Vacinas
Vacinas

Vacinação. Surto de poliomielite em Angola

As autoridades de saúde angolanas lançaram esta sexta-feira a segunda ronda da campanha de vacinação contra a poliomielite, sendo que um surto da doença infecciosa está a afetar o país desde maio.
Serviço Nacional de Saúde

Rutura de "stock"de vacinas contra a gripe

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) admitiu que houve uma rutura de "stock" de vacinas contra a gripe a nível nacional há duas semanas.
Doenças

140 mil mortes por sarampo em 2018

731
Mais de 140 mil pessoas morreram por sarampo no ano passado. Há surtos registados em todo o planeta. Maior parte das vítimas tem menos de 5 anos. Vacina não está a chegar a toda a gente.
Vacinas

RD Congo. Lançada campanha contra o sarampo

Mais de 2 milhões de crianças deverão ser vacinadas contra o sarampo na província do Kivu Norte, na República Democrática do Congo. A campanha de cinco dias está a ser implementada com apoio da OMS.
Organização Mundial de Saúde

Pólio: 4 países em que a vacina faz mais doentes

Na Nigéria, na República Democrática do Congo, na República Centro-Africana e em Angola há mais casos novos de poliomielite causados pela vacina oral do que pelo vírus.
Gripe

Mais de 1,3 milhões vacinados contra a gripe

Mais de metade dos indivíduos portadores de doenças crónicas já se vacinaram e, no total dos portugueses, mais de metade está também vacinada, sobretudo por recomendação do médico.
Brasil

Brasil está a desenvolver vacina contra a dengue

"No ano que vem estamos muito confiantes em termos a solução definitiva da vacina da dengue feita pelo Instituto Butantan", declarou o ministro brasileiro.
Vacinas

Sarampo provoca amnésia do sistema imunitário

O sarampo provocou uma limpeza nas células imunitárias de memória nas crianças não vacinadas, tornando mais difícil combater outras infeções.
Vacinas

Estirpe rara de meningite leva a corrida à vacina

311
A vacina conjugada ACWY foi aconselhada pelos pediatras portugueses, face ao aumento dos casos de meningite W registados este ano. Procura duplicou e Infarmed teve de encomendar vacinas à Holanda.
Macau

Vacinas. Macau regista violações graves em 2019

As autoridades de Macau detetaram este ano violações mais graves na administração e fornecimento de vacinas em estabelecimentos privados de saúde.
Vacinas

ARS Norte sem vacinas contra a gripe

O Sindicato Independente dos Médicos diz que a Administração Regional de Saúde do Norte não tem vacinas contra a gripe para enviar aos centros de saúde. ARS Norte garante que é uma situação pontual.
Gripe

Gripe. Época de vacinação arranca esta 2ª feira

A partir desta segunda-feira, estão disponíveis 1,4 milhões de vacinas para serem dadas gratuitamente a grupos de risco no Serviço Nacional de Saúde e cerca de 600 mil para venda em farmácias.
Vacinas

Estado investiu 11 milhões nas vacinas da gripe

Os números foram esta sexta-feira revelados pela diretora-geral da Saúde. Este ano vão estar disponíveis em Portugal pela primeira vez vacinas tetravalentes, que funcionam para quatro tipos de vírus.
Saúde

DGS. Novos cigarros "podem ter efeito perverso" /premium

Em entrevista, a diretora-geral da Saúde explicou que os derivados do tabaco são "realidade nova" para a DGS. Sobre a polémica das novas vacinas, disse que a AR devia ter confiado nos especialistas.
Fact Check

Mortos médicos que descobriram cancro em vacinas?

258
Antes de morrer, Bradstreet dizia ter criado a cura para doenças provocadas por vacinas. Mas a polícia provou que se suicidou. A cura de Bradstreet não existe. E não, as vacinas não causam doenças.
Legislativas 2019

Fact Check. 46 crianças mortas com hepatite B?

Jerónimo de Sousa recorreu ao número para enfatizar a falta de investimento no SNS e acabou corrigido pelo próprio assessor: afinal queria dizer meningite. Mesmo assim, as contas não batem certo.
Rep Democrática do Congo

RDCongo distribui nova vacina do Ébola em outubro

A nova vacina, fabricada pela multinacional Johnson & Johnson, será administrada, em duas doses com 56 dias de intervalo, a populações em risco em áreas onde não existe transmissão ativa do Ébola.
Vacinas

Vacinação. Quem recusa "está a brincar com o fogo"

As palavras são do Presidente da Comissão Europeia. Juncker pronunciou-se sobre o assunto em encontro promovido pela EU e a OMS, em que se debateu a erradicação de doenças através da vacinação.
DGS

Sarampo. Quem vai viajar deve vacinar-se

113
A diretora-geral de Saúde destaca o efeito positivo da vacinação em Portugal e explica que o ressurgimento da doença na Europa se deve a um "desprezo" por parte da população.
Ébola

Inciados novo teste de vacinas contra o Ébola

O teste da vacina da Janssen Pharmaceuticals envolve até 800 pessoas e é apoiado pela organização Médicos Sem Fronteiras e pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres.
Vacinas

