439kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Nostalgia

Nostalgia

Os 50 anos doces e salgados da Confeitaria Petúlia

A Confeitaria Petúlia, no Porto, tornou-se famosa pelo bolo-rei, vendido o ano inteiro, e pelas tertúlias à mesa sobre desporto. O negócio familiar celebra 50 anos de vida e tem novidades a caminho.
Casas Reais

Sofia e Juan Carlos. Uma boda com 60 anos e 3 sins

De uma luxuosa e histórica boda real até um presente incerto e vidas separadas, recordamos como começou a história de amor dos reis eméritos de Espanha, entre iates e um corte de bigode.
Moda

Fotografia. Exposição de Dambier no Museu do Traje

A exposição “Viver a sua Vida. Georges Dambier e a Moda” mostra uma série de fotografias que convidam a uma viagem pela época dourada da Alta Costura, pelo museu e pela história da moda.
Beleza e Bem Estar

A discussão sobre a camisa aberta de Macron

Em plena campanha eleitoral, a imagem que está dar que falar é uma fotografia do presidente em pose informal e de peito peludo à mostra. Estará o ideal de beleza masculino dos anos 80 de regresso?
Beleza e Bem Estar

Da beleza à guerra, o poderoso batom vermelho

Isabel I, Churchill, Hitler ou Madonna, todos escreveram linhas na longa e rica história do batom vermelho. E, numa década de mudança que atravessa séculos, ele mantém-se fiel e revolucionário.
Teatro

A nova vida e a nova casa da Seiva Trupe no Porto

Com 50 anos de história, a companhia de teatro Seiva Trupe tem uma nova casa no Porto. É na Sala Estúdio Perpétuo que este domingo estreia o seu mais recente espetáculo e começa também uma nova etapa.
Nostalgia

Duques de Windsor. Espionagem, traição e Cascais

Um novo documentário traz novidades sobre a relação dos duques de Windsor com o regime nazi e tem paragem obrigatória em Portugal, onde se instalaram na residência do banqueiro Espírito Santo.
Luxo

90 anos de Corviglia, o exclusivo clube de ski 

Famílias poderosas e realeza europeia fazem parte dos cerca de 150 membros do clube que, desde os anos 30, se assume como elitista e discreto. Fica em St. Moritz, o playground original de inverno.
Estilo de Vida

Lady Fiona, a verdadeira condessa de Downton Abbey

O fascínio da realidade supera o da ficção. Ao Observador, conta como o castelo de Highclere se mantém um ícone, com mais de mil turistas por dia, dois mordomos portugueses, festas e muita manutenção.
Nostalgia

A casa que tornou o jesuíta famoso faz 130 anos

A confeitaria em Santo Tirso que tornou o jesuíta famoso comemora 130 anos e nasceu à boleia de uma história de amor. De Mário Soares a Álvaro Siza Vieira, são muitos os protagonistas da Moura.
Família Real Britânica

Isabel II e Salazar: os detalhes da sua 1.ª visita

Há 65 anos, Isabel II chegava no Terreiro do Paço para a 1.ª visita oficial a Portugal. Houve uma marca de batom, pides furibundos num jantar privado, um Rolls Royce em 2.ª mão e muito vinho do Porto.
Decoração

Quando Jackie mostrou a nova Casa Branca na TV

Em 14 de fevereiro de 1962, Jacqueline Kennedy liderava uma inédita tour nos ecrãs norte-americanos, no primeiro documentário do prime time dirigido ao público feminino. E que lhe valeu um Emmy.
Nostalgia

Mrs. Astor, a rainha da alta-roda de Nova Iorque

Na segunda metade do século XIX, durante quase 40 anos, o acesso ao exclusivo “grupo dos 400” foi controlado pela matriarca dos Astor, símbolo das velhas fortunas e tradição, numa capital em mudança.
Restaurantes

