458kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Barragens

Barragens

Sertã desconhecia instalação de central no Cabril

O presidente da Câmara da Sertã desconhecia instalação de uma central solar na barragem do Cabril. Diz ter tido conhecimento pela comunicação social e revela que a encara com "alguma preocupação".
Ambiente

Seca extrema. "Desagravamento" no fim do mês

Agência Portuguesa do Ambiente (APA) sublinha que as chuvas das últimas semanas têm contribuído para a melhoria da situação de seca. Medidas de restrição podem vir a ser revistas.
Resposta Pronta

APA. Chuva melhora previsões de seca extrema

Nuno Lacasta, presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, destaca que  a chuva das últimas semanas a Centro e Norte melhora as previsões de seca. Barragem de Castelo de Bode a 60% da capacidade
Barragens

Alqueva. Reforço de abastecimento de água em Sines

Com esta empreitada foi igualmente concretizada "a ligação à albufeira de Fonte Serne, que garante o fornecimento de água aos perímetros de rega de Campilhas e Alto Sado".
Ambiente

As aldeias submersas que a seca fez emergir 

A seca em Portugal pode causar danos no turismo. Mas também deixou à descoberta aldeias fantasma, antes submersas por águas de barragens, que atraem dezenas de turistas. Veja as fotos e os vídeos.
Noticiário

00h. Barragens. EDP aponta a gestão responsável

Governo restringiu no início do mês o uso de várias barragens para produção de eletricidade e para rega agrícola devido à seca em Portugal continental.
EDP

EDP garante exploração responsável das barragens 

Presidente garante que a elétrica tem feito exploração responsável da produção hídrica e articulada com as autoridades, cumprindo cotas mínimas. Mas só liga centrais a gás se forem competitivas.
Barragens

Fazem falta ou não (mais) barragens?

Podemos reutilizar águas residuais ou dessalinizar a água do mar. Mas a escala, o investimento e o custo de operação podem não evitar a tão indesejada desertificação e abandono dos espaços rurais.
Noticiário

4h. Juan Carlos escondeu infeção de covid-19

Rei emérito espanhol recebeu ajuda do príncipe herdeiro de Abu Dhabi, mas manteve caso em segredo. E o Ministro do Ambiente defende que o nível de água das barragens pode aumentar nos próximos dias.
Noticiário

00h. Matos Fernandes. Produção das barragens caiu

João Pedro Matos Fernandes diz mesmo que a produção tem diminuído em relação ao ano passado. E o FC Porto é suspeito de ter fugido ao Fisco em 20 milhões de euros.
Noticiário

22h. Vodafone. Ciberataque pode não ser inocente

O professor explica que a situação que afetou os sistemas da Vodafone pode ter outras intenções. Ainda neste jornal, as perspetivas do Ministro do Ambiente de aumento do nível de água nas albufeiras.
Barragens

Produção de eletricidade nas barragens diminuiu

"O único modo sustentável de diminuir quer as importações, quer os custos de eletricidade, é pela via da aceleração na entrada em funcionamento de toda a potência renovável possível", afirma ministro.
Barragens

O fantasma do carvão no esvaziamento das barragens

Olhar para o custo da energia importada em 2021 e não o comparar com os anos anteriores em que também importámos energia, mesmo com as centrais de carvão a funcionar, é um exercício de demagogia.
Resposta Pronta

Alqueva "É a única barragem a aumentar capacidade"

20 anos depois do fecho das comportas da barragem de Alqueva, o antigo ministro Capoulas Santos diz que os críticos estão a ser derrotados e defende a importância deste projeto, em tempo de seca
Eletricidade

Uns milhões a voar pela janela

A análise dos dados torna perceptível o motivo pelo qual o nível de água nas barragens está abaixo do normal: foi preciso produzir mais electricidade hídrica por causa do fecho das centrais a carvão.
Alterações Climáticas

Seca "é o grande desafio que estamos a viver"

Na terça-feira, o Governo restringiu o uso de várias barragens para produção de eletricidade e para rega agrícola devido à seca em Portugal continental.
Barragens

Barragens com nível de água entre os 15% e os 20%

O vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) disse que o baixo nível de armazenamento de água nas bacias hidrográficas do Norte está a ser acompanhado com "particular atenção".
Semáforo Político

"A água vai ter de aumentar em muitos municípios"

Em período de seca, o ministro do Ambiente diz que subida de preço "é inevitável" e admite que pode vir aí numa nova barragem. Nega ainda o uso excessivo de água para produzir energias renováveis.
Sob Escuta

Alqueva tem água suficiente para mais de 2 anos

Presidente da empresa gestora do Alqueva assegura que as reservas garantem o fornecimento de água por mais de dois anos. José Pedro Salema diz que o Alqueva já está a abastecer outras barragens.
Ambiente

Falta de água. Agricultores pedem medidas

"Caso não chova nos próximos meses, toda a produção frutícola e hortícola fica posta em causa, o que faz prever grandes complicações para a campanha agrícola", apontou o responsável da Frutas Tereso.
Eletricidade

