478kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Vacinas

Coronavírus

Covid-19. Nova vacina contra pode chegar no Outono

A Agência Europeia do Medicamento pode vir a aprovar uma vacina da Pfizer contra as linhagens BA.4 e BA.5 da variante Ómicron. Em Portugal, a linhagem BA.5 é dominante.
Noticiário

19h. Desacatos em Guimarães remetidos ao MP

Em causa, estão suspeitas do crime de participação em motim. Ainda neste jornal, líder do Chega pede a demissão de Augusto Santos Silva, do cargo de presidente da Assembleia da República.
Fact Check

Sky News defendeu vacinas contra ondas de calor?

Publicação viral alega que canal de televisão britânico publicou uma notícia onde se alegava que as vacinas contra a Covid-19 combatiam as ondas de calor. É falsa.
Varíola dos macacos

EUA podem quintuplicar vacina com novo método

As autoridades sanitárias dos EUA esperam que um novo método de administração da vacina contra a varíola do macaco quintuplique a quantidade de vacinas disponíveis no país.
Coronavírus

Bruxelas negoceia novas doses com Moderna

A Comissão Europeia negociou com a Moderna a adaptação do calendário de entrega de novas doses da vacina anticovid-19. As vacinas serão entregues em setembro e durante o outono e o inverno.
Coronavírus

África do Sul anuncia morte relacionada com vacina

Autoridades de saúde sul-africanas revelaram uma morte relacionada com a vacina Janssen contra a covid-19. Paciente sofria de síndrome de Guillain-Barré.
Coronavírus

Macau anuncia quarta dose de vacina

A partir de sexta-feira, Macau vai disponibilizar a quarta dose da vacina contra a Covid-19 a toda a população. Idosos e doentes imunodeprimidos têm prioridade.
Vacinas

África e Europa. Durão defende compras conjuntas

Como "exemplos fortes de cooperação" Durão Barroso propõe que, em futuras pandemias, a Europa e a África possam comprar vacinas em conjunto para colmatar as faltas dos países africanos.
Coronavírus

Covid-19. Biden defende reforço da vacinação

Joe Biden reapareceu em público após ter testado negativo à Covid-19 e ter cumprido os cinco dias de isolamento. Presidente dos EUA defendeu vacinação.
Resposta Pronta

Covid-19. "Portugal em contraciclo com a Europa"

Presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, Gustavo Tato Borges, explica que situação em Portugal é mais calma, mas sublinha necessidade de preparar subida de casos no outono.
A História do Dia

A vacina da Covid-19 tem impacto na menstruação?

Um estudo da Universidade de Granada revela alterações no ciclo menstrual de milhares de mulheres depois de terem sido administradas vacinas contra a Covid-19. É nossa convidada a autora da pesquisa.
Coronavírus

Covid. OMS quer vacinar todos os grupos de risco

A Organização Mundial da Saúde denuncia que apenas 28% dos idosos e 37% dos trabalhadores do setor da saúde dos países de baixos rendimentos têm a vacinação primária, insistindo no reforço da mesma.
Varíola dos macacos

Monkeypox: regulador da UE recomenda vacinação

A EMA aconselha à vacinação "contra a varíola Imvanex para incluir a proteção dos adultos contra a doença da varíola dos macacos". A vacina foi aprovada em 2013 pela União Europeia.
Noticiário

13h. Varíola dos macacos. EMA recomenda vacinas

A Agência Europeia do Medicamento indica que encontrou benefícios na vacinação para prevenir contra a Monkeypox. E ainda, o esclarecimento da Ucrânia sobre o acordo com a Rússia
Varíola dos macacos

Monkeypox. 588 casos e primeiros vacinados

Todas as regiões de Portugal continental e a Madeira reportaram casos de infeção humana pelo vírus VMPX, sendo registados 588 casos. A vacinação iniciou com três contatos próximos de casos.
Coronavírus

Guiné-Bissau regista ressurgimento de infeções

Dionísio Cumbà avançou que a situação da Covid-19 está normalizada no país e admitiu que nos últimos dias há relatos de novos casos de infeção. No país, a vacinação ainda não atingiu toda a população.
Coronavírus

Vacinas da Covid alteraram (mesmo) a menstruação

A Universidade de Granada afirma que, depois de vacinas contra a Covid-19, várias mulheres notaram diferenças durante os ciclos pré-menstrual e menstrual. As fumadoras foram as mais afetadas.
Moçambique

Pólio. Moçambique vacina 7,8 milhões de crianças

Mais de 7,8 milhões de crianças foram vacinadas contra a poliomielite em Moçambique, durante a terceira ronda de imunização. Em maio, foi detetado o primeiro caso em Moçambique desde 1992.
Fact Check

Japão em estado de emergência devido a vacinas?