Sarampo. Alemanha aprova multas para não-vacinação

7640
A decisão aprovada entra em vigor em março de 2020 e também impõe que crianças em centros de refugiados sejam vacinadas, e determina a exclusão de crianças não vacinadas do direito às creches.
Vacinas

Governo poderá comparticipar mais vacinas

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde colocou a hipótese na comissão parlamentar de Saúde de ser o Governo a comparticipar vacinas do HPV, meningite B e rotavirus.
Vacinas

Crise de confiança nas vacinas na Europa

As redes sociais e o distanciamento de doenças mortais são apontados como fatores de descredibilização da vacinação. França é o país onde a desconfiança é maior.
Desastres Naturais

Segunda fase de vacinação arranca em Moçambique

A segunda fase de vacinação contra a cólera arranca esta segunda-feira em Moçambique. As autoridades de saúde preveem abranger cerca de um milhão de pessoas.
Vacinas

Ébola: Merck vai produzir mais doses da sua vacina

O diretor-geral da OMS anunciou que a farmacêutica Merck vai produzir a sua vacina contra o Ébola na sua fábrica norte-americana, em complemento das suas instalações na Alemanha.
Estados Unidos da América

Nova Iorque quer todas as crianças vacinadas

274
O estado de Nova Iorque aprovou uma nova legislação que não admite que os pais aleguem motivos religiosos para não vacinar as crianças. Os Estados Unidos enfrentam o maior surto de sarampo desde 1992.
Nova Iorque

Judeus contra vacinas potenciam surto de sarampo

Há uma campanha anti-vacinação, com mensagens falsas, destinada a mães judias. A ausência de vacinação contra o sarampo dentro da comunidade justifica que tenha a maior parte dos casos de Nova Iorque.
Doenças

Risco de sarampo pode aumentar 50% até 2050

Os movimentos anti-vacinação podem provocar um aumento de casos de sarampo. Os EUA tiveram o maior surto dos últimos 25 anos. A vacinação em idade escolar pode ser parte da solução.
DGS

DGS alerta para falta de vacinação contra sarampo

Em 2018, grande parte das crianças até aos três meses já tinham sido vacinadas contra a pneumonia e tosse convulsa. A DGS quer ainda o controlo da tosse convulsa em crianças até aos dois meses.
Moçambique

Moçambique. Governo combate cólera com vacinas 

A diretora nacional de saúde pública moçambicana referiu que a vacina não vai resolver totalmente o problema da cólera mas vai ajudar a reduzir a sua transmissão. O Governo recebe as vacinas dia 12.
Saúde

Alemanha. Multa para quem não vacinar crianças

2526
A lei propõe vacinação obrigatória para crianças em escolas e creches mas visa ainda pais, professores e médicos. A Alemanha é atualmente um dos países europeus com maior número de casos de sarampo.
Moçambique

Moçambique. 770 mil crianças vacinadas 

O Ministério da Saúde moçambicano vai vacinar 770 mil crianças contra a poliomielite. A operação visa travar o risco da doença nas crianças das províncias afetadas pelo ciclone Idai.
Donald Trump

Trump apela a vacinação contra sarampo 

132
Desde 1 de janeiro, foram registados 695 casos de sarampo nos Estados Unidos. Trump apela agora à vacinação, depois de expressar a opinião segundo a qual elevadas doses de vacina causam autismo.
Vacinas

Portugueses acreditam na eficácia da vacinação  

Portugal é o sétimo país da UE que tem a opinião mais favorável à vacinação. Segundo um Eurobarómetro, 53% dos portugueses acredita "sem dúvida" que as vacinas previnem doenças infecciosas .
Vacinas

Vacinação na região centro com percentagens de 96%

As coberturas vacinais garantem "imunidade de grupo" e contribuem para a erradicação da poliomielite e eliminação do sarampo e da rubéola, revela o boletim de avaliação regional.
Vacinas

Vacina do sarampo. 70 mil pessoas chamadas

Diretora-Geral da Saúde confirma que desde 2016 mais de 70 mil pessoas foram repescadas para serem vacinadas contra o sarampo. Portugal está acima da meta da OMS.
Vacinas

Sarampo. Manifesto recomenda 95% de vacinação

Um manifesto criado pela Vaccines Europe recomenda 95% de vacinação contra o sarampo. Incentiva as autoridades a aplicar políticas nesse sentido e a criar um Cartão de Vacinação Europeu.
Moçambique

Moçambique. Crise de cólera está controlada 

Segundo o diretor de Saúde da cidade da Beira, há cada vez menos casos registados por dia. Fino Massalambane salienta a campanha de vacinação e afirma que "em quatro semanas" crise pode estar acabada.
Saúde

DGS. Novas vacinas custam 15 milhões de euros

A diretora-geral da Saúde lembrou que as vacinas "mudam a dinâmica das doenças" e adiantou que a DGS vai disponibilizar informação sobre as várias opções de vacinação e as respetivas estratégias.
Organização Mundial de Saúde

OMS. Quatro vezes mais casos de sarampo em 2019

111
A Organização Mundial de Saúde avisa que os dados de 2018 e 2019 ainda são preliminares, mas destaca a clara tendência de aumento do número de casos de sarampo de forma global.
Vacinas