Produção hidroelétrica cai para metade em janeiro

Ainda antes do efeito da suspensão de cinco barragens, a produção hidroelétrica caiu 52% em janeiro face ao mesmo mês de 2021. Menos renováveis compensadas por gás e mais importações.
Noticiário

15h. Primeiro Ministro infetado com Covid-19

Uma nota divulgada pelo gabinete do Primeiro-Ministro adianta que António Costa não tem sintoimas e vai agora cumprir um período de isolamtno de 7 dias. O Presidente da República já foi informado.
Noticiário

14h. CAP preocupada com a falta de água no país 

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal alerta que já não há pastagens e a cultura dos chamados cereais de inverno também está comprometida.
Noticiário

13h. Produção elétrica suspensa em 4 barragens

É uma decisão justificada com a seca que está a afetar todo o país. O Ministro do Ambiente refere que esta suspensão já está a ter efeitos positivos.
Barragens

Seca. Suspensa produção elétrica em 5 barragens

Governo anuncia suspensão de produção de eletricidade em cinco barragens da EDP, três a Norte e duas no Zêzere, devido à seca. Barragem da Bravura no Algarve deixa de abastecer rega agrícola.
Iberdrola

Primeira barragem da Iberdrola ligada à rede 

Iberdrola anuncia ligação à rede da primeira turbina do complexo hidroelétrico do Alto Tâmega. Investimento fica concluído em 2024 e a bombagem irá reforçar capacidade de armazenamento de energia.
Resposta Pronta

Agricultores. "A falta de chuva preocupa-nos"

Rui Garrido, presidente da Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo, mostrou-se preocupado com a falta de chuva nas últimas semanas, que vai afetar os custos da produção agrícola.
Economia

"Portugal ouve Espanha. Nem sempre é recíproco"

Portugal pediu um parecer a Espanha sobre a exploração de lítio no Barroso. Mas nem sempre Espanha faz o mesmo em projetos transfronteiriços, diz em entrevista o ministro do Ambiente, Matos Fernandes.
Barragens

Barragens vão precisar de "dezenas de milhões" 

Presidente da empresa gestora do Alqueva explicou que em Portugal existe "um parque de barragens envelhecido, que está desajustado dos regulamentos atuais de segurança".
Natureza

Mondego. Cientistas propõem bacia de sedimentação

Um artigo científico propõe a construção de uma bacia de sedimentação no rio Mondego e uma outra, de menor dimensão, no rio Ceira, para resolver os problemas de assoreamento na albufeira Ponte-Açude.
Água

Capital do Irão enfrenta a pior seca em 50 anos

A precipitação em Teerão atingiu os 0,4 milímetros (mm) desde 23 de setembro, contra 14,3 mm durante o mesmo período do ano passado. As águas subterrâneas e à superfície estão "num estado crítico".
Barragens

Brumadinho. Liquefação causou rutura na barragem

O relatório aponta "o grave incidente ocorrido durante a instalação de um dreno, em junho de 2018, que resultou em vazamentos visíveis de lama em vários pontos da barragem, mas que foram contidos".
Ambiente

Remar contra as barragens em Portugal

Portugal tem uma clara oportunidade para se distinguir, aproveitando a maré seguida pela maioria dos países europeus. Mas não basta a intenção, é fundamental dar passos claros.
Brasil

Barragem que desabou: começa julgamento de empresa

A TÜV SÜD é acusada de falsificação de documentos para atestar a segurança da barragem de mineração da Vale em Brumadinho, localizada no estado brasileiro de Minas Gerais, que desabou em 2019.
Barragens

Miranda do Douro. Antiga pedreira será reabilitada

A nova concessionária das seis barragens transmontanas anuncia que acolhe os projetos de "reabilitação dos terrenos referentes à pedreira em Miranda do Douro".
Ambiente

Albufeira da Boavista: cotas baixas devido a rega

A Agência Portuguesa do Ambiente afirma que "as cotas alegadamente mais baixas" na Albufeira da Boavista se devem ao facto de o "mês de agosto ser o de maior consumo anual para rega".
Clima

Espanha investiga barragens no Douro e Tejo

O secretário de Estado do Ambiente, Hugo Morán, disse que em três demarcações hidrográficas ocorreram níveis de exploração "acima do que seria recomendável".
Catarina Martins

Venda de barragens: BE condena atuação do Governo

A líder do BE espera que a atuação do Ministério Público possa esclarecer tudo o que aconteceu. "Até agora, o Governo nunca foi capaz de explicar as suas decisões", condena Catarina Martins.
Agência Portuguesa Do Ambiente

APA não concedeu direito de venda nas barragens

Esclarecimento surge apósBloco de Esquerda apresentar conclusões sobre o negócio da venda de seis barragens pela EDP à Engie. APA nega "qualquer 'novo direito'" para venda de barragens.
Barragens

BE diz que venda de barragens foi "fraude fiscal"

Bloco de Esquerda acredita que o Estado concedeu à EDP, "gratuitamente e sem qualquer contrapartida", um novo direito que os contratos transmitidos não previam.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.