Post sugere que Japão decretou estado de emergência depois de detetado surto de sequelas da vacina contra a Covid-19. Mas não há notícias nem informação oficial que dêem conta dessa decisão.
Noticiário

4h. Covid-19 causa declínio na vacinação infantil

25 milhões de crianças ficaram desprotegidas contra difteria, tétano e tosse convulsa em 2021, revelam estimativas da ONU. E, Marcelo Rebelo de Sousa acredita que António Costa vai cumprir o mandato.
Saúde

Covid contribuiu no declínio de vacinação infantil

Unicef fala em "alerta vermelho para a saúde infantil". Um total de 25 milhões de crianças ficou por vacinar com uma ou mais doses contra a difteria, tétano e tosse.
Sob Escuta

"Sou um dos chefes que quer fazer uma revolução"

Entrevista a Gouveia e Melo. Quer uma Marinha mais tecnológica e menos dependente dos recursos humanos — que, não esconde, estão fazem falta nas fileiras do ramo. E Belém? “Logo se vê.”
Belém

Gouveia e Melo em Belém? "Logo se vê"

Entrevista. Quer fazer uma "revolução, no bom sentido", na Marinha. E admite que faltam militares, mas isso não o impede de fazer mais e melhor — apenas diferente. "Esse caminho começou a ser feito."
Coronavírus

Pequim quer prova de vacinação em locais públicos

Pequim passa a exigir prova de vacinação para a aceder à grande maioria dos locais públicos. Esta decisão aparece quando as autoridades estão a tentar aumentar a taxa de vacinação nos idosos.
Noticiário

22h. Aeroporto. Presidente do PSD já tem solução

Montenegro vai exigir ao Governo que avance com avaliação ambiental estratégica que analisa três opções. Direção do PSD prefere solução de Governo de Passos: Portela+Montijo. E quer saber quem paga.
Direção Geral da Saúde

400 mil idosos receberam segunda dose de reforço

A população elegível para esta segunda dose de reforço deve ser vacinada com um intervalo mínimo de quatro meses após a última dose ou o diagnóstico de infeção por SARS-CoV-2.
Varíola dos macacos

EUA. Infarmed admite vacina da varíola dos macacos

A vacina MVA é a única disponível a nível internacional. Após solicitação da DGS foi concebida pelo Infarmed com utilização excecional. Portugal vai receber o apoio contra a varíola dos macacos.
Coronavírus

Canadá deita fora 13,6 milhões da AstraZeneca

O Canadá assinou com a farmacêutica AstraZeneca para receber 20 milhões de doses. 85% da população já é vacinada e o país decidiu doar as doses que sobraram mas 13,6 milhões expiraram a validade.
Fact Check

Austrália força vacinação com gases de aviões?

Uma publicação afirma que autoridades australianas vão usar rasto dos aviões para vacinar população à força contra a cólera. É falso: o estudo diz diretamente que não ia "pulverizar" a vacina no ar.
Vacinas

Moçambique. 3º ronda de vacinação contra pólio

Moçambique lança no início de julho a terceira ronda de vacinação contra a poliomielite que afeta sobretudo crianças com menos de 5 anos. A meta "é vacinar 6,8 milhões de crianças", diz Armindo Tiago.
Varíola dos macacos

Portugal vai receber primeiras doses de vacinas

A HERA da Comissão Europeia vai distribuir vacinas para que os Estados-membros possam "responder ao atual surto de varíola dos macacos, dando prioridade aos mais afetados".
Fact Check

Covid-19. Pfizer reconhece 1.300 efeitos graves?

Publicações acusam a farmacêutica Pfizer de, depois de ter promovido a vacinação de milhões de pessoas contra a Covid, revelar uma lista em que assume quase 1.300 efeitos secundários graves.
Coronavírus

Covid-19. Casa aberta para maiores de 80 anos

As pessoas com 80 ou mais anos, que cumpram os critérios de elegibilidade, já podem receber a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 na modalidade de "casa aberta".
Coronavírus

CNECV quer rápido acesso a novos medicamentos

Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida defende que "é eticamente exigível garantir o rápido acesso da população ao medicamento", defendendo mecanismos iguais às vacinas contra a Covid-19.
Fact Check

Pfizer reconhece 1.291 efeitos secundários graves?

Publicações acusam a Pfizer de, após ter promovido vacinação de milhões de pessoas contra a Covid, revelar lista em que assume quase 1.300 efeitos secundários graves do medicamento. Não é verdade.
Coronavírus

Vacinas evitaram 19,8 mihões de mortes

O estudo conclui que a maioria das mortes evitadas aconteceram nos países de altos e médios rendimentos. Indiretamente, as vacinas evitaram um total de 4,3 milhões de mortes.
Vacinas

Ruanda abre fábrica de vacinas de RNA mensageiro

"A inauguração é um passo histórico para a equidade nas vacinas", afirmou o Presidente do Ruanda sobre a abertura da fábrica instalada pela BioNTech, a primeira das três planeadas para o continente.
Coronavírus

Covid-19: Áustria acaba com vacinação obrigatória

Ministro da Saúde, Johannes Rauch, considera que "mesmo aqueles que tinham concordado em ser vacinados estão agora relutantes em receber uma nova dose".
Coronavírus

Autorizada comercialização de vacina da Valneva

EMA autorizou a comercialização da vacina contra a Covid-19 produzida pela farmacêutica francesa Valneva. É a sexta vacina recomendada na UE para e irá reforçar as campanhas de vacinação.
Noticiário

3h. 700 mil imigrantes no país, 30% brasileiros

População estrangeira residente em Portugal aumentou em 2021 pelo sexto ano consecutivo, revela relatório do SEF. E, DGS adianta que vacinas para Monkeypox chegam a Portugal até ao final do mês.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.