Vacina BCG pode regressar às maternidades

O aumento do número de casos de tuberculose pode levar ao regresso da vacina BCG às maternidades. Situação é mais alarmante em Lisboa e no Porto. Profissionais de saúde precisam de formação.
Vacinas

Governos apertam cerco ao movimento anti-vacinação

208
Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma este movimento põe em risco "o progresso alcançado na luta contra doenças evitáveis". Os casos de sarampo aumentaram em 30% nos últimos anos.
Estados Unidos da América

Tétano. A longa jornada de um menino não vacinado

1918
O caso remonta a 2017 nos EUA, quando uma criança de seis anos não vacinada contraiu tétano depois de uma queda. Esteve 57 dias nos cuidados intensivos e os tratamentos custaram milhares de euros.
Vacinas

O vídeo viral do jovem a favor da vacinação

733
Ethan Lindenberger vacinou-se sem a mãe saber, porque ela é contra vacinação. Tentou convencê-la a fazer o mesmo, mas não conseguiu. Agora, foi ao Congresso norte-americano contar a sua história.
Brasil

Instituto brasileiro vai doar um milhão de vacinas

O milhão de vacinas contra a gripe e 1.700 frascos de soro contra picadas de serpentes e aranhas serão distribuidos à população venezuelana e brasileira em abril.
Doenças

Infeções por sarampo bateram recordes na Europa

142
O número de pessoas infetadas pelo vírus foi o maior na década. Houve três vezes mais casos reportados do que em 2017 e 15 vezes mais do que em 2016, o ano com menos casos.
DGS

DGS incentiva cidadãos a vacinar-se contra sarampo

A DGS recordou que, em pessoas vacinadas, a doença apresenta um quadro clínico "mais ligeiro e com muito baixa probabilidade de contágio" e lembra que em pessoas não vacinadas pode levar à morte.
Doenças

Casos de sarampo quase quintuplicaram em Portugal

182
Foram detetados 162 casos de sarampo em 2018, um número cinco vezes maior do que no ano anterior. Os especialistas apontam para as diferenças da vacinação nas diferentes regiões.
Organização Mundial de Saúde

Anti-vacinação entre as 10 maiores ameaças à saúde

559
Na lista da Organização Mundial de Saúde contam-se também bactérias resistentes a antibióticos, poluição e alterações climáticas ou doenças como ébola, dengue e VIH.
Drones

Onde são mesmo úteis os drones? A entregar vacinas

Milhares de vidas podem ser salvas se a experiência que a UNICEF testou esta semana for replicada. Em Vanuatu, um drone demorou 25 minutos a percorrer 40 km e garantiu a preservação das vacinas.
Ébola

Uganda. OMS doa 3 mil vacinas contra o Ébola

A OMS doou mais de 3 mil doses de vacinação contra o Ébola ao Uganda. As vacinas vão servir para imunizar os profissionais de saúde ao vírus. Em novembro foram doadas 2.100 doses experimentais.
Vacinas

“De deputado e de louco todos temos um pouco”

A vacinação é muito bem vista em Portugal pela opinião pública, o nosso Plano Nacional é reconhecidamente um dos melhores do mundo. Nada melhor do que aproveitar a boleia e colar a política ao tema!
Açores

Açores. Governo apela à vacinação contra a gripe 

O Governo Regional dos Açores vai reforçar o apelo à vacinação contra a gripe, esperando uma taxa de adesão de 60% entre a população com mais de 65 anos. Há 25.500 vacinas para administração gratuita.
Vacinas

O Orçamento e as prioridades na Saúde

102
Como diria Graham Greene a propósito da alteração na AR da política de vacinação, agora que os deputados tiveram uma ideia, “eles são perigosos porque têm uma ideia, não sabem qual, mas têm uma ideia”
Sida

Sida. Vacina pode chegar daqui a quatro anos /premium

115
Resultados promissores num ensaio feito na Tailândia abriram caminho para novas experiências. Há, pelo menos, três testes em humanos a começar ou já em curso. Especialistas apontam 2023 como meta.
Vacinas

Poliomielite. Nova vacina dispensa refrigeração

Os cientistas criaram uma vacina injetável contra a poliomielite que não necessita de refrigeração e foi eficaz em ratos. Caso o seja em humanos, será muito útil nos países em desenvolvimento.
Angola

Angola apela à vacinação de cães contra a raiva

Até ao dia 10 deste mês, foram registadas 189 mortes por raiva. O Ministério da Saúde de Angola apela, por isso, à população para que vacine os seus animais e os abriguem no interior das suas casas.
Ordem dos Enfermeiros

Há falta de vacinas para a gripe no norte do país

A Ordem dos Enfermeiros avisa que há centros de saúde, sobretudo na região Norte, que continuam com falta de vacinas da gripe, dizendo que há vários centros que não estão a receber as vacinas pedidas.
Vacinas

Farmácias com rutura de stock de vacina da gripe

Na primeira semana da campanha de vacinação foi vendido mais do dobro das vacinas disponibilizadas na campanha do ano passado. Há farmácias e centros de saúde em rutura de stock.
Cabo Verde

