Vacinas

Vacinas

Sífilis. Cientistas identificam alvo para vacina

Uma equipa de microbiólogos analisou geneticamente a bactéria da sífilis recolhida de amostras de doentes da Colômbia, de São Francisco (Estados Unidos) e República Checa.
Saúde

O guia essencial para todos os viajantes

Antes de partir para o paraíso, certifique-se que leva consigo tudo o que precisa para evitar complicações. Vacinas, medicamentos e muita informação. Marque uma consulta do viajante
Ciência

Dez mandamentos contra a moda anti-vacinas

685
A aceitação da ciência pelo grande público pressupõe a aceitação da autoridade dos especialistas, pois o cidadão comum não tem tempo, meios ou competência para ser ele a triar a literatura científica.
Vacinas

Artigo da Nature retirado por abordagem inadequada

Um artigo da Scientific Reports, do grupo Nature, foi retratado porque "não é uma abordagem adequada para determinar os danos neurológicos". O artigo só foi retirado 18 meses depois de publicado.
República do Congo

OMS disponibiliza 4 mil vacinas contra o Ébola

Depois da OMS ter alertado para o elevado risco de propagação de Ébola no Congo, a organização assegurou esta segunda-feira que tem quatro mil vacinas preparadas para disponibilizar.
Vacinas

Grávidas. 75% vacinadas contra tosse convulsa 

O boletim divulgado pela DGS esta quarta-feira mostra que 75% das grávidas foram vacinadas contra a tosse convulsa em 2017. Vacina passou a ser recomendada a grávidas entre as 20 e as 36 semanas.
Vacinas

Proteger a saúde, salvar vidas

O interesse de reforçar a cooperação da União Europeia contra as doenças que podem ser prevenidas por vacinação.
Vacinas

Programa comum de vacinas na UE até 2020

Criação de planos nacionais/regionais de vacinação, com meta comum de cobertura de 95%, contra o sarampo, e de programa de vacinas comum na UE até 2020 são alguns dos objetivos da Comissão Europeia.
Vacinas

96% querem vacinas pediátricas gratuitas

Um total de 96,3% de 2.000 portugueses inquiridos num estudo defende que todas as vacinas com indicação para administração em idade pediátrica devem integrar o Programa Nacional de Vacinação.
Luanda

Luanda. Dois terças das crianças sem vacinação

Vacinação contra a poliomielite, sarampo e rubéola abrangeu até ao momento 35% das crianças. Campanha termina no domingo e o governo provincial de Luanda já tomou medidas para ter inverter a situação.
VIH

Uma vacina para prevenir a infeção com VIH

A ideia é uma vacina para dar uma ou duas vezes por ano. Os resultados são preliminares: foram usados macacos e o vírus que afeta estes animais. O próximo passo é um ensaio clínico em humanos.
Moçambique

Sarampo. Moçambique inicia campanha de vacinação

O Ministério da Saúde de Moçambique iniciou esta segunda-feira uma campanha de vacinação contra o sarampo e rubéola que tem como objetivo abranger cerca de 12 milhões de crianças.
Doenças

Número de casos de sarampo sobe para 90

A Direção-Geral de Saúde (DGS) confirmou esta quarta-feira que já foram confirmados 90 casos de sarampo ao longo do surto que começou no início de fevereiro.
Saúde

Sarampo. Centenas de vacinas desperdiçadas

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros disse que centenas de centenas de vacinas são deitadas ao lixo devido às más condições de alguns frigoríficos, que diz estarem obsoletos.
Vacinas

Caso de sarampo em Lisboa. Origem não é conhecida

Foi confirmado um caso de sarampo no Hospital de Santa Maria. Ainda não se sabe onde o homem de 39 anos terá sido infetado, visto ter passado pelo Ruanda, pelo Porto e por vários outros locais.
Doenças

Há mais um caso de sarampo

O número de casos confirmados de sarampo no atual surto em Portugal subiu para 69, mais um caso do que na sexta-feira, havendo 24 pessoas que já estão curadas, segundo um balanço oficial.
Vacinas

