Será que aquilo que vemos é a realidade? Esta pergunta podia dar mote a uma discussão filosófica, mas vamos ficar-nos apenas pela forma como o nosso cérebro entende as mensagens enviadas pelos nossos olhos. Convide os amigos e comparem as cores do vestido, o movimento da bailarina ou o tamanho dos círculos.

“O nosso cérebro, para produzir as perceções de cor, espaço e distância, faz determinados pressupostos sobre o mundo visual. Ora, o que acontece é que o estímulo é muitas vezes ambíguo, isto é, pode resultar de várias situações reais. O que o cérebro tem que fazer é escolher qual deles vai perceber”, explica Sérgio Nascimento, professor de Física, Ótica e Ciências da Visão na Universidade do Minho. Por isso é que pessoas diferentes podem ter perceções distintas de uma mesma imagem. Às vezes até a mesma pessoa muda de perceção.

1. Para que lado gira a bailarina?

Bailarina

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mesmo quem começa por vê-la a girar no sentido dos ponteiros do relógio, pode acabar por vê-la a girar no sentido contrário. A dúvida pode surgir sobretudo quando o vulto de uma perna passa sobre a outra.

2. Vê linhas retas ou onduladas?

Linhas retas

Experimente afastar-se do ecrã e agora aproxime-se o máximo possível. Mesmo que lhe custe a acreditar todas as linhas são retas.

3. Como é que é possível que a cabeça do dinossauro acompanhe o movimento da câmara de filmar?

Veja o vídeo até ao fim e o segredo será desvendado.

4. De que tamanho é o círculo no centro?

Por muito que possa parecer que o círculo do centro aumenta e diminui de tamanho, não passa de uma ilusão causada pelo movimento. O círculo do centro nunca muda de tamanho.

5. É uma imagem estática ou móvel?

ondulaçao folhas

Não há qualquer movimento nesta imagem. Se vê movimento, é o seu cérebro a pregar-lhe uma partida.

6. De que cor são os pontos na imagem?

Pontos

Há pontos pretos que parecem aparecer e desaparecer à medida que os tentamos acompanhar com o olhar.

7. O que vê na imagem?

pato-coelho

Pode ver tanto um pato como um coelho, mas provavelmente não conseguirá ver os dois ao mesmo tempo.

7. Quantos quadrados castanhos vê na imagem?

cubo mágico

Na verdade são quatro. Os três lado visíveis têm um quadrado castanho ao centro, mas o cérebro ajusta a parte da imagem que está na sombra e deteta laranja em vez de castanho.

9. Então e o vestido? Porque é que uns o veem branco e dourado e outros o veem azul e preto?

Descartando a possibilidade de ter qualquer tipo de anomalia visual ou neurológica tudo depende da forma como o cérebro interpreta o ambiente. Se o cérebro entender que a iluminação é natural, pode ver o vestido branco e dourado, se entender que a luz é artificial, verá azul e preto. A fotografia não tem elementos suficientes para se perceber o tipo de iluminação, portanto o cérebro usa experiências anteriores.

10. Quer mais?

Se gostou até aqui pode aproveitar para ver as 10 melhores ilusões de 2014 escolhidas pelo programa Good Mythical Morning.