O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, avisou hoje que apenas as instituições de investigação científica classificadas como “muito boas ou excelentes” pela auditoria externa que está a ser realizada vão ter financiamento.

“Recorremos a peritos internacionais (…) para fazerem a avaliação externa das nossas instituições científicas e decidimos que aquelas que não forem muito boas ou excelentes terão apenas apoio para funcionamento e que só aquelas que forem muito boas ou excelentes terão mesmo financiamento”, afirmou Pedro Passos Coelho em Braga, para encerrar o XXIII congresso da JSD.

O líder do PSD, que garantiu que nenhuma instituição está “acima” daquela auditoria, justificou a opção de financiar apenas as melhores instituições com a necessidade de ter “garantias” que o dinheiro disponível será utilizado para “produzir a melhor” investigação.

“Estamos a conseguir encontrar forma de aplicar melhor o nosso dinheiro, de avaliar melhor as instituições e não há instituições que estejam acima da avaliação e todas tem que ser avaliadas, sejam laboratórios do Estado, sejam centros de referência ligados às universidades, sejam os que foram criados por outros Governos sem nunca sequer terem sido avaliados por ninguém”, disse Passos Coelho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O líder do Governo justificou a opção de atribuir financiamento apenas às melhores instituições com a necessidade de não desperdiçar recursos.

“Precisamos das melhores garantias que o dinheiro que temos vai ser bem utilizado para produzir a melhor investigação e esta deve ser realizada por aqueles que tem melhores condições para a realizar”, disse.

Passos apontou ainda um destino para a investigação em Portugal.

“Essa investigação tem que estar ao serviço das empresas, de Portugal”, referiu.