Massinha e pica-pau: o Pinóquio regressa a casa

Após três anos de obras, e a tempo de festejar os 40, a cervejaria regressa aos Restauradores, e terá mais duas moradas. Mudou muita coisa, mas há duas em que ninguém mexe: a carta e os empregados.
Nostalgia

Os 60 anos dos cachorrinhos mais famosos do Porto

Os cachorros mais famosos do Porto, que apaixonaram Anthony Bourdain, fazem 60 anos e a receita, aparentemente simples, continua intacta. A pandemia adiará a festa, mas não apaga a história do Gazela.
Celebridades

Eles&Elas. "Nunca me lembrei de convidar o Cavaco"

Da esquerda à direita, aristocratas e simples aspirantes à fama, quase todos passaram pela "Eles&Elas", a revista do social que Maria da Luz de Bragança fundou em 1982 para "mexer com um país triste".
Nostalgia

Como Beatriz Costa viveu décadas no hotel Tivoli

Se fosse viva, a "menina da franja" celebraria mais um ano e provavelmente ainda viveria no sexto andar do Tivoli Avenida Liberdade. Hotel recebe a anteestreia de “A Alegria é a Minha Religião".
Nostalgia

A história das festas que marcaram Lisboa

Em "Lisboa em Festa", Ana Cristina Pereira revisita 10 cerimónias que marcaram a cidade. De São Vicente à boda dos príncipes Amélia e Carlos, esta é uma história de identidade, dor e resistência.
Nostalgia

Pedras Salgadas: 150 anos de uma água com gás rara

Há 150 anos descobriu-se em Bornes de Aguiar uma água naturalmente gaseificada com benefícios terapêuticos. Hoje é uma das marcas mais emblemáticas do país e sua história tem direito a reis e rainhas.
Estilo de Vida

Quinta Patino: a história do condomínio de luxo

Morada de João Rendeiro, este enclave de milionários nasceu da paixão de um magnata boliviano por Cascais. Primeiro veio o palácio, depois as moradias cujo metro quadrado pode chegar aos 21 mil euros.
Humor

A história do sucesso da ida à guerra de Solnado

Avisaram-no que seria fatal para a carreira mas o soldado ignorou. Em outubro de 1961, o número da "Guerra de 1908" estourava mesmo no Maria Vitória. Em palco, uma bala de prata chamada Raul.
Nostalgia

Loucos anos 20: "Vivia-se sem pensar no amanhã"

O chá das cinco era servido nas pastelarias da moda, as noites de espetáculo lotavam teatros e as madrugadas nos clubes pareciam não ter fim. O retrato, num novo livro, é de uma Lisboa "desbragada".
Nostalgia

Quando o Xá da Pérsia deu "a maior festa do mundo"

"Foi realmente a festa do século", recorda 50 anos depois o ex-ministro Rui Patrício, que representou Portugal em Persépolis, num majestoso e polémico evento de milhões narrado por Orson Welles.
Nostalgia

A "notável" Maria Teresa Eugénio de Almeida 

Sobreviveu 42 anos ao marido e filantropo Vasco Maria Eugénio de Almeida, mas nunca deixou de dar seguimento à sua obra. Amante de vela, viajada e culta, a mecenas Maria Teresa faria 100 anos.
Nostalgia

Louis Vuitton, o adolescente que fundou um império

Dois séculos depois do seu nascimento, as iniciais do humilde artesão que mudou para sempre as viagens continuam a correr mundo na bagagem de luxo. Datas, fotos e detalhes de uma longa história.
Nostalgia

A história de John Kennedy Jr. e Carolyn Bessette

Foram um dos casais sensação dos anos 90, sobretudo no que diz respeito à moda. A vida atribulada, o casamento curto e a morte prematura vão agora dar origem a uma série.
Nostalgia

Quando Hollywood ia a banhos em 40 fotos vintage

A fazer piruetas, a nadar ou simplesmente a posar para uma lente, em pleno verão recordamos como as estrelas da era de ouro do cinema americano (com algumas exceções) aproveitavam a praia.
Vinho

Os homens que reparam as pipas de vinho do Porto

São os tanoeiros que reparam, manualmente, os cascos onde o vinho do Porto fica a envelhecer. Uma arte dura, suja e quase em extinção. Mas, nas caves de vinho em Gaia, há quem não a deixe morrer.
Nostalgia

Vigor. Como se bebia leite há 70 anos?

