Decidir o que usar na noite dos Óscares nunca é uma escolha fácil. Não só porque a fashion police está à espreita e à espera de reparar em qualquer erro (por mínimo que seja), mas também porque é uma afirmação — de estilo e de personalidade. A 87º edição da cerimónia acontece no Dolby Theatre este domingo, 22 de fevereiro.
O entusiasmo é grande para saber quem leva para casa as estatuetas douradas em jogo, mas também para conhecer os visuais que vão marcar mais uma passadeira vermelha. Em jeito de antecipação, recordamos o estilo das 10 mulheres da noite — nomeadas ao Óscar de melhor atriz e de melhor atriz secundária — e os vestidos que têm usado nesta temporada de prémios. Desde Felicity Jones e Julianne Moore a Emma Stone.
Candidatas a Óscar de Melhor Atriz
Felicity Jones
Apesar de ser uma novata na passadeira vermelha, a atriz já provou ter um sentido de moda apurado. Raramente faz escolhas erradas, diz a edição britânica da revista feminina Elle, e com razão. A estrela de A Teoria de Tudo já nos habituou a visuais elegantes, com o contributo de marcas como Dior e Alexander McQueen. Jones dificilmente repete uma mesma receita de sucesso — são exemplo os vestidos muitos diferentes que usou nos Globos de Ouro (Dior) e nos prémios SAG (Balenciaga).
Julianne Moore
Para os bloggers de moda Tom Fitzgerald e Lorenzo Marquez, citados pelo New York Post, Julianne Moore encabeça a lista das atrizes com mais probabilidades de errar no próximo domingo. Porquê? A estrela tem por hábito correr riscos, o que nem sempre resulta na passadeira vermelha. “Ela tende a usar tantos desastres”, comenta Fizgerald — lembra-se das sandálias muito apertadas que Moore usou na estreia de O Grande Gatsby? Vestidos complicados e que não deviam sair das passarelas estão na origem do problema. O conselho de ambos parece óbvio: keep it simple. A Harpers Baazar, por sua vez, escreve que a protagonista de Alice consegue sempre “triunfos” no que à moda diz respeito, além de definir o estilo e graça de uma mulher com mais de 40 anos em Hollywood.
Marion Cotillard
Um estilo definitivamente irreverente, que conjuga uma essência clássica com um toque mais moderno. Apesar de a atriz francesa preferir os designs de Christian Dior, não fosse ela uma porta-voz da marca parisiense, Cotillard não para de surpreender — seja pelos volumes excessivos ou pelos padrões invulgares. Para a Elle, os visuais na passadeira vermelha são constantemente elegantes, com um je ne sais quoi que ninguém consegue ofuscar.
Rosamund Pike
As coisas não têm corrido bem para a estrela de Gone Girl. Se nos Globos de Ouro a atriz deu nas vistas por maus motivos — o Vera Wang que levou para a cerimónia não lhe caiu na perfeição, ainda que a imprensa internacional tenha insistido em constatar que a atriz foi mãe há pouco tempo –, o mesmo aconteceu nos SAG Awards. “Depois de um desempenho dececionante nos Globos de Ouro, Pike perdeu novamente com um Dior desmazelado”, argumentou, então, o Entertainment Tonight. O estilo de Pike ainda está por brilhar e os Óscares parecem ser a derradeira oportunidade.
Reese Witherspoon
É considerada uma das namoradinhas da América, mas não deixa ninguém indiferente pelo estilo sexy com que desfila na passadeira vermelha. Quem o diz é o site InStyle que aproveitou a onda dos Óscares para revisitar os melhores looks da atriz em eventos de calibre semelhante. Visuais ousados parecem ter sido as opções mais recentes de Witherspoon, desde um muito cor-de-rosa Stella McCartney a um brilhante e sofisticado q.b Calvin Klein.
Candidatas a Óscar de Melhor Atriz Secundária
Patricia Arquette
O que já se sabe? Que o vestido de Patricia Arquette é desenhado pela estilista e amiga de infância Rosetta Getty, apesar de a atriz ter também preferência pela casa Escada — marca que assinou o vestido que levou aos Globos de Ouro em janeiro último. Arquette, diz o The New York Times, tem tendência para escolher vestidos com apenas uma manga e, ao contrário de algumas estrelas de Hollywood, prefere visuais mais simples.
Keira Knightley
A maternidade fica-lhe bem. Apesar de ser uma de muitas atrizes em Hollywood que está grávida, o estilo de Knightley tem dado que falar, seja pelos vestidos com padrões ousados ou pelas saias chiffon. Diz a Elle que o sentido de moda da estrela de O Jogo da Imitação é “feminino, chique e cada vez melhor”. A Cosmopolitan parece concordar e afirma exatamente o mesmo, ainda que por outra ordem de palavras: “O estilo chique-materno da atriz está cada vez melhor.”
Emma Stone
Se nos Globos de Ouro Emma Stone foi o centro de todas as atenções ao exibir um muito cobiçado Lanvin, nos SAG Awards a atriz de Birdman deixou os críticos divididos por causa do seu Dior Haute Couture. Motivo pela qual entrou, pela primeira vez, nas categorias de “Mais Bem Vestida” e “Escolha Arriscada” da revista People. O que esperar dela no próximo domingo? Segundo o perito em estilo Sam Saboura, consultado pela Reuters, Emma tem sido a estrela que mais riscos tem corrido nesta temporada de prémios. Saboura faz uma aposta: que a atriz vai encontrar o equilíbrio perfeito entre o arriscado e o saber vestir-se de forma adequada à ocasião.
Meryl Streep
Quase nem vale a pena falar de estilo, não fosse esta a 18º oitava vez que a atriz está nomeada para um Óscar. Dito isto, a Vanity Fair escreve que, regra geral, Streep sempre marcou uma presença elegante na passadeira vermelha ao longo dos anos, mas não sem cometer alguns erros de casting no que ao guarda-roupa diz respeito.
Laura Dern
A 18 de fevereiro, a People contava que Laura Dern ainda não tinha escolhido o seu vestido para a cerimónia que se avizinha. Mas em vez de preocupada, a atriz mostrou-se descontraída e com algumas exigências na manga: “Uma das coisas que disse à minha stylist linda e que me dá muito apoio foi: eu tenho um iPhone 6 Plus, certifica-te que cabe”, numa clara referência à necessidade de levar uma clutch com capacidade para guardar o telemóvel, mas também os óculos e para a barra de proteínas. O que interessa à atriz é, diz ela, que no final da noite se sinta como uma princesa e se divirta.