CPLP

Moçambique

CPLP pede apoio da lusofonia para Moçambique

O secretariado-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa apelou à concertação de esforços dos países da organização no apoio às populações afetadas pelo ciclone em Moçambique.
CPLP

Reunião da CPLP em abril para abordar mobilidade

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, anunciou a realização em abril de "uma reunião técnica" da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa para abordar a questão da mobilidade.
Guiné-Bissau

Bissau. CNE garante eleições sem problemas

O chefe da missão de observação eleitoral da CPLP, que está a vigiar as eleições em Bissau, garantiu esta quinta-feira que" o processo decorrerá de forma institucional" e "conforme previsto".
CPLP

CPLP. Ensino do português preocupa deputados

A preocupação foi expressa no final de uma reunião da Assembleia Parlamentar da CPLP, que contou com a participação dos Estados-membros da comunidade, à exceção da Guiné-Bissau, Brasil e Moçambique.
CPLP

Direitos humanos. CPLP quer reforçar compromisso

A CPLP compromete-se a reforçar acordo que estabeleceu com a ONU na área da defesa e da promoção dos direitos humanos, tendo em conta os aspetos económicos, sociais, culturais, civis e políticos.
Guiné-Bissau

Bissau. CPLP vai enviar obsevadores para eleições

"Missão de observação eleitoral" será composta por "elementos de cada Estado-membro". A campanha para as legislativas de 10 de março começou no sábado. 21 partidos disputam 102 lugares no parlamento.
CPLP

CPLP não recebeu queixa sobre Programa Pessoa

Sobre a escolha de Fernando Pessoa para patrono de um programa, o Presidente de Cabo Verde disse que "uma coisa é o escritor, o pensador, a sua obra, outra coisa é a opinião mais ou menos política".
Fernando Pessoa

Pessoa. Historiador afasta acusações de racismo

398
Historiador e profundo conhecedor da obra de Pessoa, José Barreto explicou ao DN o que o poeta queria dizer ao falar em escravatura. CPLP e Ministério dos Negócios Estrangeiros não comentam polémica.
Fernando Pessoa

Polémica na CPLP. Frases de Pessoa são racistas?

853
O poeta foi escolhido pela CPLP para ser o patrono de um programa parecido ao Erasmus, mas nem todos estão de acordo. Luzia Moniz e outros membros da comunidade angolana acusam o poeta de ser racista.
CPLP

CPLP. Organização quer igualdade nas polícias

O objetivo é colocar as polícias do espaço lusófono ao "mesmo nível", respeitando os "direitos basilares da polícia". Um dos primeiros direitos a implementar será cada país ter um sindicato.
Cabo Verde

Brasil vai estar ausente da assembleia da CPLP

O presidente do Parlamento brasileiro era esperado na quinta-feira, na cidade da Praia, mas o avião não conseguiu aterrar. Rodrigo Maia não estará assim presente na assembleia, mas já tem substituto.
CPLP

CPLP. Secretário quer avanços na mobilidade

O secretário-executivo da CPLP defende "avanços muito concretos" na mobilidade dos cidadãos lusófonos e acrescenta que vários políticos "têm expressado o desejo de aproximar a CPLP dos cidadãos".
CPLP

CPLP reúne-se hoje pelo combate à violência

A VIII Assembleia Parlamentar da CPLP conta com a participação de países como Portugal, Angola, Brasil, Moçambique, Guiné-Bissau. Os países subscrevem o combate à violência contra mulheres e meninas.
CPLP

Vítor Ramalho defende entrada das câmaras na CPLP

O secretário-geral da UCCLA defendeu que "faz todo o sentido" a entrada das câmaras municipais na CPLP e acentuou que dentro de dez anos 80% da população mundial vai viver nas cidades.
Cabo Verde

CPLP pede fim da violência contra mulheres

988
Deputados de países pertencentes à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa vão subscrever uma declaração pelo combate à violência contra mulheres e meninas, na VIII Assembleia Parlamentar da CPLP.
CPLP

