Os concertos que a fadista Raquel Tavares deu no Brasil, nos passados dias 17 e 20 de agosto, foram elogiados pela crítica daquele país, com os momentos musicais por ela protagonizados a serem considerados dos melhores em 2014. Os espetáculos aconteceram no decorrer da 2º Edição do Festival de Fado do Brasil, que contou ainda com as presenças de Camané, Carminho e Amália Hoje.

“A cantora portuguesa foi a grande surpresa do Festival de Fado do Brasil, no Rio e em São Paulo, mostrando que, contrariando a fama, o género pode ser bem alegre”. Crítica do Folha de São Paulo

O nome da fadista portuguesa junta-se a um top 5 constituído por Caetano VelosoArctic Monkeys, Banda do Mar e Paul McCartney, num balanço cultural realizado pelos críticos do jornal Folha de São Paulo, que se debruçaram sobre o panorama musical dos últimos 12 meses.

“Entrar em 2015 a saber que o concerto no Rio de Janeiro foi considerado um dos melhores do ano em 2014 não podia ser melhor”, disse em comunicado Raquel Tavares, que completa 30 anos este mês. “Estou muito feliz por levar a ‘nossa’ música a cada vez mais espectadores, dar a conhecer ao ‘mundo’ a nossa cultura e os músicos que temos. Em 2015 acredito que vou voltar ao Brasil para celebrar a musica portuguesa”, disse.

Na semana que sucedeu à apresentação da artista no Rio de Janeiro, um dos maiores críticos de música do Brasil, Thales de Menezes, referenciou ainda Raquel Tavares como sendo “uma surpresa arrebatadora em solo carioca”.

Raquel Tavares lançou o primeiro disco em 2006, o que lhe valeu o prémio revelação “Prémios Amália Rodrigues”. Recentemente fez parte do programa da RTP “The Voice Kids”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR