O antigo Presidente da República Jorge Sampaio vai ser distinguido com o doutoramento Honoris Causa pela Universidade do Porto (U.Porto) na terça-feira, anunciou hoje aquela instituição do ensino superior.

De acordo com a U.Porto, a atribuição do título de doutor Honoris Causa a Jorge Sampaio visa distinguir “o contributo social do antigo Presidente da República no exercício de cargos públicos, o exemplo cívico do seu percurso de vida e a dimensão internacional que o seu trabalho alcançou”.

A U.Porto refere a criação da Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios como um dos exemplos da dimensão internacional do trabalho de Jorge Sampaio.

A cerimónia terá lugar na terça-feira de manhã, no Salão Nobre da U.Porto, contando com a participação do investigador Alexandre Quintanilha, como padrinho do doutorando, e de José Madureira Pinto, como elogiador de Jorge Sampaio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Jorge Sampaio será a 99.ª personalidade a ser distinguida com o doutoramento Honoris Causa da U.Porto, sendo o primeiro atribuído por proposta do reitor Sebastião Feyo de Azevedo”, acrescenta a institução.

O socialista foi Presidente da República durante dois mandatos consecutivos, entre 1996 e 2006, precedidos por dois mandatos consecutivos como presidente da Câmara Municipal de Lisboa (1989-1995).

Exerceu recentemente os cargos de Alto Representante da ONU para a Aliança das Civilizações (2007-2013), Especial Enviado do secretário-geral da ONU para a Luta contra a Tuberculose (2006-12).

Mantém as funções de membro do Conselho de Estado, enquanto antigo Presidente da República, e de presidente do Conselho Consultivo da Universidade de Lisboa desde 2007.

É doutor Honoris Causa pelas Universidades de Aveiro (2008), Coimbra (2010) e Lisboa (2010), possui numerosas condecorações nacionais e estrangeiras e recebeu vários galardões, como o Prémio Europeu Carlos V (2004), Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa e Prémio Diálogo de Culturas (ambos em 2010).

Em 2013 lançou a Plataforma Global para os Estudantes Sírios para oferecer bolsas e assim evitar a perda de uma geração de licenciados no país.

Para a U.Porto, Sampaio “é um dos políticos mais importantes da democracia portuguesa, com um notável percurso de intervenção cívica, política e intelectual que teve início na oposição à ditadura e prosseguiu com o desempenho de relevantes cargos partidários e de soberania após o 25 de Abril de 1974”.