CPLP. Mobilidade não avança por "falta de vontade"

Ex-secretário-executivo da CPLP a mobilidade no espaço lusófono não avançou por "falta de vontade" dos Estados. Domingos Simões Pereira diz que a tomada de decisões é condicionada por soberanias.
CPLP

CPLP defende livre circulação e pauta aduaneira

O presidente da União de Exportadores da CPLP defendeu a livre circulação de pessoas e capitais, uma pauta aduaneira comum e um banco de investimento que financie os investimentos dos empresários.
CPLP

Japão quer fomentar relações económicas com CPLP

124
A conselheira da embaixada do Japão em Portugal salienta que o país, como observador associado, quer fomentar o relacionamento económico com os Estados lusófonos e promover o português no Japão.
Guiné Equatorial

Ensino. Portugal e Guiné Equatorial assinam acordo

Foi assinado um novo acordo entre o Instituto Camões e a Universidade Nacional da Guiné Equatorial para promover o ensino da língua portuguesa a nível universitário naquele país africano.
Cultura

Cabo Verde quer arquivo comum da CPLP

O conservador do Arquivo Nacional de Cabo Verde (ANCV) referiu que "todos os países se manifestaram interessados em ter um arquivo comum" para desenvolver melhor a ideia da CPLP.
Angola

CPLP não pode ser uma "comunidade de românticos"

"Devemos dar um cariz de cooperação económica e técnica à nossa comunidade, para não ser vista como uma comunidade de românticos", disse o ministro das Relações Exteriores de Angola.
CPLP

Novo dirigente da CPLP estabelece metas

O secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa afirmou que a mobilidade académica e cultural deve ser o ponto de partida facilitação da livre circulação de pessoas no espaço lusófono.
CPLP

Novo secretário-executivo toma posse na CPLP

O diplomata português Francisco Ribeiro Telles toma posse, em Lisboa, como novo secretário-executivo da CPLP. Presidentes de Portugal, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe estarão presentes.
CPLP

CPLP quer apostar na livre circulação de pessoas

O presidente da CPLP sublinhou esta sexta-feira que o grande desafio do seu mandato é apostar no plano da mobilidade para atingir a livre circulação de pessoas no espaço comunitário.
Cabo Verde

Cabo Verde. Prémio Camões e CPLP em destaque

Foram muitos os acontecimentos que marcaram o ano em Cabo Verde, que terminou com confrontos físicos entre deputados, um sinal da polarização do país.
CPLP

Marcelo na tomada de posse de secretário da CPLP

Os Presidentes de Portugal, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe vão assistir à tomada de posse do próximo secretário-executivo da CPLP, o português Francisco Ribeiro Telles. Esta decorre no sábado.
CPLP

CPLP deveria desenvolver novas formas de decisão

Maria do Carmo Silveira defendeu que "este é um tema que merece alguma reflexão ao nível da CPLP, porque pode constituir um entrave a uma dinâmica mais agressiva ao nível da organização".
Fome

Guiné e São Tomé com altos níveis de desnutrição

Segundo dados revelados pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Guiné-Bissau e São Tomé e Princípe são os países que apresentar níveis mais elevados de desnutrição da CPLP.
Brasil

Representante da CPLP presente na tomada de posse

Francisco Ribeiro Telles, futuro secretário-executivo da CPLP, vai participar na cerimónia de posse do próximo Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, a 01 de janeiro
CPLP

CPLP e Instituto Brasil África querem cooperar

O memorando assinado em Lisboa pela CPLP e pelo IBRAF tem em vista a promoção e desenvolvimento de parcerias nas áreas da formação, investigação e desenvolvimento de projetos conjuntos.
Fome