Como desmontar a retórica anti-vacinas em 8 passos

2.738
É preferível a criança ter uma doença do que ser vacinada contra essa doença? Muitas vacinas em pouco tempo fazem mal? A vacina do sarampo provoca autismo? Veja 8 mitos desmontados pela ciência.
Saúde

Sarampo: casos confirmados aumentam para 66

O Hospital de Santo António Porto continua a ser o mais atingido pelo surto de sarampo. A última atualização dá conta de um aumento do número de casos para 66, estando três pacientes internados.
Saúde

Sarampo. Surto leva a aumento da vacinação

Duas a três mil pessoas vacinaram-se contra o sarampo desde o início do surto, segundo estima a Direção-Geral da Saúde, que apela aos pais para não atrasarem a vacinação das crianças.
Adalberto Campos Fernandes

Surto de sarampo não é preocupante, diz o ministro

Adalberto Campos Fernandes diz que "não há motivo para preocupação" quanto ao surto de sarampo detetado no Porto. Mas considerou "pouco racional" a falta de vacinação: a vacina "é uma arma".
DGS

DGS: "Nunca haverá dados escondidos"

Quanto a existirem mais casos suspeitos de sarampo do que os reportados pela DGS, a diretora da instituição, Graça Freitas, afirmou no jornal da noite que não se está a esconder nenhuma informação.
Saúde

Caso suspeito de sarampo no Hospital de Braga

O hospital de Braga identificou um "caso provável de sarampo" de um dos seus colaboradores e vai vacinar os profissionais da unidade de saúde.
Doenças

Casos de sarampo sobem para 36

A direcção-geral da Saúde confirmou que subiram para 36 os casos confirmados de sarampo na região Norte do país. Há ainda 87 casos sob suspeita.
Vacinas

Marcelo apela à vacinação contra o sarampo

305
O Presidente da República defende que, apesar de não ser obrigatória, a vacinação é "fundamental", apelando a que os portugueses façam a vacina contra o sarampo, sobretudo crianças e jovens.
Enfermeiros

Enfermeiros recusam obrigatoriedade de vacinação

120
A Ordem dos Enfermeiros recusa admitir qualquer requisito de entrada na profissão que passe pelo esquema vacinal, mas diz-se disponível para campanhas alargadas de vacinação.
Saúde

Mais 170 mil pessoas vacinadas contra a gripe

A Direção-Geral da Saúde anunciou que na atual época gripal foram vacinadas gratuitamente contra a gripe mais 170 mil pessoas do que na época anterior.
Gripe

Vacinação contra gripe baixou em todos os grupos

Vacinaram-se menos 120 pessoas contra a gripe durante esta época gripal em comparação com à anterior. A vacinação foi mais baixa em todos os grupos populacionais.
Brasil

Febre-amarela já matou 237 pessoas no Brasil

A febre-amarela provocou 237 mortes no Brasil. A campanha de vacinação na Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro, onde há risco maior de circulação do vírus só chegou a 5,5 milhões de pessoas.
DGS

DGS recomenda vacinação contra sarampo

A DGS recomendou os portugueses a vacinarem-se contra o sarampo, lembrando que esta é a melhor forma de prevenir a doença que pode até ser mortal. Na Europa morreram 35 pessoas, em 2017, com a doença.
Europa

Sarampo provocou 35 mortes na região europeia

Em Portugal, uma jovem de 17 anos morreu com sarampo. O país que apresenta maior número de mortes devido à doença, desde 1 de janeiro de 2017, é a Roménia. Ao todo, foram 35 mortes na região europeia.
Brasil

Febre amarela. Menos de 20% tomou vacina

Menos de 20% da população-alvo brasileira tomou a vacina contra a febre amarela. A doença já fez 118 mortos em todo o país.
Cancro

Vacinas contra o cancro com células imaturas

Os cientistas acreditam que pode ser possível transformar células estaminais em vacinas contra o cancro. A investigação é de uma equipa da Universidade de Stanford.
Gripe