Crianças em Cabo Verde vão ser vacinadas contra 

155
Todas as crianças com idades entre os nove meses e os cinco anos que vivem em Cabo Verde vão ser vacinadas contra a sarampo e a rubéola, numa ação que começa quarta-feira.
Vacinas

Cerca de 750 mil raparigas vacinaram-se contra HPV

Segundo a secretária de Estado da Saúde, o indicador -- que corresponde a 86% da população elegível para a vacina -- "está muito acima" da meta traçada pela OMS.
Vacinas

Portugueses são os que mais confiam nas vacinas

Portugal é o país da União Europeia com a maior percentagem de população a confiar nas vacinas, considerando-as seguras, efetivas e importantes para as crianças.
Vacinas

Vacina da gripe disponível a partir desta segunda

A vacina da gripe começa esta segunda-feira a estar disponível, sendo gratuita e sem necessidade de receita médica no SNS para grupos de risco. Haverá 1,4 milhões de doses da vacina para administrar.
Gripe

Mais de mil casos de gripe no inverno passado

A atividade gripal do ano passado foi de "intensidade baixa-moderada", segundo o relatório anual do Programa Nacional de Vigilância da Gripe. Este ano, a campanha de vacinação começa na segunda-feira.
Vacinas

DGS garante: vacina da gripe não será racionada

A diretora-geral de Saúde garantiu que "não há racionamento da vacina da gripe" e que, em caso de necessidade, os centros de saúde devem fazer permutas para responder às necessidades dos utentes.
Vacinas

Milhares de vacinas da gripe acabam no lixo

A bastonária dos Enfermeiros apela a que não haja este ano "racionamento da vacina da gripe", indicando que a gestão dos 'stocks' tem levado a que todos os anos "vão para o lixo milhares de vacinas".
Vacinas

Vacinação contra a gripe arranca a 15 de outubro

161
A vacinação começa 2 semanas depois do habitual, para garantir uma "melhor e maior proteção durante o período da epidemia de gripe", que em Portugal costuma ter início na segunda quinzena de dezembro.
Moçambique

Febre aftosa. Moçambique realiza 2.ª vacinação

A febre aftosa afeta a produção animal, mas não tem repercussões na saúde pública, e é endémica em vários pontos do Mundo, nomeadamente no Médio Oriente, África, Ásia e América Central e do Sul.
União Europeia

Comissário defende vacinação concertada na UE

O comissário europeu para a Saúde reiterou a necessidade de "uma abordagem concertada e estratégica" para combater a renitência às vacinas e para melhorar a taxa de vacinação na União Europeia (UE).
Vacinas

Holanda não quer crianças sem vacinas nas creches

1255
Face ao surto de sarampo que afetou, recentemente, a Europa e à diminuição da taxa de vacinação no país, o Governo holandês está a planear proibir a entrada de crianças não vacinadas nas creches.
Twitter

Vacinas. Trolls russos propagaram informação falsa

"Bots" e "trols" russos espalharam informação falsa sobre as vacinas antes e durante as eleições norte-americanas de 2016. Objetivo? Fomentar a discórdia e aumentar a hostilidade.
Vacinas

Angola. Só 31% das crianças têm todas as vacinas

Depois da primeira e segunda vacinas, as mães deixam de levar os bebés para dar continuidade à vacinação, referiu Ana Paula Machado, a diretora adjunta do Instituto Nacional de Estatística (INE).
China

China oferece vacinas grátis após escândalo

A China anunciou que vai oferecer aconselhamento e inoculação gratuitos de vacinas contra a raiva, após escândalo gerado por irregularidades detetadas no segundo maior fabricante chinês de vacinas.
China

Manifestação em Pequim após escândalo com vacinas

Diversos pais manifestaram-se esta segunda-feira em Pequim, frente ao Ministério da Saúde, após a polémica das vacinas falsificadas por um laboratório chinês, um facto raro na China.
Vacinas

China conclui que vacinas foram adulteradas

Para reduzir custos e aumentar a produção, a empresa usou fluido com validade expirada na produção de alguns produtos, falsificou dados de fabrico e realizou testes irregulares.
China

China ordenou inspeção às produtoras de vacinas

A China ordenou uma inspeção geral às empresas que produzem vacinas, numa resposta ao recente escândalo de vacinas defeituosas contra a raiva fabricadas por um dos maiores laboratórios do país.
Austrália

Penalizações para pais de crianças não vacinadas

A nova legislação que prevê penalizações fiscais para as famílias que decidam não vacinar as crianças entrou em vigor este sábado na Austrália.
Vacinas

Sífilis. Cientistas identificam alvo para vacina

Uma equipa de microbiólogos analisou geneticamente a bactéria da sífilis recolhida de amostras de doentes da Colômbia, de São Francisco (Estados Unidos) e República Checa.
Saúde

O guia essencial para todos os viajantes

Antes de partir para o paraíso, certifique-se que leva consigo tudo o que precisa para evitar complicações. Vacinas, medicamentos e muita informação. Marque uma consulta do viajante
Ciência

Dez mandamentos contra a moda anti-vacinas

685
A aceitação da ciência pelo grande público pressupõe a aceitação da autoridade dos especialistas, pois o cidadão comum não tem tempo, meios ou competência para ser ele a triar a literatura científica.
Vacinas