Portugal e FAO assinam acordo contra a fome

Assinado pelo ministro da Agricultura português e pelo diretor-geral da FAO o acordo visa a melhoria das capacidades do escritório daquele órgão das Nações Unidas em Portugal e junto da CPLP.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo defende uma maior circulação da CPLP

O Presidente da República começou por distinguir os problemas do "lado burocrático", em relação ao quais o MNE tem feito um "esforço permanente e contido para ultrapassar."
CPLP

CPLP. Sanções entram em vigor daqui por cinco anos

A revisão dos estatutos da CPLP foi aprovada pelo Governo português na quinta-feira e já inclui sanções para estados-membros que violem a ordem constitucional.
Guiné-Bissau

Diáspora guineense denuncia violação de direitos 

O Fórum da Diáspora para o Diálogo e o Desenvolvimento da Guiné-Bissau escreveu uma carta onde relata situações de abusos de direitos de cidadãos estrangeiros em Angola.
António Guterres

Guterres. CPLP é "um dos mais fortes pilares"

António Guterres foi distinguido pela CPLP com o prémio José Aparecido de Oliveira. Este reconhecimento mostra "o empenhamento dos membros da CPLP em tudo fazer" para enfrentar "enormes riscos".
CPLP

Promoção de língua portuguesa dá prémio a Guterres

António Guterres vai receber em Lisboa o prémio José Aparecido de Oliveira, atribuído pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, pelo contributo para a promoção da língua portuguesa.
CPLP

CPLP. Câmara de Contas reune em Díli esta semana

Antes da Assembleia-Geral, os responsáveis dos membros da OISC têm previstos encontros com o primeiro-ministro, Taur Matan Ruak, participando depois na reunião anual do Conselho Diretivo da entidade.
Angola

Angola vai encerrar embaixada junto da CPLP

Angola vai encerrar até novembro a embaixada junto da sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em Lisboa, e o consulado em Faro, disse o chefe da diplomacia angolana.
CPLP

Jogos da CPLP "reforçam solidariedade"

O presidente são-tomense, Evaristo Carvalho, disse que os jogos desportivos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa reforçam a solidariedade, hábitos e cultura entre os países membros.
Guiné Equatorial

CPLP. Guiné Equatorial quer acolher cimeira 2022

A Guiné Equatorial quer acolher a cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em 2022, após a presidência angolana da organização.
CPLP

Países lusófonos e banca acertam acordo 

O presidente do BAD e a secretária executiva da CPLP, assinaram o acordo à margem da 12.ª Cimeira dos chefes de Estado e de Governo dos países lusófonos em Santa Maria, na ilha do Sal, Cabo Verde.
CPLP

Portugal destaca "passos concretos" na CPLP

O Presidente da República e o primeiro-ministro de Portugal congratularam-se com os resultados da XII Cimeira da CPLP, considerando que foram dados "passos concretos" para os cidadãos.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial "deu sinais claros" na CPLP

O Presidente de Cabo Verde afirmou que a Guiné Equatorial deu "sinais claros" do interesse em estar na CPLP, mas não informou sobre eventuais progressos para a abolição da pena de morte.
CPLP

Angola pede "urgência" na mobilidade de pessoas

138
O Presidente angolano pediu "alguma urgência" para a concretização da mobilidade dos cidadãos lusófonos, enquanto o homónimo moçambicano reclamou a total circulação de pessoas, bens e capitais.
CPLP

Costa defende cooperação económica na CPLP

António Costa defende que a cooperação económica e empresarial "tem de ser a espinha dorsal" da CPLP. O primeiro-ministro diz que CPLP é "grande ponte" mais necessária que nunca no quadro global.
Conselho de Segurança

CPLP reitera apoio ao Brasil e África na ONU

Os países da Comunidade de Língua Portuguesa manifestaram o apoio às aspirações do Brasil e África de conseguirem assentos permanentes num futuro Conselho de Segurança da ONU alargado.
CPLP