Cerca de 1,2 milhões vacinados contra a gripe

Desde 1 de outubro foram vacinadas contra a gripe sazonal 61,2% das pessoas com 65 ou mais anos e precisamente metade dos indivíduos portadores de doença crónica.
Macau

Gripe. Mais 40 mil doses de vacina chegam a Macau

Os Serviços de Saúde de Macau tinham adquirido para 2017-2018 120 mil doses de vacina, mas decidiram reforçar as doses ainda existentes, menos de cinco mil, com uma encomenda de mais 40 mil.
Ciência

Vacina oferece proteção universal contra gripe

Uma nova vacina que usa nanopartículas conseguiu oferecer proteção universal contra os vírus da gripe tipo A. Em estudos realizados com ratos, conseguiram imunidade duradoura.
Espanha

Casal perde custódia do filho por não o vacinar

978
Um casal espanhol perdeu a custódia do filho de um ano, depois de ser acusado de negligência. Não levavam o bebé ao pediatra e não lhe deram as vacinas obrigatórias.
País

6 coisas que deve saber sobre a gripe

Nos meses mais frios, a frase “acho que estou a chocar uma gripe” ocupa um lugar cimeiro nas mais ouvidas. Mas, afinal, o que é isso de gripe? Como se transmite? Em que é que a vacina pode ajudar?
Gripe

Quebra de 12% na venda de vacinas

As farmácias portuguesas venderam este ano menos 57 mil vacinas contra a gripe do que em igual período do ano passado. Existem 2.500 farmácias habilitadas a administrar a vacina.
Presidente Marcelo

Marcelo vacinou-se contra a gripe

Marcelo Rebelo de Sousa, em conjunto com o ministro da Saúde, vacinou-se contra a gripe. O Presidente da República pediu a todos os portugueses que sigam o seu exemplo.
Vacinas

Marcelo apela à vacinação contra a gripe

Marcelo diz que faz parte de um grupo de risco, por ser idoso, mas apelou a todos os portugueses que não adiem a vacinação e se protejam contra a gripe deste ano.
Saúde

Gripe. "Vacinar, vacinar", pede DGS

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, reforçou o apelo à vacinação contra a gripe, sublinhando que a estirpe que se espera que seja a dominante este ano é propensa a provocar casos mais graves.
Vacinas

Gripe. Um milhão de portugueses já se vacinou

Cerca de um milhão de portugueses com 65 ou mais anos já se vacinou contra a gripe, de acordo com os novos dados do Vacinómetro, que monitoriza a vacinação contra a gripe em grupos prioritários.
Saúde

DGS vê fim da imunidade a sarampo com naturalidade

A diretora-geral da Saúde disse encarar "com toda a naturalidade" os resultados do inquérito que aponta para o fim da imunidade contra o sarampo, lembrando a ocorrência este ano de dois surtos.
Doenças

Imunidade de grupo contra o sarampo acabou

A imunidade de grupo contra o sarampo, que protege vacinados e não vacinados, já não existe em Portugal devido à diminuição do número de pessoas imunes à doença nos últimos 14 anos.
Vacinas

Menos vacinas da gripe nos grupos prioritários

O "Vacinómetro" indica que, devido às temperaturas elevadas, a taxa de vacinação é inferior à registada no mesmo período do ano passado. 560 mil portugueses com 65 ou mais anos já se vacinaram.
Vacinas

Diabéticos e bombeiros não pagam vacina da gripe

2017 é o primeiro ano em que a vacina da gripe é gratuita para diabéticos e bombeiros. Estes juntam-se a um grupo alargado que já não pagava a vacina, como as pessoas com mais de 65 anos.
Vacinas

Mário Cordeiro e a verdade e a mentira das vacinas

1.181
Diz que devia ser óbvio que as vacinas só fazem bem mas que o surto de sarampo que este ano custou a vida a uma adolescente mostrou que ainda há dúvidas. Em livro, Mário Cordeiro responde a todas.
Vacinas