Artigo da Nature retirado por abordagem inadequada

Um artigo da Scientific Reports, do grupo Nature, foi retratado porque "não é uma abordagem adequada para determinar os danos neurológicos". O artigo só foi retirado 18 meses depois de publicado.
República do Congo

OMS disponibiliza 4 mil vacinas contra o Ébola

Depois da OMS ter alertado para o elevado risco de propagação de Ébola no Congo, a organização assegurou esta segunda-feira que tem quatro mil vacinas preparadas para disponibilizar.
Vacinas

Grávidas. 75% vacinadas contra tosse convulsa 

O boletim divulgado pela DGS esta quarta-feira mostra que 75% das grávidas foram vacinadas contra a tosse convulsa em 2017. Vacina passou a ser recomendada a grávidas entre as 20 e as 36 semanas.
Vacinas

Proteger a saúde, salvar vidas /premium

O interesse de reforçar a cooperação da União Europeia contra as doenças que podem ser prevenidas por vacinação.
Vacinas

Programa comum de vacinas na UE até 2020

Criação de planos nacionais/regionais de vacinação, com meta comum de cobertura de 95%, contra o sarampo, e de programa de vacinas comum na UE até 2020 são alguns dos objetivos da Comissão Europeia.
Vacinas

96% querem vacinas pediátricas gratuitas

Um total de 96,3% de 2.000 portugueses inquiridos num estudo defende que todas as vacinas com indicação para administração em idade pediátrica devem integrar o Programa Nacional de Vacinação.
Luanda

Luanda. Dois terças das crianças sem vacinação

Vacinação contra a poliomielite, sarampo e rubéola abrangeu até ao momento 35% das crianças. Campanha termina no domingo e o governo provincial de Luanda já tomou medidas para ter inverter a situação.
VIH

Uma vacina para prevenir a infeção com VIH

A ideia é uma vacina para dar uma ou duas vezes por ano. Os resultados são preliminares: foram usados macacos e o vírus que afeta estes animais. O próximo passo é um ensaio clínico em humanos.
Moçambique

Sarampo. Moçambique inicia campanha de vacinação

O Ministério da Saúde de Moçambique iniciou esta segunda-feira uma campanha de vacinação contra o sarampo e rubéola que tem como objetivo abranger cerca de 12 milhões de crianças.
Doenças

Número de casos de sarampo sobe para 90

A Direção-Geral de Saúde (DGS) confirmou esta quarta-feira que já foram confirmados 90 casos de sarampo ao longo do surto que começou no início de fevereiro.
Saúde

Sarampo. Centenas de vacinas desperdiçadas

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros disse que centenas de centenas de vacinas são deitadas ao lixo devido às más condições de alguns frigoríficos, que diz estarem obsoletos.
Vacinas

Caso de sarampo em Lisboa. Origem não é conhecida

Foi confirmado um caso de sarampo no Hospital de Santa Maria. Ainda não se sabe onde o homem de 39 anos terá sido infetado, visto ter passado pelo Ruanda, pelo Porto e por vários outros locais.
Doenças

Há mais um caso de sarampo

O número de casos confirmados de sarampo no atual surto em Portugal subiu para 69, mais um caso do que na sexta-feira, havendo 24 pessoas que já estão curadas, segundo um balanço oficial.
Vacinas

Como desmontar a retórica anti-vacinas em 8 passos

2738
É preferível a criança ter uma doença do que ser vacinada contra essa doença? Muitas vacinas em pouco tempo fazem mal? A vacina do sarampo provoca autismo? Veja 8 mitos desmontados pela ciência.
Saúde

Sarampo: casos confirmados aumentam para 66

O Hospital de Santo António Porto continua a ser o mais atingido pelo surto de sarampo. A última atualização dá conta de um aumento do número de casos para 66, estando três pacientes internados.
Saúde

Sarampo. Surto leva a aumento da vacinação

Duas a três mil pessoas vacinaram-se contra o sarampo desde o início do surto, segundo estima a Direção-Geral da Saúde, que apela aos pais para não atrasarem a vacinação das crianças.
Adalberto Campos Fernandes

Surto de sarampo não é preocupante, diz o ministro

Adalberto Campos Fernandes diz que "não há motivo para preocupação" quanto ao surto de sarampo detetado no Porto. Mas considerou "pouco racional" a falta de vacinação: a vacina "é uma arma".
DGS

DGS: "Nunca haverá dados escondidos"

Quanto a existirem mais casos suspeitos de sarampo do que os reportados pela DGS, a diretora da instituição, Graça Freitas, afirmou no jornal da noite que não se está a esconder nenhuma informação.
Saúde

Caso suspeito de sarampo no Hospital de Braga

O hospital de Braga identificou um "caso provável de sarampo" de um dos seus colaboradores e vai vacinar os profissionais da unidade de saúde.
Doenças

Casos de sarampo sobem para 36

A direcção-geral da Saúde confirmou que subiram para 36 os casos confirmados de sarampo na região Norte do país. Há ainda 87 casos sob suspeita.
Vacinas