A Vigor elevou o leite fresco a um pedestal que marcou a memória coletiva dos portugueses com a mítica garrafa de vidro entregue à porta e muito requisitada nos cafés e pastelarias da Grande Lisboa.
Moda

O Sexo, a Cidade e o regresso dos stilettos

Os saltos altos de Carrie, Miranda e Charlotte voltam a ecoar nas ruas de Nova Iorque, de onde surgem as primeiras imagens das gravações de "And Just Like That", o follow up de "O Sexo e a Cidade".
Nostalgia

Slim Aarons. 30 imagens para um verão vintage

Do Algarve ao deserto de Palm Springs, o fotógrafo norte-americano imortalizou o glamour do verão e o dolce fare niente dos ricos e famosos à beira da piscina. Inspire-se com estas fotos icónicas.
Nostalgia

25 anos de Macarena. O que é feito de Los del Río?

Vinte e cinco anos depois do sucesso estrondoso de "Macarena", os Los del Río são anfitriões na plataforma Airbnb. À conversa com o Observador, recordam o hit que até Michael Jackson quis cantar.
Joias

Que histórias contam as joias de Fátima?

Quase 80 anos após a manufatura das famosas coroas de Nossa Senhora, e a um passo do bicentenário da marca, a Leitão&Irmão lança a 13 de maio a coleção Fatima Jewels.
Hotéis

70 anos do primeiro hotel cinco estrelas no Porto

Pelo Infante de Sagres passaram conhecidas figuras mundiais, de um "comunicativo" Dalai Lama ao baterista que pediu uma tábua para dormir melhor. Mantém o luxo e as histórias que davam um filme.
Nostalgia

1981. Como vestia (e vivia) Lisboa há 40 anos?

Variações aparecia pela primeira vez na televisão, nasciam os Heróis do Mar e o Bairro Alto assumia-se como o centro da boémia e das artes. Estas são as histórias de Lisboa, há 40 anos.
Perfumes

Chanel Nº5: 100 anos do perfume à prova do tempo

Rasgo de genialidade ou erro de laboratório? A origem do sucesso continua a ser uma incógnita. O certo é que o perfume sobreviveu à guerra, seduziu as estrelas e ditou o futuro do império Chanel.
Nostalgia

50 anos de Moviflor: velhas memórias e nova vida

A primeira loja abriu em 1971, no Largo da Graça. Durante décadas, a Moviflor dominou o mercado até ao dia em que enfrentou a insolvência. Em 2015, renasceu e com planos ambiciosos para o futuro.
Nostalgia

Pokémon. Há 25 anos a "apanhá-los todos"

Começou com um rapaz japonês maluco por insetos e hoje é o franchise de videojogos mais valioso de sempre, gerando desde o seu ano de nascimento 90 mil milhões de dólares. Parabéns à "pokémania".
Nostalgia

50 anos das cartas Uno. Do Ohio para o mundo

Cansado de caos nos serões em família, Merle Robbins, um barbeiro do Ohio, simplifica nos jogos e, quase por acaso, cria um fenómeno que ainda hoje dá cartas. A cada minuto vendem-se 17 baralhos.
Moda

A vida de Coco Chanel, 50 anos depois da sua morte

Meio século depois, a maison Chanel é o seu feito mais celebrado. Mas a fachada reluzente esconde uma história turva, repleta de fatalidades, recuos e ligações perigosas. Afinal, quem foi Gabrielle?
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.