Sam Simon, argumentista e co-autor dos Simpsons, morreu no domingo aos 59 anos, devido a complicações do cancro que lhe tinha sido diagnosticado em 2012. A notícia foi confirmada pelos seus representantes esta segunda-feira e pelos colegas que ainda trabalham na série.
Antes dos Simpsons, Sam Simon escreveu para séries de sucesso como Cheers, Taxi e It’s Garry Shandling’s Show. Em 1989, juntamente com Matt Groening e James L. Brooks criou a mítica série de animação que já vai na sua 26ª temporada. Simons saiu da equipa que elabora esta série em 1993, mas continuou a aparecer nos créditos finais como produtor executivo e também a receber os lucros das reproduções da série em todo o mundo.
Simon também escreveu para desenhos animados antes dos Simpsons e afirmou que aplicou na série “tudo o que não gostava nos desenhos animados de sábado de manhã” disse à revista Stanford, segundo relata a revista Variety. Após ter sido diagnosticado com cancro em 2012, Sam Simon tornou-se um dos maiores mecenas dos Estados Unidos doando grande parte da sua fortuna de cerca de 100 milhões de euros a várias instituições de solidariedade, muitas delas ligadas a animais.