Marcelo apela à vacinação contra o sarampo

305
O Presidente da República defende que, apesar de não ser obrigatória, a vacinação é "fundamental", apelando a que os portugueses façam a vacina contra o sarampo, sobretudo crianças e jovens.
Enfermeiros

Enfermeiros recusam obrigatoriedade de vacinação

120
A Ordem dos Enfermeiros recusa admitir qualquer requisito de entrada na profissão que passe pelo esquema vacinal, mas diz-se disponível para campanhas alargadas de vacinação.
Saúde

Mais 170 mil pessoas vacinadas contra a gripe

A Direção-Geral da Saúde anunciou que na atual época gripal foram vacinadas gratuitamente contra a gripe mais 170 mil pessoas do que na época anterior.
Gripe

Vacinação contra gripe baixou em todos os grupos

Vacinaram-se menos 120 pessoas contra a gripe durante esta época gripal em comparação com à anterior. A vacinação foi mais baixa em todos os grupos populacionais.
Brasil

Febre-amarela já matou 237 pessoas no Brasil

A febre-amarela provocou 237 mortes no Brasil. A campanha de vacinação na Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro, onde há risco maior de circulação do vírus só chegou a 5,5 milhões de pessoas.
DGS

DGS recomenda vacinação contra sarampo

A DGS recomendou os portugueses a vacinarem-se contra o sarampo, lembrando que esta é a melhor forma de prevenir a doença que pode até ser mortal. Na Europa morreram 35 pessoas, em 2017, com a doença.
Europa

Sarampo provocou 35 mortes na região europeia

Em Portugal, uma jovem de 17 anos morreu com sarampo. O país que apresenta maior número de mortes devido à doença, desde 1 de janeiro de 2017, é a Roménia. Ao todo, foram 35 mortes na região europeia.
Brasil

Febre amarela. Menos de 20% tomou vacina

Menos de 20% da população-alvo brasileira tomou a vacina contra a febre amarela. A doença já fez 118 mortos em todo o país.
Cancro

Vacinas contra o cancro com células imaturas

Os cientistas acreditam que pode ser possível transformar células estaminais em vacinas contra o cancro. A investigação é de uma equipa da Universidade de Stanford.
Gripe

Cerca de 1,2 milhões vacinados contra a gripe

Desde 1 de outubro foram vacinadas contra a gripe sazonal 61,2% das pessoas com 65 ou mais anos e precisamente metade dos indivíduos portadores de doença crónica.
Macau

Gripe. Mais 40 mil doses de vacina chegam a Macau

Os Serviços de Saúde de Macau tinham adquirido para 2017-2018 120 mil doses de vacina, mas decidiram reforçar as doses ainda existentes, menos de cinco mil, com uma encomenda de mais 40 mil.
Ciência

Vacina oferece proteção universal contra gripe

Uma nova vacina que usa nanopartículas conseguiu oferecer proteção universal contra os vírus da gripe tipo A. Em estudos realizados com ratos, conseguiram imunidade duradoura.
Espanha

Casal perde custódia do filho por não o vacinar

978
Um casal espanhol perdeu a custódia do filho de um ano, depois de ser acusado de negligência. Não levavam o bebé ao pediatra e não lhe deram as vacinas obrigatórias.
País

6 coisas que deve saber sobre a gripe

Nos meses mais frios, a frase “acho que estou a chocar uma gripe” ocupa um lugar cimeiro nas mais ouvidas. Mas, afinal, o que é isso de gripe? Como se transmite? Em que é que a vacina pode ajudar?
Gripe

Quebra de 12% na venda de vacinas

As farmácias portuguesas venderam este ano menos 57 mil vacinas contra a gripe do que em igual período do ano passado. Existem 2.500 farmácias habilitadas a administrar a vacina.
Presidente Marcelo

Marcelo vacinou-se contra a gripe

Marcelo Rebelo de Sousa, em conjunto com o ministro da Saúde, vacinou-se contra a gripe. O Presidente da República pediu a todos os portugueses que sigam o seu exemplo.
Vacinas

Marcelo apela à vacinação contra a gripe

Marcelo diz que faz parte de um grupo de risco, por ser idoso, mas apelou a todos os portugueses que não adiem a vacinação e se protejam contra a gripe deste ano.
Saúde

Gripe. "Vacinar, vacinar", pede DGS

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, reforçou o apelo à vacinação contra a gripe, sublinhando que a estirpe que se espera que seja a dominante este ano é propensa a provocar casos mais graves.
Vacinas

Gripe. Um milhão de portugueses já se vacinou

Cerca de um milhão de portugueses com 65 ou mais anos já se vacinou contra a gripe, de acordo com os novos dados do Vacinómetro, que monitoriza a vacinação contra a gripe em grupos prioritários.
Saúde

DGS vê fim da imunidade a sarampo com naturalidade

A diretora-geral da Saúde disse encarar "com toda a naturalidade" os resultados do inquérito que aponta para o fim da imunidade contra o sarampo, lembrando a ocorrência este ano de dois surtos.
Doenças

Imunidade de grupo contra o sarampo acabou

A imunidade de grupo contra o sarampo, que protege vacinados e não vacinados, já não existe em Portugal devido à diminuição do número de pessoas imunes à doença nos últimos 14 anos.
Vacinas