Declarada escassez de vacinas contra a hepatite B

Problemas na produção das vacinas estão na origem da escassez. Foram já tomadas medidas de emergência que deverão permanecer até início do próximo ano.
Direção Geral da Saúde

Sarampo. Campanha extra de vacinação começa hoje

A Direção Geral de Saúde arranca esta quarta-feira uma campanha de vacinação de repescagem contra o sarampo. Foram adquiridas 200 mil doses adicionais de vacinas para este reforço.
Ordem dos Médicos

DGS acusada de ter pessoas anti-vacinação

A Ordem dos Médicos acusa a DGS de ter pessoas a trabalhar ligadas a associações que são contra vacinação. O bastonário alerta que há quem faça campanha contra as vacinas "sem base científica".
Vacinas

Penso indolor criado como alternativa à vacinação

São boas notícias para quem tem fobia a agulhas. Investigadores da Universidade de Emory, na Geórgia, EUA, desenvolveram um penso indolor de proteção ao vírus da gripe equivalente à toma da vacina.
Saúde

Primeira vacina contra o colesterol

2.750
Setenta e dois pacientes já experimentaram um tratamento anual que pretende que o sistema imunológico seja guiado para reduzir o "mau colesterol".
Vacinas

DGS e ministro negam vacinas nas farmácias

126
A Direção Geral de Saúde garante que não está nos planos do Governo as farmácias virem a administrar vacinas incluídas no Plano Nacional de Vacinação. Ministro também já veio desmentir.
Vacinas

Febre-Amarela. Angola lança nova fase da vacina

As autoridades sanitárias angolanas iniciaram esta sexta-feira a sétima fase da campanha de vacinação contra a febre-amarela, que deverá atingir mais de 2,7 milhões de habitantes.
Vacinas

Sarampo: 15 crianças morrem com vacina estragada

Quinze crianças morreram no Sudão do Sul depois de terem tomado vacinas contra o sarampo que não estavam em condições para serem administradas, confirmo esta sexta-feira o Ministério da Saúde do país.
Vacinas

Responsabilizar sem apontar "faca ao peito"

O secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, diz que o Governo "não pode por uma faca ao peito" dos pais que não vacinam os filhos mas irá responsabilizá-los já no próximo ano letivo.
Saúde

Ministro quer responsabilizar pais que não vacinem

Adalberto Campo Fernandes apresenta esta quinta-feira, Dia da Criança, um novo modelo de governação do PNV. Uma das propostas: responsabilizar os pais pela não vacinação dos filhos.
Vacinas

Vacina contra a malária será testada em humanos

Foi desenvolvida por cientistas portugueses. Uma vacina contra a malária vai começar a ser testada em humanos num ensaio clínico na Holanda. Os resultados do teste clínico são esperados para 2018.
Índia

Pneumonia. Milhões de crianças na Índia vacinadas

Milhões de crianças na Índia vão ser vacinadas contra a pneumonia, a doença infecciosa que mais mortes provoca entre os menores de cinco anos, informou a GAVI, a Aliança para a Vacinação.
baleia azul

Eduardo Sá vai estar em direto no Observador

Baleia azul, vacinação e comunicação com os adolescentes serão os grandes temas da conversa com o psicólogo Eduardo Sá, esta quarta às 11h00. Envie as suas questões para leitor@observador.pt.
PCP

Sarampo. PCP pede ao Governo campanha nacional

O grupo parlamentar do PCP apresentou esta sexta-feira no Parlamento um projeto de resolução que recomenda ao Governo do PS a adoção de uma campanha nacional de vacinação.
Vacinas

Veja os vídeos da campanha de apelo à vacinação

386
O ministério de Adalberto Campos Fernandes lança este sábado uma campanha de apelo à vacinação. Bastonários de médicos, enfermeiros e farmacêuticos participam. A ex-ministra Ana Jorge também.
Ciência

Dos testículos e das vacinas

225
Se bem que a pseudociência abre caminho para todo o tipo de disparate e este pode matar, a verdade é que a comunidade científica, e a economia que forma, dificilmente sai incólume nesta história.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)