O ZX Spectrum está de volta, 32 anos depois do lançamento do computador que marcou os anos 80 e toda uma geração de crianças e jovens que jogaram nessa máquina os primeiros videojogos da sua vida. O britânico Sir Clive Sinclair, o inventor do computador, já terminou a construção do protótipo do Sinclair ZX Spectrum Vega – assim se chamará este novo modelo – e já foi garantido o sucesso de uma campanha de “crowdfunding” para financiar a produção do novo Spectrum, que virá com 1000 jogos instalados e que promete muitas horas de diversão e uma viagem ao passado aos mais nostálgicos dos videojogos.

Chuckie Egg, Horace Goes Skiing, Jet Set Willy. Lembra-se de algum destes nomes? São alguns dos jogos mais conhecidos do “velhinho” ZX Spectrum, o computador lançado em 1980 e que viria a marcar a década que se seguiria e as vidas de quem cresceu nesses anos. Estima-se que tenham sido vendidos mais de cinco milhões dos primeiros modelos do Spectrum.

Sir Clive Sinclair, hoje com 74 anos de idade, decidiu lançar o projeto do Sinclair ZX Spectrum Vega através de uma campanha de “crowdfunding”, ou seja, um modelo em que qualquer pessoa pode contribuir para a recolha de recursos. O Observador publicou esta notícia às 9h16 desta quarta-feira e faltavam, na altura, mais de 90 mil das 100 mil libras pretendidas. Pelas 10h, o total já foi obtido e superado. A campanha conta, pelas 10h39, com 103 mil libras, o equivalente a 127 mil euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pode, se quiser, continuar a contribuir. Está aqui a ligação para a campanha de “crowdfunding”. O protótipo deverá, agora, avançar para a fase de produção. Se o regresso do Spectrum se tornar uma realidade, parte dos lucros com a venda – 10% – irão reverter a favor do hospital para crianças de Great Ormond Street, em Londres.

O novo Spectrum terá em comum com o “velhinho” modelo a estética, mas será uma versão de miniatura que funciona, em simultâneo, como uma consola e um comando – com os característicos botões de borracha. Com uma ligação a um televisor, será capaz de correr não só os jogos que já vêm carregados na consola mas também fazer “download” de até 14 mil jogos que farão as delícias dos mais nostálgicos.

A má notícia: já não chegará a tempo do Natal. As expectativas mais otimistas apontam para que o novo Spectrum esteja disponível na primavera.