Menos vacinas da gripe nos grupos prioritários

O "Vacinómetro" indica que, devido às temperaturas elevadas, a taxa de vacinação é inferior à registada no mesmo período do ano passado. 560 mil portugueses com 65 ou mais anos já se vacinaram.
Vacinas

Diabéticos e bombeiros não pagam vacina da gripe

2017 é o primeiro ano em que a vacina da gripe é gratuita para diabéticos e bombeiros. Estes juntam-se a um grupo alargado que já não pagava a vacina, como as pessoas com mais de 65 anos.
Vacinas

Mário Cordeiro e a verdade e a mentira das vacinas

1181
Diz que devia ser óbvio que as vacinas só fazem bem mas que o surto de sarampo que este ano custou a vida a uma adolescente mostrou que ainda há dúvidas. Em livro, Mário Cordeiro responde a todas.
Vacinas

Declarada escassez de vacinas contra a hepatite B

Problemas na produção das vacinas estão na origem da escassez. Foram já tomadas medidas de emergência que deverão permanecer até início do próximo ano.
Direção Geral da Saúde

Sarampo. Campanha extra de vacinação começa hoje

A Direção Geral de Saúde arranca esta quarta-feira uma campanha de vacinação de repescagem contra o sarampo. Foram adquiridas 200 mil doses adicionais de vacinas para este reforço.
Ordem dos Médicos

DGS acusada de ter pessoas anti-vacinação

A Ordem dos Médicos acusa a DGS de ter pessoas a trabalhar ligadas a associações que são contra vacinação. O bastonário alerta que há quem faça campanha contra as vacinas "sem base científica".
Vacinas

Penso indolor criado como alternativa à vacinação

São boas notícias para quem tem fobia a agulhas. Investigadores da Universidade de Emory, na Geórgia, EUA, desenvolveram um penso indolor de proteção ao vírus da gripe equivalente à toma da vacina.
Saúde

Primeira vacina contra o colesterol

2747
Setenta e dois pacientes já experimentaram um tratamento anual que pretende que o sistema imunológico seja guiado para reduzir o "mau colesterol".
Vacinas

DGS e ministro negam vacinas nas farmácias

126
A Direção Geral de Saúde garante que não está nos planos do Governo as farmácias virem a administrar vacinas incluídas no Plano Nacional de Vacinação. Ministro também já veio desmentir.
Vacinas

Febre-Amarela. Angola lança nova fase da vacina

As autoridades sanitárias angolanas iniciaram esta sexta-feira a sétima fase da campanha de vacinação contra a febre-amarela, que deverá atingir mais de 2,7 milhões de habitantes.
Vacinas

Sarampo: 15 crianças morrem com vacina estragada

Quinze crianças morreram no Sudão do Sul depois de terem tomado vacinas contra o sarampo que não estavam em condições para serem administradas, confirmo esta sexta-feira o Ministério da Saúde do país.
Vacinas

Responsabilizar sem apontar "faca ao peito"

O secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, diz que o Governo "não pode por uma faca ao peito" dos pais que não vacinam os filhos mas irá responsabilizá-los já no próximo ano letivo.
Saúde

Ministro quer responsabilizar pais que não vacinem

Adalberto Campo Fernandes apresenta esta quinta-feira, Dia da Criança, um novo modelo de governação do PNV. Uma das propostas: responsabilizar os pais pela não vacinação dos filhos.
Vacinas

Vacina contra a malária será testada em humanos

Foi desenvolvida por cientistas portugueses. Uma vacina contra a malária vai começar a ser testada em humanos num ensaio clínico na Holanda. Os resultados do teste clínico são esperados para 2018.
Índia

Pneumonia. Milhões de crianças na Índia vacinadas

Milhões de crianças na Índia vão ser vacinadas contra a pneumonia, a doença infecciosa que mais mortes provoca entre os menores de cinco anos, informou a GAVI, a Aliança para a Vacinação.
baleia azul

Eduardo Sá vai estar em direto no Observador

Baleia azul, vacinação e comunicação com os adolescentes serão os grandes temas da conversa com o psicólogo Eduardo Sá, esta quarta às 11h00. Envie as suas questões para leitor@observador.pt.
PCP

Sarampo. PCP pede ao Governo campanha nacional

O grupo parlamentar do PCP apresentou esta sexta-feira no Parlamento um projeto de resolução que recomenda ao Governo do PS a adoção de uma campanha nacional de vacinação.
Vacinas

Veja os vídeos da campanha de apelo à vacinação

386
O ministério de Adalberto Campos Fernandes lança este sábado uma campanha de apelo à vacinação. Bastonários de médicos, enfermeiros e farmacêuticos participam. A ex-ministra Ana Jorge também.
Ciência

Dos testículos e das vacinas

223
Se bem que a pseudociência abre caminho para todo o tipo de disparate e este pode matar, a verdade é que a comunidade científica, e a economia que forma, dificilmente sai incólume nesta história.
Serviço Nacional de Saúde

Vacinação obrigatória

291
Não posso aceitar, a coberto da liberdade de informação, que se dê cobertura jornalística igual e intensa aos que, por total ignorância ou má-fé, insistem em negar o direito dos filhos serem vacinados
DGS

