O principal objetivo da HeArt é ajudar pessoas com deficiência a promoverem os seus próprios trabalhos, ajudando-os a tornarem-se independentes e a integrarem-se socialmente. Para tal, foi criado um espaço online, que será utilizado para divulgar e promover os artistas. O site inclui ainda uma loja online, onde poderão ser adquiridos os trabalhos de alguns criadores. Para tal, basta aceder ao site e escolher a peça, que poderá depois ser recebida em casa. O dinheiro angariado será revertido a favor dos artistas e ajudará o projeto a continuar.

Para Sofia Perestrelo, presidente da associação, “ao estarmos a valorizar os artistas e os seus trabalhos, estética e financeiramente, pretendemos contribuir para uma maior inclusão social”. “Centenas de pessoas com deficiência descobrem na arte uma forma de transmitirem as suas emoções, criando peças artísticas de extrema qualidade. Estas pessoas encontram uma enorme dificuldade em posicionarem-se no mercado da mesma forma que a maioria dos artistas. A HeArt pretende dar voz a estas pessoas, ajudando-as na divulgação e comercialização dos seus trabalhos”, acrescentou. No lançamento, na passada terça-feira, estiveram presentes o ministro da Solidariedade Trabalho e Segurança Social, Pedro Mota Soares, o presidente da câmara de Cascais, Carlos Carreiras, e Judite de Sousa, madrinha do projeto.

O projeto arrancou com a publicação online de obras de 60 artistas que frequentam a CERCICA (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais), mas a associação pretende alargar o leque de parcerias. Estas deverão ajudar a HeArt na identificação de potenciais artistas, assim como facilitar o acesso às obras. Para além disso, o projeto social pretende ainda aumentar a visibilidade dos artistas através da organização de outras iniciativas, como eventos, exposições e campanhas publicitárias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR