depois das cheias que atingiram a Líbia, nem está associado a outras catástrofes recentes de grandes dimensões. Trata-se do resgate de uma bebé recém-nascida em Casablanca.
Resposta Pronta

Cheias na Líbia. "É uma corrida contra o tempo"

Uma depois das inundações na Líbia, Gustavo Carona, médico com vasta experiência em missões humanitárias, diz considerar improvável ainda encontrar sobreviventes. "É uma situação quase sem paralelo".
Líbia

Líbia. Procurador abre investigação a barragens

Autoridades do país anunciam investigação por suspeitas de negligência relacionadas com o colapso de duas barragens que contribuíram para as cheias, onde já morreram mais de 11 mil pessoas.
Líbia

Seis razões para a destruição causada na Líbia

Solos muito secos não retiveram tanta chuva trazida pelo "medicane" Daniel e infraestruturas não estavam preparadas. Do fenómeno natural aos conflitos armados, tudo contribuiu para a catástrofe.
Marrocos

Pelo menos cem mil crianças afetadas pelo sismo

UNICEF avança que cem mil crianças foram afetados e que os números pecam por serem baixos. Coordenador da Cruz Vermelha portuguesa fala em corrida contra o tempo e nos perigos do excesso de ajuda.
Desastres Naturais

Com 10 e 73 anos: salvos da tempestade em Espanha

A criança viajava de carro com a família, quando a viatura caiu ao rio Alberche. O pai continua desaparecido. Já em segurança, Felisa Olmos confessou que sem a Guarda Civil "já não estaria cá".
Macau

Tufão Haiki aproxima-se e Macau emite alerta

Aproximação do tufão Haikui leva ao cancelamento de voos e ao encerramento de serviços públicos, parques de estacionamento e escolas em Macau. Foi emitido o sinal de alerta 1, o mais baixo da escala.
Taiwan

Tufão Haikui causa perto de 80 feridos em Taiwan

Tufão Haikui causa a retirada de 7 mil pessoas de zonas de risco, para além dos quase 80 feridos. Haikui segue para oeste e deverá atravessar o mar do Sul da China. Macau já emitiu alerta.
Tufão

Tufão. Cerca de 3 mil pessoas retiradas em Taiwan

Prevê-se que este seja "o primeiro tufão a atingir Taiwan em quatro anos", declarou a Presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen.
Noticiário

4h. China. Supertufão Saola faz um morto

A tempestade obrigou à retirada de mais de 900 mil pessoas de casa e o governo suspendeu o trabalho, as aulas e a circulação de transportes.
Tufão

Hong Kong emite alerta máximo face ao tufão Saola

Hong Kong emitiu o alerta máximo de tempestade, prevendo-se que o tufão passe a 40 quilómetros a sul da cidade. Escola, serviços, transportes e trabalhos suspensos e centenas procuram abrigo.
Tufão

Filipinas. Tufão Saola causa danos de 6,4 milhões

O tufão Saola, que deixou estragos nas Filipinas, move-se agora para Macau e Hong Kong que já tomaram medidas para tentar minimizar os impactos. Autoridades alertam para o "pior cenário".
Macau

Macau sobe alerta e declara estado de prevenção

Macau elevou o nível de alerta de 3 para 8 e declarou estado de prevenção, considerando que o tufão Saola está a cerca de 200 quilómetros do território. Foi também dado o aviso para inundações.
Mundo

ONU: mundo está muito perto de "catástrofe global"

Presidente da Assembleia-Geral da ONU diz que "crescente desconfiança, competição geopolítica e um número crescente de conflitos armados apenas levaram ao aumento dos perigos no mundo".
Noticiário

9h. 99 mortos devido aos incêndios no Havai

Continua a aumentar o número de vítimas. As autoridades antecipam encontrar entre 10 a 20 mortos por dia, e esperam que, até ao final da semana, o número pode duplicar.
Catástrofes

Índia. Chuvas torrenciais causam 60 mortos

No norte da Índia, o mau tempo já matou cerca de 60 pessoas. “Nunca houve chuvas tão forte", diz ministro-chefe de Himachal Pradesh.
Resposta Pronta

"Fundos de catástrofe são normais noutros países"

Para Nuno Catarino, diretor da APROSE, o cenário de incêndios no país reforça a importância da criação de um fundo de catástrofes para quem não tem seguro para a casa.
Noticiário

13h. Localizados lusodescendentes no Havai

O Ministério dos Negócios Estrangeiros revela que o Governo está a acompanhar a situação no Havai através do consulado honorário de Portugal em São Francisco.
Noticiário

7h. Vítimas mortais sobem para 80 na China 

Em causa as fortes chuvas que continuam a dizimar o norte do país. A emissora estatal chinesa revela que várias estradas, pontes e rede elétrica ficaram danificadas.
Noticiário

13h. Bombeiros ponderam estado de alerta

O Presidente da Liga dos Bombeiros admite que ativar o estado de alerta ajudaria no combate às chamas em todo o país. E ainda, portugueses estão a ser transferidos para Seul devido a um tufão.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Há 4 anos recusámos 90.568€ em apoio do Estado.
Em 2024, ano em que celebramos 10 anos de Observador, continuamos a preferir o seu apoio.
Em novas assinaturas e donativos desde 16 de maio
Apoiar

Habilite-se a duas noites na rede Small Portuguese Hotels e receba a revista especial aniversário ao assinar um ano por 66€ 36,5€

10 estadias para duas pessoas 360 páginas, portes gratuitos, stock limitado