DGS condena "moda bizarra" de não vacinar

347
O diretor-geral da Saúde condenou a "moda bizarra" de não vacinar as crianças, indicando que isso tem tido consequências, e considerou inquestionável o direito dos menores à vacinação.
Doenças

Sarampo. Mortes diminuíram 85% devido à vacinação

Entre 2000 e 2015, graças à vacinação, as mortes de menores de cinco anos devido ao sarampo diminuíram 85% e as devido ao tétano neonatal 83%, segundo números da UNICEF divulgados esta quarta-feira.
Vacinas

Sarampo: mais de dez mil pedem vacina obrigatória

Mais de 10.500 pessoas assinaram a petição pública que defende a vacinação obrigatória no caso das vacinas do Programa Nacional de Vacinação.
Vacinas

Comissário europeu defende vacinação "obrigatória"

261
Vytenis Andriukaitis defende que "a hesitação perante a vacinação é um problema de saúde pública em crescimento" e acusa os antivacinas de "pôr toda a gente em risco".
Ministério da Saúde

Ministro apoia vacina contra sarampo aos 6 meses

O Ministro da Saúde afirmou que a vacinação de crianças contra o sarampo entre os 6 os 12 meses, mediante prescrição médica, se enquadra num conjunto de medidas adotadas pela DGS.
Jerónimo De Sousa

PCP apela à reflexão sobre vacinação obrigatória

116
O líder comunista, Jerónimo de Sousa, considerou positiva a possibilidade de o plano nacional de vacinação ser tornado obrigatório ou compulsivo.
Vacinas

OMS. Vacinação salvou a vida a dez milhões

As vacinas evitaram pelo menos dez milhões de mortes entre 2010 e 2015, e protegeram muitos milhões de pessoas de doenças como o sarampo, a pneumonia ou a tosse convulsa, segundo dados da OMS.
Doenças

Não-vacinação. As quatro grandes dúvidas dos pais

516
Os pais têm o direito de tomar decisões que prejudiquem os filhos? O Estado deve intervir? As escolas podem recusar alunos não vacinados? E avisar os pais dos outros que há não-vacinados entre eles?
Vacinas

Mitos e verdades sobre as vacinas

303
Explicador. A morte de uma adolescente com sarampo voltou a lançar o debate sobre as vacinas. Falámos com especialistas para saber o que é mito e o que é verdade.
Vacinas

Como e onde são punidos os pais que não vacinam

120
Em Inglaterra um juiz obrigou os pais a vacinarem os filhos. Em França, um casal foi condenado a uma pena suspensa. Na UE, só em oito países é obrigatória a vacina do sarampo.
Doenças

Vacinas nas escolas "não é uma questão premente" 

104
O ministro da Educação disse que a exigência das vacinas em dia para efeitos de matriculação nas escolas "não é uma questão premente" de momento, quando Portugal enfrenta um surto de sarampo, que vitimou uma jovem.
Vacinas

Sarampo, vacinas, “cruelty-free” e racionalidade

2910
Sabendo que devemos sobretudo às vacinas o facto da esperança de vida ter quase duplicado no século XX, pergunto-me onde estaríamos se a racionalidade não tivesse resistido a movimentos como o atual.
Vacinas

32 anos e meio: vacina anti-hippie

5406
As crianças não vacinadas devido a pruridos naturalistas (hippies ou ignorantes) dos pais não devem ser aceites nas escolas ou em atividades de organismos públicos ou que recebam dinheiro dos impostos
Vacinas

O que aconteceu aos dois médicos anti-vacinas?

6949
O britânico Andrew Wakefield e o norte-americano Jeff Bradstreet associaram as vacinas ao autismo. O primeiro foi proibido de exercer e o segundo ter-se-á suicidado.
Vacinas

Hepatite A. Portugal recebe mais 38 mil vacinas

Além das 12 mil vacinas contra a hepatite A, vão chegar, pelo menos, mais 38 mil entre junho e novembro, revela o Grupo de Ativistas em Tratamento. Só em Lisboa já foram vacinadas quase 500 pessoas.
Infarmed

Infarmed. Há vacinas suficientes contra hepatite A

O Infarmed garante que Portugal tem "um número adequado" de vacinas contra a hepatite A, ao contrário da denúncia do Grupo de Ativistas em Tratamento.
Vacinas

Doentes com hepatite A vacinadas

Pessoas que vivem ou têm contacto sexual com doentes com hepatite A devem ser vacinadas até duas semanas após o último contacto, segunda nova norma da Direção-geral da Saúde.
Vacinas

Vacina tetravalente em falta nos centros de saúde

Problemas na produção da vacina tetravalente estão a gerar falhas em centros de saúde de Lisboa e Algarve. DGS afasta cenário de "rotura nacional" e diz que há alternativa para o reforço dos 5 anos.
Saúde

Direção-Geral de Saúde preocupada com sarampo

O diretor-geral da Saúde, Francisco George, disse que existe "uma grande preocupação" com os cinco casos de sarampo registados em Portugal, porque a doença estava eliminada do país pela vacinação.
A página está a demorar muito tempo.