O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para este domingo céu pouco nublado ou limpo no continente e com a temperatura a descer, em consequência da massa de ar frio do norte da Europa.
A previsão do IPMA aponta para seis graus celsius de temperatura máxima na Guarda, que apresentará zero de mínima, o mesmo registo em Bragança, onde o mercúrio no termómetro subirá até aos 10 graus durante o dia.
Em Leiria, espera-se 13 de máxima, um de mínima, enquanto para Viseu se prevê uma temperatura máxima de 11 graus e para Braga 14. Em ambos os distritos, a temperatura mais baixa fixar-se-á em dois graus.
Coimbra terá 12 graus (três de mínima), Portalegre registará 11 (quatro), Viana do Castelo e Porto apresentarão uma máxima de 13 e mínima de cinco.
Em Lisboa, esperam-se 13 graus de máxima e seis de mínima.
No Algarve, a temperatura máxima será de 15 graus e a mais baixa de oito.
Na sexta-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu um aviso à população devido às previsões de tempo frio.
Em comunicado, a ANPC refere que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma “diminuição progressiva da temperatura mínima nos próximos dias, com condições de tempo frio e seco e acentuado arrefecimento noturno”.
A APNC sublinhou a necessidade de dedicar-se “especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis, crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas e população sem-abrigo”.
A previsão meteorológica para os Açores é de céu muito nublado com abertas e temperaturas entre 15 e 16 graus de máxima e 1o de mínima.
Para o arquipélago da Madeira, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado e temperatura máxima de 13,5 graus.