O comediante brasileiro Fábio Porchat volta a Portugal no próximo dia 19 de dezembro para apresentar no Porto o seu espetáculo de stand up “Fora do Normal”. No dia 21 de dezembro, em Lisboa, estreia a peça de teatro “Meu Passado me Condena”. As apresentações acontecerão na Casa da Música e no Teatro Tivoli, respetivamente.

“Meu Passado me Condena” tem texto de Tati Bernardi e direção de Inez Viana e baseia-se na série televisiva lançada em 2012 e no filme homónimo que levou mais de três milhões de brasileiros aos cinemas em 2013. Fábio Porchat junta-se à atriz Miá Mello para contar a história de um casal que acaba de voltar da sua festa de casamento, depois de apenas um mês de namoro. Enquanto esperam a manhã seguinte para embarcar para a lua-de-mel, começam a discutir sobre as suas antigas relações, a proximidade excessiva da mãe, o apartamento recém-comprado e os presentes de casamento, misturando a história com quadros humorísticos – fórmula que consagrou o comediante como um dos protagonistas do grupo de humor Porta dos Fundos.

Segundo a página UOL, o texto traz piadas sobre o quotidiano, relacionamentos e situações comuns na vida de um casal que “certamente farão rir e se identificar diversos casais da plateia”. “Não tínhamos para onde fugir ou o que fazer. Aí, eu falei para ele: ‘Fábio, ficamos 20 dias aqui e nos demos superbem. Vamos fazer uma peça?’”, disse Miá Mello ao site. Fábio Porchat aceitou a sugestão por acreditar que o teatro é o melhor lugar para ficar próximo do público. “A gente sacou – e foi por isso que o filme fez sucesso – que as pessoas gostam muito desse casal. Elas torcem, se divertem e se identificam”, explicou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Conforme avança o diário IG, Fábio aproveitará a vinda a Portugal para gravar a sequela do filme que deu origem à peça. E escolheu como cenário uma quinta em Lisboa e a aldeia de Sortelha. “Já fui a Portugal umas oito vezes, fiz shows lá. Mas esta é a primeira vez da Miá. Eu já me sinto super em casa. A comida portuguesa é maravilhosa, o clima é ótimo. Vai estar frio, mas eu adoro. Estou amando viajar”, afirma.

Fábio Porchat esteve em Lisboa em julho deste ano no Festival Porta dos Fundos, quando conversou com o Observador ao lado de Marcos Vergas e Rafael Infante, membros do grupo Porta dos Fundos. Em 2013, tinha atuado no Famous Humour Festival e depois a solo no Coliseu.

Os bilhetes para o espetáculo do Porto custam entre 22,50 e 25 euros. Para Lisboa custam entre 12 e 25 euros.

Adenda: Foi adicionada uma sessão extra para o dia 21 de dezembro. “Meu Passado me Condena” poderá ser visto às 19h00 e às 21h30, no Tivoli BBVA, em Lisboa.