Bolsas para o braço, para a cintura, para pendurar ao pescoço. Os acessórios para o iPhone são aos milhares e vai surgir mais um: a Apple ganhou a patente de um dispositivo para ser usado como armação. O objetivo é encaixar o iPhone e usá-lo como um par de óculos, ou seja, transformá-lo num dispositivo portátil de realidade virtual.

patente_apple_oculus

Fonte: United States Patent and Trademark Office. Inventor: Quin C. Hoellwarth

Ao contrário de alguns dispositivos dedicados que estão a ser desenvolvidos por diversas empresas, entre elas a Oculus VR (comprada no ano passado pelo Facebook por dois mil milhões de dólares), esta patente da Apple assemelha-se ao sistema Gear VR da Samsung apresentado no final do ano passado, que utiliza o Galaxy Note 4 como ecrã. A LG vai oferecer um suporte semelhante para o recente G3 e a Sony está a desenvolver um periférico para a Playstation 4 (Projeto Morpheus).

A Apple Insider nota que a Apple nunca mostrou (publicamente) muito interesse na realidade virtual, mas nem por isso deixou de registar ao longo dos anos algumas patentes relacionadas direta ou indiretamente com esta tecnologia. Dada a importância das aplicações de jogos no comércio global de aplicações para iPod/iPhone, alguns analistas consideram que a Apple não quer ficar para trás. O Financial Times regista inclusivamente a contratação de profissionais com experiência no desenvolvimento de dispositivos de realidade virtual Oculus VR.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR