De acordo com Marinha, no seu site na Internet, as barras marítimas de Vila Praia de Âncora, Esposende e São Martinho do Porto estão fechadas à navegação devido à previsão de agitação marítima forte.

A Marinha informa também que as barras da Figueira da Foz e de Aveiro estão fechadas a embarcações de comprimento inferior a 35 e 15 metros, respetivamente.

A barra marítima de Póvoa do Varzim está aberta a embarcações com calado superior a dois metros, duas horas antes e duas horas depois da preia-mar, devido à previsão de agitação marítima.

A barra de Vila do Conde também está condicionada e a Marinha aconselha as embarcações até 12 metros de comprimento e/ou calado inferior a dois metros a praticar a barra no período compreendido entre as três horas antes e três horas após da preia-mar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para as embarcações com comprimento superior a 12 metros e/ou calado superior a dois metros, apenas podem praticar a barra no período da preia-mar.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje na costa ocidental ondas de noroeste com 2,5 a 3,5 metros, diminuindo gradualmente para 1,5 a 2,5 metros.

Na costa sul prevê-se ondas de sudoeste com 1 metro.

Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para quinta-feira nas regiões do norte e centro do continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral até ao início da tarde, períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral até ao início da tarde.

A previsão aponta também para vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado na faixa costeira a sul do cabo Mondego e nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal, formação de gelo ou geada nas regiões do interior, pequena descida da temperatura mínima e subida da máxima.

No sul prevê-se céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir da tarde, períodos de chuva fraca ou chuvisco até ao início da tarde, mais provável no litoral, vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado na faixa costeira ocidental e nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida da temperatura mínima.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre os 2 e os 14 graus Celsius, no Porto entre 5 e 13, em Bragança entre -1 e 7, em Vila Real entre 2 e 10, em Viseu entre 1 e 10, em Castelo Branco entre 1 e 12, em Évora entre 6 e 13, em Beja entre 7 e 15, em Coimbra entre 5 e 13 e em Faro entre 10 e 17.