Comunidade da CPLP distingue António Guterres

Os Estados-membros da CPLP atribuíram um prémio ao secretário-geral das Nações Unidas pela sua "atuação singular" em defesa dos valores da comunidade lusófona e da língua portuguesa.
CPLP

Reino Unido e França entre nove novos observadores

217
Os Estados-membros da CPLP aprovaram a concessão da categoria de Observador Associado a oito países, incluindo Reino Unido e França, e a uma organização internacional.
Língua Portuguesa

Cabo Verde acolhe conferência da língua portuguesa

121
Cabo Verde vai acolher em 2019 uma conferência sobre o futuro da língua portuguesa no sistema mundial, segundo declaração aprovada na cimeira da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
CPLP

Português é próximo secretário executivo da CPLP

O embaixador Francisco Ribeiro Telles, candidato português ao cargo de secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), foi eleito para um mandato de dois anos.
CPLP

Angola assumirá a próxima presidência da CPLP

Angola irá assumir a próxima presidência rotativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a partir de 2020, anunciou o Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Portugal disponível apoiar eleições

António Costa declarou que Portugal está disponível para "assegurar todo o apoio humano, técnico e financeiro" à realização das eleições legislativas na Guiné-Bissau.
CPLP

Temer destaca presidência brasileira da CPLP

O Presidente do Brasil fez um balanço dos dois anos de presidência brasileira da Comunidade de Países de Língua Portuguesa e considerou que a organização tem "progredido a passos firmíssimos".
CPLP

Angola pede "reflexão futura" sobre futuro da CPLP

O Presidente angolano defendeu que os países lusófonos devem definir um "escopo de colaboração realista" no âmbito da CPLP e pediu "uma reflexão futura" sobre o futuro da organização.
Guiné Equatorial

PR diz seguir regras da CPLP e ignora pena capital

O Presidente da Guiné Equatorial declarou que o país está a seguir "de forma paulatina e segura" o roteiro da integração na CPLP, sem se referir à abolição da pena de morte.
Marcelo Rebelo de Sousa

PR diz que se deram "passos importantes" na CPLP

O Presidente português considerou que nos últimos dois anos foram dados "passos importantes" de aprofundamento da democracia e da tolerância no espaço da CPLP.
CPLP

Costa. Mobilidade na CPLP é compatível com UE

O primeiro-ministro português, António Costa, disse que a proposta de Portugal sobre mobilidade na comunidade lusófona é "perfeitamente compatível" com a pertença do país à União Europeia.
Guiné Equatorial

Antigo PR de Cabo Verde pede paciência à CPLP

O antigo Presidente cabo-verdiano Pedro Pires defendeu a presença da Guiné Equatorial na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, apelando aos Estados lusófonos para que sejam "pacientes".
CPLP

PR declara-se "otimista" e PM vê CPLP "mais forte"

O Presidente de Portugal afirmou que atualmente "é mais fácil ser-se otimista" quanto à CPLP e o primeiro-ministro português considerou que a organização sairá "mais forte" da cimeira em Cabo Verde.
CPLP

Marcelo quer presidência "africana forte" da CPLP

O Presidente da República sublinhou a importância de uma solução que dê continuidade à presidência da CPLP, uma presidência que considera "forte".
CPLP

Cimeira da CPLP começa esta terça-feira

À semelhança do que aconteceu na cimeira de Brasília, em 2016, a mobilidade dos cidadãos lusófonos nos países da CPLP deverá ser um dos temas mais debatidos na cimeira que se inicia esta terça-feira.
CPLP

CPLP unida para "ajudar a Guiné-Bissau"

O chefe da diplomacia de Cabo Verde declarou que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa quer trabalhar em conjunto para "ajudar a Guiné-Bissau".
Guiné-Bissau

ONU quer CPLP "mais robusta" na Guiné-Bissau

O representante das Nações Unidas para a Guiné Bissau defendeu uma representação "mais robusta" da comunidade lusófona em Bissau.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)